Ver Versão Completa : Manutenção dos freios Samurai 97
fabio_mota
24/07/2013, 14:05
Boa tarde amigos,
Essa semana parei o Samuca para substituir os rolamentos de roda traseira, e aproveitando o embalalo realizar uma manutenção nos freios que algum tempo vinha notando não estarem 100% eficientes. Ao abrir o sistema, o meu mecânico notou o não funcionamento de um dos cilindros de roda traseiro (direito) e que as lonas já se encontram bem gastas. Lendo aqui no fórum, constatei a possibilidade de utilizar o reparo da brasilia de 7/8" no cilindro e/ou a adaptação de um novo cilindro do chevette. Gostaria de saber de vcs se alguem já utilizou esse reparo da brasilia e se é plug'n play, ou é necessaria alguma adaptação, e no caso do Cilindro do chevette, qual é a adaptação que deve ser feita. Também foi constatado que uma das pinças dianteira está travando, sendo necessaria a substituição do Kit de reparo. Pesquisando nas listas do fórum, vi que a do Kadett é compatível, mas gostaria de saber se tem algum ano específico ou medida específica.
Desde já, grato pela Att.
Abç a tds!
Leva as peças em uma oficina de freios e deixa que eles resolvem pra vc...
fabio_mota
25/07/2013, 11:59
Leva as peças em uma oficina de freios e deixa que eles resolvem pra vc...
Obrigado pela dica Nava! O problema é que eu moro no interior do Rio, e esses recursos especializados por aqui, são bem limitados! Por isso eu estar seguindo no caminho do "faça você mesmo".
Att.
Lucas Lee
28/07/2013, 21:06
Boa tarde amigos,
Essa semana parei o Samuca para substituir os rolamentos de roda traseira, e aproveitando o embalalo realizar uma manutenção nos freios que algum tempo vinha notando não estarem 100% eficientes. Ao abrir o sistema, o meu mecânico notou o não funcionamento de um dos cilindros de roda traseiro (direito) e que as lonas já se encontram bem gastas. Lendo aqui no fórum, constatei a possibilidade de utilizar o reparo da brasilia de 7/8" no cilindro e/ou a adaptação de um novo cilindro do chevette. Gostaria de saber de vcs se alguem já utilizou esse reparo da brasilia e se é plug'n play, ou é necessaria alguma adaptação, e no caso do Cilindro do chevette, qual é a adaptação que deve ser feita. Também foi constatado que uma das pinças dianteira está travando, sendo necessaria a substituição do Kit de reparo. Pesquisando nas listas do fórum, vi que a do Kadett é compatível, mas gostaria de saber se tem algum ano específico ou medida específica.
Desde já, grato pela Att.
Abç a tds!
No outro samurai que tinha o cara especializado em freio tinha na mão o reparo (acho que era de brasília mesmo) e colocou (segundo ele com um sistema um pouco diferente. ficou 100%
gustavo 4x4
29/07/2013, 12:25
fio! eu ja adaptei o cilindro de chevette, e estourei eles tres vezes, é PnP , mas nao aguenta quando usado muito.
poem o original, ou faz como eu e poem logo freio a disco na trazeira, disco original e pinças do tempra turbo.
pode ser que as pinças do kadett sirvam na dianteira, mas na verdade sao usadas quando se adapta freio a disco na trazeira, por terem freio de mao, assim como muitos usam a de marea, kadett, gol, tempra e etc..
Poe freio a disco na traseira. Fica muito bom.
Mas eu NAO recomendo por o freio de estacionamento...não fica bom!
O freio de estacionamento faça em separado, com uma pinça freiando o cardã. Esse sim é tocha.
Se vc optar por esta dica, vai gastar a metade pois as pinças de freio dianteiras são metade do preço destas com freio de mao.
Outra coisa: compre pinça de freio de carro que exista ainda! Eu comprei do fiat tipo (tempar, etc) e quando fui comprar um reparo eles não existem...ja era!
Compre as pinças do peugeout 306/307 ...best option com freio. Sem freio, poe gol.
gustavo 4x4
29/07/2013, 22:03
nao viaja nava, pode por com freio de mao na pinça sim, é tranquilo, a maioria poem, nao vai gasta mais de mil pratas pronto instalado.
Nem no troller que é novo presta...risos
fabio_mota
31/07/2013, 22:46
No outro samurai que tinha o cara especializado em freio tinha na mão o reparo (acho que era de brasília mesmo) e colocou (segundo ele com um sistema um pouco diferente. ficou 100%
Pelo que eu to lendo aqui pelo fórum Lucas, é esse reparo ai de 7/8 da brasília que tem que ser usado. Agora eu to penando pra achar esse troço pra comprar nas autopeças aqui da região, ou vou ter que comprar pela internet e aguardar mais tempo!
fabio_mota
31/07/2013, 22:49
fio! eu ja adaptei o cilindro de chevette, e estourei eles tres vezes, é PnP , mas nao aguenta quando usado muito.
poem o original, ou faz como eu e poem logo freio a disco na trazeira, disco original e pinças do tempra turbo.
pode ser que as pinças do kadett sirvam na dianteira, mas na verdade sao usadas quando se adapta freio a disco na trazeira, por terem freio de mao, assim como muitos usam a de marea, kadett, gol, tempra e etc..
Gustavo, eu queria manter o bichinho o mais original possível, por isso o questionamento dos reparos. Não sendo possível o reparo, vou partir pra facada da suzucar. o Cilindro de cada roda tá custando 200,00 lá!
Arturyus
01/08/2013, 08:39
Fabio, moro em Macaé e tenho um Samurai 95. O meu está com freio a disco na traseira. Sinceramente, eu não acho grande coisa não. O meu usa discos de Samurai mesmo e pinça de Kadett GSi. Se você quer manter original, procure peças na internet mesmo. Vale a pena esperar um pouco. Eu comprei algumas coisas na low range offroad. Entregaram direitinho. Uma dica, eu comprei pastilha de freio especial e um kit de flexíveis de freio especiais também para a dianteira e o freio deu uma melhorada significativa.
Dê uma olhada, tem um monte de coisas legais lá
Suzuki Samurai Brake Parts | Low Range Off Road (http://www.lowrangeoffroad.com/index.php/suzuki/samurai/brakes.html)
Agora, pergunte para os universitários se as peças do seu modelo 97 são iguais aos no 95, pois como lá nos eua não foi vendido o modelo 97 eles não tem peças específicas para ele. Mas o que for igual entre os modelos de samurai você vai encontrar um monte de peças.
Abraços,
Artur
fabio_mota
01/08/2013, 09:54
Fabio, moro em Macaé e tenho um Samurai 95. O meu está com freio a disco na traseira. Sinceramente, eu não acho grande coisa não. O meu usa discos de Samurai mesmo e pinça de Kadett GSi. Se você quer manter original, procure peças na internet mesmo. Vale a pena esperar um pouco. Eu comprei algumas coisas na low range offroad. Entregaram direitinho. Uma dica, eu comprei pastilha de freio especial e um kit de flexíveis de freio especiais também para a dianteira e o freio deu uma melhorada significativa.
Dê uma olhada, tem um monte de coisas legais lá
Suzuki Samurai Brake Parts | Low Range Off Road (http://www.lowrangeoffroad.com/index.php/suzuki/samurai/brakes.html)
Agora, pergunte para os universitários se as peças do seu modelo 97 são iguais aos no 95, pois como lá nos eua não foi vendido o modelo 97 eles não tem peças específicas para ele. Mas o que for igual entre os modelos de samurai você vai encontrar um monte de peças.
Abraços,
Artur
Fala Artur! Cara, muito bom realmente o site, porém os componentes de freio do 95 são diferentes dos do 97. Essa semana, vou desmontar os componentes e levar pra Campos, pra ver se consigo alguma especializada em freios por lá, pra tentar fazer o reparo! Vc conhece alguma especializada em freios aqui por Macaé??
Abç,
Fábio
gustavo 4x4
01/08/2013, 12:54
se você usa seu samurai em trilhas com bastante barro vai entende porque digo que vale a pena o freio a disco na trazeira.
nao é la bixo com sete cabeças de faze.
o nava tem disco no dele, e deve sabe como vale a pena.
mas se faz questao de manter ele realmente original, ai sim, reparos da brasilia, porque a suzukar ta metendo a faca.
Lucas Lee
01/08/2013, 17:17
Pelo que eu to lendo aqui pelo fórum Lucas, é esse reparo ai de 7/8 da brasília que tem que ser usado. Agora eu to penando pra achar esse troço pra comprar nas autopeças aqui da região, ou vou ter que comprar pela internet e aguardar mais tempo!
O cara é daqui de Salvador. Precisa ver a oficina...super simples! Mas tinha o reparo na mão. Tenta numa oficina especializada em freios.
Lucas Lee
01/08/2013, 17:20
Dê uma olhada, tem um monte de coisas legais lá
Suzuki Samurai Brake Parts | Low Range Off Road (http://www.lowrangeoffroad.com/index.php/suzuki/samurai/brakes.html)
Agora, pergunte para os universitários se as peças do seu modelo 97 são iguais aos no 95, pois como lá nos eua não foi vendido o modelo 97 eles não tem peças específicas para ele. Mas o que for igual entre os modelos de samurai você vai encontrar um monte de peças.
Abraços,
Artur
Muito bom o site. Valeu pela dica.
fabio_mota
01/08/2013, 21:11
O cara é daqui de Salvador. Precisa ver a oficina...super simples! Mas tinha o reparo na mão. Tenta numa oficina especializada em freios.
É lucas, consegui os reparos de brasília e o meu mecânico vai substituir! Agora o problema tá sendo esses reparos da pinça, que pode ser usada do Kadett. Achei pra comprar, só que tem 3 medidas diferentes. Vou ter q desmontar pra levar de amostra mesmo. Agora eu to torcendo para os pistões da pinça não estejam enferrujados pois em nenhum dos lugares que procurei por aqui, vendem esse Kit do reparo com o pistão, o mesmo só vem com o garda pó e o retentor.
Césaramg4x4
01/08/2013, 22:31
Fabio boa noite ve se essas dicas te ajudam a resolver seu problema
Manutenção da pinça de freio do Samurai
http://suzukioffroad.com.br/templates/rhuk_solarflare_ii/images/pdf_button.png (http://suzukioffroad.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=67)
http://suzukioffroad.com.br/templates/rhuk_solarflare_ii/images/printButton.png (http://suzukioffroad.com.br/index2.php?option=com_content&task=view&id=67&pop=1&page=0&Itemid=33)
http://suzukioffroad.com.br/templates/rhuk_solarflare_ii/images/emailButton.png (http://suzukioffroad.com.br/index2.php?option=com_content&task=emailform&id=67&itemid=33)
Por Felipe Marx
10 de January de 2005
Realizar manutenção preventiva em nossos veículos é de extrema importância, e mais importante que manter o carro andando bem, é faze-lo parar bem, e para isso o sistema de freios deve estar em perfeito estado e com a manutenção mais do que em dia. A manutenção da pinça de freio é simples e pode ser feita em casa. Para evitar acidentes é conveniente fazer uma roda por vez.
1º - Alivie a pressão das porcas da roda dianteira, então, levante com o macaco; calce o carro com um cavalete (se não tiver, procure algo que possa segurar o carro, caso o macaco se solte, lembre-se de manter o carro engatado e com o freio de mão puxado);
2º - Após retirar a roda, retire a trava metálica que serve de apoio para as pastilhas.
3º - Atras do disco de freio, existem três parafusos (dois 16mm que prendem a pinça e um 14mm que prende o flexível de freio, este ultimo com duas arruelas bem fáceis de perder, então cuidado); solte o flexível primeiro, lembrando que para não vazar fluido, pode-se dobrar o flexível e amarrar com um barbante, sem apertar muito para não estragar o mesmo. Após este solto, pode-se soltar a pinça, e retirá-la para cima.
http://suzukioffroad.com.br/../images/pincafreio01.JPG
http://suzukioffroad.com.br/../images/pincafreio02.JPGhttp://suzukioffroad.com.br/../images/pincafreio03.JPG
4º - Com a pinça na mão, retire as pastilhas com cuidado para que a trava do cilindro (quando houver) não estrague o guarda pó.
5º - Desmembre a pinça, deixando apenas o conjunto cilindro/pistão em mãos.
6º - Com um pino ou parafuso, bata com cuidado na parte de trás do pistão, dentro do buraco deixado pela retirada do flexível, até que o cilindro saia completamente. Retire então o guarda pó e lave o sistema com água e detergente.
http://suzukioffroad.com.br/../images/pincafreio04.JPG
7º - Verifique se há imperfeições no cilindro. Se este estiver muito sujo, limpe-o com escova de aço. Havendo imperfeições pode ser preciso substituir, sob risco de danificar o reparo, provocando vazamento de fluido e consequente perda do freio.
http://suzukioffroad.com.br/../images/pincafreio05.JPGhttp://suzukioffroad.com.br/../images/pincafreio06.JPG
8º - Passe o dedo pelo reparo (sem retirá-lo do lugar) e procure imperfeições ou rebarbas. Se houver, é necessário trocar sob risco de vazamento de fluido.
9º - Verifique minuciosamente o guarda pó a procura de rasgos ou furos por onde água ou lama possam entrar. Se isso ocorrer haverá deterioração do cilindro e travamento da pinça, com perda da capacidade de frenagem desta roda.
10º - Com tudo limpo, seco e verificado, é só montar novamente. Um pouco de vaselina pode ajudar bastante na montagem. Não use óleos como WD ou diesel, pois estes “incham” o reparo e o guarda pó, inutilizando os mesmos. Inicie com a montagem/troca do reparo, coloque o guarda pó e então encaixe o cilindro. Esta etapa exige um pouco de trabalho e paciência para não danificar nada. Será preciso calçar a pinça para bater (com o cabo do martelo por exemplo) o pistão de volta, mas só depois de bem encaixado no cilindro
http://suzukioffroad.com.br/../images/pincafreio07.JPGhttp://suzukioffroad.com.br/../images/pincafreio08.JPG
http://suzukioffroad.com.br/../images/pincafreio09.JPG
11º - Agora é só remontar a pinça, recolocar as pastilhas e montar de volta no lugar. Lembre-se de sangrar o freio antes de sair por aí. Repita na outra roda.
Obs: O sangramento do sistema é feito para retirar o ar que ficou após a desmontagem da pinça. Peça para alguém bombear o freio até que este fique duro. Solte o sangrador (pequeno parafuso que encontra-se logo acima do flexível), até que o ar saia (coisa de ½ volta), fechando o mesmo em seguida. Repita até que saia apenas fluido por este sangrador (umas 4 ou 5 vezes). Lembre-se que será necessário completar o fluido de freio após esta operação.
http://suzukioffroad.com.br/../images/pincafreio10.JPG
Este artigo trata da manutenção do Suzuki Samurai ano 92, mas pode ser utilizado como base para a manutenção das pinças de freio de Vitaras e Samurais.
Césaramg4x4
01/08/2013, 22:37
Fabio eu andei lendo um artigo na internet só não consigo achar o artigo acho que foi na lista de adaptações aqui do forum falando sobre o reparo da pinça do samurai ser parecida com a da ford F250 não sei se da certo no meu ate hoje so mexi nas lonas e pastilias.
fabio_mota
02/08/2013, 16:29
Fabio eu andei lendo um artigo na internet só não consigo achar o artigo acho que foi na lista de adaptações aqui do forum falando sobre o reparo da pinça do samurai ser parecida com a da ford F250 não sei se da certo no meu ate hoje so mexi nas lonas e pastilias.
Valeu pela dica César!!! A propósito, você teria alguma especializada em freio em Campos, para me indicar??? Andei lendo aqui pelo fórum sobre esse reparo da F250 tbm, agora eu acho q resolvo! As lonas, vc comprou as originais em Campos mesmo??? Abç
Rainer 89
03/08/2013, 01:05
Fabio,
Sou de Niterói - Rj, Troquei hoje o reparo da pinça de freio do meu Sidekick. Consegui a peça numa loja que só trabalha com freio aqui na cidade. Não foi muito barato, R$:65,00 o reparo com guarda pó, de uma marca paralela mas original do carro.
Eles devem ter todas as peças pro freio do seu carro. Se não conseguir em Campos liga pra lá. segue o contato.
Breckar (21)2717-4499 ou 2717-4914
Desenrola q talvez eles mandem pelo correio. Ou se vc tiver algum conhecido pelo Rj ou por nit faz o frete. É mais fácil que trazer de São Paulo.
Boa Sorte!
Césaramg4x4
03/08/2013, 05:12
Fabio as lonas coloquei do gol elas são menores que a do samurai mais eu utilizei as pontas das lonas do samurai pos as minhas lonas so estavam gastas no meio e as pontas boas assim retirei a lona colada do tamanho da do gol e rebitei na sapata ta funcionando ate hoje sem problema. Um colega que ja teve samurai me indicou as lonas do fusca sobre medida mais não sei se da certo.
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