Ver Versão Completa : Dúvida adptaçao motor ap 1.8 no samurai
Alex Siqueira
27/07/2013, 19:54
Boa noite, ganhei um samurai e gostaria que alguem me passasse a lista completo das peças que preciso para passa o meu adptar o motor ap 1.8 no meu samurai. Obrigado!
gustavo 4x4
29/07/2013, 12:47
lista completa doque ôme?
nao tem segredo..
-tu qé o jipe só pra trilhas? ou para andar no dia a dia?
-que tipos de trilha vai fazer?
-qual a configuração que tu vai usa no jipe?
te digo que, avaliando essas perguntas voce vai ver se precisa mesmo de um motor mais forte.
pois um samurai com pneu 31'' e bem reduzido nao preciso de um motor mais forte.
aah nao ser que quer colocar pneus enormes, eixos mais pesados, e coisa e tal, ou queira apostar corrida. Ai sim um motor mais forte cai bem.
ja cansamos de descutir isso aqui no forum, que um jipe off road, nao precisa de cilindrada, e sim torque.
da uma lida nesses topicos e vai aprender um bocado:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/963-motor-ap-1-8-no-samurai.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/20856-motor-ap-em-samurai-98-a.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/67779-motor-ap-num-samurai-93-a.html
][ desculpe grosseria, mas é a realidade aqui, haha :mrgreen:
Ja li todos os post e ninguem poe a receita certinha, a lista de peças, onde achar, acertos, alinhamentos, etc...
Começa em motor ap e o povo vai divagando em motor diesel, motor GM e por ai vai...dizem que fica bom, que o motor MI é melhor, que para uns o 1.6 chega, outros querem 2.0 turbo e a lista do que se precisa fazer nao tem.
Sou solidário a dúvida do Alex.
Por ex:
Motor AP tem um tal de angulo certo de funcionamento, quanto é e como acertar isso?
Como fazer os apoios do motor?
A flange ap + chevete elimina a caixa seca ou é complento?
Mudam as fixações do cambio?
Como fica a parte de radiador e escapamento do novo motor?
Alavanca de cambio muda?
Onde instala a centralina?
DH e outros acessorios, tudo ok?
gustavo 4x4
29/07/2013, 21:45
aaaaaaah Nava
mah tu me persegue home! todo topico que eu entro tu ta tambem! hahaha brincadeira
bom, mas nao vamo faze o rapaz gasta grana onde taaalvez nao precise.
Alex Siqueira
29/07/2013, 21:50
A minha preocupação é com o motor quando pifar não achar mais peça e ficar mais caro o motor ja esta sujando a vela. Mais valeu a dica é que eu sou novo com jeep. Obrigado!
gustavo 4x4
30/07/2013, 12:18
mas tem bastante peças alternativas mais baratas que as originais, nao tem que se preucupar com isso, o motor do samuca se ta legal é bom!
da uma olhada nesses sites
Alternativa 4x4 Produtos <b>Suzuki Samurai</b> <a href="/index.php?id_veiculo=0">(remover filtro)</a> (http://alternativa4x4.com.br/index.php?id_veiculo=54)
Suzucar.com (http://suzucar.com.br/loja/)
ai tem bastante sobre suzukis
alias, qual o ano do seu samurai? e o que tem nele? posta umas fotos aqui.
Nava, o questao é que existem CENTENAS de receitas e DEZENAS de igredientes para se fazer o mesmo "bolo"... talvez seja por isso que nao existe até entao um passo-a-passo de como colocar motor AP em samurai..
primeiro pq existem DEZENAS de configuraçoes de motor AP, tem carburado, tem injetado monoponto, tem injetado multiponto, tem AP longitudinal, tem AP transversal, tem AP com os agregados ( alternador. compressor e bombas D/H) do lado esquerdo, do lado direito etc... enfim... é dificil ver um Samurai dois samurais com motor AP "iguais" e cada um requer montagens diferentes
segundo, quanto ao cambio, tem gente que usa o cambio original com flange, outros com cambio de chevette 4M outros com chevete 5M, uns com flange ( e existem dezenas de flanges diferentes) outros com capa-seca completa. tem flange que deixa o motor AP na inclinçao original, outras deixam o AP na vertical, umas usam motor de arranque X outras Y...
os suportes/coxins, uns montam com de opala, outros com de AP mesmo, etc...
radiador/ventoinha, mangueiras cada um monta uma salada diferente...
no momento estou terminando um kit basico p/ colocar motor AP + cambio de chevette 5M em samurai, o kit consistirá de flange + suportes de motor + suportes de cambio, e sem precisar de fazer nenhum corte/solda no chassis e mantendo a inclinaçao original do AP.
eu tinha até a ideia de montar um kit completao, do tipo, tira o motor/cambio original e mete o AP/chevette plug,n play, mas como expliquei acima, existem CENTENAS de variaveis no motores AP, fica impossivel fazer um kit assim.
segue umas fotos do kit piloto.
Fabil, ok, cinte e concordo com tudo tudo q vc citou.
MAS nem o básico a gente consegue naqueles links. Fica todo mundo falando uma coisa diferente.
Por ex, vc citou uma receita. Blza, passa ela completa. Se eu decidir por MI ou IE isso é por minha conta...a tua receita é essa e boa. Cada um faz a variação que quiser, desde que conte em detalhes depois o que mudou e motivos, resultados, etc.
Dai sim, ficaria show.
Primeira vez que vejo fotos do motor no samuca! Parabéns.
poisé.. por isso limitei meu futuro kit com o "basico" p/ colocar fisicamente qualquer AP no samurai.
a receita basica eu sigo é:
- motor AP ( injetado multiponto, de preferencia dos VW após 1998 que usam injeçao Magnetti Marelli e praticamente a mesma usada até 2003 quando passaram a ser flex, ou seja, tem MILHARES desses motores rodando por ai, facil de achar peças e facil de preparar) . procure comprar o motor O MAIS COMPLETO POSSIVEL, com todos os agregados, chicote, mangueiras, parafusos, correias, modulos, até igniçao ( principalmente se o carro tiver code), quanto mais completo for o motor, menos encheçao de saco terá na hora de montar.
- continuando no motor, será necessario usar o CARTER e PESCADOR de oleo dos APs tranversais ( logus, verona, escort, pointer, golf, Polo Classic etc..) pois o carter dos AP longitudinais ( santanas, gols, etc..) bate no eixo dianteiro. em samurais baixinhos ( suspensao original) mesmo o carter transversal será necessario um trabalho no carter p desviar no eixo, em samurais com SPOA / lift 4" nao precisa.
- cambio de chevette completo ( alavanca, garfo de embreagem, e cardãnzinho da rabeta) sim, cardã, pois o cardãzinho do cambio do samurai sao encaixa na rabeta do chevette)
- flange p/ acoplar o AP no cambio, existem dezenas no mercado, basta escolhe, obviamente de preferencia as que deixam o motor AP trabalhando inclinado como é originalmente.
- suportes de motor/cambio, tem que fabricar, dai vai da imaginaçao e talento de cada um, ou procure algum kit pronto no mercado
- suportes p/ agregados/correias/mangueiras/radiador, chicote eletrico, etc.... vai da imaginaçao e talento de cada um..
Fabil, show de bola!
Radiador, como fica?
Com a inclinação do motor, a parte de injeção fica com bom espaço ali do lado da bateria?
Sensores que vão para painel, como realizar a identificação no momento de arrancar o motor original? Marcador de temp e oleo, por ex, vw e suzuki vão conversar a mesma lingua? Tipo, marcar certo temp e pressao de oleo?
Temos kits de suportes a venda? Quem vende?
Escapamento muda o lado, temos de fazer personalisado total, desde coletor?
Entrada de ar, dá para aproveitar suzuki?
o Radiador pode-se usar o original que dá conta do recado tranquilamente, pode-se tambem usar de chevette que é facil de adaptar e tem praticamente as mesmas dimensoes do original.
realmente o espaço no lado da bateria fica apertadinho, dependendo do modelo de coletor de escape que estiver no AP é preciso dar uma rebatida na lata p/ nao raspar
o sensore de temperatura da agua , se vc fizer questao de usar o mostrador original do painel vai ter que usar o sensor original do samurai, basta modificar a rosca do tubo onde vai o sensor original do AP e e pronto.
o de oleo nao precisa mexer, o original do AP funciona normal com painel do samurai
o escapamento tem que ser refeito, qualquer loja de escapamento bem equipada faz.
vc quer dizer filtro de ar, certo? é mais facil usar as de Santana/Gol MI, a original tambem dá, mas o diametro das bocas p/ as mangueiras é diferente ai tem que ficar adaptando mais coisa.. use o conjunto todo de santana MI ( obviamente com motor AP MI) e tudo vai casar bonitinho
Perfeito.
O cardã t-case + cambio tem de ser todo refeito e balanceado, juntando a ponta de um com a do outro, isso?
Outra dúvida, o distribuidor do AP fica mais baixo que o do samurai que fica no 8o andar...não é um ponto negativo isso? Tipo, seria necessario aumentar essa altura?
Radiador original não tem as saidas do lado oposto do ap? Colocar o vaso de pressao ja nessa instalação...radiador original aguenta essa pressão?
sim, na verdade o cardã fica MINUSCULO, pois o cambio chevette é mais comprido que o original
nao tenho noticias de problemas com distribuidor molhando a toa nao...
pode selar o sistema de radiador original sem problemas.
Leonardo Truccolo
02/08/2013, 10:39
Fabil, e como ficam as alavancas de marcha e de tração? Teria como colocar uma foto, pra ver se ficam no mesmo lugar, ou muda muito???
Abs
Junior Lopes
17/12/2013, 22:53
blz Fabil? porque não adaptar motor ap no cambio original do samurai?
valeu....abç
pode ser feito tambem, basta conseguir uma flange.
mas ele nao aguenta muito abuso e é um cambio com peças caras ( um jogo de anel sincronizadores por exemplo é mais de 1.000,00), já o cmabio de chevette aguenta desaforo e peças baratas e faceis de encontrar.
Pessoal,
Alguem que comprou o kit de adaptar motor AP em caixa de chevette do Fabil possui fotos mais detalhadas da instalação ?
Estou apanhando p/ achar a posição correta dos suportes!!!!
Agradeço a ajuda!
Léo
Leo..
me manda umas fotos ai da sua montagem p/ eu esclarecer suas duvidas
abs
eu uso uma luva de borracha só cobrindo o distribuidor do AP, ja andei com agua passando o capo e nunca deu problema!
alguem perguntou dos fios, quando for tirar o motor fora, é só identificar cada um, (alternador, sensor de óleo, bobina, motor de partida, etc) escreve num pedacinho de papel e cola com fita adesiva transparente!
Fala Fabil,
As fotos ajudaram sim!!!
Minha duvida é a seguinte.
Na primeira foto, a parte do suporte onde pega no bloco é lisa/reta, e o bloco tem um rebaixo...
Te pergunto: É preciso fazer um enchimento, tipo um calço p/ colocar entre o suporte e o motor p/ fixar ele melhor ou apenas colocando um parafuso mais longo resolve?
Abraço e obrigado pela ajuda!!
oi Leo
nos motores que montei aqui nao precisei fazer nenhum enchimento nao... o detalhe é que todos que já montei foram injetados, o seu é carburado.. realmente nao sei lhe dizer se tem alguma diferença entre a fixaçao no bloco dos antigos carburados para os injetados
joao da gaiola
23/10/2014, 23:22
tinha um carburado na minha gaiola q puta q pariu com um carburador q ninguem gosta o miniprogressivo
a gaiola era igual jipe :euforico: ela tinha um contagiro de passat pointer gti os antigao
na trilha num usava embreagem nem fudendo entao apenas tirava o pe e acelerava
cara q gaiola so vendi pq queria um samurai93 com feixe e crawler 4.16 agora p quem tem
motor ap 1.8 de versailes igual eu tinha passo a senha com o mini progressivo .....
e regular o carbura para motor 1.5 ap a gasolina ai ele nao engasga nem falha .....obs 2 estagio mecanico
piso abriu as duas gargantas .... nunca deu dor de cabeça ......afnal la vai outra dica e comprar um tubo de silicone e vedar tudo q axar q pode entrar poeira e boa trilha
Leo Branco
26/03/2017, 11:37
Bom dia turma,
pegando um ganho aqui no tópico. Tenho um samurai 1994 100% original com 130 mil km rodados. Surgiu uma oportunidade de colocar um motor 2.0 turbo de 200 cv(motor do audi a3 2010) nele. Poderiam me relacionar quais as outras adaptações teria que fazer para que o carro ficasse 100% seguro e confiável(caixa de marcha, redução, eixos com diferenciais, suspensão, freio e qual seria a medida exata dos pneus). Penso em deixar do samurai mesmo, somente o chassi e a carroceria.
Grato.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.