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Ver Versão Completa : Marcha lenta



aavr1010
23/10/2005, 22:56
Conforme explicado no tópico anterior (sonda lambda), o desempenho do meu Vitara 93 1,6 L 8v praticamente voltou ao normal em velocidade de cruzeiro após viagem ao RJ. A luz do check ainda acende algum tempo após a partida, apagando após alguns minutos. A marcha lenta, porém, está acelerada e instável. Pesquisando no fórum, ouvi falar de um pequeno tubo que sai do coletor, com uma mangueira acoplada e que termina em outro componente próxima da correa dentada, onde sai outra mangueirinhae que entope frequentemente, alterando a marcha lenta. O refeiro tubo encontra-se entupido, não havendo qualquer passagem de ar. Tentei desentupir com fio de aço e não consegui. O saída no interior do coletor é lateral ou terminal? É possível entupir desta forma, tão difícil de reparar?

mir000
24/10/2005, 00:15
O meu uma vez ficou muito entupido também...

O mecânico usou tínner... Deixou ele molhado uns 5 minutos e continuou enfiando :oops: o desentupidor de fogão...
Após algumas enfiadas (mais carinhosas :oops: :oops: :oops: ) rolou...
hehehe

[s] :oops:

aavr1010
24/10/2005, 08:07
No seu caso o sintoma era similar, de variação na lenta? Outra observação, já relatada em tópicos anteriores, é um ruído gerado pela válvula IAC, semelhante a um tambor, bem rápido. Me parece que a válvula está funcionando normal e o ruído apareceu após troca do filtro. Já ouviu algoa a respeito?

isaianet
24/10/2005, 10:27
Dá um jeito de desentupir a mangueira que o problema da tua lenta é esse...

Abs

mir000
24/10/2005, 11:35
Com a mangueirinha meio entupida, ele fica vairiando. Mas quando entope tudo de vez, ele deve ficar acelerado em umas 2300RPM...

[s]

Fabil
24/10/2005, 14:45
o barulhinho de tambor proviniente da valvula IAC é normal... dependo do filtro de ar ele fica mais evidente

JOSE CANDIDO
24/10/2005, 22:52
é a marvada da mangueirinha ...... o meu tem isso direto ......

raphael ...... dá pra enfiar pra limpar, ou chupar tambem ........ :mrgreen: ...

alguem podia tentar postar uma foto da mangueirinha e o local dela ein??? eu tou sem maquina ....

abs a todos

candido

mir000
25/10/2005, 00:11
dá pra enfiar pra limpar, ou chupar tambem


hehe, CÊKISABE... :twisted:

Vou tentar postar a foto amanhã...
Mas não tem erro, ali à direita da válvula termostática (bem no meio do motor) saem 4 mangueirinhas... A que tem que desentupir é a única que vai pra baixo, logo a seguir...
Tira a mangueirinha e desentope o caninho de ferro que entra no motor...

[s]

aavr1010
25/10/2005, 08:19
Caro Fabil, após muito trabalho consegui desentupir o caninho do coletor, utilizando thiner e forçando bastante com desentupidor de fogão. Acredito que havia carbonização na entrada do tubo no coletor. Realmente a marcha lenta voltou ao normal. Resta apenas a pane apontada pela luz do check engine, que acende após algum tempo da partida, apagando-se posteriormente, cerca de 3 a 5 minutos após acender. O código é sempre 45. Já regulei o TPS, sem sucesso. Com relação à possibilidade de dano no módulo, sugerido por mecânico, não seria de se esperar que a luz acendesse logo após a partida? O que me parece é que, após a partida, o módulo faz uma verificação no sistema, em seguida apontando um erro. Neste caso o dano poderia ser em um componente enviando sinal errado, talvez o próprio TPS ou a fiação. Esta hipótese me agrada mais do que a possível substituição do módulo, um verdadeiro assalto a mão armada.

mir000
25/10/2005, 12:25
O meu também foi uma luta com thiner (tiner, sem lá, hehe) e o desentupidor de forgão...

Cândido, aí vão as fotos...

[s]

Fabil
25/10/2005, 14:37
Avr.. o normal é a luz acender no momento em que se vira a ignicao e apagar apos alguns segundos quando o motor entra em funcionamento.

agora que vc já resolveu o problema da lenta, resete a centralina ( desligue os cabos da bateria e vá tomar umj café) e veja se agora ela volta ao normal

aavr1010
25/10/2005, 23:07
O acendimento a que você se refere não é o que acontece. Ao dar partida ocorre o procedimento normal, a luz acende e apaga após alguns instantes. O que ocorre é que após cerca de 30 segundos a luz volta a acender, demorando alguns minutos para apagar novamente e, ao jumpear o terminal de análise para avaliação do problema sempre surge o código 45 - interruptor de mínima, contato sempre fechado. Este código diz referência ao sistema conectado ao TPS, porém, as informações são contraditórias, alguns dizendo que não poderia ser o sensor, mas o circuito. O manual Haynes se refer ao sensor ou ao circuito. Acho que apenas utilizando um scanner poderei ter certeza. Outra solução seria conseguir um TPS ou módulo para avaliar, mas isto é impossível na minha cidade.