Ver Versão Completa : L200 Triton dando tranco em primeira e ré, ao terminar de soltar a embreagem.
Olá caros colegas
É a minha primeira l200 triton então não sei bem como é que este carro deveria funcionar. Já tive um samurai, ainda possuo um defender e o único parecido que dirigi frequentemente foi a pajero Dakar, que tem diversas diferenças mecânicas como a ausência do LSD/presença de um bloqueio de vergonha além do câmbio automático da Dakar.
Ao problema:
Notei pela primeira vez ao sair da garagem, pois sempre preciso dar uma ré, esterçar o voltante quase todo e depois engatar a primeira. Existe um certo tranco perceptível nos pedais e também audível, conforme vou terminando de soltar a embreagem, seja na ré ou na primeira marcha, principalmente com o volante esterçado - não, eu NUNCA esterço até o fim.
Me parece muito semelhante com um problema que um renault Sandero teve aqui em casa e foi só apertar umas bieletas para resolver. Justiça seja feita, tanto o tranco como o barulho no sandero eram mais fortes.
Pensei que pudessem ser as bieletas ou o tal do LSD. Eu nunca tive um veículo com este troço (gostaria muito que a mitsubishi ainda disponibilizasse um bloqueio 100%, igual ao da Dakar, que quase ninguém vai usar no off road...) mas entendo que é um sistema que funciona como uma embreagem, de modo que não deveria dar trancos, certo?
É claro que vou acabar levando o carro na concessionário pois mal tem 1000km rodados, mas talvez algum dos colegas tenha alguma experiência nesse sentido ou possa até me dizer que "é normal".
Agradeço a atenção.
Abraços
RafaFilgueiras
11/11/2013, 19:16
E ai Felype, resolveu o seu problema?
ancazobafe
19/11/2013, 15:38
Notei pela primeira vez ao sair da garagem, pois sempre preciso dar uma ré, esterçar o voltante quase todo e depois engatar a primeira. Existe um certo tranco perceptível nos pedais e também audível, conforme vou terminando de soltar a embreagem, seja na ré ou na primeira marcha, principalmente com o volante esterçado - não, eu NUNCA esterço até o fim.
Também notei isso na minha, uma GLS 13/13. É curioso, parece a distensão de algo...
Não me preocupo. Irei relatar isso na primeira revisão e boa...
André...
19/11/2013, 15:49
Também notei isso na minha, uma GLS 13/13. É curioso, parece a distensão de algo...
Não me preocupo. Irei relatar isso na primeira revisão e boa...
To com uma HPE MT e também to notando isso. Não é sempre, mas algumas vezes dá um tranquinho mesmo. ALguém sabe o que pode ser?
SAPO-BOMBA
19/11/2013, 15:56
Não seria apenas a regulagem do acionamento do pedal? Pois há uma mola de contrapressão, e além disso seria bom regular tb a a ação do acionador hidráulico do garfo de embreagem, podendo deixa-lo mais justo...
ancazobafe
19/11/2013, 16:12
Parece não ter a ver com pedal... Parece que vem da região onde está alojada a transmissão (caixa de câmbio).
É um estalo, beeem discreto (só chato para perceber... rs), se assemelha ao rompimento de um elástico distendido.
SAPO-BOMBA
19/11/2013, 17:04
É simples observar: Entra debaixo do carro, e pede pra alguém acionar o pedal da embreagem
outsider
19/11/2013, 17:27
Também passei por isso na minha GLS/MT-12/13 logo que tirei da concessionária. Do nada o barulho parou sem eu ter levado na concessionária
ancazobafe
28/11/2013, 14:20
Também passei por isso na minha GLS/MT-12/13 logo que tirei da concessionária. Do nada o barulho parou sem eu ter levado na concessionária
Na minha também parou, sem ter feito nada.
Porém ontem reapareceu...
RafaFilgueiras
04/12/2013, 16:59
Levei na Mit e o problema era lubrificação. Já foi resolvido!
Salve todos. Minha L200 hpe 2006 diesel automática faz um pequeno tranco ao sair do N para o D ou R, com o carro parado. É normal? Pode ser folga nas rodas, cardã ou diferencial? Agradeço a ajuda.
Salve todos. Minha L200 hpe 2006 diesel automática faz um pequeno tranco ao sair do N para o D ou R, com o carro parado. É normal? Pode ser folga nas rodas, cardã ou diferencial? Agradeço a ajuda.
Um detalhe, quando o freio de mão está puxado, o tranco não existe. Será folga nas rodas?
Quando o carro está em drive ou ré, a marcha está engatada e exercendo pressão para o carro andar.
Tanto que se você soltar o freio de mão ou pedal o carro andará imediatamente.
Portanto, no momento que você engata ou desengata uma destas marchas, estará alterando a tração do veículo, tirando a pressão para ele andar para frente ou para trás.
Isto é bem diferente do veículo manual, pois o acoplamento da marcha só ocorre quando solta a embreagem.
Resumindo, um pequeno tranco nestas trocas de marcha é normal.:concordo:
Quando o carro está em drive ou ré, a marcha está engatada e exercendo pressão para o carro andar.
Tanto que se você soltar o freio de mão ou pedal o carro andará imediatamente.
Portanto, no momento que você engata ou desengata uma destas marchas, estará alterando a tração do veículo, tirando a pressão para ele andar para frente ou para trás.
Isto é bem diferente do veículo manual, pois o acoplamento da marcha só ocorre quando solta a embreagem.
Resumindo, um pequeno tranco nestas trocas de marcha é normal.:concordo:
Olá Glaicon, grato pelo comentário. Sim, eu sei disso, tenho outro carro automatico, mas sem diferencial e com câmbio CVT. Esse pequeno tranco que me refiro é com o pé no freio,ao engatar essas marchas o carro não vai andar enquanto eu não soltar o freio, obviamente, Mas esse tranco não ocorre com o freio acionado e o freio de mão puxado. Minha dúvida é se esse pequeno tranco é normal ou se está relacionado a alguma folga no diferencial ou nas rodas traseiras.
Olá Glaicon, grato pelo comentário. Sim, eu sei disso, tenho outro carro automatico, mas sem diferencial e com câmbio CVT. Esse pequeno tranco que me refiro é com o pé no freio,ao engatar essas marchas o carro não vai andar enquanto eu não soltar o freio, obviamente, Mas esse tranco não ocorre com o freio acionado e o freio de mão puxado. Minha dúvida é se esse pequeno tranco é normal ou se está relacionado a alguma folga no diferencial ou nas rodas traseiras.
Difícil responder, pois algo perceptível acontece quando engata ou desengata, sim, mas nada com intensidade.
Aí concluir entre o que é normal e algo fora dos parâmetros, só por analogia, fica difícil.
Melhor não opinar.
Mais fácil ir numa oficina de confiança.:concordo: