PDA

Ver Versão Completa : Barra estabilizadora?



TcheRenato
23/10/2005, 20:03
Salve galera do forum!!!!
Adquiri recentemente um Engesa 1986 4x2 :cry: Acho que é fase I. Correto?
Acho que paguei barato pelo que pesquisei: 8K Mas comprei no escuro: o negócio foi feito às pressas porque o cidadão que estava vendendo estava indo embora para o Pará. Não tive tempo de examinar o carro em detalhes.
Pude apurar que este Engesa foi do Ministério da Saúde.
A lataria até que está bem conservada, nenhum podre aparente. Mas é visível um reparo feito nas 2 laterais (sem massa) bem no meio da estrutura.
Diferencial traseiro parece um Dana 30 pelo formato. Ainda não desmontei para saber o estado dos dentes. Cruzeta tive que trocar: estava para quebrar.
Motor parece original. 6cil em linha gasolina. Não queima óleo, não bate nada, sem vazamentos. O ronco é lindo... :concordo:
Elétrica está uma B0$** Mas isso arrumo ou refaço com calma.
Minha prioridade é quanto ao diferencial dianteiro: o carro joga muito para os lados quando passa em buracos e além disso não é tracionado. Os discos de freio são diferentes dos 2 lados e parece que aquela barra cum um "U" no meio que liga os 2 lados do chassis está invertida. :putz: Além disso está faltando a barra estabilizadora??? Poderiam dar uma olhada nas fotos e me dizer se é isso mesmo? Se for qual poderia ser colocada ali?
Estou pensando se troco logo o diferencial por um Dana 44 ou por um de Toyota. Mas enquanto não faço isso queria deixar o Engesão rodando para dar uma curtida... em 4x2 mesmo :lol:
A caixa de marchas parece uma clark 5 marchas + ré e não tem saída para ligação ao diferencial dianteiro. Para trocar o diferencial dianteiro teria que ver isso também. E se o traseiro for mesmo um Dana 30 o melhor seria trocar os dois por Dana 44, correto?

Eduardo Velo
23/10/2005, 20:25
REnato , não acho que o eixo tras. seja Dana 30 , deve ser Dana 44 ...
Está feito uma gambi violenta nesse eixo diant. , foi colocado um tubo no lugar do diferencial , essa parte de munhão que foi colocado deve ser de alguma picape .
A Panhard está certa , é colocada com a meia lua pra fora , pra não pegar na bola do diferencial ( se tivesse ) , essa barra tem buchas que se estiverem com folga acontece isso que vc colocou de fugir da mão qdo pega buraco .
Se está com discos diferentes é melhor trocar , isso ajuda a desviar qdo freia .
Aproveite que vc pagou barato e arruma ele , coloca eixos de band ou rural com reduzida de band , capota de fibra , direção hidraulica ...

[]s ...

Luca
23/10/2005, 20:33
Renato,
Antes de mais nada, seja bem vindo ao Fórum. Mais um engeseiro na área. Participe e troque idéias com todos. Parabéns pela sua aquisição. Acho que você fez um negócio da china. Por aqui, não tem "boiada" destas, não. Ainda por cima um Engesa rodando, com motor 6 cilindros e câmbio de 5 marchas.
Quanto à suspensão, não consegui ver direito as fotos. No meu micro as fotos aparecem de forma muito escura. Pelo que observei, e pelo que você descreveu, é problema de barra Panhard. Elas ligam lateralmente o chassis ao eixo, impedindo deslocamentos laterais destes. O carro deve tá "inguiável".
Leia mais sobre este assunto, nos tópicos abaixo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=203&highlight=panhard
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5427&highlight=panhard
Se você ainda num tem a mão de graxeiro, leve o jipe a uma boa oficina, e peça prum meca dar uma olhada. Se a barra somente estiver solta, é simples. Se tiver faltando a barra, até dá prá fazer uma por conta própria. Ou adquira uma em loja especializada.
E por favor, coloque umas fotos do seu brinquedo, prá gente ver.

[]´s <--- este sinal significa abraços

TcheRenato
23/10/2005, 21:29
Então esta é famosa Panhard... É, ela realmente liga o chassis ao suporte de mola direito no eixo. De fato a panhard é levemente inclinada para frente, mas minha dúvida é que ela está formando um "U" e olhando algumas fotos tenho a impressão de que deveria formar um "U" invertido (meia lua para cima) . Se eu invertesse a panhard, deixando um "U" de cabeça para baixo ela ainda assim ficaria levemente inclinada para frente.
O Eduardo tem razão: A gambiarra na frente está intragável!!!
Amanhã vou jogar o bruto em cima dos cavaletes e dar uma olhada em possíveis (e bem prováveis) folgas no embuchamento de toda a parte da frente. Em uma olhada preliminar agora, já pude perceber que as buchas da panhard estão bem secas e rachadas.
Mas minha dúvida ainda continua: a panhard não deveria formar uma mei-lua para cima, levemente inclinada para a frente?
Luca: as fotos relamente ficaram escuras, mas prometo que logo posto umas fotos melhores do brinquedão por aqui!
Valeu as dicas!

Eduardo Velo
23/10/2005, 22:02
A panhard está invertida mesmo , é só tirar ela e deixar o lado mais curto perto da roda , mas a meia lua fica pra frete , assim a meia lua vai ficar pra frente e pra cima e não pra baixo como está agora ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=18824

da pra ver uma parte da panhard nessa foto .

SE possível , tira foto dessa parte diant. dos discos sem as rodas , fiquei curioso com essa gambi ...

[]s ...

Vítor Martins
23/10/2005, 22:29
Amigo, seja bem vido ao clube dos admiradores de veículos maravilhosos !!!
Parabéns pela aquisição. :palmas: Tenha perseverança e paciência. Tb comprei um Engesa, só que é o Fase II, à diesel, e foi adquirido em um leilão do EB. A situação do meu é bem diferente da sua, ou seja, o carro está todo desmontado, veio sem motor, caixa, e vários detalhes, como bancos, parte elétrica, etc, etc, etc... Entretanto, como é o 14º Jeep/veículo 4x4, que espero ser o último, estou envidando esforços para restaurá-lo, deixando-o 100% original, ou seja, totalmente militar, uma vez que o carro possui todos os detalhes militares. Já comprei o motor, MWM Sprint, 2.8, caixa, transmissão, revisei o diferencial dianteiro, e estou montando o traseiro. Brevemente, estarei começando a montá-lo. Estou só esperando o envio do código de uma cor militar estrangeira. Fico feliz em ver pessoas com propósitos de resgatar valores. Novamente, Parabéns, e muita felicidade com o bravo.
Vítor Martins

Vítor Martins
23/10/2005, 22:30
Em tempo, procure adquirir o manual do mecânico do Engesa, ajuda muito. Um abraço, Vítor Martins :lol:

Eduardo Velo
23/10/2005, 22:57
Fala Vitor e Renato , fiz a reforma do meu ano passado , o mais difícil foi a parte elétrica , fiz com um amigo , mudamos muita coisa , só ficou a parte do painel sem mexer pq a fiação estava boa , quase 100 m de fio daquele que suporta alta temp. para substituir a fiação ressecada , pra refazer a fiação modificamos o sistema de negativo na massa , puxamos de um pto só , tinha muito problema com isso , tb colocamos 1 cx de fusíveis a mais ficando com 19 fusíveis e com 8 relés , tinha queima de fusíveis constante , isso tb acabou ... toda fiação externa está protegida por conduítes , emendas com termo retrátil ... comeu muito tempo , mas ficou bom , ja entrei em alagados , peguei muita chuva e não tenho mais problemas de isolação ...

[]s ...