Conectar

Ver Versão Completa : bocal do tanque de gasolina



ANDRÉ PEIXOTO
24/10/2005, 00:18
Estou tendo problemas sérios com a tampa de gasolina do meu Niva. Desde que o comprei, tem manchas enormes de combustivel na saida do tanque. Quando encho o tanque, após rodar um pouco começa a transbordar (talvez pela pressão). Como não tenho maq. digital para fotografar, desenhei como é a saida deste bocal. No momento estou usando uma tampa CLICK, mas ela não está vedando direito.
Queria saber se algum camarada tem alguma dica de substituição. Eu li uma dica no site "camaradas do niva" ensinando a adaptar o bocal da F1000. Achei legal, mas gostaria de mais opiniões a respeito. O atalho do site é http://www.camaradasdoniva.com.br/dicas/niva/bocal.htm
e o desenho do bocal de meu niva está abaixo.
Abraços,
André.

Luciano Vaz
24/10/2005, 06:03
Eu tive este mesmo problema aí usei a do Uno e até agora está blz.

Abraço,

Luciano Vaz

Luciano Vaz
24/10/2005, 06:05
Ah, procure pela marca trink

Falow

Peter
24/10/2005, 23:29
Tenho o mesmo problema.Troquei a tampa pela do UNO e não resolveu.Tirei o banco traseiro e revestimentos laterais traseiros do lado do acompanhante.Revisei as mangueiras e respiros,alias estava faltando um respiro no tanque do lado do motorista.Verifiquei o canister(acho que vou aranca-lo).Não resolvi o problema.
Não consegui ainda encher o tanque,pois os frentistas não tem muita paciencia e ai derama tudo e faz a sujeira da foto.Vou ter de arancar tudo de novo.
Acho que alguma coisa esta entupida.Vou tentar colocar mangueiras de respiro com diametro maior, do que estas que parecem de aquario.
Abraços

ANDRÉ PEIXOTO
24/10/2005, 23:50
valeu pela informação. De qualquer forma, repare que o desenho do meu bocal é diferente do seu. Vou tentar fazer um teste com a sugestão do Luciano. Se não der certo, vou arriscar a adaptação da F1000 mesmo.

ANDRÉ PEIXOTO
25/10/2005, 00:01
Peter, vc já pensou naquela adaptação que aumenta o fluxo dos respiros ?
Eu tô me coçando pra fazer... Mas tô esperando saber se alguem que tenha feito reparou uma real melhoria na questão da diminuição do cheiro da gasolina.
O atalho completo com a dica está em
http://www.camaradasdoniva.com.br/dicas/niva/tanque.htm

Peter
25/10/2005, 06:48
André

Já vi esta solução uma serie de vezes,mas ainda não me animei em faze-la.Pode ser que funcione,mas não gostei do jeitão.

christian govastki
29/10/2005, 01:02
Prezados

Meu niva não tem cheiro de gasolina (a única vez que deu tinha uma mangueira frouxa), uso a tampa original (igual a que o André desenhou) não derrama.

Mas na hora de abastecer é um s...., mas a culpa é dos frentistas, com a mania de achar que estão abastecendo carro de fórmula 1, quer encher o tanque em 10s... É só ir com calma, e o carro estar no plano ou inclinado para frente que não tem problema. Sempre consigo encher o tanque (que por sinal podia ser beeeeeeeeeem maior)

Verifiquem se a borracha de vedação da tampa está boa, se as mangueiras dos respiros não estão quebradas/entupidas/esmagadas.

Peter, segundo meu mecânico, esta peça que vc mostrou não resolve o problema na lentidão do enchimento e nem do cheiro, verifique primeiro as falhas acima listadas...

Peter
29/10/2005, 06:44
Christian
Não foi eu que mostrei a solução do tubinho,pois tambem acho que não resolve.
Abraços

ANDRÉ PEIXOTO
29/10/2005, 11:27
Christian, eu que postei a dica dos tubinhos. Já que vc tá falando que acha que não resolve, não vou nem me arriscar.
Vou tentar ir atras de uma tampa original.
Abraços,
Andre

ANDRÉ PEIXOTO
01/11/2005, 10:14
Caros camaradas,
recebi um e-mail de um niveiro chamado Astor, que não esta cadastrado em nosso forum, mas teve a gentileza de acrescentar sua opinião a qual considero interessante para este tópico. Convidei-o para se cadastrar e compartilhar de outras informações também.
Segue a cópia da mensagem:
Descobri que um dos problemas acima, o da dificuldade de encher, é causado por falha do respiro principal, que é aquele de diâmetro maior , que nasce no tanque e morre no bocal.

" ... Acontece que esse respiro tem uma parte interna ao tanque, o tubo metálico é ligado a uma mangueira plástica presa ao teto do tanque, que funciona retirando o ar lá no meio do tanque. (nunca vi coisa igual, só no niva!)

Mas ocorre que essa mangueira plástica acaba se despregando do teto do tanque e fica com a ponta caída lá dentro, jogando gasolina pelo respiro, despejando no bocal (repare isso quando encher o tanque) e impedindo a saída do ar.

O que fiz foi arrancar essa mangueira lá de dentro, deu um trabalhão mas com jeito ela sai, precisa tirar o tanque fora e pelo buraco da boia tentar pescar a tal mangueira e ir puxando até sair, empurre com uma chave de fenda pelo tubo do respiro e vai tentando até ela sair.

Pelo menos fica mais fácil o enchimento, senão muito mais rápido.

Quanto aos dois "respirinhos" menores, um de cada lado do tanque, na verdade não são respiros, mas sim saída de gases para o canister, o que fiz foi eliminar o canister, aumentar um pouco o diâmetro das mangueirinhas e colocar a saída delas por trás do paralama traseiro, por dentro do revestimento.

Quanto ao vazamento pela tampa, aquela peça quadrada no bocal é rosqueada e foi adaptada pela Lada no Brasil p/ colocar tampa com chave, a original é de rosca e não tem chave.

Só que tentei tirar a parte rosqueada e não consegui, queria colocar a tampa com rosca, daí resolvi seguir aquela adaptação da F1000 (bocal ano 93-98), só que não consegui em lugar nenhuma a peça, não fabrica mais, e então fiz uma adaptação semelhante com o bocal da D-10 carroceria de madeira, é bem semelhante à adaptação com bocal F1000.

com tampa nova, não vaza mais."

christian govastki
01/11/2005, 13:05
Suspiro todo tanque tem, o que eu nunca vi é um tipo de "pescador" para a o vapor indo para o fundo do tanque... Se realmente isto existe deve ter algum motivo que desconheço. O que efetivamente pode estar acontecendo é que o suspiro original é sub-dimensionado para a vazão das bombas de abastecimento do Brasil....

Da próxima vez que for a Brasília eu vou dar uma investigada a respeito.

Peter
02/11/2005, 15:44
André
Tambem tinha uma mangueira no meu,eliminei.

Com relação ao item abaixo:


Quanto aos dois "respirinhos" menores, um de cada lado do tanque, na verdade não são respiros, mas sim saída de gases para o canister, o que fiz foi eliminar o canister, aumentar um pouco o diâmetro das mangueirinhas e colocar a saída delas por trás do paralama traseiro, por dentro do revestimento.

poderia verificar com o Astor(ou ele mesmo responder aqui) o que ele fez com a mangueira que vai do canister para o carburador, e que inclusive tem uma valvulinha. (vide foto)
Abraços

Peter
02/11/2005, 21:33
Alguem poderia identificar este bocal(de que carro seria) que esta no meu Niva.

Astor Dias de Andrade
02/11/2005, 23:49
Olá, pessoal, estou estreando aqui no forum, mas já tem algum tempo que participo do grupo dos Camaradas.
Obrigado André por transcrever minha mensagem e gostaria de responder ao Peter que eu removi toda as mangueiras e valvulas que ligavam os dois respiros pequenos ao canister, inclusive o próprio.
Apenas recomendaria que seja tampada a tubulação que vai ao compartimento do motor.
Aproveitando, quanto ao comentário do Christian, o respiro principal tem uma continuação por dentro do tanque (mangueira plástica) fixada na parte superior interna do tanque, até o meio dele, e a ponta é fixada na parte superior, e não é como um pescador. Ela coleta o ar na parte superior do tanque.
Acontece que essa mangueira se desprende, cai a ponta, mergulahndo na gasolina e não faz mais o serviço de respiro. Acredito que esse respiro esteja bem dimensionado, só que a ponta dele tem que ficar fixa na parte superior do tanque, o que não estava ocorrendo no meu e provavelmente no caso de muitos nivas.

ANDRÉ PEIXOTO
03/11/2005, 10:40
Astor, seja bem vindo !

MANFREDI
03/11/2005, 10:44
Blz, Astor, seja bem vindo e ajude a gente nas nossas dúvidas e nas mechidas nos nossos carrinhos.

Grande abraço

Leandro Chico
03/11/2005, 11:11
Amigos, 1 lugar bem vindo astor, 2 lugar o meu esta com o mesmo sistemo do astor, eliminando o canister, porem no meio da mangueira do respiro (esta transparente da foto) eu coloquei uma saida com uma mangueira de diametro menor, a mesma usada no canister, e furei o breço do bocal do tanque, colocando a ponta dela pra fora do carro, ficando ela junto com a tampa de combustivel, isso eliminou o cheiro de gasolina pois agora ele ficou com um respiro "externo" nao eh dificil e eh uma soluçao valida para o cheiro de gasolina.... :lol: :lol:

[]s!

Peter
03/11/2005, 21:45
Astor
Seja bem vindo e obrigado pela grande ajuda dada até agora.
Consegui soltar aquela mangueira interna do tanque,mas aparentemente ficou presa na parte superior ,por enquanto vou deixa-la.Ainda não eliminei o canister,mas sera numa proxima vez.Coloquei um "T" num dos tubos de respiro dos gases ,e esta nova saida atras do paralama(vide foto).Futuramente pretendo aumentar o diametro das mangueiras dos respiros dos gases.Achei o furo do respiro que entra no bocal pequeno , comparado com a mangueira ,tambem devo aumenta-lo futuramente.(vide foto)

Astor Dias de Andrade
03/11/2005, 22:43
Boa noite, pessoal, obrigado pelas boas vindas!

hoje tive a satisfação de mandar encher o tanque (foram quase 40 litros) e não aconteceu nada!
isto é, o tanque encheu perfeitamente sem nenhuma afogada e sem nenhum respingo de gasolina!
depois saí fazendo curvas prá esquerda prá verificar se vazava pelo bocal, e...nada, nadinha! e nadinha de cheiro tb!!

Peter, quando eu consegui soltar a mangueira interna, ela também ficou presa lá dentro, mas fiz um laço de arame e trouxe a ponta dela até perto do buraco da boia, aí foi aquele puxa - empurra até a mangueira desgrudar do tanque, mas acho que se ela ficar lá quietinha não tem nenhum problema.
Quanto a sua solução, é o que eu fiz, só que vc manteve o canister. Aquele bypass prá trás do paralama, como pegou uma só mangueirinha, deveria ser a do lado oposto ao bocal, para maior eficiência, creio eu. Tb acho que não tem necessidade de aumentar o diâmetro do furo do respiro principal, acho que é suficiente.

Leandro, gostei da sua solução, assim o respiro principal fica mais eficiente ainda! Mas talvez nem precisasse furar o berço do bocal, se vc reparar na parte de cima do berço tem um furo com uma borrachinha furada, acho que esperando pela sua solução...

Abraços a todos e boas "enchidas"!

Albertosiano
04/11/2005, 13:13
Astor,

Fico contente de vc já ter resolvido este problema do tanque.

Vejo pelas fotos que agora vc nao mais vai ter aquele problema de vazamento, ficou jóia.


Quanto aquela chapa que falta e fica em cima do meu tanque, que no último encontro verificamos eu ainda não achei. Se alguem da lista saber aonde eu encontro uma, já agradeço.

Alberto
Campinas
Niva - 91 Chimbica

MANFREDI
04/11/2005, 15:02
Alberto, voce não me passou seu telefone, mesmo assim ví pra voce e nos desmanches que fui, não encontrei em nenhum deles.

Grande braço e boa sorte.

PS: Vá em um serralheiro que o cara arranja uma parecida pra você. /Pra ficar escondida sob o banco acho que não haveria problema de não ser original.

juniorvrz
04/11/2005, 17:32
Vou tentar a tampa p/ bocal quadrado como do desenho da Sarancar. Será que vale?
Abraço a todos!

Albertosiano
07/11/2005, 12:47
Obrigado, manfredi.


Não mandei o telefone porque só abri a lista na segunda, tarde demais vc já tinha ido no desmanche. :(


Quanto a dia do serralheiro é uma dica ótima, vou procurar um aqiu em Campinas.


Obrigado

Alberto
Niva - 91 Chimbica
Campinas

Astor Dias de Andrade
07/11/2005, 14:42
oi Alberto, quanto à chapa de aço, vc já tentou achar na Sarancar? Lá tem sempre uns Nivas sendo desmanchados, quem sabe?

Abraços

juniorvrz
18/11/2005, 15:09
Camarada AndréPeixoto
Encomendei na Sarancar a tampa do bocal do tanque, e é nesse padrão quadrado da marca Trink, estava usando a do Uno e vazava direto, com relação ao preço não achei caro, saiu por 15,00 + 10,00 do correio.
Valeu