Conectar

Ver Versão Completa : Embreagem Q20B Fase II



Christiano Yudi Doyama
29/07/2013, 13:51
Pessoal,
gostaria de saber se alguém passou por algo semelhante ou tem alguma dica.

Decidi trocar o conjunto de embreagem do meu Engesa Fase II, Diesel original de fábrica, com motor Perkins Q20B, ainda com sistema de cabo. Decidi trocar pois sentia uma trepidação ao soltar o pé da embreagem (causado pelas molas do isco frouxas) e tinha um ruído do rolamento do platô (desgaste normal).
Fora isso nenhum outro problema.

Meu mecânico retirou o sistema que estava montado, da marca Luk, e instalou outro (Platô, Disco e rolamento) mas da marca Sachs, ambos de 10 polegadas, código Sachs 6294.
Após instalado, ouvia-se um barulho de batida ao ritimo da rotação do motor, mas somente quando pisava totalmente na embreagem.
Ao soltar o pedal, nada de ruído.

As possibilidades na condição de pedal acionado é que, talvez o platô, possa bater contra capa-seca, garfo ou contra algum ponto do eixo de entrada da caixa que passaria a ter velocidade diferente do volante/platô.

Não conseguimos ainda encontrar o motivo da batida, ou mesmo marcas nas peças, mas se alguém tiver alguma dica, eu agradeço!

Eduardo Velo
29/07/2013, 14:10
Talvez seja a guia do piloto ... no meu fazia um estalo acompanhando a rotação qdo pisava na embreagem e era a guia quebrada , qdo soltava a embreagem a guia encostava e parava de fazer barulho ...
Bucha De Bronze Do Eixo Piloto Gm C-10 / D-10 / D-20 / S-10. - R$ 31,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-493625191-bucha-de-bronze-do-eixo-piloto-gm-c-10-d-10-d-20-s-10-_JM)

Só pra iniciar o que pode ser ... tem outras coisas , mas como vc ja verificou marcas não deve ser o platô , a embreagem do meu ainda é original , com quase 200.000 km rodados , qdo deu problema ainda estava com pouco gasto nas partes de contato , aí troquei as molas num reparador aqui perto de casa , trocou as molas rebitadas ...

abs ...

Christiano Yudi Doyama
29/07/2013, 22:25
Valeu Edu! Boa dica mesmo mas sei que esta bucha foi trocada. Antes da remontagem fui ver e o mecânico me mostrou que a bucha estava com desgaste e trocou por uma nova. Mas a batida é na situação de pedal acionado e segue a rotação do motor, ou seja, com pedal acionado e levantando o giro, o ritmo das batidas aumenta com a rotação. Talvez não seja bucha quebrada mas a nova bucha pode não estar bem assentada ou algo semelhante. Realmente não achei nada que mostrasse impacto do platô com outras partes que ficam paradas como Capa seca, Garfo, Disco (quando pedal acionado). Pode ser na ponta do eixo que tem como única conexão a bucha. Amanhã estarei de volta na oficina e vou verificar este ponto! Abraço e obrigado mais uma vez!

sallespickup
31/07/2013, 11:58
pra mim é o rolamento raspando no garfo, ja vi alguns garfos defeituosos que aconteciam isto bem no apoio do rolamento com o garfo,

Christiano Yudi Doyama
04/08/2013, 22:40
Valeu Edu e Salles pelas dicas mas o mecânico descobriu o problema!
E nem dá para acreditar! Era o garfo interferindo com o assoalho do Jipe!!! Ao acionar o pedal, o garfo encostava na lata e transmitia toda a vibração para dentro! Algo simples e estávamos buscando sempre algo mais complicado. Ele chegou a chamar o técnico da Sachs para avaliar o caso e nesta hora descobriram este problema simples! Enfim, a troca de Luk para Sachs permitiu um curso um pouco maior do garfo e com isso passou a encostar na lata. Simples regulagem e tudo foi resolvido!
Troquei a bucha do volante com a ponta de eixo da caixa mais por prevenção.
E fiquei impressionado o quanto ficou leve a embreagem depois da troca, da embreagem e do cabo. Ainda não tenho acionamento hidráulico mas depois desta troca, não vi mais necessidade. Abraço e valeu as dicas!