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Ver Versão Completa : Ignição eletronica



Denis Paulo
24/10/2005, 09:14
Alguem sabe qual ignição eletronica serve no Niva??
Quero trocar o platinado por eletronico mas não sei qual é o sistema mais indicado.

Luciano Vaz
24/10/2005, 10:10
Falaê Denis, blz?

Cara usa o sistema de ignição do Gol de 1992 em diante :concordo:

Aí vai um esqueminha da ligação:

Abraço,

Luciano Vaz

MANFREDI
24/10/2005, 12:26
http://www.natal4x4.hpg.ig.com.br/ideia_23.htm

Passo a passo da troca da ignição.

grande abraço

Denis Paulo
24/10/2005, 19:59
Valeu pessoal, já estou correndo atras dessa mudança....

Albertosiano
26/10/2005, 12:52
Manfredim,

Como é que fica essa flange em ferro ou alumínio para adaptar o novo distribuidor no lugar do antigo.


Alberto
Niva - 91 _ Chimbica

Campinas

MANFREDI
26/10/2005, 16:15
Ai é que está um problema em algumas adaptações do Natal e outros.

Eles colocam as etapas mas sem uma explicação detalhada.

Como no meu já tinha essa ignição eu não sei como foi feita. Não mexi nela ainda. Em breve saberei detalhes pois a reforma chegará lá uma hora dessas.

Manda um e-mail pro Natal que ele manda detalhado e com fotos.

Acho que ele quer saber quem faz a adaptação dele e como não tem detalhes técnicos tem que pedir ajuda a ele. Sei lá. :lol: :lol: :lol: :lol:

Grande abraço

PS: CASO CONSIGA DETALHES, ESTAMOS PENSANDO EM ABRIR UMA PÁGINA COM TODAS AS ADAPTAÇÕES QUE ESTAMOS FAZENDO EM NOSSOS NIVAS E COM FOTOS E UM PASSO A PASSO DETALHADO, PARA DEIXARMOS PÚBLICADO PARA AJUDAR A TODOS, ENTÃO FOTOGRAFE CADA PASSO E PEÇA QUE USAR E MODIFICAR QUE SE QUISER PODERÁ DEIXAR PUBLICADO COM SEU NOME.

Albertosiano
27/10/2005, 17:48
Obrigado,

Fiquei sabendo que aqui em campinas tem um cara que adapta.


Vou dar uma passada nele para pegar detalhes.


Até mais.


Alberto
Niva - 91 _ Chimbica

Campinas

Cavalcante
27/10/2005, 20:42
ALL, segue e-mail e resposta do Cassiano do natal 4x4 a respeito da flange e eixo para adaptação do distribuidor VW no niva:

"Caro amigo Carlos,

Infelizmente não tenho mais as medidas do flange, porém não tem
muito mistério não !!!
Um bom torneiro mecânico faz a peça para vc rapidinho !!!!
Abraços,
Cassiano
Natal4x4
----- Original Message -----
From: Luz & Som
To: natal4x4@ig.com.br
Sent: Wednesday, August 31, 2005 7:31 PM
Subject: Ignição Eletrônica
Olá amigos dos russos!
Será que vocês teriam um desenho da flange para o distribuidor?
Desde já agradeço e abraços, foices e martelos!
Carlos Cavalcante"

Como podem ver, vamos ter de nos virar...
A propósito, Manfredi, você postou em outro tópico que achou um laika, ou samara em um desmanche... Será que o cara ainda tem o distribuidor. Estou querendo fazer esta adaptação faz tempo, mas não posso parar o carro em quanto ela é feita. Já estou com o distribuidor VW comigo, já tenho o ferramenteiro, mas não tenho como tirar o distribuidor do niva pra levar pro cara.

MANFREDI
28/10/2005, 10:05
Cav, você quer um outro distribuidor?????????

Amanha cedo provavelmente vou voltar até o desmanche para comprar o tanque de combustível da Kombi para colocar sob o porta malas e posso ver se o cara me dá ou vende o distribuidor. Agora um detalhe: ACHO DIFICIL O CARINHA VENDER SOMENTE O DISTRIBUIDOR. MAS PROMETO QUE VOU TENTAR.

Para uma base de preço, quanto você paga ou melhor qual seria um preço justo por um usado??

No tanque da kombi vou pagar 25 mangos.

Grande abraço

Cavalcante
28/10/2005, 10:13
Manfredi, eu preciso do distribuidor só pra levar pro torneiro para fazer a adaptação. Não tiro o do meu porque não posso ficar sem carro enquanto fica pronto... Eu acho que uns 20 a 30 reals tá de bom tamanho, já que no VW eu paguei 50.

Abração

MANFREDI
28/10/2005, 10:43
OK então, vou tentar comprar ele pra você amanha.

Passa seus telefones pra mim hoje por MP que assim que tiver lá te ligo.

Grande abraço.

Albertosiano
28/10/2005, 13:13
Manfredi,

Não querendo abusar, :?

Se nao for incomodar, ve se nesse desmanche tem aquela chapa de ferro que fica sobre o tanque de combustível e o banco, acho que quando fiz a funilaria ele tirou e ficou lá.


Vou procurar com o funileiro, caso contrario ve o preço caso contrario.

Obrigado

Alberto
Niva -91 Chimbica
Campinas

MANFREDI
28/10/2005, 15:43
Alberto,

Pode ficar tranquilo que vejo sim, só que o carro que tem lá é um Laika e não o Niva, será que é igual?

Passa uma MP pra mim com seus telefones que amanhã te ligo do desmanche.

Grande abraço

christian govastki
28/10/2005, 23:58
Prezados

O flange serve para "corrigir" a distância entre a engrenagem de acionamento e a base do distribuidor para que ele fique no mesmo comprimento do niva, pelas fotos do Natal não deve ter grande segredo na elaboração do mesmo.

O que me preocupo é se a curva de avanço do distribuidor da VW segue a mesma do Niva. Alguém consegue a informação a respeito do VW?

Quanto fica a adaptação?

Sukys
29/10/2005, 00:18
Cada motor tem sua curva de avanço e comparado com o Niva o avanço do Gol (qualquer motor de Gol) é bem mais acentuado.

Abraços,

christian govastki
29/10/2005, 19:21
O distribuidor do Laika é igual ao do Niva, pode ser usado sem problema

Sukys, quanto a curva de avanço do Gol teria como ajustar isto? ou você teria uma solução mais moderna (como um distribuidor estático) para substituir o do Niva?

Sukys
30/10/2005, 04:15
Christian,

É possível alterar a curva de qualquer distribuidor e só conheço um local - recomendável - que faça isso: Iost Riedel, aqui de Sampa (011) 5631 5378. Só que tem um "pequeno" detalhe, ele trabalha até com Stock Car e o custo da mão de obra é compatível com a qualidade do trabalho.

Solução moderna eu tenho mas o que falta é interesse até por parte das oficinas.
Há coisa de um ano entrei em contato com pelo menos umas vinte oficinas especializadas em Off Road, todas aqui da região, oferecendo um alarme para excesso de temperatura do motor, e como a ignição estática para motor 4 cil. já estava em testes aproveitei a oportunidade para divulgá-la, e a história toda pode ser resumida em uma única frase, que ouvi do dono de uma oficina bem conceituada:"Não tenho interesse em instalar qualquer coisa que diminua a frequência dos carros dentro da minha oficina".
Essa pessoa foi honesta - pelo menos comigo - e sua frase sintetizou a visão obtusa de todos os outros que consultei, tanto que sequer houve interesse pelo alarme de temperatura, quem dirá pela ignição estática.
Depois dessa, desenvolver qualquer coisa específicamente para o mercado Off Road só se houver um minimo de garantia no retorno.

Abraços,

Denis Paulo
30/10/2005, 20:52
Obrigado,

Fiquei sabendo que aqui em campinas tem um cara que adapta.


Vou dar uma passada nele para pegar detalhes.


Até mais.


Alberto
Niva - 91 _ Chimbica

Campinas


Alberto, vc achou esse cara aí que faz a adaptação do distribuidor aqui em Campinas???

christian govastki
31/10/2005, 11:43
Prezado Sukys

Realmente é uma pena que não aja interesse das oficinas nos produtos referidos, como vc mesmo disse a visão obtusa deste povo é muito complicada...

E que neste pais não aja apoio para empreendedores como você para desenvolver um produto inovador. Agora se fosse o Zé do Aerofólio, fazendo uma "asa" tunnig para o Celta 1.0 tinha fila na sua porta...

Uma vez sondei meu mecânico para verificar a possibilidade de adaptar a injeção do palio 1.5 no Niva e ele me disse que era muito complicado, que não valia a pena, e etc, etc, etc... resumindo ele não queria saber do caso.

Se dependermos deste povo vamos ficar eternamente no tempo do carburador e da ignição a platinado.

É realmente inviável utilizar o distribuidor (em função do avanço) do Gol ou de qualquer outro carro (exceto e claro o do Laika) no Niva?

Sukys
01/11/2005, 00:16
Agora se fosse o Zé do Aerofólio, fazendo uma "asa" tunnig para o Celta 1.0 tinha fila na sua porta...

Até para vender coisa do tipo existem seus "segredos", mas se custar pouco e tiver visual bem chamativo - mesmo que sem nenhuma função aerodinâmica - com certeza vende, e se levarmos o assunto para o Off Road vamos perceber que por aqui acontece exatamente o mesmo, já que para muitos só importa o visual.


Uma vez sondei meu mecânico para verificar a possibilidade de adaptar a injeção do palio 1.5 no Niva e ele me disse que era muito complicado, que não valia a pena, e etc, etc, etc... resumindo ele não queria saber do caso.

Este tipo de adaptação realmente é trabalhosa e requer bons conhecimentos sobre injeção, mas não é nada impossível de ser feito. O interessante é que existem caboclos que se dizem especialistas em injeção, dizem "dar nó" em remapeamento e blá-blá-blá, mas na hora que dão de cara com serviço do tipo mudam o assunto para futebol.


É realmente inviável utilizar o distribuidor (em função do avanço) do Gol ou de qualquer outro carro (exceto e claro o do Laika) no Niva?

É viável, quanto à isso não tenha dúvidas, mas o ideal fazer o trabalho com as devidas alterações nas curvas de avanço, e digo isso no plural porque além do avanço centrífugo existe também o avanço à vácuo, justamente o responsável pela ECONOMIA quando se dirige de forma mais tranqüila, e se não for possível alterar as curvas que pelo menos a adaptação seja feita com algum critério, porque simplesmente dizer que distribuidor de Gol serve para adaptações em Niva pode ser uma grande furada no quesitos economia, desempenho e até funcionalidade.

Deixando de lado o Gol com motor "a ar" e com motor AE, dos tempos da Autolatina, como identificar se o distribuidor que servirá para transplante vem do motor AP cuja curva de avanço tenha a maior semelhança com a curva necessária para o Niva?
Ir até o ferro-velho e pegar o primeiro distribuidor de motor AP que encontrar pode ser a diferença entre levar prá casa, de lambuja, um avanço centrífugo que em alto giro passa dos 60° ou que fica lá pelos 30°, afinal, existe motor AP com várias cilindradas e com vários empregos, que vão da pacata Parati até o nervoso Gol GT, passando pelo "mil" e sei lá mais quantas versões, e existem curvas de avanço quase que na mesma proporção das variações de emprego e cilindrada do motor AP, e se tem muito mecânico que não sabe disso - ou se sabe não dá a menor importância - quem dirá o dono de Niva, sem experiência com motores, frente a tantas opções de avanço?

Substituir platinado por sensor eletrônico trás a vantagem da menor manutenção, mas substituir o distribuidor por um outro qualquer pode comprometer - e muito - esta vantagem. Funcionar até que funciona mas após alguns milhares de quilometros pode sair mais caro do que dúzias de platinados, mas como a imensa maioria das pessoas mal sabem efetuar corretamente a média de consumo, melhor deixar a coisa como está: não medir despesas para fazer economia. :wink:


Pois é, Christian, a adaptação pretendida não requer a compra de um distribuidor e a mão de obra de mecânico/eletricista e um torneiro?
Então porque não aproveitar esta mão de obra para fazer algo até mais simples, que é adaptar no distribuidor do Niva o sensor Hall do distribuidor do Gol?

Complicar prá quê? :lol:

Abraços,

Denis Paulo
01/11/2005, 10:23
Sukys, agora é que complicou de vez,ah ah ah, já não sei mais nada, do jeito que vc ta falando e pelo que ja conversei com alguns mecanicos, parece que ninguem sabe(ou finge que não) dessa historia de curva de avanço. Parecia que era simples mas pelo visto não é, afinal,qual é a melhor solução na sua opinião, já que vc entende do assunto??

christian govastki
01/11/2005, 12:37
Deixa ver se eu entendi a idéia do Sukys:

Retira-se do distribuir do Gol aquela espécie de "cruz", com o devido sensor Hall (que faz a leitura da posição e aciona a ruptura do primário da bobina via "módulo" permitindo desta forma a descarga do secundário da bobina) e adapta-se no corpo do distribuidor do Niva, desta forma não se mexe com a curva de avanço, tanto centrífugo como o à vácuo.

Desta forma cai fora o platinado e o came e entra no local dele o sensor hall.

É mais ou menos isto?

Cavalcante
01/11/2005, 14:46
E a tampa do distribuidor, não muda?

Sukys
02/11/2005, 00:50
Sukys, agora é que complicou de vez,ah ah ah

Pelo contrário, agora é que a coisa está ficando simples. :mrgreen:


do jeito que vc ta falando e pelo que ja conversei com alguns mecanicos, parece que ninguem sabe(ou finge que não) dessa historia de curva de avanço.

Curva de avanço não foi inventada para complicar a vida de quem quer fazer adaptações e sim para otimizar o funcionamento do motor.
Curva de avanço é a "alma" de qualquer motor. Avance ou atrase o ponto alguns poucos graus e veja o que acontece com a marcha lenta. Daí já dá para imaginar o que vários graus fora do ideal - oriundos do avanço centrífugo ou mesmo do avanço à vácuo - podem fazer com o motor em rotações mais elevadas.
Motor Y funciona com a curva do motor Z mas sem conhecer exatamente qual é a curva Y e a curva Z ninguém pode garantir que o motor vai funcionar como se deve.

Boa parte dos mecânicos não fingem que não sabem, na verdade não sabem mesmo, e é fácil fazer um teste, basta mostrar para o mecânico um distribuidor qualquer e pedir para que seja identificado o valor máximo de avanço. Coisa do tipo dá prá ver na mão e nem é preciso de documentação, mas não ficaria surpreso se muitos mecânicos ficarem apenas coçando a cabeça.
Se coisa tão simples pode ser motivo prá cara de espanto, quem dirá entrar no mérito das molas de compensação e contra-pesos, os responsáveis pela dinâmica na curva de avanço...


Parecia que era simples mas pelo visto não é, afinal,qual é a melhor solução na sua opinião, já que vc entende do assunto??

Vamos colocar a coisa de outra forma. Avanço é algo funcionalmente simples mas complexo para ser alterado, e qualquer alteração tem que ser feita com critério e conhecimento de causa, caso contrário vira loteria, com grande probabilidade de algum tipo de perda.
Se quiser fazer uma adaptação de distribuidor que faça isso levando em conta as particularidades dos motores, tanto do doador quanto do receptor. Quanto mais próxima for a concepção, cilindrada, taxa de compressão, tipo de combustível, regime de giros, utilização, etc. etc. etc. maior a CHANCE de ter curvas semelhantes.
Semelhante não é o mesmo que idêntico, mas já é bem melhor que simplesmente pegar o primeiro distribuidor que encontrar e mandar ver na adaptação.

Os donos de postos podem não gostar desta dica, mas com certeza seu motor vai gostar, e seu saldo bancário idem. :lol:

Abraços,

Sukys
02/11/2005, 00:55
Deixa ver se eu entendi a idéia do Sukys:Retira-se do distribuir do Gol aquela espécie de "cruz", com o devido sensor Hall (que faz a leitura da posição e aciona a ruptura do primário da bobina via "módulo" permitindo desta forma a descarga do secundário da bobina) e adapta-se no corpo do distribuidor do Niva, desta forma não se mexe com a curva de avanço, tanto centrífugo como o à vácuo.
Desta forma cai fora o platinado e o came e entra no local dele o sensor hall.
É mais ou menos isto?

Antes de mais nada essa idéia não é minha, há muito tempo atrás a Bosh já fez coisa do tipo, na forma de kit, e inclusive comentei isso aqui no fórum.
Quanto à idéia, não é mais ou menos isso, é exatamente isso, apenas fixar o sensor na mesa e o disco de janelas no eixo, do mesmo jeito que se vê no distribuidor do Niva equipado originalmente com sensor Hall.
O único ponto crítico é o alinhamento entre rotor e disco de janelas, coisa simples de ser executada, mas se o mecânico ou o eletricista não souber fazer isso - ou nem souber que isso existe - é melhor nem pensar em QUALQUER tipo de adaptação e deixar o distribuidor como está.

Abraços,

Sukys
02/11/2005, 01:01
E a tampa do distribuidor, não muda?

Se o corpo do distribuidor se mantém original com a tampa acontece o mesmo, e se a tampa original é cara ou difícil de se encontrar não tem jeito, ou convive com isso ou adapta outro distribuidor.

Só que essa história de caro ou barato é muito relativa e podemos até fazer algumas contas para chegar a esta conclusão.

Digamos que originalmente o carro faça uma média de 8 km por litro e que uma adaptação qualquer diminua esta média em 1 km (o que é muito fácil de acontecer e difícil de ser constatada com precisão) e que este carro percorra 10.000 km por ano, média típica da frota brasileira.
Tomando como base a gasolina a 2,40 reais, a adaptação mal feita representa exatos 428 reais indo para o ralo, todo ano, só que isso representa uma média diária de pouco mais de 1 real, despesa extra que no dia-a-dia é praticamente impossível de ser detectada por qualquer um de nós, e facilmente passa batido.
Evidente que os valores são teóricos e servem apenas como ilustração, mas se muita gente fizer coisa do tipo pode concluir, na ponta do lápis, que o prejuízo pode ser até maior.

Tem gente que diz que fez esta ou aquela adaptação e o carro ficou mais econômico, mas chegou a esta conclusão quanto muito rodando apenas algumas centenas de quilometros, e mesmo assim sem o menor rigor na medição.
Consumo se mede com método e instrumental adequado, caso contrário só pode ter um mínimo de credibilidade após vários milhares de quilometros rodados.


Curva de avanço tem TUDO a ver com consumo. Uma adaptação de distribuidor bem feita pode até empatar com o consumo original, uma adaptação MUITO bem feita pode até - em alguns casos - melhorar alguma coisa, mas uma adaptação feita na base do tira-lá-põe-cá com toda a certeza será motivo de prejuízo, que será tanto maior quanto mais rodar com o carro, e isso não vale só para distribuidor, vale para qualquer coisa que interfira na eficiência do motor ou até em inúmeras características do carro como um todo.


Quantas tampas de distribuidor são trocadas por ano?
Quanto custa uma tampa de distribuidor de Niva?
Mais do que 428 reais? :wink: :mrgreen:

Abraços,

christian govastki
02/11/2005, 21:55
Sukys

1 - O módulo de ignição pode ser usado o da VW ou tem alguma diferença entre eles?

2 - Dei uma olhada no site da Bosch, e este kit que você se refere é o "distribuidor com sensor hall"?

3 - Onde se compra? Não deve ser em qualquer auto-peças.

4 - Como é que vc avalia o consumo? e as suas variações?

Sukys
03/11/2005, 03:09
Christian, as respostas estão intercaladas ao seu texto.

1 - O módulo de ignição pode ser usado o da VW ou tem alguma diferença entre eles?

Existem diferenças e a não ser que o fabricante indique opção de escolha o ideal é sempre manter o trio formado pelo sensor/módulo/bobina, e resistor Ballast, se houver.

2 - Dei uma olhada no site da Bosch, e este kit que você se refere é o "distribuidor com sensor hall"?

Com certeza não porque, como fiz referência, este kit era vendido há um bom tempo atrás e tem muita gente do ramo que nem conhece. Tenho um kit desses, prá Fusca, que é formado pelo sensor Hall com encaixe e fixação exatamente idênticos ao platinado, pelo rotor que atua como suporte do disco de janelas, e pelo módulo eletrônico.

3 - Onde se compra? Não deve ser em qualquer auto-peças.

Hoje em dia só em ferro velho e mesmo assim com muita sorte, mas é bom que se diga que o sensor talvez até encaixe no distribuidor do Niva mas o rotor não, pois o do Niva é muito específico.

4 - Como é que vc avalia o consumo? e as suas variações?

Eu tenho duas formas para avaliar consumo e uma é com bureta graduada, e se presta bem para determinar consumo em pequenos trajetos, já que a capacidade da bureta que tenho é de apenas 500 ml.
Este método tem muita serventia em avaliações comparativas (por exemplo, determinar consumo em função da alteração de "giclagem", ponto de ignição, etc.) ou então em avaliações de consumo bem específicas (por exemplo, 80km/h, constante) mas por motivos óbvios não se presta para avaliar consumo médio, o que requer uma razoável quantidade de combustível.

A outra forma é a comum, monitorando o odômetro e a quantidade de combustível no tanque, e se presta bem para determinar consumo médio, mas para ter credibilidade tem que ser feita com alguns critérios.

-O odômetro tem que estar aferido, caso contrário sua margem de erro tem que ser conhecida para compensação nos cálculos.

-Tanque cheio no início e fim do período de medição, mas cheio mesmo, porque tem muita bomba de abastecimento que desliga automaticamente mesmo faltando alguns litros e tem muito tanque que quando inclinado mantém bolsão de ar.

-Se o período de medição consumir vários tanques de combustível os abastecimentos intermediários não precisam ser de tanque cheio, bastando anotar a quantidade abastecida, incluindo frações.

-Qualidade do combustível pode interferir na medição e o ideal é sempre abastecer em postos confiáveis, de preferência sempre no mesmo.

-Altitude, temperatura e umidade no ar também interferem no consumo. Não é necessário chegar ao rigor de anotar estes valores mas é bom lembrar destes fatores. Por exemplo, você faz uma medição no inverno e depois outra no verão (ou em dias chuvosos e outra em dias quentes) ou então no litoral e outra no planalto, e percebe que entre elas houve variação de consumo, o que não necessariamente quer dizer que a diferença ocorreu por alguma particularidade do carro.

-Peso sobre o veículo. Para maior precisão tem que se levar em conta se o teste será com o veículo vazio, com peso máximo, com vários ocupantes, etc. Tem tanque de combustível com 60~80 litros (que equivale ao peso médio de um adulto) e até o peso do próprio combustível pode influir no consumo, ainda mais em carros com baixa relação peso/potência.

-Pressão dos pneus. É FUNDAMENTAL manter os pneus com a pressão adequada porque pneus com baixa pressão aumentam o atrito de rolagem e podem - por si só - aumentar o consumo em 10% ou mais.

-Aerodinâmica. A primeira vista pode parecer um excesso mas é bom lembrar que tem jipe com teto de lona e pára-brisa rebatível, e em velocidades acima de 60~70 km/h o uso - ou não - destes componentes afetam a aerodinâmica, que afeta o consumo.

-Condições do motor. Tem que estar regulado e com filtros sempre em bom estado, e isso por motivos óbvios.

-Forma de dirigir. De nada adianta começar o teste com pé de anjo e terminar pisando fundo, tem que haver coerência no trato do acelerador, e se a idéia é ter uma média de consumo o ideal é dirigir naturalmente, esquecendo da monitoração de consumo.

-Condições de pista. Tem que se levar em conta o trajeto do teste e a velocidade, se por vias urbanas, estrada asfaltada, de terra, trânsito lento, congestionado, etc. e quanto maior a variação de uso maior o período de medição, e mesmo assim tem que se avaliar eventuais discrepâncias.

-Trilha. Aí a coisa complica, e se algum maluco pensa em medir consumo em situação do tipo o melhor é fazer uso de horímetro, que pode ser encontrado em qualquer ferro-velho que tenha tratores ou motores estacionários.


Talvez tenha esquecido de algum item mas o que está por aí já é o suficiente para determinar consumo com boa precisão, e um ou outro item pode ter maior ou menor relevância em função do tipo - e período - de monitoração de consumo.

Abraços,

zattamarco
14/11/2005, 00:04
Achei um produto interessante no mercado livre que promete manter o sistema original com platinado, impedir o seu desgaste e melhorar o desempenho. Será que funciona?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-34029561--_JM

Ignição Eletrônica CDI

Ideal para Distribuidor com Platinado



Descrição:

Este módulo consiste num Sistema de Ignição por Descarga Capacitiva de altíssima energia

É na verdade um módulo amplificador de ignição

Um conversor interno eleva a tensão da bateria de 12 volts para 650 volts, tensão que é usada para carregar um banco de capacitores

No momento de disparo da ignição, a bobina ou transformador de ignição recebe no primário a energia descarregada através deste banco de capacitores, gerando assim, altíssima energia e tensão no secundário

Superior aos sistemas convencionais, inclusive MSD e similares importados, permitindo trabalhar com aberturas maiores no eletrodo das velas, aumentando a eficiência da queima



Aplicação:

Para veículos antigos e de coleção com distribuidor e platinado
Em veículos com motores normais e preparados(aspirados ou turbinados ), para rua, arrancada e competição
Em motores de 2 a 12 cilindros com bobina única e distribuidor ou bobinas múltiplas
Movidos à Gasolina, Álcool e GNV
Extremamente recomendado para veículos convertidos para GNV, onde as características desde combustível necessitam de maior energia para a queima, com o módulo CDI evita a perde de potência e torque
Carburados ou com Injeção Eletrônica


Vantagens:

Produto Nacional de custo baixo - Superior aos importado de custo altíssimo sem assitência
Ignição com platinado não haverá mais a queima e oxidação dos contatos, tendo este uma vida praticamente ilimitada(sem desgaste elétrico), pois funcionará apenas como um sensor, mantendo a regulagem do motor sempre perfeita e manter o sistema original
Aumento de energia na bobina de ignição de mais de 300% sem causar aquecimento do mesmo
Aumento de torque e potência do motor entre 10 a 15% (Obs.: para motores aspirados normais)

Aumento na aceleração e retomada de velocidade

Partidas a frio instantâneas(principalmente em veículos a álcool)

Diminuição do consumo de combustível entre 10 a 15% (Obs.: para motores aspirados normais)

Diminuição da emissão de gases poluentes

Limpeza e descarbonização interna do motor

Maior durabilidade das velas que podem chegar até 200mil km



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Tabela Comparativa:



Módulo Voltagem de Energia de Corrente de

Saída(Primário) Saída(Primário) Operação



SIKLER 650 Volts 380 ~ 420 miliJoule 4 A @

8000 rpm






MSD 480 Volts 115~315 miliJoule 5 A @

5000 rpm



Gol Mi 200 Volts 80 miliJoule 6 A @

(original) (pico) 6000 rpm



Resultados obtidos utilizando osciloscópio e multímetro, em veículos e em bancada, ou seja, são medidas práticas e reais .



Obs.: Dependendo da bobina ou transformador, a tensão do secundário pode chegar 60.000 volt.


O módulo CDI SIKLER não substitui a ignição original, trabalha em conjunto amplificando a ignição. Pode manter o distribuidor com platinado e usar o módulo CDI SIKLER, onde o platinado vai funcionar apenas como um sensor e que não vai ocorrer de queimar os contatos, pois passará uma corrente baixíssima. Bobina pode manter a cilindrica ou utilizar os transformadores do Gol Mi ou Monza/Kadett Efi, onde oferece ótimo desempenho e de custo baixo. Cabos de vela, usar do tipo ?direto? de núcleo de cobre ou outro material que não seja resistivo e encapá-lo com espaguete corrugado(conduíte automotivo) para aumentar o isolamento e prevenir contra fugas de tensão. Velas de um eletrodo-massa e eletrodo central de ponta normal ou ponta fina.

christian govastki
18/11/2005, 11:02
Prezados

Mandei uma tonelada de perguntas para o cara, vamos ver o que ele responde...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-34946893--_JM

Sukys, um tempo a trás vc fazia algo similiar. Estou certo ou errado?