Ver Versão Completa : Primeira viajem com um GV 2012 4x4 Automático
Bpicanco
02/08/2013, 12:27
Companheiros do 4x4 Brasil,
graças a vocês comprei um GV 2012 4x4 automático.
Saí logo viajando com a família.
Primeiro fui para a divisa do Rio com Minas. Lá fui a cachoeiras que apenas um 4x4 podria ir, também fiz a trilha do Guaraná Quente (perto de Barra Mansa).
O carro me impressionou, pois mesmo com pneus para asfalto ele fez parecer um passeio pelo parque. Incrível a facilidade com a qual ele sobe terrenos difícies.
Depois fui até Gramado. 4000km de asfalto com conforto, segurança e confiabilidade.
Os problemas normais das nossas estradas e os grandes quebra molas foram fichinha para o carro. Isso fez com que a confiança de uma viajem se problemas aumentasse ainda mais.
Conforme os foruns que eu li, o carro poderia ter um motor mais forte, mas como não tem, recomendo que tenham um carro automático, pois o câmbio compensa essa falta de potência durantes as retomadas, subidas e ultrapassagem. A consequência disso é que o consumo aumenta.
Consumo realmente não é o ponto forte, mas andando entre 80 e100km/h ele faz mais do que 10km/l, mas se quiser acelerar ou tiver muita subida se prepare para menos do que 9km/l.
Também me impressionou a estabilidade do carro, mesmo em alta velocidade.
Bpicanco
02/08/2013, 12:36
Meus caros, no finalndo ano pretendo trocar os pneus originais, mais não sei qual devo comprar.
Minha esposa leva nossa filha para a escola todo o dia e eu pretendo fazer alguns passeios/trilhas com ele, além de ir ao Pantanal mais para a frente.
Me aconselharam a colocar o BFGoodrich Allterrain, o que vocês acham?
Vou sofrer muita na cidade? e na estrada, perco muita estabilidade?
Me disseram que ele é ótimo na chuva e no barro.
Se puderem me ajudar, eu agradeço.
Abraços,
Bruno Picanço
romeroborges
02/08/2013, 21:38
Meus caros, no finalndo ano pretendo trocar os pneus originais, mais não sei qual devo comprar.
Minha esposa leva nossa filha para a escola todo o dia e eu pretendo fazer alguns passeios/trilhas com ele, além de ir ao Pantanal mais para a frente.
Abraços,
Bruno Picanço
caro bruno
tenho um GVIII 2010 automatico, não sei se existe pneu BF allterrain para aro 17 - o aro original do GV - o pessoal do forum tem colocado rodas aro 16 para usar estes pneus, eu troquei os originais bridgestone - que são horriveis tanto no asfalto quanto na terra - pelos yokohama g12, aro 17, já tinha feito isto na minha tracker antes de levantar a suspensão e colocar pneus BF, são pneus muito bons e voce nao vai perder nada em estabilidade, são muito bons na chuva e tambem na terra, mas deixam a desejar na lama (aí só pneus mud para dar conta do recado). acho que é a melhor opção se voce não quiser mexer na suspensao ou no diametro original da roda.
abraços
romero
romeroborges
02/08/2013, 21:57
Abraços,
Bruno Picanço
bruno
complementando: veja o topico novo grand vitara 2009, lá voce vai encontrar muitas informações.
romero
Bpicanco
03/08/2013, 01:27
Caro Romero,
muito obrigado.
Não pretendo mexer na suspensão do carro, mas gostaria de um pneu que não me deixe na mão quando tiver que passar por um atoleiro.
Vou verificar a possibilidade de colocar os pneus BF (depois eu passo a informação), caso não seja possível, levarei em consideração a sua dica.
Os penus mud perdem muita estabilidade na estrada?
O tópico que você indicou (novo grand vitara 2009) foi o meu grande guia para tirar dúvidas antes de comprar o carro, mas ele está muito grande e não sei se tem como fazer alguma busca entre os posts do tópico, saberia me dizer?
mais uma vez, obrigado pelas dicas.
Abraços,
Bruno
TONHO SUZUKI
03/08/2013, 07:23
Caro Romero,
muito obrigado.
Não pretendo mexer na suspensão do carro, mas gostaria de um pneu que não me deixe na mão quando tiver que passar por um atoleiro.
Vou verificar a possibilidade de colocar os pneus BF (depois eu passo a informação), caso não seja possível, levarei em consideração a sua dica.
Os penus mud perdem muita estabilidade na estrada?
O tópico que você indicou (novo grand vitara 2009) foi o meu grande guia para tirar dúvidas antes de comprar o carro, mas ele está muito grande e não sei se tem como fazer alguma busca entre os posts do tópico, saberia me dizer?
mais uma vez, obrigado pelas dicas.
Abraços,
Bruno
Eu troquei os pneus originais pelos Kumho Road Venture KL61, com medidas maiores, 235/65/17.
Link dos pneus: Pneus Fácil - Kumho Road Venture SAT KL61 LT235/65R17 108S (http://www.pneusfacil.com.br/pneu_perfil.php?tire_id=3415&sid=1571)
Afirmo para você que o carro ficou com maior estabilidade na estrada e melhorou muito, muito mesmo no fora de estrada (faço trilhas leves, passeios leves). Os pneus originais são muito ruins no fora de estrada e duram muito pouco.
Bpicanco
03/08/2013, 12:08
Eu troquei os pneus originais pelos Kumho Road Venture KL61, com medidas maiores, 235/65/17.
Link dos pneus: Pneus Fácil - Kumho Road Venture SAT KL61 LT235/65R17 108S (http://www.pneusfacil.com.br/pneu_perfil.php?tire_id=3415&sid=1571)
Afirmo para você que o carro ficou com maior estabilidade na estrada e melhorou muito, muito mesmo no fora de estrada (faço trilhas leves, passeios leves). Os pneus originais são muito ruins no fora de estrada e duram muito pouco.
Meu caro Tonho Suzuki,
obrigado pela dica.
Vou aproveitar as informações de vocês e tentar fazer um resumo das características.
Também vou dar uma pesquisada.
Depois eu coloco nesse tópico.
Abraços,
Bruno
TONHO SUZUKI
03/08/2013, 12:16
Meu caro Tonho Suzuki,
obrigado pela dica.
Vou aproveitar as informações de vocês e tentar fazer um resumo das características.
Também vou dar uma pesquisada.
Depois eu coloco nesse tópico.
Abraços,
Bruno
O bom é que em qualquer pneu que você use será melhor que os originais, os Duellers são péssimos.
Bpicanco
03/08/2013, 12:54
O bom é que em qualquer pneu que você use será melhor que os originais, os Duellers são péssimos.
Meu caro Tonho,
esse é o meu primeiro 4x4, antes eu ia para as cachoeiras com carros "normais", então tudo está muito mais fácil. Fico animado em saber que quando eu trocar meus pneus vai ficar muito melhor.
Uma pergunta, gostaria de participar do Suzuki Adventure aqui no Rio em setembro. Tem como participar com esses pneus originais? Sabe se o evento é legal?
Abraços,
Bruno
TONHO SUZUKI
03/08/2013, 13:27
Meu caro Tonho,
esse é o meu primeiro 4x4, antes eu ia para as cachoeiras com carros "normais", então tudo está muito mais fácil. Fico animado em saber que quando eu trocar meus pneus vai ficar muito melhor.
Uma pergunta, gostaria de participar do Suzuki Adventure aqui no Rio em setembro. Tem como participar com esses pneus originais? Sabe se o evento é legal?
Abraços,
Bruno
No Suzuki Adventura pode participar na boa com os pneus originais, sem problema algum. Você vai bem no fora de estrada com os pneus originais, o sistema 4x4 faz o serviço. Só que como você mesmo disse, com outros pneus a melhora é significativa, você já sabe, mas quando trocar vai se surpreender positivamente.
Embora ainda demore um tanto (ainda não tenho 10.000km rodados) para eu trocar essa "inexplicável" escolha da Suzuki pelos pneus. Essa discussão sobre os pneus é importante e fiquei com algumas dúvidas. Estava pesquisando preços no site PneuFácil (dica do TonhoSuzuki) e vi que eles tem uma avaliação dos pneus. Você acham essas avaliações confiáveis? Por exemplo um Marshal tem uma avaliação melhor que o Yokohama e se a gente comparar o Treadwear achei os resultados surpreendentes.
TONHO SUZUKI
06/08/2013, 11:04
Embora ainda demore um tanto (ainda não tenho 10.000km rodados) para eu trocar essa "inexplicável" escolha da Suzuki pelos pneus. Essa discussão sobre os pneus é importante e fiquei com algumas dúvidas. Estava pesquisando preços no site PneuFácil (dica do TonhoSuzuki) e vi que eles tem uma avaliação dos pneus. Você acham essas avaliações confiáveis? Por exemplo um Marshal tem uma avaliação melhor que o Yokohama e se a gente comparar o Treadwear achei os resultados surpreendentes.
Marshal é marca da Kumho, são ótimos pneus. O melhor de tudo é a durabilidade (treadwear), uma das melhores que já vi.
Bpicanco
06/08/2013, 11:11
Meu caro LzF,
Estou no início da minha pesquisa para trocar os pneus no final do ano.
Uma das minhas maiores dificuldades é saber quais pneus posso utilizar sem fazer modificações no carro.
A escolha da Suzuki é inexplicável para os pneus e para o aro 17". Na minha pesquisa inicial, verifiquei que esse diâmetro limita muito as opções de pneus.
Estou querendo um pneus que me atenda no uso diário e não me faça passar raiva quando encontrar um atoleiro. Em princípio, a melhor opção é o BF All Terrain, mas estou com dificuldades de encontrar algum que caiba no carro sem ter que fazer modificações nele.
Alguém pode me ajudar?
Abraços,
Bruno
Bruno,
Agora tem uma versão do Grand Vitara que vem com aro 18. As opções são ainda piores. Eu também não tenho vontade de mudar nada e se fosse comprar hoje acho que ficaria com os que o Romero sugeriu:
Pneus Fácil - Yokohama Geolandar A/T-S G012 225/65R17 102H (http://www.pneusfacil.com.br/pneu_perfil.php?tire_id=550&marca=Yokohama&modelo=Geolandar%20A/T-S%20G012&medida=225/65R17&sid=548)
abs.
Bpicanco
06/08/2013, 11:52
LzF e Romero,
obrigado.
Se eu encontrar alguma alternativa melhor eu informo.
Por enquanto a dica do Romero é realmente a melhor.
Abraços
TONHO SUZUKI
06/08/2013, 12:44
Independente da marca que escolherem, aconselho trocar também a medida original, o 235/65/17 fica melhor no carro e não precisa mudar nada. Tem o Yokohama nesta medida.
Bpicanco
06/08/2013, 14:18
Independente da marca que escolherem, aconselho trocar também a medida original, o 235/65/17 fica melhor no carro e não precisa mudar nada. Tem o Yokohama nesta medida.
LzF,
Com a informação do Tonho Suzuki de que podemos colocar um pneu 235 ao invés de um 225 sem que precisemos alterar o carro, acredito que seja melhor procurarmos 235/65.
Agora temos duas boas opções:
- Kumho Road Venture KL61 235/65/17
- Yokohama Geolandar A/T-S G-12 235/65R17 102H
Alguém saberias as características de cada um deles?
Qual é o melhor para lama?
Como são em estrada de asfalto? (afinal de contas, temos que chegar até os lugares das trilhas)
e na chuva?
Mais uma vez, obrigado a todos.
Abs,
Bruno
Tonho Suzuki,
Porque vc acha que fica melhor?
Abs
TONHO SUZUKI
06/08/2013, 16:53
Tonho Suzuki,
Porque vc acha que fica melhor?
Abs
Eu fiz a troca e achei o carro melhor no asfalto, com mais estabilidade (que já é boa com os pneus originais). Na terra está mais firme. A mesma impressão que tive todos meus conhecidos que fizeram esta troca (dimensão do pneu) também tem.
Interessante, vou considerar a ideia seriamente qdo for trocar os pneus. Obrigado pela dica.
Bpicanco
06/08/2013, 23:29
Interessante, vou considerar a ideia seriamente qdo for trocar os pneus. Obrigado pela dica.
Meus caros companheiros,
entrei no tópico "novo grand vitara - preparação para trilhas" e lá também tem várias informações interessantes.
Com relação aos pneus, desconsiderando as modificações na suspensão, eles falam de outra marca boa, a Toyo.
Um deles disse que um amigo colocou pneus Yokohama Geolandar AT 245/65 R17 em um GV III sem modificações e que mesmo assim o pneu não raspa. Será mesmo?
Bem, temos uma série de opções. Caso soubéssemos mais sobre as características de cada um, seria melhor para escolhermos corretamente o futuro pneu.
Abraços,
Bruno
Bpicanco
18/08/2013, 19:40
Meus caros companheiros,
pensei bastante a respeito dos pneus que adotarei.
como o meu carro é usado no dia a dia da cidade, minhas viagens são por estradas pavimentadas e é o único carro da casa, decidi que comprarei um conjunto de correntes para quando eu encontrar um obstáculo onde os pneus originais não suportem.
Alguém tem experiência no uso de correntes?
Pretendo comprar as correntes do site "Todo Terreno". Alguém conhece ou tem alguma referência?
Abraços,
Bruno Picanço
romeroborges
13/09/2013, 20:37
Meus caros companheiros,
pensei bastante a respeito dos pneus que adotarei.
como o meu carro é usado no dia a dia da cidade, minhas viagens são por estradas pavimentadas e é o único carro da casa, decidi que comprarei um conjunto de correntes para quando eu encontrar um obstáculo onde os pneus originais não suportem.
Alguém tem experiência no uso de correntes?
Pretendo comprar as correntes do site "Todo Terreno". Alguém conhece ou tem alguma referência?
Abraços,
Bruno Picanço
caro Bruno
a todo terreno faz bons produtos, coloquei as proteções do meu tracker com eles, são muito resistentes. quanto ao uso de correntes acho que as mesmas só iriam ajudar em situações de muita lama ou areia em outras situações não sei se serviriam, alem de dar muito trabalho para colocar e depois retirar. estou falando em tese pois não tenho experiencia com o uso de correntes. já um pneu AT (tipo yokohama g12 ou bf goodrich) ajudam em quase todas as situações (para lama não é 100% - só pneus MUD para passar facil) e na cidade se dão muito bem, inclusive em aquaplanagens melhoram muito a aderência do carro. eu rodei 45000 km com os yokohama, a maioria na cidade, e eles ainda tinham muita borracha quando troquei pelos bf. li aqui no forum "novo grand vitara 2009" que alguem conseguiu bf all terrain na medida original da GVIII - pg 449, de uma conferida.
um abraço
romero
Roger_RJ
13/09/2013, 20:56
E para as novas rodas aro 18, alguma solução?
cbandeira
16/09/2013, 16:22
Recentemente troquei as rodas originais pelas R16 do Civic. São bem parecidas com as R17 originais do meu Grand Vitara.
Acompanhando as rodas, comprei os BF Goodrich All Terrain (245/75R16). Já fiz uma pequena viagem, passando por estradas de asfalto e terra, além de ter rodado um pouco na cidade. Logo de cara, percebi que os pneus são mais macios e "confortáveis" que os originais. O porém é o barulho! Logo a 60km/h já fica evidente que são bem mais barulhentos que os originais. A 120km/h é uma barulheira danada. Os pneus têm o desenho bastante agressivo e acho que são os melhores A/T disponíveis. Até agora não me arrependo!
Ah, outra coisa: ainda não peguei chuva ou barro, mas quanto à estabilidade, o carro continua 100%! Não percebi perda por causa dos pneus.
Abraços,
Bruno Picanço
Recentemente troquei as rodas originais pelas R16 do Civic. São bem parecidas com as R17 originais do meu Grand Vitara.
Acompanhando as rodas, comprei os BF Goodrich All Terrain (245/75R16). Já fiz uma pequena viagem, passando por estradas de asfalto e terra, além de ter rodado um pouco na cidade. Logo de cara, percebi que os pneus são mais macios e "confortáveis" que os originais. O porém é o barulho! Logo a 60km/h já fica evidente que são bem mais barulhentos que os originais. A 120km/h é uma barulheira danada. Os pneus têm o desenho bastante agressivo e acho que são os melhores A/T disponíveis. Até agora não me arrependo!
Ah, outra coisa: ainda não peguei chuva ou barro, mas quanto à estabilidade, o carro continua 100%! Não percebi perda por causa dos pneus.
Bandeira, vc fez algum lift?
Bpicanco
10/10/2013, 09:01
Meus caros companheiros,
após procurar bastante e ler todas as dicas de vocês, coloquei os pneus Geolandar G012 235/65 R17 da Yokohama.
Os pneus BF não existem (pelo menos aqui no Rio) nessa medida, então, desisti.
Quando acabar a garantia de fábrica, eu farei um lift e talvez troque os pneus novamente. Como eu rodo pouco, espero que demore para esses Yokohamas acabarem.
Quando eu fizer uma trilha com lama, eu falo a respeito do desempenho deles.
Abraços,
Bruno Picanço
Bruno,
Você já notou alguma diferença?
Bpicanco
10/10/2013, 10:53
Bruno,
Você já notou alguma diferença?
Meu caro LzF,
eu tirei os pneus originais e coloquei os pneus AT nessa 3a feira, então ainda não deu para notar nada a respeito do desempenho. Vou viajar amanhã e depois eu digo como eles se portaram.
Além da melhora no visual (besteira - na minha opinião), eles são um pouco mais barulhentos, mas nada que incomode.
De qualquer maneira, comprei esses pneus na America's do Recreio dos Bandeirantes. Fui muito bem atendido por todos, especialmente pela vendedora Eliane (pode falar no meu nome que ela se lembrará). Foi o melhor preço que eu encontrei.
OBS: você sabe onde consigo lavar o carro por baixo? Não encontro nem posto nem lava jato por aqui.
Abraços,
Bruno Picanço
Bruno,
Eu ainda vou levar um tempo para trocar os pneus, ainda não tenho 10.000 km rodados. Se bem que a coceira de trocar é grande, já tive umas experiências ruins com eles em asfalto com chuva. A família no carro não notou nada mas no volante sei a linha fina que separou a saída nas 4 e a manutenção da trajetória.
Com relação à lavagem, não tenho idéia, mas vou passar a perguntar e se achar algo aviso.
Abs.,
Luiz
Bpicanco
22/10/2013, 14:10
Meu caro Luiz,
nesse fim de semana pude utilizar os pneus.
Primeiro peguei um temporal na estrada e o não aquaplanei em nenhum momento. MUITO bom, pois se estivesse com pneus para asfalto, provavelmente teria aquaplanado algumas vezes.
Não forcei o carro nas curvas, mas mesmo em trechos de serra e em curvas de alta não senti perda de aderência. Repito, não forcei nas curvas, viajei tranquilo (máxima de 140 e normalmente entre 100 e 120.
Aparentemente o espeço para frenagem aumenta, mas ainda não sei se é o meu subconsciente ou se é verdade. Provavelmente é verdade, pois temos menos área de contato com solo (desenho mais agressivo para a lama).
Peguei umas estradas secundárias com lama, subidas, descidas, erosões e um riacho. Os pneus se saíram muito bem. Eles não são mágicos, mas são muito melhores.
Resumindo, estou bastante satisfeito com a compra.
Abraços,
Bruno Picanço