Conectar

Ver Versão Completa : Cor do óleo do motor, Pajero TR4 2.0 16v

leandro.vilela
02/08/2013, 18:42
Informações antes da pergunta
Pajero TR4 / (2004/2004) / Gasolina / 110 mil Km, Cambio manual. / 2.0, 16v
Seguinte, queria saber porque o óleo do motor ainda novo fica preto !
e tá baixando 1 L a cada 1200 Km rodados.
usando o óleo recomendado no manual ou outro da na mesma.
não tem vazamento, o carro não fuma. ( ou fuma pouco e não dá pra ver)
Não baixa água... nem muda de cor !
o carro anda normal, é forte.. consumo bom... pega bem.... não tem nenhum sintoma de que existe um defeito.
isso já está assim a 2 anos... desde quando comprei.. nunca foi diferente, nem melhor nem pior...

tenho outro carro a gasolina e o óleo não empreteja assim tão fácil.(só quando está velho mesmo)

o que pode ser? retentores de válvulas, junta cabeçote, aneis... pistão.... parede da camisa no bloco, outra coisa...

abraços !!!

saulo_borges
04/08/2013, 09:11
Leandro,
Qual a especificação do óleo que está usando? No manual tem uma tabela de opções e vejo as pessoas se confundirem. Mas isto seria para o fato de baixar não sujar.

FernandoB
04/08/2013, 16:05
Boa tarde Leandro, tenho uma TR4 2005 AT que tb acontece o mesmo que a sua e até hj não conseguir descobrir nada, se conseguir algo, me avise por favor.Obrigado

FabioTr4
05/08/2013, 00:11
Informações antes da pergunta
Pajero TR4 / (2004/2004) / Gasolina / 110 mil Km, Cambio manual. / 2.0, 16v
Seguinte, queria saber porque o óleo do motor ainda novo fica preto !
e tá baixando 1 L a cada 1200 Km rodados.
usando o óleo recomendado no manual ou outro da na mesma.
não tem vazamento, o carro não fuma. ( ou fuma pouco e não dá pra ver)
Não baixa água... nem muda de cor !
o carro anda normal, é forte.. consumo bom... pega bem.... não tem nenhum sintoma de que existe um defeito.
isso já está assim a 2 anos... desde quando comprei.. nunca foi diferente, nem melhor nem pior...

tenho outro carro a gasolina e o óleo não empreteja assim tão fácil.(só quando está velho mesmo)

o que pode ser? retentores de válvulas, junta cabeçote, aneis... pistão.... parede da camisa no bloco, outra coisa...

abraços !!!
Olá,
Não sou mecânico. Mas o óleo escurece por contaminação. Creio que no caso pela idade do motor (igual ao meu com o mesmo sintoma) pode ser "fuligem" de queima q passa pelos anéis. Se não fumaça, não vaza pela junta para a água, não perde força, respire aliviado e com a manutenção em dia continue andando sem problemas por bons "mils quilômetros" a mais. Há muita gente com motor acima desta km sem problemas.
abrçs

leandro.vilela
05/08/2013, 19:26
Castrol 10W40... já tentei vários outros de outras marcas e texturas ... e acontece o mesmo ...

Mas se ele parar de baixar .. já é um grande avanço.........
por baixo do capô, tem uma tabela de lubrificação que especifica qual usar e aonde usar .... lá diz castrol Magnect.

Leandro,
Qual a especificação do óleo que está usando? No manual tem uma tabela de opções e vejo as pessoas se confundirem. Mas isto seria para o fato de baixar não sujar.

saulo_borges
05/08/2013, 21:44
Leandro,
No meu entendimento o óleo mais adequado para o seu carro é o 20W50, afinal você roda em regiões mais quentes. Poderá melhorar um pouco o "consumo" de óleo que é natural baixar um pouco mesmo.
Sobre a sujeira do óleo o Fábio falou e disse, mas só te lembro para não comparar motor a gasolina com motor a álcool, mesmo sendo flex. Alcool suja bem menos.

leandro.vilela
06/08/2013, 09:54
ok, valeu... vou tentar rodar um tempo com o 20w50 para ver se o consumo do óleo diminui.... mas depois vou tentar um óleo indicado no manual para uso extremo... que é da castrol..

abraço....

Leandro,
No meu entendimento o óleo mais adequado para o seu carro é o 20W50, afinal você roda em regiões mais quentes. Poderá melhorar um pouco o "consumo" de óleo que é natural baixar um pouco mesmo.
Sobre a sujeira do óleo o Fábio falou e disse, mas só te lembro para não comparar motor a gasolina com motor a álcool, mesmo sendo flex. Alcool suja bem menos.

xrjunior
16/01/2014, 00:52
ok, valeu... vou tentar rodar um tempo com o 20w50 para ver se o consumo do óleo diminui.... mas depois vou tentar um óleo indicado no manual para uso extremo... que é da castrol..

abraço....

Olá sou novo aqui mas, sou engenheiro e tenho um pouco de experiencia com motores, o que posso te dizer eh, não se espante isso e normal pois ja tive varios carros com motorização 2.0 e digo que baixa um pouco mesmo, isso se deve em parte pelo desgaste natural do óleo pois temos que lembrar que a função principal do óleo em qualquer motor e diminuir as superficies de atrito e e claro isso, por minimo que seja há contato e desgaste natural das peças envolvidas e é claro partes que são dissociadas no próprio óleo, pode consultar um mecânico com experiência prática e teórica(que tenha os dois pois e aconselhavel )pois todos irão responder a mesma coisa ou bem próximo.O importante é as manutenções periódicas(das peças: corretivas,preventivas e óleo e consumiveis, pressão dentro do motor nas partes onde o óleo circula)obedecendo os prazos e condições de funcionamento, espero que essas informações possam ajudá-lo, e quem puder complementar!

SPWIER
30/01/2014, 16:47
A minha TR 2005 também acontece isto sempre usei o Magnatec e a viatura passa no controlar(SP) sempre com índices muito baixos, acredito que deva consumir mais óleo nos trechos urbanos pois realizei uma viagem de SP capital a Foz do Iguaçu PR (+/- 2000km ida/volta) nem assustou a vareta do óleo.