PDA

Ver Versão Completa : Limpeza bicos, vaselina na suspensão, Ranger Powerstroke 04

alexmelo
22/10/2005, 15:01
Olá pessoal,
Vi uma referência aqui no forum sobre botar querosene no tanque de diesel; isto ajuda mesmo a limpar os bicos, sem danificar o motor? Existe algum produto no mercado confiável, de marca conhecida ou de reputação?
Outra: a minha Ranger tem um rangido na suspensão, nada muito grave, mas incômodo. Creio ser das molas dianteiras e dos feixes de molas. Me disseram que entre as lâminas dos feixes de molas existem uma peças de plástico que se desgastam e fica roçando ferro contra ferro... Disseram-me para dar um banho de vaselina mineral líquida por baixo. Vocês conhecem isto? Funciona, sem danificar as borrachas e calços da suspensão? Num posto onde moro o funcionário diz que o pessoal de rally faz isto, vai para o rally e depois volta para banho com água e nova vaselina...
Agradeço pelos comentários de vocês, muito mais experientes do que eu.
Alexandre

Edintruder
22/10/2005, 17:26
O Walter coloca óleo de mamona nos feixes. O querosene funciona perfeitamente bem no motor diesel, o melhor e mais barato é o querosene de aviação e garante a limpeza e durabilidade do sistema de injeção. O aditivo da Bhardal tem a mesma fórmula do querosene com uns aditivos a mais (!!!) e MUITO mais caro. Eu nunca pulverizei óleo por baixo pois os meus 2 gatos e os 3 cachorros vivem debaixo da caminhonete e os gatos dormem em cima do sofá (daí já viram a meleca...). Tem uma graxa anti-ruste que é muito boa para para lubrificação dos feixes pois tem uma ótima aderência no metal. Dá para passar com pincel que com o movimento da suspenção a graxa vai penetrando por entre as lâminas e no sextavado das barras de torção.

Pequeno jr
22/10/2005, 20:32
Alex,

A minha ranger tbm tem um barulho na suspensão, e normalmente eu escuto ele qdo passo em lombadas ou algo do genero. Mas aonde sei, o barulho vem daquelas borrachas que seguram a barra estabilizadora devido ao ressecamento das mesmas. A melhor saida para esse caso é a troca delas, aq em BSB custam R$ 20,00 cada uma.

Será q não é o mesmo na sua ?

Pequeno jr
22/10/2005, 20:38
O aditivo da Bhardal tem a mesma fórmula do querosene com uns aditivos a mais (!!!) e MUITO mais caro.

Edi,

É este o adivito q vc esta falando ??

http://www.bardahl.com.br/index.php/243

Walter L. L. Casitta
22/10/2005, 21:56
O rangido na suspensão dianteira é a borracha da barra estabilizadora como o pequeno disse. Mas não precisa trocar, só lubrificar e fica anos sem votar. Na traseira é só pulverizar com óleo de mamona de seis em seis meses que nunca mais range. Isso vale pra qualquer picape.

Eu tenho duvidas se os bicos precisam realmente de algum tipo de limpeza. Com a pressão envolvida ali e se existir qualquer tipo de obstrução, só a troca do bico resolve.
Mesmo aqueles serviços de limpeza de bicos eu acho que só serve pra tirar mais um dinheirinho da gente e imaginem o risco de ter os bicos inutilizados por algum corpo estranho que poderia entrar durante a desmontagem e montagem.

Homero
22/10/2005, 22:23
Pequeno jr,

Esse aditivo do link é o power diesel , tem um aumentador do numero de cetano o que teoricamente aumenta o desempenho e diminui o ruido.
Esse eu esperimentei , achei muito bom e realmente o ruido frio melhorou muito e o desempenho também foi sensível.Não tem nada de querozene nele (cheiro muito forte).
Só não gostei do preço 30,00 para até 80l de diesel.

Homero

Walter L. L. Casitta,

Concordo com voce que os serviços de limpeza de bicos eu não faria pois podem acabar danificados , mas quanto a usar querozene se não me engano , no manual de F 1000 recomendava em climas muito frio usar 50% de querozene (para evitar endurecimento ou algo assim).A primeira F1000 que tive foi em 1988 e hoje isso pode não ser mais necessário.Mas creio que devido a isso não deve causar problemas.Talves ficar perto dos 50% quando usar pois o querozene tem a capacidade de lubrificação muito menor que o diesel.

Homero

Walter L. L. Casitta
22/10/2005, 23:14
Certo, essa recomendação também está manual do motor da Ranger quando a temperatura estiver próxima de 0º.

Hoje passei no supermercado onde comprei o produto da Bardhal. O que vende lá é Max Diesel. Esse que usei. Por isso não percebi nenhuma mudança...

alexmelo
23/10/2005, 12:50
Muito grato pelas dicas, pessoal.
Alexandre

Miranda
23/10/2005, 17:36
Já li alguma coisa sobre passar oleo de mamona e nao foi muito recomendavel.. por ressecar as borrachas... algo assiM! Infelizmente nao me lembro por completo ! =\

Luca
23/10/2005, 19:57
... O que vende lá é Max Diesel. Esse que usei. Por isso não percebi nenhuma mudança...
Walter,
Já usei o Bradhal PowerDiesel, que o Homero falou. Fiz até um post no Fórum Geral, sobre ele. Prô meu carro foi excelente. Digo foi, pois não sei se vou gastar mais R$28 por frasco, novamente :D . Ô "brecinho sargado". Mas é muito bom. Minha Hilux, virou avião. Talvez em turbodiesel a diferença não seja tão sensível. Em diesel aspirado, recomendo.

[]´s

Walter L. L. Casitta
23/10/2005, 20:23
Eu vou experimentar quando encontrar. :concordo:

Edintruder
23/10/2005, 20:58
Usei 5 várias vezes sem nenhum resultado aparente, foi onde alguém aqui do fórum postou que a fórmula é muito parecida com a do querosene. Então eu passei a usar querosene que é melhor que esse bardhal e a diferença é notável. Fora isso que numa matéria numa revista mostrou que o Bhardal B12 piorou todos os resultados nos motores testados em dinamômetro. Os concorrentes todos foram benéficos para o motor (com redução de poluentes e consumo devido à redução de atrito), mas o B12 piorou os resultados originais(!!!), então perdi a confiança na linha da Bardhal.

Luiz Antonio
23/10/2005, 21:28
alexmelo, eu costumo pulverizar a viatura por baixo com vaselina líquida qdo. vou rodar na lama ou em estrada de muita poeira, qdo volto é só bater agua que desce toda a sujeira, facilita muito na manutenção, qdo tinha ranger só utilizava óleo de mamona nos feixes de mola traseiro, acho que pulverizar todo o carro só serve pra acumular sujeira e depois sim começa o nhec nhec chato pra kcete. :concordo:

[]'s

Pequeno jr
23/10/2005, 22:09
O rangido na suspensão dianteira é a borracha da barra estabilizadora como o pequeno disse. Mas não precisa trocar, só lubrificar e fica anos sem votar. Na traseira é só pulverizar com óleo de mamona de seis em seis meses que nunca mais range. Isso vale pra qualquer picape.

Eu tenho duvidas se os bicos precisam realmente de algum tipo de limpeza. Com a pressão envolvida ali e se existir qualquer tipo de obstrução, só a troca do bico resolve.
Mesmo aqueles serviços de limpeza de bicos eu acho que só serve pra tirar mais um dinheirinho da gente e imaginem o risco de ter os bicos inutilizados por algum corpo estranho que poderia entrar durante a desmontagem e montagem.

Walter,

Qual produto vc passa nas borrachas da barra estabiulizadora ?

Esse oleo de mamona vc passa em postos de combustivel ou onde ?

Aquelas lubrificações(graxa) q existem em postos de combustiveis normalmente de estradas vc tbm faz ??

Homero
23/10/2005, 22:24
Luca,

Como voce é de são paulo,há umas 2 semanas atras eu comprei na VOLI perto do aeroporto por 21,00 ainda assim é caro .mas o resultado agrada.De vez em quando talves valha a pena usar mais pelo prazer.

Homero

Walter L. L. Casitta
23/10/2005, 23:34
Pequeno,
Eu tenho uma graxa em spray Wonder guardada na Ranger que uso pra tudo. É muito pratica, mas qualquer outra deve servir pra isso. Quando começa ranger eu aplico a graxa lá ou tiro os dois parafusos de cada lado, afasto o suporte com as borrachas para o lado, lubrifico e monto de novo.
Na verdade a barra estabilizadora foi feita pra funcionar sem lubrificação e uma vez lubrificada acho que você não vai lembrar disso nunca mais.

A maioria dos postos vende um óleo para proteção de chassis contra ferrugem e cada bandeira tem o seu produto específico e como nunca guardo o nome, uso esse nome genérico “óleo de mamona” que era usado pra isso antigamente.
Eu sempre tenho isso em casa, eu mesmo aplico e acho que qualquer posto ou lava-jato tem e pode fazer o serviço.
A desvantagem é que quando a gente vai pra estrada de terra, a poeira gruda onde tem o óleo, mas qualquer jato de água tira a camada de poeira sem tirar a lubrificação do feixe de molas. Pra te dar uma idéia, deve ter mais de ano que não lubrifico nem a barra estabilizador e nem o feixe de molas e a minha Range na ranger. Ou melhor a minha Ranger não range! :roll:

Juneca
26/10/2005, 17:17
e a minha Range na ranger. Ou melhor a minha Ranger não range!

Não explirica que pioreia... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

HEHEHEHE....abraços!! :concordo:

João Pedro
27/10/2005, 03:41
Edintruder, se não me engano o B12 da Bardhal é para adicionar no óleo lubirficante. De qualquer modo eu me lembro que a 4Rodas andou testando esses "aditivos", e a maioria foi um fiasco.
Apesar de nenhuma montadora recomendar qualquer deles, ou mesmo indicar algum de suas maras próprias, li (em algum lugar e não sei onde :lol: ) que este último lançamento da Bardhal é mesmo bom para motores a diesel.

Contudo, não sei se melhorou ou não pois não notei qualquer diferença na minha fantástica S10. Para falar a verdade nem sei se comprei o Max ou o Power, rsss. Mas vou comprar 01 (UM), e somente UM, frasco desta fórmula mágica e ver no que vai dar. Afinal, pelo preço pedido tem de ser só Um mesmo. E é o Power, correto?

Agora, se vcs virem uma S10 preta, em V3, e a baixa altitude, serão responsáveis, pois não sou brevetado.

Walter mo fio, cê num respondeu minhas inquisas que postei em uma MP pro'cê. Não pula fora, essa é a praga de quem sabe das coisas, estar sendo sempre chateado por perguntas :D

Abçs. a tds.

JP

João Pedro
27/10/2005, 03:41
Edintruder, se não me engano o B12 da Bardhal é para adicionar no óleo lubirficante. De qualquer modo eu me lembro que a 4Rodas andou testando esses "aditivos", e a maioria foi um fiasco.
Apesar de nenhuma montadora recomendar qualquer deles, ou mesmo indicar algum de suas maras próprias, li (em algum lugar e não sei onde :lol: ) que este último lançamento da Bardhal é mesmo bom para motores a diesel.

Contudo, não sei se melhorou ou não pois não notei qualquer diferença na minha fantástica S10. Para falar a verdade nem sei se comprei o Max ou o Power, rsss. Mas vou comprar 01 (UM), e somente UM, frasco desta fórmula mágica e ver no que vai dar. Afinal, pelo preço pedido tem de ser só Um mesmo. E é o Power, correto?

Agora, se vcs virem uma S10 preta, em V3, e a baixa altitude, serão responsáveis, pois não sou brevetado.

Walter mo fio, cê num respondeu minhas inquisas que postei em uma MP pro'cê. Não pula fora, essa é a praga de quem sabe das coisas, estar sendo sempre chateado por perguntas :D

Abçs. a tds.

JP

Pequeno jr
29/10/2005, 21:45
Por insistência d vcs :D ... com certeza muita curiosidade :shock: .. irei comprar a formula mágica para colocar no tangue da Ranger.

Assim q fizer isso, posto os resultados.

:twisted:

João Pedro
29/10/2005, 21:53
Acho que darei um "pulo" até o Observatório Nacional.
Se passar uma Ranger voando diante do telescópio já sei de quem é o que é reponsável por isto.

Já até vejo o novo sologan da Bardhal;
"Tudo "vôa" bem com Bardhal!" :mrgreen:

Nota Técnica:
Quem sabe a Bardhal não fabricaria o novo combustível para o VLS de Alcântara? :D

João Pedro
29/10/2005, 21:56
"Seu" Walter.

De público, mais uma vez obrigado.
Vc me salvou de gastar uma grana em um equipamento que, pelo visto, seria de total inultilidade para mim.

Pequeno jr
29/10/2005, 21:59
Acho que darei um "pulo" até o Observatório Nacional.
Se passar uma Ranger voando diante do telescópio já sei de quem é o que é reponsável por isto.

Já até vejo o novo sologan da Bardhal;
"Tudo "vôa" bem com Bardhal!" :mrgreen:

Nota Técnica:
Quem sabe a Bardhal não fabricaria o novo combustível para o VLS de Alcântara? :D

hehehehehehe !!!!!