PDA

Ver Versão Completa : Vitara 4 Portas

Candidojr
21/10/2005, 10:28
Pessoal como não encontrei nada na pesquisa ai vai:
como é o desempenho do Vitara 4P(Sidekick) em trilhas Leves e Médias, na verdade o uso vai ser mais em Raids?
Com uns calços de 2" na suspensão eu consigo colocar uns pneus 235?
o Carro tem algum problema cronico?
O Cambio Auto aguenta bem?
qual o consumo aproximado na cidade, e na estrada?

andre4x4
21/10/2005, 13:34
Cândido, eu tenho um vitara 5p 97 manual que não uso mais para trilhas e raids, agora tenho um samurai 93 para isto. Não tem muita diferença de desempenho em trilhas entre o 3p e o 5p, são 40 cm a mais. Na distãncia entre-eixos não sei ao certo a diferença, ma não é muito, o vitara 5p parece muito comprido mas o entre-eixos não é tão comprido assim. O problema crônico para todos o vitaras, seja 3p ou 5p, em trilhas, é a carcaça do diferencial dianteiro, especialmente o focinho. A carcaça é de alumínio e se acelerar muito, levantar as rodas e "pousar" quebra mesmo.A solução é adaptar o focinho do samurai, que é de aço, ou a carcaça do grand vitara a diesel. Tem até tópicos específicos sobre isto no fórum. Com calços de 2" vc coloca pneus 235 sem problemas, e é uma configuração que já dá pra fazer raids numa boa, em geral os percursos de raids não são pesados, o que conta é a navegação. O consumo do vitara 16v(5portas) é melhor que o 8V(3p), para o manual qdo estava com pneus originais fazia 10km/l redondo na cidade e 12, 13 na estrada. Com pneus 235 caiu para 8 na cidade e 10 na estrada. O automático eu não sei,mas bebe mais, sempre
Abs,
andre 4x4

EduPuga
21/10/2005, 14:02
são 28cm a mais de entre eixos, tô fazendo 8 na cidade de 11 na estrada, pneus estão 205/75 mas pretendo colocar o 235/75.

Candidojr
21/10/2005, 16:04
Em trilhas ele não deve fazer feio não é?

Gasoso
24/10/2005, 20:11
Naum faz feio naum....
mas escolha uma trilha para o nível de preparação da sua viatura....

com 2" e Pneus 235 pelo menos de uso misto já dá para brincar.... mas se vc naum tiver proteções em baixo da viatura não abuse pois pode te custar caro.....

Quanto ao fato da viatura ser 5P, o que pode te dar trabalho, por incrível que pareça, é o para-choque dianteiro e a bola do reboque...
nos 5P o parachoque dianteiro é mais baixo e mais comprido (para frente)... o desgaçado raspa que nem presta em dunas ou desníveis.... principalmente se a viatura for um Sidekick 5P pois o dele é um pouquinho mais baixo que o do vitara 5P....
A bola de reboque gosta de acavalar o carro nos desníveis, ela raspa no chão e o carro fica preso sem tração... nada dificil de resolver... mas as vezes enche o saco ter de descer só por isso.....

Estou trocando o parachoque dianteiro do meu sidekick 5P pelo dianteiro de um vitarinha 3P 97, mas o bom mesmo seria instalar os de ferro com chapa de proteção....

[]s e boas trilhas

JOSE CANDIDO
24/10/2005, 23:04
Pô .... apareceu um chará no site !!!!!!

E ai chará, blza ??? Ainda bem que vc tem junior .... tou com mais visitas por aqui, e ia reclamar se vc nao tivesse o jr .... hehehehehehehe ...

Bom meu caro, nao vejo ninguem reclamar dos 5 portas na trilha ... claro, tem suas limitacoes ....

as dicas do mestre gasoso sao sempre fenomenais .... afinal, dois vitara nao é pra qq um .... e o cara ja desmontou e montou eles umas dez vezes ... heheheheheh

vc ja tem o carro, por isso ta perguntando sobre ele ????? ou ainda vai comprar ??

coloca os parachoques de ferro, ficam excelentes e muuuuito bonitos no 5 portas ... aqui em bh muita gente tem ....

nao esquece dos protetores da parte de baixo ... OS TRES !!!!!!

e estribo, pra vc nao destruir suas caixas de ar ( aquela parter debaixo das portas, que tem aquele friso de plastico que adora ficar pelo caminho ) ... tem topico so sobre estribo pra vitara .....

como parece q vc vem pouco ao site, vai lendo ai tudo que é dica pros vitara, que todas vao servir pro seu carro ... mas, calma, nao se assuste : o pessoal aqui é doido de jogar pedra, :twisted: :twisted: :twisted: ......e tem hora que as dicas sao abusivas, nao precisando de tanta coisa pros meros mortais que vao so passear com seus carros, fazer raids de regularidade, etc .... hehehehehehehe

esperando ser util ...

grande abraço...

chará mineiro

Candidojr
25/10/2005, 00:03
Vamos por partes, eu ainda não tenho o Carro mas já estou a procura de um.
Só estava em duvida em relação ao 5 portas pois sempre participei de Raids e Rallys navegando em um 3P 97 e não tinha muita idéia de como um 5p se sai na trilha.
Na verdade eu queria mesmo era um 3P 97 mas como só tenho encontrado os 3p no maior bagaço comecei a ver uns 5P e cheguei a conclusão que é muito mais facíl comprar um 5P em bom estado do que um 3P já que tem muita gente que coloca o carro(3P) na trilha detona(sem nenhuma manutenção) ele e depois faz uma maquiagem para vender....
Eu pretendo fazer exatamente o que vcs falaram na seguinte ordem:

1-Revisão geral para evitar mais surpresas
2-Calços 2" na supensão e bandeja traseira
3-estribos
3-Pneus 235 MUD BSG - Wrangler - BF (minha ordem de preferencia)
4-Proteção Carter - Cambio - Tranferencia
5-Para choques.....
e talvez um Focinho do diferencial dianteiro do Samuca
7-Guincho

Pessoal mais uma duvida: é importante colocar o Calço, espaçador do Carda(naum sei o nome disso) depois calçar a supensão?

Pessoal valeu pela ajuda.
:lol: agora já posso comprar o meu 5P sem medo.

EduPuga
25/10/2005, 08:40
Candidojr,

Tem um topico sobre o calço 2" onde vc pode esclarecer suas duvidas sobre o assunto, inclusive foi por ele que tirei minhas para colocar os calços.

sschwarz
26/10/2005, 14:11
Amigo,

Permita-me dar meu pitaco como feliz proprietário de um Sidekick 5p:
Tinha o mesmo receio que vc antes de comprar o 5p, mas posso assegurar que não há como se arrepender da compra, em se tratando de trilhas.

Aqui no Sul temos trilhas muito pesadas e o 5p não fica pra tráz de ninguém nelas. Costumo fazer percursos bastante pesados e não sinto que a diferença entre-eixos prejudique o desempenho do carro.

No meu caso, já fiz muitas adaptações no carro, como por exemplo:
Retirada da capa plástica dos para-choques;
Retirada dos detalhes plásticos sobre a caixa de ar;
Colocação de chapas de proteção (TodoTerreno);
Lift de suspenção de 2¨ + lift de carroceria de 2¨
Upper Wishbone de 2¨ para nivelar o pivô do dif. traseiro;
Troca do motor original pelo AP. 2.0i;
Troca do Focinho do diferencial pelo do Samurai;
Snorkel;
Engate traseiro com bola removível (do Grand Vitara, é PnP);
Pneus BFMud 31¨ para passeios leves e DynaTork 31¨ para trilhas mais pesadas;
Está ainda no planejamento deste ano um bloqueio de diferencial traseiro (lock Right 100%)

Nessa configuração posso encarar qualquer trilha que temos por aqui.

Estou extremamente satisfeito com o carro e além das trilhas, ainda uso ele para o dia-a-dia, onde se mostra extremamente confortável, apesar da altura e econômico, pois com esse motor consigo fazer 11 km/l na cidade.

Enfim, se sua dúvida é quanto ao desempenho em trilhas, vai tranqüilo, já passei facinho onde muitas Lands, Trollers e Pagerinhos ficaram enroscadas, pois além de tudo o carro é leve.

[ ]s torcendo para que vc faça um grande negócio!

Gasoso
26/10/2005, 14:36
Amigo,
......
Enfim, se sua dúvida é quanto ao desempenho em trilhas, vai tranqüilo, já passei facinho onde muitas Lands, Trollers e Pagerinhos ficaram enroscadas, pois além de tudo o carro é leve.

:palmas:
....
Gostaria que a galera que mete pau quando falamos em equipar SUZUKIS visse o que vc escreveu....
Já cansei de escutar: Ao invés de gastar dinheiro neste SUZUKI, compre um troller ou um Land....

Lands, Pajeros e Cia nunca vão ter uma coisa.... POUCO PESO e isso faz muuuuita diferença...

[]s

JOSE CANDIDO
27/10/2005, 18:56
boa galera ...

qq dia vou acabar comprando outro vitara, e ficar com o 5 portas mais no dia a dia ...

abs, candido

joviari
28/10/2005, 01:16
To pensando em trocar o Small por um 5p, se tiver alguém interessado! O Small é completamente novo comprei tava muito ruim de mecânica, mas com estrutra excelente, foi todo desmontado e feito do zero! Gastei mais de R$ 6.000,00 na mecânica, incluindo motor, freios... E tenho nota fiscal de tudo, pra ninguém falar que estou mentindo! hehe :concordo:

Gasoso
30/10/2005, 23:51
Seguem umas fotos de um passeio bem light que fiz hoje com o sombra... mas serve para mostrar um carango 5p em ação na areia fofa....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/503/af8f6c1f2a78ba1891b32ffa0ffc04a8.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/503/medium/df26bbf85ee3685c7dd3980bb336a548.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/503/medium/e6e7487198a32a82011149ccc3170306.jpg

[]s

Gasoso
05/11/2005, 17:21
Reparem que o Sombra é um 5P e o parachoque dianteiro é de um vitarinha 3P...

[]s

Adriano Scotti
10/11/2005, 13:03
Estou para adquirir um Sidekick 95 mas será preciso trocar os amortecedores traseiros, não intendo muito sobre o carro...mas vale a pena adaptar? ou o valor para os originais não é tão grande, ja li sobre usar de omega suprema, opala, caravan e chevy. Estou trocando meu Celta 2003 novinho por esse Vitara e não quero ter muitas surpresas sobre e manutenção. Valeu.

EduPuga
10/11/2005, 13:36
Manutenção e peças de reposição tem que ter um pouca de paciencia, pois naum se encontra em qualquer esquina, um mecanico bom e a ajuda da galera aqui da para resolver.

Vicente Salgueiro
11/11/2005, 19:19
Caros colegas,
comprei um vitara sidekick há 2 semanas e já tive que trocar o sensor MAF.
Como nunca tive carros off-road, gostaria de saber o nivel de sarisfação de vocês.
Esta carro costuma dar muito problema ou só eventualmente? O que puderem me passar de informações ficarei grato.
PS: O carro nao é para trilhas, somente para passeio.

Obrigado.
Vicente Salgueiro - BH/MG.

Gasoso
12/11/2005, 00:22
Caros colegas,
comprei um vitara sidekick há 2 semanas e já tive que trocar o sensor MAF.
Como nunca tive carros off-road, gostaria de saber o nivel de sarisfação de vocês.
Esta carro costuma dar muito problema ou só eventualmente? O que puderem me passar de informações ficarei grato.
PS: O carro nao é para trilhas, somente para passeio.

Obrigado.
Vicente Salgueiro - BH/MG.
Caro amigo...
Já vi muitas pessoas passarem por isto...
comprar um Sidekick ou vitara 16V e ter de trocar o MAF logo de cara
Por aqui mesmo vc pode comprovar, é só olhar os tópicos pelo menú de pesquisa...
Na minha modesta opinião, isto ocorre pois estes carros são tão bons que dificilmente alguém vende só por que abusou de rodar nele... ou vende-se a viatura para comprar uma melhor ou então porque apareceu um problema caro de resolver.... como trocar o sensor MAF que, fora a central de comando, é a peça mais cara do sistema de injeção...
Bem, esta era a má notícia.... mas agora é só alegria...
mesmo com este prejuíjo, tenho certeza que vc ficar muito satisfeito com o carango... ainda naum conheço ninguem descontente ...

Vitaras tem fama de quebrar oficinas.... mas mesmo assim, nunca deixe de revisar o carango e fazer uma boa manutenção preventiva....
Quando se compra um off road tem várias coisas que é preciso conferir, como óleos de Cambio, diferenciais, TCASE, etc... mesmo que o carro seja só para passeio....
Mais uma vez olhe no menú de pesquisa pois existem vários tópicos sobre o que fazer....

[]s e bons passeios

EduPuga
14/11/2005, 09:19
Como vc uso o veiculo em passeios, acredito que tive poucos problemas mecanicos (regular de pressao e cabeçote), o resto dos gastos foram revisões normais do carro e acessorios, tudo isso foi muito bem pago pelos passeios que fizemos e com o carro on-road nao seria possivel.
Acredito que todos aqui estão safisfeitos com seus suk's.