Conectar

Ver Versão Completa : Luz de óleo acendendo

maskako
23/10/2005, 21:56
Amigos,

Estou com um problema no meu JEEP 74 motor BF 161

A situação é a seguinte:

A luz de óleo acende em marcha lenta após algum tempo de
funcionamento, principalmente quando exijo um pouco mais do motor,
estou utilizando óleo multiviscoso (Lubrax SL).

O motor não possui ruído anormal.

Devo trocar de óleo???

leopoldo
23/10/2005, 23:09
folga excessiva de mancais (+ provável) ou bomba de óleo com desgaste excessivo (- provável)

ronairy
24/10/2005, 08:32
Nada como conferir o nivel do óleo tb :D

Leopoldo, como sou muito limitado não consegui vizualizar os mancais com o óleo. Dá pra desenhar ? :mrgreen:

[]´s LTDA.

davidson_iahnn
24/10/2005, 08:42
maskako, Iai Blz ! :concordo:
Cara um tempao atras minha viatura tbm estava assim , dai levei a uma mecanica pro "fuçanico" regular e verificar todo o sistema do motor BF161 , pois anteriormente perdi o motor por causa da bendita luz de oleo que tinha q se acelerar metade do curso do acelerador pra apagar mas nakele tempo ainda nao entendia das coisas hj entendo o basico do basico , entao fika esperto essa luzinha me custo 2mil contos :parede: ! falow espero ter ajudado ! :concordo:
Faça a mediçao e verifique todo o sistema .... falow ! :concordo:

maskako
24/10/2005, 08:57
Ai pessoal,

O nível de óleo esta OK, a minha grande dúvida está no óleo utilizado (muitviscoso) este motor foi desenvolvido em uma época que ainda não tínhamos óleos multiviscosos, talvez deveríamos utilizar um óleo com viscosidade SAE 40 ou 50 (óleo para motores diesel).

Gostaria de saber se alguem já está utilizando e qual a performance do motor.

Segue um tabela possa nos auxiliar.

GRAU SAE 10W 20W 20W/20 30 40 50
Densidade a 20/4oC 0,8806 0,8913 0,8894 0,8933 0,8990 0,9015
Ponto de Fulgor (VA) (oC) 224 250 236 256 260 276
Ponto de Fluidez (oC) -24 -9 -24 -18 -6 -6
Viscosidade a 40oC (cSt) 39,0 69,4 65,0 109,5 157,2 217
Viscosidade a 100oC (cSt) 6,38 8,91 8,57 12,13 15,39 19,08
Índice de Viscosidade 113 101 103 100 99 99
Cinzas Sulfatadas (% peso) 1,35 1,35 1,35 1,35 1,35 1,35
Índice de Basicidade Total (mgKOH/g) 10,4 10,4 10,4 10,4 10,4 10,4

CJ5 - 74

ronairy
24/10/2005, 08:59
Mas o que era ? Por 2k vc fez o motor inteiro!

ronairy
24/10/2005, 09:04
O lance do óleo tem haver com lubrificação a frio e a quente, ele muda de densidade conforme a tempetura.... o seu problema é outro. Já usei óleo 30 (conforme manual), 40 e 50, com aditivo, alta kilometragem.... o que ficou melhor pra mim é o 20w50 até porque esse óleo acompanhou os tempos :mrgreen:

[]´s

Jalexandre
24/10/2005, 09:20
Amigos, também perdi um motor de Opala nestas condições, dava nível de óleo, o óleo era novo....mas o "gato" era a bomba de óleo que não mandava para todo o sitema. Porém em ponto morto também não é absurdo ela dar uma piscadinha de vez em quando, mas fique muito atento se não aumenta.

maskako
24/10/2005, 11:35
Pessoal,

Desculpe a tabela, ficou muito complicada.
Segue o site da BR que contém ficha técnica de todos os lubrificantes.

www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/E290915BA7B8D5C303256DAD004EE3F7?OpenDocument

CJ5-74
O||||O

maskako
24/10/2005, 13:53
Ronairy valeu pela dica, porém gostaria de saber se o seu jeep também acendia a luz de óleo após alguns esforços.

A propósito estive consultando a ficha técnica dos lubrificantes da BR e pude observar (para minha surpresa) que o óleo SAE 20W/50 em altas temperaturas possui uma viscosidade superior as dos óleos SAE 40 e 50 para motores diesel apenas em baixas temp. que se mostra com mais viscosidade.

Diante desta nova descoberta acho mais prudente manter o SAE 20W/50 apesar de alguns colegas indicarem SAE 40 ou 50.

O dúvida cruel!!!!!

edgar
24/10/2005, 15:31
só para não aterrorizar poderia ser o fio da batatinha descascado batendo na lata. Em marcha lenta e quando acelera mais pois ai o jeep "treme mais" e da contato...

é a opção mais barata

ronairy
24/10/2005, 16:01
Ele pisca em marcha lenta quando esta baixo, depois que acelero e ando para (até que fique bem baixo mesmo). É ó completar o óleo e já era... até a próxima vez

andretomasi
27/10/2005, 02:29
Ressuscitando o tópico, tô com um problema parecido no Velho Barreiro, mas é ao contrário.. a luz do óleo apaga em marcha lenta, e depois que acelero um tanto, ela acende e fica acesa direto, se tiro o pé do acelerador e deixo baixar o giro a luz apaga.. o que pode ser? Nível do óleo tá normal.

Nem tava dando bola pra isso, pois não vejo a hora de mandar o BF pro espaço :mrgreen: , mas se for coisa simples já vou dar um jeito.

Alessandro Henrique
27/10/2005, 05:42
Keko - CJ5,
Da uma lida na dica do Edgar. Na duvida procure verificar a pressao com um manometro.

Sds.

leopoldo
27/10/2005, 07:47
troca a cebolinha do óleo !

Pedro Freitas
27/10/2005, 08:48
Aconteceu isso comigo :P

fiz o que o Leopoldo citou na última mensagen. troquei a cebolinha e tudo foi resolvido. O mexanico queria me cobrar uma nota alegando falhas no motor etc... palavras estranhas que eles usam :roll:
tomem cuidado.

[]'s

andretomasi
27/10/2005, 12:05
Imaginei que pudesse ser, mas a cebolinha é meio nova, mas não custa checar, né? Vou conferir!

[ ]'s

mktiberio
09/12/2005, 23:20
Acabo de verificar que meu motor OHC que estava esfumacando esta tbm batendo pino.
Fazia algum tempo que a luz do oleo acendeu e não dei atencao a ela.
Talvez tenha perdido o motor por nao ter dado atencao a uma droga de uma luzinha, que na verdade não tinha muita certeza de como funcionava (alias.... por acaso é apenas uma tomada de temperatura? Na falta de lubrificacao o motor se aquece e por isso a luz acende?).

Não adianta trocar o oleo sempre, verificar o nivel se a bomba de oleo nao bombeia :lol:

leopoldo
09/12/2005, 23:25
LUZ do óleo = Aviso de pressão.

Acesa = pressão BAIXA

Piscando = intermitência ou por causa de pane na fiação ou na cebola ou por causa de pressão muito baixa que pode ser bomba com desgaste(+raro), óleo fora de especificação(raro), folga excessiva nos componentes do motor(+comum), outros.

andretomasi
10/12/2005, 00:02
Mestre Leo,

No meu caso, nada mais nada menos que o maldito cabo do interruptor que raspou na lataria e abriu um pequeno corte, que ao encostar dava contato, por isso a lâmpada maluca no painel. Agora já foi resolvido, com um espaguete para evitar que o cabo rasgue novamente.
Bem que eu estranhava que não tinha problema nenhum, o motor funcionando redondo, bomba ok, nível de óleo ok, cebolinha ok..
Valeu as dicas :concordo:

[ ]'s

NeRo
17/12/2005, 09:45
Alguém já experimentou aquele óleo para motores cançados?
Eu tô com esse problema tb, é só o motor ficar quente que acende.
E sinceramente? Não vou me esforçar muito pra salvar o BF.
Eu posso até trocar a bomba, mas se aquele motor sair da Vaca por causa de desgaste interno, vai ser pra trocar por outro. :twisted:

andrefaria
05/03/2006, 07:30
Maskako, srs deste topico,

estava pesquisando no site antes de abrir um novo topico e achei o seu caso.
Estou tento exatamente o mesmo problema (luz vermelha acendendo depois de utilizar o veiculo por uns 20 minutos - tenho tambem que acelerar metade para apagar a luz). Porem se "esfria" o motor a luz apaga de novo.
Gostaria de saber como resolveu o seu problema.

Obrigado.

Rogério Barthy
06/03/2006, 17:37
Minha viatura tbm está com esse problema. Tenho acompanhado o nível de óleo e sempre deixo de normal para cheio na marcação da vareta de nível, mas se deixo esquentar um pouco o motor, lá está a luz acendendo se ando em lenta, se paro em sinal ou em trilha.
O mechanico me passou que deve ser passagem de pressão pelo casquilho do comando de válvulas/bomba de óleo/entupimento de dutos de lubrificação, quando o óleo aquece e afina.
Ainda, identificado um vazamento de óleo pela gaxeta junto ao volante do motor e agora, como proceder sanar mais este probleminha ?

Otávio Luiz
07/03/2006, 16:54
Pessoal,
Estou com o mesmo problema, esquentou acende...
Estou pensando como o Nero, em engrossar o oleo com algum aditivo, tipo Bardhal B12... será que resolve?
Ou tem que trocar a maldita bomba de oleo? :evil:

NeRo
07/03/2006, 20:37
Opa Otávio!
Eu vou pelo que o Leopoldo disse... :mrgreen:
Meu mecânico me indicou o aditivo "Prolonga" mas quando vi o preço preferi optar pelo óleo de Alta Kilometragem.

O que fiz foi uma bela regulagem de ponto e carburação que não estavam muito boas.
Só isso já diminui bastante o problema. A luz de óleo demora muito mais para acender do que antes.

Agora... troquei o óleo para aqueles de Alta Kilometragem, mas sem muita fé na coisa, por achar que isso é apenas "nicho" mercadológico. (minha opinião) E estou avaliando o comportamento mas sem conclusão ainda.

Otávio Luiz
08/03/2006, 09:28
Nero,
Como no meu caso a luz só acende depois de quente e apenas na lenta (acelerou um pouco ela já apaga) também acho que um óleo um pouco mais viscoso resolva.
Se fosse problema na bomba de óleo deveria acender mesmo frio né? Bom, isso é puro achismo...
Fico no aguardo da conclusão do amigo, até mesmo porque estou meio sem grana então tenho que esperar até dia 15 pra trocar o óleo... :(

Rogério Barthy
08/03/2006, 14:40
Otávio,
a minha viatura está precisamente com o mesmo problema e isso em trilha, causa uma certa apreensão, se na próxima curva a máquina vai travar ou se com o tempo, tudo vai se moer.
Tenho um manômetro de pressão de óleo no painel e quando ligo o motor frio, marca 3 k e quando quente, cai quase a zero.
Vou tentar medir a pressão do óleo quando frio e quando quente, com um manômetro externo.

Otávio Luiz
09/03/2006, 09:27
Rogério,
Eu utilizo a viatura todo dia, e já me acostumei com a luz ascendendo...
Você falou que poderia ser entupimento dos dutos, mas daí acredito que quanto mais "grosso" o óleo (frio) pior pra passar.
Ou seja, seria ao contrário, com o motor frio o óleo não iria passar no duto entupido, e quando quente, ou mais "fino", seria mais fácil passar...
Mas é claro tudo isso é especulação, vamos aguardar uma conclusão do Nero que já substituiu o óleo.

NeRo
09/03/2006, 18:48
Opa! Eu? Conclusão? :mrgreen:
Só semana que vem pois a VaCa tá na oficina.
A única conclusão que eu tenho é que pode ser mancal (conforme o Leopoldo) e não bomba.

Eu não acredito que o óleo vá resolver, mas como tá na hora da troca não custa tentar. :D Depois parto pro "Prolonga" que é mais caro. Posso até tentar trocar a bomba de óleo, mas vou comprar xingando. :D
Faço assim para ir levando e gastando o menos possível. Assim posso juntar dinheiro para outro motor.

Otávio... Começa a luz acendendo na lenta, termina tendo de pisar até o meio pra luzar apagar. :mrgreen: Já trocou a cebolinha?

Otávio Luiz
10/03/2006, 09:10
Já troquei... melhorou, mas não resolveu...
No meu caso tenho que acelerar pouco mesmo p/ ela apagar.
Ontem o trânsito esta ruim e fiquei bastante tempo com ela acesa e notei uma coisa... quando em subida a luz acendia mais fácil, em decida algumas vezes nem chegou a acender... isso depois de ficar um bom tempo no congestionamento e a mardita já estava acendendo a algum tempo.
Se for pra trocar a bomba de óleo tudo bem, fazer o que, mas se for mancal o que fazer?
Tem alguma solução paleativa ou tem que abrir e fazer? Assim como você também não quero gastar grana no BF161.
Semana que vem encosto a viatura na oficina pra trocar a caixa de direção e vou ver o que o meu Guru e Sábio Mecânico Gambiarrento diz sobre isso... :lol:
Se bem que nós não levamos nossa viaturas no mecânico (a Vaca e o São Bernardo) e sim no veterinário... eheheheheheh

NeRo
10/03/2006, 18:56
Se bem que nós não levamos nossa viaturas no mecânico (a Vaca e o São Bernardo) e sim no veterinário... eheheheheheh
Verdade... :lol:
Sobre abrir o motor, já foge da minha área. Então para não falar besteira eu jogo a peteca. :mrgreen:

klaus motta
20/03/2006, 09:48
Caros companheiros;
meu jeep apresenta o mesmo de problema troquei a bomba de óleo e não resolveu somente demora mais para acender a lâmpada.
O jeito é abrir o motor mesmo.
abraços klaus

NeRo
20/03/2006, 21:50
Bão... andei bem com a VaCa bem esse fim-de-semana. No meu caso específico, pois sei que isso é mais uma questão interna de motor que experimentos com viscosidade de óleo ou aditivos.
Usando a óleo para alta kilometragem, melhou um pouco... pouco. E só.
Vou estudar mais algumas coisinhas e volto a postar. :concordo:

Otávio Luiz
21/03/2006, 17:22
All,
O São Bernardo está no veterinário :mrgreen: para troca da caixa de direção e aproveitei e assuntei com o mexânico sobre a mardita luz que acende...
Ele falou que é falta de pressão na bomba de óleo, e que ele ia colocar uma arruelinha sei lá aonde :shock: e ia resolver.
Vou aguardar quando a viatura ficar pronta e se funcionar posto aqui aonde ele enfiou a arruela... :twisted:

NeRo
21/03/2006, 20:02
Ah sim! A bomba de óleo tem regulagem de pressão. O Eduardo Lang que me deu a dica.
Vou procurar uma foto ou esquema descente e posto aqui.

klaus motta
21/03/2006, 21:05
Se fosse problema na regulagem a pressão não ficaria baixa mesmo com o carro frio?Outra duvida se fosse problema de entupimento, com o óleo quente(mais fino)não passaria melhor?
abraços
klaus

Otávio Luiz
22/03/2006, 09:03
Também acho Klaus.
Mas como não manjo nada de mecânica, é puro achismo de minha parte.
Estou confiando no mecânico.
Será que quando esquenta a bomba não perde eficiência?
Continuo no achismo...

paulovalle
22/03/2006, 18:33
Olá pessoal,

Minha estória é a seguinte, tenho meu jipinho desde 98 e nunca tive dor de cabeça até decidir reformá-lo e trocar o motor bf161 pelo motor do opala 4 cilindros a álcool :parede: . Acontece o seguinte : a pressão de óleo do motor cai para zero na marcha lenta quando o motor esquenta até 90 graus. Bom, então levei em um mecânico e hoje ele me disse que o motor foi todo refeito e que está tudo em ordem, mesmo a medida do virabrequim e dos mancais que poderiam ser os agentes causadores do problema. Não deve ter nenhum canal entupido já que a pressão só cai quando o óleo afina. Então, qual poderia ser o problema da porcaria??? :pensativo: Alguém aqui já teve um problema como esse e poderia me ajudar com alguma informacão :?: :?: :?:

[]'s !

paulovalle
22/03/2006, 18:49
lembrando que a bomba de óleo já foi trocada por uma nova, o óleo é zero e de boa qualidade...

NeRo
22/03/2006, 20:45
A gente tá tento esse problema justamente com o BF. :mrgreen:
A cebolinha é nova?

paulovalle
22/03/2006, 23:26
Então, não sei se é nova, mas isso influiria na pressão de óleo?

[]'s

paulovalle
22/03/2006, 23:52
Putz, abri um tópico sobre este problema e só depois vi esse aqui... :oops: comigo está acontecendo da mesma forma, porém abri o motor e os mancais estão zero, o virabrequim está com a medida exata, a bomba de óleo eu coloquei uma nova, e já não sei mais o que fazer. Fiz o motor do zero e está com esse problema. Quando o motor esquenta a pressão de óleo cai no zero, se acelera ela sobe um pouco. Mas, e aí, espera o motor estourar e faz de novo? :shock: :putz:
Bom, o mecânico me deu uma última esperança que é uma válvula que vai no filtro de óleo... vou ver isto amanhã, se servir pra alguém... :concordo:

[]'s

klaus motta
23/03/2006, 09:06
Paulo vc já verificou a pressão com um manômetro?pode ser defeito no sensor ou no relógio.Eu medi, no meu jeep o defeito esta no motor mesmo.
abraços
klaus

paulovalle
23/03/2006, 11:38
Paulo vc já verificou a pressão com um manômetro?pode ser defeito no sensor ou no relógio.Eu medi, no meu jeep o defeito esta no motor mesmo.
abraços
klaus

Já medi com o manômetro direto no motor, em uma retífica. O motor está aberto lá na oficina e o mecânico não sabe o que me dizer... :shock:

[]'s

rafaelsouza
23/03/2006, 13:51
Se o motor for BF é muito comum as bronzinas do comando de valvulas estarem folgadas causando perda de pressão.
[],s :concordo:

andrefaria
03/04/2006, 20:12
Srs,

Apenas para registrar, resolvi o meu problema com a troca da cebolinha de oleo. Estavel de novo.

Obrigado

Luciano CJ5
04/04/2006, 22:30
Alguém sabe qual é a rosca da cebolinha de óleo? Quero instalar um manometro para verificar qual é a pressão do mesmo.

edwint
05/04/2006, 09:12
bomba de oleo ta ruim irmao, cuidado p/ num ficar sem o motor, esperimente usar oleo p/ motores c/ alta kilometragem sae 25w60 ou 20w40, se nao resolver troque a bomba, senao vc fica sema bomba e sem motor.... há ...troque tambem o filtro de oleo.

Otávio Luiz
13/04/2006, 09:56
Galera,
Troquei a bomba de óleo e a luz continua acendendo quando esquenta e em marcha lenta.
Acelera um pouco apaga... vou tentar agora trocar o óleo por um de alta quilometragem, ou adicionar um aditivo.
Mas tô achando que é o motor mesmo... :cry:
Vamos ver até aonde aguenta o BF.

NeRo
13/04/2006, 21:09
Não se esforçe muito.
Trocar de motor pode ter uma relação custo/benefício muito melhor. :concordo:

RogérioNunes
14/04/2006, 10:37
Galera,
Troquei a bomba de óleo e a luz continua acendendo quando esquenta e em marcha lenta.
Acelera um pouco apaga... vou tentar agora trocar o óleo por um de alta quilometragem, ou adicionar um aditivo.
Mas tô achando que é o motor mesmo... :cry:

Luz de óleo acendendo pode ser:

Cebolinha
Bronzinas muito gastas
Bomba de óleo
Válvula de alívio
Filtro lubrificante obstruído

CEBOLINHA- trocar por uma nova e verificar toda fiação.
BRONZINAS - Não tem jeito,pode-se até usar oleo mais viscoso mas é um paliativo.Com o aumento da temperatura o óleo vai diminuindo a viscosidade fazendo com que caia pressão no sistema.Por isso,dependendo da folga nas bronzinas, a luz só acende depois que esquenta.Num estágio mais avançado de desgaste a luz ficará acessa até mesmo frio. Já passei por casos onde o motor tinha sido retificado e depois de algum tempo trabalhando a luz acendia.Como tudo era novo inclusive a bomba, a suspeita caiu sobre a retífica.Não deu outra, retificaram o eixo fora de medida.Depois disso,não monto motor sem conferir as medidas.
BOMBA DE ÓLEO- Não adianta trocar a bomba se as bronzinas de biela e dos mancais fixos estiverem com muito desgaste.O correto seria medir a pressão com um manômetro,AFERIDO, antes de trocá-la.São bombas de deslocamento positivo( Vazão proporcional a rotação) qd vc acelera o motor,maior volume de óleo é mandado para o sistema fazendo com que a luz apague.
VÁLVULA DE ALÍVIO- Quase nunca lembrada,essa válvula pode fazer tb com que a pressão do sistema caia fazendo acender a luz.Ela pode estar incorporada na bomba de óleo e na carcaça do filtro lubrificante ou ambos.Como o próprio nome diz, essa válvula tem a função de aliviar a pressão da bomba no caso, por exemplo, de se usar um óleo de viscosidade muito acima da recomendada.Qdo presente na carcaça do filtro,tem a função de permitir a passagem de óleo para sistema no caso de entupimeto do filtro.Formada por uma mola e uma esfera,o problema mais grave é qdo essa mola quebra ou perde a constante elástica( perde a resistência).
FILTRO OBSTRUIDO-FALTA DE MANUNTENÇÃO. SEM COMENTÁRIOS...

Espero ter esclarecido algumas coisa.
[ ]'s

maskako
16/04/2006, 18:52
Galera,

Esse problema me persegue a vários meses, na verdade eu já nem estou mais ligando para a bendita luz, instalei um manômetro e estou monitorando por ele.
Pude observar que nos momentos em que o motor está com sua temperatura alta e a luz acende, o manômetro marca aproximadamente 1kgf/cm2 (na lenta) isso é o suficiente para lubrificar as partes altas do motor.
Acho interessante quem estiver com este problema instalar um manômetro custa mais ou menos R$ 30.00.

OIIIIO

paulovalle
18/04/2006, 01:28
Pessoal,
Só para constar, resolvi meu problema trocando a porcaria da vávula de alívio que fica no encaixe do filtro de óleo......... :parede: depois de abrir o motor e ver que estava tudo ok......... :parede: mas tudo bem, agora vai, quer dizer, ia, saiu da oficina e já queimou a junta do cabeçote :parede: :parede: :parede: :parede: .... é pra quebrar as pernas esse tal de jeep :?

Abraços!

Alessandro Henrique
18/04/2006, 07:41
paulovalle,
Nao entendi exatamente no por que da valvula de bypass do filtro ser o problema de queda de pressao do seu motor. Supondo que a valvula estava emperrada na posicao aberta, haveria fluxo de oleo fluindo diretamente pela mesma elevando em pouco a pressao do sistema pois o filtro nao estaria exercendo seu papel nao oferecendo restricao. Analizando a situacao com a valvula emperrada na posicao fechada, haveria uma queda de pressao no sistema na medida em que o filtro fosse ficando obstruido.
Como voce mencionou que o problema ocorre com o motor quente e que o mesmo foi recentemente reformado pergunto: o oleo utilizado e o correto?
Por acaso o mecanico nao ajustou a valvula de alivio da bomba?

Sds.

paulovalle
19/04/2006, 00:02
paulovalle,
Nao entendi exatamente no por que da valvula de bypass do filtro ser o problema de queda de pressao do seu motor. Supondo que a valvula estava emperrada na posicao aberta, haveria fluxo de oleo fluindo diretamente pela mesma elevando em pouco a pressao do sistema pois o filtro nao estaria exercendo seu papel nao oferecendo restricao. Analizando a situacao com a valvula emperrada na posicao fechada, haveria uma queda de pressao no sistema na medida em que o filtro fosse ficando obstruido.
Como voce mencionou que o problema ocorre com o motor quente e que o mesmo foi recentemente reformado pergunto: o oleo utilizado e o correto?
Por acaso o mecanico nao ajustou a valvula de alivio da bomba?

Sds.

Eu não entendo muito Alessandro, mas o mecanico abriu a parte de baixo do motor e conferiu tudo pra ver as medidas dos mancais e do vira, e estava tudo ok, então ele fechou o motor e me disse que a única coisa que poderia ser era a tal da vávula, trocou a válvula e agora tá zero, digo isto porque tenho um manometro de pressão de óleo e está marcando um pouco acima do 1 na marcha lenta agora, antes ficava no zero e a luz acendia, portanto se alguém tiver um problema sem solução é bom experimentar a troca desta válvula... Sobre o aquecimento é o seguinte, imagino eu que quando o óleo esquenta ele afina e a pressão de óleo no sistema diminui, isto não quer dizer que a obstrução da válvula não será problema com o óleo mais fino, continuará atrapalhando da mesma forma e com o óleo afinando a pressão irá diminuir de qualquer forma... O óleo está correto sim, foi a primeira coisa que troquei quando detectei o problema, coloquei um óleo da shell para motores cansados (é um pouco mais grosso)... É isso.

Abraços.

Alessandro Henrique
19/04/2006, 04:40
Bem,
Nao me leve a mal, apenas fiquei curioso com problema apresentado pela valvula de bypass e sua relacao com a queda de pressao, principalmente agravada com o motor quente.
Voce imaginou o correto, o oleo quando aquecido tem sua viscosidade alterada.
Pergunta: Por que voce colocou um oleo para motores cansados se o seu foi recentemente reformado? E ainda, voce tem certeza de que a nova bomba de oleo foi instalada? :pensativo:

Sds.

paulovalle
20/04/2006, 01:34
Então Alessandro,
O óleo eu coloquei porque o mecanico não encontrava o defeito, então coloquei o óleo para motores cansados pra ver se de repente não ajudava, mas não adiantou. A bomba é zero, eu estava no dia em que o mecanico instalou, e como a única coisa que foi trocada depois da bomba foi a válvula, então o problema só podia ser a própria...
:concordo:
Abraços.

Otávio Luiz
20/04/2006, 08:40
Pessoal,
Vou dar(?!) uma descrição do que fiz até agora...
Troquei o motor BF por outro BF (falta de verba :cry: ) e no primeiro passeio, na subida da serra, acendeu a "mardita".
Mesmo com o giro alto ela não apagava.
Troquei a cebolinha e resolveu em partes, acendia só em lenta e quando esquentava.
Troquei a bomba de óleo, melhorou mais um pouco, acende quente mas se acelerar um pouquinho apaga.
Esta semana troquei o óleo por um alta kilometragem (25w60) e até agora não acendeu!!!
MAS, como está frio aqui em Curitiba o motor não esquentou como antes...
Amanhã farei um teste definitivo, trilha pesada!!!
Semana que vem conto como foi...

Otávio Luiz
25/04/2006, 10:12
Salve galera!!!
Este feriado fizemos a Trilha da Abelinha e a da Igrejinha, tava show!!!
Bastante erosões, atoleiros, etc... depois rolou um alcatra no Bar do Paulo, que fica no meio do mato no pé do Morro da Palha, local de vôo dos parapentes da região... cervejinha gelada... que sofrimento... 8)
Bom mas vamos ao que interessa, a mardita acendeu!!! :evil:
Já no primeiro atoleiro que forçou um pouco mais lá estava ela, acendendo na lenta e apagando com uma pequena acelerada...
Acredito que tudo que fiz até agora amenizou o problema, pois acho que ela está acendendo menos... tudo bem, não fez mais tanto calor, mas na trilha estava quente, forcei bastante a máquina e ela acendeu somente uma vez...
Agora vamos ver a tal da válvula de alívio...
Se continuar acendendo vamos partir pra troca do motor, daqui a uns cinco anos... pelo menos... :mrgreen:

tavio_g
09/05/2006, 13:59
Bom.. comigo estava acontecendo isso também.
Meu motor é o OHC e fiz a retifica dele a mais de um ano. e de lá pra cá de vez em qdo ele acendia.
qdo pegava a estrada e sentava o pé qdo tirava ela ficava acessa direto.
bom, passou o tempo e notei que ela aparecia com mais frequencia.
semana passada fui trocar o óleo dele(claro que ainda nao tinha 5.000) mas para jeep essa regra nao vale, certo!? e troquei o filtro e o óleo todo.
o problema acabou de vez. a única coisa que eu fiz foi, ao trocar o óleo, completei até ficar no nível maximo da vareta.
Engraçado foi que o filtro estava(segundo o frentista) com pouco óleo nele. acho que era por isso que ele perdia a pressão e consequentemente acendia a lúz.

ainda rezo para que o mecaninco que mexeu no meu motor ganhar muito $$ com os outros, pq meu ele nao tira mais nenhum 0,01.

ficou aí meus cents de contribuição!
abraços!

Alessandro Henrique
09/05/2006, 14:37
Deve-se observar que quando o filtro de oleo esta sujo, o mesmo representa uma obstrucao ao percurso normal do lubrificante, acarretando em perda de pressao progressiva ate a abertura da valvula de bypass, o que acarreta perdas tambem. Quando isto ocorre, o filtro nao exerce mais a sua funcao.
Dependendo do estado geral do motor e levando em consideracao a queda de pressao sob o filtro/valvula de bypass (quando sujo), pode ser o suficiente para que a pressao se reduza a um ponto critico, denunciada pela lampada que acende. Grande parte dos pressostatos (cebolinhas...) possuem faixa de atuacao entre 0,3 e 0,45 kgf/cm2, dependendo do modelo e em geral com tolerancia de ±0,15 kgf/cm2 ou seja, sao atuados quando a pressao realmente esta baixa. Resumindo, se a lampada acende, uma boa revisao eh impressindivel e nao deve ser encarado como algo normal, fica a dica para a instalacao de um manometro.

Sds.

Raphael Diniz
12/07/2006, 16:32
Galera,

Fiz a reforma de meu CJ5 e terminei a instalação elétrica completa..... Acontece que meu motor BF ficou parado mais ou menos uns 2 ou 3 anos e aparentemente tá funcionando tudo.....inacreditável:shock: .....mas para isso fiz as seguintes revisões:

- Carburador (troquei o kit completo);
- Bomba de combustível (nova);
- Bomba dágua (nova);
- Distribuidor (tudo novo por dentro);
- Cabos e velas Bosch (novos);
- Motor de arranque (todo revisado, novo);
- Filtros e mangueiras (todos novos);
- Troquei óleo (para motores acima de 100000 km e coloquei um aditivo pro óleo)
- Troquei também a cebolinha do óleo, pois com a velha, não estava acendendo no painel.

Sendo assim, ele tá funcionando bem...é só bater na chave e pronto......

Acontece que ao ligar o motor, a luz do óleo continua acesa e só quando se acelera um pouco (rotação maior) ela apaga. Quando se tira o pé do acelerador, voltando em marcha lenta, ela volta a acender.......será que é bomba de óleo? Foi o único item que não fiz revisão......

Se alguém puder me dar uma luz, agradeceria muito, pois como se trata de um item importante (lubrificação do motor) não posso deixar pra depois.....:discordo: :discordo:

Abraço,

Treme Terra
12/07/2006, 19:49
A luz do oleo acende pelos seguintes motivos:

- Folga nos mancais principais do virabrequim.(necessita retifica).
- Folga nos mancais do comando de valvula..(necessita retifica).
- Bomba de oleo com pressâo baixa, retire a cebolinha e instale um manometro de pressão no lugar, coloque o motor para funcionar e verifique a pressão(com o motor quente).
- Valvula de alivio de pressão da bomba de oleo travada na posição aberta. (acho muito dificil acontecer isto).

Raphael Diniz
13/07/2006, 08:33
E aí Junior blz,

O motor não está queimando óleo...nem na hora que liga ele solta fumaça......também está puxando bem...tá bem forte.....ainda assim poderei ter que fazer retífica:?: :?:

Quando teminei de instalar o motor, o mecânico escutou um barulho "tlec tlec" no comando de vávulas fora do normal, então desmontou a tampa das válvulas e percebeu que não estava subindo óleo pras válvulas......então ele desmontou a parte de cima (comando de vávulas) e desentupiu os dutos que levavam o óleo pra parte de cima.....não sei dizer quais são estes dutos.... também refez na lima uns "acentos" dos bracinhos que acionam as molas das válvulas....enfim deu uma geral na parte de cima e voltou a circular óleo normalmente.....inclusive o barulho diminuiu bem......

Pelo fato dele ter ficado parado tanto tempo, será que os dutos quel evam óleo dentro do motor ficaram encrustados de sujidades e por isso o óleo está tendo dificuldade de circular:?: :?: E a bomba de óleo, não pode danificar por ter ficado tanto tempo parada:?: :?:

Com relação ao motor ele não apresenta nenhum sintoma que precise de retífica......mesmo assim é possível que terei que fazer retífica:?: Estou começando a ficar com medo:putz: :putz:

OBS: Estou andando com o jeep para depois fazer uma regulagem melhor das vávulas.....meu meca disse que tenho que andar um pouco com ele pra depois fazer ajustes......isto procede?

Alguem que tem retífica poderia me dar uma luz:?:

Abraço e obrigado antecipado por qualquer informação.....

Otávio Luiz
13/07/2006, 10:22
Salve!!!
Também tenho este problema, no meu caso só quando esquenta acende a mardita...:evil:
Pode ser a bomba de óleo sim.
Já discutimos bastante este assunto, veja em
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12557
Boa sorte!!!

klaus motta
13/07/2006, 10:47
Caro amigo: na minha opinião se fosse folga no mancais a luz de pressão de óleo acenderia com ele quente já que o óleo estaria mais fluido,no meu jeep acontecia isto.Minha opnião bomba de oleo , cebolinha ou defeito na lâmpada.
Primeiro coloque o manômetro e teste a pressão do óleo se estiver legal troque a cebolinha se não resolver é a lâmpada.
Espero ter ajudado.

Raphael Diniz
13/07/2006, 10:59
Pessoal,

Quanto deve ser a pressão do óleo no manômetro com o motor frio e com ele quente?

Abraço,

Treme Terra
13/07/2006, 19:23
- Troquei também a cebolinha do óleo, pois com a velha, não estava acendendo no painel.

.....Acontece que ao ligar o motor, a luz do óleo continua acesa e só quando....

Dependendo do tamanhao da folga no mancal a luz acende em qualquer temperatura...

Se fosse lampada ela não acenderia, lampada queimada não acende.

klaus motta
14/07/2006, 09:45
Caro amigo;
A pressão do óleo em baixa rotação(600rpm) é de 6 libras por polegada
em (2000 rpm) é de 20lbs por polegadas. a lampada acende em pressões abaixo de 5 lbs por polegadas.
Quanto a luz acender em qualquer temperatura dependendo da folga dos mancais concordo porem não apagaria depois com o motor quente.
Ou a luz acende em qualquer temperatura em baixa rotação?
Espero ter ajudado
Klaus

Raphael Diniz
28/07/2006, 09:20
E aí galera, tenho novas informações, porém o problema persiste.

Troquei a bomba de óleo por uma revisada.....a bomba velha estava quebrada (seu corpo tinha a haste cisalhada)....de certo deve ter acontecido quando eu fiz funcionar o motor depois de uns 3 anos parado...acho que ela estava travada e no ato do funcionamento do motor cisalhou a haste. Quando colocamos a bomba nova, verificamos seu funcionamento retirando a cebolinha e dando umas aceleradas.....jorrava bem forte pelo orifício, significando que a pressão estava boa! (Não cheguei a medir a pressão com um monômetro).

Colocquei uma bomba quase Zero e também troquei de novo a cebolinha. Depois percebemos que a luz continuava acesa. Abrimos o copo do filtro de óleo, tiramos o filtro fora e detectamos que havia um tipo de lodo no fundo do mesmo. Retiramos tudo, limpamos o copo do filtro, colocamos um filtro novo e ligamos o motor. Não é que a luz do óleo apagou com o motor frio e em marcha lenta, coisa que não acontecia....ela já ficava acesa desde o início?

Fiquei super feliz, pois tinha pensado ter resolvido o problema. Puro engano, depois de andar bastante com o veículo e o motor ter aquecido, a luz voltou a acender na lenta...quando se pisa um pouco no acelerador ela apaga.

Resumindo, fiz toda a limpeza do sistema de lubrificação (incluindo carter), troquei a bomba de óleo, cebolinha e filtro.....tá tudo novo.....o MECA verificou se tinha folga no mancal do virabrequim, não havia, tava bem justo, sem folga!

Levei o jeep em outro MECA, que trabalha só com jeep, e depois de ter explicado pra ele tudo que fiz, ele disse que pode ser as buchas do Comando de válvulas, pois é uma coisa que ninguém faz quando se retifica o motor. Ele também disse que neste caso quando há folga, o óleo avaba passando direto por alí, fazendo com que o sistema perca pressão na parte do comando de válvulas.......Mas ele disse também que se realmente for este o problema, dá pra ir levando assim, pois não é uma coisa que compromete muito e que também não compensa o trabalho de fazer o motor.....é melhor deixar como está e ir levando ele assim.......Disse ainda que tem uns dois clientes dele que estão com o mesmo problema e já estão rodando com o jeep a um tempão........

Agora eu pergunto aos entendidos em mecânica e retífica aqui do forum, eu poderei ficar com o motor assim? Quais serão as consequências?

Abraço a todos e agradeço antecipadamente qualquer informação.

Raphael Diniz
01/08/2006, 09:28
Ahe galera,

Alguém tem alguma sugestão do que possa ser? Os Matusas aí do Forum, por favor me dêem alguma luz, por favor!

Posso andar com ele assim?

Abraço,

evandro421197
05/12/2008, 13:21
olá, há muito tempo venho tentando postar meu problema neste fórum, finalmente agora estou conseguindo, todos os problemas aqui citados tem a ver com meu problema tb.

Vamos ao problema.
motor AP 2.0 gasol.

1 - Com uma fumacinha na descarga, pouca quase imperceptível. (mais gosto das coisas 100%). Mandei reparar geral, para corrigir este problem, veja o que aconteceu depois disso.

2 – Agora, quando o motor esquenta(à temperatura de dispara a ventuinha) a luz do óleo se acende.

3 - O mecânico abriu retificou, trocou bomba, óleo, pistãos, juntas, até velas, etc. tudo que era necessário para deixá-lo novo de novo.

4 - Agora, depois de tê-lo mexido no motor, ficou com este problema.

5 - Já verificou fiação, filtro, cebolinha do óleo, mais não tem jeito. (2ª vez que abre o motor e não acha nada) todas as medidas certas.

6 - Faz pouco tempo que fiz o motor ele é zerinho,

7 - Acontece que esquentou (temperatura de disparar ventuinha) a pressão cai e a luz do óleo acende, só apaga quando eleva para alta rotação (acelerando).

8 – O mecânico abriu novamente o motor que ele já havia feito, não encontrou nada de errado medidas todas certa e agora?

9 - Esse experiente forum fala na tal válvula de bypass, mais meu mec disse que nesse motor não tem, porque alguns motores não vem com essa válvula que fica junto do filtro de óleo.

10 – É verdade? Alguém tem uma luz? Vc tem uma luz?

11 – Meu mec. Disse que estão entupidos 2 dos 4, uns tals de jeet cooler, (esguinchos) que bombeia óleo para dentro do motor. São quatro parafusos com os jeet coller. Obs.: essas peças não se encontra em nenhum lugar no mercado. Pedir da fábrica e vai fazer séculos sem respostas. Mais talvez não seja isso né.

Muito agradecido antecipadamente, vcs são dez, é muito bom compartilhar com quem entende o que fala.

evandro421197
05/12/2008, 13:23
Eu não entendo muito Alessandro, mas o mecanico abriu a parte de baixo do motor e conferiu tudo pra ver as medidas dos mancais e do vira, e estava tudo ok, então ele fechou o motor e me disse que a única coisa que poderia ser era a tal da vávula, trocou a válvula e agora tá zero, digo isto porque tenho um manometro de pressão de óleo e está marcando um pouco acima do 1 na marcha lenta agora, antes ficava no zero e a luz acendia, portanto se alguém tiver um problema sem solução é bom experimentar a troca desta válvula... Sobre o aquecimento é o seguinte, imagino eu que quando o óleo esquenta ele afina e a pressão de óleo no sistema diminui, isto não quer dizer que a obstrução da válvula não será problema com o óleo mais fino, continuará atrapalhando da mesma forma e com o óleo afinando a pressão irá diminuir de qualquer forma... O óleo está correto sim, foi a primeira coisa que troquei quando detectei o problema, coloquei um óleo da shell para motores cansados (é um pouco mais grosso)... É isso.

Abraços.
meu problema é parecido e nao sei o que fazer o mec disse que meu motor nao tem essa válvula de bypass

Antonio Lago
16/06/2009, 23:43
Pessoal me ajudem por favor

CJ5 - 1959 - Motor original.

A luz do oleo acende quando o motor aquece, o que pode ser isso??

Já verifiquei e não está faltando oleo;
Já coloquei outra bomba de oleo;
Já troquei a cebolinha;
Já troquei o filtro de oleo;

E a luz continua acendendo quando motor aquece.

Estou pensando na possibilidade de estar perdendo pressão.

Veleu Pessoal

Mauricio Rotta
17/06/2009, 08:41
Ih amigão, acho melhor vc encostar seu Jeep em uma retífica antes q a coisa se complique mais ainda. MAs antes faça o seguinte, dê uma arrochada no Jeep pra que o motor realmente esquente e vá direto a uma retifica de sua confiança, lá eles instalarão um medidor mecanico no seu motor e aí sim vc vai constatar se o seu motor está realmente com ''pressão baixa'', não adianta ir la com motor frio pq com motor frio não vai acusar baixa pressão. Se realmente o seu motor estiver com esse problema é sinal de desgaste excessivo das partes internas e aí sim vc precisará fazer uma retífica, consulte os outros amigos do fórum pois com certeza existe gente muito mais gabaritada q eu perambulando por aqui, mas o meu conselho é este.
Valeu?

Rafaminc
17/06/2009, 09:32
Se vc acelera com o motor quente a luz apaga?
Tive um Santana 2.0 que após + - 100Km de estrada percorridos acendia a luz do óleo e começava uma bateção desgraçada de tuchos, troquei bomba, tuchos e mais um monte de porcaria mas não resolveu. Na cidade não acontecia nada, mas era pegar a estrada e marcar a quilometragem que dava bem certinho os 100km para o problema aparecer.
Levei na retífica e não aparentava ter nada, mas quando desmontaram a parte de baixo do motor, tinha 2 bronzinhas totalmente folgadas. Daí era só esquentar o óleo para perder a pressão e começar a bateção de uma hora para outra.
No meu BF a luz começou a acender na lenta com o motor quente, e isso ocorreu após a desmontagem do comando de válvulas e retífica do motor. Provavelmente ele devia ter uma borra que funcionava como um retentor nos mancais do comando. Hoje após quase 15 anos da reforma a luz parou de acender.
No seu caso é melhor dar uma olhada nas bronzinas e virabrequim. Outra coisa pode ser o óleo que está usando. Se trocou de marca, ou usou um mais barato que muda muito sua viscosidade conforme a temperatura...
Eu uso normalmente um da Petrobras para alta rodagem / motores cansados, deve ser 20W50 se não me engano.

Daher
17/06/2009, 10:10
Ei. eu tenho um CJ5 1958 motor 4 cc original (hurricaine)

Manando mandei retificar o motor a dois anos e quando liguei e depois do motor quente a luz de oleo acendia......

Depois de muito quebrar a cabeça e o MERCANICO não conseguir resolver, eu fui pesquisar e decobri o seguinte:

- Luz acende por folga nos casquilhos
- Folga no comando de valvulas (foi o meu caso, o cara retificou o bloco mas nao mexeu na sede do comando)
- Bomba com baixa pressão

Bom, em resumo: troquei a bomba de oleo duas veses e mesmo assim continuou, como eu nao ia abrir o motor de novo, fiz o seguinte: lendo o manual de mecanico do JEEP eu vi que se aumentasse a pressao da mola ou adicionasse arruelas na valvula que tem na bomba (fica do lado dela tem uma mola e uma esfera de aço) resolveria e de fato resolveu, isto aumenta a pressao da bomba, agora se vc fizer isto e nao resolver pode preparar para a retifica...

Rogério Barthy
17/06/2009, 12:29
Fiz a retifuica completa de meu BF-161 e mesmo assim após esquentar, a pressão do óleo abaixa e acende a luz de espia do velocímetro.
Tenho um manômetro para controlar a pressão do óleo e ele quando quente, desce à quase 0 ao contrário de quando está frio que chega á quase 6 na escala impressa no manômetro.
Como posso aumentar a pressão na bomba de óleo, sem que isso possa danificar outras partes do motor ?
como fazer isso passo à passo ?
Rogério

Antonio Lago
17/06/2009, 17:57
Bem to pensando qual possibilidade de acabar com o problema da forma mais barata srsrs!!

A e eu esquici de falar, que qd acelera a luz apaga como o Rafaminc falou, e que ele bateu biela no quinto cilindro acredito que falta de lubricação por baixa pressão.

A Leoni
17/06/2009, 23:15
Antonio,

Não quero te desanimar, mas não espere muito para ver o que está acontecendo, pois o prejú pode ser maior!
Aconteceu a mesma coisa comigo a alguns anos, logo que comprei meu Jeep, quando o motor esquentava a luz da pressão do óleo acendia em marcha lenta e depois começou a acender em rotações mais altas na estrada....
Troquei cebolinha, bomba de óleo, etc.... como voce fez e não resolveu. Tive que abrir o motor, e ele não tinha "folga", tinha "férias", principalmente no comando de válvulas. Resultado: retífica completa.
Hoje não sei se teria feito o serviço, pois são muitas as opções de motores, muitas vezes com um custo de adaptação bastante razoável, principalmente se voce comparar o preço da retífica, das peças e a dificuldade de conseguir alguns ítens de boa qualidade e, lembrando ainda, que voce vai precisar de um bom mecanico para fazer o serviço.

[]'s, e que não seja nada muito grave.

Elmer_Jeep
18/06/2009, 09:21
Faltou o colega informar a kilometragem e os intervalos em que faz a troca de oleo e filtro.

Se o motor for "original" ou já tem alguns anos que foi recondicionado pode ser sinal de cansaço mesmo por tempo de serviço ou pode ser borra de óleo obstruindo os dutos de lubrificação.

Se for motor recém retificado provavelmente pode ter faltado corrigir algum item ou alguma medida saiu errada na usinagem, ou não foi lavado corretamente antes de montar e tem limalha aí dentro.

A troca das Buchas de Comando desses motores OHV(Over Head Valve) e outros com comando localizado no bloco é indispensável pois influencia muito na pressão do sistema de lubrificação. O eixo comando também sofre desgaste e as vezes tem que ser substituído.

[]'s

Prieto 4x4
18/06/2009, 09:31
Se vc acelera com o motor quente a luz apaga?
Tive um Santana 2.0 que após + - 100Km de estrada percorridos acendia a luz do óleo e começava uma bateção desgraçada de tuchos, troquei bomba, tuchos e mais um monte de porcaria mas não resolveu. Na cidade não acontecia nada, mas era pegar a estrada e marcar a quilometragem que dava bem certinho os 100km para o problema aparecer.
Levei na retífica e não aparentava ter nada, mas quando desmontaram a parte de baixo do motor, tinha 2 bronzinhas totalmente folgadas. Daí era só esquentar o óleo para perder a pressão e começar a bateção de uma hora para outra.
No meu BF a luz começou a acender na lenta com o motor quente, e isso ocorreu após a desmontagem do comando de válvulas e retífica do motor. Provavelmente ele devia ter uma borra que funcionava como um retentor nos mancais do comando. Hoje após quase 15 anos da reforma a luz parou de acender.
No seu caso é melhor dar uma olhada nas bronzinas e virabrequim. Outra coisa pode ser o óleo que está usando. Se trocou de marca, ou usou um mais barato que muda muito sua viscosidade conforme a temperatura...
Eu uso normalmente um da Petrobras para alta rodagem / motores cansados, deve ser 20W50 se não me engano.

Caramba, demorou pra apagar esta luz, hein......:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

O meu também está com este problema. Como paleativo, estou colocando para cada 3 Litros de óleo, um litro de aditivo tipo Prolong. Ele "engrossa" o óleo do motor, diminui a "bateção", diminui a queima, e deve prolongar um pouco a vida do motor.

Quando pifar de vez, não pretendo retificar, devo partir para a substituição do BF.

abs

Cesar

Rafaminc
18/06/2009, 09:45
Eu me arrependo até hoje em não ter colocado um motor de Opala em vez de fazer a retífica do meu. Há mais ou menos 10 anos atrás eu gastei + - 800,00 entre peças e retífica no meu BF (a mão de obra foi de graça, pois fiz tudo em casa), enquanto eu tinha um motor 4 cil por 350,00 com documentação que era só adaptar no Jeep.
Se o seu motor já estiver fumando, eu pensaria em fazer o que colega Daher sugeriu (aumentar a pressão na linha de óleo liberando um pouco a válvula de alívio da bomba), ou então usar um óleo um pouco mais viscoso até esse motor ir pro pau. Depois encosta ele e vai atrás de um motor mais moderno, econômico, leve, com manutenção mais barata, etc...

Rafaminc
18/06/2009, 09:54
Caramba, demorou pra apagar esta luz, hein......:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

O meu também está com este problema. Como paleativo, estou colocando para cada 3 Litros de óleo, um litro de aditivo tipo Prolong. Ele "engrossa" o óleo do motor, diminui a "bateção", diminui a queima, e deve prolongar um pouco a vida do motor.

Quando pifar de vez, não pretendo retificar, devo partir para a substituição do BF.

abs

Cesar

Hehe, errei um pouco, foi em 99 ou 98 que fiz esse motor. :parede:

Daher
18/06/2009, 09:58
Bom, este caso está parecido mesmo com o meu.....

Deve ser como o Elmer falou, com certeza isto deve ser folga no comando, (meu caso), e olha fiz muita persquisa na epoca aqui no forum e tambem com os especialistas aqui......
Para aumentar a pressao na bomba é só olhar no lado dela, tem uma porca que dá acesso a valvula reguladora de pressao da bomba, no manual do mecanico já falava se vc acrescenstar arruelas nela vc aumenta a pressao (detalhe,as arruelas são pequenas e vao dentro da porca (um tipo de bujão) vc tambem pode colocar uma mola mais forte o que tambem aumenta a pressao do oleo, (eu fiz os dois)....

Vou ver se acho o arquivo com a foto da bomba...

PS. uma vez este forum me salvou de trocar uma t-case a toa, tomara que possa pagar a ajuda agora, eheheheh

Daher

RBM
18/06/2009, 11:04
Putz... tem tanta coisa que pode ser, o meu tbm estava assim, na lenta com o motor quente a luz ficava piscando, troquei brinzinas de biela e mancal, não mudou nada, no meu caso era o conjunto todo com folgas pelo tempo de uso....
Quanto a retificar o motor, vai de gosto, eu retifiquei o meu, saiu $$$$$ pra caramba, mas adorei o motor, nunca tinha andado com um Bf tão forte... peças achei todas na mesma loja em SP

A Leoni
18/06/2009, 13:08
Daher,

No caso do colega Antonio Lago, como a luz da pressão do óleo está acendendo em marcha lenta, não adianta elevar a pressão de regulagem da bomba de óleo, pois esta regulagem apenas limita a pressão máxima, e no caso está "faltando" óleo devido aos vazamentos internos (folgas) do motor. Nessas condições a válvula de alívio da bomba permanece fechada. O que se poderia fazer é usar um óleo de maior viscosidade ou um aditivo tipo B12, mas infelizmente pode fazer pouca diferença se o motor estiver muito ruim.
O motor do meu Jeep tinha esse problema e fumava pouco e, quando abri, estava com muito desgaste, principalmente nas bronzinas do comando (o comando estava ainda dentro das medidas e pode ser reaproveitado) e tinha 2 anéis quebrados, em vários pedaços, e mesmo assim consumia pouco óleo!!! Esses motores aguentam muito, mas chega uma hora que não tem mais o que fazer, a não ser uma retífica completa.

Daher
18/06/2009, 18:11
Ei Leoni, boa noite

É, vc provavelmente tem razão, mas no meu caso até que resolveu, se o motor dele estiver com muita folga não tem jeito......

No caso dele pelo que entendi foi apos a retifica, ai o caso fica parecido com o meu....

De qualquer forma não custa tentar, ele só nao deve ir para trilha ou fazer uma viagem antes de resolver o problema.....

É muito provavel que ele vai ter que abrir o motor de novo, mas quem sabe.........

Segue o arquivo da bomba com o local em que coloquei as arruelas e coloquei outra mola com mais pressão.

Daher

matrakaum
18/06/2009, 20:37
Boa Noite pessoal..
Acompanhei o tópico e, pasmem, o mesmo acontece com o meu Jeep.
Como eu ja estou pensando seriamente em trocar o motor, ganhei um cx. de câmbio da C10 já c/ a alavanca no chão e me aconselharam não colocar no BF.
Vou usar ateh onde ele aguentar...
Daher manda este arq. de novo pois não tah aí na mensagem...

Um abraço,

Daher
20/06/2009, 11:04
Não consigo anexar o arquivo de jeito nenhum....

A foto está na pag 30 do manual de mecanico do jeep, alguem por favor socorra um velho animal que nao sabe mexer em computador, eheheheh

William_NATAL
23/06/2009, 09:20
Pessoal,

Tive um problema parecido a uns 10 dias, a luz do oleo acendia, rapidinho tirei o motor fora e o prolblema estava no distribuidor, a parte final dele (eixo) estava muito gasta e assim ele escapava do encaixe da bomba de oleo, conclusão sem lubrificar direito danificou o bronze de biela, e olha que eu quase não rodei desta maneira, levei para um torneiro que deu um jeito no eixo, ficou "zero". (Verifiquem o eixo do distribuidor)
este problema é grave, e não pode ser empurrado com a barriga, caso contrario pode perder totalmente o motor por falta de lubrificação.

fendrich
14/09/2009, 09:54
Pessoal,

Comprei meu primeiro Jeep, e embora não conheça muito de mecânica, tenho vontade de aprender, espero contar com a ajuda de vocês.

Sábado, quando saí com a viatura da loja, estava tudo ok, mas depois que o motor esquentou, sempre que eu paro no sinal, ou deixo no "ponto morto"/marcha lenta, a luz do óleo acende.

Li que pode ser "perigoso" para o motor, mas vocês falam do motor BF, o que não é o meu caso.

Tenho que me preocupar também? Posso aumentar a pressão da bomba sem precisar do mecânico?

Obrigado

Rafaminc
14/09/2009, 10:40
Qual seu motor?
Se vc comprou em uma garagem, volta lá e pede garantia.
Vc pode ter que gastar de R$ 50 a 500 dependendo de onde for o problema.
Pode ser bomba sem pressão, mancais do virabrequim com folga, mancais do comando...
Agora, se vc não tem garantia, começa tentando trocar o óleo por um que aceite mais variação de temperatura, sem perder suas propriedades.

fendrich
14/09/2009, 11:09
Meu motor é um Opala 4 cilindros à gasolina.

SHERE KHAN
14/09/2009, 12:12
Melhor levar a uma retífica logo, para você conhecer o motivo e solicitar garantia junto a revenda, como foi citado.

Curupira
29/09/2009, 09:08
Olá pessoal me desculpe reviver um topico falecido,mas meu CJ com motor BF está com um probleminha,ele estaá acendendo a luz de oleo qdo está em primeira ou segunda puxando e depois ele apaga ou acende em subida,ontem troquei a cebolinha e não resolveu,em 4a marcha as vezes ele pisca e apaga,alguem tem alguma luz bem no final do tunel que possa me ajudar,benzimento um padre já fez ontem na saida do passeio....:parede::parede::parede:

Rafaminc
29/09/2009, 13:04
olá, há muito tempo venho tentando postar meu problema neste fórum, finalmente agora estou conseguindo, todos os problemas aqui citados tem a ver com meu problema tb.

Vamos ao problema.
motor AP 2.0 gasol.

1 - Com uma fumacinha na descarga, pouca quase imperceptível. (mais gosto das coisas 100%). Mandei reparar geral, para corrigir este problem, veja o que aconteceu depois disso.

2 – Agora, quando o motor esquenta(à temperatura de dispara a ventuinha) a luz do óleo se acende.

3 - O mecânico abriu retificou, trocou bomba, óleo, pistãos, juntas, até velas, etc. tudo que era necessário para deixá-lo novo de novo.

4 - Agora, depois de tê-lo mexido no motor, ficou com este problema.

5 - Já verificou fiação, filtro, cebolinha do óleo, mais não tem jeito. (2ª vez que abre o motor e não acha nada) todas as medidas certas.

6 - Faz pouco tempo que fiz o motor ele é zerinho,

7 - Acontece que esquentou (temperatura de disparar ventuinha) a pressão cai e a luz do óleo acende, só apaga quando eleva para alta rotação (acelerando).

8 – O mecânico abriu novamente o motor que ele já havia feito, não encontrou nada de errado medidas todas certa e agora?

9 - Esse experiente forum fala na tal válvula de bypass, mais meu mec disse que nesse motor não tem, porque alguns motores não vem com essa válvula que fica junto do filtro de óleo.

10 – É verdade? Alguém tem uma luz? Vc tem uma luz?

11 – Meu mec. Disse que estão entupidos 2 dos 4, uns tals de jeet cooler, (esguinchos) que bombeia óleo para dentro do motor. São quatro parafusos com os jeet coller. Obs.: essas peças não se encontra em nenhum lugar no mercado. Pedir da fábrica e vai fazer séculos sem respostas. Mais talvez não seja isso né.

Muito agradecido antecipadamente, vcs são dez, é muito bom compartilhar com quem entende o que fala.

Vc retificou virabrequim e trocou as bronzinas também?
Tive um santana que após 100km rodados na estrada acendia a luz do óleo e começava a bater tucho. Desligava, andava mais uns km e começava denovo.
Troquei de tudo no motor, até que levei na retificadora e quando abriram o motor, acharam 2 bronzinas acabadas, ocasionando a perda de pressão quando o óleo esquentava muito.
Um detalhe que tem que cuidar no AP é aquele filtro que sai da tampa do cabeçote e entra no bloco. Se estiver sem ele, com o tempo os vapores do óleo formam uma crosta e podem acabar entupindo as galerias.