Ver Versão Completa : qual bobina de igniçao?
marciorank@gmail.com
28/07/2013, 16:48
blz ai pessoal;
estou com uma duvida, no meu jeep tenho motor 151 do opala com ignição eletronica e, sempre usei as boninas originais
para este motor, aquelas refrigerada a oleo, porem elas não aguentão muito tempo e, voce acaba ficando na
mão quando menos esperar.
Estou pensando em colocar aquela bobina eletronica que é usado nos motores AP,
alguem ai do forum usa esta bobina?
Renan Folly
28/07/2013, 18:48
Boa essa! Tbm gostaria de informações dessa adaptação, prós e contras.
Pode colocar a bobina do Gol MI, dois pinos. Instalei uma no 4.1 da minha A10, simplesmente perfeita! A centelha é bem melhor!
423615423616
georgevalle
29/07/2013, 08:28
Pode colocar a bobina do Gol MI, dois pinos. Instalei uma no 4.1 da minha A10, simplesmente perfeita! A centelha é bem melhor!
423615423616
Tem alguns relatos que não aguenta, que eu conheço dois jipeiros daqui tentaram colocar ela nos motores 151 e queimaram três bobinas um tentou mais de uma vez antes de voltar para as a óleo, ela queima em pouco tempo, tem que procurar uma que não exija a pré resistência, se não me engano tem a informação na caixa da bobina.
Opa, tranquilo? Então, instalei ela e só comecei a rodar com a A10 esse fds, vou verificar se aguenta mesmo ou não. De qualquer forma, comprei magneti marelli, com garantia. Vamos ver o que rola. Abraço.
Dae PessoALL...
Realmente a instalação da bobina MI não é indicada com ignição eletrônica de modulo 6 pinos... no entanto, eu sempre tive assim em meu jeep (motor 151)...
O que acontece, a bobina nunca queimou... mas com o uso muito prolongado a caixinha/modulo esquenta muito... mesmo assim, nunca tive problemas pois em trilha você anda e para, dando tempo para esfriar... ja a bobina nada sofre com isso ou nada sofreu até hoje NO MEU CASO...
Sendo assim, da para usar a bobina MI??? sim... pode dar problema?? sim...
Cada caso é um caso... eu nunca tive problemas graves ou fiquei na mão...
MAS vale a pena gastar uns troco a mais e colocar distribuidor hall, modulo 7 pinos e dae sim bobina MI... pro meu motor preparado deu muita diferença da ignição de 6 pinos e distribuidor aranha...
marciorank@gmail.com
29/07/2013, 12:24
Dae PessoALL...
Realmente a instalação da bobina MI não é indicada com ignição eletrônica de modulo 6 pinos... no entanto, eu sempre tive assim em meu jeep (motor 151)...
O que acontece, a bobina nunca queimou... mas com o uso muito prolongado a caixinha/modulo esquenta muito... mesmo assim, nunca tive problemas pois em trilha você anda e para, dando tempo para esfriar... ja a bobina nada sofre com isso ou nada sofreu até hoje NO MEU CASO...
Sendo assim, da para usar a bobina MI??? sim... pode dar problema?? sim...
Cada caso é um caso... eu nunca tive problemas graves ou fiquei na mão...
MAS vale a pena gastar uns troco a mais e colocar distribuidor hall, modulo 7 pinos e dae sim bobina MI... pro meu motor preparado deu muita diferença da ignição de 6 pinos e distribuidor aranha...
mas para o motor do opala 151 tem este tal de distribuidor hall?
mas para o motor do opala 151 tem este tal de distribuidor hall?
Dae Marcio...
Sim, existe...
Comprei na forma de kit de ignição Hall para opala 4 cilindros... na Horizonte auto peças, tudo em injeção eletrônica, carburadores e peças em geral. (http://www.autopecashorizonte.com.br)
No entanto, quase não vale a pena comprar na forma de kit... minha intenção era comprar somente o distribuidor, mas muda pouca coisa no preço...
Mesmo o distribuidor sendo chinês... aparentemente é de boa qualidade e materiais, por enquanto não deu problema... caso der, acredito será no sensor hall, que é o mesmo linha VW, fácil de conseguir e barato... já quanto ao corpo do distribuidor acredito não dar problema...
O modulo é Chinês também, e esse não presta (pelo menos o que veio junto) e você vai precisar substituir ele por um Bosch, mesmo que usado...
A bobina não sei procedência nem marca, mas é boa... porém eu substitui por uma Bosch também...
A tampa e rotor são Olimpic, considero segunda linha, mas eu estou usando...
Bom, eu uso por mais de 4 anos o sistema com ignicao eletronica indutiva e bobina plastica, o modulo aquece bem mais mas contornei isso colocando um bom dissipador de calor parrudo.
Meu primo usa o mesmo sistema a pelo menos 2 anos tambem e nunca teve problema.
NAo foi instalado fio resistivo, resistor, nada, apenas coloca-se a bobina de gol Mi no lugar da bobina asfaltica
Sou tecnico em eletronica e concordo que na teoria era pra bobina ser danificada a curto prazo, porem a pratica tem mostrado que a coisa é bem diferente. Ja viajei com o Jeep, ja precisei usa-lo como carro do dia a dia por uma mes e o funcionamento sempre foi perfeito.
Em termos de rendimento tambem precebe-se diferenca:
-partidas mais faceis,
-ao tirar a bobina asfaltica e colocar a plastica percebe-se marcha lenta mais alta (demonstrando melhor queima) sendo necessario baixar a lenta,
-respostas mais rapidas do motor,
-e em consequencia disso maior economia.
Thiago Rodeghel
29/07/2013, 23:02
Eu já usei dessas bobinas convencionais, a óleo... A melhor é Bosch, nem adianta pegar de outra marca, infelizmente existem alguns fabricantes que deixam a desejar.
Se for as quadradinhas do Gol MI, Bosch e Magnetti Marelli são show.
[s]
Dioclecio
29/07/2013, 23:15
O motor da minha rural é opala 6cc e também coloquei a bobina do gol MI marca Magnetti Marelli faz mais ou menos 1 mês em conjunto com modulo Bosch 6 pinos. Já fiz trilha com ela, onde o motor ficou funcionando as 13:30 as 18h, com pequenos intervalos e ela aguentou bem. Não chequei se o modulo esquentou muito, mas até agora o funcionamento esta ótimo.
marciorank@gmail.com
30/07/2013, 12:19
O motor da minha rural é opala 6cc e também coloquei a bobina do gol MI marca Magnetti Marelli faz mais ou menos 1 mês em conjunto com modulo Bosch 6 pinos. Já fiz trilha com ela, onde o motor ficou funcionando as 13:30 as 18h, com pequenos intervalos e ela aguentou bem. Não chequei se o modulo esquentou muito, mas até agora o funcionamento esta ótimo.
entao pessoal
coloquei uma do gol mi, funcionou bem porem a bobina faz um barulho, tipo uns estralozinhos, parece que sempre
que ela manda sinal, isto e normal? a que voces colocarao tambem faz o mesmo barrulho?
marciorank@gmail.com
29/01/2014, 18:58
blz pessoal, resuscitando o topico
voces que colocaram a bobina do gol MI nos motores do opala com o distribuidor original e ja estão
andando com elas a um bom tempo,
como elas estão se comportando?
abraços.