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Ver Versão Completa : Trilha de Vitara V6



AnBeLuZuK
23/10/2005, 10:32
Alguém ai faz trilha num V6 ? Como é o comportamento ? Da para "brincar" com ele como o Vitarinha ? Consegue-se levantá-lo facilmente como o Vitarinha ou a suspensão é diferente ? Sei que isso ja´foi bastante discutido, mas como saber se o motor esta em ordem ?

Abraços,
André - Estudando as possibilidades

Gasoso
24/10/2005, 20:19
nunca fiz....
mas deve ser show de bola....
[]s

Giba
24/10/2005, 22:09
Digamos que, se for automatico, dá pra fazer a trilha com um sorvete em uma mão e a outra no volante... motor e dirigibilidade show de bola, não cheguei a levanta-lo, mas aconselharia colocar 1 calço (só 1 para não atrapalhar a excepcional estabilidade no asfalto).

JOSE CANDIDO
24/10/2005, 22:41
Aí cumpadi ... eu ja fiz .... é bao dimais ..... heheheh

claro que nao da pra fazer tanta estripulia quanto no vitarinha 2 portas, por causa do tamanho .... mas é valente pra caramba .... facil facil .....

quanto a suspensao, nao posso te dizer .... o dono tava com ele original ....

eu tambem optaria por calços so de 1' ......

e do motor, tambem nao conheço nenhuma dica em especial ...

compra e me fala, pq tambem tenho vontade de ter um ... hehehehe

grande abraço, candido

mir000
25/10/2005, 00:06
Um amigo tem e tá vendendo pra comprar um vitarinha... hehe
O dele tinha calço de 1,5", parachoques tubulares e estribo... Tava show!!!
O único problema na trilha, além da dó, é o fato de ser 5 portas (entre eixos maior...). E ele também tava com muita dificuldade de comprar um bom pneu aro 16 pra trilha que coubesse... E não conseguiu... hehe

http://paginas.terra.com.br/lazer/peixemovel/images/perdidas/perdidas5.jpg

[s]

luiztacco
25/10/2005, 08:31
Realmente deve ser show de bola!!!

AlemãoRS
25/10/2005, 14:19
A suspensão do G. Vitara é igual a do vitara, os lift possiveis são os mesmo pelo que eu sei. Pelo menos as oficinas que vendem calços para suzuki sempre dispoe para os dois modelos!
O maior problema não vai ser a suspensão, mas sim a manutenção do motor!

mir000
25/10/2005, 15:27
Pessoal...

O André falou sobre o Vitara V6 e não o G.Vitara...

Acho que os calços comuns não servem pro V6...

[s]

Periquitooffroad
26/10/2005, 23:39
Vitara V6 é um Show na trilha, valente e muito rápido na 2ªreduzida (mereçe cuidado). Na 1ª e tranquilo e bom de controle. Único problema é que abaixo de 1000rpm não tem torque funcionando exatamento como um motor Diesel. Entre 1800 e 4000rpm é um animal de força.
Configuração de lift de suspensão é exatamente a mesma do Vitara 1.6. No 1,5" (38mm) para dianteira e 2" (50mm) para traseira.
Molas de chevette não ficam muito bem na suspensão traseira, ideal são molas de Opala até 79 (espessura de arame 12,6mm). Os calços dianteiros são exatamente os mesmos do Vitara.
A suspensão dianteira é a mais robusta entre os Vitaras , contando com bandejas reforçadas, barra antiaproximação nas torres, Suporte das bandejas reforçados e outros itens.
Instalando Lift, usar sem medo amortecedor de Suprema. Fica super estável.
Já fiz uma curva 90º tipo surpresa, tive tempo de frear até 90Km/h depois reduzir e fechar a curva. Foi eficiente.
Fazendo o Lift não esquecer calço da bandeja e valvula equalizadora de freio na bandeja. Escapei de rodar por o meio fio da pista ser alto. O freio so pega na dianteira e a traseira tende a passar do carro.
Fiz 3 trilhas pesadas maravilhosas no V6. Dunas para ele é brincadeira.
Por ter diferencial muito longo 4,625. O pneu não pode passar de 30 x 9,5 apesar do motor.
Se conseguir trocar relação para 5,125 31 nele e ninguém segura esse bebê

JOSE CANDIDO
27/10/2005, 18:50
bom, pelo jeito, todo mundo gosta do v6 ...

alguem falou ai de manutençao mais cara do motor .... é cara mesmo ???

quanto às rodas, tenho a informacao que no vitara v6, pode-se colocar rodas aro 15 sim !!! portanto, mais um atributo !!!

rafael, quem é que ta vendendo ?? qual a cor ??

abs a todos ....

candido

mir000
27/10/2005, 20:18
É verde e pelo que conheço tá filé... Te passo o contato por MP...

[s]

Periquitooffroad
28/10/2005, 13:14
bom, pelo jeito, todo mundo gosta do v6 ...

alguem falou ai de manutençao mais cara do motor .... é cara mesmo ???

candido

Filtro de óleo é o mesmo de qualquer Vitara, Filtro de ar o mesmo dos Grand Vitara. Velas são encontradas facilmente, mesma de Fiat. Óleo deve ser trocado a cada 5000Km. Tem uma única correia que custa 20contos no mercado de correias.
Tem as bobinas de ignição que merecem cuidado na hora de substituir velas. A bobina em si não dá problema se manuseada com cuidado. O problema se dá com o cachimbo que liga a bobina a vela. Pode partir e dar fuga e ai é um problema. O motor falha que dá agonia.
Esses cachimbos se estragados, podem ser facilmente usinados em material isolante como o própio poliuretano.

quanto às rodas, tenho a informacao que no vitara v6, pode-se colocar rodas aro 15 sim !!! portanto, mais um atributo !!!

candido[/quote]

Periquitooffroad
28/10/2005, 13:38
Vitara V6 não pega aro 15 infelizmente. O disco de freio dianteiro somado as pinças, não permitem rodas 15.

JOSE CANDIDO
28/10/2005, 21:00
poooooo, e eu achei que cabia aro 15 ..... vou verificar a informacao .... pena ....

mas, prezado periquito, pelo jeito, a manutencao do v6zao ta ate mais facil que as nossas ...

creio ser um carrao .....

grande abraco

candido

mir000
29/10/2005, 14:45
Já li de alguém que colocou as pinças (e os discos???) do vitara 5 portas e ficou bom...

[s]

JOSE CANDIDO
30/10/2005, 13:54
Meu velho rafael ... sei lá cara ..... eu nao trocaria o sistema de freiso de um carro 6 caneco ......

se é maior, já tá lá pra poder parar o bichao ...... vc, "assulerandu" o bicho, e precisar parar usando um disco menoir .... tou fora !!!! :twisted: heheheheheh

preferivel deixar os aro 16 mesmo e procurar pneu que a moçada usa nas land ....

abraços

Periquitooffroad
31/10/2005, 17:04
A pinça é a mesma, o que muda é o diametro do disco, é por algum motivo. O V6 anda mais e é mais pesado que o Vitara 16v

Cadü Smith
10/12/2012, 23:54
eu tenho um Vitara V6. Realmente, pra Dunas é imbatível com o pneu certo. Muito cravudo, ele cavoca mesmo e já era, relação longa, aceita bem o pneu na medida até 235/70 r16 ( nas rodas originais, e ficou lindo !! + RL manual HeavyDuty da AVM ) qualquer uma maior que isso fica impraticável pra usar o carro no cotidiano. Nas ladeiras fortes e com carro lotado a única forma é usar a reduzida ( com as RL na posição 4x2, obviamente - motivo pelo qual optei pelas manuais em vez das automáticas - usar a reduzida sem transferir tração nas rodas da frente. E sem abusos, passada a dificuldade, desengatar a redução )

Nas trilhonas pesadas dá um pouco de dó mesmo, mas com bom senso dá pra aguentar. Quem acha que aqueles plásticos em volta são frágeis e se quebram com facilidade, grande engano. Eles já me pouparam os pára-lamas e as laterais várias vezes. São bem rígidos e robustos, perfeitamente capazes de absorvem uma leve ( LEVE ) colisão ou uma encostada no barranco. Conserto de plástico é bem mais barato que de lataria. Quebrou ? guarde os cacos e procure um especialista em restauração de vinil e plásticos.

O projeto é maravilhoso, mas tem coisas chatas pra resolver. Por exemplo o motor é todo sincronizado por correntes e polias dentadas. Isso é muito bom ! feito pra durar pelo menos uns 150mil Km só as correntes originais, as polias duram mais ainda. O problema é encontrar essas peças por aqui. Do 2.5 V6 ( G.V. ) até fica fácil, pro Vitara V6 2.0 é mais complicado ainda. Peça paralela ? esquece, nesse motor não dá, a margem de erro tolerada nessas partes é praticamente nenhuma. Tem que ser o kit original e fim de papo, pois os lotes das paralelas enviadas pro Brasil não têm controle de qualidade, pode ser 100% jóia e barato, como pode ser ruim, quebrar e atropelar válvulas, e etc etc etc adeus motor.

Por exemplo, estou precisando de um par de bandejas novas, os pivôs estão com folga e não tem como, ou recondiciona, ou troca a porra toda. Fiquei muito insatisfeito, uma vez que a do Vitarinha é sacar 3 parafusos e trocar o pivô. Já cogitei em substituir pels bandejas do 1.6, porém são mais curtas, daí muda a bitola, o que seria facilmente corrigido c/ alargadores, mas o problema mesmo são os braços de direção, semi-eixos e cubos, sistema de freios, são muitas variáveis, fica impraticável. A do GV/Tracker parece que muda a posição das molas e da estabilizadora, além de ter o mesmo tipo de pivô insubstituível, porém são bem mais fáceis de encontrar. Já não sei mais o que procurar.

Um colega aqui do fórum deu a idéia de " dar um jeito" de fixar os pivôs trocáveis do vitarinha, na bandeja do V6. Alguém já havia me sugerido isso uma vez, mas é uma questão pra se analisar com calma também, já que estaria cortando fora uma parte da bandeja original, tornando a reversão impossível. Além disso, não vi possibilidade de fixação do pivô na bandeja do V6, que é sólida fundida ( não de chapão dobrado e soldado como dos 1.6 ) Além dessas dúvidas também não conheço nenhum mecânico paciente e talentoso pra fazer isso direito, o cara teria que ser um artista pra fazer exatamente simétricas as 2 bandejas. Lembrando que em SP a maioria das oficinas são especializadas em trocar peças, e não adaptar e resolver problemas.

Voltando ao motor, se foi bem cuidado durante a vida útil do carro, chega tranquilo aos 250/300mil Km sem fazer nada, só trocando peças e elementos de desgaste normal, na hora certa ( correntes, filtros, óleos, etc ).
MAS se vc comprou um e não está tão bom de motor, mas o resto tá legal, talvez compense em trocar o motor, pegando um V6 do Gran Vitara, que é 2.5, um pouco mais forte e poderoso. A aparência é idêntica, inclusive nos pontos de fixação ( berço ). É tirar um e colocar o outro ( NÃO ESQUECER QUE OS MÓDULOS DE INJEÇÃO VARIAM DE UM MODELO AT PRA UM MT ) então pesquise bem, ou inclua uma troca de módulo nos planos, que pro 2.5 V6 acredito que seja mais fácil ( e-bay etc ??? nunca procurei isso )

Essa é minha experiência com o carro, os pontos que mais preocupam, de resto, não dá pra reclamar uma vírgula. Apesar de alguns problemas chatos de resolver eu fico arrumando desculpa pra não passar pra frente... hehehe

[]s