PDA

Ver Versão Completa : Manutenção caseira na F1000 - contribuam

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 [8]

drosssor51
22/09/2015, 23:23
kkkk....... sacanagem.... Já peguei a miúda.....

Aquela efe preta tá filé....Randal.

Randal
23/09/2015, 08:28
kkkk....... sacanagem.... Já peguei a miúda.....

Aquela efe preta tá filé....Randal.

Verdade . Ela está do meu gosto tb e deve "Andar Passado" , relação 4x2 e pneus 35 " aff...!!!

reinaldojdf
13/10/2015, 21:13
boa noite sou novo aqui e estou querendo trocar as buchas e os 4 pivo da minha f1000 94 94 alguma dica de marca para as buchas e pivo ?

Edintruder
13/10/2015, 22:40
Reinaldo. Bem vindo ao nosso fórum!
Pivôs se encontrares da TRW, e buchas da Axios. São peças um pouco mais caras mas são as mais duráveis. Essas buchas por exemplo, duram pelo menos 5x mais que qualquer outra. Já usei borrauto e outra genérica que não lembro. Ambas não duraram um ano... As axios que coloquei há 3 anos atrás estão excelentes ainda.
A tua F1000 é 4x2 ou 4x4? Se for 4x4 pede pelas buchas de balança da Ranger 98/...

reinaldojdf
19/10/2015, 21:03
boa noite obrigado pela dica encontrei um pequeno problema não sei se e normal das f1000 mas os parafusos da buchas eles ficarão com uma pequena folga e normal ? ai abortei a troca delas e so troquei os pivos vou ver se da para colocar fotos aqui e tira esta duvida

Edintruder
20/10/2015, 14:37
Reinaldo, não devem ter nenhuma folga. Se a folga for por desgaste dos parafusos, então tens que trocar os parafusos também.

reinaldojdf
20/10/2015, 19:56
boa noite edintruder desculpa pelas perguntas mas depois de passar por vários mecânicos e acompanhar o trabalho deles na f1000 percebi que mesmo cem ter experiencia faria o serviço com mais perfeição por isso resolvi eu mesmo fazer a manuteçao da minha f1000 mas tenho varias duvidas por exemplo tem uma folga na roda traseira que vai para fora e para dentro já comprei os rolamentos so que não sei por onde sacar eles vi videos que cortao o anel e o rolamento nao sei se e desta maneira a 2 meses atras tive que troca a caixa satélite ela quebrou toda mas não afetou o pião e nem a coroa a roda trazeira travo e quando ando cinto vibrar a alavanca de macha não sei oque pode ser eu mesmo fiz a troca andei uns 400 km com medo as buchas vou verificar os parafusos nem lembrei vou ficar mais atento a detalhes como estes obrigado ainda tenho duvidas qual o motor so sei que mwm 229 não sei qual a serie serie motor bomba injetora obrigado

Edintruder
21/10/2015, 09:38
Reinaldo, essa folga lateral do eixo traseiro é comum em todos os eixos traseiros. Vais colocar os rolamentos novos e eles também terão essa mesma folga. Cerca de 6 mm, mais ou menos
Primeiro precisas saber exatamente qual é o teu eixo traseiro. dana ou Braseixos.
Se for dana, basta remover os 4 parafusos que fixam a campana do freio traseiro no flange da manga de eixo traseiro e puxar pra fora que o conjunto, de flange de retentor, retentor, rolamento e semi eixo vem completo. Daí podes cortar com disco de corte o anel de pressão no semi-eixo que trava o rolamento. Coloca o rolamento novo, aquece bem o anel de trava novo e coloca no lugar ainda bem quente.

Se for o diferencial braseixos, tens que tirar a tampa do diferencial e no miolo do diferencial soltar as presilhas nas pontas internas dos semi-eixos. Daí basta puxar os semi-eixos que os rolamentos ficarão no lugar. Mas o rolamento não sai muito fácil não. Não lembro ao certo que tens que soltar o retentor ou não.

Os dois modelos de eixo tem a folga lateral, porém os danas batem mais pois usam rolamentos cônicos, o que geram esforço sempre para "fora".

Então, só troca eles se estiverem realmente ruins, pois dificilmente necessitarão de trocas. Para ver se tem algo errado, o ideal é trocar o óleo do diferencial e ver se tem metal em suspensão no óleo.

bbmoro
21/10/2015, 17:29
Edin,
Uma das manutenções preventivas que está pendente é a troca dos rolamentos do meu eixo Dana 46. Por terem a fama de "perder a roda", fora de bobagem kkkkk, gostaria de fazer essa manutenção. Você comenta de trocar apenas se estiverem realmente ruins.....mas como faz? apenas olha o óleo se tem limalhas ou existe alguma outra coisa para checar? No caso do Dana não seria aconselhável fazer essa troca periódica para evitar problemas graves?

Abraço!

reinaldojdf
21/10/2015, 18:49
boa tarde eu troquei o óleo pois a 3 meses tive problema com a caixa satélite eu mesmo troquei
parece que o carro esta andando mais firme na saída vou esgotar o óleo e dar uma verificada o eixo aqui e dana e não sei se e 44 ou 46 se ISO for medidas ? o óleo do diferencial que lubrifica os rolamentos ? eu já comprei retentor e os rolamentos do eixo e do diferencial e da caixa de cambio coxim da frente e trás do motor quero dar uma geral nela eu gosto de fazer a manuteçao dela nas horas de folga ela tbm tem uma folga na coluna da direção bom moral da estoria 5 anos 100 da problema ai e já viu

depois de 3 meses ainda não sei pq ela quebro a caixa satélite ela não deu nenhum barulho so deu uma travada na roda traseira e pronto o brigado pela dica do calor no anel e pela dica dos parafusos da bucha
edintruder já fis varias modificações que vi aqui ja coloquei uma cantoneira na longarina ficou muito bom .

Edintruder
22/10/2015, 15:53
Bruno, troca rolamentos traseiros se estiver roncando ou se tiver folga axial. É importante que rolamentos traseiros sejam os melhores que tiverem, pois se colocar rolamento ruim logo ele estragará. Na minha ex-ranger eu mexi em vão. Desde que estou com a minha F1000 ainda não mexi nisso.

Reinaldo, os rolamentos traseiros recebem óleo do diferencial, por isso é importante verificar o nível sempre que puder. Dana 44 e 46 são os modelos. O dana 46 na prática é um dana 44 reforçado para suportar maior torque,

bbmoro
23/10/2015, 05:12
Valeu Edin. Tem um vazamento na junta da bola do dif. Quando abrir pra tirar essse vazamento, faço essa verificação da folga.

Abraço!

reinaldojdf
23/10/2015, 14:14
boa tarde eu tenho que trocar os rolamentos dianteiro da f1000 94 eu encontrei da marca timken e boa ? aqui no estado pedirão 68,00 em cada 1 no mercadolivre ta 23,00 cada 1
para tirar o que esta no carro e muito complicado ? a graxa para rolamento tem marca ?

Edintruder
23/10/2015, 14:44
Tinkem, FAG ou NSK são os melhores, depois KOYO e SKF.

xxxtripod
18/11/2015, 23:03
tópico falecido, =/

Edintruder
19/11/2015, 12:38
Infelizmente esse é o efeito do Zapzap! Tirou os mileiros do fórum! Como as Efes não quebram, o pessoal não para em casa para olhar no PC, uma vez que estão sempre rodando por aí....

BrunoDallanora2013
19/11/2015, 14:05
516890516892516893516894516895516896516897

reforma dos motores dos viros

Rafaelopaleiro
25/11/2015, 12:41
Salve amigos Hoje foi dia de mexer no freio dianteiro da F os Reparos estão vazando demais e o freio ja estava indo embora.

Agora o Pino da Pinça esta tudo enferrujado, oque não sai sem a ajuda de uma marreta aos amigos que ja fizeram esta serviço da pra bater nesse pino pra tirar???

Tem muita ferrugem onde vai o pino sera que a lixa resolve o tem que mandar no torno limpar??

E a Graxa que tem que utilizar no pino ''graxa sintética de teflon''' ??? E preciso mesmo ??? sera que a Graxa branca de litio não server

tem mais alguma manha no Freio da F 1000???

vou tentar colocar umas fotos mais e de celular...

drosssor51
25/11/2015, 18:05
Os freios merecem uma atenção especial, não sei realmente o estado das pinças, mas vale apena fazer um investimento e não mexer mais por um bom tempo.

Poe uma fotos ai, que o pessoal que manja do assunto já se apresenta.

Bem vindo.

Rafaelopaleiro
07/12/2015, 22:52
Vdd Amigo e Dito e Feito pois foi montado na Pressa e nem foi usado a tal graxa da Nasa.
o freio ficou muito bom uns dias agora eles esta Encepando bem em cima como se não tivesse o Servo de Freio, mais quando pisa forte ele freia Ainda bem...

Aconteceu Isso pois eu tava no Sinal e com o Pé no Freio e senti que o Pedal começou a Baixar e Eu ja aproveitei e Pisei ate o talo pra ver se ia da problema no freio e de Fato ele foi ate quase a Lata Pra piorar como estava demorando a Voltar o Pedal e eu puxei com o Pé kkkkkk Ai ja Era;;;

Depois da Cagada de Puxar ficou uma M#rd@ o freio ficou Duro....

Não esta vazando Fluido na Pinça que foi trocado o Reparo

No meu ver pode ser Ar no Sistema mais não tenho certeza

Antes de Fazer a Troca dos Reparos o Cilindro mestre pois ficamos sem freio e o reservatório ficou sem fluido e com certeza foi pisado no cilindro sera que não se foi o Cilindro...

Vou botar umas Fotos...

Beinotti
08/12/2015, 12:43
Diego, desde AGO-2011, quando comprei a EFE, comecei a interessar-me e, aos poucos, fui me familiarizando com esse nicho de aplicação. Convenhamos, não é tarefa simples, identificar [Part Number], localizar revendedores de peças ORIGINAIS, para veículos com mais de uma década [alguns, chegando nos vinte anos] de fabricado.

Mas, ao longo desse tempo, fazendo uso de muita pesquisa, conversando muito com outros femilzeiros, alcancei um razoável conhecimento, no que tange à "localização" de componentes com a chancela Ford. Alguns, adquiridos.

Tenho utilizado essa tarefa como uma terapia e sinto uma enorme satisfação, quando é possível compartilhar informações e ajudar aos amigos. Nesse teu atual pleito, não é possível garantir a existência "real" - disponibilidade, em estoque -, mas acredito que a listagem abaixo sinaliza algumas possibilidades.

Inicialmente, a minha intenção foi enviar emails para a lista de possíveis fornecedores, mas diante de tão considerável número, acredito que seja mais adequado, o amigo fazê-lo. [Observar que, para respeitar as regras do fórum - não permite propaganda e marketing em área fora da área de Classificados -, retirei os nomes e os números dos telefones comerciais, do campo "Fornecedor"].

Para tal, basta você informar o teu email, para que eu te passe a lista completa, incluindo emails e telefones.

Importante: Não posso garantir que são fornecedores de Genuine Parts, razão pela qual recomendo que você busque meios [telefone, fotos, desenhos e outros recursos], para evitar possíveis compras de itens não originais.

[]s

Bom dia Foristas.
Finalmente adquiri uma F1000 98 Ligthning, na cor azul, que desejava desde qdo a vi pela primeira vez.
Ela está boa de lata e tecido pela ano, mas obviamente há algumas coisas a se fazer.
Já tenho algumas peças, mas procuro outras, em especial as estéticas (lanternas, piscas, faróis, tapeçaria, etc)
Se alguém puder me passar os contatos que possui, agradeço.
Abaixo seguem fotos do estado atual dela, semi lavada e sem qualquer peça trocada.
Tenho um check list básico do que tenho que fazer.
A última foto é ela embarcando pra casa nova....hehehe.
Assim que ela estiver lavada por completo, mandarei mais fotos.
Abraço a todos

Edintruder
09/12/2015, 08:24
Está muito bonita essa F1000, Beinotti! Esse motor é fantástico. Com toda certeza irás curtir muito essa F. Sempre tem detalhes, mas com calma tu ajustas sem gastar quase nada.

Rodrigo Baratti
09/12/2015, 23:10
Muito conservada a F, parabéns!

Será que o uso desse eixo nas F a gasolina está relacionado ao ABS?
A minha veio com Braseixos 405 :putz::cry:

Coophamat
09/12/2015, 23:17
Beinotti, você e de campo grande? Tenho quase certeza que vi essa f1000 hoje em frente a VW na Joaquim Murtinho hoje de manhã.

Beinotti
14/12/2015, 13:01
Beinotti, você e de campo grande? Tenho quase certeza que vi essa f1000 hoje em frente a VW na Joaquim Murtinho hoje de manhã.

Pois é, Coophamat, fiquei sabendo que ela estava desfilando por Campo Grande por esse dias. Está num amigo fazendo uns detalhes na funelaria. Falei pra ele: "viram a picape na Joaquim Murtinho esse dias. Daqui a pouco vc vai passar com ela na XV de Novembro a noite e vão achar que sou que to de papo com os travecos"....hahahaha.

Está muito bonita essa F1000, Beinotti! Esse motor é fantástico. Com toda certeza irás curtir muito essa F. Sempre tem detalhes, mas com calma tu ajustas sem gastar quase nada.

Edin, levei num mecânico para dar uma revisada. Olha a lista de peças que ele disse que tenho que trocar:
1 KIT DE EMBREAGEM 630220300
1 RETIFICA DE VOLANTE
1 RETENTOR DO VOLANTE
1 ROLAMENTO GUIA EIXO PILOTO
1 CORREIA ACESSORIOS
2 FLUIDO DOT.4 ATE006092
1 CILINDRO MESTRE FREIO C/ RESERV.
1 VALVULA EQUALIZADORA FREIO
2 JUNTA COLETOR ADMISSAO
1 KIT TBI
6 VELAS APR5FS
1 CABOS DE VELAS SC-F31 (JG)
2 MANGUEIRA FILTRO AR
1 FILTRO DE AR
1 FILTRO DE COMBUSTIVEL
4 OLEO CAMBIO
7 OLEO MOTOR ELAION 20W50
1 FILTRO DE OLEO
1 JUNTA TAMPA VALVULA
1 SILICONE ALTA TEMPERATURA
1 COROA & PINHAO DIFERENCIAL
1 ROLAMENTO GRANDE PINHAO
1 ROLAMENTO PEQUENO PINHAO
2 ROLAMENTO CAIXA SATELITE
1 RETENTOR DO PINHAO
2 OLEO DIFERENCIAL MULTIGEAR EP 85W140
3 ADITIVO P/ RADIADOR HITECH ORG PLUS VM
1 MANGUEIRA SUP RADIADOR
1 CAVALETE MANGUEIRA SUPERIOR
1 MANGUEIRA INF RADIADOR

Fora a troca dessas peças, ainda tem a mão de obra (exatos R$1.670). Ele quer um Natal bem gordo, as minhas custas ....hahaha
Abr.

Edintruder
14/12/2015, 19:26
O cara quer fazer uma picape nova???
Perguntas:
1 - A embreagem está patinando?
2 - Está ruim de freio?
3 - Tem barulho no diferencial?
4 - O motor está falhando ou está sem lenta?

Responde aí!

Beinotti
15/12/2015, 11:15
O cara quer fazer uma picape nova???
Perguntas:
1 - A embreagem está patinando?
2 - Está ruim de freio?
3 - Tem barulho no diferencial?
4 - O motor está falhando ou está sem lenta?

Responde aí!

Bom dia Edin.
Então, a embreagem está dura mesmo. Essa peça eu já havia imaginado que seria trocada.
O diferencial está com um som estranho, meio que roncando/assoviando, por isso que talvez algumas peças necessitarão ser trocadas.
O freio para mim está normal, o mesmo acontecendo com o motor. Não senti diferença na lenta, nem que está falhando.
Abr

Edintruder
16/12/2015, 10:11
Então procura uma segunda opinião.
Faz as coisas conforme a necessidade, pois dessa forma irás te apavorar com a picape. O que pode te deixar na mão primeiro? A embreagem ou diferencial?
Outra coisa, não sai comprando coroa e pinhão sem abrir para ver. pode ser apenas regulagem, pode ser apenas um rolamento ruim, pode ser apenas o parafuso do pinhão frouxo. Se o cara condenou coroa e pinhão sem nem ao menos conferir, fica longe dele pois é mais um trocador de peças...

JOELSTER DODGE
16/12/2015, 19:42
boa noite! aprendendo muito com esse tópico, , muito obrigado

Beinotti
17/12/2015, 10:31
Então procura uma segunda opinião.
Faz as coisas conforme a necessidade, pois dessa forma irás te apavorar com a picape. O que pode te deixar na mão primeiro? A embreagem ou diferencial?
Outra coisa, não sai comprando coroa e pinhão sem abrir para ver. pode ser apenas regulagem, pode ser apenas um rolamento ruim, pode ser apenas o parafuso do pinhão frouxo. Se o cara condenou coroa e pinhão sem nem ao menos conferir, fica longe dele pois é mais um trocador de peças...

Bom dia Edin.
Pois é, vou levar em outros mecânicos para uma 2ª e 3ª opinião. Depois volto a postar o diagnóstico destes para que possamos comparar.
Por hora ela está na funelaria. Estou refazendo a tapeçaria (fotos do estado geral de como estava por baixo do carpete), além de retoques na lata. Tinha mto detalhe para fazer, fora as acessórios (estribo, Santo Antônio, para-choque) para retirar.
Em breve volto com novidades.
Abraço.

drosssor51
17/12/2015, 19:29
Cara.... parabéns pela F1000, está muito bonita.
Esse orçamento que você listou é uma revisão completíssima, se fizer vais ter uma F1000 zerada, porém deves procurar outras opiniões, outros mecânicos, acredito que para fazer tudo isso, a diferença não será grande.
Por outro lado, se tens ferramentas e um pouco de conhecimento pode fazer em casa, uma grande vantagem da efe 1000 é a manutenção simples.

Parabéns pela compra.
Vou ter outra em breve... pode ter certeza.

EDIT
Aproveita e fecha os furos da caçamba.....
(as azuis são as mais bonitas....kkkk)

Edintruder
17/12/2015, 21:27
Na minha tirei as alças de fora da caçamba e coloquei por dentro. Ficou muito bom.

Beinotti
05/01/2016, 17:52
Boa tarde Foristas.
Picape entregue, levei em outro mecânico para uma segunda opinião.
Em resumo: diferencial com meio litro de óleo, todo detonado e com dentes cortados. Tive que comprar td novo (estou no aguardo do recebimento das peças adquiridas). Aproveitei para trocar as correias, filtros, jogo de velas e cabos, jogo de amortecedores dianteiros, assim como revisar demais itens (isolar fios, amarrar alguns cabos, etc).
Verifiquei que muitas das peças apontadas pelo primeiro mecânico não necessitavam ser trocadas. Estão todas boas.
Agora é aguardar o resultado final.
Até breve

Edintruder
05/01/2016, 18:56
Boa notícia então. Pelo menos evitasses gastar em coisas desnecessárias.

Rafaelopaleiro
18/01/2016, 16:53
SAlve amigos tem como trocar apenas o elemento do bico injetor do Motor hsd 2.5 f-1000 me Pediram 830 reais cada bico completo.; mais parece que da pra trocar apenas esse elemento como e o procedimento alguem ja fez?

Edintruder
19/01/2016, 09:49
Rafael, os bicos do HSD tem 2 estágios, sendo assim troca só o bico completo mesmo. Mas esse de 830 está caro. O valor normal é de 250 a 300,00.

Beinotti
19/01/2016, 17:19
Cara.... parabéns pela F1000, está muito bonita.
Esse orçamento que você listou é uma revisão completíssima, se fizer vais ter uma F1000 zerada, porém deves procurar outras opiniões, outros mecânicos, acredito que para fazer tudo isso, a diferença não será grande.
Por outro lado, se tens ferramentas e um pouco de conhecimento pode fazer em casa, uma grande vantagem da efe 1000 é a manutenção simples.

Parabéns pela compra.
Vou ter outra em breve... pode ter certeza.

EDIT
Aproveita e fecha os furos da caçamba.....
(as azuis são as mais bonitas....kkkk)

Boa tarde Foristas.
Devagar vai saindo.
Seguem mais fotos que pedi pra baixarem.
Abr.

520612520613520614520616520617520618520619520620

Rafaelopaleiro
19/01/2016, 23:21
Rafael, os bicos do HSD tem 2 estágios, sendo assim troca só o bico completo mesmo. Mas esse de 830 está caro. O valor normal é de 250 a 300,00.

Obrigado amigo estava esperando uma reposta pois aqui na minha região sem chance de comprar os cara tem uma faca bem afiada.

Então fico assim o Bombista que tinha feito a bomba condenou os 4 bicos porem experimentou apenas 1.

ai nesse preço de 800 reias que ele passou mandamos deixar com os bicos velhos

levamos em outro bombista e ele tirou os bicos e segundo ele calibrou os 4.

agora a F Parou de soltar aquele fumaçere quando acelera, porem fico bem mais fraca.

Antes estava puxando bem mesmo rsrs quase um X10 uhshusuh

outro problema que o bombista não resolveu e quando vai desligar ela o motor não desliga assim imediado ele ficar quase que funcionando ele disse que e na parte eletrica. ai levo na auto eletrica e dizem que e na bomba dai fica complicado.

Detalhe o Proprio bombista ofereceu um motor MWM alegando que dai não se encomoda mais queria o nosso motor e mais um bom tanto de volta mais isso e o que não passa na cabeça do meu coroa.

Rafaelopaleiro
19/01/2016, 23:33
Boa tarde Foristas.
Devagar vai saindo.
Seguem mais fotos que pedi pra baixarem.
Abr.

520612520613520614520616520617520618520619520620

Parabéns amigo ta ficando Show a F a cor sem comentários e linda demais. continue atualizando.

Pagel
27/01/2016, 14:07
Obrigado amigo estava esperando uma reposta pois aqui na minha região sem chance de comprar os cara tem uma faca bem afiada.

Então fico assim o Bombista que tinha feito a bomba condenou os 4 bicos porem experimentou apenas 1.

agora a F Parou de soltar aquele fumaçere quando acelera, porem fico bem mais fraca.

outro problema que o bombista não resolveu e quando vai desligar ela o motor não desliga assim imediado ele ficar quase que funcionando ele disse que e na parte eletrica. ai levo na auto eletrica e dizem que e na bomba dai fica complicado.

Detalhe o Proprio bombista ofereceu um motor MWM alegando que dai não se encomoda mais queria o nosso motor e mais um bom tanto de volta mais isso e o que não passa na cabeça do meu coroa.
Nao faca isso, e melhor vender sua HSD e comprar uma outra f com mwm, mesmo que mais antiga, mas com certeza nao teras dor de cabeca. Trocar por um MWM, vais ter que fazer adaptacoes que vao muito alem de motor, e a estrutura e bem diferente, motor, caixa diferencial, enfim, vai ter que fazer uma mecanca nova em 50% do veiculo, coloque na ponta do lapis e veras, que vender a tua e comprar uma ja com Mwm fara toda a diferenca. Um ford abraco!

ricarvalhal
28/01/2016, 13:28
E ai Pagel, como tá a viatura ? Turbinou ? ta contente com ela ?

abraço

Beinotti
28/01/2016, 14:13
Parabéns amigo ta ficando Show a F a cor sem comentários e linda demais. continue atualizando.

Agradeço Rafaelopaleiro.
Envio as fotos do resultado final.
Agora é concluir os detalhes.
Até breve foristas.

Pagel
28/01/2016, 22:34
E ai Pagel, como tá a viatura ? Turbinou ? ta contente com ela ?

abraço
Esta excelente amigo! Passei por problemas financeiros ultimamente, e a cabeça nao ficou muito boa kkkkk coloquei a F1000 a venda, e pedindo 25 mil nela, o preco que eu paguei em janeiro de 2015, e... nao consegui vender! Gracas a Deus kkkkkk, imagina, bancos de SW4, ar condicionado, mecanica toda nova, tanque, bomba recem feita, freios completamente novos, so ficou as pinças velhas o resto tudo 0 km, caixa revisada, diferencial ok, tudo em perfeito estado, pneus novos, e nao apareceu 1 interessado, ficou na olx uns 3 meses, e so apareceu proposta indecente kkkk, a crise aqui no norte esta tipo venezuela, insustentavel mesmo, nao tem dinheiro pra nada por aqui, mas enfim me equilibrei, negociei minhas dividas, estiquei outras e assim, a F ficou, e depois de quase ter feito m... coloquei a cabeca em ordem e vi que faria o pior negocio da minha vida, ja investi mais de 15 pilas na caminhonete, e ia perder tudo. Mas apos 1 ano com ela posso dizer que estou muito satisfeito, o conforto, a robustez mecanica, a seguranca e confiabilidade da maquina sao incriveis. Com certeza, se as coisas continuarem assim vou ficar com a viatura por muitos anos. Nao turbinei, e nao pretendo por enquanto, tem lataria (pouca coisa), eletrica e tapecaria pra fazer, depois parto para os up's. Ford abraco a todos, e muito bom estar de volta!

Emerson Campagnolli
31/01/2016, 13:29
Como fizeste para tirar as buchas velhas?

smartfilm
09/03/2016, 21:43
Pessoal boa noite, alguém sabe a cor do para choque da F 93? É um cinza mas não sei qual...

smartfilm
09/03/2016, 22:59
524459 comecei a pintura aos poucos

Anderson agp
10/03/2016, 04:46

Para sua f1000 desligar na hora é só botar um diodo na lâmpada piloto do alternador e mais nada.

Edintruder
10/03/2016, 14:38
Smart, a cor não não é prata lunar? Ou é cinza escuro?

Anderson, explica melhor como funciona esse lance do diodo. Se colocar diodo o alternador não irá carregar, correto?

smartfilm
10/03/2016, 16:03
Edin quero pintar do cinza original o para choque ela é uma F 93 turbo de fábrica estou pintando ela e colocando as faixas mas não quero o para choque preto como está, quero o cinza original

Edintruder
11/03/2016, 16:36
Procura pelo cinza escuro da Ford 93. Veja se é o que procuras. Nos catálogos das lojas de tintas automotivas encontrarás em base PU.

smartfilm
11/03/2016, 19:17
524585 assim que vai ficar porém to524585pensando524585Nas Rodas grafite

Edintruder
11/03/2016, 23:41
Alguém sabe quem tem o santo antonio original da F1000 93/... pra rolo?

Randal
16/03/2016, 12:27
Alguém sabe quem tem o santo antonio original da F1000 93/... pra rolo?

Edin ... Eu tenho !!!

smartfilm
18/03/2016, 07:36
Pessoal?
Ontem fiz o freio da F, troquei o óleo e reguladores dos freios traseiros, embora prefiro regular manualmente mesmo, o freio melhorou muito mas.... TEM QUE DAR UMA BOMBADA P FREIO FICAR MAIS ALTO.
Alguém já resolveu isso??

Pagel
18/03/2016, 16:48
Pessoal?
Ontem fiz o freio da F, troquei o óleo e reguladores dos freios traseiros, embora prefiro regular manualmente mesmo, o freio melhorou muito mas.... TEM QUE DAR UMA BOMBADA P FREIO FICAR MAIS ALTO.
Alguém já resolveu isso??

Parece ar no sistema, já tive todos os problemas possíves de freio na F, e pedal fundo era flexível entupido, que não sangrava direito, e ficava com essa onda de ter que "testar" o freio primeiro, daí "melhorava".
Quase morri numa situação dessas, escapei raspando de acabar a F atrás de um ônibus.
Outra vez quando o pedal ficava duro, era o hidrovácuo, troquei também, e junto um reparo das pinças, resolveu enfim!
Freio em F-1000 é prioridade kkkk
Ford Abraço!

Alx Bandeira
18/03/2016, 20:31
Pessoal boa noite! tenho uma F1000 97 e preciso do desenho explodido da coluna de direção fixa, alguém tem ou sabe como posso conseguir?

Waldir Carlos
18/03/2016, 21:55
Pessoal boa noite! tenho uma F1000 97 e preciso do desenho explodido da coluna de direção fixa, alguém tem ou sabe como posso conseguir?

Tentando ajudar.

[]s

smartfilm
21/03/2016, 16:35
E a caixa de direção... tem uma pqleuqena folga, será que dá pra tirar pela regularem do setor?

smartfilm
21/03/2016, 16:36
E tem outra regularem parecida perto da regularem do setor um pouco mais p baixo.. pra que serve???

Edintruder
21/03/2016, 22:45
Frederico, me desculpe não ter respondido por qui antes, mas não tinha olhado o fórum nesses dias. Mas muito obrigado pela preocupação, consideração e pelo presente!

smartfilm
27/03/2016, 16:06
525668pessoal vou precisar muito da ajuda de vcs p achar as peças da F do meu pai, ele acabou de se envolver em um acidente

smartfilm
27/03/2016, 16:07
525669muito triste

smartfilm
27/03/2016, 16:09
525670525670

smartfilm
27/03/2016, 23:14
Ele é minha mãe estão bem graças a Deus, não se machucaram. Eu vinha logo atrás e ele olhou p mim com uma cara triste e disse"acabei com minha f1000", logo quando peguei ela p ele recebi muita ajuda de vcs pois não sabia fazer nada em caminhonetes e tirei muitas dúvidas.
De lá para cá foi só alegria com a F e comi ele usa p mexer com abelhas estava pintando ela aos poucos p ele não ficar a pé agora gostaria de pedir a ajuda de vcs p achar algumas peças pois moramos no ES e por aqui não se encontra nada p f100 a não ser diesel... dês de já agradeço a todos

Patryk Laube
28/03/2016, 12:14
Boa tarde turma. Vocês sabem me informar se tem algum grupo de whatsapp com o pessoal daqui do fórum? Se não, podíamos fazer um pra trocar idéias e mostrar as máquinas de cada um. Estou reformando a minha é preciso de muita ajuda. Obrigado... Ford abraço

Edintruder
28/03/2016, 16:24
Smart, recebi a tua MP antes de olhar aqui. Lamento muito pela F, mas fica calmo que tudo se ajusta.

A primeira coisa que precisas fazer é desmontar a lataria amassada e deixar somente cabine, chassis e motor. Para lamas, capô, parachoque e quadro dianteiro tira tudo fora. Essas peças, por serem montadas com chapas duplas dificilmente irás conseguir consertá-las, portanto, tira da F e procura no mercado de usados ou novos. Tem muita coisa nova.

Procura o contato da casa das picapes em Campo Grande/MS pois eles tem tudo isso pra vender lá. O frete por transportadora não deverá ser nada muito absurdo. Mas procura em MT, MS, GO e TO que são os estados que mais tem essas peças a venda. Um detalhe, uns anos atrás foi muito comum o pessoal tirar essa frente para colocar a moderna, então em desmanches nesses estados que citei sempre se encontra esse modelo de frente à venda.

smartfilm
28/03/2016, 23:07
525788525789

Edintruder
29/03/2016, 14:04
A aparência estava ruim, mas agora melhorou. Essa frente preta dá para ser reparada, o chassis está bom, então é paralama, capô , bigode, parachoque, farol, pisca e grade. A grosso modo só isso precisará ser trocado para deixá-la zero de novo. O pneu estourou ou só esvaziou?

smartfilm
29/03/2016, 20:56
A aparência estava ruim, mas agora melhorou. Essa frente preta dá para ser reparada, o chassis está bom, então é paralama, capô , bigode, parachoque, farol, pisca e grade. A grosso modo só isso precisará ser trocado para deixá-la zero de novo. O pneu estourou ou só esvaziou?

Estourou, pior q tava novo.
Radiador tbm vazou e reservatório de água tbm.
Mas acho q fica boa eapidinho, vou aproveitar e pintar ela toda e colocar as faixas... Agora uma dúvida o painel dianteiro é preto ou da cor do carro e a grade? Preta ou grafite, quero deixar o mais original possível. O parachoque pelo que pesquisei é um cinza escuro mas tô em dúvida se é mesmo

Edintruder
30/03/2016, 23:11
Na minha 96/97 branca, o painel interno era branco. Pintei de preto numa manutenção que eu havia feito uns anos antes de pintar ela toda de preto. Essa deve ter ocorrido o mesmo, pois a cor preta tu pintas tudo sem problemas, já o branco tem que desmontar ou empapelar muita coisa. Mangueiras e chassis pintados de branco não fica legal! kkk

smartfilm
11/04/2016, 05:46
Paralamas tá difícil Encontrar

smartfilm
11/06/2016, 11:06
530318530319

smartfilm
11/06/2016, 11:11
530320530320

sergio_ribeiraopires
17/09/2016, 21:35
pessoal, qual a melhor opcao parafusos ou solda, um mecanico aqui quer R$ 300,00 pra soldar e disse que com o tempo trinca
de novo, disse que o ideal é trocar a travessa é isso mesmo?

sergio_ribeiraopires
17/09/2016, 21:36
ichi desculpe estou aprendo e mexer aqui.... essa pergunta é para o topico onde a travessa do motor trinca ali proximo a caixa de direcao.

Ezequiel Neto
29/04/2017, 10:51
Amigos de f1000 as trincas na travessa e chassis das F ocorrem não devido ao peso do motor e sim devido a torção causada pelo esterçamento da cx. de direção até o batente forçando assim o chassis. Fato recorrente em veículos de chassis aberto inclusive nas D 20. Pode-se evitar esse problema tendo o cuidado de ñ esterçar o volante até o final. Abraços!

É isso aí Quirino. Quem sabe sabe... Tenho uma F-1000 4.9, 6cc, 1997 a gasolina e nunca tive esse problema com trincaduras na travessa ou no chassis. É que não uso minha Pick Up para subir morro...atravessar ricahos...fazer trilhas...

Ezequiel Neto
29/04/2017, 12:51
O tal "grinfo" seria a chave de "grifo"??

Ezequiel Neto
29/04/2017, 13:29
Galera, troquei hoje a Hélice da F1000 original de 4 pás, por uma de 10 pás da f4000 mais nova:

Foto 430586

O furo central da Hélice antiga era + ou - 15mm, já a nova é de + ou - 25,5mm.

430587

coloquei uma bucha (anel) e ficou bom acho... :screwy:

430588

430589

Espero que a bucha não caia com o tempo...

Aceito Sugestões! :pipoca:

E se numa estrada, viajando, essa bucha cair? Só Deus sabe, né?

Ezequiel Neto
29/04/2017, 15:34
Diego, desde AGO-2011, quando comprei a EFE, comecei a interessar-me e, aos poucos, fui me familiarizando com esse nicho de aplicação. Convenhamos, não é tarefa simples, identificar [Part Number], localizar revendedores de peças ORIGINAIS, para veículos com mais de uma década [alguns, chegando nos vinte anos] de fabricado.

Mas, ao longo desse tempo, fazendo uso de muita pesquisa, conversando muito com outros femilzeiros, alcancei um razoável conhecimento, no que tange à "localização" de componentes com a chancela Ford. Alguns, adquiridos.

Tenho utilizado essa tarefa como uma terapia e sinto uma enorme satisfação, quando é possível compartilhar informações e ajudar aos amigos. Nesse teu atual pleito, não é possível garantir a existência "real" - disponibilidade, em estoque -, mas acredito que a listagem abaixo sinaliza algumas possibilidades.

Inicialmente, a minha intenção foi enviar emails para a lista de possíveis fornecedores, mas diante de tão considerável número, acredito que seja mais adequado, o amigo fazê-lo. [Observar que, para respeitar as regras do fórum - não permite propaganda e marketing em área fora da área de Classificados -, retirei os nomes e os números dos telefones comerciais, do campo "Fornecedor"].

Para tal, basta você informar o teu email, para que eu te passe a lista completa, incluindo emails e telefones.

Importante: Não posso garantir que são fornecedores de Genuine Parts, razão pela qual recomendo que você busque meios [telefone, fotos, desenhos e outros recursos], para evitar possíveis compras de itens não originais.

[]s

Estimado Waldir, também quero a lista e se tiver algum custo é só me dizer. Meu e-mail é ezeneto2@hotmail.com Um abraço. Ezequiel Neto, desde Brasilia-DF

Ezequiel Neto
29/04/2017, 19:53
Galera, vamos formar uma rede de whatzapp para trocarnos idéias e informações sobre a F-1000? Tenho uma F-1000 4.9, 6cc, 1996/97 a gasolina. Desde logo anotem o meu 61 983061990-TIM. Ezequiel Neto, desde Brasilia-DF

Sasquatch
30/04/2017, 03:05
Ezequiel, participo de alguns grupos no WhatsApp referente a F1000, mais quase nada sobre as 4.9i, se quiser montar outro, estou dentro, principalmente para trocar experiências sobre as gasolinas.... 11 999942642

Edintruder
01/05/2017, 23:14
pessoal, qual a melhor opcao parafusos ou solda, um mecanico aqui quer R$ 300,00 pra soldar e disse que com o tempo trinca
de novo, disse que o ideal é trocar a travessa é isso mesmo?

Travessa do motor? Ela rinca pois o setor torce essa ponta do chassis e trabalha na travessa. Solda e faz um travamento entre as duas longarinas que não irá quebrar mais. Mas 300,00 para um cordão de no máximo 15cm de solda está caro demais. Esse mecânico é ladrão, isso sim! Foge desse aí!

Diego Leonardo
27/06/2017, 10:05
Edintruder preciso do seu contato! Por whatsapp por favor!! Tenho uma F1000 96-97 Gasolina e preciso trocar o motor por um diesel pois ela está consumindo demais. Por volta de 4 km/L com uso misto. Está me quebrando pois ando pelo menos 1000 km por mes! Me ajude a não ter que trocá-la!

Ezequiel Neto
02/07/2017, 09:49
Amigos alguém poderia me ajudar informando onde consigo as duas mangueiras do filtro de ar da F-1000 4.9, 1997, a gasolina?

Tancredo Moreira
04/07/2017, 09:58
Bom dia pessoal do Diesel!
Entao galera pretendo comprar uma Milona para o trabalho, irei mecher com pneus agricolas entao uma Milona vai me salvar. Apesar das carroceria pequena pretendo "arrastar" um reboque nas emergencias.
A questao e que o modelo que pretendo adquirir (pela faixa de preço 25-30R$) sao os modelos que vao dos anos 80 ate 92.
Peço ajuda aos estimados para que me orientem com relaçao a itens que devem ser observados ou avaliados na compra do usado, uma vez que as Milona bem conservadas estao se tornando RARIDADE.
1-Quais itens devo observar?

2-Qual motor devo dar mais atençao? o MWM 229 parece famoso, por que?

3- 4 ou 5 Machas? Qual a influencia da 5° marcha tanto em consumo ou distribuiçao de potencia?

4-Diferencial longo? Como o comprimento interfere no desempenho?

5-Turbo de fabrica, no caso de pegar uma sem o Turbo vale a pena instalar? Em media quanto custa, fica "original"?

6-Trincas? Li alguma coisa dos colegas falando sobre trincas na TRAVESSA DO MOTOR PROXIMO A CAIXA DE DIREÇAO, como observo isso a trica fica visivel e aparente? E um problema cronico das Milona ou quando acontece e excessao? Tem concerto?

7-Alguma versao ou ano em especial que devo olhar com carinho? Alem do estado de conservaçao claro.

Um tempo atras pilotei duas Milona, uma 89 e a outra 90 ambas 4 marchas a 89 era turbinada mas a 90 apesar de nao ser turbo andava bem mais tinha mais pique.
Sei que sao robustas e pau pra toda obra, por isso a decisao pelas Milona.

Agradeço se os colegas puderem me iluminar, forte abraço!

RICARDO GALISA
04/07/2017, 18:52
Fala Tancredo. Moço primeiramente a F1000 é uma boa escolha. Existem outras viaturas ( D20, , Bandeirante) boas também, mas além de ser uma máquina confiável tem preço bom em relação a D20 e Bandeirante. Tem colegas que curtem o motor Maxion 2.5 original turbinado nada contra se o histórico dele for de manutenção preventiva. Mas por que pegar um Maxion se você pode pegar um legítimo MWM ainda que seja aspirado e melhor ainda se for turbinado. Entre 25 e 30 mil na sua região deve ser difícil encontrar uma viatura turbo original em boas condições. Quanto ao cambio se você tiver uma pegada leve como eu sem problemas o 4 marchas até por que ele foi projetado por engenheiros. tem também o 5 marchas pequeno ( chamado aqui de bico fino em algumas regiões do Piauí e a famosa caixa grande ( primeira pra baixo) da minha burra preta 94 maçarico ( tenho 2 Efes, a primeira em eterna reforma de chassis e caçamba alongada 86 aspirada também). Depois tem uns caras aqui que manjam mais que eu depois te orientam melhor. É isso.

RICARDO GALISA
04/07/2017, 20:02
Eu trouxe a Burra Preta de Fortaleza pra Teresina (600 km) depois das 5 da tarde numa verdadeira aventura. A Efe exibia falta de documentação e boas condições de segurança da viatura (explico): Sempre li nos foruns sobre o Bla bla bla das F250 se poderia ou não usar carta B ou C. Algumas 250 por conta PBTC passam dos 3500 kg e empurram o condutor pra C. E nunca me atinei sobre as milonas super cab se eram B ou C. Nunca vi nada a respeito nos foruns. Até comprar a bichona em Fortaleza e descobrir na plaqueta o PBT dela( 3.542kg) Detalhe: Eu estava sozinho a 600 km de casa com carta amadora (B). Outro ingrediente pra receita ficar 10 foi o hidrovácuo estourado ( freio mecânico) duro que é uma beleza rsrs. Você pisa aqui e para alí. Os faróis baixos eram realmente pra baixo e a luz alta focada pro mato ( laterais). Capo amarrado com uma corda. Banco do motorista escorado com um caibro. Freio de estacionamento desativado.Direção puxando pro meio da pista. Em frente ao volante da Efe um sorridente motorista muito feliz com sua viatura. Nada daqueles probleminhas me influenciaram a desistir de levar pra casa aquele trofeu. Apesar dos pesares as luzes acendiam todas. freios , placas, luz alta e baixa piscas , alertas. Pneus traseiros que se passassem por uma bagana de cigarro estouravam feito balões e também não tinha macaco era só um mero detalhe. Viajei a noite toda sabendo que os federais dificilmente me abordaram a noite ( passei por exatos 9 postos da PRF e fui parado apenas no posto fiscal por conta da capota de fibra e fui em seguida liberado pelo PMs já no Piauí. Não digo que fiz a coisa certa mas se tem uma coisa que não me mete medo são estradas. Vim na maciota com 80 a 90 por hora ( velocímetro quebrado) . Parei em Tiangua CE pra comprar doce de jaca, doce de leite de caroço, um par de Mocó, queijo coalho e queijo manteiga, rapadura de mamão com coco, um boné de couro e chapéu de vaqueiro com estrelinhas do tipo Lampião. Jantei um caldo de carne com ovo acompanhado de pão massa grossa e coca cola e lá estava eu abastecido e refeito novamente pra minha missão. Uma verdadeira Epopéia minha viagem. Pra ser sincero adoro fazer isso. Ser desafiado por problemas e resolver de forma satisfatória. Garanto que faria tudo de novo. Antes de partir troquei os fluídos da viatura e completei caixa e diferencial. Só não entro numa aventura dessas se estiver com mulher ou filhos pequenos no mais tô dentro. Quando cheguei percebi a travessa que sustenta o terminal direção trincado vou soldar depois.

RICARDO GALISA
04/07/2017, 22:08
Consegui por as fotos aqui no PC ( uma luta rsrsrs ). Vou mostrar o estado dos pneus , a corda pra segurar o capo e o caibro pra regular o banco. Só faltou uma imbira ( tira de couro ou barbante trançado) pra servir de cinto de segurança rsrsrs. Segue:

549549549550549551549552549554549555549552549553

essa última foto trinca da travessa da caixa direção. outro belo detalhe é o pneu de socorro que acompanhava a milona: tinha mais arame que borracha hehehe.

Tancredo Moreira
05/07/2017, 08:23
Fala Tancredo. Moço primeiramente a F1000 é uma boa escolha...

Bom dia Ricardo!
Entao as F-1000 na minha opiniao sao praticamente "Lendarias Desbravadoras" eita.
Com relaçao ao preço na minha regiao, realmente meu orçamento ta curto, encontrei anuncios de Milonas dos anos 80 com preço que varia 35 ate 48 mil e muito caro, as que estao na faixa de 25-30mil estao na maioria dos casos judiadas so o cavaco e sao tambem na maioria dos anuncios, camionetes de empresa dai ja viu, peao nao tem pena de carro de firma.
A questao que as Milona estao entrando na categoria de RARIDADE e o preço ta la em cima, quero garimpar bem pois pretendo usar nao apenas para o trabalho mas para meu lazer, pescaria etc..., quero dar um sutil toque "RedNeck" e nao me desfazer mais. Gosto do modelo 4 farois.
De qualquer maneira valeu pelas dicas, abraço!

Alencar Luiz Machado
20/07/2017, 16:09
Boa tarde amigo... Esse é o mesmo radiador de ar quente para a F1000 94?

Desculpa postei errado

Alencar Luiz Machado
20/07/2017, 16:13
Mais um capítulo da novela...

Depois de uns cinco remendos, sai para reparo o radiador do ar quente da f1000.

Dessa vez espero que em definitivo

Peça antes do reparo na oficina de raiadores (em perfeito estado das colmeias e canaletas)
468703

O buraco que no início era um microfuro...
468704

468705

Depois de um serviço meio porco...
Espero que ao menos não veze fluido...
468700

Primero problema identificado: A peça agora é 1cm mais curta, sendo necessário um calce de espuma maior embaixo.
Segudo: o vão aberto nas colmeias na parte de cima, vou tambem colocar espuma ou manta de feutro pra o ar não passar alí.
Terceiro: Parece que passou um caminhão em cima das colmeias...
468701

468702

Boa tarde... desculpa acho que to perguntando em lugar errado... primeiro post meu... mas queria saber, esse radiador de ar quente é o mesmo da F1000 94? Obrigado

Alencar Luiz Machado
20/07/2017, 16:44
Boa tarde, ainda estou atrapalhado com as perguntas e respostas... Mas queria saber... esse radiador de ar quente é o mesmo da F1000 94?

Aragano
20/07/2017, 16:44
Eh isso aí Ricardo!

Viagem que não rende uma boa história não vale de nada kkkkk

Parabéns pela milona! Depois do trato ela vai ficar um avião

SFeitosa
20/07/2017, 21:10
Boa tarde, ainda estou atrapalhado com as perguntas e respostas... Mas queria saber... esse radiador de ar quente é o mesmo da F1000 94?

Alencar,

Desculpe a demora para responder. Estou meio ausente do forum.
Acredito que o radiador seja o mesmo, já que a caixa externa das 93/95 e 96/98 são parecidas. As com ar condicionado. Pois as que tem somente ar quente. O radiador de ar quente fica sob o painel do carro. E tem outro modelo diferente da citada na minha postagem.

SFeitosa
20/07/2017, 21:16
550190

Olha aí a caixa do ar quente e frio integrada. Nos modelos com 229 acredito que seja igual. Vou pesquisar imagens.

Essa aí é do saudoso HULK. Bela camionete.

SFeitosa
20/07/2017, 21:25
550199
Uma 98 com x10. Igual ao com maxion 2.5

550200
E a conclusão final. Uma 93/95 com a caixa de ar condicionado no cofre do motor. Nessa o ar quente fica sob o painel.
Ou seja, com modelo diferente dos postados acima.

Espero ter ajudado.

Rodrigo Baratti
22/07/2017, 12:52
Sobre a caixa de ar quente tenho a seguinte experiencia de qdo desmontei as minhas:

- 97 MWM X10 => ar quente no motor
- 97 4.9i => ar quente no painel

Provavelmente tenha um padrão da cx x motor, mas sinceramente acho que no fim da montagem, antes de sair de linha, usavam o que tinham no estoque, a exemplo das ultimas Ranger's que usaram algumas peças de versões anteriores.

F100 1975
12/06/2018, 23:34
Tem grupo do WhatsApp

sergio_ribeiraopires
14/08/2018, 14:47
ola pessoal

faz um tempao que nao posto nada rsrsrs

pois bem, minha f-1000 DESERTER XK 4X4 MWM 229 ANO 94, revisao geral (esta com vazamento de oleo pela tampa das valvulas e vazamento de agua pelo selo) trocando:

selos do cabecote, junta do cabecote junta tampa da valvula etc,troca do cavalede de agua, regulagem das valvulas, troca das correias, troca da junta do carter (esta com vazamento), limpeza geral... o mecanico esta me cobrando R$ 800,00 somente a mao de obra, com ela tem turbo (nao de fabrica) disse que tem que desmontar tudo para ter acesso melhor ao cabecote...

Pergunta... é isso mesmo o preco??

Loewen
01/11/2018, 23:09
Me puede decir as medidas das buchas do eixo?
Eu quiero ficar as buchas en meu f1000 98

Humberto Mozer
04/11/2018, 17:41
Colegas, conto com a experiência de vocês para sair de uma enrascada... Estou restaurando a F1000 do meu pai, ano 1987 com motor MWM 229 4C. O painel frontal (quadro do radiador) dessa F1000 possui muitos remendos e podres então resolvi substituir, e foi ai que sigiu a questão.
Adquiri pela internet um quadro novo, anunciado como original. Bom... realmente é novo, construído com chapas de boa espessura e muito bem acabado, porém possui algumas diferenças do quadro que estava instalado na F1000 do meu pai. O quadro novo NÃO possui o mesmo suporte para fixar no coxim, também tem uma travessa superior que o deixa 10 cm mais alto, o restante é idêntico ao que já tinha.
Com estas informações, alguém arrisca o motivo da diferença?
Existe dois modelos de quadro para F1000 até 1992?
Observei na internet outros anúncios com mesmo tipo de quadro, sem o suporte confiro para coxim, anunciado para F1000 até 1992.

Humberto Mozer
04/11/2018, 19:54
562414 562413 Inclui as fotos da peça nova e também da peça que estava instalada na F1000

ricarvalhal
04/11/2018, 23:57
Pelo preço de um painel deste 300-400 reais, seria melhor comprar um original pois teria suporte para o coxim, e não teria problemas com fixação e regulagem de faróis, grades, trava do capo. Alias, toda a frente é apoiada nos coxins dianteiros, e vc teria que soldar um suporte ou colocar calços.... acredito que não ficaria um serviço bonito. Alias, pode não dar alinhamento de lataria !!!

vc perguntou se teria diferença neste painel em função do ano, não tenho certeza, mas acredito que não, pois as F 72/92 tem o mesmo chassis, mesmo para-lama, mesmo capo, pode ter alguma diferença nos suportes de radiadores das álcool/diesel...

Colegas, conto com a experiência de vocês para sair de uma enrascada... Estou restaurando a F1000 do meu pai, ano 1987 com motor MWM 229 4C. O painel frontal (quadro do radiador) dessa F1000 possui muitos remendos e podres então resolvi substituir, e foi ai que sigiu a questão.
Adquiri pela internet um quadro novo, anunciado como original. Bom... realmente é novo, construído com chapas de boa espessura e muito bem acabado, porém possui algumas diferenças do quadro que estava instalado na F1000 do meu pai. O quadro novo NÃO possui o mesmo suporte para fixar no coxim, também tem uma travessa superior que o deixa 10 cm mais alto, o restante é idêntico ao que já tinha.
Com estas informações, alguém arrisca o motivo da diferença?
Existe dois modelos de quadro para F1000 até 1992?
Observei na internet outros anúncios com mesmo tipo de quadro, sem o suporte confiro para coxim, anunciado para F1000 até 1992.

Humberto Mozer
05/11/2018, 13:18
Ricarvalhal, obrigado pela contribuição.
Então, os painéis nesta faixa de preço (300 a 500 Reais) são de péssima qualidade... Vou adquiri algum usado, provavelmente em ferro velho, e então vou reformá-lo.
Gostaria de saber a verdadeira aplicação da peça que comprei para anunciar a venda... não vou anunciar incorretamente e prejudica outra pessoa como fizeram comigo.
Alguns estão dizendo que o painel pode ser do caminhão Ford ou de alguma série limitada de F1000.
Abraço.

Juniorbahiano
13/01/2019, 12:42
Retirando a chave de seta e o resto da peça de al.

432243432244432245432246

Montagem.....

432247432248432249432253

Finalizado...............

Qualquer duvida......estamos ai..........

Abraço.

Bom dia,

Estou numa missão e gostaria da ajuda de vcs.
Estou querendo colocar a capa da coluna de direção da f 1000 escamoteável, mas não estou encontrando ... observando esse fórum vi que a chave de seta e a coluna direção é a mesma do santana... alguém sabe dizer se a capa da coluna direção é a mesma do santana e qual o ano? Desde já agradeço pela força...

Juniorbahiano
13/01/2019, 13:10
Amigo, vc saberia dizer se a moldura da coluna de direção do santana também pega na f 1000 já que a chave de seta é igual... e qual o ano.... agradeço.

Juniorbahiano
13/01/2019, 13:15
Mais qual o modelo santana e ano?

paulinho bruno
17/01/2019, 12:47
boa tarde pessoal,

estou precisando dos botoes de acionamento da tracao 4x4 e reduzida da F1000 ano 1997.
alguem poderia me indicar onde comprar ou algum site que tenha essa peca.

obrigado pela ajuda.

Fabiano Miranda
18/01/2019, 12:43
Boa tarde estou com uma dúvida, algum poderia me ajudar, estou arrumando o painel da f1000 e como estava loco o relógio da temperatura, o rapaz quer trocar a cebolinha, ou sensor de temperatura, mas gostaria de saber se o sensor de temperatura da f1000 a gasolina, da certo na f1000 a diesel este mesmo sensor tem a mesma precisão?

ricarvalhal
18/01/2019, 19:03
Procure um catálogo da MTE e veja o modelo correto, se colocar errado não flda certo....

Walter da Camper
18/01/2019, 21:07
Lá para os lado do centro-oeste deve ter muitas dessas peças jogadas em gavetas dos donos de F1000.
Em 2015, quanto instalei a alavanca Easy-Traction no meu Troller, o dono da fábrica estava terminando de desenvolver um sistema mecânico para o engate da tração da F1000 e disse que tinha mais de 80 caminhonetes na fila esperado o produto.

boa tarde pessoal,

estou precisando dos botoes de acionamento da tracao 4x4 e reduzida da F1000 ano 1997.
alguem poderia me indicar onde comprar ou algum site que tenha essa peca.

obrigado pela ajuda.

Fabiano Miranda
03/02/2019, 13:44
Boa tarde amigos, estou querendo comprar um barra de led para por na F1000, para auxiliar na Luz alta, pois todos sabem que são uns farol de baixa visibilidade, muito ruim para viajar, teria como melhorar? Estou pensando em comprar barra de led 180w 60Leds Lentes 5d seria Boa compra? Desde ja agradeço a todos

Fabiano Canoas
13/02/2019, 18:42
Olá amigos, tenho uma F1000 4x4 com DANA 40, alguém sabe como tiro a tulipa do diferencial para trocar o retentor? Obrigado!

Rodrigo Baratti
15/02/2019, 19:25
Olá amigos, tenho uma F1000 4x4 com DANA 40, alguém sabe como tiro a tulipa do diferencial para trocar o retentor? Obrigado!

Dana 40??? Não existe esse diferencial e as F 4x4 são todas Braseixos.

O que entendi como tulipa são os semi eixos!?!
Para tirar os semi é preciso tirar a tampa do diferencial, retirar o eixo das planetarias e retirar a trava na ponta do semi, depois da planetaria.

[]'s

caio-mecer
19/02/2019, 08:27
Pessoal, estou restaurando uma F 1000 ano 1994 com motor 229 aspirado. O motor está com um vazamento de óleo no suspiro e vou trocar os kits. Queria saber se é possível colocar os kits do 229 TD no aspirado. Estou revisando primeiro a parte mecânica, hoje termina a suspensão dianteira e amanha o mecânico vai abrir o motor. Aí vou comprar os kits, então queria saber se é possível adaptar os kits da TD. Já cotei os dois a cada unidade do kit sai por 260 no aspirado e 350 no TD, mas pretendo turbinar e intercooler o carro no segundo semestre, quando folgar de grana um pouco mais, até porque vou gastar ainda com a revisão elétrica geral e na funilaria. Aproveitando, queria também tirar outra dúvida, qual o tamanho da bateria mais indicado para F 1000? Pergunto porque eu tenho uma bateria 0 km de 60A que havia comprado pro meu Renegade Diesel e o mecânico testou na F 1000 pra testar a partido e ela não conseguiu funcionar o motor, sendo que o motor de partido já foi revisado e está OK.

ricarvalhal
19/02/2019, 09:37
O pistão, biela, pino do pistão é diferente do 229 pro 229TD... procure o tópico do ZEV8, ele escreveu bastante sobre isso.

a bateria tem que ser de 75 Ah se não me engano.

caio-mecer
20/02/2019, 20:36
O pistão, biela, pino do pistão é diferente do 229 pro 229TD... procure o tópico do ZEV8, ele escreveu bastante sobre isso.

a bateria tem que ser de 75 Ah se não me engano.

Valeu amigo. Ainda quero tirar muitas dúvidas, pois esse é meu primeiro "carro velho" e um sonho de infância. Como falei estou reformando a F 1000 toda, devagarzinho, pra ir adequando ao meu orçamento, já que sou servidor público. Já terminei a suspensão dianteira, e hoje foi desmontado todo o motor. Na sexta vou levar o virabrequim e os 4 cabeçotes na retífica para dar uma revisada, comprar os kits, bomba de óleo nova, joga de bronzinas de biela e mancal, além das juntas dos cabeçotes e carter. Já cotei o preço das peças e falta apenas ver quanto vai sair na retífica, mas até me surpreendi um pouco com manutenção simples e "barata" do 229 em comparação com outros motores a diesel. Um amigo deu uma revisada geral num série B da máquina Case dele e saiu uma "facada" bem alta em comparação com o 229. Vou também revisar a bomba e bicos e queria aproveitar pra já dar um grau no radiador. Como ela originalmente era motor Falcon a gasolina e foi adaptado o 229, com caixa e diferencial, eu vejo que ela tem aquele radiador mais antigo, sem reservatório de expansão do líquido, de modo que coloca-se água direto no radiador. Ocorre que sei muito bem o que a água "in natura" faz com as camisas e as galerias internas, do motor, além do próprio radiador e mangueiras. Tudo enferrujado e com aquela crosta. Minha dúvida é se compensa passar a usar fluido de arrefecimento nesse radiador antigo, sem reservatório de expansão, ou se é melhor investir em um novo?

ptgsa
04/03/2019, 07:57
O tópico está muito adiantado, mas gostaria de responder sobre os faróis. Saem dois fios vermelhos do alternador. Eles vão para um chicote grosso na direita do carro. Quando chegam lá, um segue para a cabine e o outro vai se ligar a um outro fio vermelho (bateria) e a um outro, rajado de amarelo (amparímetro). Pronto: nesta emenda vc junta um fio 6mm2 e leva alimentação para um relé duplo. Daí vc alimenta os faróis.
A fiação original é fraca, parte de uns conectores que depois de velhos dão mal contato e roubam amperagem. Eu abandonei a fiação original e passei a ter um dia claro diante da F1000 pela primeira vez na vida!
Se já tem relé, esqueça o que te disserem e vá pegar a alimentação para ele no ponto em que eu te ensinei.
Quanto ao contagiros flutuando é sinal de problemas no alternador. Tem de ser revisado (de novo). Abraço.

casquinha
07/03/2019, 10:16
Fala Galera da F1000, to com uma duvida aqui sobre uma Supercab, não sei se é assim que chama aquelas estendidas msm, elas são 6 lugares? achei uma aqui pra vender mais se não for 6 lugares no doc, não me interessa, ai resolvi voltar aqui pra esclarecer.

ricarvalhal
07/03/2019, 21:24
Sim, as estendidas são 6 lugares, tem 6 cintos originais.

ricarvalhal
07/03/2019, 21:25
Aditivo sempre, independente do radiador. Ok !!
Valeu amigo. Ainda quero tirar muitas dúvidas, pois esse é meu primeiro "carro velho" e um sonho de infância. Como falei estou reformando a F 1000 toda, devagarzinho, pra ir adequando ao meu orçamento, já que sou servidor público. Já terminei a suspensão dianteira, e hoje foi desmontado todo o motor. Na sexta vou levar o virabrequim e os 4 cabeçotes na retífica para dar uma revisada, comprar os kits, bomba de óleo nova, joga de bronzinas de biela e mancal, além das juntas dos cabeçotes e carter. Já cotei o preço das peças e falta apenas ver quanto vai sair na retífica, mas até me surpreendi um pouco com manutenção simples e "barata" do 229 em comparação com outros motores a diesel. Um amigo deu uma revisada geral num série B da máquina Case dele e saiu uma "facada" bem alta em comparação com o 229. Vou também revisar a bomba e bicos e queria aproveitar pra já dar um grau no radiador. Como ela originalmente era motor Falcon a gasolina e foi adaptado o 229, com caixa e diferencial, eu vejo que ela tem aquele radiador mais antigo, sem reservatório de expansão do líquido, de modo que coloca-se água direto no radiador. Ocorre que sei muito bem o que a água "in natura" faz com as camisas e as galerias internas, do motor, além do próprio radiador e mangueiras. Tudo enferrujado e com aquela crosta. Minha dúvida é se compensa passar a usar fluido de arrefecimento nesse radiador antigo, sem reservatório de expansão, ou se é melhor investir em um novo?

caio-mecer
07/05/2019, 20:56
Pessoal, estou de volta na reforma da minha F 1000 1994. Já se vão quase uns R$ 8 mil kkkk. Queria tirar mais algumas dúvidas:

1) É possível adaptar a ventoinha do motor MWM Série 10 no motor 229 da minha? Ela ainda usa aquela ventoinha bem arcaica de apenas 4 palhetas que me dá impressão de ser bem ineficiente;

2) Em breve vou comprar o kit de turbina para meu motor que é maçarico. Minha intenção é comprar apenas o kit e pois queria uma turbina com válvula wastegate, tipo a do caminhão VW 8150. Alguém sabe se é possível adaptar normalmente valvulada no 229?

acmouraoceara
02/06/2019, 19:59
Boa noite!
Sou novo no fórum. Comprei uma f1000 cabine estendida 1994, só tem direção. Estou vendo algumas coisinhas que posso fazer em casa. A luz interna da cabine não acende. Coloquei uma nova e nada. Então fui para caixa de fusiveis, porém não sei identificar qual seria o fusível. Já tirei todos e olhei e não tem nenhum estragado. Percebi alguns lugares vagos de fusiveis. Coloquei um é fui testando, mas a luz não acendeu. Alguém tem alguma dica?
Agradeço desde já a atenção

João Leonel Poletto
22/09/2019, 22:17
Boa Noite, Tenho uma F1000 98 simples e gostaria de tirar uma duvida com vocês:
Quando tirei o cubo dos rolamentos percebi que o rolamento interno está rodando a sua base em cima do eixo e com folga. É normal este rolamento não ficar fixo no eixo?
Boa noite para vocês
Obrigado

aasantorum
20/04/2020, 15:25
Gostaria de saber sobre os faróis da F1000, a do meu pai é HSD 97 e os faróis não iluminam nada mesmo no farol alto.
Alguém sabe de marcas boas de faróis?
Agradeço
Minha f1000 também está com esse defeito queria saber se tem algo q possa modificar em casa mesmo ou vo terq trocar relé e as lâmpadas mesmo

Rodrigo Baratti
20/04/2020, 20:51
Na minha eu desmontei os faróis originais, poli a lente e pintei de cromado o refletor.
Depois fechei com cola epóxi....melhorou muito em relação ao que era e gastei só com spray e cola.

[]’s