PDA

Ver Versão Completa : Manutenção caseira na F1000 - contribuam

Páginas : [1] 2 3 4 5 6 7 8

drosssor51
23/07/2013, 01:55
Abri este tópico para todos postarem quaisquer tipo de manutenção que fizeram em suas EFE, desde uma simples troca de filtro......até as das mais complicadas.....
O tópico pode se tornar muito interessante para uma consulta futura..... alguém que pretende trocar as buchas da Twin I Bean em casa ......por exemplo.... vou dar minha contribuição....com fotos..... caso queira fazer alguma pergunta... por favor...a vontade.
CONTRIBUAM.............!!!!

42288442288542288642288742288842288942289042289142 2892422893

As buchas foram fabricadas em poliuretano, com o miolo de aço.
Limpeza e ajuste de folga dos rolamentos.
Substituição de alguns prisioneiros.
Limpeza geral.

Para quem não me conhece.... (sou novo aqui)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/124857-apresentacao-diego-f1000.html

Espero que gostem.:concordo:
Saudações...Diego

Rodrigo Baratti
23/07/2013, 17:33
Legal Diego,

O pessoal mais velho que acompanha os tópicos das efes a mais tempo sabe "decor" quem fez o que.
Mas confesso que as vezes dá um trabalhão ficar procurando!

Gostei da bucha em PU, depois coloca suas impressões do comportamento, bem como da resistencia.

[]'s

casquinha
23/07/2013, 18:14
Diego só uma perguntinha, como vc tirou as buchas velhas, tentei trocar da minha só não consegui tirar , aí o mexanico me tomou uma onça e me mostrou uma "ferramenta" pra tirar, como fez?

Ramon Pires
23/07/2013, 18:41
Diego só uma perguntinha, como vc tirou as buchas velhas, tentei trocar da minha só não consegui tirar , aí o mexanico me tomou uma onça e me mostrou uma "ferramenta" pra tirar, como fez?

Mas deve te que corta a capa da bucha com uma talhadeira, ai ela afrouxa e sai facil...tem que amassa ela pra dentro, que deve se apertada pra por no logar, nao duvido que seja prensada...

Edintruder
23/07/2013, 18:55
Casquinha, só dá-lhe porrada que sai fácil. É exatamente como o Ramon disse.

Diego, boa ideia, pois encontramos vários procedimentos de montagens e desmontagens distribuidos nos tópicos do Tio, Waldir, Rodrigo, João Fosgate, Edu, Bruno, Bruno (os dois), Zeca e Meu (perdoem de quem eu me esqueci...).
Basta unificarmos.

casquinha
23/07/2013, 19:00
As próximas agora já sei e pra colocar tbem é na marreta? Mais uma as antigas até 92 as buchas são iguais das modernas?

Waldir Carlos
23/07/2013, 19:46
Legal, Diego! Eis meus "interesses" [dúvidas]:

Essa seria uma das "castanhas", onde ajusta-se o câmber?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/422887d1374554283-manutencao-caseira-na-f1000-contribuam-dsc01190.jpg

Aqui, seria a bucha do tensor do eixo dianteiro?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/422888d1374554370-manutencao-caseira-na-f1000-contribuam-dsc01187.jpg

Esses parafusos&porcas custaram quanto? Também servem para as rodas da F-1000 98?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/422892d1374554828-manutencao-caseira-na-f1000-contribuam-dsc01199.jpg

[]s

drosssor51
23/07/2013, 21:11
Legal Diego,

O pessoal mais velho que acompanha os tópicos das efes a mais tempo sabe "decor" quem fez o que.
Mas confesso que as vezes dá um trabalhão ficar procurando!

Gostei da bucha em PU, depois coloca suas impressões do comportamento, bem como da resistencia.

[]'s
O comportamento ao dirigir aparentemente não mudou muito, mas sempre dou uma olhadinha para ver se o PU esta correspondendo com relação a resistência...até agora é sim...esta exatamente como montei...acredito que vai durar bem..

Eu usei uma prensa hidráulica, para tirar e para montar as buchas...mas dá para fazer na marreta sem duvida.

Casquinha, só dá-lhe porrada que sai fácil. É exatamente como o Ramon disse.

Diego, boa ideia, pois encontramos vários procedimentos de montagens e desmontagens distribuidos nos tópicos do Tio, Waldir, Rodrigo, João Fosgate, Edu, Bruno, Bruno (os dois), Zeca e Meu (perdoem de quem eu me esqueci...).
Basta unificarmos.

Sim Edin....temos que reunir.. sofro para achar algumas coisa específicas....dá para reunirmos outros tópicos através de links tb.......

Legal, Diego! Eis meus "interesses" [dúvidas]:

Essa seria uma das "castanhas", onde ajusta-se o câmber?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/422887d1374554283-manutencao-caseira-na-f1000-contribuam-dsc01190.jpg

Aqui, seria a bucha do tensor do eixo dianteiro?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/422888d1374554370-manutencao-caseira-na-f1000-contribuam-dsc01187.jpg

Esses parafusos&porcas custaram quanto? Também servem para as rodas da F-1000 98?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/422892d1374554828-manutencao-caseira-na-f1000-contribuam-dsc01199.jpg

[]s
Waldir, as buchas são as dos braços da suspensão mesmo, não são as de ajuste de camber, a minha tem as buchas de camber originais, sem regulagem.
Não entendio que vc chama de tensor do eixo dianteiro,.. mas é a mesma da primeira foto...só de um angulo diferente.
Os prisioneiros com porca....paguei super barato....e são de qualidade..R$2,80....cada prisioneiro + porca....

drosssor51
23/07/2013, 21:44
Pessoal... mais algumas fotos desta empreitada das buchas de PU.
422996422997422998422999

Mais algumas informações ..... Fui eu mesmo quem fabricou as buchas de PU....gastei uns 70,00 merreis nos tarugos de PU.....
Antes de desmontar comprei as buchas (erradas) redondas da efe 4x4 (primeira foto)....só depois que desmontei que vi que estava errado:putz:...... Mas foi fácil de corrigir.

O fordão ficou uns 2 dias no cavalete....ocupando toda a garagem....kkkk

Os prisioneiros que vieram eram mais curtos do que deveriam..pois não passavam completamente a porca.. quando montados...achei os originais sem dificuldade.

Waldir...complementando... acredito que os prisioneiros sejam os mesmos da 98....mas não tenho certeza.

Abço a todos...

Ramon Pires
23/07/2013, 22:14
Os prisioneiros curtos eram das f100 e primeiras f1000, que usavam rodas de ferro, ai nao tinha a necessidade de parafusos mais compridos, ai em 91-92 que saio com roda de liga leve ai precisou de parafuso maior, na real a f1000 98 tem de diferente das outras apenas o motor, o resto é tudo a mesma coisa, até o diferencial dela é o mesmo da 92 turbo.

BrunoDallanora2013
23/07/2013, 23:48
ta linda tua f1000 ! ainda mais esse azul ! ficou legal a suspensão pintada !

algumas das minha adptações :
423010 423011423012423013423014423016
Molduras do vidro eletrico que fiz pois acabei cortando errado o forro , e os descança brço em madeira por dentro mas com o mesma capa original e o formato tambem , retirando diferencial de f1000 85 !

drosssor51
24/07/2013, 00:46
Ficou muito bom o serviço Bruno, a porta parece a original.., ta tirando o eixo da 85 porque?? deu pau?

obrigado pelos elogios..mas a suspe não foi pintada...só lavada mesmo..usei uma solução de aproximadamente 70% querosene...30% oleo de máquina...novo........ mas não é legal para as borrachas...só quando desmontar mesmo.

abç...

Edintruder
24/07/2013, 10:55
Para montar as buchas também é na marreta.
Os tirantes do eixo dianteiro são os braços longitudinais ao chassis com as buchas por baixo do chassis, que aparece na última foto.

BrunoDallanora2013
24/07/2013, 11:51
nossa ta super nova a pintura da suspenção !

a da 85 foi tinha folga no pinhão e uma bucha quebrada das molas mas ja foi arrumado !

quanto sai essas buchas ? é melhor que original ? mas a bucha interna usou a mesma ?

sera que da para fazer o calço da caixa multipla com esse ,material?

Edintruder
24/07/2013, 12:02
Calços com PU acho que não é uma boa pois tem pouca elasticidade, e o moto e a caixa precisam movimentar.

drosssor51
24/07/2013, 16:09
Para montar as buchas também é na marreta.
Os tirantes do eixo dianteiro são os braços longitudinais ao chassis com as buchas por baixo do chassis, que aparece na última foto.

Entendi...os tirantes....realmente são os da ultima foto..

nossa ta super nova a pintura da suspenção !

a da 85 foi tinha folga no pinhão e uma bucha quebrada das molas mas ja foi arrumado !

quanto sai essas buchas ? é melhor que original ? mas a bucha interna usou a mesma ?

sera que da para fazer o calço da caixa multipla com esse ,material?

Essas buchas Bruno...fui eu mesmo quem fez, me custou dois tarugos de PU...70 contos de reis... e usinagem no formato.
Eu considero o PU melhor que o original para esta aplicação..mesmo diminuindo um pouco a elasticidade..
a bucha interna também é de PU.....mas hj considero como desnecessario pois é a que menos sofre impacto..

Calços com PU acho que não é uma boa pois tem pouca elasticidade, e o moto e a caixa precisam movimentar.

X2

Edin....gostaria muito de fazer um parachoque de viga U.....como o seu e o do Rodrigo...
Tens informações sobre o tipo da viga que pois??

Abç a todos.

Waldir Carlos
24/07/2013, 19:39
Waldir, as buchas são as dos braços da suspensão mesmo, não são as de ajuste de camber, a minha tem as buchas de camber originais, sem regulagem.
Não entendio que vc chama de tensor do eixo dianteiro,.. mas é a mesma da primeira foto...só de um angulo diferente.
Os prisioneiros com porca....paguei super barato....e são de qualidade..R$2,80....cada prisioneiro + porca....

Valeu, Diego. Parabéns pelo serviço. [A bucha - do tirante - utilizada na minha camioneta é essa]:

https://lh4.googleusercontent.com/-bpHgOIPFeV0/UZ_N7MegLVI/AAAAAAAAFXo/a-x1861MZZs/s720/Bucha%2520DIF%2520diant_efe%2520%25282%2529.jpg
https://lh5.googleusercontent.com/-MAEkG94vXUE/Ucojz0AnaKI/AAAAAAAAFs0/8yLSYvh3sXY/s720/Buchas%2520tirante_susp%2520diant%2520%25282%2529. jpg

[Se não for pedir abusar, pediria a especificação desse tarugo PU, alaranjado]. Para comprar, pede-se o quê; exatamente?

Waldir...complementando... acredito que os prisioneiros sejam os mesmos da 98....mas não tenho certeza.

Abço a todos...

Brigadão.

[]s

drosssor51
24/07/2013, 21:35
Waldir...você deve pedir somente como poliuretano, pode haver coloração diferente, mas a composição quimica do PU é uma só...

Em Sorocaba comprei na feira da borracha... e lá também tinha Tecnil, Nilon, Teflon....todos em tarugo e com características diferente.

Acho que só deve tomar cuidado só para o vendedor não se enganar...kkk
é possível....!

Inicialmente fiz essa bucha da efe 4x4......depois que desmontei vi que as minhas eram ovais....... essa redonda é mais facil de fabricar....com certeza..

Vai fazer na sua efe Waldir?

abç

drosssor51
24/07/2013, 21:41
423141

as primeiras buchas de PU que fabriquei......sem duvida das efes 4x4....

drosssor51
24/07/2013, 22:05
Para dar uma apimentada nas informações......travamento da ponta do chassis.
O travamento do chassis é importante para todas efes diesel.....trinca mesmo...:putz:

Este é uma chapa dobrada posicionada acompanhando a furação original do chassis....dois na base (dobra) e um substituindo um rebite do suporte do coxim de cabine......
Após as duas chapas bem parafusadas no chassis.. um perfil u foi soldado nas chapas, acompanhando a travessa da cabine, bem sob o radiador...... para quem não tem olho clinico..passa despercebido...

bem vamos as fotos...

423142423143423144423145423146423147423148

Quem já fez travamento do chassis....posta ai para o pessoal conferir...!!!!

Qual quer pergunta...sugestão....critica é bem vinda...

Abraço a todos...

Diego

BrunoDallanora2013
24/07/2013, 22:18
bom mesmo não tendo tanta elasticidade é melhor que por uma peça de segunda linha ! as buchas pelo menos do motor não se acha mais a original que é feita pela axios só outras marcas . e da para notar a olho a diferença em borracha !

no caso das buchas tem uma coisa ela não tem a capa de ferro por fora como ficou fixada ela não se esmagara com tempo muito rapido e sairá do lugar ?

legal o material da para fazer desde buchas a calços de cabine, buchas de molas, amortecedores ... e deve ter vários tipos de borrachas desde macia as mais duras .

BrunoDallanora2013
24/07/2013, 22:30
estava pensando em fazer so que ia colocar mais para frente e prender dois puxadores da f250 ou da dodge que da para prender cinta de reboque sem dar nó! mas não sei se aguentaria a travessa.

Edintruder
24/07/2013, 22:38
Mas daí tu fazes da melhor forma que te convir.
Na minha fiz duas travessas soldadas direto no chassis que depois serviram como base para o guincho. Posso afirmar que fiz o troço meio que pra trator. Não poupei eletrodo, mas ficou forte pra kct
A solda por baixo foi um amigo meu que fez. Como eu já tinha soldado por cima, deixei ele fazer por baixo que pouco influenciaria na resistência.

drosssor51
25/07/2013, 01:26
bom mesmo não tendo tanta elasticidade é melhor que por uma peça de segunda linha ! as buchas pelo menos do motor não se acha mais a original que é feita pela axios só outras marcas . e da para notar a olho a diferença em borracha !

no caso das buchas tem uma coisa ela não tem a capa de ferro por fora como ficou fixada ela não se esmagara com tempo muito rapido e sairá do lugar ?

legal o material da para fazer desde buchas a calços de cabine, buchas de molas, amortecedores ... e deve ter vários tipos de borrachas desde macia as mais duras .

Bruno......As buchas da 4x2....são ovais e ajudaram muito na fixação.. elas entraram muito justas e depois coloquei o miolo de aço....sair do lugar acredito que não vá sair......mas com certeza vai mais longe que borracha vulcanizada, como as originais.... Os braços da suspensão das 4x4 são estampados....(chapa)...os da 4x2 são forjados e aumentam a área de contato com o PU...vou bater umas fotos das condições atuais... da para tirar conclusões.
Alguem tem que experimentar na efe 4x4... o Waldir é candidato..eu acho...:D

estava pensando em fazer so que ia colocar mais para frente e prender dois puxadores da f250 ou da dodge que da para prender cinta de reboque sem dar nó! mas não sei se aguentaria a travessa.

Fica muito show hein...!!!:palmas:
Pensei em fazer um parachoque dianteiro para minha...tem que ser "bão" para a estica ficar razoável.... na traseira pretendo em um futuro breve...fazer algo parecido com o parachoque do Edin..ou do Rodrigo (Sucatona + Branquinha)... aisim colocar uns ganchos mais cavalos.... fica 10....:twisted:

Na minha fiz duas travessas soldadas direto no chassis que depois serviram como base para o guincho. Posso afirmar que fiz o troço meio que pra trator. Não poupei eletrodo, mas ficou forte pra kct
A solda por baixo foi um amigo meu que fez. Como eu já tinha soldado por cima, deixei ele fazer por baixo que pouco influenciaria na resistência.

Ficou muito forte mesmo Edin.....show de bola.... a minha não tem esse suporte de parachoque por ser 95...me diz ai Edin....o suporte de parachoque original é soldado ou parafusado no chassis??? Na minha tive que fazer também o suporte...depois eu posto fotos....

Entendi pq vc disse que ficou de trator....kkkk...muito forte:curtir:

Com relação a trica...não aconteceu mais??? depois desta solda???...

Edintruder
25/07/2013, 11:14
A trinca apareceu pois com o lift de suspensão e com o ajuste do braço pitmann, o trecho curto do chassis se torcia, entre a travessa que já tinha sido reforçada e a travessa que tinha colocado na frente do chassis. Essa torção não perdoa mesmo. Daí coloquei um pedaço de cantoneira soldada entre essa travessa que eu fiz e na ponta do chassis bem debaixo do setor. Agora não mexe mais.

O chassis da tua é igual ao meu. Em vez de aparafusar, eu meto logo solda. No parachoque traseiro eu tinha aparafusado, mas com esforços de reboque pesado acabam afrouxando os parafusos. Então toquei solda direto também! Se eu precisar tirar corto com a esmerilhadeira e depois soldo de novo.

drosssor51
25/07/2013, 12:48
tem uma diferença no chassis Edin...... da uma olha no suporte de fixação do parachoque que é original... a minha não tem este suporte... procurei para comprar e não achei..nem em desmanche...
ele é soldado original no chassis ??????
abç

BrunoDallanora2013
25/07/2013, 13:14
seria bom conseguir esta moldura para o parachoque :423206

olha no parachoque ! so que so importando ! tem lugar para os puxadores e para o guincho !

Waldir Carlos
25/07/2013, 14:37
Waldir...você deve pedir somente como poliuretano, pode haver coloração diferente, mas a composição quimica do PU é uma só...

Em Sorocaba comprei na feira da borracha... e lá também tinha Tecnil, Nilon, Teflon....todos em tarugo e com características diferente.

Acho que só deve tomar cuidado só para o vendedor não se enganar...kkk
é possível....!

Inicialmente fiz essa bucha da efe 4x4......depois que desmontei vi que as minhas eram ovais....... essa redonda é mais facil de fabricar....com certeza..

Vai fazer na sua efe Waldir?

abç

Brigadão, Diego. Por enquanto, ainda não preciso trocar nenhum componente. [Apenas a bucha do tirante - AXIOS -, que foi comprada recentemente].

Mas, gostei do "visual" desse PU alaranjado. Nas próximas manutenções nessa parte, talvez eu compre uma barra e mande um torneiro fabricar novas buchas. Seria um teste. Além disso, a cor realça e fica legal, contrastando com o aço "frio" do chassi e componentes da EFE.

Rs.

[]s

André Aporé
25/07/2013, 16:02
li bastante mas achei o tópico do que precisava.
o tio já fez isto!
tks tio.
acho que vou pagar um meca.
muito trampo engraxar os cubos dianteiros da f - 1000 4x4

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/49112-f1000-4x4-milona-169.html

drosssor51
25/07/2013, 16:45
o tio já fez isto!
tks tio.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/49112-f1000-4x4-milona-169.html

Não entendi sua colocação André.....mas o tio Eddie é referência para todos aqui...sem duvida...:concordo:

Tio Eddie
25/07/2013, 16:57
o tio já fez isto!
tks tio.

Rsrsrs o tópico da Milona tem de tudo um pouco, até um monte de postagens o que não facilita muito a busca, mas que tem, tem!

[]s

Tio Eddie
25/07/2013, 16:58
Não entendi sua colocação André.....mas o tio Eddie é referência para todos aqui...sem duvida...:concordo:

Pelo que entendi e vi no link ele quis dizer que achou no tópico da Milona!
Quanto a ser referência, é um pouco de exagero, não?

[]s

drosssor51
25/07/2013, 17:08
Pelo que entendi e vi no link ele quis dizer que achou no tópico da Milona!
Quanto a ser referência, é um pouco de exagero, não?

[]s

Não é exagero não.....Sua efe sem duvidada é a mais conhecida....já li seu tópico inteiro....e tirei muito informação de lá.

Vou contar uma história ..que para mim foi muito engraçada.... Meus familiares (meu irmão principalmente) fizeram uma viagem à Bonito-MS....há umas 3 ou 4 semanas atras.....

Eu já tinha mostrado sua efe para ele........os videos das trilhas...( a do Edin também...a do XXXtriplo e outras mais do forum..)

Resultado.... Ele voltou de Bonito Falando: " eu acho que eu vi aquela F1000 dourado do forum lá...!!! Tenho certeza ...pelo tamanho"

...não tenho como ter certeza se era você.....mas tudo indica....kkk
Olha o nivel da fama....(Sorocaba tem uns 1000 e poucos Km... de bonito..)

Abç.....e sempre acompanhando

Tio Eddie
25/07/2013, 17:15
Não é exagero não.....Sua efe sem duvidada é a mais conhecida....já li seu tópico inteiro....e tirei muito informação de lá.
Vou contar uma história ..que para mim foi muito engraçada.... Meus familiares (meu irmão principalmente) fizeram uma viagem à Bonito-MS....há umas 3 ou 4 semanas atras.....
Eu já tinha mostrado sua efe para ele........os videos das trilhas...( a do Edin também...a do XXXtriplo e outras mais do forum..)
Resultado.... Ele voltou de Bonito Falando: " eu acho que eu vi aquela F1000 dourado do forum lá...!!! Tenho certeza ...pelo tamanho"
...não tenho como ter certeza se era você.....mas tudo indica....kkk
Olha o nivel da fama....(Sorocaba tem uns 1000 e poucos Km... de bonito..)
Abç.....e sempre acompanhando

Provavelmente ele viu a Milona mesmo.
Rodo todos os dias com ela e não é muito fácil confundir a Milona com outros carros, mesmo porque tá pau a pau de altura com as RAM....(mais alta que algumas inclusive)......

Abraços

Daniel.Shimomoto
25/07/2013, 18:33

Edin;

Meu Efão veio com uma travessa semelhante a essa na parte dianteira do chassis. Foi soldada e aparafusada. E existe uma pequena solda. Acho que problema igual a F- do Tio Eddie.

Em anexo, as fotos da travessa. Achei uma boa idéia para travar o chassis, porque os nossos MWM pesam quase 0,5 tonelada.

Abraços!

Tio Eddie
25/07/2013, 19:01
As pontas dianteiras do chassis da Milona foram travadas com a mesa do guincho

https://lh3.googleusercontent.com/-vGJkacg96Js/SWJgQ8KumeI/AAAAAAAAAMg/u2jLkdjtRxo/w737-h553-no/DSC06993.JPG

https://lh5.googleusercontent.com/-gAsFhZmU2UU/SWJgR-6QUdI/AAAAAAAAAMo/FC3Bv58fGlE/w737-h553-no/DSC07003.JPG

E as pontas traseiras do chassis fechei com o novo suporte para o para choques e gancho "G" militar

https://lh3.googleusercontent.com/-MBhxLr-mkpo/T442btiHtjI/AAAAAAAAC8Q/fCl0-rr3gD8/w737-h553-no/DSC09147.JPG

https://lh4.googleusercontent.com/-i-rrjlDCaAM/T4429B72syI/AAAAAAAAC8g/i-7NhkRVxh8/w737-h553-no/DSC09148.JPG

https://lh4.googleusercontent.com/-MXiPbxn-zNM/T442-hcIBjI/AAAAAAAAC8o/XiXwZqUXr64/w737-h553-no/DSC09149.JPG

https://lh4.googleusercontent.com/-c3FHkHxyK00/T443UT5B80I/AAAAAAAAC9A/k6_x0b9p2kg/w737-h553-no/DSC09159.JPG

[]s

drosssor51
25/07/2013, 19:29
Esse parachoque traseiro será uma futura empreitada minha.....Fica bom demais...já vi a do Edin...o Rodrigo.. agora a do tio Eddie......

Tio eddie....precisou fechar as pontas do chassis na traseira tb?? ou foi só pelo parachoque.?

abç.

bruntins
25/07/2013, 20:47
Minha contribuição com a negona

Daniel.Shimomoto
25/07/2013, 20:51

Voce colocou o EasyTraction ou fez o seu proprio sistema?

Abracos!

PS: Gostei dessa chapa protegendo o tanque.

bruntins
25/07/2013, 20:54
no tempo que fiz esse sistema nao conhecia ninguem que tinha Easy traction
ai acabei nao colocando,e fiz o meu msm

drosssor51
25/07/2013, 21:18
Edin;

Meu Efão veio com uma travessa semelhante a essa na parte dianteira do chassis. Foi soldada e aparafusada. E existe uma pequena solda. Acho que problema igual a F- do Tio Eddie.

Em anexo, as fotos da travessa. Achei uma boa idéia para travar o chassis, porque os nossos MWM pesam quase 0,5 tonelada.

Abraços!

Simples e eficiente Daniel... o MWM é pesado mesmo...

Muito bonita a negona...e esta chapa no tanque ficou bom...muito bom.
Voc~e quem fez a tração com alavanca??? show de bola hein...Parabéns

bruntins
25/07/2013, 21:20
foi sim dross,ficou show

Tio Eddie
25/07/2013, 21:45
Esse parachoque traseiro será uma futura empreitada minha.....Fica bom demais...já vi a do Edin...o Rodrigo.. agora a do tio Eddie......
Tio eddie....precisou fechar as pontas do chassis na traseira tb?? ou foi só pelo parachoque.?
abç.

Fechei para diminuir a torção, chance de trincas e para aguentar o gancho G militar (pelo qual consigo erguer a picape) o para choques é só uma capinha de lata.

[]s

André Aporé
26/07/2013, 07:46
Rsrsrs o tópico da Milona tem de tudo um pouco, até um monte de postagens o que não facilita muito a busca, mas que tem, tem!

[]s

isso tio.
estava especulando lá; queria ver se era fácil engraxar os cubos dianteiros da F-1000 4x4.
não tinha ideia de como era.
a Milona sem duvida é referencia na net!
Parabéns!
vou preferir pagar um mecânico. por falta de ferramenta, hehehe.

:curtir:

Ramon Pires
26/07/2013, 08:21
isso tio.
estava especulando lá; queria ver se era fácil engraxar os cubos dianteiros da F-1000 4x4.
não tinha ideia de como era.
a Milona sem duvida é referencia na net!
Parabéns!
vou preferir pagar um mecânico. por falta de ferramenta, hehehe.

:curtir:

Mas nao é muito dificil pra desmontar os cubos, vai precisar de uma chave sextavada 12mm e uma estriada pra tira as roda livre, o resto é alicate e chave de fenda.

André Aporé
26/07/2013, 13:50
tks migão Ramon, qual a medida da porca do cubo? sabe me informar?
acho que vou me aventurar!
sabe me informar se o rolamento traseiro da ponta de eixo é lubrificado com óleo do diferencial?
ou também precisa ser engraxado?

Edintruder
26/07/2013, 20:23
As AVM é chave de fenda, chave philips e alicate. André, a porca do cubo é uma porca de engenheiro. Então duas chaves philips bem fortes e uma alavanca tu afrouxas e aperta.

Rodrigo Baratti
30/07/2013, 12:50
e os descança brço em madeira por dentro mas com o mesma capa original e o formato tambem

Tem mais detalhes desses serviço?
Fotos depois de pronto? Gostei!!

[]'s

Edintruder
30/07/2013, 20:20
Primeiro selecionamos as ferramentas:
- Chave de roda;
- Macaco, apoio mais alto ou preguiça;
- 2 Chaves 19mm;
- 2 chaves 13mm
- 1 chave 17mm;
- 1 chave 24mm.

Levantamos a roda e tiramos ela. Levantamos pelo eixo o máximo que der, calçamos e levantamos mais ainda pelo chassis;

Soltamos o parafuso inferior do amortecedor;

Soltamos o parafuso 13mm em cima da mola para soltar a trava;

Soltamos a trava inferior da mola;

Soltamos o amortecedor em cima (se for trocar o amortecedor);

Com o pé forçamos o eixo para baixo que a mola cairá facilmente;

Para montar colocamos a mola começando por baixo e colocamos o parafuso inferior sem apertar;

Forçamos o eixo para baixo com o pé e empurramos a mola para o seu suporte em cima até encaixar;

Colocamos a trava superior;

Apertamos o parafuso inferior da mola;

Levantamos o eixo com o macaco até alcançar o amortecedor. Colocamos o parafuso do amortecedor e pronto! Suspensão montada!

Ramon Pires
30/07/2013, 22:13
Revisão Caixa Transferencia F1000 4x4

423845
423846423847423848423849

Ramon Pires
30/07/2013, 22:28
Revisão CT F1000

423850
423851
423852
423853
423854

Ramon Pires
30/07/2013, 22:34
Revisão CT F1000

423860423858423859423857423856

Ramon Pires
30/07/2013, 22:40
Revisão CT F1000

423861423862423863423864423865

Ramon Pires
30/07/2013, 22:45
Revisão CT F1000

423866423867423868423869423870

Ramon Pires
30/07/2013, 23:04
Revisão CT F1000

423876423877423878423879423880423881423882423883

Ramon Pires
30/07/2013, 23:09
Revisão CT F1000 4x4

423887423888423889423890423891

drosssor51
31/07/2013, 03:09
Montou com molas da 4000 Edin??? ou não trocou ainda?

drosssor51
31/07/2013, 03:14
Ramon.... belo serviço..!!! Gostei do "cavaletes" da ultima foto.....:concordo:
A minha não tem CT:drool: babo nas 4x4:palmas:

Ramon Pires
31/07/2013, 06:43
Apesar de ter bastante peças é bem facil de montar, nem sobrou nada... Os cavaletes só nao estão em conformidade com a ISO 14000!!!

drosssor51
31/07/2013, 11:15
Bom dia a todos..!

A ultima empreitada caseira que fiz no meu fordão foi:

- Substituição dos rolamentos dianteiros. (ajustei e troquei a graxa quando pus as bucha de PU mas ela rodou tempo com folga..quando ajustado corretamente os rolamentos começaram a roncar)
- Substituição completa do fluído de freio...até as rodas traseira. (mais de 2 ton não da para brincar)
- Substituição do reparo do sistema flutuante das pinças de freio (as borrachas já eram...)
- Torneamento dos discos de freio e verificar se estão dentro da espessura miníma (Rodar com folga nos rolamentos faz com que os discos deformem.)
- Jogo de astilhas Fras le. (Disco deformado = pastilha deformada) trocadas mesmo com meia vida.

Preço e marca das peças compradas. (o preço é aproximado, pois não guardei nenhum comprovante):putz:

- Rolamentos Timken from EUA. - 30 contos de reis (o interno, cada peça) 20 contos de reis (externo cada peça).
- 1,5 litros de fluído de freio Varga DOT 4 (12 contos cada 1/2 litro)
- Reparo do flutuante - 18 merreis
- 4 sangradores novos - 2 pilas cada.
- Graxa própria para rolamentos. ( já tinha em estoque)
- Jogo de pastilhas Fras Le - 65 reis
- Torneamento dos disco - Free.... faço no meu trampo.
- Cupilhas novas - Free no pacote de peças

Ferramental:

Jogo de Pito
Um carinhoso
Cavaletes
chave de fenda e alicate de bico (para as cupilhas)
Barra de alumínio para bater as capas dos rolamentos.
Chave em polegada para o sangrador.

As fotos
423939423940

drosssor51
31/07/2013, 11:26
423942423943423944423945423947423948

Algumas considerações importantes......

- O ajuste de folga dos rolamentos cônicos - Folga = 1/6 de volta (ou 60 graus)
- Retirada das capas de rolamentos - Carinhoso e muiiita paciência. Deu trabalho ... mas não pode estressar ..senão estraga o cubo.
- Um sangrador só saiu com auxílio de um grinfo (adoro esta ferramenta - não há nada que um bom grinfo não tire :twisted: )
- Auxílio de uma pessoa de confiança para a sangria final.

.....saudações .....Diego

Waldir Carlos
31/07/2013, 12:30
Diego, acompanhando. Muito bom, quando-se tem-se ferramental [que p#rr@ é "carinhoso?] e conhecimento.

OFF TOPIC: Na minha próxima viagem na EFE, deverei passar na região de Campinas, Americana e depois, talvez, cidadezinha de Capela do Alto. Quem sabe, eu não passe em Sorocaba? Rs.

[]s

drosssor51
31/07/2013, 13:05
Diego, acompanhando. Muito bom, quando-se tem-se ferramental [que p#rr@ é "carinhoso?] e conhecimento.

OFF TOPIC: Na minha próxima viagem na EFE, deverei passar na região de Campinas, Americana e depois, talvez, cidadezinha de Capela do Alto. Quem sabe, eu não passe em Sorocaba? Rs.

[]s

grande Waldir.... se vieres à Sorocity terei enorme prazer em encontra-lo para um café...e claro uma olhadinha na EFE.....só avisar a data...

O CARINHOSO é aquela MARRETA de 2KG que está na terceira foto do ultimo post....kkkkk
Tens que usar com muita moderação e cautela se nãooooo já viu.........

drosssor51
31/07/2013, 13:06
Apesar de ter bastante peças é bem facil de montar, nem sobrou nada... Os cavaletes só nao estão em conformidade com a ISO 14000!!!

Não sobrou nada...kkk...!!! muito bom.

Waldir Carlos
31/07/2013, 13:29
grande Waldir.... se vieres à Sorocity terei enorme prazer em encontra-lo para um café...e claro uma olhadinha na EFE.....só avisar a data...

Thank´s, Diego. [Essa viagem está nos planos - tenho um imóvel alugado na baixada santista - , mas ainda dependo de um "fechamento" de negócio]. Se confirmar, te aviso com antecedência. Também quero conhecê-los - a tua Femil e você - e, claro, trocar umas idéias.

O CARINHOSO é aquela MARRETA de 2KG que está na terceira foto do ultimo post....kkkkk
Tens que usar com muita moderação e cautela se nãooooo já viu.........

Hein, marreta? [Eu imaginei. Hehehe].

[]s

Ramon Pires
01/08/2013, 20:13
Algumas considerações importantes......

- O ajuste de folga dos rolamentos cônicos - Folga = 1/6 de volta (ou 60 graus)
- Retirada das capas de rolamentos - Carinhoso e muiiita paciência. Deu trabalho ... mas não pode estressar ..senão estraga o cubo.
- Um sangrador só saiu com auxílio de um grinfo (adoro esta ferramenta - não há nada que um bom grinfo não tire :twisted: )
- Auxílio de uma pessoa de confiança para a sangria final.

.....saudações .....Diego

Esse sangrador tem que toma cuidado pra tira, se quebra não é facil pra tira o toco, o bom é de vez em quando da uma mexida nele pra não encravar.

drosssor51
01/08/2013, 23:16
a minha tinha um bem espanado....onde vai a chave...tentei até alicate de pressão e nada.... mas o grinfo.....esse sim...

Foram substituídos os 4 sangradores...

drosssor51
01/08/2013, 23:22
PESSOAL........ preciso da contribuição de vocês...

Preciso daquelas "marditas" presilha metálicas que fixam as capas pretas do painel de instrumentos....
Onde ascende o farol e liga o pisca alerta e tals...

se vocês tiverem sobrando ou sabem onde comprar....please...help.!!!

Também estou a procura do acabamento de plastico da coluna do motorista...vai até o teto.

Em Sorocaba....nem F#d%*o..!!!!!!

Grato pela colaboração...

Saudações ..Diego

Ramon Pires
01/08/2013, 23:32
PESSOAL........ preciso da contribuição de vocês...

Preciso daquelas "marditas" presilha metálicas que fixam as capas pretas do painel de instrumentos....
Onde ascende o farol e liga o pisca alerta e tals...

se vocês tiverem sobrando ou sabem onde comprar....please...help.!!!

Também estou a procura do acabamento de plastico da coluna do motorista...vai até o teto.

Em Sorocaba....nem F#d%*o..!!!!!!

Grato pela colaboração...

Saudações ..Diego

O acabamento da coluna tem esse...

Acabamento Moldura Coluna. L.e Ford F1000 93 - R$ 99,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-496521273-acabamento-moldura-coluna-le-ford-f1000-93-_JM)

drosssor51
01/08/2013, 23:43
Eu vi este no ML...mas o meu não é este...a minha tem acabamento no teto...portanto ele continua sobre a porta do motorista.....

Mas obrigado pela contribuição Ramon......

Ramon Pires
01/08/2013, 23:48
Hummm, nao tinha reparado que era diferente...

Edintruder
02/08/2013, 23:43
A Femil está com o sangrador dianteiro direito quebrado desde que comprei. Para sangrar tenho que tirar a pinça e sangrar pelo próprio parafuso da linha do fluído.

drosssor51
03/08/2013, 12:15
A Femil está com o sangrador dianteiro direito quebrado desde que comprei. Para sangrar tenho que tirar a pinça e sangrar pelo próprio parafuso da linha do fluído.

Fala Edin...!

Da para tirar o sangrado...(sei que dá trabalho....) mas você que tens oficina.....é mais facil..
com uma broca....menor que a rosca da pinça (claro..kkk) e pouco mair que o furo do sangrador... quando ela fragiliza o cone de vedação do sangrador...ele solta.

Fiz isso em umas pinças de moto....mas não sei quão travado esta seu sangrador...

abç..

Edintruder
04/08/2013, 21:31
Fala Edin...!

Da para tirar o sangrado...(sei que dá trabalho....) mas você que tens oficina.....é mais facil..
com uma broca....menor que a rosca da pinça (claro..kkk) e pouco mair que o furo do sangrador... quando ela fragiliza o cone de vedação do sangrador...ele solta.

Fiz isso em umas pinças de moto....mas não sei quão travado esta seu sangrador...

abç..

Eu tenho extrator de parafusos em casa, mas é mais fácil sangrar como eu falei do que tentar tirar esse sangrador.

drosssor51
06/08/2013, 02:22
Bom dia efemilzeiros de plantão..... postarei, logo abaixo, mais uma empreitada caseira.......
esta confesso que deu trabalho....mas o prazer de mexer no fordão é sempre muito convidativo.....

Empreitada - Substituição da embreagem e duas juntas do câmbio (da luva de saída para o cardã e da tampa do rolamento inferior)

Tempo 4 dias.....para lavar bem as peças... e analisar todas com muita cautela e não ter que re-abrir a caixa seca sem necessidade.... só daqui mais 120 mkm...ou mais.....:euforico:

Ferramentas especiais..... Cavaletes....Macaco original + macaco jacaré....jogo de pitos...
E coisitas mais....

Vamos as fotos

424796
Optei pelo kit SACHS, fabricado pela ZF, pois é o mesmo que saiu originalmente de fábrica, pelo menos nas 94
kit composto por.....Plator, Disco e Rolamento.

Além do kit comprei o garfo de acionamento do F-11000...tem o mesmo formato..porém é alguns centímetros mais longo..proporcionando maior suavidade.

Custo aproximado.....750,00 milhões de dolares... (750 contos)
M.O. FREE............
424797424802
424800424801424799424798

Detalhe para a data do disco de embreagem retirado.... ORIGINAL AINDA.....424803
Notem a diferença entre os garfos de acionamento... o novo visivelmente maior.

continua............

drosssor51
06/08/2013, 02:39
424804424805

Tarjeta do Clarkão....e ele de volta no lugar...!
424806424807

Os três mexânicos....Eu...meu Pai...e o fred.

424808

E finalizando.....o acionamento alterado... com apoio na caixa seca..como nas efe antigas e nas efes 4000....

Depois posto com detalhes a alteração no acionamento
Motivo.... Peças....Melhorias...prós e contras...

grd abraço....

Diego

bruntins
06/08/2013, 14:36
oque seria aquele sensor em cima do cambio ???
qual é a funçao ?

Daniel.Shimomoto
06/08/2013, 16:24
Me tira uma duvida. A sua Efe não tem o pistão da embreagem?

A minha tem o pistãozinho hidraulico e o garfo fica do lado direito.

Abs!!!

Ramon Pires
06/08/2013, 17:57
O sensor na realidade é um interruptor, da ré, e esse detalhe que o Daniel comentou é uma diferença entre os modelos de F1000, o acionamento da embreagem, nos modelos mais antigos ´e mecanico, e as mais novas é hidraulico... essa eu tambem nao sabia...

Ramon Pires
06/08/2013, 17:59
Uma diferença pra minha é que a capa seca é de aluminio, e a tua parece de ferro fundido, mas isso nao interfere nada...

drosssor51
06/08/2013, 19:30
oque seria aquele sensor em cima do cambio ???
qual é a funçao ?

Como nosso amigo Ramon comentou....é o sensor da luz de ré....quando a alavanca é posicionada em ré, mecânicamente o sensor é acionado.

Me tira uma duvida. A sua Efe não tem o pistão da embreagem?

A minha tem o pistãozinho hidraulico e o garfo fica do lado direito.

Abs!!!

as efes até 95 tem o acionamento de embreagem 100% mecânico... somente as 96/... tem acionamento hidráulico.
Cada um tem seu prós e contras.... o mecânico tem a simplicidade em seu favor.

O hidraulico é do lado direito?? esta eu não sabia.... será que nas 93/94....4x4 também são do lado direito???

Ramon...Tio Eddie....e quem mais tiver 4x4 mecânico...antes de 96. o acionamento é do LD ou LE???

abç

drosssor51
06/08/2013, 19:37
Uma diferença pra minha é que a capa seca é de aluminio, e a tua parece de ferro fundido, mas isso nao interfere nada...
Caixa seca de alumínio???? na f1000..... acho que não.. hein.........mas a minha é de Ferro fundido mesmo...

Edintruder
06/08/2013, 20:02
Capa seca de alumínio que eu saiba é só nas HSD e nas Gasolina. Na minha é de ferro.

bruntins
06/08/2013, 20:09
o meca foi trocar o filtro de combustível da f-1000 e apoiou na tubulação do ar quente e quebrou o tubo,ai refiz e aproveitei e tampei com massa onde tinha vazamentos

Ramon Pires
06/08/2013, 20:54
Como nosso amigo Ramon comentou....é o sensor da luz de ré....quando a alavanca é posicionada em ré, mecânicamente o sensor é acionado.

as efes até 95 tem o acionamento de embreagem 100% mecânico... somente as 96/... tem acionamento hidráulico.

O hidraulico é do lado direito?? esta eu não sabia.... será que nas 93/94....4x4 também são do lado direito???

Ramon...Tio Eddie....e quem mais tiver 4x4 mecânico...antes de 96. o acionamento é do LD ou LE???

abç

O garfo é do Lado esquerdo, lado do piloto. e esse ferro que da a regulagem da altura da embreagem é bom fazer um gancho, enrola nele eenganchar em algum lugar, fiz isso e uma vez peguei um buraco e o dito cujo caio, só que fui ver que tava sem embreagem uns 10 km depois, ai tava la ele pendurado, foi só por no lugar, imagina se nao tivesse enganchado em alguma coisa, ia ta até agora procurando ele...

BrunoDallanora2013
06/08/2013, 21:07
bota mecânico nisso !!! precisa se deitar por cima da camioneta para trocar um filtro !

Ramon Pires
06/08/2013, 21:23
Caixa seca de alumínio???? na f1000..... acho que não.. hein.........mas a minha é de Ferro fundido mesmo...

424952424953

Eu nao experimentei colar um ima pra ter certeza, mas parece que é aluminio sim, e nao fica tao ruim, ta ali levando golpe a quase 20 anos e ta que é um cerne!!

Bem a esquerda o detalhe do varão da embreagem pendurado no arame!

Ramon Pires
06/08/2013, 21:26

Errei o lado, olhando a foto a direita...

Daniel.Shimomoto
06/08/2013, 21:40

abç

Então Drosssor51

A minha fica do lado direito. Tem o garfo que sai do lado direito e um pistãozinho externo que aciona o garfo. Um sistema bastante interessante que em caso de vazamento do pistão, pelo que observei é removivel sem ter que desmontar o cambio pois ele é externo a caixa seca.

Apesar do pedal ser duro pra kct (por isso que até perguntei do garfo do F-11000 - diminui o curso mas deixa a embreagem mais macia), o sistema é de facil reparo (pelo menos aparentemente) do que o sistema dos cambios Mazda da F-1000 HSD e 4.9i

Abraços

drosssor51
06/08/2013, 23:23
o meca foi trocar o filtro de combustível da f-1000 e apoiou na tubulação do ar quente e quebrou o tubo,ai refiz e aproveitei e tampei com massa onde tinha vazamentos

bruntins ...... queria mais detalhes trabalho....a sua efe tem A/C..???? esta peça que você pintou de preto é onde passa água quente???
onde fica este vazamento citado?

abç

drosssor51
06/08/2013, 23:30
O garfo é do Lado esquerdo, lado do piloto. e esse ferro que da a regulagem da altura da embreagem é bom fazer um gancho, enrola nele eenganchar em algum lugar, fiz isso e uma vez peguei um buraco e o dito cujo caio, só que fui ver que tava sem embreagem uns 10 km depois, ai tava la ele pendurado, foi só por no lugar, imagina se nao tivesse enganchado em alguma coisa, ia ta até agora procurando ele...

A minha tem uma mola de retorno do rolamento... esta mola garante que o rolamento de embreagem (dentro da caixa seca) não encoste na mola diafragma (chapéu chinês) quando embreagem acoplada (pedal solto).
Esta mola não deixa o varão com sino cair...em caso de solavanco...(e também há uma cupilha travando-o).

Da para ver a mola se olhar bemmm...na ultima foto

drosssor51
06/08/2013, 23:38
Então Drosssor51

A minha fica do lado direito. Tem o garfo que sai do lado direito e um pistãozinho externo que aciona o garfo. Um sistema bastante interessante que em caso de vazamento do pistão, pelo que observei é removivel sem ter que desmontar o cambio pois ele é externo a caixa seca.

Apesar do pedal ser duro pra kct (por isso que até perguntei do garfo do F-11000 - diminui o curso mas deixa a embreagem mais macia), o sistema é de facil reparo (pelo menos aparentemente) do que o sistema dos cambios Mazda da F-1000 HSD e 4.9i

Abraços

A L200 tem este tipo de acionamento..com o atuador externo à caixa seca...(thanks god...kkk) ja nas HSD...e rangers da vida o atuador é no próprio rolamento de embreagem...:putz:

Daniel...um dos motivos que optei por mexer na embreagem... foi o pedal com carga demasiada, no meu caso ...o disco estava tão fino que dava fim de curso na mola diafragma, causando o esforço excessivo no pedal.

Se a sua hidráulica ta pesada...pode ter algo errado....vale verificar.

O garfo da 11000 foi a melhor coisa que eu fiz....está super macio........ ficou perfeito....

drosssor51
06/08/2013, 23:46
424952424953

Eu nao experimentei colar um ima pra ter certeza, mas parece que é aluminio sim, e nao fica tao ruim, ta ali levando golpe a quase 20 anos e ta que é um cerne!!

Ramon.....para mim (que estou só olhando uma foto) essa caixa é do bom e velho ferro fundido...não tem cara de Al não..!

Talvez as carcaças da CT sejam de Al.......mas esta ai não parece.

Estranho não ter saída d'agua por baixo. :pensativo:

Quando você tiver atoa...taca um imã lá...!!!!:concordo:

Ramon Pires
07/08/2013, 07:48
Ramon.....para mim (que estou só olhando uma foto) essa caixa é do bom e velho ferro fundido...não tem cara de Al não..!

Talvez as carcaças da CT sejam de Al.......mas esta ai não parece.

Estranho não ter saída d'agua por baixo. :pensativo:

Quando você tiver atoa...taca um imã lá...!!!!:concordo:

Mas tenho quase certeza q é de Al, compara com a moringa da caixa, é bem mais escura, ali é de ferro, e pra sai a agua tem um furinho em baixo.

bruntins
07/08/2013, 16:31
bruntins ...... queria mais detalhes trabalho....a sua efe tem A/C..???? esta peça que você pintou de preto é onde passa água quente???
onde fica este vazamento citado?

abç
entao drosssor,primeiramente ele tinha vazamento no meio dos dois tubos,ai colei com massa plastica e agr o meca foi se apoiar na mangueira e quebrou o tubinho.ai colei um tubinho de cobre que entra uns 2cm dentro do tubo quebrado e depois eu coloquei um tubo de aluminio pra dar a grossura pra mangueira.
depois eu posto uma foto de como estava

Daniel.Shimomoto
07/08/2013, 16:44
(...)

abç

Drosssor51;

A foto do garfo com o pistão hidraulico....do lado direito!

A foto está meio ruim porque tive que colocar o celular de mal jeito para fotografar mas dá para ter uma noção.

Grande Abraço

drosssor51
08/08/2013, 00:52
entao drosssor,primeiramente ele tinha vazamento no meio dos dois tubos,ai colei com massa plastica e agr o meca foi se apoiar na mangueira e quebrou o tubinho.ai colei um tubinho de cobre que entra uns 2cm dentro do tubo quebrado e depois eu coloquei um tubo de aluminio pra dar a grossura pra mangueira.
depois eu posto uma foto de como estava

Entendi.....foi só o caninho que quebrou.......eu estava pensando em desmontar por ali...na entrada de ar da cabine.. para limpar. Acho que ninguém mexe muito ali.......mas não é prioridade.

E a negona....ta arrumada?

Drosssor51;

A foto do garfo com o pistão hidraulico....do lado direito!

A foto está meio ruim porque tive que colocar o celular de mal jeito para fotografar mas dá para ter uma noção.

Grande Abraço

Daniel....este sistema é simples mesmo..... já o garfo do 11000... tens que pensar bem..pois terá que reposicionar o atuador hidráulico... Na minha reposicionei também o outro lado (a balança) para manter o varão com sino alinhado ao chassis.
vou bater umas fotos...e postar.

grd abraço.

drosssor51
08/08/2013, 01:44
Pessoal..bom dia...!!!

Quando fiz a embreagem da minha EFE, também fiz uma modificação no sistema de acionamento mecânico.

Quando peguei a efe a embreagem estava DURAAA...eu estava ficando com uma perna maior que a outra....!!!:karate:

...reparei que o suporte da balança original era apoiado apenas no chassis. (e não no chassis e na caixa seca como nas efe 4000, efe 1000 até 92 ou até mesmo nos willys)

Observando o acionamento da embreagem velha....quando apertava o pedal "torcia a zoreia" do chassis que dava medo...kkk
Resultado.......Substituição da embreagem.....e eu precisava pensar em melhorias no acionamento...:pensativo:

Desmontei tudo peguei a balança e bora para o auto peças...... chagando lá....(os caras não gostam muito, pois peço peças para olhar...kkkk...o cara tem que ser paciente :boxing:)

Pedi o suporte da balança de embreagem do 4000 do lado do câmbio..., uma balança da 4000 e um kit reparo para eu ver.
425151

O cara me trouxe esta peça maior....( a de baixo)... comprei esta peça ....... e logo fabriquei uma menorzinha.....e mais precisa. ( a de cima da foto). Também comprei a balança da 4000.
comparando com a balança original.... a da 4000 é 20mm maior que a minha...( justamente para alcançar a caixa seca.) porém com os braços na mesmo posição.

Resultado...... desfiz a curva da balança da 4000 em uma prensa hidraulica (para alinhar ao garfo maior do f-11000).... parafusei o suporte fabricado na caixa seca....... e tudo certo.....(adaptado original...kkkkk:bananadança:)

Mais fotos......do AJUSTE TÉCNICO NÃO NORMALIZADO :putz:

425152425153
Peça fabricada em aço cromo molibidênio... (desnecessário..mas era o que eu tinha na hora)

425146425147

O garfo mais longo do 11000 - e Ramon ...da uma olhada na trava do varão...não deixa ele cair..

425148425149
detalhe da peça fabricada presa à caixa seca....e balança bi-apoiada.. como nas 4000....

425150

Impressões do "selviço":
- eliminou uma trepidação clássica em saídas em primeira marcha (comum em acionamento mecânico). Já vi mecânico trocar embreagem por essa trepidação...depois arrancar os cabelos por não resolver...:putz:

- a embreagem está um doce.....faca quente na manteiga...!!!!

- nem um movimento no chassis (antes torcia tudoo..!!!)

Espero que gostem e comentem....perguntem...critiquem.. será bem vindo.
grande abraço a todos Diego

bruntins
08/08/2013, 07:11
show de bola o serviço.
a negona esta quase pronta pra voltar as ruas kkkk

Ramon Pires
08/08/2013, 12:56
Pessoal..bom dia...!!!

425150

Tinha que aproveita esse baita espaço aqui e por um turbo, ai sim...

Waldir Carlos
08/08/2013, 15:11
Diego e demais que sabem e metem a mão na "coisa": Se eu morasse mais perto, esse povo tava FU. Eu iria ficar perguntando e acompanhando. Rs.

[]s

André Aporé
08/08/2013, 16:07
- eliminou uma trepidação clássica em saídas em primeira marcha (comum em acionamento mecânico). Já vi mecânico trocar embreagem por essa trepidação...depois arrancar os cabelos por não resolver...:putz:

muito bom saber que isto solucionou um baita segredos nas F 1000, treme treme de saída...
muitos dizem que é embreagem pifando!! mas o meca aqui já tinha me aliviado a consciência.
ele fez o seguinte aumentou o lado da balança que o pedal puxa e diminuiu o que empurra o garfo.
ficou meio desalinhado, mas ele fez o varão maior e pois pino de trava,
até ficou mais macia!

drosssor51
08/08/2013, 16:21
Tinha que aproveita esse baita espaço aqui e por um turbo, ai sim...

Não é que cabe mesmo.:pensativo:...kkkkkk. Ramon...para mim não é prioridade no momento... mas o piado das turbo não tem pra ninguem..!

Diego e demais que sabem e metem a mão na "coisa": Se eu morasse mais perto, esse povo tava FU. Eu iria ficar perguntando e acompanhando. Rs.

[]s

Grande Waldir....seria uma honra se acompanhasse.
Pareve o que pessoal das efes estão sumidos do fórum.....você percebe a mesma coisa ou eu que estou viciado:shock:?

E a "nossa EFE" ??? Só alegria?

abraço.

drosssor51
08/08/2013, 16:29
muito bom saber que isto solucionou um baita segredos nas F 1000, treme treme de saída...
muitos dizem que é embreagem pifando!! mas o meca aqui já tinha me aliviado a consciência.
ele fez o seguinte aumentou o lado da balança que o pedal puxa e diminuiu o que empurra o garfo.
ficou meio desalinhado, mas ele fez o varão maior e pois pino de trava,
até ficou mais macia!

André...não sei se nas 4x4 tem espaço para colocar o mancal na caixa seca.
E tem alguns mecânico que também responsabilizam os coxins do câmbio, a trepidação chata de saída.

na minha resolveu..!

Na sua efe, a alteração da balança resolveu o treme treme? Ficou bom?

Se puder postar umas fotos...ficaria legal...

grd abraço

Edintruder
08/08/2013, 18:13
Não seria mais em conta instalar o sistema hidráulico das pós 96? É macio e não dá problemas nenhum. O cilindro da caixa custa cerca de 80,00, o cilindro do pedal não deve ser mais caro do que isso.

Daniel.Shimomoto
08/08/2013, 19:51
Não seria mais em conta instalar o sistema hidráulico das pós 96? É macio e não dá problemas nenhum. O cilindro da caixa custa cerca de 80,00, o cilindro do pedal não deve ser mais caro do que isso.

A embreagem da sua Efe é macia Edin?

A da minha é que eu já me acostumei mas é mais pesada que da minha ex. Ranger

Abraços!

bruntins
08/08/2013, 20:48
ate o final do ano a embreagem da negona era um doce,garfo mais longo.ai um meca foi procar a embreagem e nao deu conta de regular,e adivinha ? meteu a lixadeira pra cima e cortou o garfo "pq o garfo era maior ai nao dava curso"isso o papo dele,mas sempre funcionou bem ate ele mexer.bom resolveu ela ta andando,mas ficou aquela tripidaçao na hora de sair em 1 marcha,oq pode ser isso?? desregulado ???

Waldir Carlos
08/08/2013, 21:02
Grande Waldir....seria uma honra se acompanhasse.
Pareve o que pessoal das efes estão sumidos do fórum.....você percebe a mesma coisa ou eu que estou viciado:shock:?

E a "nossa EFE" ??? Só alegria?

abraço.

Valeu, Diego. Homi, o povo das Femil não tá "ausente", não. Você é que tá "ligadão". Rs. Hein? A "nossa EFE" tá inriba. [Esse FDS fui buscar mamãe na fazenda, para exames na capital. Um prego entrou no pneu dianteiro LD. Pense na suadeira. Os 33" pesam bagaraio. Rs].

Abraços!

Faaala, Shimo! Homi, enquanto o Edin não aparece, para responder: Nos primeiros meses eu achava o pedal da EFE "duro" [ui!]. Acostumei; agora nem dói a canela. Hehehe.

[]s

BrunoDallanora2013
08/08/2013, 21:31
bom o Edin ainda não respondeu mais deve concordar ! depende do ano ! mas das ultimas estando tudo direitinho é muito macia ! tanto que ainda é mais macia que das f250 !

da para dar uma lubrificada na sua melhora um pouco !

Daniel.Shimomoto
08/08/2013, 22:49
Valeu, Diego. Homi, o povo das Femil não tá "ausente", não. Você é que tá "ligadão". Rs. Hein? A "nossa EFE" tá inriba. [Esse FDS fui buscar mamãe na fazenda, para exames na capital. Um prego entrou no pneu dianteiro LD. Pense na suadeira. Os 33" pesam bagaraio. Rs].

Faaala, Shimo! Homi, enquanto o Edin não aparece, para responder: Nos primeiros meses eu achava o pedal da EFE "duro" [ui!]. Acostumei; agora nem dói a canela. Hehehe.

[]s

Grande Wdi meu amigo Efemilzeiro!

To na mesma situação sua. No começo doía a perna, agora já ganhei massa muscular...hehehehehe

O que eu preciso arrumar na minha são as portas que estão cedendo...

Grande Abraço!

drosssor51
08/08/2013, 23:54

:pensativo: ... acho que seria uma adaptação mais ousada...pois o sistema próximo ao pedal é bem diferente.....e também não saberia como prender o cilindro hidráulico inferior.....(ela usa o mesmo óleo do freio..)... confere?? deixa o mecânico mesmo..

Abraços!

Antes do troca ..a minha tava dura...aponto de não conseguir me acostumar....peguei um transito em SP .....vixixiiii.....doeuuuu..a perna...kkkk agora..never more...!!!

ate o final do ano a embreagem da negona era um doce,garfo mais longo.ai um meca foi procar a embreagem e nao deu conta de regular,e adivinha ? meteu a lixadeira pra cima e cortou o garfo "pq o garfo era maior ai nao dava curso"isso o papo dele,mas sempre funcionou bem ate ele mexer.bom resolveu ela ta andando,mas ficou aquela tripidaçao na hora de sair em 1 marcha,oq pode ser isso?? desregulado ???

Trepidação...em embreagem hidráulica......é provável que seja o próprio conjunto....disco, plato ou volante empenado...(ai complica :putz:)

bom o Edin ainda não respondeu mais deve concordar ! depende do ano ! mas das ultimas estando tudo direitinho é muito macia ! tanto que ainda é mais macia que das f250 !

da para dar uma lubrificada na sua melhora um pouco !

Acho que todas foram projetadas para proporcionar conforto ao dirigir.....embreagem dura é sinal de fim de vida...
Semanas atrás fui....a uma agência de carros ver uma HSD (curioso!!!)... a embreagem era bem macia....até sem sensibilidade....

Grande Wdi meu amigo Efemilzeiro!

To na mesma situação sua. No começo doía a perna, agora já ganhei massa muscular...hehehehehe

O que eu preciso arrumar na minha são as portas que estão cedendo...

Grande Abraço!

grd Daniel...já passei por isso... até hoje minhas pernas não são do mesmo tamanho...kkk

Tens que tomar cuidado pois...nas efes com embreagem hidráulica....estoura a fixação do cilindro da cabine... (a propria lata da cabine)... ai tem que soldar...ai se tiver que vai soldar ..já reforça.

saudações.. Diego

Edintruder
09/08/2013, 14:03

Abraços!

Daniel, a embreagem da minha Femil não é muito pesada não. Acho que é igual à Ranger. O que é duro é o freio pois a bomba de vácuo está ruim, mas como me acostumei ficou assim mesmo.

BrunoDallanora2013
09/08/2013, 19:29
Edin de todas f1000 que meu pai e meu avô tiveram des das 92 a 98 e a minha 97 delas todas dirigi e todas muito macia, tinha uma em especial que era cabinada que minha tia usava e era muito muito macia mesmo a embreagem tanto que ela elogiava e olha que para mulher achar macio é dificil qualquer pesinho ja reclamam ! as vezes colocava na rampa e passa um pouco de oleo ajuda bastante se ta tudo bom !

BrunoDallanora2013
10/08/2013, 20:05
Manutenção de dobradiça na minha ! pino de dobradiça 14 mm feito com pino de aço de amortecedor :
425540425541425542425543425544

se alguem sabe um geito facil de regular aporta no lugar bem certo originalmente agradeço ! serviço de primeira so faltava ser um caninho com graxeira ! mas esse ja dura mais ums 7 anos

robson010203
10/08/2013, 21:43
originalmente teria que tirar o para lamas para ter acesso aos parafusos da porta com ela fechada, mas isso é bastante trabalhoso, teria que alinhar os vincos laterais da porta com os da cabine e depois montar os para lamas alinhando os vincos desses com as portas, de qualquer forma, para ficar um serviço "original" dá bastante trabalho.

drosssor51
10/08/2013, 22:13
Manutenção de dobradiça na minha ! pino de dobradiça 14 mm feito com pino de aço de amortecedor :
425540425541425542425543425544

se alguem sabe um geito facil de regular aporta no lugar bem certo originalmente agradeço ! serviço de primeira so faltava ser um caninho com graxeira ! mas esse ja dura mais ums 7 anos

Será que dá para trocar os pinos, sem tirar as portas e as dobradiças..???

Parabéns pelo serviço....vai ficar super forte.

drosssor51
10/08/2013, 22:14
originalmente teria que tirar o para lamas para ter acesso aos parafusos da porta com ela fechada, mas isso é bastante trabalhoso, teria que alinhar os vincos laterais da porta com os da cabine e depois montar os para lamas alinhando os vincos desses com as portas, de qualquer forma, para ficar um serviço "original" dá bastante trabalho.

Será que dá Robson???

para trocar os pinos sem tirar as dobradiças?

abç

BrunoDallanora2013
10/08/2013, 22:18
sim e se tirar o paralama é outro problema acertar o paralama dai no lugar certo de volta ! mas até qua ficou + ou - tava pensando para quem tem as dobradiças originais ainda alinhada quando quer trocar colocar uma massa tipo durepox na volta para fazer uma casa que quando coloque de volta encaixe exatamente no mesmo lugar e so regular na porta.

bem na fabrica é facil de colocar com braços segurando a porta e deve ter um gabarito. ja o cara sozinho é dificil ! sofri muito mas consegui colocar no lugar agora outro dia com ajuda de alguem regulo ela no lugar certo as de baixo da para chegar com a chave com ela aberta mas a de cima so tirando a porta ou o paralama !

para tirar usei um chave 1/2 um cachimbo 1/2 com cruzetinha e uma chave catraca tipo as estrela normal

BrunoDallanora2013
10/08/2013, 22:27
não teve como pois teve que furar os buracos na dobradiça ficou bem forte e bem justa ela até fecha bem mais suave isto que ainda não ta bem regulada !

não é dificil tirar mas colocar ta louco ! o pior que minha porta não sai do lugar por causa dos fios ! sefr trocar não usa ferro comun usa um pino de aço se tiver original ainda vai servir um pino de 10mm de valvula de motor de trator ford ou do perkins o que achar mais grosso e minha tava muito arrombada e teve que ser de 14mm ! usei de dois amortecedores velhos para tirar o pino de dentro , mas mandei fazer num mecanico não tenho equipamento para isto .

se encomodar de novo vou colocar um caninho na de dentro e a de fora passando dentro do cano bem justo e com uma graxeirinha ou para por oleo mesmo ai evitaria mais o desgaste e teria menor atrito .

robson010203
11/08/2013, 09:58
Será que dá Robson???

para trocar os pinos sem tirar as dobradiças?

abç
na minha F1000 anterior eu troquei, comprei os pinos com buchas de bronze e instalei, vale ressaltar que os meus ainda não estavam tão ruins, tinha apenas uma pequena folga na porta, deu bastante trabalho mas consegui, quanto aos para lamas não é tão complicado quanto parece, tem que retirar os parafusos que prendem eles na cabine e apenas soltar (sem retirar do lugar no quadro dianteiro) além dos parafusos das molas do capô (no caso das f1000 a partir de 1993), todo esse procedimento deve ser feito com ajuda de uma pessoa, sozinho é quase impossível.

drosssor51
12/08/2013, 16:49
Bruno..... no seu caso..... eliminou o bronze da dobradiça...correto?.

BrunoDallanora2013
12/08/2013, 20:03
sim ! tive que tirar nos de cima os de baixo ja tavam sem e gastou mais ai por isso foi um pino mais grosso ! mas acho que dura 6 anos tranquilo !

bruntins
12/08/2013, 20:34
negona com o maleiro no lugar.
uma foto da turbina depois de uma revisao,ficou ate parecendo nova

BrunoDallanora2013
12/08/2013, 21:59
legal o maleiro ! a sua tem a frente com a grade em cinza tipo xl e parachoque cromado ? se for pode mostrar fotos ? to pensando em mudar alguns detalhes na minha !

ela é verde e ta tudo verde os espelhos a grade o parachoque dianteiro e trazeiro ! mas é um verde bonito verde perolizado pacific , acho que ums detalhes em outra cor fica legal !

Tio Eddie
12/08/2013, 22:31

Muito bom!

Logo logo a Negona novamente em ação.

[]s

Waldir Carlos
13/08/2013, 08:27

A turbina, ficou com aspecto de nova. Mete bala, Bruno.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/425859d1376350431-manutencao-caseira-na-f1000-contribuam-2013-08-10-804.jpg

[]s

drosssor51
13/08/2013, 12:08
sim ! tive que tirar nos de cima os de baixo ja tavam sem e gastou mais ai por isso foi um pino mais grosso ! mas acho que dura 6 anos tranquilo !

Bruno....pelo tamanho do pino.....vai durar muito.....:concordo:

Eu tenho um maleiro....."iguarzinho" este ai.... ficou bom o suporte....(o meu fica no chão da caçamba mesmo)
Para cabine simples...é muito bom....e não entra água..

A turbina, ficou com aspecto de nova.

[]s

X2....:pipoca:

bruntins
13/08/2013, 17:13
ai bruno umas fotos da negona

Waldir Carlos
13/08/2013, 18:54
:palmas::palmas::palmas: A negona tá bunidi+ :palmas::palmas::palmas:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/426012d1376424766-manutencao-caseira-na-f1000-contribuam-2013-08-13-814.jpg

:concordo::concordo::concordo:

[]s

bruntins
13/08/2013, 19:04
tentando ser igual a EFE haha

BrunoDallanora2013
13/08/2013, 21:29
ta linda mesmo , a combinação ficou perfeita, se tivesse com grade cromada tambem acho que não ficaria tão legal como ta assim ! e o que é aquela barra em baixo do parachoque ? a grade do meio é original ? e o parachoque cromado tambem ?

é que a grade cinza acho que tem original mas o parachoque é dificil conseguir e como o meu é original e a lata dele é bem grossa geralmente os reprodução são bem fracos !

notei em outra foto sua que os estribos são da f250 xl correto ?

BrunoDallanora2013
13/08/2013, 21:29
tentando ser igual a EFE haha

se não se importar de eu te imitar a frente da EFE ?

426053 426060

e o espelho pintar de preto como original o que acha ?

a não fugindo do assunto manutenção caseira , alguém já trocou as pestanas e canaletas de vidro ? se consegue marca boa ainda?

drosssor51
14/08/2013, 00:35
ai bruno umas fotos da negona

Bruntins....... eai...a negona já esta na ativa???...

Ela tá bonita demaissss....alta.. imponente....:)

Gostei muito do parachoque traseiro :drool:vi as fotos em outro tópico acho...... (mandou fazer??? comprou???)

se não se importar de eu te imitar a frente da EFE ?

426053 426060

e o espelho pintar de preto como original o que acha ?

a não fugindo do assunto manutenção caseira , alguém já trocou as pestanas e canaletas de vidro ? se consegue marca boa ainda?

Essas rodas são top......gosto muito delas....

se me permite opinar.....eu quebraria a cor da sua efe nos parachoques.... ..
a minha é tudo azuull... com os choques cinza.....da para ter uma idéia...

Eu comprei pestana do vidro...interna e externa....... sinceramente troquei só as internas pois tinham quebrado as travas.....não tive coragem de tirar as externas originais....A qualidade é bem diferente.....:putz:
acho que tenho as duas guardadas ainda....:pensativo:

vou procurar...ai posto umas fotos..

abç

drosssor51
14/08/2013, 00:37
Cada o Ramon Pires?????

bruntins
14/08/2013, 07:26
opa dross obrigado
ta na ativa sim,esperando chegar as rls ai sim vai estar a toda prova.
o pc traseiro é caseiro msm,vou dar mais um ajuste nele e ainda nao sei de que cor vou pintar haha

Ramon Pires
14/08/2013, 08:31
Cada o Ramon Pires?????

Boenas!!!!

Rodrigo Baratti
14/08/2013, 13:26
Diego,
Vi a trampo na embreagem...serviço de profissa!! Parabéns!

Mudando de assunto, alias esse ai que comentei já ta velho....é só ficar uns dias foras que já fica desatualizado com essa galera das Efes.

Mas, essa questão das portas é fogo, as minhas estão totalmente desalinhadas e a do motorista tem que ser muito macho para fechar, tenho até medo de quebrar alguma coisa tamanha a porrada.
Foi num funileiro e ele explicou justamente o que comentaram acima sobre a retirada dos paralamas para um alinhamento correto.
Segundo ele o maior motivo pra desalinhar são os calços gastos X muito movimento da cabine (buracos e estrada de chão.

[]'s

drosssor51
14/08/2013, 13:59
opa dross obrigado
ta na ativa sim,esperando chegar as rls ai sim vai estar a toda prova.
o pc traseiro é caseiro msm,vou dar mais um ajuste nele e ainda nao sei de que cor vou pintar haha

ficou muito show....o pc.....
se me permite.... na negona...tem que ser preto mesmo (minha opinião)..

O pc traseiro é uma futura empreitada..com certeza....pretendo fazer um mais embutido...tipo do Edin..ou do Rodrigo...
O seu é mais elaborado...acho que não dou conta de fazer um deste...

Boenas!!!!

Ta sumido...Ramon...!!! abç

Diego,
Vi a trampo na embreagem...serviço de profissa!! Parabéns!

Mudando de assunto, alias esse ai que comentei já ta velho....é só ficar uns dias foras que já fica desatualizado com essa galera das Efes.

Mas, essa questão das portas é fogo, as minhas estão totalmente desalinhadas e a do motorista tem que ser muito macho para fechar, tenho até medo de quebrar alguma coisa tamanha a porrada.
Foi num funileiro e ele explicou justamente o que comentaram acima sobre a retirada dos paralamas para um alinhamento correto.
Segundo ele o maior motivo pra desalinhar são os calços gastos X muito movimento da cabine (buracos e estrada de chão.

[]'s

Obrigado Rodrigo. (pela embreagem)..!!

assunto de efe 1000 não fica velho...kkkk..
eeeee.... qualquer assunto é bem vindo..:pipoca:

abraço a todos.

Ramon Pires
14/08/2013, 14:43
Ta sumido...Ramon...!!! abç

Obrigado Rodrigo. (pela embreagem)..!!

assunto de efe 1000 não fica velho...kkkk..
eeeee.... qualquer assunto é bem vindo..:pipoca:

abraço a todos.

Tava mais de espectador do que de atuante esses dias, mas to sempre na volta...

BrunoDallanora2013
14/08/2013, 21:04
as rodas são legais mas são alta e estreita ! para usar no fora de estrada é ruim ! pois é vou pintar o espelho parachoque trazeiro e talves o trocar a grade em cinza da xl como seria original !

abç

jefferson luvison
16/08/2013, 13:17
Ola gente
vo mostra algumas coisas que mudei na minha amada
troquei a curva da turbina para ela piar...
coloquei a helice da f4000
e coloquei uma buzina som igual do general lee
426468
426470
426469

Axor2040
19/08/2013, 09:44
Pessoal..bom dia...!!!

Quando fiz a embreagem da minha EFE, também fiz uma modificação no sistema de acionamento mecânico.

Quando peguei a efe a embreagem estava DURAAA...eu estava ficando com uma perna maior que a outra....!!!:karate:

...reparei que o suporte da balança original era apoiado apenas no chassis. (e não no chassis e na caixa seca como nas efe 4000, efe 1000 até 92 ou até mesmo nos willys)

Observando o acionamento da embreagem velha....quando apertava o pedal "torcia a zoreia" do chassis que dava medo...kkk
Resultado.......Substituição da embreagem.....e eu precisava pensar em melhorias no acionamento...:pensativo:

Desmontei tudo peguei a balança e bora para o auto peças...... chagando lá....(os caras não gostam muito, pois peço peças para olhar...kkkk...o cara tem que ser paciente :boxing:)

Pedi o suporte da balança de embreagem do 4000 do lado do câmbio..., uma balança da 4000 e um kit reparo para eu ver.
425151

O cara me trouxe esta peça maior....( a de baixo)... comprei esta peça ....... e logo fabriquei uma menorzinha.....e mais precisa. ( a de cima da foto). Também comprei a balança da 4000.
comparando com a balança original.... a da 4000 é 20mm maior que a minha...( justamente para alcançar a caixa seca.) porém com os braços na mesmo posição.

Resultado...... desfiz a curva da balança da 4000 em uma prensa hidraulica (para alinhar ao garfo maior do f-11000).... parafusei o suporte fabricado na caixa seca....... e tudo certo.....(adaptado original...kkkkk:bananadança:)

Mais fotos......do AJUSTE TÉCNICO NÃO NORMALIZADO :putz:

425152425153
Peça fabricada em aço cromo molibidênio... (desnecessário..mas era o que eu tinha na hora)

425146425147

O garfo mais longo do 11000 - e Ramon ...da uma olhada na trava do varão...não deixa ele cair..

425148425149
detalhe da peça fabricada presa à caixa seca....e balança bi-apoiada.. como nas 4000....

425150

Impressões do "selviço":

- a embreagem está um doce.....faca quente na manteiga...!!!!

- nem um movimento no chassis (antes torcia tudoo..!!!)

Espero que gostem e comentem....perguntem...critiquem.. será bem vindo.

Muito bom, tirei algumas duvidas! A minha começou a tremer muito em aclives, depois que foi tirado o motor pra realizar soda no chassis onde da problemas em quase todas. Vou levar na oficina pra ver se teve algum erro na montagem... o pedal continua bem leve.

Ramon Pires
19/08/2013, 11:34
Muito bom, tirei algumas duvidas! A minha começou a tremer muito em aclives, depois que foi tirado o motor pra realizar soda no chassis onde da problemas em quase todas. Vou levar na oficina pra ver se teve algum erro na montagem... o pedal continua bem leve.

Repara que pode ser algum parafuso que prende a prensa no volante que esta quebrado, ai treme pra arranca na subida. Se tive um quebrado ja da problema.

drosssor51
19/08/2013, 17:29

Que bom que o tópico ajudou.....esse é o objetivo..... se você tiver algumas fotos do serviço....posta ai para o pessoal ver....

As tricas ocorreram onde no chassis??

abç

drosssor51
19/08/2013, 17:32
Ola gente
vo mostra algumas coisas que mudei na minha amada
troquei a curva da turbina para ela piar...
coloquei a helice da f4000
e coloquei uma buzina som igual do general lee
426468
426470
426469

Jefferson....Precisamos de um video do piado desse 229.....
A helice da 4000 é para que??? melhora a ventilação??

Abç

drosssor51
20/08/2013, 00:59
Pessoal... bom Dia..!!

Estava olhando o parachoque dianteiro da minha efe e havia algo me incomodando muito...masss muito mesmo....
Ele estava todo tortoo...:putz:

assimmm o
427082

Estava distatante da carroceria e muito.....
Bora tirar o choque para ver o que há de errado......DÁ UMA OLHADA NO SUPORTE....:shock:
427083427084427085427086

Bomm... o suporte era de efe 1000 93...cortado no massarico...e com uns corte de serra também.....
resumindo.......horribile......trash....tosco...kk kkk

:semideiaa idéia era fabricar um suporte novo de parachoque....pois procurei muito para comprar e nada....nem em desmanche.

Suporte projetado ...e fabricado...

Chapa de aço com espessura de 1/4"
dobra....solda.....fresadora...furadeira......e tratamento térmico......:pipoca:

Tá feito.....uma semana de usinagem....
427087427088427089427090

Montando no chassis............

427091427092427093427094427095

427096

Depois de tudo pronto..... o resultado foi satisfatório:cool:
Tentei deixar a mesma folga da grade...

Parachoque alinhado....

427097427098427099

Foto do suporte com o parachoque no lugar.......

427100

Espero que gostemm do selviço

Saudações .............Diego

jefferson luvison
20/08/2013, 11:51
Jefferson....Precisamos de um video do piado desse 229.....
A helice da 4000 é para que??? melhora a ventilação??

Abç

Sim sim....o video eu ja tenho so falta postar ele... =D
a helice melhora mto a ventilação...as f1000 nao tem problema por esquentar mas preferi trocar

Daniel.Shimomoto
20/08/2013, 15:36
Sim sim....o video eu ja tenho so falta postar ele... =D
a helice melhora mto a ventilação...as f1000 nao tem problema por esquentar mas preferi trocar

É impressão minha ou tem mais pás essa helice?

Ela não faz muito barulho não? A da minha Efe faz barulho demais.

Abs!

jefferson luvison
20/08/2013, 16:41

Abs!

Ela tem 8 pás....e nao faz barulho nao...normal

drosssor51
20/08/2013, 23:25

Abs!

Daniel.....a efe 98 não tem embreagem viscosa.... ou tem???
a minha não faz nem um barulhinho de hélice......só o 229 mesmo kkkk

Ela tem 8 pás....e nao faz barulho nao...normal

Trocou por trocar Jefferson???

Manda esse video ae...para o pessoal ver.....:bananadança:

abç a todos.

jefferson luvison
21/08/2013, 12:13
Diego quanto voce gastou para remodelar sua f1000?...to querendo remodelar a minha
Abrass

jefferson luvison
21/08/2013, 12:18

abç a todos.

Troquei pra ficar melhor....Eu e meu pai trabalhamos com radiador e intercooler...ai ele falo ai troquei =D
O video jaja vem hehe
Abrass

drosssor51
21/08/2013, 13:45
Diego quanto voce gastou para remodelar sua f1000?...to querendo remodelar a minha
Abrass

Já comprei a minha efe remodelada.....o serviço foi feito em 1998 pelo primeiro dono (eu sou segundo). Tenho as notas do serviço feito na época e fotos do antes e depois....mas os preços não são parâmetro para hoje.....eram bem diferente.
A nota está algo em torno de 3500 pilas.... (a base de troca) ela não foi batida.. somente remodelada.

Hoje não sei o preço.

Abç

Ramon Pires
21/08/2013, 19:56
Já comprei a minha efe remodelada.....o serviço foi feito em 1998 pelo primeiro dono (eu sou segundo). Tenho as notas do serviço feito na época e fotos do antes e depois....mas os preços não são parâmetro para hoje.....eram bem diferente.
A nota está algo em torno de 3500 pilas.... (a base de troca) ela não foi batida.. somente remodelada.

Hoje não sei o preço.

Abç

Pra remodelar hoje em dia:
Capo: 600
Parachoque: 600
Grade: 200
Faróis: par 500
Paralamas 700

Total: 2500

Lembrando que sobra as peças do modelo antigo, que podem ser vendidas pelo mesmo preço...

Ramon Pires
21/08/2013, 20:06

.

Helice 8 Pas...

F1000 MWM Turbo Intercooler - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=0SqDdhvBAl8)

Daniel.Shimomoto
21/08/2013, 20:43

abç a todos.

Por incrivel que pareça a minha tem o ventilador fixo. E faz um barulhão de ventilador misturado com assobio alto de turbina...para ser honesto é até feio a meu Efão 4.10T acelerando. Parece aquelas F-4000 com motor EuroMecIII

Abs!!!

BrunoDallanora2013
21/08/2013, 23:29
lembrado para remodelar faltou uma peça ! a churrasqueira ou ( calha de chuva ) as das mais antigas é diferente tenho um amigo que remodelou e não estava achando esta peça !

BrunoDallanora2013
21/08/2013, 23:34
qual a cor que usou para pintar o parachoque é a original ? sera que ainda encontra a cor original para pintar ?

drosssor51
22/08/2013, 01:13
Helice 8 Pas...

F1000 MWM Turbo Intercooler - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=0SqDdhvBAl8)

Esse 229 ronca lindo demais........turbinado então..nem se fala....
Bonito ver a efe cotando estradão de terra.....

Ramon....não percebi diferença no barulho da hélice....(quando estava andando o barulho do vento que atrapalhou.)

Show de bola....sua efe.

qual a cor que usou para pintar o parachoque é a original ? sera que ainda encontra a cor original para pintar ?

Brunão....como eu tinha comentado....pequei a efe assim já....não sei código ou qualquer numeração da cor do parachoque..

Mas é imperceptível a diferença no "zoiometro". (parece o cinza original)

Sua verdona ficaria legal com os chosques cinza.....hein
Com essa roda de liga da efe quadrada ainda.....show....

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Jefferson....se fores remodelar..... ja aviso que o suporte do parachoque da 98 são bem diferentes e soldados ao chassis.... quanto os 93 são parafusados.....

Procurei muito o suporte.....e não achei....... Conclusão... tive que o fazer..... (qualquer usinagem faz....mas é chatinho)

ABÇ a todos

Axor2040
22/08/2013, 12:21
Helice 8 Pas...

Essa Hélice de 8 pás que vc ta usando é de qual modelo de veiculo, e quanto custou? A minha é apenas 4 pás (original) mas to querendo colocar por outra com mais pás!

Ramon Pires
22/08/2013, 18:43
Essa q eu usei deve ser do vw 8-150, pq ela tinha embreagem viscosa mas ta sem. Fizuma chpa pra ada´ptar. Mas use uma de doze pas. Fica igual uma turbina de aviao quando acelera.

Daniel.Shimomoto
22/08/2013, 20:11
Essa q eu usei deve ser do vw 8-150, pq ela tinha embreagem viscosa mas ta sem. Fizuma chpa pra ada´ptar. Mas use uma de doze pas. Fica igual uma turbina de aviao quando acelera.

Ai o motor não esquenta!!!!rsrsrs

Aliás, se tirar a termostática do MWM ele fica trabalhando a maior parte do tempo frio.

drosssor51
23/08/2013, 02:21
Ai o motor não esquenta!!!!rsrsrs

Aliás, se tirar a termostática do MWM ele fica trabalhando a maior parte do tempo frio.

Daniel....acredito que a termostática tem uma função valiosa no motor.....e não deve ser tirada...
O mau de se tirar a válvula é justamente o motor trabalhar muito frio...!

Já o ventilador asssssooooobiiiaarr.... como um boing 747.......aii sim....kkkk :concordo:

Meu pai tem um L200 sem embreagem viscosa no ventilador...a 3000rpm... o motor UUURRRRAAAAA..!

drosssor51
26/08/2013, 16:08
Essa Hélice de 8 pás que vc ta usando é de qual modelo de veiculo, e quanto custou? A minha é apenas 4 pás (original) mas to querendo colocar por outra com mais pás!

Axor.... O Jefferson ta usando a hélice do F4000.... acho que é plug n play..

Abç

Axor2040
26/08/2013, 16:57
Axor.... O Jefferson ta usando a hélice do F4000.... acho que é plug n play..

Abç

A minha pick-up não esquenta nada com 4 pás. Mas vou colocar outra hélice com no minimo 8 pás... anotei as sugestões de todos. :computador:

428130

bruntins
26/08/2013, 20:42
acho que como a f1000 nao é viscosa talvez atrapalhe em velocidade acima dos 120 pois faz um turbulhao de vento que atrapalha a passagem de ar pela hélice.mas só na pratica pra saber

Daniel.Shimomoto
26/08/2013, 21:10
Daniel....acredito que a termostática tem uma função valiosa no motor.....e não deve ser tirada...
O mau de se tirar a válvula é justamente o motor trabalhar muito frio...!

Já o ventilador asssssooooobiiiaarr.... como um boing 747.......aii sim....kkkk :concordo:

Meu pai tem um L200 sem embreagem viscosa no ventilador...a 3000rpm... o motor UUURRRRAAAAA..!

E a Ranger então? Era legal deixar acoplar o viscoso e deixar o motor em marcha lenta. E acelerar ao lado de algum desavisado ou de uma rua com bastante gente....Em 3000 rpms parece uma turbina!

Daniel.Shimomoto
26/08/2013, 21:12

Acho que eu vou experimentar. Pelo fato do 4.10T ter ventilador fixo, ele demora demais para esquentar....anda anda e anda e o ponteiro mal se mexe...

ABs!!!!

drosssor51
27/08/2013, 00:52
Ventilador fixo ébom porque não tem "xabu"..... difícil quebrar.......
Já na L200..preferia a embreagem viscosa........se a 3000 rpm o barulho é alto..imagina a 4500 rpm....VIXXIIII...."baruio demais"

drosssor51
27/08/2013, 01:05
Para os fãs de MWM..........

um série 10 - 6 canecos

Motor Diesel MWM Serie 10 6 cil - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Tx_1WNYs2sI&feature=endscreen)

Série 10 - 4 bocas...

Motor Diesel MWM Serie 10 4 cil 2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=FguRzLy9Xhs)

229 - 4

Turma Mecânico Diesel 2012 SENAI itauna MG Motor MWM 229 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=p3fWp_9-w3Q)

229 - 6

Motor MWM 6 cilindros Turbo Diesel (229) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=nwM7x86fnK8)

drosssor51
31/08/2013, 14:29
428881428882428883428884428885428886428887

Protetor de caçamba na F...

Rodrigo Baratti
31/08/2013, 20:25
Diego,
Te mandei uma MP.

Abs,

Daniel.Shimomoto
31/08/2013, 21:40
Galera, to precisando de uma orientação!

To com o painel do Efão com um pequeno curto e o manometro do turbo sem funcionar. Como desmonta o painel? Eu tiro a capa superior (onde tem a capa que cobra os instrumentos) mas ai não consigo tirar. Fica preso na parte de baixo que eu não consigo soltar. Tem algum macete especial?

ABs!!!

robson010203
31/08/2013, 22:06
tem que tirar as molduras onde ficam os botoes do farol e do pisca alerta, solte primeiro a do lado esquerdo, ela é só encaixada, tirando a tampa inferior (abaixo da coluna de direçao, ela tem quatro botões) fica mais fácil, tirando a moldura da esquerda você terá acesso a um parafuso que prende a do lado direto, tirando ela, terá aceso a dois parafusos que prendem a moldura do painel, depois disso é só soltar os parafusos do painel.
ps.: faça esse processo com cuidado pois os plásticos da efe são ressecados e propícios a quebras.

Edintruder
31/08/2013, 23:32
As molduras da Femil são presas com superbonder...

Daniel.Shimomoto
01/09/2013, 01:16
tem que tirar as molduras onde ficam os botoes do farol e do pisca alerta, solte primeiro a do lado esquerdo, ela é só encaixada, tirando a tampa inferior (abaixo da coluna de direçao, ela tem quatro botões) fica mais fácil, tirando a moldura da esquerda você terá acesso a um parafuso que prende a do lado direto, tirando ela, terá aceso a dois parafusos que prendem a moldura do painel, depois disso é só soltar os parafusos do painel.
ps.: faça esse processo com cuidado pois os plásticos da efe são ressecados e propícios a quebras.

Valeu! Amanhã vou fucar!

Aliás a razão de eu querer fazer isso é porque só tem mão pesada para fazer esse serviço aqui onde moro.

Abs!!!

Rodrigo Baratti
01/09/2013, 07:48
Valeu! Amanhã vou fucar!

Aliás a razão de eu querer fazer isso é porque só tem mão pesada para fazer esse serviço aqui onde moro.

Abs!!!

Particularmente eu tb prefiro mexer eu mesmo nessas coisas.
Como ta tudo ressecado tem que ter cuidado e se por ventura quebrar algo eu já sei o que foi....fico P., mas sei o que consertar.

[]'s

robson010203
01/09/2013, 09:31
na minha f1000 nenhum mecânico põe a mão, até hoje tudo que foi feito nela, fiz com mãos próprias.

Edintruder
01/09/2013, 16:51
na minha f1000 nenhum mecânico põe a mão, até hoje tudo que foi feito nela, fiz com mãos próprias.

X2! Quer dizer, mandei regular os bicos injetores em 2010, mas fora isso, 100% MO própria. Eu pessoalmente não confio na MO profissional de atualmente. Prefiro deixar um amigo meu com pouca experiência mexer do que pagar para fazerem merda.

O pior é que até em Uno o pessoal consegue cagar! O único serviço que paguei para ser feito no ex Mille fire da patroa resultou em coletor quebrado por causa de um coxim da caixa mal fixado. O "merdânico profiçionau" deixou o coxim da caixa frouxo. O único parafuso que ele apertou acabou quebrando e os outros dois cairam. Com isso o motor torcia quando arrancava. Descobri porqu quebrou o coletor de escapamento e estava fazendo um barulhinho quando arrancava. Quando olhei a merda que ele fez, só pude dizer "bem feito pra mim por ter levado o carro para alguém mexer".
Nunca, sim, NUNCA peguei carro de oficina sem ter algo mal montado,como borrachinhas desencaixadas ou detalhes mal fixados, escapamento solto, fios aparecendo, etc. Por isso tratei de aprender a fazer.

Daniel.Shimomoto
01/09/2013, 18:52
Para os fãs de MWM..........

um série 10 - 6 canecos

Série 10 - 4 bocas...

229 - 4

229 - 6

Bacana os vídeos!

O ruido do MWM D-229/6 é o mais bonito de todos! Só quem já viu um Valmet 118 ou um 148 Turbo arrastando grade em alta rotação sabe do que falo!

O do 4.10T (apesar de eu ser um feliz proprietário do Efão 4.10T) é o mais feio de todos. Por sinal o barulho do meu Efão é idêntico ao desse video do 4.10T, uma mistura de ventilador brigando com o assobiado de turbina para ver quem grita mais.

Abraços

Abraços

robson010203
01/09/2013, 21:25
Bacana os vídeos!

O ruido do MWM D-229/6 é o mais bonito de todos! Só quem já viu um Valmet 118 ou um 148 Turbo arrastando grade em alta rotação sabe do que falo!

O do 4.10T (apesar de eu ser um feliz proprietário do Efão 4.10T) é o mais feio de todos. Por sinal o barulho do meu Efão é idêntico ao desse video do 4.10T, uma mistura de ventilador brigando com o assobiado de turbina para ver quem grita mais.

Abraços

Abraços
Já trabalhei com um 148, o "ronco" parece uma sinfonia.

drosssor51
02/09/2013, 15:02
Galera, to precisando de uma orientação!

To com o painel do Efão com um pequeno curto e o manometro do turbo sem funcionar. Como desmonta o painel? Eu tiro a capa superior (onde tem a capa que cobra os instrumentos) mas ai não consigo tirar. Fica preso na parte de baixo que eu não consigo soltar. Tem algum macete especial?

ABs!!!

Daniel...como o Robson já disse ..o segredo do painel é desmontar a coluna de direção antes de retirar as capas....existem alguns parafusos que só dá para ver depois de tirar as capas da coluna. depois vem a capa L.E.

Coloca umas fotos do serviço.....para contribuir com o pessaoal...

Abç

drosssor51
02/09/2013, 15:23
As molduras da Femil são presas com superbonder...

:putz:kkkk...Só o Edin mesmo....

bgtn
02/09/2013, 23:10
Já trabalhei com um 148, o "ronco" parece uma sinfonia.

Cara, você me fez lembrar que uma das coisas menos inteligentes que você poderia fazer era dar uma coisa com 12 marchas, seis cilindros e um tubo direto em cima da turbina, que por sinal "cantava" (ou "piava") que era uma beleza nas mão de um cara que mal sabia escrever o próprio nome....
Eu vi o tratorista de um amigo meu fazer isso num 138, saindo de 1ª baixa até 4ª alta, com as devidas arranhadas na passagem das caixa, inclusive a média. O imbecil tentava passar de caixa andando...

Daniel.Shimomoto
03/09/2013, 09:04
Daniel...como o Robson já disse ..o segredo do painel é desmontar a coluna de direção antes de retirar as capas....existem alguns parafusos que só dá para ver depois de tirar as capas da coluna. depois vem a capa L.E.

Coloca umas fotos do serviço.....para contribuir com o pessaoal...

Abç

Cara, não consegui tirar fotos porque fui desmontando e aprendendo....mas é facil mesmo

Roteiro

1-) Desmonta a coluna da direção. E retirar a capa de baixo da coluna da direção (importantissimo!)
2-) Tira o painel inferior do lado esquerdo, desencaixando com cuidado. Absoluto
3-) Depois, com uma chave phillips, retira o parafuso que prende a parte esquerda do painel inferior direito. E assim desencaixa a parte direita e remove o painel direito.
4-) Com o auxilio de uma chave de boca (acho que é 10 mm) você desmonta os parafusos sextavados que prendem a capa do painel SUPERIOR. Tem que ser uma chavinha pequena porque ela fica junta da coluna da direção
5-) Com a phillips, você retira os parafusos que prendem a parte de cima da capa do painel.
6-) Com o auxilio de uma chave TORK, começe removendo os parafusos que prendem o painel de instrumentos.

O painel de instrumentos não sai sem soltar a mangueira que vai para o manometro do turbo e o cabo do velocímetro (por baixo.

Eu desmontei tudo e levei o painel na oficina de paineis para ver um ruido no velocimetro e o mal funcionamento do manometro. Deve ficar pronto hoje. Ai depois eu monto.

Abraços

Cara, você me fez lembrar que uma das coisas menos inteligentes que você poderia fazer era dar uma coisa com 12 marchas, seis cilindros e um tubo direto em cima da turbina, que por sinal "cantava" (ou "piava") que era uma beleza nas mão de um cara que mal sabia escrever o próprio nome....
Eu vi o tratorista de um amigo meu fazer isso num 138, saindo de 1ª baixa até 4ª alta, com as devidas arranhadas na passagem das caixa, inclusive a média. O imbecil tentava passar de caixa andando...

Renato;

Um senhor amigo meu (faz uns 12 anos) tinha uma carta de crédito para comprar um 265. Comprou um Santana zero km e vendeu o carro antigo e comprou um 265....usado!

Abraços

bgtn
03/09/2013, 11:03
Renato;

Um senhor amigo meu (faz uns 12 anos) tinha uma carta de crédito para comprar um 265. Comprou um Santana zero km e vendeu o carro antigo e comprou um 265....usado!

Abraços

Shimomoto-san,

Esse pelo menos pegou um 265, usado, mas um 265.... Já vi ter crédito para um "traçado" e comprar um cbt velho (1105, nem para ser um 2105...)... Sei lá como o cara fez, mas tava andando de quantum, depois....
Abraço

drosssor51
04/09/2013, 01:12
Bacana os vídeos!

Abraços

Abraços

Entre os videos.....o 229-6...X10 - 6...tem um ronco espetacular...de 6 cil.

Mass..Daniel se o seu X10-4 esta rocando como o deste video....PARABÉNS...:palmas: Barulho fantástico....(minha opnião.)

Abç.

xxxtripod
04/09/2013, 09:56
Pessoal... mais algumas fotos desta empreitada das buchas de PU.
422996422997422998422999

Mais algumas informações ..... Fui eu mesmo quem fabricou as buchas de PU....gastei uns 70,00 merreis nos tarugos de PU.....
Antes de desmontar comprei as buchas (erradas) redondas da efe 4x4 (primeira foto)....só depois que desmontei que vi que estava errado:putz:...... Mas foi fácil de corrigir.

O fordão ficou uns 2 dias no cavalete....ocupando toda a garagem....kkkk

Os prisioneiros que vieram eram mais curtos do que deveriam..pois não passavam completamente a porca.. quando montados...achei os originais sem dificuldade.

Abço a todos...

Drossor, como anda as buchas, no quesito resistência? E a suspensão? Abraço

drosssor51
04/09/2013, 17:38
Opa Zeca.... Tudo bem...

as buchas estão como novas....já faz quase dois anos que as bichas estão no lugar... até agora sem problemas.
A suspe funciona macia.. e sem barulhos...
A dirigibilidade....não senti muita diferença....pra mim...normal também.

Acho que o Bruntins tá fazendo..ou analisando a possibilidade de fazer as buchas para efe dele.

vou bater umas fotos de 2 anos de uso...posto aqui depois... para comparar.
penso que vale apena.....demora bem mais para estragar....

Abç

Tio Eddie
05/09/2013, 08:42
Opa Zeca.... Tudo bem...
as buchas estão como novas....já faz quase dois anos que as bichas estão no lugar... até agora sem problemas.
A suspe funciona macia.. e sem barulhos...
A dirigibilidade....não senti muita diferença....pra mim...normal também.
Acho que o Bruntins tá fazendo..ou analisando a possibilidade de fazer as buchas para efe dele.
vou bater umas fotos de 2 anos de uso...posto aqui depois... para comparar.
penso que vale apena.....demora bem mais para estragar....
Abç

Você saberia dizer qual a especificação do PU utilizado?

[]s

BrunoDallanora2013
05/09/2013, 11:40
Drossor51 continuando a manutenção caseira na f1000 ontem troquei as canaletas dos vidros comprei uma que realmente é muito boa quase nada de diferente da original ja as pestanas tirei lavei e coloquei a original de volta , ai tem uma questão não sei se as que estavam é original, quem puder colocar fotos de como é a original ficarei grato !

para trocar não é difícil e o vidro ajuda a colocar no lugar so um pouco chato ! a minha tava fazendo barulhode vento forte na parte de tras das caneletas das portas , agora continua fazendo barulho entra vento por ali mas agora ficou bem menos barulhento ! acho que as canaletas são finas, tinha que ser mais grossa com mais daqueles pelos !

hoje chegou pelos correios um envelope do 4x4 brasil , abri e veio 2 adesivos to contente alguém mais ganhou ?

drosssor51
05/09/2013, 13:10
Você saberia dizer qual a especificação do PU utilizado?

[]s

Não tenho nenhuma especificação....mas foi tarugo de poliuretano vermelho..
Vou passar na loja onde comprei para ver o que eles me dizem.

Pelo meu intendimento há varias densidades e durezas diferentes para PU, pode ser PU com alta dureza, PU em espuma, e outros mais....... mas quando em tarugo ele é normalizado, mesma dureza, densidade e coloração.

Logo fotos de 2 anos de uso.

abç

bruntins
05/09/2013, 14:13
a primeira é autotravi paralela e a segunda é original ford

bruntins
05/09/2013, 14:14
ops au contrario.primeira ford e segunda autotravi.
a original a presilha é quase preta e a paralela é brilhosa

drosssor51
05/09/2013, 15:39
Drossor51 continuando a manutenção caseira na f1000 ontem troquei as canaletas dos vidros comprei uma que realmente é muito boa quase nada de diferente da original ja as pestanas tirei lavei e coloquei a original de volta , ai tem uma questão não sei se as que estavam é original, quem puder colocar fotos de como é a original ficarei grato !

para trocar não é difícil e o vidro ajuda a colocar no lugar so um pouco chato ! a minha tava fazendo barulhode vento forte na parte de tras das caneletas das portas , agora continua fazendo barulho entra vento por ali mas agora ficou bem menos barulhento ! acho que as canaletas são finas, tinha que ser mais grossa com mais daqueles pelos !

hoje chegou pelos correios um envelope do 4x4 brasil , abri e veio 2 adesivos to contente alguém mais ganhou ?

Bruno...posta umas fotos do serviço....via ficar mais ilustrado...kkk

Eu tenho duas pestanas paralelas em casa....resolvi nao montar pois as originais estavam boas....
vou colocar umas fotos delas....

drosssor51
05/09/2013, 23:59
Tio Eddie, Zeca, Bruntins...

Fotos das buchas de PU após dois anos da instalação... rodo em asfalto..e elas já rodaram +ou- 25mkm

429580
Buchas do Tirante.

429581429583
Buchas dos braços transversais

Dá para comparar com as buchas do início do tópico........
Está durando bem...vamos ver até quando.....

abç

Tio Eddie
06/09/2013, 00:46
Tio Eddie, Zeca, Bruntins...
Fotos das buchas de PU após dois anos da instalação... rodo em asfalto..e elas já rodaram +ou- 25mkm
429580
Buchas do Tirante.
429581429583
Buchas dos braços transversais
Dá para comparar com as buchas do início do tópico........
Está durando bem...vamos ver até quando.....
abç

Parece bom mesmo!
Sem folgas e desgastes aparentes?

[]s

drosssor51
06/09/2013, 14:10
Parece bom mesmo!
Sem folgas e desgastes aparentes?

[]s

As fotos não ficaram com um bom ângulo..... mas tenho impressão que os braços desceram pouca coisa...considero como normal..pois sofre esforço um apenas uma direção....não tem sinal de rachaduras...nem de desgaste..somente pequena deformação...

drosssor51
06/09/2013, 14:11
Vou melhorar as fotos.....

BrunoDallanora2013
06/09/2013, 20:59
vou ver se der posto umas fotos ! acho que na parte de traz não veda muito bem com a velocidade entra vento por ali o que faz fazer barulho ! podia ter feito um vídeo para mostrar um jeito fácil para trocas as canaletas !

drosssor51
10/09/2013, 00:41
Pessoas....

Esta semana que se inicia, tenho planos para trocar o repara da caixa de direção TRW....e revisar o chassis, pois escuto pequenos estalos durante algumas manobras.

Pelos relatos lidos aqui no fórum pretendo não solda-lo mas sim reforça-lo com chapa de aço e parafusos extras.

Além da travessa fechando as pontas do chassis parafusada..... meu chassis é virgem....não tem nenhuma solda....
Vou experimentar travar o chassis em casa, com chapas e parafusos.... gostaria muito da ajuda de vocês....que tem experiência com F1000.

No Chassis existe uma união entre LONGARINA (L.E) + TRAVESSA DO MOTOR + SUPORTE DA CAIXA DE DIREÇÃO.

Gostaria de ver uma foto de quem já fez o tal reforço ou solda... bem de pertinho........

E claro um breve relato......Quanto gastou..???....onde fez..???..quanto tempo faz????...quebrou novamente???

Desde já agradeço aos que contribuírem....

E também vou postando oque vou fazendo....

abç

drosssor51
10/09/2013, 11:20
430176430177
Ponto que deverá ser reforçado no chassis...
Se alguém puder contribuir com umas fotos deste ponto do chassis.. Agradeço muito.
430178
Início da fabricação das chapas de reforço.

TKS..

Rodrigo Baratti
10/09/2013, 13:58
Diego,

O reforço do suporte da cx não tem ainda na minha, mas a trava na frente tem...veio assim da CEMIG.
Particularmente eu gostei da solução que deram, não deve ser a mais barata, mas é eficiente.

Foi usada uma barra de aço com rosca nas 2 pontas, 4 porcas e 4 arruelas.
O chassi foi furado nas 2 longarinas....tudo muito simples.

Para vc que tem facilidade com ferramentaria será facil fazer.

430211 430212 430213 430214

[]'s

drosssor51
10/09/2013, 18:11
Rodrigo....

A minha esta estralando próximo a caixa de direção....eu tenho este travamento na ponta do chassis.... de uma forma diferente do seu.....mas trava bemm......
Quero (e vou....kkk) reforçar próximo a caixa de direção......a travessa do motor.......hoje fiz mais umas peças....logo mais posto fotos...

aproveitando....Os rebites da travessa do motor e suspensão esrtão em ordem??

Vlw..Rodrigo...

Rodrigo Baratti
10/09/2013, 23:13
aproveitando....Os rebites da travessa do motor e suspensão esrtão em ordem??

Sim, qdo tiramos o motor verificamos.
Acho que isso não deve dar problema não....são fortes paca.

drosssor51
11/09/2013, 00:40
Sim, qdo tiramos o motor verificamos.
Acho que isso não deve dar problema não....são fortes paca.

o meu já tinha um rebite estourado.....foi substituído por parafuso. Pretendo tirar o sextavado 8.8 de aço e colocar um Allen 12.9 no lugar...

Onde foi colocado aquela barra de travamento no chassis da sua efe...já tinha os furos...(originalmente)...
Gostei muito da solução....talvez eu copie..(hehe)....

abç

danielhubie
11/09/2013, 11:34
o meu já tinha um rebite estourado.....foi substituído por parafuso. Pretendo tirar o sextavado 8.8 de aço e colocar um Allen 12.9 no lugar...

Onde foi colocado aquela barra de travamento no chassis da sua efe...já tinha os furos...(originalmente)...
Gostei muito da solução....talvez eu copie..(hehe)....

abçNa minha vermelha está feito da mesma forma com a barra, diz o meca que aproveitou o furo no chassis.

drosssor51
11/09/2013, 12:50
Na minha vermelha está feito da mesma forma com a barra, diz o meca que aproveitou o furo no chassis.

Daniel...como estão os rebites da travessa do motor...atras da cx de direção???
A sua foi soldada?

vlw abç

Rodrigo Baratti
11/09/2013, 16:02
Na minha vermelha está feito da mesma forma com a barra, diz o meca que aproveitou o furo no chassis.

Ótimo saber, pois não sabia se já tinha o furo ou se foi furado para por a barra.

[]'s

Axor2040
12/09/2013, 20:23
Galera, troquei hoje a Hélice da F1000 original de 4 pás, por uma de 10 pás da f4000 mais nova:

Foto 430586

O furo central da Hélice antiga era + ou - 15mm, já a nova é de + ou - 25,5mm.

430587

coloquei uma bucha (anel) e ficou bom acho... :screwy:

430588

430589

Espero que a bucha não caia com o tempo...

Aceito Sugestões! :pipoca:

xxxtripod
12/09/2013, 21:15
Diego,

O reforço do suporte da cx não tem ainda na minha, mas a trava na frente tem...veio assim da CEMIG.
Particularmente eu gostei da solução que deram, não deve ser a mais barata, mas é eficiente.

Foi usada uma barra de aço com rosca nas 2 pontas, 4 porcas e 4 arruelas.
O chassi foi furado nas 2 longarinas....tudo muito simples.

Para vc que tem facilidade com ferramentaria será facil fazer.

430211 430212 430213 430214

[]'s

Isso ai devia vir de fábrica logo, porque o peso do X10 e a força da caixa de direção trabalha o chassi / \ --- \ / , a minha tem trincas já no suporte da caixa e na travessam coisa pouca mais vou resolver, a dono anterior porcão!!!

Abraços

xxxtripod
12/09/2013, 21:25
429580

Pelo que vi aqui este seu suporte do tirante teve um rebite substituído por um parafuso, os Da Mclaren ainda são originais, rebite, mais o dono anterior soldou os suportes no chassi, não sei o porque, e este do lado do passageiro trincou, soldei e trincou novamente, hoje fui num ferro velho e comprei este tirante, vou recortar e lixar, e fixar somente com parafusos, também arranjei os suportes do radiador, que da Mclaren um esta trincando e outro ja foi reparado, como que é as coisas não, vai entender, más como os planos futuros envolvem ou tipo de suspensão, e arrancarei estes suporte tirantes, então vou solucionando certinho, más logo sai os dois hehehe.

drosssor51
13/09/2013, 00:18
Galera, troquei hoje a Hélice da F1000 original de 4 pás, por uma de 10 pás da f4000 mais nova:

Foto 430586

430587

430588

430589

legal hein...Axor......

Conta como ficou o barulho......em rotações mais altas....
Belo trabalho.....

drosssor51
13/09/2013, 00:20
Pelo que vi aqui este seu suporte do tirante teve um rebite substituído por um parafuso, os Da Mclaren ainda são originais, rebite, mais o dono anterior soldou os suportes no chassi, não sei o porque, e este do lado do passageiro trincou, soldei e trincou novamente, hoje fui num ferro velho e comprei este tirante, vou recortar e lixar, e fixar somente com parafusos, também arranjei os suportes do radiador, que da Mclaren um esta trincando e outro ja foi reparado, como que é as coisas não, vai entender, más como os planos futuros envolvem ou tipo de suspensão, e arrancarei estes suporte tirantes, então vou solucionando certinho, más logo sai os dois hehehe.

Zeca....to terminando um reforço....BEMMMMM PARRUDOOOO.....nesta região.....logo mais comento sobre ele....talvez seja a solução para a Mclaren também....

Não usei nem um pingo de solda......e não achei trincas nesta região....

abç..

Edit.... To reforçando próximo a Cx de direção...não o suporte do tirante...
vlw.....

Desnickadu
13/09/2013, 11:07

Qual a função desse anel no centro?
Se os quatro parafusos são da mesma medida nas duas helices eles se encarregarão de centralizá-la, eliminando assim o motivo do anel no centro.
Se os parafusos não a centralizarem e vc precisar da bucha, depois de instalar pode retirar a bucha sem problemas.
Se quiser ser mais perfeccionista pode mandar o torneiro fazer uma bucha centralizadora que pegue nesses 4 parafusos também, aí ela já fica presa junto o tempo todo.

drosssor51
13/09/2013, 11:38
Se os quatro parafusos são da mesma medida nas duas helices eles se encarregarão de centralizá-la, eliminando assim o motivo do anel no centro.
Se os parafusos não a centralizarem e vc precisar da bucha, depois de instalar pode retirar a bucha sem problemas.
Se quiser ser mais perfeccionista pode mandar o torneiro fazer uma bucha centralizadora que pegue nesses 4 parafusos também, aí ela já fica presa junto o tempo todo.

X2......... usa a bucha para centralizar depois tira......ou faz uma bucha centralizadora permanente parafusada.....:concordo:

drosssor51
13/09/2013, 12:02
Bom dia a todos.......

Para tentar sanar aquele probleminha clássico em F-1000 93/98, onde a travessa do motor trinca logo atras da caixa de direção, causando estalos e torção do chassis além do esperado.

Por tantos relatos lidos sobre o assunto resolvi fazer uma preventiva na região.
Pretendo nesta semana que vem fazer o setor de direção....ai "jaque" vou mexer por ali....la vai o reforço...kkkk

Chapas de reforço de 1/4" ..... por cima da travessa completando-a.

2 Parafusos M12 allen 12.9 no lugar dos rebites com porcas torque.

4 Parafuso allen M10 12.9 na travessa do motor

430635430636

Fabricação das chapas de reforço......

430639430640430641430643

Aproveitando as furações da longarina e furando o suporte do motor.....chapas de reforço...

430637430638

Após ajustes.....pintura das chapas...... nem escorreu a tintas......kkkk

CONTINUA.......................................... .......................

drosssor51
13/09/2013, 12:13
430645430646

Parafusos, porcas, arruelas lisas e arruelas de pressão......

430652430654430655430653

Chapa pintada já na posição de trabalho.....(parafusos soltos ainda....)
Esté é o lado do motorista...longe da CX de direção....

CONTINUA...............................

drosssor51
13/09/2013, 12:25
430658430659430656430657

Chapa de reforço....lado do motorista próximo a cx de direção.......

430660

Os mecas de plantão...... da esquerda para direita
Doni, Fred e Diego

após reforço....percebi mudanças estruturais.....ta tudo mais firme (igual prego na areia...kkk).....acredito que reduzirá a torção e ruídos.....
Agora é ver se vai durar.....acredito que simm...

bomm... quaisquer duvidas..criticas sugestões.......manda bala..

Saudações Diego ...

Axor2040
13/09/2013, 14:13

Como já tinha a bucha, e ela ficou bem justa, deixei lá mesmo... pode ser que até caia com o tempo. Mais já tenho 100% de certeza que a hélice ficou centralizada!

:violao:

Desnickadu
14/09/2013, 01:01
Como já tinha a bucha, e ela ficou bem justa, deixei lá mesmo... pode ser que até caia com o tempo. Mais já tenho 100% de certeza que a hélice ficou centralizada!

:violao:

Então ta tudo certo hehehe
e o baruhlo, como ficou?

@Drossor
parece qu ficou legal esse reforço aí hein!
Porquitas torque com arruela de pressão.... tudo isso é medo de soltar?
Eu gostei mesmo é de ver vc ensinando o Fred a fazer manutenção na Fordona! :palmas:

drosssor51
14/09/2013, 09:52
Então ta tudo certo hehehe
e o baruhlo, como ficou?

@Drossor
parece qu ficou legal esse reforço aí hein!
Porquitas torque com arruela de pressão.... tudo isso é medo de soltar?
Eu gostei mesmo é de ver vc ensinando o Fred a fazer manutenção na Fordona! :palmas:

Simmmm.... não vai soltar nem que eu queira agora...kkk (Tão baratimm....que exagerei)
O Fred está em todas, com certeza.... sempre no meio da farra...

Edintruder
14/09/2013, 10:44
Eu fiz uma travessa de solda! kkk cada vez eu meto mais solda nisso aí!

drosssor51
14/09/2013, 14:38
OFF TOPIC....

bom........ hoje pela manhã conheci o Rodrigo Baratti, o Joaquim e claro a Branquinha com o coração da sucatona.
Tomamos um café e conversamos (adivinhem sobre o que).

Obrigado pela visita Rodrigo....grd abraço.

drosssor51
14/09/2013, 14:41
Eu fiz uma travessa de solda! kkk cada vez eu meto mais solda nisso aí!

Edin......os duendes me disser que você merece um MIG de natal.....(será que "guenta mais que a elétrica???)

abç

Antonio Quirino Filho
16/09/2013, 00:03
Amigos de f1000 as trincas na travessa e chassis das F ocorrem não devido ao peso do motor e sim devido a torção causada pelo esterçamento da cx. de direção até o batente forçando assim o chassis. Fato recorrente em veículos de chassis aberto inclusive nas D 20. Pode-se evitar esse problema tendo o cuidado de ñ esterçar o volante até o final. Abraços!

xxxtripod
16/09/2013, 09:49
Amigos de f1000 as trincas na travessa e chassis das F ocorrem não devido ao peso do motor e sim devido a torção causada pelo esterçamento da cx. de direção até o batente forçando assim o chassis. Fato recorrente em veículos de chassis aberto inclusive nas D 20. Pode-se evitar esse problema tendo o cuidado de ñ esterçar o volante até o final. Abraços!

Fato!!!

Sim, obrigado pelo comentário.

drosssor51
16/09/2013, 11:41

Antonio....concordo com você, mas penso que o peso do mwm x10 ou 229 influenciam também na torção e trincas do chassis aberto....

Prevenções e cuidados...

Não esterçar o volante até o final, evitar quando possível virar o volante (esterçar) com o carro parado e manter religiosamente a pressão correta dos pneus...

Vc tem D20 Antonio..?

ABÇ

xxxtripod
16/09/2013, 14:19
Estou enviando alguns Arquivos que tenho aqui, alguns interessantes, como os das Rodas Livres, e um Catálogo da Spicer.

drosssor51
16/09/2013, 15:16
Zeca.....muito legal os catálogos.....
Todos com certeza de grande valia.
Meu download está feito.

Abç.

drosssor51
18/09/2013, 00:21
Fim de semana....... bate e volta para Guarulhos...... cerca de 220km, ida e volta...

Sai sábado de casa as 22:40...com retorno à Sorocaba as 2:00...

Hodômetro parcial marcava 810Km.....
Minha efe fez média de 9.2Km/litro :bananadança:

220 km em estrada (110/120)
590 em cidade....

Resultado satisfatório......(só um breve relato sobre consumo.)

Abç..

bruntins
18/09/2013, 12:31
no dia que a negona fazer 8 ja estou feliz hahaha
Bom ontem terminei de montar a suspa da negona,só que esqueci da barra estabilizadora :putz::putz::putz:
hj se der tempo vou comprar sangrias novas pra pinça de freio e colocar óleo no diferencial dianteiro
logo logo posto fotos.
é muito complicado pra colocar a barra com a suspa montada?

drosssor51
18/09/2013, 14:00
no dia que a negona fazer 8 ja estou feliz hahaha
Bom ontem terminei de montar a suspa da negona,só que esqueci da barra estabilizadora :putz::putz::putz:
hj se der tempo vou comprar sangrias novas pra pinça de freio e colocar óleo no diferencial dianteiro
logo logo posto fotos.
é muito complicado pra colocar a barra com a suspa montada?

A barra estabilizadora foi a ultima coisa que montei..... requer um pouco de estratégia para chegar à posição, mas não precisa forçar nada.

Lembrando que a minha é 4x2, não sei se é diferente.
Fez as buchas de PU???

não se esquça das FOTOS...Bruno.

abç

bruntins
18/09/2013, 14:05
comprei original msm,pq fiz um pacote de peças
muda nada nao drosss,vou ver se coloco hj

drosssor51
18/09/2013, 16:43
Sem duvida....as originais são excelentes peças...
abç

drosssor51
19/09/2013, 16:13
Boa tarde.... pessoas.

Terça feira.....constatei a quebra da trava da coluna da direção :-(

Pessa bem chata de se encontrar. O Wdir ja trocau na efe dele e me passou o contato de onde ele conseguiu esta peça.
E para minha tristeza...lá não tem mais....:putz:

Partindo para caça.....mais uma vezz....kkk

(para quem não conhece a peça da uma olhada no tópico da "NOSSA EFE" pag. 106 ...)

Quem souber de algum autopeças...ou algum desmanche....por favor.....manda o nome para eu procurar...

Abraço a todos..

Waldir Carlos
19/09/2013, 20:35
Boa tarde.... pessoas.

Terça feira.....constatei a quebra da trava da coluna da direção :-(

Pessa bem chata de se encontrar. O Wdir ja trocau na efe dele e me passou o contato de onde ele conseguiu esta peça.
E para minha tristeza...lá não tem mais....:putz:

Partindo para caça.....mais uma vezz....kkk

(para quem não conhece a peça da uma olhada no tópico da "NOSSA EFE" pag. 106 ...)

Quem souber de algum autopeças...ou algum desmanche....por favor.....manda o nome para eu procurar...

Abraço a todos..

Diego, te respondi nova MP. [Dados pessoais de terceiros e tal]. Lembrei de um outro contato. Foi através dele que cheguei na NN Autopecas. Me parece que o rapaz foi vendedor de concessionarias Ford e tem bastante contato na área de pecas. Na epoca, ele tinha uma trava original, mas o preço era mai$ $algado. Tipo $ 800 milhao.

Se resolver ligar, fala em meu nome. Acredito que ele possa te ajudar.

Boa sorte!

Ramon Pires
19/09/2013, 21:32
Tem 2 Opções pra arruma essa peça:

1° Compra uma original, se acha vai paga um monte...

2° Compra uma do Gol, Saveiro ou Parati G1, G2 ou G3, mas tem que mudar a posição da chapinha de ferro que fixa na coluna de direção, por menos de 100 pila compra uma que ja tem chave pantografica...

Acho que a segunda opção é melhor...

drosssor51
19/09/2013, 23:05
Ramon ....obrigado pela dica...... a sua efe tem regulagem de altura de direção..????

Encontrei o fabricante DHB...no rio grande do sul..... tentei contato E-mail.... (aguardando)
Hoje procurando muito telefone e internet...fiz uma descoberta (kkk)
Esta peça "trava da coluna de direção" é a mesma dos Santanas e Versailles com direção escamoteáveis...:shock:

Mudo um pouco o foco da pesquisa..... e também mudo as fontes...

Procurando por esta peça esta semana em Sorocaba acabei achando uns presentinhos para o FORDÃO ...
Logo mais fotosss.....

abç..

Wdir e Ramon........ muito obrigado pela ajuda..:concordo:

OFF TOPIC - Assistindo AliceInChains agora no RockinRio (na TV é claro :D)

Ramon Pires
19/09/2013, 23:24
Ramon ....obrigado pela dica...... a sua efe tem regulagem de altura de direção..????

Encontrei o fabricante DHB...no rio grande do sul..... tentei contato E-mail.... (aguardando)
Hoje procurando muito telefone e internet...fiz uma descoberta (kkk)
Esta peça "trava da coluna de direção" é a mesma dos Santanas e Versailles com direção escamoteáveis...:shock:

Mudo um pouco o foco da pesquisa..... e também mudo as fontes...

Procurando por esta peça esta semana em Sorocaba acabei achando uns presentinhos para o FORDÃO ...
Logo mais fotosss.....

abç..

Wdir e Ramon........ muito obrigado pela ajuda..:concordo:

OFF TOPIC - Assistindo AliceInChains agora no RockinRio (na TV é claro :D)

Ah, acho q confundi, a peça que falei é a que fica o miolo da chave, no caso da tua que estragou é a trava da direção escamoteavel...

drosssor51
20/09/2013, 10:01
..Não Ramon..... é onde fica o miolo da chave sim..... e também trava a coluna de direção.

está descoberta da peça ser a mesma do santana facilitou muito a vida... Hoje pela manhã (à 30 min. atras) visitei umas três lojas de peças usadas..... e na terçeira......adivinhem:cool:

Trava comprada ..... perguntei o preço...e o cara pensou............pensou....... pensou........... e disse:
"faiz 30 merreis patrão!"......

Claro que chorei o desconto.....mas ele não veio....kkkkk

Part number : 325.905.857.2
DHB number : 1.736.004-3

O único problema é o simbolo da VW.... (não gosto ..vou tirar.)

Logo mais fotos.....

Abç

SFeitosa
20/09/2013, 18:39

Drosssor, posta fotos da peça e do serviço. Tô com o mesmo problema. Na montagem relata pro pessoal se foi necessário alguma modificação.

Abraço.

Waldir Carlos
20/09/2013, 19:22
PessoALL, na pagina 109 do topico da EFE, eu escrevi:

* O "nome da peça" é TRAVA da COLUNA de DIREÇÃO [AJUSTÁVEL].
* O fabricante é a empresa DHB, sediada em Porto Alegre-RS.
* O código Ford é BF5T-3L568/A/.
* O fornecedor, onde comprei a peça ORIGINAL é a NN Autopeças [Osasco-SP].
* Preço: R$ 600,00 [muita negociação].
* Observem a logomarca "AL" [Autolatina], gravada na peça.

https://lh6.googleusercontent.com/-kAZeIU5h6X4/UdAymzvyQMI/AAAAAAAAFuI/uM0nZ_GmUnY/s720/Ford_BF5T_3L568_A%2520%252854%2529.jpg

As fotos estão disponíveis aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/96682-chegando-mais-uma-f-1000-nossa-efe-1000-a-109.html

[]s

SFeitosa
20/09/2013, 19:44
Waldir valeu pelo complemento, mas a nova informação é que "é a mesma dos Santanas e Versailles com direção escamoteáveis". Caso isso se confirme, abrem as possibilidades de compra da peça até usada, com um custo mais aceitavel. De qualquer forma, os códigos que você informou vão contribuir para confirmar isso.

SFeitosa
20/09/2013, 19:53
Ôpa!! até agora, confirmado. Bate com o código da peça original passado pelo Waldir:

Anuncio no ML "Trava De Direção S/chaves S/comutador Santana 93 A 06 /
Quantum 93 A 02 - P/ Coluna Regulável N.orig.: 325.905.857.2"

A diferença é simbolo da VW

431760

Waldir Carlos
20/09/2013, 20:08
[Vou enfartar. Rs].

Confirmando-se que a spec do VW Santana e do Ford Versailles sao as mesmas das F-1000 [coluna de direção ajustável] e que os preços são bem abaixo dos raros exemplares originais Ford, abre-se um caminho importante para a família femilzeira. Hehehe.

[]s

BrunoDallanora2013
20/09/2013, 20:29
[Vou enfartar. Rs].

Confirmando-se que a spec do VW Santana e do Ford Versailles sao as mesmas das F-1000 [coluna de direção ajustável] e que os preços são bem abaixo dos raros exemplares originais Ford, abre-se um caminho importante para a família femilzeira. Hehehe.

[]s

Bem Waldir como ja coloquei algumas peças no meu tópico peças compativeis para f1000 de outros carros , bom estas peças existem graças a autolatina que era a Ford e Volks juntas . e quanto ao preço das peças varia muito ! por exemplo no caminhão o tirando a cabine o chassi do Cargo e do Volks são iguais e tem peças que são mais baratas na volks e outras são mais baratas na Ford sendo que é a mesma !

Não sei se da Chevrolet tambem não tenha algo ! não tive tempo mas agora tenho vou tentar melhorar meu tópico para ajudar na procura de peças

André Aporé
21/09/2013, 22:17
Eitá Tubarões, a Fordona aqui também deu uma zica esses dias nessa trava, só que foi confirmado que é o cilindro da ignição. tá travando que é uma blz.

falando em Fordona ela ganhou chuteiras novas.
BF. 245/75r16 R$ 750,00 cada com muito choro.
engraçado que os BF 265/75r16 tavam mais baratos.
e o desempenho de 5ª marcha deu difereça nas retomadas. antes 245/70r16 fate O, parecia ter mais arrancada.
ainda bem que não coloquei os 265.

André Aporé
22/09/2013, 11:04
431918
melhorou a aparencia

Daniel.Shimomoto
22/09/2013, 13:40
Ôpa!! até agora, confirmado. Bate com o código da peça original passado pelo Waldir:

Anuncio no ML "Trava De Direção S/chaves S/comutador Santana 93 A 06 /
Quantum 93 A 02 - P/ Coluna Regulável N.orig.: 325.905.857.2"

A diferença é simbolo da VW

Que interessante!

Isso contribui para aquilo que eu sempre pensei: Tem muita coisa do Santana!

A Chave de setas é do Santana, os botões do vidro elétrico e do espelho elétrico. O reostato do Painel é do Versailhes que é o mesmo do Del Rey.

Abs!!!