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Ver Versão Completa : Adaptação Motor Diesel Grand Cherokee (WJ) 2000



cheroka
22/07/2013, 16:41
preciso de ajuda

não localizei tópico sobre as grand cherokee e a adaptação que pretendo.

vamos lá, possuo uma grand cherokee v8 4.7 quadra drive (aquela com bloqueio e caixa NV247) ano 2000 com 145.000 km mais ou menos, já enfiei uma puta grana para deixar o motor redondo, seja em manutenção preventiva ou corretiva...

faltou um detalhe, está baixando óleo, mas a danada não fuma, não bate pino, nada.

um mecânico, amigo, disse que para fazer a parte de cima - sem orçamento, ele não ab riu o motor para ver se é simples ou não, apenas respondeu uma dúvida - seria mais ou menos R$ 1.500,00/cilindro, conta rápida - R$1.500 * 8 = R$ 12.000,00, instalado, funcionando, bonitinho, com pistão, biela, camisa, etc.

não sei quanto custa ou qual motor colocar, mas, por exemplo, vi anúncio do motor do troller - 3.0 NGD COMPLETO pelos mesmos R$ 12.000.

o que é mais indicado? continua fuçando, abre o motor e descobre porque baixa óleo e conserta????

ou parte prum motor diesel novo, mantendo-se CT, tração e câmbio AT originais??

esta adaptação é viável? alguém conhece alguém que tenha capacidade pra fazer esta adaptação? to em SP, mas se precisar ir pra Londrina/PR ou BH/MG, por exemplo, posso ir sem problemas, mais longe do que isso já complica um tanto

não quero o motor diesel 3.1 que chegou a ser vendido nas WJ, pois já vi vários comentários ruins à respeito - desde fraco à manutenção mto elevada e mtos problemas

obrigado
abs

M-Beltrame
22/07/2013, 17:38
Putz, que merda em...
O problema da troca de motor é a burocracia, vc vai acabar gastando bem mais de 12 mil e vai ter uma adaptação (mas se essa for bem feita não tem problema). O NGD 3.0 tem 160 cv e 35 kgfm de torque aproximadamente você pode chipar ele assim conseguindo mais de 260 cv e 50 kgfm (isso investindo um pouco mais de mil reais).
O cambio auto seria um problema, não sei se é possível casar os 2...
No seu caso eu iria mandar abrir o motor, quem sabe não é tão grave!



Abraços

Rubens Linhalis
22/07/2013, 18:18
Putz, que merda em...
O problema da troca de motor é a burocracia, vc vai acabar gastando bem mais de 12 mil e vai ter uma adaptação (mas se essa for bem feita não tem problema). O NGD 3.0 tem 160 cv e 35 kgfm de torque aproximadamente você pode chipar ele assim conseguindo mais de 260 cv e 50 kgfm (isso investindo um pouco mais de mil reais).
O cambio auto seria um problema, não sei se é possível casar os 2...
No seu caso eu iria mandar abrir o motor, quem sabe não é tão grave!



Abraços

Acho que depende muito do seu relacionamento com o carro. Se estiver no fim.. ou ser so um "namoro".. abre o motor e acerta ele. Fica mais facil vender o carro. Se for casar com o carro..gostar de motor a deisel, e nao fazer questao de um V8.. eu trocaria o motor sim. Se o melhor é esse 3.0, nao sei. Mas tem muita opcao. O ideal, é vc achar um motor com cambio junto..

Da uma olhada nesses topicos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/55351-cherota-limited-c-meca-hilux-3-0-d-4d-auto.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/91708-adaptando-motor-toyota-da-hilux-3-0-2009-no-wrangler-tj-1998-a.html


abraços

cheroka
22/07/2013, 21:57
Acho que depende muito do seu relacionamento com o carro. Se estiver no fim.. ou ser so um "namoro".. abre o motor e acerta ele. Fica mais facil vender o carro. Se for casar com o carro..gostar de motor a deisel, e nao fazer questao de um V8.. eu trocaria o motor sim. Se o melhor é esse 3.0, nao sei. Mas tem muita opcao. O ideal, é vc achar um motor com cambio junto..

Da uma olhada nesses topicos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/55351-cherota-limited-c-meca-hilux-3-0-d-4d-auto.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/91708-adaptando-motor-toyota-da-hilux-3-0-2009-no-wrangler-tj-1998-a.html


abraços

bom, casado ja to....rsrsrs...o q ja gastei de manutencao, suspensao etc. ninguem vai pagar o preco q eu acho q vale
adaptar um modelo eh mero detalhe
valeu pelas dicas, vo da uma fucada nestes topicos
abs

cheroka
22/07/2013, 22:10
Putz, que merda em...
O problema da troca de motor é a burocracia, vc vai acabar gastando bem mais de 12 mil e vai ter uma adaptação (mas se essa for bem feita não tem problema). O NGD 3.0 tem 160 cv e 35 kgfm de torque aproximadamente você pode chipar ele assim conseguindo mais de 260 cv e 50 kgfm (isso investindo um pouco mais de mil reais).
O cambio auto seria um problema, não sei se é possível casar os 2...
No seu caso eu iria mandar abrir o motor, quem sabe não é tão grave!



Abraços

A parte da reprogramacao eh a mais facil rsrsrsrs
o lance do cambio eu pensei tb....mas nao quero largar o auto...so se fizer como nosso amigo, pegar power train completo
vamos ver...achio q vo u acabar abrindo pra ver o que acontece
abs

Rubens Linhalis
31/07/2013, 08:34
Olha essa:

4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - 4x4 (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/7621/3358-4x4/)

cheroka
31/07/2013, 12:25
Olha essa:

4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - 4x4 (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/7621/3358-4x4/)

o cara pegou o power trem inteiro...se bobear até o painel é da ranger...não quero fazer isso não

queria adaptar um motor diesel, mas tenho vários relatos que o câmbio original não aguenta, embora o torque original da minha seja de 40 kgfm.

to começando a desistir da ideia...

phmatheus
01/08/2013, 00:43
o cara pegou o power trem inteiro...se bobear até o painel é da ranger...não quero fazer isso não

queria adaptar um motor diesel, mas tenho vários relatos que o câmbio original não aguenta, embora o torque original da minha seja de 40 kgfm.

to começando a desistir da ideia...

Rapaz, faz isso não :-) adaptação é F0d@, tem que ter paciência, um excelente mecanico, um Super eletricista, e um ótimo torneiro, se não tiver os três nesses quesitos (excelente, super e ótimo) esquece, você só vai ter dor de cabeça, e pode multiplicar esses 12Mil por pelo menos 2, o cambio casa perfeito com qualquer motor e ele aguenta o tranco sem problemas (claro não vai chipar e chegar nos 50Kg de torque que não vai aguentar mesmo), A uns dois ou três anos atrás tinha o Afonso da TT4 em bauru, que fazia essa adaptação com um pé nas costas, mas acredito que ele fechou a oficina.

Pra vc ter uma idéia, eu comprei um WJ 2001 em um leilão com o Motor VM 3.1 Fudido, literalmente (faltava muitas peças) e importando as peças coisa facil de fazer, o motor + mo tá passando dos 19 paus, Sei que muita gente fala mal desse motor, mas sei que é um excelente motor apenas sofreu na mão de mecanicos despreparados e de donos que achavam que estavam guiando carros a gasolina (abusam da rotação e afundam o pé para andar a 200km/h, fora que achar que por ser diesel é indestrutivel, podendo negligenciar a manutenção mais básica como troca de óleo e filtros a cada 5Mil km, Colocam qualqer diesel cheio de agua ou solvente, ai não há motor que aguente)

Se você está acostumado com o V8 você vai sentir uma PUTA diferença ao dirigir um carro a Diesel, os motores a Diesel são mais lentos, demoram para embalar, mas tem força para puxar o mundo, devagar e sempre, devagar e sempre. Na oficina onde está minha WJ fazendo o motor eu contei nada mais nada menos que 8 Hilux 4 Ranger e 2 Frontier (uma era xterra) todas com o motor estourado pq o dono achava que tava dirigindo carro a gasolina e abusando na rotação. Isso o pessoal que tem essas pickups não fala.

Eu se fosse você mandava abrir o motor e trocar os aneis, em um caso mais extremo talvez, talvez vc tenha que trocar os pistões e brunir as camisas, veja aqui um jogo de pistões e aneis sai por 1400 ( Jogo De Pistões E Aneis Gran Cherokee / Dakota 5.2 V8 95/01 - R$ 1.380,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-499026914-jogo-de-pistoes-e-aneis-gran-cherokee-dakota-52-v8-9501-_JM) )

Você pode comprar as peças na goop eles são representantes e distribuidores oficiais da TAKAO aqui no brasil, e comprando lá vc tira todos os atravesadores do caminho, ( GOOP - Distribuidora Automotiva (http://www.goop.com.br/) ) a unica coisa é que vc precisa de um CNPJ para comprar pq eles não vendem direto para Pessoa Fisica.

Se o problema for somente baixar óleo, você pode rodar muito tempo ainda sem mexer, se quiser resolver abre que com certeza vc vai gastar muito menos que adaptar outro motor e ainda vai ficar com um belo v8 por muito tempo.

Boa sorte ai na decisão.

Cordialmente
Pedro H. Matheus

cheroka
01/08/2013, 09:44
Rapaz, faz isso não :-) adaptação é F0d@, tem que ter paciência, um excelente mecanico, um Super eletricista, e um ótimo torneiro, se não tiver os três nesses quesitos (excelente, super e ótimo) esquece, você só vai ter dor de cabeça, e pode multiplicar esses 12Mil por pelo menos 2, o cambio casa perfeito com qualquer motor e ele aguenta o tranco sem problemas (claro não vai chipar e chegar nos 50Kg de torque que não vai aguentar mesmo), A uns dois ou três anos atrás tinha o Afonso da TT4 em bauru, que fazia essa adaptação com um pé nas costas, mas acredito que ele fechou a oficina.

Pra vc ter uma idéia, eu comprei um WJ 2001 em um leilão com o Motor VM 3.1 Fudido, literalmente (faltava muitas peças) e importando as peças coisa facil de fazer, o motor + mo tá passando dos 19 paus, Sei que muita gente fala mal desse motor, mas sei que é um excelente motor apenas sofreu na mão de mecanicos despreparados e de donos que achavam que estavam guiando carros a gasolina (abusam da rotação e afundam o pé para andar a 200km/h, fora que achar que por ser diesel é indestrutivel, podendo negligenciar a manutenção mais básica como troca de óleo e filtros a cada 5Mil km, Colocam qualqer diesel cheio de agua ou solvente, ai não há motor que aguente)

Se você está acostumado com o V8 você vai sentir uma PUTA diferença ao dirigir um carro a Diesel, os motores a Diesel são mais lentos, demoram para embalar, mas tem força para puxar o mundo, devagar e sempre, devagar e sempre. Na oficina onde está minha WJ fazendo o motor eu contei nada mais nada menos que 8 Hilux 4 Ranger e 2 Frontier (uma era xterra) todas com o motor estourado pq o dono achava que tava dirigindo carro a gasolina e abusando na rotação. Isso o pessoal que tem essas pickups não fala.

Eu se fosse você mandava abrir o motor e trocar os aneis, em um caso mais extremo talvez, talvez vc tenha que trocar os pistões e brunir as camisas, veja aqui um jogo de pistões e aneis sai por 1400 ( Jogo De Pistões E Aneis Gran Cherokee / Dakota 5.2 V8 95/01 - R$ 1.380,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-499026914-jogo-de-pistoes-e-aneis-gran-cherokee-dakota-52-v8-9501-_JM) )

Você pode comprar as peças na goop eles são representantes e distribuidores oficiais da TAKAO aqui no brasil, e comprando lá vc tira todos os atravesadores do caminho, ( GOOP - Distribuidora Automotiva (http://www.goop.com.br/) ) a unica coisa é que vc precisa de um CNPJ para comprar pq eles não vendem direto para Pessoa Fisica.

Se o problema for somente baixar óleo, você pode rodar muito tempo ainda sem mexer, se quiser resolver abre que com certeza vc vai gastar muito menos que adaptar outro motor e ainda vai ficar com um belo v8 por muito tempo.

Boa sorte ai na decisão.

Cordialmente
Pedro H. Matheus

gostei do seu relato...eu to realmente começando a desistir da ideia de adaptar outro motor, tem sempre alguém que coloca mais um problema...hehhehehe

o orçamento que tenho para "fazer a parte de cima" fica na casa dos R$4.000. Pra fazer completo, se precisar, R$ 12.0000, mais ou menos.

Mas, tambem, ja tive relato de algumas pessoas sobre ser normal consumir óleo, seja pelo tamanho do motor, seja pela sua idade...e o ou os donos anteriores, sou o 3, eram meio porcoes e num cuidaram muito bem dela...ai sobrou pro tonto aqui hehehehe

Vou acabar abrindo o motor e ver que bicho da...ficar com o V8 mesmo...fazer o que, ne

obrigado pelo relato

abs

rfdex
01/08/2013, 10:16
gostei do seu relato...eu to realmente começando a desistir da ideia de adaptar outro motor, tem sempre alguém que coloca mais um problema...hehhehehe

o orçamento que tenho para "fazer a parte de cima" fica na casa dos R$4.000. Pra fazer completo, se precisar, R$ 12.0000, mais ou menos.

Mas, tambem, ja tive relato de algumas pessoas sobre ser normal consumir óleo, seja pelo tamanho do motor, seja pela sua idade...e o ou os donos anteriores, sou o 3, eram meio porcoes e num cuidaram muito bem dela...ai sobrou pro tonto aqui hehehehe

Vou acabar abrindo o motor e ver que bicho da...ficar com o V8 mesmo...fazer o que, ne

obrigado pelo relato

abs

Um amigo aqui da cidade possui um modelo idêntico ao seu. Viajando de férias ano passado, a viatura quebrou na serra entre o RJ e Petrópolis. Levou o carro pra cidade dos seus pais, no interior de MG, o mecânico abriu o motor e constatou que o motor tinha ido pro saco. Gastou 12 conto e veio para Brasília depois de uns 50 dias. No caminho apresentou problema. Foi para outra oficina, já aqui em Brasília. Gastou mais uns 25 mil reais. Agora está vendendo o carro por 24, funcionando muito bem e tal. Eu adaptaria um motor a gasolina mais econômico, gastaria metade de um diesel e ainda ficaria com um carrão na mão. Infelizmente não estamos na Venezuela para usar um motor V6 ou V8...

cheroka
02/08/2013, 16:26
Eu adaptaria um motor a gasolina mais econômico, gastaria metade de um diesel e ainda ficaria com um carrão na mão. Infelizmente não estamos na Venezuela para usar um motor V6 ou V8...

temos 2 pequenos problemas...o primeiro é que um motor 4 cilindros - já que vc excluiu V6 e V8 - é pequeno para o porte da VTR, logo, teria que gastar uma grana para turbo e o cassete, o que não se justifica e não é o caso.

o segundo problema é que, não sei se vc reparou na minha assinatura, mas a cherokee está com lift de 6,5" e pneus mud 35", o que significa que não existe a menor possibilidade de colocar um motor pequeno, pois não vai conseguir tocar a VTR no asfalto, imagine na trilha...

e olha que, mesmo com pneus 35", faço a média (imaginária, pois ainda não troquei relações ou reprogramei o velocímetro) de 6,5 km/l, andando normal...acelerando quando precisa, 120, 130 na estrada etc e o gostoso trânsito de SP.

abs

PS: na ponta do lápis, ela chega a fazer 5,9 km/l, todavia, preciso compensar a altura dos pneus, que aumentei cerca de 37% em relação aos originais, então, por cautela, numa conta de português, faço 20% em cima do km/l e tenho minha média imaginária.

dudarj
02/08/2013, 21:38
PS: na ponta do lápis, ela chega a fazer 5,9 km/l, todavia, preciso compensar a altura dos pneus, que aumentei cerca de 37% em relação aos originais, então, por cautela, numa conta de português, faço 20% em cima do km/l e tenho minha média imaginária.

A diferenca entre rotações por kilometro entre um pneu 29 e um pneu 35 é de aproximadamente 11,5%

Que parametros vc usou para o calculo de 37%?

Aqui tem uma calculadora bem legal para calcular as diferenças...

Tire Size Calculator - Compare Tire Sizes (http://www.tacomaworld.com/forum/tirecalc.php)

cheroka
02/08/2013, 23:05
A diferenca entre rotações por kilometro entre um pneu 29 e um pneu 35 é de aproximadamente 11,5%

Que parametros vc usou para o calculo de 37%?

Aqui tem uma calculadora bem legal para calcular as diferenças...

Tire Size Calculator - Compare Tire Sizes (http://www.tacomaworld.com/forum/tirecalc.php)

o parametro foi a conta do meu irmao que calculou o raio, a sei la o que e chegou nesta conclusao. Eu sou apenas um advogado. Entao na sua conta, poe o consumo de 5,9 x 11,5%.

Pra um V8 com relacao original e pneu 35, acho q ta bom, ne?

mas acho q vc errou a conta, pois o original da grand cherokee limited v8 é 245/70 r 16 e entao a conta na calculadora q bc indicou eh 17,3%.


Abs

dudarj
02/08/2013, 23:58
o parametro foi a conta do meu irmao que calculou o raio, a sei la o que e chegou nesta conclusao. Eu sou apenas um advogado. Entao na sua conta, poe o consumo de 5,9 x 11,5%.

Pra um V8 com relacao original e pneu 35, acho q ta bom, ne?

mas acho q vc errou a conta, pois o original da grand cherokee limited v8 é 245/70 r 16 e entao a conta na calculadora q bc indicou eh 17,3%.


Abs

Achei q o pneu dela fosse um 265/70r16....

O consumo está bom sim.

Eu tive uma WJ 4.7 ano 2000, toda original, que fazia media de 5,5km/l medido na bomba.

Zepi
04/08/2013, 14:35
Amigo, tem mais material aqui no fórum para pesquisar sobre isso!
Já falei pessoalmente com o Afonso sobre essa alteração! E ele disse que fica ótimo!
Eu mesmo tenho idéia de fazer essa mesma adaptação!
Nunca, mas nunca mesmo ficará como o original, pois o v8 é uma loucura!!!

Tinha idéias de usar o mwm sprint pela facilidade na manutenção e custo/benefício!
Outra idéia seria como o Hans e o giovanni fizeram, com o conjunto completo da hilux 3.0.
Acho mais fácil o mwm pois tem quase nada de eletrônicos..na verdade só elétrica e tbm porque possuo um guardado.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/36680-adaptacao-de-motor-diesel-2-8-em-cherokee-automatica.html?highlight=cherokee+sprint

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/27424-adaptacoes-de-motores-diesel-na-cherokee.html?highlight=cherokee+sprint

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/67944-troca-de-motor-da-dakota-por-mwm.html?highlight=cherokee+sprint

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/23766-cherokee-sport-com-motor-diesel.html?highlight=cherokee+sprint

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/22169-cherokee-sport-diesel-97-98-4x4.html


divirta_se!!!abs

cheroka
05/08/2013, 17:12
Amigo, tem mais material aqui no fórum para pesquisar sobre isso!
Já falei pessoalmente com o Afonso sobre essa alteração! E ele disse que fica ótimo!
Eu mesmo tenho idéia de fazer essa mesma adaptação!
Nunca, mas nunca mesmo ficará como o original, pois o v8 é uma loucura!!!

Tinha idéias de usar o mwm sprint pela facilidade na manutenção e custo/benefício!
Outra idéia seria como o Hans e o giovanni fizeram, com o conjunto completo da hilux 3.0.
Acho mais fácil o mwm pois tem quase nada de eletrônicos..na verdade só elétrica e tbm porque possuo um guardado.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/36680-adaptacao-de-motor-diesel-2-8-em-cherokee-automatica.html?highlight=cherokee+sprint

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/27424-adaptacoes-de-motores-diesel-na-cherokee.html?highlight=cherokee+sprint

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/67944-troca-de-motor-da-dakota-por-mwm.html?highlight=cherokee+sprint

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/23766-cherokee-sport-com-motor-diesel.html?highlight=cherokee+sprint

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/22169-cherokee-sport-diesel-97-98-4x4.html


divirta_se!!!abs

opa, valeu...obrigado
eu tinha visto pra cherokee sport, mas como são totalmente diferentes os veículos, deixei de lado...mas vou dar uma lida
abs

cheroka
05/08/2013, 17:13
Achei q o pneu dela fosse um 265/70r16....

O consumo está bom sim.

Eu tive uma WJ 4.7 ano 2000, toda original, que fazia media de 5,5km/l medido na bomba.

valeu...obrigado

vou passar a usar a "calculadora" que você indicou...bem útil

abs

cheroka
30/08/2013, 19:30
revivendo o tópico, para não abrir outro...

a adaptação a diesel está fora de cogitação, mto investimento e trabalho...não vale$ a pena

mas, e um 5.7 V8 HEMI, será que é mto difícil a adaptação? cabe no cofre? o câmbio aguenta? quais as adaptações necessárias??

ou é tão trabalho$o quanto adaptar um diesel?

phmatheus
30/08/2013, 19:39
Cheroka se esse motor for o proprio da cherokee não tem problema casa certinho, se não for vai ter problema com o cambio e a parte eletrica, ou seja mesmo trabalho da diesel.

A menos que você queira abrir mão do cambio e da transmissão ai a coisa fica mais simples e mais facil.

Grande abraço e boa sorte
Cordialmente
Pedro H. Matheus

cheroka
30/08/2013, 21:58
Este motor eh das grand cherokee limited 2006 (WK) em diante

jeep2000
01/09/2013, 00:09
Já colocaram num TJ:

Dual Purpose TJ Part VI - Payoff! | Xtreme 4X4 | PowerBlockTV.com - Video (http://www.powerblocktv.com/episodes/XT2008-21/dual-purpose-tj-part-vi-payoff)

cheroka
01/09/2013, 10:51
Já colocaram num TJ:

Dual Purpose TJ Part VI - Payoff! | Xtreme 4X4 | PowerBlockTV.com - Video (http://www.powerblocktv.com/episodes/XT2008-21/dual-purpose-tj-part-vi-payoff)

Vc ja tinha falado deste TJ mas eu ainda nao tinha visto...mto show
abs

Falcon-MG
11/09/2013, 16:55
Vc ja tinha falado deste TJ mas eu ainda nao tinha visto...mto show
abs

cheroka, se o motor não está fumando acho que está dentro do aceitável, quanto que baixa a cada 1mil km? já ouvi um mecânico especialista em motores dizer que alguns podem baixar de 500ml a 1 litro.
Na minha baixa um pouco, e eu estou sempre colocando o 5w30 sintético que é mais fino.
Tem um amigo aqui na cidade que adaptou um MWM em uma ZJ 5.2 1999 que estava zerada, ficou bom, mas é muita modificação para fazer, e adaptação dá muita dor de cabeça, ele já tentou vender mas não encontrou nenhum interessado.
Esse V8 é apaixonante, se realmente gosta do carro, eu no seu lugar curtiria tudo que melhorou nela e acompanharia de boa sem mexer em nada por enquanto pois acho difícil ela te deixar na mão já você que cuida bem, pra quebrar esse V8 tem que fazer merda não acha?.

cheroka
12/09/2013, 09:57
cheroka, se o motor não está fumando acho que está dentro do aceitável, quanto que baixa a cada 1mil km? já ouvi um mecânico especialista em motores dizer que alguns podem baixar de 500ml a 1 litro.
Na minha baixa um pouco, e eu estou sempre colocando o 5w30 sintético que é mais fino.
Tem um amigo aqui na cidade que adaptou um MWM em uma ZJ 5.2 1999 que estava zerada, ficou bom, mas é muita modificação para fazer, e adaptação dá muita dor de cabeça, ele já tentou vender mas não encontrou nenhum interessado.
Esse V8 é apaixonante, se realmente gosta do carro, eu no seu lugar curtiria tudo que melhorou nela e acompanharia de boa sem mexer em nada por enquanto pois acho difícil ela te deixar na mão já você que cuida bem, pra quebrar esse V8 tem que fazer merda não acha?.

a adaptação diesel eu desisti...não cheguei a procurar o motor 5.7 hemi para ver se era possível adaptar e quanto custaria, mas uns gringos falaram que não cabe no cofre do motor, dentre outros problemas, então, seria trabalhoso e de custo alto

mandei arrumar os sensores zuados e, mais pra frente, vou mandar fazer o motor...tá fumando sim, sai uma fumacinha branca na partida e ao acelerar, dá uma fumada

mas, desisti da ideia de adaptar...vou vender minha TR4, comprar um trem a diesel e deixar a cherokee pra trilha, 2º carro

abs

VGraf
12/09/2013, 10:05
cheroka, veja se nao sao os retentores de valvulas, nao é tao caro e demorado para trocar. A minha estava assim quando a peguei, e como estava sem a vareta do oleo, decidi mandar arrumar o quanto antes.

cheroka
12/09/2013, 23:03
cheroka, veja se nao sao os retentores de valvulas, nao é tao caro e demorado para trocar. A minha estava assim quando a peguei, e como estava sem a vareta do oleo, decidi mandar arrumar o quanto antes.

Sim to sabendo desta possibilidade mas é que o orçamento que eu tenho em SP pra fazer este serviço é no mesmo valor q um amigo mecânico está pedindo para retifica completa...então vo mandar abrir direto, gastar por gastar, já faz tudo o que precisa de uma vez

abs

phmatheus
12/09/2013, 23:20
Sim to sabendo desta possibilidade mas é que o orçamento que eu tenho em SP pra fazer este serviço é no mesmo valor q um amigo mecânico está pedindo para retifica completa...então vo mandar abrir direto, gastar por gastar, já faz tudo o que precisa de uma vez

abs

Cheroka, os caras estão pedindo o preço de uma retifica para trocar retentor de valvula ?

Pow é só tirar as tampas de valvulas comprimir as molas, tirar as travas, tirar a mola, remover o retentor antigo, instalar o novo, instalar a mola, a trava e colocar a tampa de valvula, 2 horas de serviço no maximo!!! :-O sinto que estão te robando cheroka!!

Agora se for arrancar os cabeçotes e mandar na retifica para fazer o assentamento de valvulas ai a coisa muda um pouco, mas mesmo assim é sacanagem..

Videozinho que mostra como trocar os retentores de valvula, um detalhe o cabeçote não precisa ser removido para a troca dos retentores.
How to replace valve seals on your engine - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=fhW9Q4DeVew)


Cordialmente
Pedro H. Matheus

cheroka
12/09/2013, 23:37
Aqui em SP o orcamento ja com pecas foi de 4,5k...este meu amigo me pediu 5k pra fazer retifica e td mais com pecas...por isso qdo abrir vo fazer completo, ja fica resolvido, zerado...

valeu pelo videozinho
abs

VGraf
13/09/2013, 08:26
Cheroka, qual o KM de sua barca??

cheroka
13/09/2013, 08:32
Ta com mais ou menos 150.000 mas o ex dono era porcao

VGraf
13/09/2013, 08:59
Passei por isso tbm, a minha agora ta com 168km e o antigo dono tambem nao tava nem ae, acho que nem trocava oleo. Só por Deus mesmo

Falcon-MG
13/09/2013, 11:14
phmatheus, excelente dica, valeu pelo vídeo.

phmatheus
13/09/2013, 17:09
Cheroka, estou abismado, os mecanicos estão pensando que dono de cherokee é milhonario, que tem dinheiro sobrando ou que tem pé de dinheiro em casa, só pode, gente que isso, se o cara cobrasse sei la uns 1000 tá caro mas ainda tá valendo, uma vez que ele pode dizer que é serviço especializado que precisa de ferramentas, que depois tem que regular os balancins, mas 4 pilas é um assalto.

Eu comprei os retentores de valvula para a minha que é diesel e paguei R$ 35,00 o jogo com 10 retentores (cinco de admissão e cinco de escape), para ter ideia eu paguei R$ 270,00 para a retifica fazer o assentamento das 10 valvulas nos cabeçotes (são cinco cabeçotes, um por cilindro duas valvulas por cabeçote) mais a instalação dos prisioneiros, retentores, molas, retifica dos balancins e montagem dos balancins.

Não gastei 500 pilas entre peças (retentores novos e valvulas novas) e M.O. da retifica, isso pq são 5 cabeçotes!!!

Caraca cheroka, to revoltado com esse mecanico.

Grande Abraço e boa sorte ai com a sua.

Cordialmente
Pedro H. Matheus

phmatheus
13/09/2013, 17:16
phmatheus, excelente dica, valeu pelo vídeo.

Opa Falcon, estamos ai para isso, a unica forma do conhecimento crescer é compartilhar, e compartilhando todos nós saimos ganhando!!

Grande Abraço
Pedro H. Matheus

cheroka
16/09/2013, 16:35
Cheroka, estou abismado, os mecanicos estão pensando que dono de cherokee é milhonario, que tem dinheiro sobrando ou que tem pé de dinheiro em casa, só pode, gente que isso, se o cara cobrasse sei la uns 1000 tá caro mas ainda tá valendo, uma vez que ele pode dizer que é serviço especializado que precisa de ferramentas, que depois tem que regular os balancins, mas 4 pilas é um assalto.

Eu comprei os retentores de valvula para a minha que é diesel e paguei R$ 35,00 o jogo com 10 retentores (cinco de admissão e cinco de escape), para ter ideia eu paguei R$ 270,00 para a retifica fazer o assentamento das 10 valvulas nos cabeçotes (são cinco cabeçotes, um por cilindro duas valvulas por cabeçote) mais a instalação dos prisioneiros, retentores, molas, retifica dos balancins e montagem dos balancins.

Não gastei 500 pilas entre peças (retentores novos e valvulas novas) e M.O. da retifica, isso pq são 5 cabeçotes!!!

Caraca cheroka, to revoltado com esse mecanico.

Grande Abraço e boa sorte ai com a sua.

Cordialmente
Pedro H. Matheus

teu mecanico é bom de gasolina tb??

troca uma ideia com ele, V8 fumando, pra fazer retifica completo, qto mais ou menos sairia...é um carro com 13 anos de idade (2000) e com 150 mil km, mais ou menos. Já gastei um bom dinheiro na manutenção já feita e mas ainda tem mais algumas coisinhas a fazer

o cara é de Jacareí mesmo? é pertinho de SP, com o carro rodando (em breve se Deus quiser) fica fácil ir até lá...perto de tudo...

abs

dorderf
16/09/2013, 18:09
Eu faria como fiz com minha Toyota. Comprava peças originais fora do Brasil, levava num mecânico fera + retífica com bons equipamentos e será motor pra vida toda.

Pra mim, 99% dos motores já fabricados são excepcionais, basta um dono que saiba suas necessidades, troque o que tem que trocar no tempo certo e etc.

No meu motor gastaei 5 mil (incluindo cabeçote) em peças e 2500 em mão de obra. E fim de papo!

phmatheus
16/09/2013, 18:57
teu mecanico é bom de gasolina tb??

troca uma ideia com ele, V8 fumando, pra fazer retifica completo, qto mais ou menos sairia...é um carro com 13 anos de idade (2000) e com 150 mil km, mais ou menos. Já gastei um bom dinheiro na manutenção já feita e mas ainda tem mais algumas coisinhas a fazer

o cara é de Jacareí mesmo? é pertinho de SP, com o carro rodando (em breve se Deus quiser) fica fácil ir até lá...perto de tudo...

abs

Sim, ele é daqui do lado de casa (1 quadra), Jacareí fica a +/- 80KM do centro de SP em direção ao Rio de Janeiro pela rodovia Pres. Dutra.

Mexe sim, na verdade ele é especializado em carro a gasolina, principalmente veiculos de competição, ele tá preparando um voyage que vai bater 1000CV o dono gastou 100K pilas no carro, vai entender..

A minha ele cobrou 4 Pilas de M.O. e já estou em mais de 14K de peças, para fazer o motor completo, parte de baixo, do meio e de cima, e mais o que for preciso para fazer o carro andar (lembrando que eu comprei em leilão então é caixinha de surpresa, do motor até agora só aproveitei o bloco, o virabrequim e o comando de valvula, o restante é tudo novo, camisas, pistões, bielas, mancais, cabeçotes, valvulas, tuchos, varetas, bombas de agua e oleo, etc.) Hoje passei lá e tinha uma BMW X5 com a junta do cabeçote queimada coisa linda o motor o cabeçote tinha acabado de voltar da retifica, adorei as valvulas opostas 4 valvulas por cilindro, muito show:euforico:

Vou trocar uma ideia com ele do que pode ser e quanto fica o reparo!! e depois passo aqui para dar a noticia, mas acredito que se tiver que fazer o motor completo, não vai ficar mais barato que o do seu amigo em 5K com peças.

Mas tenha certeza que trocar os retentores fica muito mas muito mais barato que os 4k que cobraram de vc!!

Cordialmente
Pedro H. Matheus

cheroka
16/09/2013, 21:37
Bom, pelos preços q vcs estão falando, o meu amigo de londrina ta cobrando o justo. Ele pediu 5k = peças mais MO. para fazer a parte de cima do motor, com retifica inclusa e varias peças vindas do exterior.

O cara de SP eh q ta esfolando...

valeu pelas dicas e sugestões

abs

phmatheus
16/09/2013, 23:16
Bom, pelos preços q vcs estão falando, o meu amigo de londrina ta cobrando o justo. Ele pediu 5k = peças mais MO. para fazer a parte de cima do motor, com retifica inclusa e varias peças vindas do exterior.

O cara de SP eh q ta esfolando...

valeu pelas dicas e sugestões

abs

Cheroka, ainda não falei com ele, mas surgiu uma dúvida talvez ajude a elucidar a questão do seu carro, Normalmente (não é sempre) quando os aneis estão cansados o motor começa a soprar, oque é isso, é quando começa a sair fumaça pela tampa onde se coloca óleo e pela vareta de óleo, se você tirar a tampa de onde abatece com óleo, vai sair uma fumaça branca, o mesmo ocorre quando vc tira a vareta de medição do óleo.

Videozinho para mostrar:

vapor pela vareta oleo motor 2.0dci 150 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=ZCvieJl1QGU)

outroMotor VM 3.1TD - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=bdVswIrU9EU)


Isso ocorre porque a pressão da camara de combustão passa pelos aneis e vai para o carter. Em condições normais o óleo aquecido libera um pouco de fumaça aumentando a pressão do carter, em condições normais a Valvula PVC ou PCV faz o alivio da pressão do carter e redireciona o fluxo desses gases para a queima junto com o ar da admissão, mas quando a pressão aumenta muito devido a folga nos aneis a valvula PVC ou PCV não dá conta e começa a vazar pela tampa de óleo e pela vareta.

Grande Abraço
Pedro H. Matheus

cheroka
16/09/2013, 23:37
Cheroka, ainda não falei com ele, mas surgiu uma dúvida talvez ajude a elucidar a questão do seu carro, Normalmente (não é sempre) quando os aneis estão cansados o motor começa a soprar, oque é isso, é quando começa a sair fumaça pela tampa onde se coloca óleo e pela vareta de óleo, se você tirar a tampa de onde abatece com óleo, vai sair uma fumaça branca, o mesmo ocorre quando vc tira a vareta de medição do óleo.

vou ver se eu acho um videozinho e coloco aqui pra vcs.

Grande Abraço
Pedro H. Matheus

Ainda nao fiz este teste...e agora vai demorar...mas bem lembrado

Depois posto aqui o resultado...daqui uns 15 dias apenas

Fabil
30/09/2013, 22:19
Em uberlândia tem uma gran cherokee com mwm 2.8 e câmbio auto original. Funciona tudo até o piloto automático....

cheroka
02/10/2013, 21:01
Em uberlândia tem uma gran cherokee com mwm 2.8 e câmbio auto original. Funciona tudo até o piloto automático....

excelente notícia.
mas é uma adaptação que pensarei mais para o futuro.

Falcon-MG
30/06/2014, 21:29
Acredito que baixar um pouco de óleo é normal, por segurança sempre confiro o nível e de uns meses pra cá tenho notado que está baixando além do que estava acostumado e também aumentou o consumo de combustível, não dá pra perceber nada quando está andando, mas quando paro em um sinal e depois arranca dá pra notar uma pequena fumaça branca no momento da aceleração e depois para.
Fiz várias pesquisas e em forum's americanos a primeira coisa que eles falam é para trocar é a válvula PCV (está previsto na manutenção do veículo) e verificar também a válvula EGR.
Alguns relatam que pode ocorrer problemas também para os motores que estavam usando óleo mineral e depois passam usar o sintético, devido o alto poder de limpeza e desobstrução.
Bom, vou pedir e depois trocar a válvula PCV e posto o que aconteceu.

cheroka
30/06/2014, 22:56
Acredito que baixar um pouco de óleo é normal, por segurança sempre confiro o nível e de uns meses pra cá tenho notado que está baixando além do que estava acostumado e também aumentou o consumo de combustível, não dá pra perceber nada quando está andando, mas quando paro em um sinal e depois arranca dá pra notar uma pequena fumaça branca no momento da aceleração e depois para.
Fiz várias pesquisas e em forum's americanos a primeira coisa que eles falam é para trocar é a válvula PCV (está previsto na manutenção do veículo) e verificar também a válvula EGR.
Alguns relatam que pode ocorrer problemas também para os motores que estavam usando óleo mineral e depois passam usar o sintético, devido o alto poder de limpeza e desobstrução.
Bom, vou pedir e depois trocar a válvula PCV e posto o que aconteceu.

Eu nunca chequei isso e nem sei se faria alguma diferença no meu caso...deu qualquer forma, o parachoque novo esta pronto e o carroçai pra outra oficina, vai voltar pro médico para mais um up...vou perguntar sobre as tais siglas PCV e EGR e ver se há a necessidade de trocá-la
valeu pela dica e posta sim o resultado...possivelmente vc terá a solução antes q a minha possa irmão médico heheh

Falcon-MG
01/07/2014, 13:01
Eu nunca chequei isso e nem sei se faria alguma diferença no meu caso...deu qualquer forma, o parachoque novo esta pronto e o carroçai pra outra oficina, vai voltar pro médico para mais um up...vou perguntar sobre as tais siglas PCV e EGR e ver se há a necessidade de trocá-la
valeu pela dica e posta sim o resultado...possivelmente vc terá a solução antes q a minha possa irmão médico heheh

É um item que consta na revisão periódica, fácil de substituir e não é caro.

Veja essas informações que fui coletando na internet:

A válvula PCV (Válvula de ventilação positiva do cárter) no motor do veículo controla a quantidade de pressão que se acumula no motor. Se a válvula não funciona corretamente, o motor começa a funcionar áspero ou apresentar mau funcionamento. Você pode facilmente substituir a válvula PCV no seu Jeep Grand Cherokee
Para verificar se a válvula PCV está funcionando, retire a tampa de enchimento de óleo e com o motor ligado, com muito cuidado colocar o dedo sobre a entrada da válvula dentro do enchimento de óleo. Você deve sentir uma sucção forte e agradável som de clique quando você remove o dedo (mesmo tendo sucção a válvula pode estar com defeito). Se a sucção é fraca, você pode pulverizar um pouco de produto de limpeza do carburador (com a varinha) diretamente para o lado de entrada da válvula para limpar o interior. (eu não faria isso pois vai para câmara de combustão e pode descer para os pistões e ir para o carter)

Muitas pessoas que tentam remover ou substituir esta válvula parecem quebrar as coisas no processo.
Válvula PCV ou válvula de vedação da haste também poderia ser o problema. Verifique o tubo de entrada de ar para o carburador após o tubo de entrada PCV.

Localização da PCV: http://www.wjjeeps.com/pcv_wj.jpg


Motor queimando óleo ou fumando, o que pode ser?
As Válvulas regulam a quantidade de combustível e a mistura de ar permitidos nos cilindros de combustão. Embora as válvulas têm guias ou mangas para manter os gases de combustão que passa através delas, os vedantes na parte superior das válvulas mantem o óleo na tampa da válvula para não ser sugado para dentro do motor. Selos, normalmente feitos de borracha de alta resistência, se ajustam ao longo do topo da haste da válvula dentro de uma pequena gola. Quando selos da válvula começar a usar ou não produzem alguns sintomas óbvios e únicas.

Motor Frio
Um dos sinais mais visíveis de vedações da haste da válvula gastas ou quebradas será apenas após a partida do motor frio. Se o veículo tem sentado por qualquer período de tempo ou até mesmo durante a noite, a parte superior da cabeça dentro da tampa da válvula será revestido com óleo residual que foi bombeada até mais cedo durante a corrida operação. A vedação da válvula de borracha também esfriou durante a não operação, o que faz com que ele se contrair e deixar um pequeno espaço. Quando o motor começa pela primeira vez, o óleo residual é sugado para baixo através do selo ruim e na câmara de combustão. Uma grande nuvem de fumaça azul-branco será visto saindo do escapamento, logo após a partida.

Ocioso e parado mas depois arranca
Selos da válvula de ruim vai mostrar-se durante a marcha lenta prolongada em sinais de parada ou parar luzes em condições cidade congestionada. Quando o veículo fica em marcha lenta por períodos prolongados, altos níveis de vácuo no coletor de admissão resultado porque a válvula do acelerador permanece fechado. O alto vácuo atrai óleo nas cabeças a se reunir em torno da válvula caules. Após a aceleração, o óleo é sugado passado o selo de erosão e para baixo através da guia de válvula, onde se queima no escapamento. Grandes nuvens de fumaça azul-branco sair do tubo de escape a cada aceleração de uma parada. A fumaça queima irá desaparecer durante o cruzeiro ou rodovia velocidade.

Travagem Off-acelerador (Off-Throttle Braking)
Evidência de selos da válvula a ser comprometida vai aparecer durante a frenagem off-throttle, especialmente ao descer uma ladeira íngreme onde o pedal do acelerador permanece estático. Com a criação de elevado vácuo no colector de admissão, juntamente com a inclinação para baixo do motor, o óleo recolhe para a parte frontal da tampa da válvula sobre a cabeça. Ao apertar o acelerador depois de uma longa costa, óleo queimado sairá o tubo de escape em grandes quantidades. O motor continuará a queimar o óleo mais neste caso, mas ainda vai ser uma condição temporária, até que, finalmente, o tabagismo pára sob cruzeiro normal.
Consumo de óleo
Selos da válvula de ruim vai causar consumo excessivo de óleo. Em um motor de outra forma normal, com boa compressão, anéis e guias de válvulas, selos ruins vão causar uma perda de óleo que pode ser detectado na vareta de óleo. Ao manter um registro preciso do nível de óleo na vareta, uma redução de óleo perceptível devido ao óleo ser queimado junto com o combustível será descoberto. Vedações ruins será confirmado se não há fugas de óleo que podem ser encontrados no motor para compensar a perda.
Excesso de fumo
Se os selos da válvula se deterioraram bastante, o fumo de escape azul-branco vai durar mais tempo após o arranque e aceleração. No entanto, a fumaça acabará por desaparecer após uma operação longa do motor ou durante períodos de tempo quente. Selos da válvula Ruins mostram quase sempre um problema intermitente de queima de óleo, enquanto que os anéis do pistão desgastados e guias de válvula vai fumar durante todo o tempo de funcionamento do motor e nunca desaparecem.

As guias de válvulas em qualquer motor de automóvel sofre uma quantidade enorme de punição, porque elas tem que se mover verticalmente dentro de suas guias sempre que o motor funciona. O subir e descer flexível das válvulas não só usa a haste da válvula e guias de válvulas, mas pode permitir que o excesso de calor queime os selos da válvula. Os selos da válvula, geralmente feito de borracha endurecida, tem de evitar que o óleo passe para baixo da haste da válvula e para dentro da câmara de combustão. Uma vez selos da válvula se deterioraram ou queimada, eles permitem que o excesso de óleo seja queimado no cilindro, que passa o excesso de carbono através das faces de válvulas e para fora através da exaustão.

1 - Colocar o veículo em Parking ou neutro com o freio de mão acionado. Ligue o motor e deixe aquecer à temperatura normal de funcionamento. Acelerar o motor algumas vezes e olhar para trás, o tubo de escape. Se você notar qualquer fumaça azul-branco sair do tubo de escape, pode indicar o consumo de óleo excessivo, causado por retentores gastos ou defeituosos. Grandes quantidades de tal fumaça também pode apontar para guias de válvulas desgastados e caules, além de selos ruins.

2 - Levante o veículo com o macaco de chão e coloque quatro cavaletes sob o quadro perto de cada roda. Use uma luz para examinar a condição do silenciador e catalisador. Qualquer uma infiltração de óleo a partir do furo de drenagem silenciador ou as costuras de conversor catalítico ou juntas vedantes desgastados significa que pode ter permitido óleo não queimado para passar através das câmaras de combustão. Um conversor catalítico preto ou descoloridos que tem um cheiro de ovo podre queimada significa que ele tem obstruído e destruído as pelotas de paládio dentro.

3 - Descer o veículo para o chão. Desconecte o fio da bobina de ignição principal da bobina. Remova todas as velas de ignição com o soquete de velas, certificando-se de manter os cabos das velas no local adequado. Conecte um medidor de compressão no orifício da vela e instruir um assistente para desligar o motor durante sete ou oito vezes, girando a chave de ignição para a posição "Iniciar", em seguida, parando no último (oitavo) revolução. Registre a leitura psi (libras por polegada quadrada) no indicador.

4 - Teste todos os cilindros com o medidor de compressão. Compare os números com as especificações do fabricante no manual de reparação do seu proprietário. Qualquer leitura superior ao normal indica que blow-by carbono acumulado na parte superior dos pistões. A causa provável é selos da válvula ruins e guias.

5 - Ligue o motor. Examine a mangueira da válvula PCV (ventilação positiva do cárter), onde se conecta à tampa de válvula e coletor de admissão. Procure qualquer infiltração blow-by de óleo ou pingando das conexões das mangueiras ou fumaça azul-branco passando pelas conexões.

6 – Localize a válvula EGR (recirculação dos gases), em cima do coletor de admissão ou perto do corpo do acelerador. Examine-a para uma aparência preta ou qualquer óleo pingando de sua mangueira de conexão ou diafragma. Vedantes desgastados ou quebrados causará óleo a ser aspirado pelo vácuo do motor e contaminar a válvula EGR.

7 - Note qualquer falha do motor depois que o veículo teve uma aceleração completa e bem sucedida para cima. Consulte os números de teste de compressão para qualquer cilindro que lê £ 30 ou mais sob especificações. Uma falta de motor que não pode ser atribuída a um combustível ou problema elétrico poderia apontar para uma face da válvula queimada. Se um selo tornou-se quebrado ou desgastado que vai permitir que o calor excessivo para contactar a superfície da válvula, em particular a válvula de escape, e fazer com que ocorra uma falha de ignição no motor .

Válvula EGR

Substituição da válvula EGR
Os veículos modernos tem o que é chamado de válvula de recirculação dos gases de escape (EGR) para melhorar sua eficiência de emissões. Veículos a diesel terá algo semelhante também.
Como funciona uma válvula EGR?
A válvula EGR é conectado ao colectores de escape e permite que alguns dos gases de escape para ser recirculada para as válvulas de se misturar com o ar e combustível e ser re-queimado durante o processo de combustão. Isso queima mais profundamente as partículas e gases, tornando-os mais limpo antes da emissão do tubo de escape. Quando mantido adequadamente, um sistema de EGR fará apenas uma perda nominal no desempenho do motor com o ganho de um melhor controle de emissões.

Sinais da válvula EGR não está funcionando corretamente
Quando a válvula EGR não está funcionando corretamente, ele vai causar problemas que, com algumas exceções, são difíceis de notar. Se você mora em uma região que requer que as emissões de escape de teste como parte do processo de registro do seu veículo, você pode notar um aumento dramático no número de emissões ou mesmo deixar de passar pela inspeção devido à função imprópria válvula EGR. Se o seu motor começa a funcionar mal, bater, ou você perde a economia de combustível, então ele pode ser uma válvula EGR com defeito.
Diagnosticar uma válvula EGR ruim
Na maioria das vezes, o computador do seu veículo vai notar uma EGR ruim e vai dar um código. Caso contrário, aqui são sinais de alerta para observar e atrações, a fim de diagnosticar que é a EGR causando o problema:
Veículo não acelera bem, engasga fora em sinais de parada ou luzes, e muito aproximadamente idles
Este é um bom sinal de que sua válvula EGR é aberta preso e está enviando escape em demasia o motor para reburn, fazendo com que o tempo ocioso para ser esporádica e que o motor engasgar em marcha lenta. Se o seu veículo parece estar a correr muito bem em altas velocidades (estrada), mas tem dificuldade em marcha lenta e em velocidades mais baixas (na cidade), então a EGR pode ser o culpado. Dependendo do veículo, pode ser necessário substituir ou limpar a válvula para restaurar a função.
O ensaio das emissões de partículas mostra muito (ou um grande aumento) ou gases nox
Isto indica que a válvula é preso ou fechado ou não está a receber sinais de abrir. Alguns testes irá testar os dois RPMs baixas e altas e se as emissões são muito altos só em rotações altas, então é um sinal claro de seu EGR não está abrindo. Ele provavelmente vai exigir a substituição, embora o problema também poderia ser o controle eletrônico da válvula, de modo a verificar disjuntores e circuitos bem.
Perda súbita da economia de combustível, mas o motor funcionando muito bem de outra forma
Este é um sinal de que a válvula EGR está a funcionar correctamente em algumas velocidades, mas existe um problema de sinalização entre o seu controlador ea válvula em si. Muitas vezes, este é um problema electrónico na motores mais novos, embora velhos motores podem utilizar uma EGR controlado por vácuo e assim podem ter uma linha de vazamento.
Substituição da EGR
Um mecânico competente casa DIY pode provavelmente substituir a válvula EGR com pouca dificuldade. Algumas ferramentas especiais e juntas de substituição pode ser necessária, no entanto, assim que ler o manual cuidadosamente antes de começar.

https://www.youtube.com/watch?v=rRoPPeqz_uM (https://www.youtube.com/watch?v=rRoPPeqz_uM)

Falcon-MG
07/07/2014, 11:12
Depois que pesquisei sobre o problema resolvi fazer uma limpeza na válvula PCV enquanto a nova não chega, ao retira-la notei que estava um pouco obstruída mas tinha fluxo de ar, usei um descarbonizante e reinstalei.
Andei uns 6 dias e por enquanto não ví nenhuma fumaça como antes, apesar de que era bem pouco e não era constante mas dava para perceber quando ficava um tempinho parado e depois arrancava.
Vou continuar observando.

cheroka
07/07/2014, 16:15
Depois que pesquisei sobre o problema resolvi fazer uma limpeza na válvula PCV enquanto a nova não chega, ao retira-la notei que estava um pouco obstruída mas tinha fluxo de ar, usei um descarbonizante e reinstalei.
Andei uns 6 dias e por enquanto não ví nenhuma fumaça como antes, apesar de que era bem pouco e não era constante mas dava para perceber quando ficava um tempinho parado e depois arrancava.
Vou continuar observando.

maravilha Falcon
dicas anotadas e já enviadas ao mecânico que irá fazer - está fazendo - a manutenção dela.
mas ela só vai pra oficina para revisão e upgrade dia 14 e talvez passe a semana lá
obrigado
abs

bernardo774
07/07/2014, 16:54
Estava com a minha fumando tambem.

Fiz o serviço em casa mesmo, tireis o cabeçotes, desmontei as valvulas, limpei e acentei elas pois o oleo que vaza pelo retentor vira uma graxa dura e não deixa as valvulas vedarem 100%.

O jogo de juntas, retentores (precisa desmontar toda a frente para ter acesso a corrente dos comandos) foi R$ 1.200,00.
O resto foi montar e pau no gato.

Ficou perfeito.

Pressão no painel com oleo frio fica entre 3 - 5,4 (creio que seja 4) e quando quente, no verão, na lenta fica 1 unha acima de 3.

Não baixa 1 ML, nadinha, a cada 5.000 km que faço a troca com oleo BR Semi Sintetico 15w40.

Uma sugestão, e pergunta ao mesmo tempo, como esta a pressão do oleo no painel?

Retificar esses cabeçotes é bem complicado, pois se der passe, ele vão "abaixar" os dutos de admissão e isso vai alterar o angulo que por sua vez o coletor de plastico não encaixa direito.
Isso foi dica de um amigo, que após ter feito o passe não conseguiu encaixar o coletor.
Resumindo a opera, teve de mandar no torneiro dar passe no coletor.

Falcon-MG
07/07/2014, 20:58
Muito bacana sua dica, foi você mesmo que fez? qual a KM?
Caro esse jogo de juntas e retentores.
O problema é o que disse, tem que desmontar a frente e mesmo assim ainda fica um pouco difícil de mexer.
Já ví muitos falarem que esses motores chrysler são bem recorrentes no que se refere a baixar óleo, mas na minha opinião é que muito se deve ao fato de se utilizar gasolina ruim, óleo ruim ou errado (essa questão do óleo ainda tenho dúvidas eu utilizo o sintético e 5w30 conforme pede no manual), e não fazer a manutenção corretiva adequadamente.
A minha GC quando peguei tinha muita coisa errada como filtros, coisa básica que não se pode errar num carro desses.

bernardo774
08/07/2014, 09:15
A KM atual da minha esta em 160 mil.
Fiz quando ela estava beirando os 150 mil.

Baixar até 1 litro a cada troca (5.000 km) eu acho normal, pois é um motor de passeio e não esportivo.
Alguns motores novos, como os da Honda com VTEC ou os BMW da M3, M5, é normal baixar oleo a cada 1.000 km.

Quem sabe depois de trocar os retentores, não usa um oleo semi sintetico 10w40 ou 15w40.
No painel, como fica a pressão do oleo?

Para desmontar os cabeçotes, tu precisa tirar o compressor do AC, bomba da direção, radiador e ventoinhas.

O espaço fica ótimo para trabalhar depois disso.

Inclusive deixa para tirar as velas depois que estiver com o cabeçote fora, as ultimas é uma droga para tirar, pouco acesso.

O chato mesmo é se tu der passe nas tampas, o que aconselho não fazer, só em ultimo caso se estiver com junta queimada e perdendo agua.

cheroka
08/07/2014, 13:35
eu comecei usando 5W30, mas depois passei a usar 10W40...agora já não sei mais que oleo tem lá...corre o risco de estar com 15W40.

ele tá começando a ficar escuro, mesmo com quase nada de uso, pois só para fazer o parachoque foram 2 meses parado...

vou pedir para o mecânico verificar estes trem aí que você falou, ver se ele troca para mim e também trocar o oleo, pelo 10W40

a pressão do oleo fica um tico pra cima dos 3 e qdo acelera vai pro 4 (aquele risquinho branco entre o 3 e o 5)...ou seja, ela ta normal...a temperatura, depois que troquei o radiador por outro com uma câmara a mais, fica sempre, mesmo na trilha, um tico antes do 100...enfim, todos os instrumentos no painel (Computador de Bordo não funciona) estão em perfeito funcionamento.

obrigado,

bernardo774
08/07/2014, 15:21
então eu creio que a parte de baixo esteja ótima!

Quando esta com problema nos aneis, folga nos mancais, tu perde pressão de oleo.

Agora se o oleo some, ou fica escuro cedo (as valvulas não vedam direito por causa da crosta de oleo em cima delas), apenas um trato no cabeçote (limpeza, descarbonização, acentamento de valvulas, retentores novos) vai deixar ela zero!

Boa sorte na indiada.

cheroka
08/07/2014, 18:35
então eu creio que a parte de baixo esteja ótima!

Quando esta com problema nos aneis, folga nos mancais, tu perde pressão de oleo.

Agora se o oleo some, ou fica escuro cedo (as valvulas não vedam direito por causa da crosta de oleo em cima delas), apenas um trato no cabeçote (limpeza, descarbonização, acentamento de valvulas, retentores novos) vai deixar ela zero!

Boa sorte na indiada.

Entendeu, nao sabia...obrigado pelas dicas

abs

Fabianowe
13/10/2014, 23:03
Boa noite pessoal estou com um problema parecido comprei uma cheroke para trilha só esta sem mecânica só com a tração queria colocar mecânica do opala e caixa sera que consigo fazer isso não achei muita coisa sobre isso na net se alguém puder me ajudar?

Sinuhe
14/10/2014, 08:13
Amigo vc quer colocar o motor de Opala 6 cil, com o cambio, é isso?

Rubens Linhalis
14/10/2014, 08:45
Boa noite pessoal estou com um problema parecido comprei uma cheroke para trilha só esta sem mecânica só com a tração queria colocar mecânica do opala e caixa sera que consigo fazer isso não achei muita coisa sobre isso na net se alguém puder me ajudar?



Nao sei se é possivel. Mas acho que ao inves do motor de opala 6cc.. parte logo para um vortec 4.3 (da Blazer) ou o 4.1 MPFI das Silverado/F1000 gasolina.. vai de injeção logo.

rfdex
14/10/2014, 09:35
Eu usaria um motor 4 cilindros, como do Opala mesmo. Ficaria econômico nos deslocamentos e na hora do aperto só usar a reduzida. Abraço

Falcon-MG
14/10/2014, 13:20
Boa noite pessoal estou com um problema parecido comprei uma cheroke para trilha só esta sem mecânica só com a tração queria colocar mecânica do opala e caixa sera que consigo fazer isso não achei muita coisa sobre isso na net se alguém puder me ajudar?

Acredito que se for bem feito daria certo sim, mas de 4 cilindros acho pouco para o peso da cherokee.
Tudo depende do que quer gastar, fazer gambiarra só vai te dar dor de cabeça e vai gastar mais do que comprar outra que está inteira.