PDA

Ver Versão Completa : Pivô da Direção



monge
07/12/2003, 11:15
Fala Gente... :D

Queria saber qual a solução do pivô de direção "queixo de vidro do niva". :D

É um seguinte, ontem fomos fazer uma trilha, éramos 4 jipes.
:arrow: 1 Jeep
:arrow: 1 Band
:arrow: 2 Nivas

Porém um dos nivas, quebrou os 2 pivôs da direção de uma vez só.

O outro niveiro que estava junto já disse que o dele quebrou uma vez, trocou, depois quebrou o outro e trocou. :( Já tem um tempo que não quebra, mas ontem ao ver o outro niva com os 2 pivôs quebrados, ele ficou cismado e quer saber qual a solução para isso.??? :D Se tem solução. :shock: :cry:

Vi em algum lugar que pra levantar a frente do niva, uma coisa que trocam são os pivôs para os da D20 acho.

Qual pivô seria suficientemente confiável para se adaptar?? :?

Alguém confirma?

[]'s querendo ajudar o amigo niveiro.

Eugênio

Eduardo Velo
07/12/2003, 18:08
Monge , conheço uma galera que tem Niva e não ouço falar que quebra pivo ...
O que pode estar acontecendo é que a coifa abre , entra barro e trava , confere com o cara do Niva se a coifa não estava aberta . Isso pode acontecer com qqer tipo de carro , se deixar os pivos ou terminais ressecados eles não trabalham direito e acabam quebrando qdo são exigidos ...

[]s ...

monge
08/12/2003, 07:50
Fala Gente... :D

Corrigindo, não é pivô da direção, é o pivô inferior, é um que vai na roda... não sei se o nome é isso mesmo, pivô inferior. :?

Só sei que quando quebra, as rodas deitam, no caso que eu presenciei, elas abriram uma pra cada lado, e o niva simplesmente caiu no chão. O protetor do carter que segurou o niva apoiado no chão. :shock: :shock:

[]'s explicativos

Jossano
22/12/2003, 01:13
Amigos,

Eu ja tive problemas com pivos ARGENTINOS... aconteceu de eu passar em uma lombada e o meu Niva beijou o chao. Foi uma roda para cada lado, o pior que os pivos eram novos. NAO compre pivos ARGENTINOS.

O pivo superior pode ser substituido pelo pivo da D10, basta refazer a furacao e retirar as arruelas de cambagem.

O inferior eu comprei o inferior da Blazer, refiz a furacao e mandei um torneiro acertar o conico do pivo.

Foi a melhor coisa que eu ja fiz, pois os pivos da D10 e da Blazer duram muito mais, pois foram feitos para carros mais pesados.

abracos

Jossano

Gustavo Niva
05/09/2006, 14:42
Jossano,
desculpe minha falta de conhecimento, mas esse negócio de refazer furação e acertar conico não enfraquece o pivô??

Mais uma... essas explicações que tu deu são suficientes para eu conseguir fazer isso "sozinho"?? Se não, por favor manda mais detalhes... (lembrando que não saco nada de mecânica e afins)

Hervé Roberto
05/09/2006, 15:24
o meu não chegou a quebrar mas já estava rasgado, seco e cheio de sujeira e folga, resultado... troca dos dois

alexandre roveri
05/09/2006, 15:43
Os pivos inferiores podem ser substituidos pelos da Pampa, o conico é o mesmo e precisa uma pequena alteração na furação
São bons tb por serem nacionais e possiveis de ser comprados de marcas idoneas (TRW, Drive Way)
Na minha opnião os Drive Way tem mais curso

Mauricio Rossetto
05/09/2006, 17:33
Amigos, o problema creio eu não está na qualidade do projeto do Niva e sim na qualidade do material no mercado. Os lojistas para atenderem o mercado de Niva, sem opção acabam aceitando o material do mercado chamado paralelo, e pior: importado. Por isso estou estudando a viabilidade de colocar os pivôs e terminais de direção da D20 fazendo as devidas modificações para que esse material passe a ser plug-and-play daí em diante. Esse material de primeira linha para se ter uma ideia é metade do preço do paralelo oferecido pro Niva. Um pivô de D20 marca Varga custa 35,00 enquanto um de Niva paralelo, picareta e sem-vergonha custa 70,00 (em Resende-RJ). Farei isso e relatarei minha experiência.

Rones Jr
05/09/2006, 18:11
O cuidado com a coifa dos pivos são primordiais. No meu, logo que coifa rasgou o bicho não durou 2 meses....isso pq quase só saio aos fim de semanas.

shuther4x4
05/09/2006, 19:34
Os pivos inferiores podem ser substituidos pelos da Pampa, o conico é o mesmo e precisa uma pequena alteração na furação
São bons tb por serem nacionais e possiveis de ser comprados de marcas idoneas (TRW, Drive Way)
Na minha opnião os Drive Way tem mais curso

Alexandre, como você conseguiu essa alteração dos furos (estava louco para perguntar isso para alguém que já colocou), pois eu só ouvi isso: um amigo já colocou, o mecânico me disse, etc... e ninguém sabia me explicar: Eu tenho um pivô inferior da pampa e não consegui nenhuma posição que dê pra refazer a furação ficar como na do niva, sempre fica um furo pra fora da borda do pivô: Por favor, me explique essa alteração, pois os pivôs da pampa são fáceis de achar e de boa qualidade. Obrigado.

shuther4x4
05/09/2006, 19:37
Alguém sabe se é possível comprar coifa para pivô? É que tenho dois pivôs zero, mas eles não têm a coifa (o antigo dono perdeu) então eu carrego como reserva, mas sei sem coifa só vai durar pra emergência mesmo.

alexandre roveri
06/09/2006, 09:51
Alexandre, como você conseguiu essa alteração dos furos (estava louco para perguntar isso para alguém que já colocou), pois eu só ouvi isso: um amigo já colocou, o mecânico me disse, etc... e ninguém sabia me explicar: Eu tenho um pivô inferior da pampa e não consegui nenhuma posição que dê pra refazer a furação ficar como na do niva, sempre fica um furo pra fora da borda do pivô: Por favor, me explique essa alteração, pois os pivôs da pampa são fáceis de achar e de boa qualidade. Obrigado.

Tava procurando as fotos, mas acho que perdi !

Bom é o seguinte peguei o pivo antigo do Niva, prendi no torno e tirei todo o miolo , ficou como uma flange !
Coloco essa flange por traz do pivo de pampa !
Capitô ?

shuther4x4
06/09/2006, 11:54
Alexandre, obrigado! Eu nem tinha pensado em fazer isso, mas ele não se desloca só com essa flange? O pivô da pampa fica entre a flange a a bandeja, correto? agradeço! Outra dúvida, o pivô superior é diferente do inferior? é diferente o cônico ou a furação? Eu tenho dois pivôs aqui e se forem diferentes não sei se tenho o sup ou inf, pois os dois são idênticos! Obrigado.

Rones Jr
06/09/2006, 13:30
Alexandre, obrigado! Eu nem tinha pensado em fazer isso, mas ele não se desloca só com essa flange? O pivô da pampa fica entre a flange a a bandeja, correto? agradeço! Outra dúvida, o pivô superior é diferente do inferior? é diferente o cônico ou a furação? Eu tenho dois pivôs aqui e se forem diferentes não sei se tenho o sup ou inf, pois os dois são idênticos! Obrigado.


Fabio,
acho q é pra usar a flange apenas como gabarito para refurar o pivo da Pampa´, acho. No meu os pivos inferiores e superiores são iguais.
Atc,
Rones

shuther4x4
06/09/2006, 14:05
Fabio,
acho q é pra usar a flange apenas como gabarito para refurar o pivo da Pampa´, acho. No meu os pivos inferiores e superiores são iguais.
Atc,
Rones

Rones, se for para refurar o pivô da pampa na furação do niva não dá, pois sempre fica um furo para fora da borda deste. Eu fiz um molde de zinco da furação do niva (do pivô que tenho em mãos) só para testar se dava furação no pivô da pampa, mas não deu, então deve ser algo tipo um adaptador que o alexandre falou. Vamos esperar o seu pronunciamento. Então se os pivôs são iguais (o sup e inf) fica mais fácil de bolarmos alguma adaptação (vai servir nos quatro). A propósito, sabe de alguma coisa que dê para colocar no lugar da coifa do pivô? (já estou abusando não?) Obrigado!

Freitas
06/09/2006, 19:26
Pessoal achei algumas fotos no endereço abaixo

http://www.natal4x4.com.br/ideia_21.htm

deve ser estas fotos ,espero ter ajudado

Rones Jr
06/09/2006, 20:06
Rones, se for para refurar o pivô da pampa na furação do niva não dá, pois sempre fica um furo para fora da borda deste. Eu fiz um molde de zinco da furação do niva (do pivô que tenho em mãos) só para testar se dava furação no pivô da pampa, mas não deu, então deve ser algo tipo um adaptador que o alexandre falou. Vamos esperar o seu pronunciamento. Então se os pivôs são iguais (o sup e inf) fica mais fácil de bolarmos alguma adaptação (vai servir nos quatro). A propósito, sabe de alguma coisa que dê para colocar no lugar da coifa do pivô? (já estou abusando não?) Obrigado!


rapaz, pior que olhando para as fotos parece que sobra um pedaço mesmo que é preenchida com solda...não sei. Quanto a coifa....durante um tempo (um ano!)usei um pedaço de camara de ar amarrada pra dar conta do recado!

Gustavo Niva
06/09/2006, 20:52
E o da Blazer, será que dá pra refazer a furação sem ter que preencher nada com solda?

shuther4x4
07/09/2006, 00:57
"então a solução seria a de soldar pequenos pedaços de metal da mesma espessura da base dos pivôs e, em seguida cortar a base no mesmo formato do original e re fazer a furação similar à do pivô Niva !!! "

É Rones é solda sim!!! solda não é a minha cara não, não confio muito para uma peça destas, preferiria refazer o cônico ou algo parecido. Mas vou tentar pesquisar algo (o bom é se eu tivesse um amigo dono de autopeças que pudesse chegar lá e perguntar, onde vc guarda os pivôs???? Vou comparar alguns.. seria uma festa não?) Abraços e valeu a idéia da coifa.

alexandre roveri
07/09/2006, 09:08
Alexandre, obrigado! Eu nem tinha pensado em fazer isso, mas ele não se desloca só com essa flange? O pivô da pampa fica entre a flange a a bandeja, correto? agradeço! Outra dúvida, o pivô superior é diferente do inferior? é diferente o cônico ou a furação? Eu tenho dois pivôs aqui e se forem diferentes não sei se tenho o sup ou inf, pois os dois são idênticos! Obrigado.

Pode ficar tranquilo que não corre pois vai ter 2 parafusos guiando, alem do que os esforços dianmicos são de tração e compressão e não diagonais
A diferença entre os pivos superiorese inferiores são o curso lateral o superior abre mais ! Por consequencia podeos concluir que o superior pode ser colocado em baixo mais o inferior não pode ser colocado em cima
Eu uso a flange por cima do pivo da pampa, acredito que assim proporciona muito mais resistencia a flange

shuther4x4
07/09/2006, 14:23
Eu uso a flange por cima do pivo da pampa, acredito que assim proporciona muito mais resistencia a flange[/QUOTE]


Alexandre, desculpa a minha insistência, mas ainda não consegui entender. Então o pivô não fica entre a flange e a bandeja?

christian govastki
08/09/2006, 17:28
Alexandre, ao que me consta, os 4 pivôs são iguais, não havendo diferenciação entre superiores e inferiores, esquerdos e direitos.

No meu niva, os pivôs inferiores são os originais, e os superiores são da D20 com o kit scherer fase 2 (duas placas para corrigir a furação e a cambagem da suspensão). Já cogitei em colocar mais um kit scherer (pode ser o fase 1 que tenho sobrando) na parte inferior, mas a falta de tempo me impediu (além de outras coisas serem prioritárias).

No nivasite tem todo o processo muito bem explicado.

Peter
08/09/2006, 18:03
(além de outras coisas serem prioritárias).

No nivasite tem todo o processo muito bem explicado.

Cristian,acho que o Nivasite esta fora do ar,pois ja algum tempo tento acessa-lo,mas nada.
Ou voce consegue?
Era muito bom aquele site.

Gustavo Niva
11/09/2006, 10:55
Pessoal, pesquisando sobre pivos achei essas paginas:

Essa é a do NIVASITE: http://www.trilha4x4.com.br/DICA29.HTM
http://www.trilha4x4.com.br/dica35.htm

Ainda to procurando sobre os pivos inferiores da Blazer... parece ser uma solução bem melhor que os da pampa, pois o carro é bem mais pesado... se agluem souber qualquer coisa, manda por favor...

alexandre roveri
11/09/2006, 12:50
Alexandre, ao que me consta, os 4 pivôs são iguais, não havendo diferenciação entre superiores e inferiores, esquerdos e direitos.

No meu niva, os pivôs inferiores são os originais, e os superiores são da D20 com o kit scherer fase 2 (duas placas para corrigir a furação e a cambagem da suspensão). Já cogitei em colocar mais um kit scherer (pode ser o fase 1 que tenho sobrando) na parte inferior, mas a falta de tempo me impediu (além de outras coisas serem prioritárias).

No nivasite tem todo o processo muito bem explicado.

Algumas coisas se perdem no tempo ! Como essa informação por exemplo !

Ainda fica a dica ! Se por acaso vc comprar um pivo com identificação de inferior não o monte na bandeja superior, depois não vai dizer que a culpa é da peça

Ainda bem que vc nem tentou montar a flange embaixo ia perceber que não espaço, como a flange joga o braço pra cima não sobraria espaço pois a homocinética está logo ali !

alexandre roveri
11/09/2006, 12:56
Pessoal, pesquisando sobre pivos achei essas paginas:

Essa é a do NIVASITE: http://www.trilha4x4.com.br/DICA29.HTM
http://www.trilha4x4.com.br/dica35.htm

Ainda to procurando sobre os pivos inferiores da Blazer... parece ser uma solução bem melhor que os da pampa, pois o carro é bem mais pesado... se agluem souber qualquer coisa, manda por favor...


Com todo respeito, esquece o pivo da blaser! O fato de ter o angulo de cone diferente inviabiliza o processo, é que a "reusinagem" dessa peça vai fragiliza-la ainda mais por ser na região critica !

Vai numa autopeça e compara o pivo da pampa a do niva ! são quase identicos o que dá uma vantagem para a pampa por ser nacional de marca reconhecida

alexandre roveri
11/09/2006, 13:00
Eu uso a flange por cima do pivo da pampa, acredito que assim proporciona muito mais resistencia a flange


Alexandre, desculpa a minha insistência, mas ainda não consegui entender. Então o pivô não fica entre a flange e a bandeja?[/QUOTE]

Desculpar o que ? Isso não é uma forum ?

Na sequencia vai ficar assim ! Braço triangular/pivô/flange .
É que não tem como subir o braço, o copo da homocinértica está logo ali em cima, muito pouco espaço 1

Gustavo Niva
11/09/2006, 13:12
Alexandre,
o que me deixa cabreiro na Pampa é ser mais leve do que o niva e ter que fazer solda para completar e furar... mas como várias pessoas se dizem satisfeitas com esse resultado, acho que vou nele mesmo...

O da Blazer, apesar de enfraquecer com a usinagem, é um carro muito pesado, então imagino que a usinagem não enfraqueça o suficiente... mas sei lá... isso só quem já usa essa adaptação a algum tempo pode dizer...

Bem.... me ofereceram uns da Pampa por um "brecinho camagada", já prontos pra colocar... e em cima vou botar o kit do scherer pros pivos da D20... alguma dica/sugestão sobre esses??

Valeu a ajuda :)

Abraço,
Gustavo.
Niva Libre
Nit / RJ

shuther4x4
11/09/2006, 22:49
Alexandre, desculpa a minha insistência, mas ainda não consegui entender. Então o pivô não fica entre a flange e a bandeja?

Desculpar o que ? Isso não é uma forum ?

Na sequencia vai ficar assim ! Braço triangular/pivô/flange .
É que não tem como subir o braço, o copo da homocinértica está logo ali em cima, muito pouco espaço 1[/QUOTE]



Valeu alexandre, agora entendi.

shuther4x4
11/09/2006, 23:03
Alguém sabe a relação entre tamanho da flange e arruelas da suspensão que tirei de retirar para acertar os ângulos? (cambagem)

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
11/09/2006, 23:28
"então a solução seria a de soldar pequenos pedaços de metal da mesma espessura da base dos pivôs e, em seguida cortar a base no mesmo formato do original e re fazer a furação similar à do pivô Niva !!! "

É Rones é solda sim!!! solda não é a minha cara não, não confio muito para uma peça destas, preferiria refazer o cônico ou algo parecido. Mas vou tentar pesquisar algo (o bom é se eu tivesse um amigo dono de autopeças que pudesse chegar lá e perguntar, onde vc guarda os pivôs???? Vou comparar alguns.. seria uma festa não?) Abraços e valeu a idéia da coifa.

Vocês deviam pensar em couro para substituir as coifas... Nunca mais vão ter de trocar.

Mauricio Rossetto
12/09/2006, 20:28
Tô trocando os terminais de direção pros da D20 - O torneiro vai fazer as peças que interligam os terminais longos aos terminais curtos por causa da rosca que é diferente (os terminais são de comprimento quase idêntico aos do Niva pena que muda a rosca), e também buchas pois a espessura da parte cônica da D20 é menor. Depois dessa vou partir pra substituição dos pivôs, pois a qualidade do material no mercado está péssima, só dá mercado paralelo e mesmo peças que se lê Made in Russia deve ser do mercado paralelo de lá....
Comprei as buchas de nylon do braço de transferência (lado carona, pois no lado do motorista é a caixa de direção) e ficaram folgadas (nos dois Nivas) então mandei fazê-las também.
Vou pegar esse material nesse final de semana.
Vou fotografar tudo e colocar aqui procês verem como ficou.

Outra coisa que estou verificando é a possibilidade de colocar rolamentos roletados na caixa de direção, alguém já fez isso?
Vou ter que ver também o acoplamento elástico............... alguém sabe o desempenho desse acoplamento homocinético geração 3 do Rogério Bacelar de R$ 650,00?

shuther4x4
12/09/2006, 21:37
Seria parecido com aquelas coifas de câmbio? (claro que do tamanho proporcional) Seria uma coisa a se pensar, você já usou de algum tipo? Obrigado pela dica.

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
13/09/2006, 20:38
Seria parecido com aquelas coifas de câmbio? (claro que do tamanho proporcional) Seria uma coisa a se pensar, você já usou de algum tipo? Obrigado pela dica.

Couro, sim!. Na África, não tínhamos facilidade alguma para peças de reposição... os pivôs iam pro saco sem as coifas, Um guerrilheiro fez coifas de couro de búfalo (é muito comum no Brasil), é bem macio e nunca mais fura, resiste aos óleos/graxas (câmara de ar não!). Você leva num sapateiro e ele faz um tubo meio cônico com uma certa folga. Não lembro bem porque naquela altura a preocupação maior era com as "abelhas", mas acho que eram presas com abraçadeiras. Fica tipo uma sanfona, como o cara não era sapateiro (era sapador, eheh) costurou com arame fino (desfiado de cabo de bicicleta). No lugar da costura você pode dobrar e colocar parafusos. Mas tem de ser flexível. Sacou?

shuther4x4
13/09/2006, 21:13
Isso mesmo antonio. Obrigado pela dica mais uma vez. Quando fizer posto aqui as fotos.

shuther4x4
13/10/2006, 17:56
Como o Antonio tinha dado a idéia, resolvi experimentrar fazer as coifas do pivô. Não mandei costurar um cone, pois ontem era feriado e não teria como. Colocar parafusos nem pensar, é uma coifa de pivô!!! Não tem espaço pra isso. Então eu cortei um círculo com um orifício central. Prendi o couro com o próprio suporte da coifa original. No cônico para ajudar na vedação utilizei aquelas travinhas plásticas. Depois coloquei a engraxadeira e completei com graxa até a coifa enxer. Vamos ver se vai dar certo. Mas pelo mmenos melhor do que estava vai ficar: Estava só os pedaços de borracha.

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
14/10/2006, 18:18
Como o Antonio tinha dado a idéia, resolvi experimentrar fazer as coifas do pivô. Não mandei costurar um cone, pois ontem era feriado e não teria como. Colocar parafusos nem pensar, é uma coifa de pivô!!! Não tem espaço pra isso. Então eu cortei um círculo com um orifício central. Prendi o couro com o próprio suporte da coifa original. No cônico para ajudar na vedação utilizei aquelas travinhas plásticas. Depois coloquei a engraxadeira e completei com graxa até a coifa enxer. Vamos ver se vai dar certo. Mas pelo mmenos melhor do que estava vai ficar: Estava só os pedaços de borracha.

Shuther!... Ficou muito melhor que o que o cara fez! Acho que o camarada ia ficar com inveja. Se você me permite a sugestão: caso a abraçadeira de plástico não resista, você pode fazer o círculo um pouco maior e usar abraçadeira metálica. Acho que você podia até patentear esse modelo. Parabéns pela criatividade.

shuther4x4
14/10/2006, 19:15
Então Antonio, Vou testá-lo assim, mas sinceramente acredito que a abraçadeira não vai suportar muito. Eu tinha bolado com arame NiCr, mas deixei em outra cidade, aí procurei na minha caixa de ferramentas e achei essas abraçadeiras. Não usei arame normal pois enferrujam, e de ferrugem já chega o "original". Mas uma coisa você não pode esquecer: A idéia foi sua, eu só tentei adaptá-la para meu uso. Abraços.

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
15/10/2006, 00:22
Então Antonio, Vou testá-lo assim, mas sinceramente acredito que a abraçadeira não vai suportar muito. Eu tinha bolado com arame NiCr, mas deixei em outra cidade, aí procurei na minha caixa de ferramentas e achei essas abraçadeiras. Não usei arame normal pois enferrujam, e de ferrugem já chega o "original". Mas uma coisa você não pode esquecer: A idéia foi sua, eu só tentei adaptá-la para meu uso. Abraços.

Pô Companheiro... a idéia não foi minha, eu vi isso, só que nem me lembro bem como o cara fez realmente, mas não foi como você bolou... é a pura criatividade brasileira e aí o mérito é mesmo seu. Também acho que o arame NiCr vai bem, talvez numa volta cega antes de torcer. Bem, acho que isto encerra este assunto.

Gustavo Niva
04/06/2007, 18:20
E ai Fabio, a coifa ta aguentando ainda??

shuther4x4
07/06/2007, 23:18
Tão aguentando sim.
Foto de hoje com o estado da coifa esquerda superior. Não deu pra focar perto pois lá estava escuro.
O couro tem de ser bem maleável para conseguir adaptar.
abraços.

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
08/06/2007, 01:07
Tão aguentando sim.
Foto de hoje com o estado da coifa esquerda superior. Não deu pra focar perto pois lá estava escuro.
O couro tem de ser bem maleável para conseguir adaptar.
abraços.

Pô Shuther, você ainda está com aquelas abraçadeiras plásticas?... Ou já trocou por fio metálico? Faz uma cara que você colocou essas coifas, né?
Abraços

shuther4x4
09/06/2007, 17:57
Antonio, ainda estou com as plásticas. Elas não romperam ainda, estou até admirado... 7 meses já.
Abraços.

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
10/06/2007, 09:19
Antonio, ainda estou com as plásticas. Elas não romperam ainda, estou até admirado... 7 meses já.
Abraços.

Taí, Shuther... pode ser a solução, porque o fio metálico corta o couro. Há umas abraçadeiras plásticas (cintas - acho que de nylon) que se usam em navegação e que são bem resistentes. As companhias de eletricidade e telefônicas também as utilizam nos postes e equipamentos. Talvez seja melhor mesmo. Vamos copiar esse teu modelo para um Niva daqui (e para outros carros) as coifas de borracha rompem facilmente. Vou ver se que faço isso na Frontier também.
Pode ainda ser usado nas alavancas do câmbio e reduzida de qualquer 4x4.
Abraço

BobJipe
25/02/2014, 21:09
Antonio, ainda estou com as plásticas. Elas não romperam ainda, estou até admirado... 7 meses já. Abraços. shuther4x4, tudo bem? sua invenção da coifa de couro ainda está usando ela, pois vou fazer isso com meu BR4D0CK