Conectar

Ver Versão Completa : Legalizacao de suspensão alterada e pneus maiores.

alexmartraze
25/07/2013, 21:01
Galera, estou pesquisando e lendo mas não encontrei nada definitivo ainda.

Estou com uma SW4 98 com lift de suspensão 2,5" e body lift de +-4", com pneus 315x75x16.

A pergunta é o quanto posso me incomodar com policia e blitz se eu não regularizar estas alterações.

Quanto a suspensão fui no detran e me disseram que gastando uns 200 no detran, mais uns 400 na vistoria inmetro parece que se acerta tudo e vai pro documento como alteração suspensão elevação, mas quanto ao pneu me disseram que não passaria na vistoria, já em blitz e equiv. iria do bom senso e conhecimento do policial.

Agora quanto ao pneu, existe algo que se possa fazer?
Um vistoriador me disse para alterar no documento de MIS/CAMIONETE para JEEP, que desta forma o pneu não tem especificação e poderia se usar maior no caso. Mas no DETRAN me desencorajaram pois disseram que teria que enviar documentação para brasilia, fazer uma outra vistoria em outra cidade pois em Floripa e regiao nao existe e mais umas coisas que não gravei.

Em fim, alguma sugestão?

Abraços

alexmartraze
25/07/2013, 21:06
Uma foto para ter opinião se vou me incomodar.

JRoberto
26/07/2013, 16:59
Acompanhando o tópico, também estou pesquisando a respeito.

[]'s

HERICK
26/07/2013, 20:59
Galera, estou pesquisando e lendo mas não encontrei nada definitivo ainda.

Estou com uma SW4 98 com lift de suspensão 2,5" e body lift de +-4", com pneus 315x75x16.

A pergunta é o quanto posso me incomodar com policia e blitz se eu não regularizar estas alterações.

Quanto a suspensão fui no detran e me disseram que gastando uns 200 no detran, mais uns 400 na vistoria inmetro parece que se acerta tudo e vai pro documento como alteração suspensão elevação, mas quanto ao pneu me disseram que não passaria na vistoria, já em blitz e equiv. iria do bom senso e conhecimento do policial.

Agora quanto ao pneu, existe algo que se possa fazer?
Um vistoriador me disse para alterar no documento de MIS/CAMIONETE para JEEP, que desta forma o pneu não tem especificação e poderia se usar maior no caso. Mas no DETRAN me desencorajaram pois disseram que teria que enviar documentação para brasilia, fazer uma outra vistoria em outra cidade pois em Floripa e regiao nao existe e mais umas coisas que não gravei.

Em fim, alguma sugestão?

Abraços

Alex Boa Noite! Um bom despachante resolve isso pra você, o que vejo na tua VTR, é que o off set das rodas mais os espaçadores deixaram o conjunto muito pra fora do Paralamas, para regularizar e a poliçada não perturbar, teria que colocar alargadores de Paralamas maiores do que esses para que o conjunto rodas/pneus fiquem dentro do Paralamas e não fora como o seu está, aqui no fórum tem uma empresa que fabrica de maior diâmetro, ademais Parabéns a VTR tá lindona! Um forte abraço.

xibiu!!!
25/08/2013, 20:05
Olá amigo alexmartraze.

O Artigo 8º da Resolução 292/2007 do Contran regulamenta essa aplicação:

Art. 8º Ficam proibidas:

I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;
II - O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;

Segundo esse artigo, nenhum veículo pode ser apreendido pelo simples fato de utilizar rodas maiores,caso o aumento do diâmetro da roda seja compensado pela diminuição da altura dos pneus (o que normalmente não ocorre no mundo 4x4). Em outras palavras, se você comparar o conjunto roda/pneu de aro grande com o conjunto roda/pneu originais do veículo, e ambos forem do mesmo tamanho no diâmetro externo do conjunto, não há irregularidade.

A no caso do uso de pneuzões mais largos, seu uso é liberado desde que eles caibam na medida original (de fábrica) dos paralamas.Mas aos colegas que já estão pensando em alargá-los: o Artigo 1º da Resolução 533/1978 (por incrível que pareça, ainda em vigor) proíbe isso, exceto para veículos de competição:

"Art. 1º (...)

Parágrafo único. É vedada a ampliação da largura original do pára-lama do veículo.
(...)
Art. 4º Excetuam-se da proibição objeto desta Resolução os automóveis especialmente preparados para competições, devendo o condutor portar autorização da autoridade de trânsito para a prova esportiva correspondente.”

O download completo das Resoluções 292/2007 e 533/1978 você encontra no site do DENATRAN:

(http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_292.pdf)http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_292.pdf
(http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/res_ant_1998.zip)http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/res_ant_1998.zip

Guima-MS
16/03/2015, 12:11
Reativando o topico , estou com um probleminha meio grande :
a 2 anos atras , comprei a dakota , com alguns debitos do detran , e por relaxo meu , agora que estao sendo quitados .
Nesse meio tempo , fundiu o motor , comprei outro igual , com numeraçao livre , com NF certinha , tudo certinho para regularizar .
Tambem tenho alterado a suspensao , calço na traseira e torçao regulada na dianteira , pra isso tenho a NF dos serviços (do posto de molas ) .
Tambem alterei o conjunto de rodas e pneus , das originais 15´´ e pneus 235/75R15 , para rodas 17´´ e pneus 285/70R17 (que saem um pouquinho da caixa de rodas , devido ao off-set das rodas) , das rodas consigo recibo de quando comprei , mais os pneus nao , pois comprei usados de um particular .
Tambem adicionei luzes de cabine (Vulgas CAB LIGHTS Americanas) , compradas no mercadolivre , com compravante de compra , o que incidiria em modificaçao de iluminaçao , alem da meia luz conjugada no pisca que uso desde que comprei .

A Duvida e , e possivel legalizar tudo do jeito que esta ? ainda da para fazer vistoria em casa particular ou somente no detran?

OBS : Ainda vou transferi-la para meu nome .

Sera que eu consigo fazer isso ou e melhor contratar um despachante (tenho dispinobilidade de horario) ?

Por onde começar ?

HERICK
17/03/2015, 05:46
Reativando o topico , estou com um probleminha meio grande :
a 2 anos atras , comprei a dakota , com alguns debitos do detran , e por relaxo meu , agora que estao sendo quitados .
Nesse meio tempo , fundiu o motor , comprei outro igual , com numeraçao livre , com NF certinha , tudo certinho para regularizar .
Tambem tenho alterado a suspensao , calço na traseira e torçao regulada na dianteira , pra isso tenho a NF dos serviços (do posto de molas ) .
Tambem alterei o conjunto de rodas e pneus , das originais 15´´ e pneus 235/75R15 , para rodas 17´´ e pneus 285/70R17 (que saem um pouquinho da caixa de rodas , devido ao off-set das rodas) , das rodas consigo recibo de quando comprei , mais os pneus nao , pois comprei usados de um particular .
Tambem adicionei luzes de cabine (Vulgas CAB LIGHTS Americanas) , compradas no mercadolivre , com compravante de compra , o que incidiria em modificaçao de iluminaçao , alem da meia luz conjugada no pisca que uso desde que comprei .

A Duvida e , e possivel legalizar tudo do jeito que esta ? ainda da para fazer vistoria em casa particular ou somente no detran?

OBS : Ainda vou transferi-la para meu nome .

Sera que eu consigo fazer isso ou e melhor contratar um despachante (tenho dispinobilidade de horario) ?

Por onde começar ?
Consulte um despachante que tenha sido indicado por um amigo, é melhor!

MATOSWR
19/03/2015, 00:18
Aqui no Rio não tenho visto o pessoal ter problemas no Detran. Aqui fazemos vistoria todo ano (:(). Neste tinha um Troller fazendo vistoria no mesmo dia que eu. Ele tava com a suspensão muito alta e com pneuzão e passou. Não passa se você tiver com o pneu pra fora do para-choque.

xibiu!!!
20/03/2015, 19:54
Aqui no Rio não tenho visto o pessoal ter problemas no Detran. Aqui fazemos vistoria todo ano (:(). Neste tinha um Troller fazendo vistoria no mesmo dia que eu. Ele tava com a suspensão muito alta e com pneuzão e passou. Não passa se você tiver com o pneu pra fora do para-choque.

Para-choque ou Para-lama??
Se aumentar o comprimento do Para-choque , aí passa na vistoria??
Veja o que já foi comentado acima sobre o assunto "Pneus Largos".
É o que está na lei Federal e é o que deveria ser acatado pelos funcionários do Detran , independente se o rodão está em um Hummer importado , ou em um Fusquinha.

MATOSWR
22/03/2015, 20:26
Xi..desculpa Xibiu... para-lamas. se tiver pra fora não passa. Acontece que a lei também diz que é proibido aumentar a largura dos para-lamas. Mas dificilmente o pessoal do Detran sabe se foi alargado.

xibiu!!!
22/03/2015, 21:56
Xi..desculpa Xibiu... para-lamas. se tiver pra fora não passa. Acontece que a lei também diz que é proibido aumentar a largura dos para-lamas. Mas dificilmente o pessoal do Detran sabe se foi alargado.

Se for um serviço bem feito no para lamas, sem exagero no aumento da largura, na minha modesta opinião ,não obstante a lei, acho que deveria passar pois não traz problema algum.

fabriciopessoa
25/03/2015, 14:38
Pois é galera, to com um pepino aqui tb.

Comprei um tracker de particular e já tava com um calço de 3" e pneus BF AT.

Na hora de fazer a vistoria pra transferencia pro meu nome eles disseramq ue eu teria de regularizar a suspensão e pra isso precisaria da nota fiscal.

Liguei pro antigo dono e ele disse que comprou o carro já levantado e que qdo ele fez a vistoria não pediram nada. Tentou contato com o primeiro dono (o que colocou o calço) mas tb não conseguiu a nota.

Consegui uma nota de instalação mas ao chegar lá pediram as notas do kit.

Tô feito louco pra ver o que faço... os caras tão complicando demais... Alguém passou por algo parecido, de comprar caro já modificado e ter problemas pra regularizar?

abs

igorcorrea
07/01/2016, 01:26
Uma foto para ter opinião se vou me incomodar.

Fala Alex!

Conseguiu regularizar? Estou com uma SW4 na mesma situação.
Essa sua viatura está bem bonita!

Abs,
Igor

GustavoBraga
08/01/2016, 19:48
O jeito e arrumar um despachante que resolva isso pra ti ( $$$ ). Ha varios que fazem. Se for tentar fazer sozinho, tenha as notas ( ou arrume umas ) de compra E instalação. Isso pra nova altura de suspensão...

Sobre os pneus/rodas: Não tem jeito, NÃO da pra legalizar. Pelas normas vigentes no momento, não e permitido aumentar as bitolas dos eixos ( rodas/pneus pra fora dos paralamas, offset diferente das rodas originais, espaçadores etc... ), não e permitido alargar paralamas ( alargadores de paralamas ), aumentar diametro externo do conjunto pneu e roda, usar pneus pra fora dos paralamas etc etc.

O que acontece e o seguinte: Ha lugares em que tanto policiais quanto o pessoal do inmetro e dos CRVA's desconhecem algumas das normas ( incrivel nao? pois e... ) e ai algumas coisas passam. Em outros casos, os despachantes dão um "jeitinho" e conseguem facilitar algumas coisas.
Varia muito de cidade pra cidade, então recomendo que se não deu na sua, parta pra outras.

O modo mais facil e barato e por um jogo de pneus e rodas nas medidas originais, legalizar a altura da suspensão ( mesmo que errada, pois com seu jogo de pneus a altura vai ser outra ) e voltar aos seus pneus e rodas. Se um dia a policia te parar e falar algo sobre teu conjunto, de uma de bobo e diz que não sabe de nada, fez inmetro e boa ( seja muito educado, paciente e "burro"). A maioria não sabe que pneus maiores e alargadores de paralama não pode. Vc andando certinho sem chamar tanta atenção e não estando com os pneus muito pra fora ( use alargadores razoavelmente de tamanho suficiente ) eles não te param nao.

Lembrando que isso e uma opinião minha baseada nos 4x4 que ja tive todos beeeem altos, pneus "grandes" e pra fora etc e tal somado a alguns conhecimentos de legislação que tenho, e conhecidos que trabalham com isso. E claro, varias experiências minhas com isso. O maior problema mesmo e na hora da vistoria ( compra e venda por exemplo ). Mas nesse pais, tudo se da um jeito, infelizmente tem de ser assim.

Boa sorte, abraço.

Guima-MS
12/03/2016, 19:32
Pessoal , legalizei minha picape .

Levei no detran ja com pneus pequenos (dentro do limite original e cx de rodas , consultei um agente do detran antes) , checaram tudo e fui reprovado por suspensao e iluminacao , e encaminhado para fazer inmetro .
Fiz inmetro (R$ 550,00 - Salgado , hehe) , levei o laudo do inmetro no setor de vistorias no detran , refiz a vistoria e desta vez fui aprovado (com restricao , troca de placas e lacre) .
Ainda nao saiu o documento , mais vai sair alteracao de suspensao e iluminacao no doc , assim nao tenho tantos problemas com blitz .

Essa semana volto meus 315 , 3 dedos para fora do paralama , e vou andar tranquilo .

Marcio Rossetto
28/04/2017, 11:52
Amigos reativando om tópico

E agora , como iremos fazer ?

Leo.BH4x4
28/04/2017, 13:02
Amigos reativando om tópico

E agora , como iremos fazer ?

É pessoal, resolveram "escrafunxar" a resolução 292 art.8 e fazer valer a tal lei que proíbe alteração de conjunto pneu x roda. Nem alteração para maior e menor em roda nem maior e menor nos pneus que saíram originais de fábrica. E pelo que parece isso virou "MODA" nas barreiras da PRF. Acharam uma "brechinha" e estão fazendo valer a lei "ridicula" que estipula medidas originais de pneus, bem como outras alterações. Como nosso mundo 4x4 é vasto em modificações, quem é que não modificaria simplesmente para melhorar o desempenho de um veículo misto (on/off) road?? Eis a pergunta que não quer calar!!

No meu caso tenho uma toy band cuja medida original é o bendito pneu 6.70 no aro 16. Ora bolas! será possível que terei que andar com aqueles magníficos pneus?? Estou rodando com 35. Sempre rodei. Tem 4 anos. Nunca houve sequer problemas com isto. Mas conseguiram mais uma vez encontrar uma forma de "ARRECADAR" para os cofres públicos. Inclusive nem abordaram sobre essa questão quando tive que fazer a vistoria de transferência em 2013 e a outra vistoria por mudança de Cor. De lá pra cá passei por 2 vistorias e sequer colocaram em pauta esse detalhe que até então nunca imaginaria a proibição de pneus maiores que a meu ver são até mais seguros que um Mísero pneu 6.70

Conversei com Vistoriador do inmetro não soube nem me orientar sobre essas mudanças. Falou um monte de baboseira sem fundamento e fiquei na estaca zero. O despreparo é tão grande que nem os despachantes estão sabendo de nada. E a policia muito eficiente está fiscalizando e por "MODA" parando todos as pickup´s e jipes e vistoriando TUDO! com Apreensões em vários estados do Brasil. Pois bem, o alarde foi espalhado e quem fez alteração ou volta para a pré história usando o 6.70 no meu caso ou terá que comparecer ao Guichê. Minha indignação é a forma como estão agindo. E a completa Ignorância de quem regulamenta esse tipo de alteração. Colocando o cidadão encurralado. Sem saber o que fazer.

Edintruder
01/05/2017, 22:46
De fato nunca cobraram os pneus maiores pois nunca tiveram em mãos os manuais para saberem as medida originais, mas pelo que parece, eles agora estão munidos desses tais manuais dos fabricantes, e estão cobrando o que está na 292. Quando eu legalizei a alteração da suspensão da minha F1000, no inmetro o engenheiro mandou que eu fosse com os pneus originais, pois não poderia vistoriar com os 33" que eu usava na época.

Estou há 2 anos com 35" e nunca tive nenhum problema nas fiscalizações, porém agora ando preocupado com isso pois não sei aonde andam fiscalizando. Sei que em GO, MT e MS a PRF está forte, aqui no RS não vi nada ainda. Mas nesses estados o pessoal anda abusando, usando picapes muito mexidas sem nenhum ajuste de documentação, e com isso a PRF está apertando o cerco.

Sobre alteração de pneus, um amigo eu quando comprou a F75 dele, tinha a alteração de pneus nos documentos, porém quando ele transferiu o detran simplesmente apagou essa alteração do prontuário, mas manteve a alteração da suspensão. Em resumo, quando a resolução passou a valer o detran eliminou na troca de propriedade pois somente o proprietário anterior tinha o direito adquirido, o novo não tem... Coisas do Brasil...

jabbur
02/05/2017, 06:22
Eu tenho pensado em legalizar o Jimny mas fica sempre a dúvida em relação aos pneus. Como mencionado em um grup de Whatsapp que participo, está na hora dos clubes de jipeiros se unirem e irem atrás do DETRAN.

Leo.BH4x4
16/05/2017, 16:35
De fato nunca cobraram os pneus maiores pois nunca tiveram em mãos os manuais para saberem as medida originais, mas pelo que parece, eles agora estão munidos desses tais manuais dos fabricantes, e estão cobrando o que está na 292. Quando eu legalizei a alteração da suspensão da minha F1000, no inmetro o engenheiro mandou que eu fosse com os pneus originais, pois não poderia vistoriar com os 33" que eu usava na época.

Estou há 2 anos com 35" e nunca tive nenhum problema nas fiscalizações, porém agora ando preocupado com isso pois não sei aonde andam fiscalizando. Sei que em GO, MT e MS a PRF está forte, aqui no RS não vi nada ainda. Mas nesses estados o pessoal anda abusando, usando picapes muito mexidas sem nenhum ajuste de documentação, e com isso a PRF está apertando o cerco.

Sobre alteração de pneus, um amigo eu quando comprou a F75 dele, tinha a alteração de pneus nos documentos, porém quando ele transferiu o detran simplesmente apagou essa alteração do prontuário, mas manteve a alteração da suspensão. Em resumo, quando a resolução passou a valer o detran eliminou na troca de propriedade pois somente o proprietário anterior tinha o direito adquirido, o novo não tem... Coisas do Brasil...

Eles usam de todos os artifícios possíveis com intuito de "arrecadar" Nada tem haver com o item segurança. Somente arrecadação. País que funciona a poder de Propina.

franzlana
29/05/2017, 11:45
Pessoal.

Precisamos de criar um grupo, cooperativa clube ou sei lá oque, e entrar na justiça com uma liminar para derrubar esta portaria sobre a proibição de pneus e rodas maiores. Isto tem que ser feito de maneira formal e legal. Não dá pra ficar na improvisação. No meio deste monte de jeepeiros e picapeiros deve ter um monte de advogados competente para isto.

Guilherme Gontijo
26/06/2017, 16:15
Pois é pessoal. Sou de Belo Horizonte e o negócio esta feio aqui em Minas, estamos sempre sabendo de um ou outro que foi apreendido por este motivo. Fizeram um abaixo assinado a pouco tempo que eu inclusive assinei mas não deram mais nenhuma noticia sobre o andamento. Não vejo o porque da policia estar criando tanto caso com isto..

Walter da Camper
27/06/2017, 15:11
Taí o motivo.

Policiais sao presos por cobranca de propina em rodovias que cortam o Triangulo Mineiro | Triangulo Mineiro | G1 (http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/policiais-sao-presos-por-cobranca-de-propina-em-rodovias-que-cortam-o-triangulo-mineiro.ghtml)

[QUOTE= .... Não vejo o porque da policia estar criando tanto caso com isto..[/QUOTE]

VOVÔ DO TROLLER
27/06/2017, 15:18
Taí o motivo.

Policiais sao presos por cobranca de propina em rodovias que cortam o Triangulo Mineiro | Triangulo Mineiro | G1 (http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/policiais-sao-presos-por-cobranca-de-propina-em-rodovias-que-cortam-o-triangulo-mineiro.ghtml)

Caraca. Os PRF já ganham super bem comparados a outras categorias policiais e ainda querem propina?

brunobatt
27/06/2017, 17:05
Caraca. Os PRF já ganham super bem comparados a outras categorias policiais e ainda querem propina?

Valtao, te achei aqui! me manda um e-mail sobre o que queria falar comigo: brunobatt@gmail.com

Abraço!

alex001
28/06/2017, 13:42
Boa tarde!
Pessoal estou para trocar os sapatos de uma Ranger LXS 13 sainda da medida original para os BF 265/75/16.
Será que posso ter problemas? A seguradora informou que não há problema nenhum, esta no limite de 2" que permite a legislação, mas nao citou que legislação é essa.

Coloco os BF 75 ou mantenho os 70?

Abraços!

Alexandre

POPEYE MIT
30/06/2017, 13:11
Pessoal , legalizei minha picape .

Levei no detran ja com pneus pequenos (dentro do limite original e cx de rodas , consultei um agente do detran antes) , checaram tudo e fui reprovado por suspensao e iluminacao , e encaminhado para fazer inmetro .
Fiz inmetro (R$ 550,00 - Salgado , hehe) , levei o laudo do inmetro no setor de vistorias no detran , refiz a vistoria e desta vez fui aprovado (com restricao , troca de placas e lacre) .
Ainda nao saiu o documento , mais vai sair alteracao de suspensao e iluminacao no doc , assim nao tenho tantos problemas com blitz .

Essa semana volto meus 315 , 3 dedos para fora do paralama , e vou andar tranquilo .

GUIMA... Mas no caso vc conseguiu legalizar partes, pois os pneus grandes\largos teoricamente nao entrarao na alteração do seu documento. Entao vc ainda continuaria na "irregularidade" com o 315.

POPEYE MIT
30/06/2017, 14:22
Eu ja percebi que a legislação atual nunca nos dará direito a mudar os pneus. Só mesmo por um movimento grande por parte dos jeepeiros e adeptos de pneus grandes, chamando a atenção principalmente daqueles que lucram com isso. Ou seja as milhares de lojas de acessorios que revendem os pneus , as dezenas de empresas que fabricam os remolds gigantes e as fabricas e importadoras de pneus grandes com a Michellin, Yokohama, General Grabber , Pirelli e outras.
Se é proibido e é impossivel usar los ou legaliza-los entao pq a permissao de vende-los ???
Maconha é um produto proibido de venda, consumo, e sua legalização por enquanto impossivel( graças a Deus) e portanto sua produção proibida.
Entao as industrias produzem algo ( no caso pneus grandes) que nao se pode usar e tao pouco legalizar, nos vendem e nos abandonam a propria sorte ?? Talvez alguem responda: " Compra e corra o risco quem quer ". Mas está ali na loja!! Aberta e com cnpj !! Fabricam um Troller e um Stark com uma caixa de roda que parece caber um pneu 37 sem nenhum lift e o vendedor ainda quer te empurrar dentro da concessionaria um 315, um 35 polegadas pra vc sair "bunito"... mas se é proibido porra pq esse merda vende aqui ??? Somo entao induzidos ?
Será que a industria fabrica entao um 315 aro 17 pra caminhao ?? Pra uma F150 importada que deve ter umas 30 no Brasil todo e olhe lá ?? Obvio que nao. O publico alvo é o de personalização de veiculos e o da pratica do off road !!!
Vc da uma vasculhada no codigo de transito e acha a permissibilidade de roda e pneus largos para carro tipo Buggy para a pratica no fora de estrada. Isso pq ele é de fibra e a producao é pequena. Se conseguirmos provar ao juiz que o fora de estrada que me é vendido sem as devidas adequaçoes e necessito de uso de pneus grandes para a pratica de fora de estrada... acho que posso ter sucesso para conseguir a legalizacao contrariando a resolucao do contran.
Pois bem, mandei um email pra Troller esses dias dando uma de "égua" e perguntei pq o Troller nao tem airbags e me responderam o que eu ja sabia, pois usaram a brecha na lei que permite a nao obrigatoriedade de ter airbags em veiculos de produção de "fora de estrada". Inclusive ate me enviaram a foto com a logo do propria Inmetro com o adesivo ( como aquele adesivo que vem em eletrodomesticos de classificação de consumo de energia).
Aí nao entendo... tando o Buggy quanto o Troller sao de fibra. Ambos na categoria fora de estrada se abstendo do uso de airbags. Ambos sao vendidos ao cliente com o intuito de que é feito e COMERCIALIZADO para a pratica do fora de estrada.
Ao Buggy consta no Contran ( eu mesmo li) que a ele é liberado roda e pneus grandes para trafegabilidade em dunas e\ou terrenos arenosos. Mas a ele a excessao de liberacao se baseia sempre na baixa producao em escala. Mas qual deve ser essa referencia de baixa escala de producao ? Se compararmos a produção de uma fabrica da Troller com uma do Gol, a da Troller seria ridicularmente pequena, concordam ? Tanto que so tem uma fabrica .
Mas se no caso do Troller é comprado por mim consumidor como fora de estrada... os pneus me dao condicao para 100% dos terrenos pela proposta ao qual é vendido?? Consigo subir uma ladeira ingrime com lama com aqueles pneus 70%on road conforme consta no manual ? Resposta: nao. Consigo transpor terrenos arenosos com os pneus em Dunas ou terrenos arenosos? Resposta: nem sempre. Terei segurança em subir uma subida bem íngrime de terreno batido e pelo pouco atrito me oferecido pelos pneus on road que vem no Troller,. ter com isso o risco de derrapar e me acidentar? Resposta : grande risco.
Bom com essas duvidas ja estou traçando minha estrategia juridica ( rsrsrrsrsrs).
Vou dar entrada no Detran pedindo alteração de documentos constando o a permissao de pneus grandes. Obviamente o delegado vai me negar e eles nos enviam essa " negativa" por escrito. Com essa "negativa" e basicamente com essa linha de raciocinio, junto com fotos de outras pessoas divulgadas amplamente na net que conseguiram alterações, mais emails da Troller reconhecendo que ele é classificado e comercializado como fora de estrada, mais fotos do proprio Inmetro que me vistoriará o classificando como "categoria fora de estrada" (caso eu consiga passar pelo delegado), vou tentar se consigo essa vistoria de modo judicial.
Se uma pessoa conseguir, poderá gerar a tal da " JURISPRUDENCIA", como dizem os advogados, e aí muitos poderão usar. Mas vou tentar por mais argumentos para fundamentar bem meu pedido.

Walter da Camper
30/06/2017, 18:42
Não é proibido usar pneu grande. Só não pode trafegar em via pública com ele.
O Troller tem espaço para receber pneus grandes porque ele é um veículo com aptidão para ser utilizado em competições fora-de-estrada.
Na visão da Lei, quem vai usar em trilha ou competições tem que levar de carreta (igual CRF230, que não tem renavam) ou andar com pneu original até a boca da trilha levando os 37 no bagageiro para trocar lá.
Certa vez comprei pneus com recape agressivo para o meu jipe e eles vieram com uma etiqueta dizendo "uso exclusivo fora-de-estrada."
Não estou defendendo o sistema, estou apenas respondendo seus questionamentos utilizando o pensamento do sistema.

Se é proibido e é impossivel usar los ou legaliza-los entao pq a permissao de vende-los ???
Maconha é um produto proibido de venda, consumo, e sua legalização por enquanto impossivel( graças a Deus) e portanto sua produção proibida.
.

POPEYE MIT
02/07/2017, 20:11
Não é proibido usar pneu grande. Só não pode trafegar em via pública com ele.
O Troller tem espaço para receber pneus grandes porque ele é um veículo com aptidão para ser utilizado em competições fora-de-estrada.
Na visão da Lei, quem vai usar em trilha ou competições tem que levar de carreta (igual CRF230, que não tem renavam) ou andar com pneu original até a boca da trilha levando os 37 no bagageiro para trocar lá.
Certa vez comprei pneus com recape agressivo para o meu jipe e eles vieram com uma etiqueta dizendo "uso exclusivo fora-de-estrada."
Não estou defendendo o sistema, estou apenas respondendo seus questionamentos utilizando o pensamento do sistema.

Lógico que vc nao está defedendo o Sistema, mas discordo de vc em dois pontos:
1º) A Resoluçao do CONTRAN de 29\08 2008 , que vem sendo aplicada e causando apreensoes por todo pais, que traz referencias a modificações, é clara quando diz que :
"Art. 8º Ficam proibidas:I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;II - O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda".
Entao, conclui-se que É PROIBIDO PNEUS GRANDES MAIORES QUE OS ORIGINAIS,nao especificando os terrenos ou vias onde ha permissão de trafego com os mesmos.
2º) Considera-se como via publica, qualquer meio de acesso terrestre, podendo ser urbana ou rural. E quando a fiscalização que poderá ser efetuado tanto pela PRF quanto pela PRE, quando ha necessidade do orgão para determinadas diligencias ( lembrem que ha pouco vimos uma blitz da PRF num evento durante a trilha apreendendo motos sem documentos- https://www.youtube.com/watch?v=7oLJ1ue2fIg), nao havendo qualquer ilegalidade, pois podem atuar em qualquer ponto do territorio nacional,sendo em rodovias e estradas federais ou mesmo fora delas.

Walter da Camper
03/07/2017, 08:41
As resoluções do Contran se aplicam às vias abertas para circulação pública (incluindo estradas rurais). Trilhas ou áreas internas em propriedades particulares (inclusive pistas e circuitos de corrida) não são vias de circulação aberta ao público e nesses locais pode-se andar com qualquer coisa, inclusive sem placa, licenciamento, farol, piscas, cinto de segurança, etc.
As motos de trilha, por exemplo, não atendem às resoluções do Contran quanto à presença de equipamentos obrigatórios (nem placa tem), por isso tem que ir de carreta até o ponto onde termina a estrada e começa a trilha (ou pista, ou fazenda...).

As recentes apreensões de motos de cross/trilha pela Polícia Federal dentro de eventos fechados foi por motivo de importação irregular das motos sem pagamento de imposto (crime de descaminho) e não tiveram nada a ver com exigências do Contram. Tanto é assim que as motos que foram legalmente importadas, ou as nacionais que não eram cabrito (produto de roubo) não foram apreendidas, mesmo não tendo farol, seta, luz de freio ou placa.

Lógico que vc nao está defedendo o Sistema, mas discordo de vc em dois pontos:
1º) A Resoluçao do CONTRAN de 29\08 2008 , que vem sendo aplicada e causando apreensoes por todo pais, que traz referencias a modificações, é clara quando diz que :
"Art. 8º Ficam proibidas:I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;II - O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda".
Entao, conclui-se que É PROIBIDO PNEUS GRANDES MAIORES QUE OS ORIGINAIS,nao especificando os terrenos ou vias onde ha permissão de trafego com os mesmos.
2º) Considera-se como via publica, qualquer meio de acesso terrestre, podendo ser urbana ou rural. E quando a fiscalização que poderá ser efetuado tanto pela PRF quanto pela PRE, quando ha necessidade do orgão para determinadas diligencias ( lembrem que ha pouco vimos uma blitz da PRF num evento durante a trilha apreendendo motos sem documentos- https://www.youtube.com/watch?v=7oLJ1ue2fIg), nao havendo qualquer ilegalidade, pois podem atuar em qualquer ponto do territorio nacional,sendo em rodovias e estradas federais ou mesmo fora delas.

Kaddoum
16/07/2018, 10:58
Alguma novidade em relação a esse assunto?

almjr
05/09/2019, 22:07
Boa Noite Nobres Colegas...
Estou passando pelo seguinte dilema: pretendo adquirir um Jeep Willys com pneus que ultrapassam o tamanho/cobertura do para-lamas ( em torno de 5 centímetros )... Adicionalmente, este veículo está "mais alto" do que o natural. Ou seja, a suspensão foi alterada ( resumidamente, o feixe de molas foi parar na parte de "cima" do eixo do diferencial...)...
Em resumo: detran vai aprovar? é necessário legalizar? Polícia vai dar multa?
É isso.
Espero ter sido claro.
Gostaria da experiência dos nobres colegas neste assunto...
Abraços.

pequijeep
12/01/2020, 15:39
Ou seja.... onde há *gente*, há *corrupção*. Não interessa o salário, sempre vai ter aquele capetinha falando ao pé do ouvido de nego que tem algum - qualquer - poder de f@der a vida alheia....

pequijeep
12/01/2020, 15:49
Vim ler tudo aqui pra estudar o caso, mas o tópico tá morrido desde 09/2019...
tenho pensado seriamente em mexer no microjipe, e seria conveniente que eu regularizasse tudo porque a paciência que tenho com fiscalização burra só me serve pra ser levada por desacato...
Já vi, porém, em vários lugares, os agentes de fiscalização não fazerem idéia do que diabos seriam as medidas originais em motos e carros por simplesmente não conhecerem aquele veículo pro qual estão olhando... confesso que penso nisso, e considero confiar nessa ignorância "geral" de quem fiscaliza pra futricar um pouquinho...
Se alguém tiver novidades, estou certa que eu e outros tantos gostariam de saber. Meu zukinho é para o dia a dia, para andar no pasto, pra ir pro Jalapão, pra ir ao Ceará, para subir s serra, pro mercado, pra visitar as tias, enfim... ele precisa passar de boa.