PDA

Ver Versão Completa : Aparelhos sensores de temperatura do motor: Notícia importantíssima



Marcos Carvalho
23/07/2013, 13:46
Caros amigos aqui do fórum, estive em contato com o gerente da Delta Peças, representante do Racetronix (sensor de temperatura com alarme), onde depois de uma longa conversa, fui informado, que outro aparelho similar (divulgaremos a marca assim que confirmado pelo fabricante) está sendo montado através do Racetronix, ou seja, outra marca, adquire o Racetronix, desmonta e faz uma adaptação de sensor e logotipo e o vende como se fosse outro aparelho (basta vocês compararem o design dos aparelhos, são praticamente iguais).

Portanto o gerente me pediu um tempo, para confirmar estas informações junto ao fabricante, e ficou de me retornar. Expliquei ao mesmo, que nós, participantes deste fórum, temos o maior interesse de adquirir não só este tipo de aparelho bem como o que é parafusado no bloco, pois o Racetronix vem somente com um sensor que funciona em contato com água, o mesmo disse que entraria em contato não só com os fabricantes do Racetronix mais também de outras marcas como o Cronomac e Willtec, ficando de nos dar uma resposta sobre a possibilidade de fabricação de novos modelos com sensores para o bloco do motor.

Pessoal, acredito que seja de bom senso, esperarmos um pouco, quem está prestes a adquirir um aparelho destes , pois podemos estar pagando mais caro, simplesmente em um aparelho que foi somente maquiado. Relatei ao gerente da Delta Peças, o tamanho do nosso grupo e pedi que em caso positivo, possa vender aos membros, aparelhos com desconto e o mesmo sinalizou que isso poderia ser feito, através de um desconto especial de uma possível parceria.

Portanto vamos esperar as devidas confirmações, para não incorrermos no erro de acusar outra marca indevidamente, e esperar a resposta e quem sabe adquirirmos estes aparelhos num preço justo sem sermos enganados.

dpab
23/07/2013, 15:40
Eu comprei e uso esse que é EXCELENTE :

Engine GUARDIAN3 EG3 Watchdog Temperature Overheating Alarm Sensor Protection | eBay (http://www.ebay.com/itm/ENGINE-GUARDIAN3-EG3-WATCHDOG-TEMPERATURE-OVERHEATING-ALARM-SENSOR-PROTECTION-/181002241930?pt=AU_Car_Parts_Accessories&hash=item2a2493078a&vxp=mtr)

Um abraço, Delfim

guilhermeabreu
23/07/2013, 18:04
Eu cheguei a comentar em outro post que o SPIA ELETRÔNICO modelo 2013 estava muito parecido com o RACETRONIX e agora vc vem com esta notícia , tem sentido o que falaram , vamos aguardar .

Clandio
23/07/2013, 20:44
Eu já comprei e instalei. Se está acontecendo isso, dancei... Só espero, pelo menos, que continue funcionando a contento.

sandro_ventania
24/07/2013, 15:10
Ahhh bahh...se funciona a contento, tem qualidade semelhante ou o preço é condizente com a qualidade, pra mim não importa quem é o fabricante.
Eu quero é que copiem e vendam mais barato!
Muito empresário triplica seus lucros por conta de exclusividade ou marca...isso pra mim é extorsão...
Mas como alguém vai querer defender e chamar de capitalismo (selvagem)...deixa quieto.

EduardoSW
24/07/2013, 16:53
Amigos,

Considerando a importância do assunto e as opções já apresentadas, não apenas neste tópico mas também em outros, como por exemplo o RACETRONIX e o SPIA ELETRÔNICO, busco ajuda.

Será que este Controlador/Monitor de Temperatura pode ser utilizado como alternativa: Digital Temperature Controller Gauge Alarm Engine Watchdog Car Overheating Probe | eBay (http://www.ebay.com/itm/DIGITAL-TEMPERATURE-CONTROLLER-GAUGE-ALARM-ENGINE-WATCHDOG-CAR-OVERHEATING-PROBE-/121088217673?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item1c316b9249#ht_1310wt_1161)

No aguardo de manifestações desejo MUITA LAMA A TODOS!

sinval
24/07/2013, 17:02
COMPREI ESTE, AINDA NÃO CHEGOU, VEM COM PLUG DE ROSCA

Universal DC 9 36V Digital LED Water Temp Temperture Gauge for Cars 10 mm Sensor | eBay (http://www.ebay.com/itm/300924703706?item=300924703706&viewitem=&sspagename=ADME:L:OU:US:3160&vxp=mtr)



Amigos,

Considerando a importância do assunto e as opções já apresentadas, não apenas neste tópico mas também em outros, como por exemplo o RACETRONIX e o SPIA ELETRÔNICO, busco ajuda.

Será que este Controlador/Monitor de Temperatura pode ser utilizado como alternativa: Digital Temperature Controller Gauge Alarm Engine Watchdog Car Overheating Probe | eBay (http://www.ebay.com/itm/DIGITAL-TEMPERATURE-CONTROLLER-GAUGE-ALARM-ENGINE-WATCHDOG-CAR-OVERHEATING-PROBE-/121088217673?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item1c316b9249#ht_1310wt_1161)

No aguardo de manifestações desejo MUITA LAMA A TODOS!

Marcos Carvalho
24/07/2013, 18:11
Ahhh bahh...se funciona a contento, tem qualidade semelhante ou o preço é condizente com a qualidade, pra mim não importa quem é o fabricante.
Eu quero é que copiem e vendam mais barato!
Muito empresário triplica seus lucros por conta de exclusividade ou marca...isso pra mim é extorsão...
Mas como alguém vai querer defender e chamar de capitalismo (selvagem)...deixa quieto.

Concordo com você Sandro, o problema é que neste caso, eles estão copiando e vendedo mais caro e não mais barato.......aí sim é o fim da picada!

Marcos Carvalho
24/07/2013, 18:28
d[QUOTE=sinval;1971851]COMPREI ESTE, AINDA NÃO CHEGOU, VEM COM PLUG DE ROSCA

Universal DC 9 36V Digital LED Water Temp Temperture Gauge for Cars 10 mm Sensor | eBay (http://www.ebay.com/itm/300924703706?item=300924703706&viewitem=&sspagename=ADME:L:OU:US:3160&vxp=mtr)[/QUOTE

O primeiro link mostra que ele tem um sensor para água igua ao Racetronix ou seja se ele não vem com alarme não sei se vale a pena.

Já no segundo link, tá parecendo o sensor para aquário do Sandro_Ventania, que o mesmo adaptou a contento no bloco do motor e segundo disse que está show de bola, inclusive não vem com alarme mais adaptou um buzzer que o alerta

guilhermeabreu
24/07/2013, 20:44
Eu já comprei e instalei. Se está acontecendo isso, dancei... Só espero, pelo menos, que continue funcionando a contento.



CLANDIO

Não acho que vc dançou , pq o que interessa é ele marcar certo e BUZINAR na hora certa , se é cópia ou não cabe ao fabricante que se acha lesado ir a justiça , qto a nós somos usuários e termômetro é termômetro .

Fique tranquilo pq vc comprou um produto que vai te atennder no que foi proposto .

Abraço

guilhermeabreu
24/07/2013, 20:47
Amigos,

Considerando a importância do assunto e as opções já apresentadas, não apenas neste tópico mas também em outros, como por exemplo o RACETRONIX e o SPIA ELETRÔNICO, busco ajuda.

Será que este Controlador/Monitor de Temperatura pode ser utilizado como alternativa: Digital Temperature Controller Gauge Alarm Engine Watchdog Car Overheating Probe | eBay (http://www.ebay.com/itm/DIGITAL-TEMPERATURE-CONTROLLER-GAUGE-ALARM-ENGINE-WATCHDOG-CAR-OVERHEATING-PROBE-/121088217673?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item1c316b9249#ht_1310wt_1161)

No aguardo de manifestações desejo MUITA LAMA A TODOS!


EDUARDOSW

Sim com certeza , para mimmo púnico problema esta só na língua inglesa . mas termôtero é termômetro em qualquer língua e a cada dia aparece um com preço mais baixo , é isto aí , só ajudando com mais opções de compra .

Abraço

guilhermeabreu
24/07/2013, 20:52
COMPREI ESTE, AINDA NÃO CHEGOU, VEM COM PLUG DE ROSCA

Universal DC 9 36V Digital LED Water Temp Temperture Gauge for Cars 10 mm Sensor | eBay (http://www.ebay.com/itm/300924703706?item=300924703706&viewitem=&sspagename=ADME:L:OU:US:3160&vxp=mtr)



SINVAL

Êita mundo louco sô , agora vc achou este de US$25,00 , daqui a pouco vão achar um de US$1,00 , mas respondi acima , valeu por mais esta informação .

O NEGÓCIO É A GENTE ESTAR VENDO A TEMPERATURA DE SERVIÇO ALÍ NA CARA E SE BOBEARMOS " TOCA UMA SIRENE " , QUERO VER A GENTE PERDER MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO DE AGORA EM DIANTE .

Abração

Clandio
24/07/2013, 21:14
O NEGÓCIO É A GENTE ESTAR VENDO A TEMPERATURA DE SERVIÇO ALÍ NA CARA E SE BOBEARMOS " TOCA UMA SIRENE " , QUERO VER A GENTE PERDER MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO DE AGORA EM DIANTE .

Abração

É isso aí, Guilherme. Falou tudo.

Abraços

Clandio

Marcos Carvalho
25/07/2013, 10:57
ATENÇÃO pessoal, falei também com o pessoal da Donatti, e confirmei realmente que o Spia Eletrônico é montado sobre um aparelho Racetronix.

Segundo o Sr. Luiz Fernando da Donatti, Não trata-se de uma fraude, o aparelho realmente é comprado da Racetronix, desmontado onde são feitas inúmeras melhorias como: o botão de menu (do Spia) não fica na parte frontal (como no caso do Racetronix) fica em um local de mais difícil acesso eliminando a possibilidade de uma pessoas mexer inadivertidamente no aparelho, podendo aumentar a temperatura de disparo do alarme inadivertidamente e consequentemente perdermos o motor por obra de algum curisoso que entra no veículo; continuou falando que é feita uma recalibração do aparelho para trabalhar com o novo sensor que vai diretamente no bloco do motor.

A Donatti reconhece ter um preço um pouco maior do que o Racetronix, porém informa que em virtude do trabalho de adaptação, mudança de botão menu e recalibragem, colocação do novo sensor, leva aproximandamente 10 horas de mão de obra em cada aparelho montado. o Sr. Sérgio aproveitou e informou que está lançando um novo modelo, com o compinho menor, com 4 sirenes de alarme (pois tanto o RACE quanto o Spia são vendidos com uma só sirene), segundo o mesmo, isso dá mais segurança ao produto em caso de falha de uma sirene tem outras três). Nesse novo modelo o consumidor tem uma nova funcionalidade: pode instalar o equipamento no próprio compinho menor ou instalar o mesmo diretamente no painel do carro sem o cópinho, colocando o botão menu e sirene embaixo do tabelier separadamente. Falou que em virtude de nossa conversa e considerando os potenciais compradores de nosso fórum, colocará um preço especial no site da Donatti e pediu algumas horas para providenciar já a mudança na página com as novas fotos do produto.

Portanto colegas, achei muito oportuna a colaboração de todos neste post, onde foram mostrados os mais diversos tipos de aparelhos de medição de temperatura que também podem ser usados e adaptados com ou sem sirenes isso só demonstra nossa imensa criatividade; só faltou alguém dizer que tinha um termômetro caseiro simples ou uma tampa de chaleira que apita adaptada a VTR...........rs

Portanto sanadas as dúvidas sobre os similares nacionais, Racetronix e Spia Eletrônico e todos os demais similiares adaptáveis neste mesmo tópico, facilitando a pesquisa dos nossos colegas foristas, fica a critério de cada um, analisar, medir os prós e contras e escolher seu modelo ideal, porém um concenso foi certo: colocar um sensor de temperatura com alarme na VTR é imprescindível, acabando de vez com paranóia de ficar olhando o sensor original do carro.

F. Oliveira
25/07/2013, 11:20
Excelente Sr. Marcos... Utilíssimas informações! Aguardarei a modificação na Donatti.
abs!

CARLOS SIQUEIRA
25/07/2013, 21:06
Para ser mais uma opção do mercado, informo que adquiri, para as viaturas, termômetros da THUNDER (62)3661-1796, a R$ 80,00 cada. Não tem muita sofisticação, mas são funcionais. Assim que instalar comento aqui.

[]'s

Marcos Carvalho
26/07/2013, 09:03
Para ser mais uma opção do mercado, informo que adquiri, para as viaturas, termômetros da THUNDER (62)3661-1796, a R$ 80,00 cada. Não tem muita sofisticação, mas são funcionais. Assim que instalar comento aqui.

[]'s

Carlos Siqueira, o preço realmente é bastante interessante, o problema deste aparelho é que ele só tem um alerta visual que só funciona acima de 95º, ajuste fixo do aparelho,ou seja, ele não regula a temperatura que você quer que o alerta seja acionado. :(

TCHEIGOR
26/07/2013, 09:47
Carlos Siqueira, o preço realmente é bastante interessante, o problema deste aparelho é que ele só tem um alerta visual que só funciona acima de 95º, ajuste fixo do aparelho,ou seja, ele não regula a temperatura que você quer que o alerta seja acionado. :(

ele não tem regulagem pelo usuário, mas na encomenda vc pode pedir com os ajustes que quiser, só não dá pra ficar mudando.

CARLOS SIQUEIRA
26/07/2013, 11:23
Sim, mas tem uma indicação mais confiável, e um alerta, o que é bem melhor do que original, acho que o custo/benefício é satisfatório.

[]'s

Marcos Carvalho
26/07/2013, 12:48
Sim, mas tem uma indicação mais confiável, e um alerta, o que é bem melhor do que original, acho que o custo/benefício é satisfatório.

[]'s

Ok, Carlos, liguei para o número que você divulgou e falei com o pessoal da THUNDER, me disseram que estão com vontade de tirar este produto de linha, que o engenheiro que projetou está com outros planos mais voltados para indústria, eu falei que se ele aprimorasse o produto colocando sirene e regulagem da temperatura escolhida para alarmar, já teria um público bem maior do que eles tem hoje, assim o produto ficaria bem mais atrativo e funcional. O engenheiro pode ter projetado e deixado de lado, como um produto sem muita saída, mais se ele escutar o consumidor final, com certeza terão suas vendas aumentadas.

Estamos no aguardo de suas impressões sobre como o aparelho se comportou em sua viatura.

Zani
26/07/2013, 21:43
Acompanhando e vou decidir o que comprar.....quando a Donatti vai fazer a alteração do preço e do aparelho?
Abraço.

Marcos Carvalho
27/07/2013, 02:00
Acompanhando e vou decidir o que comprar.....quando a Donatti vai fazer a alteração do preço e do aparelho?
Abraço.

Primeiro eles me falaram que a nova oferta estava para sair em questão de algumas horas no site, depois, que estavam tendo problemas para inserir as novas fotos; pelo andar da carruagem só deve sair algo agora na próxima semana, continuamos no aguardo..........

AlfredoC
27/07/2013, 17:51
Oi, galera. Acredito que a estas alturas todos ja estão com os motores bem protegidos,por se alguem tiver interesse vai aqui esta indicaçã, equipamento muuuito confiavel, nos usamos na frota d caminhoes desde anos 70 em argentina e tem salvado o motor vaaarias vezesMonitora pressao oleo, Temperatura, voltagem e avisa, se critico o problema, interrompe o motor. Recomendo mesmo. infelizmente não tenho o preço.

colvenbrasil.com.br (http://www.colvenbrasil.com.br/)

Marcos Carvalho
27/07/2013, 21:53
Oi, galera. Acredito que a estas alturas todos ja estão com os motores bem protegidos,por se alguem tiver interesse vai aqui esta indicaçã, equipamento muuuito confiavel, nos usamos na frota d caminhoes desde anos 70 em argentina e tem salvado o motor vaaarias vezesMonitora pressao oleo, Temperatura, voltagem e avisa, se critico o problema, interrompe o motor. Recomendo mesmo. infelizmente não tenho o preço.

colvenbrasil.com.br (http://www.colvenbrasil.com.br/)

Pois é Alfredo, este post esta servindo de pesquisa tanto para quem já tem o equipamento instalado, colegas que compraram e estão esperando receber e aqueles que ainda vão comprar e estao na fase da pesquisa, onde faço parte deste último grupo. Vou conversar com o pessoal da Colven sobre o aparelho e posto aqui os preços, valeu pela dica!

Marcos

Marcos Carvalho
29/07/2013, 13:48
NOTÍCIAS COLVEN / SPIA ELETRÔNICO

AlfredoC, rapaz liguei para o pessoal da COLVEN a respeito do Vigia protetor automático de motores, e pasmem...........
R$1.600 rurais instalado em Curitiba, eles devem ter representantes no Brasil inteiro mais a lapada deve ser em torno disso, o equipamento parece ser muito bom, mais devido aos rurais estou fora.

Quanto ao Spia Eletrôncio Donatti, ele me falou hoje que está com atraso no cronograma, atualmente está quase terminando a primeira leva dos novos modelos e também providenciando as fotos do site e terminando a alteração nos novos manuais, continuamos no aguardo, assim que sair algo aviso.

JEFFCATUNDA
29/07/2013, 23:43
Assinando por aqui

dpab
30/07/2013, 06:54
Salve Jeff...
"O bom filho à casa torna"
Bem vindo de volta e um abraço para toda a rapaziada cearense !!!
Delfim

Engels Kbça
30/07/2013, 13:26
Também vou aguardar esse sensor da Donatti....:pipoca::zzz:

Engels

JEFFCATUNDA
30/07/2013, 14:58
Salve Jeff...
"O bom filho à casa torna"
Bem vindo de volta e um abraço para toda a rapaziada cearense !!!
Delfim
Valeu colega, voltando aqui para aprender mais....
Abraço.

Ezahn
30/07/2013, 22:46
Amigos,

Considerando a importância do assunto e as opções já apresentadas, não apenas neste tópico mas também em outros, como por exemplo o RACETRONIX e o SPIA ELETRÔNICO, busco ajuda.

Será que este Controlador/Monitor de Temperatura pode ser utilizado como alternativa: Digital Temperature Controller Gauge Alarm Engine Watchdog Car Overheating Probe | eBay (http://www.ebay.com/itm/DIGITAL-TEMPERATURE-CONTROLLER-GAUGE-ALARM-ENGINE-WATCHDOG-CAR-OVERHEATING-PROBE-/121088217673?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item1c316b9249#ht_1310wt_1161)

No aguardo de manifestações desejo MUITA LAMA A TODOS!

Este aparelho é o que tem no bloco do meu carro, o mesmo que o Sandro Ventania esta usando, o tal de aquário. Só o sensor que não tem aquele furo para prender, tive que fazer uma peça, fiz em alumínio. Funciona muito bem, só que eu que coloquei este e o racetronix na água percebo que este no bloco oscila bem mais.

guilhermeabreu
30/07/2013, 23:08
Este aparelho é o que tem no bloco do meu carro, o mesmo que o Sandro Ventania esta usando, o tal de aquário. Só o sensor que não tem aquele furo para prender, tive que fazer uma peça, fiz em alumínio. Funciona muito bem, só que eu que coloquei este e o racetronix na água percebo que este no bloco oscila bem mais.



EZHAN

Acredito que este do bloco oscila mais pq sofre mais variações do meio ambiente , pq ele esta fixado externamente ele pega o ar de fora , e o da água esta imerso na água e as variações são mais lentas .

Marcos Carvalho
30/07/2013, 23:57
ATENÇÃO pessoal, o Spia Eletrônico Donatti, em seu novo modelo já está a venda por R$150,00 apesar de não estar ainda com a propaganda e fotos no site, já pode ser encomendado, lembrando que o mesmo vem com compinho menor, 4 sirenes, possibilidade de instalação no painel com sirenes e botão menu em caixa a parte. Já encomendei o meu, assim que chegar posto para os colegas as impressões deste novo modelo.

Engels Kbça
31/07/2013, 02:54
ATENÇÃO pessoal, o Spia Eletrônico Donatti, em seu novo modelo já está a venda por R$150,00 apesar de não estar ainda com a propaganda e fotos no site, já pode ser encomendado, lembrando que o mesmo vem com compinho menor, 4 sirenes, possibilidade de instalação no painel com sirenes e botão menu em caixa a parte. Já encomendei o meu, assim que chegar posto para os colegas as impressões deste novo modelo.

Marcos
Onde encomentou por esse preço ?? no site está R$200,45, veja:
Donatti4x4 - Peças equipamentos e acessórios 4x4 para jeep e veículos off road (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=1601999)

Engels

Marcos Carvalho
31/07/2013, 07:09
Marcos
Onde encomentou por esse preço ?? no site está R$200,45, veja:
Donatti4x4 - Peças equipamentos e acessórios 4x4 para jeep e veículos off road (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=1601999)

Engels

Engels, de uma olhada em todo o tópico e você entenderá melhor, trata-se de um novo modelo que ainda não está no site.

Engels Kbça
31/07/2013, 07:39
Engels, de uma olhada em todo o tópico e você entenderá melhor, trata-se de um novo modelo que ainda não está no site.

Marcos
Eu lí todo tópico, sei que se trata de um novo modelo refeito pela Donatti e tudo, mas o que quero saber é como você encomendou.:?: Foi por telefone ?:parede:

Engels

Marcos Carvalho
31/07/2013, 08:12
Marcos
Eu lí todo tópico, sei que se trata de um novo modelo refeito pela Donatti e tudo, mas o que quero saber é como você encomendou.:?: Foi por telefone ?:parede:
Engels

Sim, ligue para a Donatti 4X4 fone: (16) 3446 0544 ou (16) 3234 0275 e faça a encomenda. :)

Engels Kbça
03/08/2013, 12:37
Sim, ligue para a Donatti 4X4 fone: (16) 3446 0544 ou (16) 3234 0275 e faça a encomenda. :)


Ontem liguei para a Donatti, conversei com o próprio Donatti, ele explicou as modificações e encomendei o novo espia, R$150,00,estou aguardando para a próxima semana.Obrigado Marcos :concordo:

Engels

Marcos Carvalho
03/08/2013, 14:40
Ontem liguei para a Donatti, conversei com o próprio Donatti, ele explicou as modificações e encomendei o novo espia, R$150,00,estou aguardando para a próxima semana.Obrigado Marcos :concordo:

Engels

Ok Engels, que beleza, vamos nos livrar da síndrome de ficar olhando para o termômetro sem parar,,,,,,,,,,,, graças a Deus.

Vamos trocar umas idéias quanto a instalação e torcer que esse novo modelo venha bom mesmo e cumpra o prometido pelo Donatti.

Marcos Carvalho
07/08/2013, 20:12
Atenção colegas do Fórum, o pessoal da Donatti me ligou e pediu para informar a oferta do aparelho Spia Eletrônico Donatti, por R$150,00 é exclusiva para os membros do Fórum 4X4 Brasil Off-Road, cujo pedido deve ser feito via fone, portanto o preço do produto vai continuar normal no site, e a oferta só por telefone.

TCHEIGOR
07/08/2013, 21:10
Atenção colegas do Fórum, o pessoal da Donatti me ligou e pediu para informar a oferta do aparelho Spia Eletrônico Donatti, por R$150,00 é exclusiva para os membros do Fórum 4X4 Brasil Off-Road, cujo pedido deve ser feito via fone, portanto o preço do produto vai continuar normal no site, e a oferta só por telefone.

Oi Marcos, pode me confirmar se esse sensor é pro bloco e com alarme sonoro?
valeu, abraço!

Marcos Carvalho
08/08/2013, 16:22
Oi Marcos, pode me confirmar se esse sensor é pro bloco e com alarme sonoro?
valeu, abraço!

Exato!

Forte abraço.

Marcos Carvalho
15/08/2013, 19:12
Este post continua no post do Dr. Guilherme:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/124557-temperatura-de-servico-motor-toyota-2-8-e-3-0-a-14.html#post1985891

malariaman
19/08/2013, 09:23
Olá companheiros,
Por conta da recomendação dos colegas e por acreditar ser um instrumento interessante de se ter na minha viatura (SW4 98/99), adquiri o famigerado SPIA na Donatti. Boleto pago, contato com o pessoal da loja, tudo certinho, até então.
Mas fiquei surpreso ao procurar pelo produto no site novamente. Ele simplesmente sumiu de lá.
Alguém se arrisca em alguma explicação? Será que não teve a saída esperada? O projeto apresentou falhas? A "promoção" de 150 contos quebrou as pernas da Donatti?

dorderf
19/08/2013, 09:31
Olá companheiros,
Por conta da recomendação dos colegas e por acreditar ser um instrumento interessante de se ter na minha viatura (SW4 98/99), adquiri o famigerado SPIA na Donatti. Boleto pago, contato com o pessoal da loja, tudo certinho, até então.
Mas fiquei surpreso ao procurar pelo produto no site novamente. Ele simplesmente sumiu de lá.
Alguém se arrisca em alguma explicação? Será que não teve a saída esperada? O projeto apresentou falhas? A "promoção" de 150 contos quebrou as pernas da Donatti?

Acredito que sumiu pq venderam todos! E um simples fio que pode ser isolado não é um erro capaz de desqualificar um produto.

Acredito que a próxima leva de produtos venham com esse fio isolado. Só isso.

Minha humilde opinião.

Marcos Carvalho
20/08/2013, 12:45
Acredito que sumiu pq venderam todos! E um simples fio que pode ser isolado não é um erro capaz de desqualificar um produto.

Acredito que a próxima leva de produtos venham com esse fio isolado. Só isso.

Minha humilde opinião.

X 2 concordo totalmente

Engels Kbça
29/08/2013, 04:53
Ontem liguei para a Donatti, conversei com o próprio Donatti, ele explicou as modificações e encomendei o novo espia, R$150,00,estou aguardando para a próxima semana.Obrigado Marcos :concordo:

Engels

Pessoal nada ainda de receber o Spia da Donatti, entrei em contato de novo e tinha acabado, terei que esperar outra remessa.

Rapinheiro
03/09/2013, 16:20
X 2 concordo totalmente



Boa tarde a todos!!

Marcão, onde foi que vc fez a instalação do spia donatti na sua sw4?

Abraço,

Rodrigo

Leonardo Dic
03/09/2013, 20:47
Instalei hj numa L200 de um cliente parafusei bem na lateral do cabeçote, ao lado do tubo da saida de agua.
Na boa fica em torno de 80-85º, ja numa subida forte pé em baixo chegou em 98º. E o painel nem mexeu, sempre no mesmo lugar.

Deixei a sirene programada pra 100º.

Clandio
03/09/2013, 23:11
Instalei hj numa L200 de um cliente parafusei bem na lateral do cabeçote, ao lado do tubo da saida de agua.
Na boa fica em torno de 80-85º, ja numa subida forte pé em baixo chegou em 98º. E o painel nem mexeu, sempre no mesmo lugar.

Deixei a sirene programada pra 100º.

Leonardo
O meu também instalei dessa maneira. As temperaturas são semelhantes e programei o alarme para 99ºC. Numa serra forte, atrás de caminhões chegou a 103ºC e nada do marcador original mudar.

Acho muito válido usar esse sensor adicional para deixar baixar a temperatura antes de desligar o motor quando se força ele (em subidas, cargas ou velocidade elevada). Notei que depois que desliga o motor, a temperatura do cabeçote continua subindo de 10 a 11ºC.

Por isso, só desligo o motor quando a temperatura baixar dos 88ºC

Abraços

Clandio

calhiandro
05/11/2013, 10:34
Pessoal, eu e três amigos foristas daqui do 4x4brasil vamos adquirir esse spia eletrônico da donatti4x4, o problema que tinha no aparelho foi corrigido? Onde seria um bom lugar para ligar o sensor no motor?

Grande abraço

guilhermeabreu
05/11/2013, 11:39
CALHIANDRO

Um bom lugar seria num dos parafusos no cabeçote ali perto da bomba d'água , ali existe orifícios com rosca vazios que vc apenas arranjaria um parafuso que enrosque num destes orifícios .

Vc só não deve colocar o sensor do lado do motor que tem a turbina pois ali a temperatura é mais elevada por causa do funcionamento da turbina .

calhiandro
05/11/2013, 12:01
CALHIANDRO

Um bom lugar seria num dos parafusos no cabeçote ali perto da bomba d'água , ali existe orifícios com rosca vazios que vc apenas arranjaria um parafuso que enrosque num destes orifícios .

Vc só não deve colocar o sensor do lado do motor que tem a turbina pois ali a temperatura é mais elevada por causa do funcionamento da turbina .

Obrigado Dr pelas explicações, quando fizer tudo posto as fotos e o resultado.

Grande abraço

Marco Dente
24/07/2014, 10:35
Sim, ligue para a Donatti 4X4 fone: (16) 3446 0544 ou (16) 3234 0275 e faça a encomenda. :)


ALLL

Estou a procura do spia ao tentar contato com a Donatti, nos números acima, um não atende e outro diz que o número não existe.

Alguém sabe dizer se permanecem os mesmos??

agradeço

Dimasi
24/07/2014, 11:32
Na pagina deles não aparece mais o telefone. DONATTI RACE (http://www.donattirace.com.br/), tem o espia lá, mas o preço subiu um bocado.

Marco Dente
24/07/2014, 11:47
Na pagina deles não aparece mais o telefone. DONATTI RACE (http://www.donattirace.com.br/), tem o espia lá, mas o preço subiu um bocado.


Dimasi

Acompanhando o tópico aqui, ví que para nós foristas, tem um bom desconto porém o pedido precisa ser feito via fone.

De qualquer forma agradeço

[]s

Dimasi
24/07/2014, 11:51
Tenta o contato por email.
Abs

Marco Dente
24/07/2014, 12:08
Tenta o contato por email.
Abs

Mandei um email, vamos agradar

Valeu

Macbsenior
24/07/2014, 15:37
Pessoal,

Apesar do motor da minha Hilux ser o 2.8 aspirado, estou meio traumatizo com os relatos que tenho lido aqui no fórum, acho que vou me prevenir. Vou mandar verificar o radiador mangueiras, aditivo, termostática e sei lá mais o que...

Vou colocar este danado deste sensor. Por gentileza alguém pode me ajudar? É este aqui?

Kit Termômetro da Água Digital C/ Sensor - Display Azul/Lente Preta - ø52mm - 12V Sirene, Copo e Relé | RACETRONIX | - Delbras® Instrumentos e Acessórios (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_157054_3029_Kit-Termometro-da-Agua-Digital-C-Sensor-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-Sirene-Copo-e-Rele-RACETRONIX-)

Algum sabe se aqui em São Paulo tem alguém que já vende e instala isto rapidinho?

Marco Dente
24/07/2014, 15:44
Pessoal,

É este aqui?

Kit Termômetro da Água Digital C/ Sensor - Display Azul/Lente Preta - ø52mm - 12V Sirene, Copo e Relé | RACETRONIX | - Delbras® Instrumentos e Acessórios (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_157054_3029_Kit-Termometro-da-Agua-Digital-C-Sensor-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-Sirene-Copo-e-Rele-RACETRONIX-)

Algum sabe se aqui em São Paulo tem alguém que já vende e instala isto rapidinho?

Macbsenior,

Esse é para medir a temperatura da água no radiador.

O SPIN, mede a temperatura do bloco do motor.

Quero o SPIN, pois mesmo sem água no radiador, ele vai continuar medindo a temperatura e dando o alerta de super aquecimento.

Valeu

Macbsenior
24/07/2014, 15:51
Marco, obrigado!

Se alguém achar o link ou souber aonde pode ser comprado, vai ser de grande ajuda a todos. Eu já li o tópico todo mas não achei aonde comprar.

r0d
24/07/2014, 22:10
Eu uso esse aqui:

ENGINE WATCHDOG TM2, Engine Temperature Sensor and Low Coolant Alarm (http://enginewatchdog.com/tm2.html)

Comprei pelo próprio site deles e chegou em 2 meses sem problema nenhum.

sinval
02/08/2014, 15:03
sw4 97 3.0 td
caros amigos do forum,
vou fazer aqui um relato, rodando na cidade a temperatura de trabalho era de 87 ºc na estrada em longo trecho subindo
já chegou a 100 ºc , esta semana mandei fazer um radiador de maior espessura ,comeia com 3 tubos , 1 litros de agua a mais, só que em vez de baixar a temperatura deu efeito comtrario, subiu 2 ºc , na cidade passou para 89 ºc , assim como na estrada tambem subiu, como explicar mais agua e a temp. Aumentar ?

guilhermeabreu
03/08/2014, 00:51
sw4 97 3.0 td
caros amigos do forum,
vou fazer aqui um relato, rodando na cidade a temperatura de trabalho era de 87 ºc na estrada em longo trecho subindo
já chegou a 100 ºc , esta semana mandei fazer um radiador de maior espessura ,comeia com 3 tubos , 1 litros de agua a mais, só que em vez de baixar a temperatura deu efeito comtrario, subiu 2 ºc , na cidade passou para 89 ºc , assim como na estrada tambem subiu, como explicar mais agua e a temp. Aumentar ?

É simples de explicar , existe vários materiais que se faz um radiador , um radiador de cobre grossão esfria menos do que um radiador de ALUMÍNIO BRASADO fininho .

Vc aumentando a capacidade de água é menos eficiente do que vc aumentar a área de troca e por aí vai ou seja , nem sempre que vc aumenta o volume de pagua vc vai ter um resultado esperado , sofri 6 anos com o esquentamento do meu motor MWM 2.8 sprint que adaptei no meu ENGESA por isto sei de tudo isto agora .

Minha sugestão vc tem que colocar um radiador com a mesma tecnologia que foi feito o radiador original e se o seu carro esta funcionando nesta temperatura de 87ºC na cidade e na estrada subindo vai a 100ºC , O SEU CARRO ESTA COM PROBELAMA e se vc continuar a andar com ele assim TERÁ MOTOR POR POUCO TEMPO .

Tem que verificar outras coisas , como bomba d'água , válvula termostática e outras coisas mais .

sinval
03/08/2014, 08:27
OBRIGADO Dr GUILHERME,
JÁ ESPERAVA SUA VALIOSA DICA, O RADIADOR FOI FEITO DE COBRE, COLMEIA DE 3 TUBOS, A TERMOSTATICA É NOVA E ORIGINAL, TEM ALGUMA TERMOSTATICA DE ABERTURA RÁPIDA PARA CIRCULAR MAIS AGUA FRIA ?





É simples de explicar , existe vários materiais que se faz um radiador , um radiador de cobre grossão esfria menos do que um radiador de ALUMÍNIO BRASADO fininho .

Vc aumentando a capacidade de água é menos eficiente do que vc aumentar a área de troca e por aí vai ou seja , nem sempre que vc aumenta o volume de pagua vc vai ter um resultado esperado , sofri 6 anos com o esquentamento do meu motor MWM 2.8 sprint que adaptei no meu ENGESA por isto sei de tudo isto agora .

Minha sugestão vc tem que colocar um radiador com a mesma tecnologia que foi feito o radiador original e se o seu carro esta funcionando nesta temperatura de 87ºC na cidade e na estrada subindo vai a 100ºC , O SEU CARRO ESTA COM PROBELAMA e se vc continuar a andar com ele assim TERÁ MOTOR POR POUCO TEMPO .

Tem que verificar outras coisas , como bomba d'água , válvula termostática e outras coisas mais .

feitosac
03/08/2014, 10:25
OBRIGADO Dr GUILHERME,
JÁ ESPERAVA SUA VALIOSA DICA, O RADIADOR FOI FEITO DE COBRE, COLMEIA DE 3 TUBOS, A TERMOSTATICA É NOVA E ORIGINAL, TEM ALGUMA TERMOSTATICA DE ABERTURA RÁPIDA PARA CIRCULAR MAIS AGUA FRIA ?

Sinval,
Como o Dr. Guilherme falou, o seu radiador provavelmente ficou muito " pesado " para dissipar o calor, sua termostática tem que ser a que pede o motor do carro, não invente de colocar outra, na minha é de 82ºC para o motor 1Kzte, a minha na cidade com transito e ar ligado fica certinho em 82/83 graus não pode passar muito disso se o carro tiver certinho.

Verifique tambem a embreagem viscosa onde esta a hélice, em baixas rotações ela ajuda muito na refrigeração, é um item que poucos mecânicos dão atenção, sem falar na bomba dágua.

Se nada disso resolver, sugiro voce trocar este radiador e colocar um original de aluminio da 2001/2002 eles são maiores no poder de refrigeração, acho que cabe no seu carro, paguei no meu 900,00 ano passado.
Abs.

guilhermeabreu
03/08/2014, 11:14
SINVAL

Reforçando o que o FEITOSA falou , as peças originais são as corretas , principalmente a VÁLVULA TERMOSTÁTICA não pode ser mudada , se a sua esta nova e original tem que ficar com ela e procurar outras causas do mal funcionamento da refrigeração , o RADIADOR pode ser um que não seja o original desde que seja do mesmo tamanho ou maior e com a mesma tecnologia ou melhor , o seu carro não me lembro se ele já veio com o radiador de 10 litros , mas se este que vc fez é do mesmo tamanho do que o que vc tinha ? Antes de comprar outro tem que verificar outras coisas como a HÉLICE VISCOSA como o FEITOSA falou , a BOMBA D'ÁGUA , MANGUEIRAS , CABEÇOTE .

Como vc falou que anda na estrada subindo serra/morro e a temperatura vai a 100% , isto é um forte sinal de que o seu cabeçote já foi pro espaço , pergunto: Esta sumindo água ???????

Abraço

sinval
03/08/2014, 16:10
Dr Guilherme / Feitosa,
VAI TODO HISTORICO:

HÁ 6 ANOS ATRAS ADQUIRIR ESTE CARRO MUITO CONCERVADO E TODO ORIGINAL DE UMA ÚNICA DONA, COM UM ANO PRECISEI TROCAR O CABEÇOTE, COLOCADO UM PARALELO MAS DE BOA MARCA COMPRADO NA IMPERIO TAMBEM TROQUEI:
O RADIADOR POR UM DE DEZ LITROS COMPRADO NA CLIMER,TERMOSTATICA ORIGINAL, ACOPLAMENTO VISCOSO ORIGINAL.
TEM + - UM ANO QUE COMECEI MONITORAR A TEMPERATURA COM O TERNOMETRO DIGITAL E SEMPRE FUNCIONANDO ASSIM 87 ºC E NA ESTRADA + - 90 E EM SUBIDO JÁ CHEGOU A 100, AGORA RESOLVIR TROCAR O RADIADOR POR CAPACIDADE DE 11 LITROS , COLMEIA DE 3 TUBOS, RADIADOR DE COBRE , MUITO BEM FEITO EXXCELENTE QUALIDADE, AÍ A TEMPERATURA AUMENTOU EM 2 ºC








SINVAL

Reforçando o que o FEITOSA falou , as peças originais são as corretas , principalmente a VÁLVULA TERMOSTÁTICA não pode ser mudada , se a sua esta nova e original tem que ficar com ela e procurar outras causas do mal funcionamento da refrigeração , o RADIADOR pode ser um que não seja o original desde que seja do mesmo tamanho ou maior e com a mesma tecnologia ou melhor , o seu carro não me lembro se ele já veio com o radiador de 10 litros , mas se este que vc fez é do mesmo tamanho do que o que vc tinha ? Antes de comprar outro tem que verificar outras coisas como a HÉLICE VISCOSA como o FEITOSA falou , a BOMBA D'ÁGUA , MANGUEIRAS , CABEÇOTE .

Como vc falou que anda na estrada subindo serra/morro e a temperatura vai a 100% , isto é um forte sinal de que o seu cabeçote já foi pro espaço , pergunto: Esta sumindo água ???????

Abraço

calhiandro
03/08/2014, 18:21
Dr Guilherme / Feitosa,
VAI TODO HISTORICO:

HÁ 6 ANOS ATRAS ADQUIRIR ESTE CARRO MUITO CONCERVADO E TODO ORIGINAL DE UMA ÚNICA DONA, COM UM ANO PRECISEI TROCAR O CABEÇOTE, COLOCADO UM PARALELO MAS DE BOA MARCA COMPRADO NA IMPERIO TAMBEM TROQUEI:
O RADIADOR POR UM DE DEZ LITROS COMPRADO NA CLIMER,TERMOSTATICA ORIGINAL, ACOPLAMENTO VISCOSO ORIGINAL.
TEM + - UM ANO QUE COMECEI MONITORAR A TEMPERATURA COM O TERNOMETRO DIGITAL E SEMPRE FUNCIONANDO ASSIM 87 ºC E NA ESTRADA + - 90 E EM SUBIDO JÁ CHEGOU A 100, AGORA RESOLVIR TROCAR O RADIADOR POR CAPACIDADE DE 11 LITROS , COLMEIA DE 3 TUBOS, RADIADOR DE COBRE , MUITO BEM FEITO EXXCELENTE QUALIDADE, AÍ A TEMPERATURA AUMENTOU EM 2 ºC

Sinval, esse seu aparelho mede a temperatura da águaou do cabeçote? Se for do cabeçote está correto, a mibha 2001 trabalha nessa faixa de temperatura. Lembrando que o meu mede a temperatura do cabeçote.

Grande abraço

AlonsoFausto
03/08/2014, 20:48
Sinval,

tenho o sensor de temperatura da água, racetronix. Na cidade o máximo que chega é 83 graus, mas normalmente fica em 80/81. Na estrada fica entre 80/91. Também subo serra semanalmente, subo a BR 262 (ES-MG), e quando forço, socando a bota na subida, o máximo que monitorei foram 94 graus.

Na marcha lenta, estabilizado, sempre 79 graus.

Em suma, achei suas temperaturas demasiadamente altas. Alguma coisa não está 100%.

OBS: está usando refrigerante de boa qualidade? Se misturado, com água desmineralizada? E o aditivo é a base de etilenoglicol?

abraço

guilhermeabreu
03/08/2014, 21:32
SINVAL

Todos aqui estão falando a mesma coisa , a minha ex 2002 tb nunca passou dos 92ºC em extrema exigência , continuo afirmando que tem algo de errado no seu carro e vc tem que investigar .

E vc não me respondeu se esta baixando água .

sinval
04/08/2014, 07:24
Dr. Guilherme,

NÃO ESTÁ BAIXANDO ÁGUA




SINVAL

Todos aqui estão falando a mesma coisa , a minha ex 2002 tb nunca passou dos 92ºC em extrema exigência , continuo afirmando que tem algo de errado no seu carro e vc tem que investigar .

E vc não me respondeu se esta baixando água .

sinval
04/08/2014, 07:37
Alonso,
ESTOU USANDO RADNAQ LONG LIFE T-5: ANTIFERVURA, ANTICORROSIVO,ANTIESPUMANTE NA PROPORÇÃO DE 40% COM ÁGUA DESTILADA

sinval
04/08/2014, 07:41
Calhiandro,
MEDE A TEMP. DO CABEÇOTE

guilhermeabreu
04/08/2014, 13:13
SINVAL

É uma verdadeira MERDA qdo começa assim , ninguem descobre o que esta acontecendo e o carro não esta normal , me faz lembrar muita coisa , é uma merda .

Aparentemente esta tudo certo MAS NÃO ESTA , não queria estar na sua pele .

Abraço triste .

calhiandro
04/08/2014, 14:49
Calhiandro,
MEDE A TEMP. DO CABEÇOTE


Oi Sinval, eu instalei o espia eletrônico da Donatti4x4 que mede a temperatura direta do cabeçote, E NÂO DA ÁGUA. Na cidade a temperatura varia 83 até uns 92ºc se ligar o ar-condicionado, na estrada em subida de serra forçando já chegou a 102ºc. Se o seu mede a temperatura do cabeçote e NÂO DA ÁGUA, não vejo problema nenhum.

Tem esse tópico aqui da uma olhada. Leia o post #185. e depois endossado pelos demais.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/124557-temperatura-de-servico-motor-toyota-2-8-e-3-0-a-16.html

sinval
04/08/2014, 15:12
Olha Calhiandro,

Realmente se eu tivesse lido este tópico antes não tinha gasto com este radiador que fiz, agora estou convencido que está normal.
O meu mede a temp. do CABEÇOTE e não da água.

Muito obrigado companheiros
abraços a todos




Oi Sinval, eu instalei o espia eletrônico da Donatti4x4 que mede a temperatura direta do cabeçote, E NÂO DA ÁGUA. Na cidade a temperatura varia 83 até uns 92ºc se ligar o ar-condicionado, na estrada em subida de serra forçando já chegou a 102ºc. Se o seu mede a temperatura do cabeçote e NÂO DA ÁGUA, não vejo problema nenhum.

Tem esse tópico aqui da uma olhada. Leia o post #185. e depois endossado pelos demais.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/124557-temperatura-de-servico-motor-toyota-2-8-e-3-0-a-16.html

feitosac
04/08/2014, 16:50
Calhiandro,
MEDE A TEMP. DO CABEÇOTE


Sinval,
Como mede a temperatura do cabeçote, acredito que esteja normal, pensei que fosse na água.
Abs.

Romulo Lubachesky
04/08/2014, 19:23
Aproveitando o movimento no post, quero deixar meu relato sobre o assunto.
Alguns colegas devem lembrar que a Nona, minha sw4 2.8 aspirada teve problemas de motor, depois disso para garantir sua saude e meu investimento em peças originais tomei algumas precauções:
1º troquei a coméia do radiador que estava judiadinha.
2º troquei algumas mangueiras que haviam inchado por causa do problema de vazamento de pressão do cabeçote.
3º instalei um sensor racetronix junto o sensor de água original e é mais sobre ele que quero falar...

Fiquei monitorando seu funcionamento, na cidade ficava em torno de 87º e na estrada em subidas severas ia para 92º, seguindo as orientações dos colegas, configurei ele para alarmar em 95º, mas nunca chegou a isso, já se passaram cerca de 6 meses de felicidade.
No mês passado percebi um pequeno vazamento de fluido do radiador em uma mangueira que fazia a ligação direta do sistema, isolando o radiador do ar quente que tem problemas desde que comprei a Nona e nunca arrumei por ter de desmontar o painel. Essa era uma adaptação que veio com ela e percebi o vazamento logo no início, nem deu tempo do sensor acusar mudança na temperatura. Me bati atrás de uma magueira curvada que servisse para substituir aquela antiga gambiarra, fui em várias auto peças mas não achei nada perfeito para o caso.
Até que cheguei na auto peças de um uruguaio e depois de um pouco de conversa e alguns testes, sem sucesso, com mangueiras que ele tinha no estoque, ele me deu a ideia de remover aqueles 2 canos de ferro presos ao motor (quem conhece o motor 3L deve saber do que eu estou falando, até postaria uma foto, mas os canos já não estão mais lá para isso), assim, uma das mangueiras que eu já havia trocado faria a ligação direta logo ali envolta da valvula termostatica, evitando aquele longo caminho que passava pela frente e pelo lado do motor até a parede corta chamas.
O cara além de me dar essa grande ideia, me ajudou a desmontar tudo e não me cobrou nada, palavras dele, com sotaque: - Não estou fazendo nada mesmo, o movimento esta fraco, então eu te ajudo.
Resultado:
Economizei por não ter que comprar uma mangueira e simplifiquei o sistema, deixando ele no meu ponto de vista, mais seguro. Depois disso, a temperatura de trabalho do motor caiu para 83º na cidade e 85º na estrada com subida forte. Estou ainda mais feliz... ehhehehehe Provavelmente aquela mangueira adaptada estava obstruindo a livre passagem do fluido, nada que fizesse aquecer, mas que também não deixava o sistema funcionar perfeitamente.

A lição de tudo isso é que uma mísera mangueira meio trancada ou dobrada pode fazer uma grande diferença...

ps. Arrumei um lugar bem bacana pra instalar o termometro e um voltimetro no painel, depois coloco uma foto..

guilhermeabreu
04/08/2014, 21:42
Olha Calhiandro,

Realmente se eu tivesse lido este tópico antes não tinha gasto com este radiador que fiz, agora estou convencido que está normal.
O meu mede a temp. do CABEÇOTE e não da água.

Muito obrigado companheiros
abraços a todos



PÔHHHH SINVAL

Esta dando susto na gente a toa cara , eu e todos aqui pensamos que este seu relato era da temperatura da água e não do cabeçote .

O SEU CARRO ESTA NORMAAAAAALL UUUUUFA .

Fico feliz por vc .

Abraço

Marco Dente
05/08/2014, 07:42
Aproveitando o movimento no post, quero deixar meu relato sobre o assunto.
Alguns colegas devem lembrar que a Nona, minha sw4 2.8 aspirada teve problemas de motor, depois disso para garantir sua saude e meu investimento em peças originais tomei algumas precauções:
1º troquei a coméia do radiador que estava judiadinha.
2º troquei algumas mangueiras que haviam inchado por causa do problema de vazamento de pressão do cabeçote.
3º instalei um sensor racetronix junto o sensor de água original e é mais sobre ele que quero falar...

Fiquei monitorando seu funcionamento, na cidade ficava em torno de 87º e na estrada em subidas severas ia para 92º, seguindo as orientações dos colegas, configurei ele para alarmar em 95º, mas nunca chegou a isso, já se passaram cerca de 6 meses de felicidade.
No mês passado percebi um pequeno vazamento de fluido do radiador em uma mangueira que fazia a ligação direta do sistema, isolando o radiador do ar quente que tem problemas desde que comprei a Nona e nunca arrumei por ter de desmontar o painel. Essa era uma adaptação que veio com ela e percebi o vazamento logo no início, nem deu tempo do sensor acusar mudança na temperatura. Me bati atrás de uma magueira curvada que servisse para substituir aquela antiga gambiarra, fui em várias auto peças mas não achei nada perfeito para o caso.
Até que cheguei na auto peças de um uruguaio e depois de um pouco de conversa e alguns testes, sem sucesso, com mangueiras que ele tinha no estoque, ele me deu a ideia de remover aqueles 2 canos de ferro presos ao motor (quem conhece o motor 3L deve saber do que eu estou falando, até postaria uma foto, mas os canos já não estão mais lá para isso), assim, uma das mangueiras que eu já havia trocado faria a ligação direta logo ali envolta da valvula termostatica, evitando aquele longo caminho que passava pela frente e pelo lado do motor até a parede corta chamas.
O cara além de me dar essa grande ideia, me ajudou a desmontar tudo e não me cobrou nada, palavras dele, com sotaque: - Não estou fazendo nada mesmo, o movimento esta fraco, então eu te ajudo.
Resultado:
Economizei por não ter que comprar uma mangueira e simplifiquei o sistema, deixando ele no meu ponto de vista, mais seguro. Depois disso, a temperatura de trabalho do motor caiu para 83º na cidade e 85º na estrada com subida forte. Estou ainda mais feliz... ehhehehehe Provavelmente aquela mangueira adaptada estava obstruindo a livre passagem do fluido, nada que fizesse aquecer, mas que também não deixava o sistema funcionar perfeitamente.

A lição de tudo isso é que uma mísera mangueira meio trancada ou dobrada pode fazer uma grande diferença...

ps. Arrumei um lugar bem bacana pra instalar o termometro e um voltimetro no painel, depois coloco uma foto..

Romulo, acabei de comprar o termômetro da racetronix e estou estudando onde instalar, gostaria de ver a foto de onde vc instalou o seu.

AlonsoFausto
05/08/2014, 11:37
Marco, olha no meu tópico, o meu painel é muito parecido com o seu... achei o lugar muito bom para o sensor:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/137488-hilux-sw4-2002-monstrinha-6.html

Abraço.

Marco Dente
05/08/2014, 14:29
Marco, olha no meu tópico, o meu painel é muito parecido com o seu... achei o lugar muito bom para o sensor:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/137488-hilux-sw4-2002-monstrinha-6.html

Abraço.


Fausto, obrigado pela resposta, ficou muito bom, devo copiar sua idéia.

[]s

Romulo Lubachesky
05/08/2014, 17:46
Instalei eu mesmo usando uma serra-copo na furadeira. O furo de um deles acabou acertando um grampo de fixação, mas não afetou a estrutura, aquela fresta entre o plástico preto e o cinza já existia. Gostei da posição pq a alavanca de ajuste do volante fica exatamente sobre os numeros, mas o pisca de alarme não. Assim eu não fico olhando o tempo todo pra eles, quando quero ver a medição é só olhar por cima.

Bacana esse lugar Alonso, a minha não tem esse espaço deste jeito...

473280

feitosac
05/08/2014, 18:17
Na minha instalei do mesmo jeito que o Alonso.

Bacana sua instalação Romulo.

Abs.

Marco Dente
05/08/2014, 18:38
Instalei eu mesmo usando uma serra-copo na furadeira. O furo de um deles acabou acertando um grampo de fixação, mas não afetou a estrutura, aquela fresta entre o plástico preto e o cinza já existia. Gostei da posição pq a alavanca de ajuste do volante fica exatamente sobre os numeros, mas o pisca de alarme não. Assim eu não fico olhando o tempo todo pra eles, quando quero ver a medição é só olhar por cima.

Bacana esse lugar Alonso, a minha não tem esse espaço deste jeito...

473280

Boa solução tbm Romulo.

Valeu pela dica.

guilhermeabreu
05/08/2014, 18:58
Na minha ex 2002 , colei no parabrisa no canto esquerdo , não furei nada e ficou na cara do gol .

Marco Dente
05/08/2014, 19:48
Na minha ex 2002 , colei no parabrisa no canto esquerdo , não furei nada e ficou na cara do gol .

Opa. Mais uma boa opção

Obrigado Dr. Guilherme

guilhermeabreu
05/08/2014, 19:54
Opa. Mais uma boa opção

Obrigado Dr. Guilherme

Colei com fita dupla face 3M , aquela que fixa retrovisores .

Clandio
05/08/2014, 20:11
Calhiandro,
MEDE A TEMP. DO CABEÇOTE



Sinval

Na minha tb instalei medindo a temperatura do cabeçote e posso confirmar que as tua temperaturas estão normais. Digo mais, na minha já chegou a 107ºC em subida de serra a 3000 RPM no forte do verão. A VTR nunca baixou água ou mostrou qualquer problema de cabeçote.

Fica tranquilo.

Abraços.

sinval
06/08/2014, 07:05
OH Clandio,

MUITO OBRIGADO PELA SUA CONTRIBUIÇÃO

ABRAÇOS
SINVAL


Sinval

Na minha tb instalei medindo a temperatura do cabeçote e posso confirmar que as tua temperaturas estão normais. Digo mais, na minha já chegou a 107ºC em subida de serra a 3000 RPM no forte do verão. A VTR nunca baixou água ou mostrou qualquer problema de cabeçote.

Fica tranquilo.

Abraços.

EduardoSW
17/08/2014, 14:53
Prezados,

Na última sexta-feira finalmente instalei o Monitor de Temperatura Adicional - Engine Guardian EG3. Temperatura mais alta registrada até o momento 82º C, com temperatura ambiente próxima aos 23ºC em cidade com rotação em torno de 2500RPM...Ajustei a temperatura de funcionamento normal em 85ºC, primeiro nível de alarme a 90ºC e alarme contínuo a 95ºC, conforme inclusive registros e orientações do DELFIM. Seguirei monitorando e qualquer informação posto aqui.
Seguem fotos:
474360474361

Aproveitei e troquei os 4 Pneus (instalei NEXEN ROADIAN A/T 265x70x16), substitui a roda do estepe que não era original, todas as borrachas das portas e porta malas (tudo original Toyota comprado nos EUA) e também o pedal da embreagem e as buchas ( Toyota também só que na CCS) por conta daquele incomodo nhec...nhec....No entanto, a embreagem ainda não ficou 100% e vou voltar no mecânico pra ajustes finais.

Agora estou esperando o Par de Molas Traseiras adquiridos com a ajuda do nosso bom amigo Dr. Guilherme....

Muitas alegrias e agora mais tranquilo em relação ao Fantástico 1KZ-TE.

Espero agora pelo menos triplicar os 169.000 KM atuais da minha Fofyta ou, se Papai do Céu permitir, daqui uns 2 anos vender a viatura conservada sempre com todo cuidado e peças originais, e partir para uma SW4 mais nova (2008) ou uma LAND CRUISER PRADO (2006) que aliás é meu sonho de consumo.....

Abraços e obrigado mais uma vez pelas dicas e valiosas orientações dos amigos,

Eduardo.

luz
17/08/2014, 20:15
Eduardo essas borrachas das portas foram compradas em qual loja americana? Pode informar o site?Obrigado

Att luiz

r0d
17/08/2014, 22:04
Também tenho interesse em comprar as borrachas da tampa traseiras. Informa o site ai. As minhas estão deixando entrar poeira...

EduardoSW
18/08/2014, 10:39
Prezados Luiz e Rodrigo,

As borrachas foram compradas na Lakeland Toyota em Laleland, FL próximo a Orlando (Toyota Car Dealer in Lakeland, Serving Brandon & Plant City | Polk County Auto Dealer | Lakeland Toyota (http://www.lakelandtoyota.com/)) que quando se clica na parte de compra de peça, será redirecionado para o link: Toyota Parts Overstock - Dependable, Proven Quality Toyota Parts Online (http://www.toyotapartsoverstock.com/)

Encaminhei e-mails para a Lakeland e concretizei o negócio via e-mails. Não solicitei despacho, até porque eles disseram que não fazem despacho para o Brasil. Minha mulher foi em viagem de férias para Orlando e retirou direto no balcão!

Espero ter ajudado.

Eduardo.

r0d
18/08/2014, 20:55
Estou a procura de algum site que venda peças originais e despache para o Brasil.

OliverThies
18/08/2014, 21:21
r0d
Dá para comprar via redirecionamento de compras, pesquisa ai shipito

luz
18/08/2014, 22:56
Obrigado pela ajuda Eduardo.

pietrfist
19/08/2014, 08:58
r0d, eu uso o que o Oliver indicou, Shipito, faz uns dois anos, várias encomendas e nenhum problema.

Marco Dente
10/09/2014, 18:15
Instalei e já está em uso.

Porém a temperatura está abaixo das relatadas por aqui.

Na estrada a 120km/h e 3000 RPM ela ficou em torno de 68º
Se forçar um pouco mais em Serra, ela ficou em 77º tbm de média variando entre 74º e 79º

Não estou reclamando, mas será que está tudo ok?.... hehehehehehe

Clandio
10/09/2014, 19:38
Marco

Em que parte do motor tá instalado o sensor?

Marco Dente
10/09/2014, 20:38
Marco

Em que parte do motor tá instalado o sensor?
O racetronic mede a temperatura da água. Ele está instalado próximo à saída de água do motor para o radiador. No lugar onde já existe um furo com rosca ...

Clandio
10/09/2014, 21:58
Se não me engano a válvula termostática abre com 88ºC (tem que confirmar). Assim as temperaturas teria que girar em torno disso ou um pouco mais. Será que o carro não tá sem a válvula ou com especificação diferente?

Clandio
10/09/2014, 22:06
Corrigindo

No manual de reparo diz que a válvula especificada é 82ºC e deve abrir entre 80 a 84ºC

guilhermeabreu
10/09/2014, 23:38
MARCO DENTE

Concordando com o CLANDIO de novo , é bem provável que seu carro não esteja com a válvula termostática , pois o seu é o 1º a funcionar nestas temperaturas e que não é bom para a saúde do motor assim como andar quente demais .

Marco Dente
11/09/2014, 07:01
MARCO DENTE

Concordando com o CLANDIO de novo , é bem provável que seu carro não esteja com a válvula termostática , pois o seu é o 1º a funcionar nestas temperaturas e que não é bom para a saúde do motor assim como andar quente demais .

Fiz uma revisão completa que incluiu a válvula termostática original que abre aos 82°.
O que notei, mas ainda preciso testar é que o acoplamento viscoso deve estar travado....

Clandio
11/09/2014, 07:20
Eu estou desconfiado que o meu acoplamento viscoso, digo, da minha viatura, não está funcionando direito. Se paro o carro, em marcha lenta, depois de andar na estrada a temperatura continua subindo, isso olhando no Spia, pois no painel não move nada. Ela baixa novamente se andar e pegar vento no radiador.

Isso não acontecia com 2002 que tinha antes. Na marcha lenta ela baixava a temperatura.

TCHEIGOR
11/09/2014, 07:30
A minha sobe a temperatura na lenta tbem, mas não superaquece, só fica mais alta que andando. Válvula termostática nova e acoplamento viscoso funcionando. Pra mim é normal. Se a ventoinha estivesse acoplada direto aí sim iria diminuir e temperatura na lenta.

ivancgbsb
11/09/2014, 07:45
Eu estou desconfiado que o meu acoplamento viscoso, digo, da minha viatura, não está funcionando direito. Se paro o carro, em marcha lenta, depois de andar na estrada a temperatura continua subindo, isso olhando no Spia, pois no painel não move nada. Ela baixa novamente se andar e pegar vento no radiador.

Isso não acontecia com 2002 que tinha antes. Na marcha lenta ela baixava a temperatura.

Depois de um cabeçote estragado e olhando muito nos foruns gringos, principalmente da Austrália, fizemos uma verificação e reparo numa embreagem viscosa de Hilux.
https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos
Estamos criando coragem para também modificar o indicador de temperatura do painel para que funcione de maneira "correta".

Clandio
11/09/2014, 08:15
A minha sobe a temperatura na lenta tbem, mas não superaquece, só fica mais alta que andando. Válvula termostática nova e acoplamento viscoso funcionando. Pra mim é normal. Se a ventoinha estivesse acoplada direto aí sim iria diminuir e temperatura na lenta.


Tcheigor

No termômetro do painel, não muda nada, então não teve superaquecimento. No SPIA é que notei a elevação da temperatura.

na Hilux 2002 (1KZT-E) quando pegava uma serra subia também a temperatura (no Spia) e se parasse em marcha lenta ela baixava pra níveis normais de como se tivesse andando em estrada plana.

Nessa 2.8 isso não acontece. Se forço sobe e se paro em lenta continua subindo. Só andando de novo, com vento no radiador é que baixa a temperatura, isso sempre olhando no Spia.

Clandio
11/09/2014, 08:17
Depois de um cabeçote estragado e olhando muito nos foruns gringos, principalmente da Austrália, fizemos uma verificação e reparo numa embreagem viscosa de Hilux.
https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos
Estamos criando coragem para também modificar o indicador de temperatura do painel para que funcione de maneira "correta".


Ivan

Muito bom o site. Bem detalhada a troca do viscoso.

Macbsenior
11/09/2014, 12:52
MARCO DENTE

Concordando com o CLANDIO de novo , é bem provável que seu carro não esteja com a válvula termostática , pois o seu é o 1º a funcionar nestas temperaturas e que não é bom para a saúde do motor assim como andar quente demais .

Dr. Guliherme, eu estou usando o Spia Evo, sensor instalado no cabeçote naquele ultimo buraco sem parafuso perto do painel corta fogo. (Motor 3L) valvula termostática e tampa do radiador novos originais, aditivo na quantia exata tudo revisado. Hoje a temperatura aqui em Sampa esta na casa dos 33º. Acabo de andar uns 60 km no transito pesado com temperatura máxima de 74º. Na volta quando entrei na Rodovia dos Imigrantes me livrando do transito pesado a temperatura desceu para os 69º. Só para relatar que com o sistema todo revisado o motor 3L realmente parece trabalhar longe de temperaturas de risco. Pelo menos agora eu tenho parâmetros para análise, independente de se o lugar em que esta instalado o sensor você consegue estabelecer uma faixa de mínima e máxima (range). Ainda com relação ao lugar de instalação do sensor na opinião do meu mecânico (que pode não estar correta) ali atrás pega pouca ventilação e teóricamente mediria a temperatura mais exata.

Abraços.

Engels Kbça
11/09/2014, 14:28
Ivan

Muito bom o site. Bem detalhada a troca do viscoso.

Copiei em pdf, olha aqui.

Clandio
11/09/2014, 18:34
Copiei em pdf, olha aqui.

Que beleza. Arquivo devidamente salvo. Valeu.

Clandio
11/09/2014, 19:12
Pessoal.

Fui na oficina hoje pra ver a questão do acoplamento viscoso. Por coincidência tinha lá uma hilux com motor todo retificado e com acoplamento novo. A diferença de resistência ao movimento com relação à minha é muito grande. Na minha tá muito mais leve.

Vou providenciar a troca.

guilhermeabreu
11/09/2014, 22:59
Dr. Guliherme, eu estou usando o Spia Evo, sensor instalado no cabeçote naquele ultimo buraco sem parafuso perto do painel corta fogo. (Motor 3L) valvula termostática e tampa do radiador novos originais, aditivo na quantia exata tudo revisado. Hoje a temperatura aqui em Sampa esta na casa dos 33º. Acabo de andar uns 60 km no transito pesado com temperatura máxima de 74º. Na volta quando entrei na Rodovia dos Imigrantes me livrando do transito pesado a temperatura desceu para os 69º. Só para relatar que com o sistema todo revisado o motor 3L realmente parece trabalhar longe de temperaturas de risco. Pelo menos agora eu tenho parâmetros para análise, independente de se o lugar em que esta instalado o sensor você consegue estabelecer uma faixa de mínima e máxima (range). Ainda com relação ao lugar de instalação do sensor na opinião do meu mecânico (que pode não estar correta) ali atrás pega pouca ventilação e teóricamente mediria a temperatura mais exata.

Abraços.

Caro MAC

É por aí mesmo , eu venho falando que qdo colocamos os termômetros extras NÓS PODEMOS fazer a média de temperatura de funcionamento de nossos carros baseando em nosso dados e não nas especificações do fabricante , pois é sabido que a temperatura da água deste motores a díesel 2.8 a 3.0 mais modernos gira em torno de 81ºC a 87ºC e a temperatura do óleo entre !00ºC a 115ºC , isto eu tirei do manual do MWM 2.8 e com o RACETRONIX ( temperatura da água ) quase todos estão batendo nesta temperatura apenas um agora que esta com temperatura menor , e com o SPIA ( temperatura do cabeçote/bloco ) ou outro qualquer que mede a temperatura do bloco que concordo que meça temperatura abaixo do 100º pq a temperatura do bloco ou cabeçote com certeza é menor do que a temperatura do óleo .

Por isto acho que o carro do MARCO DENTE deve estar com algum problema para resfriar mais do que deve , a helice viscosa pode estar travada . Pq nenhum outro carro aqui com o RACETRONIX marca temperatura de serviço muito abaixo do 80ºC , a minha ex 2002 marcava 78ºC em marcha lenta antes de andar mas qdo andava ficava nacasa dos 82ºC .

guilhermeabreu
11/09/2014, 23:12
Eu estou desconfiado que o meu acoplamento viscoso, digo, da minha viatura, não está funcionando direito. Se paro o carro, em marcha lenta, depois de andar na estrada a temperatura continua subindo, isso olhando no Spia, pois no painel não move nada. Ela baixa novamente se andar e pegar vento no radiador.

Isso não acontecia com 2002 que tinha antes. Na marcha lenta ela baixava a temperatura.


CLANDIO

Isto que esta acontecendo com vc esta normal , mas é por causa de que qdo vc para o carro ficando em marcha lenta o motor ainda esta sob o efeito do aquecimento de qdo estava sendo mais exigido , o calor produzido qdo estava andando ainda fica dissipando pelo bloco do motor e vc ficando em marcha lenta a bomba d'água gira em menor velocidade fazendo a água circular com mais lentidão pelo radiadro e não refrigera direito , daí o termômetro continua a subir mais um pouco e qdo vc recomeça a andar além de a bomba d'água girar em maior velocidade vai pegar vento na cara do radiador tb .

Meso se a hélice ficasse travada ainda assim acho que a temperatura continuaria a subir pq a água esta circulando mais devagar no radiador e consequentemente trocando menos calor com o radiador .

Esta é a minha opinião a respeito do que esta acontecendo com vc . Fica tranquilo que seu caro esta normal . Só para vc tirar a prova do que estou falando , qdo vc parar em marcha lenta vc acelera o carro para ficar com uns 1800/2000 rpm em marcha lenta , vai observar que a temperatura não vai subir , ou se subir vai subir muito pouco pq o radiador não estará pegando vento de frente pois o carro estará parado mas a água estará circulando na velocidade de qdo o carro estava em movimento .

Marco Dente
12/09/2014, 08:07
Caro MAC

É por aí mesmo , eu venho falando que qdo colocamos os termômetros extras NÓS PODEMOS fazer a média de temperatura de funcionamento de nossos carros baseando em nosso dados e não nas especificações do fabricante , pois é sabido que a temperatura da água deste motores a díesel 2.8 a 3.0 mais modernos gira em torno de 81ºC a 87ºC e a temperatura do óleo entre !00ºC a 115ºC , isto eu tirei do manual do MWM 2.8 e com o RACETRONIX ( temperatura da água ) quase todos estão batendo nesta temperatura apenas um agora que esta com temperatura menor , e com o SPIA ( temperatura do cabeçote/bloco ) ou outro qualquer que mede a temperatura do bloco que concordo que meça temperatura abaixo do 100º pq a temperatura do bloco ou cabeçote com certeza é menor do que a temperatura do óleo .

Por isto acho que o carro do MARCO DENTE deve estar com algum problema para resfriar mais do que deve , a helice viscosa pode estar travada . Pq nenhum outro carro aqui com o RACETRONIX marca temperatura de serviço muito abaixo do 80ºC , a minha ex 2002 marcava 78ºC em marcha lenta antes de andar mas qdo andava ficava nacasa dos 82ºC .

Com certeza o Acoplamento Viscoso da minha está travado. Agora pela manhã com o motor frio, ele não roda nd, forçando, gira o motor junto.
Vou procurar um novo, assim uso o travado no verão e o novo no inverno...... hehehehehe

Clandio
12/09/2014, 08:27
CLANDIO

Isto que esta acontecendo com vc esta normal , mas é por causa de que qdo vc para o carro ficando em marcha lenta o motor ainda esta sob o efeito do aquecimento de qdo estava sendo mais exigido , o calor produzido qdo estava andando ainda fica dissipando pelo bloco do motor e vc ficando em marcha lenta a bomba d'água gira em menor velocidade fazendo a água circular com mais lentidão pelo radiadro e não refrigera direito , daí o termômetro continua a subir mais um pouco e qdo vc recomeça a andar além de a bomba d'água girar em maior velocidade vai pegar vento na cara do radiador tb .

Meso se a hélice ficasse travada ainda assim acho que a temperatura continuaria a subir pq a água esta circulando mais devagar no radiador e consequentemente trocando menos calor com o radiador .

Esta é a minha opinião a respeito do que esta acontecendo com vc . Fica tranquilo que seu caro esta normal . Só para vc tirar a prova do que estou falando , qdo vc parar em marcha lenta vc acelera o carro para ficar com uns 1800/2000 rpm em marcha lenta , vai observar que a temperatura não vai subir , ou se subir vai subir muito pouco pq o radiador não estará pegando vento de frente pois o carro estará parado mas a água estará circulando na velocidade de qdo o carro estava em movimento .


Amigo Guilherme

Entendo seu raciocínio, mas acho que tem coisa errada na minha vtr. Na outra que tinha, motor 1KZT-E, logo que parava subia 1 ou 2ºC, mas em seguida começava baixar.

Nessa chegou a subir 10ºC na lenta e resolvi andar pra não dar superaquecimento.

Note-se que só percebi esse comportamento por causa do Spia, pois o marcador original não deu sinal nenhum de mudança de temperatura.

Além disso, comparei a resistência da hélica ao movimentar com a mão com uma nova e tem muita diferença.

EduardoSW
12/09/2014, 09:00
Prezados,

Na minha viatura instalei o EG3 (Engine Guardian) com sensor no bloco (conforme fotos). Já relatei aqui, que no local onde está instalado o sensor, considerando até agora uso 100%urbano com pouco congestionamento e temperaturas ambientes girando na casa de 25 a 30°C, a temperatura fica entre 77° e 79°C. Quando paro o carro e desligo o motor com o Monitor ainda ligado, a temperatura máxima chegou a 84ºC e depois começou a baixar.....Deixei o meu EG3 setado em 85° C (funcionamento normal) com primeiro nível de alarme (intermitente) em 90°C e segundo nível de alarme a 95°C....
Hoje vou pegar estrada e andar cerca de 250 Km em regime continuo, 110 Km/h e nó máximo 2700RPM....Depois informo aqui valores de temperatura....

Todavia, queria aqui compartilhar uma informação/situação observada com os amigos....

De manha, quando saio pro trabalho, fico observando a temperatura subindo no EG3....Quando o EG3 registra, considerando a posição de instalaçao do sensor no bloco e as devidas adequações/considerações em relação a situação real de temperatura de água e também de óleo, pois sei que são maiores do que àquelas que registro no EG3, quando a temperatura atinge cerca de 49°C no monitor, o marcador de temperatura original da Viatura já está na posição digamos de estabilidade.....Ou seja, se imaginarmos que entre o meu EG3 e a temperatura real do circuito de arrefecimento (água) deva ter uma diferença de 8 a 10°, acredito que o marcador vai pra aquela famigerada posição já com uns 55º aprox.....e aí mesmo que a temperatura suba até os 82ºC, temperatura na qual a termostática começa a atuar, o danado do ponteiro não mexe uma palha......é brincadeira quase 30°C de variação na temperatura, sem que o marcador mostre nenhuma variação.....Será que para temperaturas maiores, em torno dos 100ºC o ponteiro se deslocaria mais rápido?


Desculpem-me se me alonguei demais e se me fiz entender.


Abraços,

Eduardo.477172477173

TCHEIGOR
14/09/2014, 21:30
Amigo Guilherme

Entendo seu raciocínio, mas acho que tem coisa errada na minha vtr. Na outra que tinha, motor 1KZT-E, logo que parava subia 1 ou 2ºC, mas em seguida começava baixar.

Nessa chegou a subir 10ºC na lenta e resolvi andar pra não dar superaquecimento.

Note-se que só percebi esse comportamento por causa do Spia, pois o marcador original não deu sinal nenhum de mudança de temperatura.

Além disso, comparei a resistência da hélica ao movimentar com a mão com uma nova e tem muita diferença.


Clândio, a minha tá tudo funcionando no arrefecimento e sobe tbem uns 7 ou 8 graus pelo menos quando fica na lenta por uns minutos, ainda mais se o a/c estiver ligado, aí sobe 10°C tranquilo, mas ainda fica dentro da faixa, vai de uns 73 (normal) até uns 80 ou 82. No trânsito urbano é pior, pois se vc andar sempre na maciota (baixo giro) é mais difícil acoplar a ventoinha. Experimente subir o giro por um tempo,se o viscoso estiver ok, vc escutará a ventoinha acoplando.
Esses dados são do meu spia tbem (cabeçote). Mas se tu comparou com outra hélice de acoplamento viscoso nova e achou a tua muito solta, aí sim pode estar fazendo a diferença, talvez não esteja acoplando mesmo.
Mas uma coisa já percebi nesse motor 3L, que andar em giro muito baixo também é prejudicial. Eu tento manter as trocas de marcha em 3000RPM mesmo dentro da cidade, e nunca andar a menos de 2000RPM, o motor foi projetado pra bem mais que isso e agradece! O manual manda, DURANTE O AMACIAMENTO DO MOTOR, andar em giros moderados, NÃO ULTRAPASSANDO 4000RPM. E aí fica a dúvida, a Toyota mente no manual ou os motores que abrem o bico quando exigidos foram mal amaciados?

Clandio
15/09/2014, 16:08
Clândio, a minha tá tudo funcionando no arrefecimento e sobe tbem uns 7 ou 8 graus pelo menos quando fica na lenta por uns minutos, ainda mais se o a/c estiver ligado, aí sobe 10°C tranquilo, mas ainda fica dentro da faixa, vai de uns 73 (normal) até uns 80 ou 82. No trânsito urbano é pior, pois se vc andar sempre na maciota (baixo giro) é mais difícil acoplar a ventoinha. Experimente subir o giro por um tempo,se o viscoso estiver ok, vc escutará a ventoinha acoplando.
Esses dados são do meu spia tbem (cabeçote). Mas se tu comparou com outra hélice de acoplamento viscoso nova e achou a tua muito solta, aí sim pode estar fazendo a diferença, talvez não esteja acoplando mesmo.
Mas uma coisa já percebi nesse motor 3L, que andar em giro muito baixo também é prejudicial. Eu tento manter as trocas de marcha em 3000RPM mesmo dentro da cidade, e nunca andar a menos de 2000RPM, o motor foi projetado pra bem mais que isso e agradece! O manual manda, DURANTE O AMACIAMENTO DO MOTOR, andar em giros moderados, NÃO ULTRAPASSANDO 4000RPM. E aí fica a dúvida, a Toyota mente no manual ou os motores que abrem o bico quando exigidos foram mal amaciados?


Tcheigor

Li isso no manual (também tinha a mesma coisa no manual do 1KZT-E) e achei bem estranho, principalmente porque vai contra todas as recomendações e experiências daqui do fórum.

A minha quando parei estava em 98ºC e foi até 110ºC, voltei a andar e baixou. Como disse antes, o marcador original não se mexeu.

Realmente, comparando com uma polia nova a minha tá muito leve. Vou fazer a troca. Não vou arriscar não. Depois posto os resultados aqui.

Com relação ao giro do motor, eu tenho trocado as marchas em torno das 2000RPM ou um pouquinho mais. Só pucho até 3000 quando é subida. Na estrada tenho andado por volta de 2800RPM. Mas eu tô me acostumando ainda com esse motor. Li bastante aqui sobre ele, mas qualquer dica é sempre bem vinda.

TCHEIGOR
15/09/2014, 19:13
Tcheigor

Li isso no manual (também tinha a mesma coisa no manual do 1KZT-E) e achei bem estranho, principalmente porque vai contra todas as recomendações e experiências daqui do fórum.

A minha quando parei estava em 98ºC e foi até 110ºC, voltei a andar e baixou. Como disse antes, o marcador original não se mexeu.

Realmente, comparando com uma polia nova a minha tá muito leve. Vou fazer a troca. Não vou arriscar não. Depois posto os resultados aqui.

Com relação ao giro do motor, eu tenho trocado as marchas em torno das 2000RPM ou um pouquinho mais. Só pucho até 3000 quando é subida. Na estrada tenho andado por volta de 2800RPM. Mas eu tô me acostumando ainda com esse motor. Li bastante aqui sobre ele, mas qualquer dica é sempre bem vinda.

Blz, concordo contigo, eu tbem ando em +/- 2800 RPM na estrada, mas não troco marcha muito cedo porque sinto que o motor sofre mais fazendo força numa marcha alta do que sofre com o giro maior.
Outro ponto é que as experiências e recomendações aqui do fórum são de usuários que compraram essas viaturas usadas (sabe-se lá como) e provavelmente mal amaciadas (porque o motor urra mesmo acima de 3000RPM e acho que poucos loucos amaciaram como manda o manual). Carros com 20 anos de subutilização também se deterioram, andar na maciota vai funcionar se vc manter a condução sempre assim. Porém o carro muda de dono, muda o modo de dirigir e começam a aparecer os defeitos em embreagem, aquecimento e outros que 'não existiam' na mão do antigo dono simplesmente porque ele subutilizava a viatura.
É a velha história de saber o que é melhor:
Comprar um jipe que fazia trilha (e assim é obrigado a ter manutenção em dia) ou um jipe de madame? (que nunca foi lubrificado uma cruzeta?)
Às vezes o bem cuidado (bonito por fora) tá uma bomba relógio na mecânica, é só começar a usar e ferrou.

guilhermeabreu
15/09/2014, 23:37
Blz, concordo contigo, eu tbem ando em +/- 2800 RPM na estrada, mas não troco marcha muito cedo porque sinto que o motor sofre mais fazendo força numa marcha alta do que sofre com o giro maior.
Outro ponto é que as experiências e recomendações aqui do fórum são de usuários que compraram essas viaturas usadas (sabe-se lá como) e provavelmente mal amaciadas (porque o motor urra mesmo acima de 3000RPM e acho que poucos loucos amaciaram como manda o manual). Carros com 20 anos de subutilização também se deterioram, andar na maciota vai funcionar se vc manter a condução sempre assim. Porém o carro muda de dono, muda o modo de dirigir e começam a aparecer os defeitos em embreagem, aquecimento e outros que 'não existiam' na mão do antigo dono simplesmente porque ele subutilizava a viatura.
É a velha história de saber o que é melhor:
Comprar um jipe que fazia trilha (e assim é obrigado a ter manutenção em dia) ou um jipe de madame? (que nunca foi lubrificado uma cruzeta?)
Às vezes o bem cuidado (bonito por fora) tá uma bomba relógio na mecânica, é só começar a usar e ferrou.

X2 as suas palavras e só para ilustrar mais um pouco , qdo tinah a BONEQUINHA viajava para o estado de SP pq meus irmãos moram todos por lá e na subida da serra da Mantiqueira fiz vários testes , qdo não tinha muito movimento o que é difícil disto acontecer eu subia a 80km/h em 5ª marcha a temperatura do motor era mais alta se eu subisse na mesma velocidade em 4ª marcha , isto pq em 5ª o motor tinha que fazer mais forlça do que 4ª , como relatou o EZAHN , em 5ª era com o pé no fundo e em 4ª era com pouco mais de meio acelerador .

Engels Kbça
16/09/2014, 10:52
Tcheigor

Li isso no manual (também tinha a mesma coisa no manual do 1KZT-E) e achei bem estranho, principalmente porque vai contra todas as recomendações e experiências daqui do fórum.

A minha quando parei estava em 98ºC e foi até 110ºC, voltei a andar e baixou. Como disse antes, o marcador original não se mexeu.

Realmente, comparando com uma polia nova a minha tá muito leve. Vou fazer a troca. Não vou arriscar não. Depois posto os resultados aqui.

Com relação ao giro do motor, eu tenho trocado as marchas em torno das 2000RPM ou um pouquinho mais. Só pucho até 3000 quando é subida. Na estrada tenho andado por volta de 2800RPM. Mas eu tô me acostumando ainda com esse motor. Li bastante aqui sobre ele, mas qualquer dica é sempre bem vinda.

Vai trocar o acoplamento viscoso ou apenas o óleo de silicone??? veja o arquivo que coloquei na resposta 112 aqui nesse tópico. Se for trocar apenas o óleo as referencias do óleo original são: 08816-03001 (3.000Cst) 08816-06001 (6.000Cst) e 08816-10001 (10.000Cst).

Engels Kbça
26/09/2014, 10:16
Vai trocar o acoplamento viscoso ou apenas o óleo de silicone??? veja o arquivo que coloquei na resposta 112 aqui nesse tópico. Se for trocar apenas o óleo as referencias do óleo original são: 08816-03001 (3.000Cst) 08816-06001 (6.000Cst) e 08816-10001 (10.000Cst).

Olha aqui como funciona e como se troca o óleo de silicone da embreagem viscosa.

Funcionamento

CLUTCH DE VENTILADOR O FAN CLUTCH - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=hhFet3rgHVs)
Viscous Fan Drives - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=N_GkuTgJr3w)
Troca do óleo
TOYOTA LAND CRUISER 90 coupling fan repair(refill oil silicone) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=3ACx7GTCn7Y) Land Cuiser 90

AlonsoFausto
26/09/2014, 15:43
X2 as suas palavras e só para ilustrar mais um pouco , qdo tinah a BONEQUINHA viajava para o estado de SP pq meus irmãos moram todos por lá e na subida da serra da Mantiqueira fiz vários testes , qdo não tinha muito movimento o que é difícil disto acontecer eu subia a 80km/h em 5ª marcha a temperatura do motor era mais alta se eu subisse na mesma velocidade em 4ª marcha , isto pq em 5ª o motor tinha que fazer mais forlça do que 4ª , como relatou o EZAHN , em 5ª era com o pé no fundo e em 4ª era com pouco mais de meio acelerador .


A minha se comporta exatamente assim, como subo serra uma vez na semana, estudei bastante o comportamento do 1KZ-TE: subindo em 5ª o motor tem esquentado mais que subindo em 4ª, ambas as marchas tentando manter a mesma velocidade (90/100Km/h). No inverno estava tranquilo subir de 5ª, agora tenho aliviado o pé e subido tudo em 4ª para manter a temperatura mais baixa.

Engels Kbça
01/10/2014, 09:26
Com certeza o Acoplamento Viscoso da minha está travado. Agora pela manhã com o motor frio, ele não roda nd, forçando, gira o motor junto.
Vou procurar um novo, assim uso o travado no verão e o novo no inverno...... hehehehehe

Com o motor frio ele fica travado mesmo, é normal.

Marco Dente
01/10/2014, 09:35
Com o motor frio ele fica travado mesmo, é normal.

Entendo que com o motor frio a necessidade de fresfria-lo é menor e por isso o acoplamento deveria estar "solto", fazendo com que a ventoinha gire menos e resfrie menos e ao esquentar o acoplamento "trave" a ventoinha fazendo com que ela gire mais e resfrie mais.........

Rubens Linhalis
01/10/2014, 09:52
Entendo que com o motor frio a necessidade de fresfria-lo é menor e por isso o acoplamento deveria estar "solto", fazendo com que a ventoinha gire menos e resfrie menos e ao esquentar o acoplamento "trave" a ventoinha fazendo com que ela gire mais e resfrie mais.........

Eu também entendo assim.

ivancgbsb
01/10/2014, 10:11
Com o motor frio a hélice fica "meio travada" porque o óleo de silicone está acumulado. Em uns segundos após ligar o carro, ela solta quase completamente, pois como bem disseram (Marco e Rubens), o carro está frio e não existe a necessidade de resfriá-lo. Ao esquentar, a hélice vai travando gradualmente até ficar bem presa.
Nunca ao ponto de ficar tão presa que ao girá-la, gire o motor junto. Neste caso, alguém travou-a mecanicamente, o que não é bom.

Marco Dente
01/10/2014, 10:26
Com o motor frio a hélice fica "meio travada" porque o óleo de silicone está acumulado. Em uns segundos após ligar o carro, ela solta quase completamente, pois como bem disseram (Marco e Rubens), o carro está frio e não existe a necessidade de resfriá-lo. Ao esquentar, a hélice vai travando gradualmente até ficar bem presa.
Nunca ao ponto de ficar tão presa que ao girá-la, gire o motor junto. Neste caso, alguém travou-a mecanicamente, o que não é bom.

No meu caso ela está travada a ponto de girar o motor junto com a hélice........

TCHEIGOR
01/10/2014, 12:14
Com motor frio fica solto, mas não como se tivesse um rolamento, vc sente uma resistência do óleo, como se tivesse querendo mexer cimento fresco com uma colher, mais ou menos isso.

sandro_ventania
01/10/2014, 19:27
Clândio, a minha tá tudo funcionando no arrefecimento e sobe tbem uns 7 ou 8 graus pelo menos quando fica na lenta por uns minutos, ainda mais se o a/c estiver ligado, aí sobe 10°C tranquilo, mas ainda fica dentro da faixa, vai de uns 73 (normal) até uns 80 ou 82. No trânsito urbano é pior, pois se vc andar sempre na maciota (baixo giro) é mais difícil acoplar a ventoinha. Experimente subir o giro por um tempo,se o viscoso estiver ok, vc escutará a ventoinha acoplando.
Esses dados são do meu spia tbem (cabeçote). Mas se tu comparou com outra hélice de acoplamento viscoso nova e achou a tua muito solta, aí sim pode estar fazendo a diferença, talvez não esteja acoplando mesmo.
Mas uma coisa já percebi nesse motor 3L, que andar em giro muito baixo também é prejudicial. Eu tento manter as trocas de marcha em 3000RPM mesmo dentro da cidade, e nunca andar a menos de 2000RPM, o motor foi projetado pra bem mais que isso e agradece! O manual manda, DURANTE O AMACIAMENTO DO MOTOR, andar em giros moderados, NÃO ULTRAPASSANDO 4000RPM. E aí fica a dúvida, a Toyota mente no manual ou os motores que abrem o bico quando exigidos foram mal amaciados?


Tcheigor...você falou que escuta a ventoinha acoplando ??????? Que barulho é esse? Você tem como mostrar, pois eu nunca ouvi nada!! Bateu dúvida da minha agora...he he he!

TCHEIGOR
01/10/2014, 21:21
Tcheigor...você falou que escuta a ventoinha acoplando ??????? Que barulho é esse? Você tem como mostrar, pois eu nunca ouvi nada!! Bateu dúvida da minha agora...he he he!

Pois é eu ouvi pela primeira vez na viagem que fiz à Patagônia esse ano em março/abril, acho que por ter andando longos trechos a 100/110km/h (rodamos em média uns 900km/dia). Acho que depois de umas 5h ouvindo o urro do 2.8 a 3000/3200 RPM, qualquer barulho diferente já ficava perceptível, pois com o carro parado nunca ouvi e em viagens anteriores também não.

Talvez eu tenha me expressado mal, mas o que dá pra escutar é o barulho do fluxo de ar da hélice e não o acoplamento em si. Eu tava dirigindo sempre beirando os 3000RPM, e de repente começava aquele 'VUUUUUUU' um som bem grave, parece que muda o ronco do motor, aí eu percebia que tinha acoplado. Fica um minuto ou dois e para demorando mais uns 5 minutos para entrar de novo e assim foi o tempo todo. Primeiro achei que era do A/C, mas mesmo com o A/C desligado ela fazia o barulho e testei ligando a ventoinha do A/C manualmente e o barulho não é nem próximo ao da ventoinha do motor.
Difícil explicar, mas é por aí. Eu notava também em algumas paradas pra abastecer que a resistência ao giro (com a mão) da hélice era bem maior do que de manhã com o carro frio.

guilhermeabreu
01/10/2014, 21:48
TCHEIGOR

Nós somos muito parecidos neste aspecto de observação dos nossos carros , entendi direitinho a explicação do barulho e me fez lembrar qdo tive a minha BONEQUINHA era exatamente este barulho relatado por vc , da para perceber tranquilo .

Abraço

Engels Kbça
02/10/2014, 09:45
Com o motor frio a hélice fica "meio travada" porque o óleo de silicone está acumulado. Em uns segundos após ligar o carro, ela solta quase completamente, pois como bem disseram (Marco e Rubens), o carro está frio e não existe a necessidade de resfriá-lo. Ao esquentar, a hélice vai travando gradualmente até ficar bem presa.
Nunca ao ponto de ficar tão presa que ao girá-la, gire o motor junto. Neste caso, alguém travou-a mecanicamente, o que não é bom.

:putz:Correto, não fica totalmente presa, mas fica bem pesada para girar, verifiquei isso na embreagem nova, Original Toyota, que coloquei semana passada. Depois que dá partida ela fica mais solta, quando o motor esquentou, até a temperatura uma certa temperatura, notei a ventoinha soprar mais forte.:euforico: