Ver Versão Completa : Fechadura e Maçaneta da F-75 (B-A-BA)
Mar Falado
25/07/2013, 20:12
FECHADURA E MAÇANETA DA F-75
MEU CASO: Original do veiculo: esta requerendo regulagens constantes, e são duas as opções:
1º Se você regular para não dar “porrada” pra fechar a porta, a “mardita” fica batendo ao andar com a F.
2º Se você regular para ela não ficar batendo ao andar..., pra fechar é “porrada” na certa, e que porrada.
Solução 1:
Trocar por peças novas iguais as originais, assim você não precisa adaptar nada, é chegar e montar. Mero engano, ainda sim fica uma porcaria,
muitas das peças de hoje para as nossas Fs e Rurais são de péssima qualidade, material ruim, furações que não batem, mal acabadas etc, se não bastasse tudo isso, depois de instalado/adaptado tais peças “iguais as originais”, você, ainda sim vai ter que continuar com as regulagens constantes, ou
seja, tive dor de cabeça e joguei dinheiro no ralo, porem tive o prazer de colocá-las em um paralelepípedo e marreta-las.:boxing:
Solução 2:
Trocar por peças novas de outros veículos (adaptar)....Foi o que fiz.
FECHADURA E BATENTE:
Pesquisando aqui no fórum não tive dúvidas, comprei as fechaduras e batentes de brasilia.
MAÇANETA:
Escolhi a da C-10 pelos seguintes motivos:
1º Aparência, essa maçaneta é muito parecida com a original.
2º A alça da maçaneta (onde vc pega para puxar) é bem “alta” em relação a lata da porta, não havendo a necessidade de fazer o “cocho” na porta para caber os dedos;
3º Na fechadura da brasilia existem dois acionamentos basicamente, um vc empurra para abrir (ato de abrir a porta), e outro vc abaixa um mecanismo que faz com que trave o sistema anterior (ato de trancar a porta com a chave). Com a maçaneta da C-10 não há necessidade de adaptar a trava que abaixa o mecanismo para trancar a porta, pois, ao virar a chave da maçaneta quem trava é a própria maçaneta, o botão da maçaneta fica duro não dando condições de acionar a abertura da porta.
Portanto a maçaneta da C-10 pra mim é ideal, muito parecida com a original, fácil de achar no comercio, não custa tão caro, e requer menos adaptação na instalação e isso se resume em redução de custo com funileiro.
SERVIÇO DE FUNILARIA:
Procurei aproveitar furações de parafusos já existentes, cortar a lata o mínimo possível e também um cuidado especial na soldagem (acetileno/oxigênio) para não queimar muito a pintura já existente, afim de não precisar pintar a porta toda.
fabioyukio
25/07/2013, 20:22
Mar Falado,
Matou a pau com essas indicações..
Esse problema citado é uma mal das F...
E com certeza muitos amigos tb estão com problemas com isso...
Só falta umas fotos para mostrar melhor a adaptação..
abs
Mar Falado
25/07/2013, 21:09
Vamos ao que interessa;
Foto 1: Batente
Aproveitei dois furos indicados pelas setas; os outros dois vou injetar a rosca com a chamada "porca rebite", somente após trocar as borrachas das portas e feita a regulagem adequada.
Foto 2: Local da Fechadura
Antes de tudo, vc tem que desmontar o vidro e desloca-lo para o lado para facilitar o acesso;
Aproveitei o furo indicado pela seta;
Tem que abrir um pouco o furo retangular para caber a nova fechadura;
Foto 3: Local da Maçaneta
Cortei um pedaço de lata qualquer do tamanho do furo retangular original da porta;
Após fazer as devidas marcações eu tampei o furo original; depois com uma serra copo fiz a furação para alojar a maçaneta;
Fiz também o alojamento para o parafuso de fixação da maçaneta, que é inclinado e esta indicado pela seta; o circulo indica o furo para o parafuso de fixação;
Utilize parafuso allen com cabeça cilíndrica, é mais fácil de manusear.
Foto 4: Local de Fixação da Maçaneta indicado pela seta
Como acima, utilize parafuso allen.
Foto 5: Maçaneta Instalada
Detalhes:
Do lado do passageiro só tranca por dentro, através daquele pino que sobe e desce.
A maçaneta interna bem como as conexões internas não tem segredo, da para aproveitar tudo;
Vc terá que comprar também aquele pino que sobe e desce que citei acima, ele já vem com um pedaço de arame; existe dois modelos, um é colado e outro é rosquedo no arame, prefira o rosqueado;
Compre também um pedaço de arame mais comprido, aquele que liga a maçaneta interna até a fechadura, esse arame pode ser da porta de qualquer carro, vc irá precisar para fazer uma emenda no original da F-75 que um ferro chato, porem ele é curto, pouca coisa +-100 a 150mm;
Existe também umas pequenas travas plásticas para fixar esses arames que facilita e muito essa adaptação.
Essas peças qualquer funileiro sabe onde encontrar.
Logo postarei mais fotos.
Mar Falado
27/07/2013, 14:51
boas senhores,
Agora preciso da ajuda de vocês.
Estou com dificuldade para achar a guarnição da maçaneta da C-10. (borracha que vai entre a lata da porta e a maçaneta)
Serve também da A-10, C-14, C-15, D-10 e Veraneio.
Ruralnoceronte
05/09/2013, 09:28
boas senhores,
Agora preciso da ajuda de vocês.
Estou com dificuldade para achar a guarnição da maçaneta da C-10. (borracha que vai entre a lata da porta e a maçaneta)
Serve também da A-10, C-14, C-15, D-10 e Veraneio.
MAr falado, no outro post seu coloquei um aanuncio do ML pra vc dar uma olhada. Esa maçaneta da C10 tem ano?
Estou correndo atras!
Vc tem mais fotos da fechadura da brasilia? Pois vou deixar a maçaneta e trocar a fechadura pela da Brasilia. A maçaneta interna é que estou na dúvida se coloco de Brasilia também!
Abraços!
Carlos.
antonio umino
05/09/2013, 14:24
MAr falado, no outro post seu coloquei um aanuncio do ML pra vc dar uma olhada. Esa maçaneta da C10 tem ano?
Estou correndo atras!
Vc tem mais fotos da fechadura da brasilia? Pois vou deixar a maçaneta e trocar a fechadura pela da Brasilia. A maçaneta interna é que estou na dúvida se coloco de Brasilia também!
Abraços!
Carlos.
Esta maçaneta da Chevrolet. Brasil... acho que desde 1951. até o ano de 1984, são todas iguais.....
Foram usadas por muito tempo em todas as viaturas chevrolet brasil.. 3.100. .. 6500..... C14.. c10, d10.......
Comparadas com a maçaneta mercedes 1113. 1313, 1513....tem uma vantagem que ela é toda cromada...
não sei se o mecanismo de tranca é semelhante à do mercedes. girando. ela fica dura, (o botão perde o efeito).
o que acontece com a maçaneta mercedes...... (a vantagem da mercedes é que conforme a adaptação da fechadura é possivel usar a chave para trancar e destrancar....).
O Mar falado, está à procura da guarnição desta maçaneta. que no mercado livre custa R$ 44,00....
Esta guarnição tendo capricho consegue fazer com câmara de ar de bicicleta.........
até mais.
abçs
Ruralnoceronte
06/09/2013, 09:06
Antonio, Obrigado! Abração!
Denilsom
06/09/2013, 09:07
Antonio existe a maçaneta de mercedes cromada a minha eu coloquei da uma aparençia melhor que a preta .
Mar Falado
06/09/2013, 23:47
Estou correndo atras!
Abraços!
Carlos.
fala Carlos,
quanto a guarnição eu já resolvi, fiz com um pedaço de manta de borracha.
a maçaneta ñ tem ano...qualquer uma de c-10 serve.
ñ tenho fotos da fechadura da brasilia, quanto a maçaneta interna eu deixei a original mesmo.
Mar Falado
06/09/2013, 23:58
Antonio existe a maçaneta de mercedes cromada a minha eu coloquei da uma aparençia melhor que a preta .
boa noite Denilson,
essa maçaneta tbm da certo e tem o mesmo funcionamento do da c-10, qdo vc trava é o botão da maçaneta q fica inoperante. show de bola.
lucianobarbosa
07/09/2013, 07:46
Mar Falado muito bom seu material didatico vai ajudar
muito abraçoss
Vamos ao que interessa;
Foto 1: Batente
Aproveitei dois furos indicados pelas setas; os outros dois vou injetar a rosca com a chamada "porca rebite", somente após trocar as borrachas das portas e feita a regulagem adequada.
Foto 2: Local da Fechadura
Antes de tudo, vc tem que desmontar o vidro e desloca-lo para o lado para facilitar o acesso;
Aproveitei o furo indicado pela seta;
Tem que abrir um pouco o furo retangular para caber a nova fechadura;
Foto 3: Local da Maçaneta
Cortei um pedaço de lata qualquer do tamanho do furo retangular original da porta;
Após fazer as devidas marcações eu tampei o furo original; depois com uma serra copo fiz a furação para alojar a maçaneta;
Fiz também o alojamento para o parafuso de fixação da maçaneta, que é inclinado e esta indicado pela seta; o circulo indica o furo para o parafuso de fixação;
Utilize parafuso allen com cabeça cilíndrica, é mais fácil de manusear.
Foto 4: Local de Fixação da Maçaneta indicado pela seta
Como acima, utilize parafuso allen.
Foto 5: Maçaneta Instalada
Detalhes:
Do lado do passageiro só tranca por dentro, através daquele pino que sobe e desce.
A maçaneta interna bem como as conexões internas não tem segredo, da para aproveitar tudo;
Vc terá que comprar também aquele pino que sobe e desce que citei acima, ele já vem com um pedaço de arame; existe dois modelos, um é colado e outro é rosquedo no arame, prefira o rosqueado;
Compre também um pedaço de arame mais comprido, aquele que liga a maçaneta interna até a fechadura, esse arame pode ser da porta de qualquer carro, vc irá precisar para fazer uma emenda no original da F-75 que um ferro chato, porem ele é curto, pouca coisa +-100 a 150mm;
Existe também umas pequenas travas plásticas para fixar esses arames que facilita e muito essa adaptação.
Essas peças qualquer funileiro sabe onde encontrar.
Logo postarei mais fotos.
antonio umino
29/04/2014, 22:55
Esta maçaneta externa da C 10..
Tem uma desvantagem...
Se vc vai colocar trava eletrica, e trancar com a chave, (girar).. a porta não vai abrir com o desligamento da trava.
Vai ter que colocar a chave e girar.....
Na maçaneta externa do 1113... vc consegue fazer, girar na chave e trancar, e caso coloque trava eletrica. é só acionar o controle, e chegar na porta e acionar o botão que abre a porta....
em ambos os lados....
Fiz assim, desmontei para pintar e vou montar com vidro e trava eletrica.
abçs
Wallace33
04/03/2019, 17:11
boa tarde Pessoal,
eu preciso sacar o miolo da fechadura das portas da minha F75. o mecânico disse que nunca fez. e eu dei uma olhada e fiquei na dúvida. acho que tem de desmontar a moldura. eu preciso tirar um pois a chave quebrou dentro (já comprei assim) e outro está desalinhado, então não fecha. Alguém que já fez isso pode me ensinar o passo a passo? desde já muito obrigado.
antonio umino
05/03/2019, 19:29
boa tarde Pessoal,
eu preciso sacar o miolo da fechadura das portas da minha F75. o mecânico disse que nunca fez. e eu dei uma olhada e fiquei na dúvida. acho que tem de desmontar a moldura. eu preciso tirar um pois a chave quebrou dentro (já comprei assim) e outro está desalinhado, então não fecha. Alguém que já fez isso pode me ensinar o passo a passo? desde já muito obrigado.
Esta imagem é o cilindro da porta da Rural e da Pickup Willys ( F75)....
Na porta atras da borracha na lateral tem a fechadura e nesta direção tem uma chapinha em forma de U... tenta tirar com uma chave de fenda e desloque para fora tem uma borda enchaiche um alicate de pressão e retire... assim o cilindro da porta sai..
Ok...
https://www.gama4x4.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/800x800/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/c/i/cilindro_de_porta_rural_f75.JPG
antonio umino
05/03/2019, 19:52
https://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85-a/4917-alinhamento-das-portas-rural.html
Leia este tópico que vai entender como funciona a porta da Rural e F 75..
Grande abraço.
Wallace33
05/03/2019, 20:20
obrigado. vou ver isso.
Wallace33
05/03/2019, 20:21
https://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85-a/4917-alinhamento-das-portas-rural.html
Leia este tópico que vai entender como funciona a porta da Rural e F 75..
Grande abraço.
obrigado. vou ler isso. no caso não é alinhamento de porta. isso eu já sei. só preciso mesmo sacar o miolo das fechaduras. de qualquer forma muito grato
dimitrori
07/06/2025, 10:27
Como faço para retirar (sacar) os acabamentos (roseta), maçaneta e manivela das portas? Esses acabamentos tem uma mola bem forte que não me deixa ver se há um pino, parafuso ou “forquilha” para sacar. Agradeço o apoio.