Ver Versão Completa : água radiador
JeepDennis
05/12/2003, 14:08
Alguém saberia me dizer o que eu poderia colocar na agua do radiador do jipe pra não ficar mais aquela agua marrom e melhorar o arrfecimento?
Danniel Pizatto
05/12/2003, 14:12
Etilenoglicol, aquele líquido verde, na proporção indicada pelo fabricante.
Aumenta o ponto de ebulição e tem ação anticorrosiva. :wink:
Fala Gente.... :D
Ou num coloca nada não.... :shock: :shock: :shock:
Se vc colocar algum aditivo, anti-enferrujante, desenferrujante...... qualquer coisa corrosiva, vai soltar as placas de ferrugens que tem no motor e radiador... vai entupir TUDO.... :shock: :shock: :shock: :shock:
[]'s com agua barrenta no radiador
Eduardo Velo
05/12/2003, 15:00
Fala Monge , não é bem assim que funciona ...
Se vc já tem o jipe há muito tempo e nunca colocou nada , qdo colocar é possivel que solte alguma ferrugem no caminho da água e vai parar na bomba ou na termostática , tem que drenar , mas se tem costume de colocar e ficar pouco tempo sem o aditivo , não tem problema .
O melhor é deixar com etilenogllicol e antioxidante pra preservar o motor ...
[]s arrefecidos ...
Cícero Franco
05/12/2003, 15:41
Antes de qqer coisa, drena o radiador e lava bem só com água. Drena todo. Completa com água. Roda um pouco. Drena de novo. E vai assim até limpar bem o radiador e o motor. Depois coloca o aditivo, se quiseres. Só cuida pq se o motor é velho e nunca usou aditivo, pode soltar alguma coisa. Que sempre se pode limpar, claro.
[]s
Thiago Rodeghel
05/12/2003, 15:58
Fala aí Eduardo, belê :lol:
É verdade o q vc disse, é claro q vai soltar um pouco de ferrugem, mas fazendo a drenagem e a limpeza com água mesmo antes de colocar o aditivo fica bom :D . Fiz isso umas 2 vezes antes de colocar o aditivo :roll: , dava uma ligadinha no motor só pra circular no sistema, depois escoava tudo :) ... Aí joguei um frasco de Radiex, não lembro se era exatamente Radiex, mas sei q era vermelho :roll: , é q já faz muito tempo, uns 9 meses, e depois nunca mais mexi em radiador 8) :lol:
Só confiro o nível, e sempre esteve OK, nunca mais completei o nível, não abaixou mais 8) E o aditivo continua lá, ainda vermelho :wink:
Agora testei um da ACDelco, da linha original da GM em outro carro, mas não gostei não :roll: Vou continuar com Radiex mesmo. :D
[s]Refrigerados
O aditivo com etilenoglicol não tem a função de limpeza. Portanto, não irá soltar nada de dentro do motor. Ocorre que se o motor estiver muito sujo, a ferrugem irá se misturar com o fluído (água + aditivo), da mesma forma que se mistura com a água, reduzindo a eficácia do fluído. Para limpeza, existem produtos próprios p/ tal. Você tem que rodar de 3 a 5 dias com a solução no motor e depois esgotar. Nesse caso sim, se o motor estiver muito sujo, pode soltar placas e entupir alguma galeria.
Cuidado no entanto com a "dosagem" do etilenoglicol. Ele é antiferrugem e aumenta a temperatura de ebulição da água, mas PIORA a troca térmica da água :!: Sim, é isto mesmo. Se você colocar muito (por exemplo, uns 50%), seu motor começará a aquecer. Já vi vários relatos assim e comigo mesmo aconteceu 2 vezes: uma com o BF-161 e outra com o GM 4 cil. :wink: Portanto, cuidado. Recomendo uma diluição de 20 a 25%.
O que eu tenho usado de um tempo p/ cá, e com ótimos resultados, é óleo solúvel em água, desses usados em serviços de usinagem e torneiros. Coloca um pouco só, mas é só um pouquinho mesmo. A água do radiador vai ficar toda branca, mas depois com a circulação, fica normal. Nunca mais tive problemas de água com ferrugem. Ao abrir o radiador, consigo ver a parte de cima da colméia, e não é porque está vazio, sem água ... :roll: :) :)
Só não coloque muito óleo, pois ele ataca as mangueiras de borracha. Em uma loja de radiadores, me falaram que a proporção correta é 0,01%. No caso do CJ, com capacidade de 10 litros, seria algo em torno de 100 mL. Eu não coloquei tanto assim, fui no olhômetro, mas não foi tudo isso não ...
Se quiser fazer o serviço completo, faça como o colega Cícero indicou, efetuando a limpeza só com água antes. Eu não ando com o carro p/ fazer isso. Tiro a válvula termostática e deixo o motor ligado. Tampo o bocal da mangueira de saída com a mão e quando chega a uma pressão tal, que não consigo mais segurar, libero, deixando sair toda a água. É claro que fica uma mangueira direto no bocal do radiador, completando a água ... :roll: Fazendo dessa forma, a hora que a água sair sempre limpa, está pronto o serviço. Basta colocar a termostática de volta, conectar a mangueira e colocar o aditivo ou óleo.
Chega, já escrevi demais !! :roll: :oops: :roll:
Abraços, refrigerados e sem ferrugem !!
JeepDennis
05/12/2003, 16:24
No meu caso nunca usei adtivo só água, e já ouvi falar que ñ é bom usar agua da torneira por causa do clóro, é verdade? já entendi o que devo fazer mais que marca de aditivo devo comprar e quanto devo colocar?
Dennis
Essa estória do cloro eu também já ouvi falar, mas pelo que andei pesquisando, demora muuuuuito p/ o cloro encrustar a ponto de entupir as galerias da colméia. Bem, eu acho preciosismo demais e uso água comum mesmo.
Quanto à marcas, procure uma conhecida, como Paraflu, AC Delco ou Radiex. Compre produtos concentrados e não os diluídos, que já vem prontos p/ colocar. Esses últimos acabam saindo bem mais caro ... Todas essas 3 marcas que citei são concentrados. Dilua de 20 a 25 % (essa porcentagem te digo pela minha experiência). Então se o sistema do Jeep tem 10 litros, coloque 2 litros de aditivo + 8 de água.
Abraços
Cícero Franco
05/12/2003, 16:44
O cloro, na verdade, oxida o ferro. O bom é usar água filtrada com carvão ativado. Remove o cloro e impurezas maiores que 5 ou 10 micras.
[]s filtrados.
Beleza Cícero, valeu pela correção ! Faz algum tempo que li sobre isso e não me lembrava mais o que ocorria, só lembro que podia causar alguma problema :oops:
Mas convenhamos, é um trabalho razoável não ?!! :roll: Sei lá, será que vale a pena tudo isso ?! E quando você completar água naquele posto de rodovia, como é que fica, se estiver usando água filtrada ? Tem que escoar tudo quando chegar em casa ?!! :roll:
Abraços, de água com cloro e óleo solúvel .... :D :D
Cícero Franco
05/12/2003, 17:18
Leva um filtrinho na viatura, oras? Ou vai dizer que tu tomas a água da torneira assim no mais?
Eu tenho um canudo com KDF (que é um meio que remove cloro e é bactericida) e uma garrafinha, destas de ciclistas, que tem embaixo da tampa um filtro que remove tb bactérias). ...
[]s
Fala Gente... :D
Nó... onde tamo indo... nem eu ultimamente to conseguindo beber agua filtrada.. ainda mais sem cloro... hehehee :D
Não que o jeep não mereça,... mas acho um pouco de exagero isso de agua filtrada pra radiador..... :D :D :D
A única água sem cloro que meu jeep ve e quando vê é chuva e poças de agua..... :D :D :D :D
[]'s colocando agua sem frescura
Eugênio
Thiago Rodeghel
05/12/2003, 17:45
E aí Galera :D
Já q o assunto partiu para a colocação de água sem cloro :D , o melhor mesmo é então colocar água D.I. (desmineralizada), é a mesma utilizada nos banhos de pintura, na parte de lavagem da carroceria da Volkswagen :wink: ...
Só não vai beber a bendita água :shock: dá uma baita diarréia :P :P
Acho q deve ser encontrada em casas de tinta especializadas :shock:
Quanto a diluição do aditivo :) , coloquei um frasco inteiro de radiex, e não tive nenhum problema :roll: , e já faz 9 meses 8) ...Foi até um outro amigo tbm q indicou a colocar tudo, pq já tinha feito isso, na época a mais de 1 ano, tbm sem mexer nunca mais no radiador
Quanto a ACDelco, ainda não fiquei satisfeito com ela :roll: , fico mesmo com a Radiex :D
[s]
Cícero Franco
08/12/2003, 08:06
Então se é para ir por aí, porque não usar água de osmose reversa? É melhor que a de DI e não dá diarréia, nem no piloto nem na viatura!!!
:lol: :lol: :lol:
galera da lama,
se quiserem usar produtos de confiança, que já tem um nome a zelar, aí vai:
seria bom fazer uma mescla dos relatos dos amigos que já opinaram.
esgotar a água do radiador várias vezes para eliminar algumas impurezas;
após a água não soltar mais nada, aparentemente, colocar um frasco de BARDHAL RAD CLEAN. (é um azul claro, bem pequeno. deve ter no máximo 50 ml. e é a medida exata para o radiador)
rodar uns 5 dias com o produto. Se o carro for ficar parado por alguns dias, nao use. use apenas se for rodar nos prócimos dias;
após esgotar, colocar água nao clorada (pode ser de poço ou mina ou outra, mas se nao tiver, vai da torneira mesmo) e acrescentar um frasco de 500ml de BARDHAL RAD COOL, que serve para manter a água limpa, baixar a temperatura de congelamento e elevar a temperatura de ebulição.
É o recomendado pela BARDHAL.
ps. não sou vendedor da bardhal. apenas uso os produtos porque sao de confiança.,
para quem nao gosta, tem o recomendado pela FIAT, que é o PARAFLU.
Porém tem vários outros, mas procure um conhecido pelo público.
saudações enlameadas :!: :!: :D :D
Cícero Franco
09/12/2003, 08:21
Outro método para retirar o cloro da água SEM usar filtro é deixá-la descansar. Coloca a água no balde e deixa ele aberto por uma, duas horas. O cloro - que é um gás (Cl2) - evapora e aí tu tens água sem cloro, só que não filtrada.
[]s
RenatoPhilippsen
23/09/2013, 08:34
Bom dia amigos,
Sou novo aqui no fórum, mas venho acompanhando vários posts há algum tempo.
Estou ressuscitando este tópico, pois tenho algumas dúvidas sobre água no radiador e temperatura de funcionamento.
Sou o mais novo dono de uma Cherokee Laredo 4.0. Eu sempre "namorei" com cherokees, e agora finalmente tive a condição ($$$) necessária para ter uma. Depois de muita busca, vendi o meu Escort SW (funerária) e comprei a Laredo.
O carro está muito inteiro. Teve um único dono, que era um senhor de idade muito cuidadoso pelo visto, exceto com alguns detalhes, como a água do radiador.
Logo que peguei ela para testar, a primeira coisa que fiz foi verificar todos os fluídos. Estavam todos OK, com exceção do liquido de arrefecimento. Pelo jeito há muito tempo não vê um aditivo. A água do radiador está com uma cor bem marrom, com bastante ferrugem. Porém a água que está no reservatório (no lado esquerdo do motor), não parece tão suja. Está suja, mas não tanto quanto a água que está dentro do radiador.
Não entendi muito bem isso, então peço que algum entendido em cherokees me ajude a entender como é esse sistema de arrefecimento. Essa água do reservatório plástico é a mesma do radiador?? (logicamente não estou falando da água para limpar o para-brisa).
Outra dúvida: Vale a pena colocar o aditivo? Tenho medo de que se começar a usar aditivo agora apareça algum vazamento, ou pior, a ferrugem que se soltar tranque alguma coisa... Li aqui no tópico sobre limpar o sistema antes de colocar o aditivo. Talvez fazendo isso eu evite que algo tranque, mas e quanto a vazamentos?
Mais outra dúvida: Li em alguns tópicos por aqui que é normal a cherokee trabalhar com uma temperatura "alta". Algo em torno de 100°C. Porém a minha não passa de 90°C.
Talvez eu não tenha andado o suficiente para chegar aos 100°C, mas ela chega muito rápido aos 90°C e então estabiliza. Gostaria de saber se isso é normal, ou se pode ter algo errado...
Desde já agradeço pelo auxílio!
Pablo.pinto2007
23/09/2013, 09:31
O fato dela chegar rápido a 90 e ficar em 90 é normal, significa que a válvula termostática está funcionando perfeitamente... o fato de vc colocar o aditivo será uma boa, na verdade, vc terá que trocar toda a água (que fique bem claro) e a água que está no reservatório o qual cita, que é o reservatório de expansão é normal ela estar mais limpa, pois se não me engano não é sempre que a água do radiador "anda" por lá... ou então a água do radiador não está andando por lá!!!
VErifica os mangotes e a tampa que levam ao reservatório de expansão... e troca essa água e aditiva ela... o fato de aparecer algum furo, o processo é o contrário, por exemplo, eu parei meu motor por um ano e pouco pra reformar o jeep, antes de parar a água era aditivada bonitinha... quando terminei coloquei água normal sem aditivo, a água enferrujou toda, ou seja, toda a oxidação do motor e componentes apareceu... e apareceu uma janelinha de inspeção furada, ou seja, apareceu vazamento... consultei um colega mecânico e ele disse deixa mais um tempo pra aparecer vazamento, aí eu falei que já havia aparecido... então eu troquei a água, coloquei aditivo orgânico e pronto... até agora tudo limpo.
Abração!
Pablo
Ander Som
24/09/2013, 11:37
Pessoal,
Quando comprei meu jeep a agua estava bem marrom, parecia que não via um aditivo a muito tempo, ou nunca tinha visto.
A temperatura estava subindo, chegou a estourar uma das mangueiras.
Fiquei com medo de colocar o aditivo, mas fiz conforme várias dicas aqui neste tópico.
Esgotei a agua marrom, mantendo a mangueira (agua encanada mesmo com cloro) na boca do radiador, fiz isso até sair agua limpa.
Depois coloquei um frasco de BARDHAL RAD CLEAN e rodei alguns dias, só depois esgotei a agua denovo e coloquei agua mineral tipo "bonafonte" hehe com o aditivo Radiex.
:concordo: Ficou show :concordo:
A temperatura não subiu mais e a água não voltou a ficar marrom. Isso já faz mais de 6 meses....
:safari-rig:
Pablo.pinto2007
24/09/2013, 12:13
O cloro é um problema, não só ele... água mineral, como o nome já diz, tem minerais dentro que são bem úteis ao corpo humano, já aos carros não faz bem... então água de chuva, ou desmineralizada são ideais para essa aplicação... o pessoal fala também em água de poço, vai depender da análise química do poço... enfim e onde quero chegar... geralmente esses aditivos são basicamente corante e etilenoglicol que serve para baixar o ponto de ebulição da água, portanto é imprescindível comprar de marca boa e recomendada como falou um colega lá em cima... o meu mecânico recomenda o do tipo orgânico, diz ele que protege bem os motores com componentes de alumínio... pois bloco de ferro, cabeçote de alumínio, bomba disso radiador daquilo, forma uma verdadeira pilha... onde desgasta aqui e encrosta ali!!!
E normalmente esses produtos e fabricantes recomendam trocar a cada 6 meses... é lógico que passamos mais tempo que isso...
Pablo
POPEYE MIT
24/09/2013, 12:55
O meu só parou de aparecer o marronzado da água quando o retirei e mandei "varetar". Resultado: água limpinha limpinha
Ander Som
24/09/2013, 13:28
O cloro é um problema, não só ele... água mineral, como o nome já diz, tem minerais dentro que são bem úteis ao corpo humano, já aos carros não faz bem... então água de chuva, ou desmineralizada são ideais para essa aplicação... o pessoal fala também em água de poço, vai depender da análise química do poço... enfim e onde quero chegar... geralmente esses aditivos são basicamente corante e etilenoglicol que serve para baixar o ponto de ebulição da água, portanto é imprescindível comprar de marca boa e recomendada como falou um colega lá em cima... o meu mecânico recomenda o do tipo orgânico, diz ele que protege bem os motores com componentes de alumínio... pois bloco de ferro, cabeçote de alumínio, bomba disso radiador daquilo, forma uma verdadeira pilha... onde desgasta aqui e encrosta ali!!!
E normalmente esses produtos e fabricantes recomendam trocar a cada 6 meses... é lógico que passamos mais tempo que isso...
Pablo
Concordo!
Agora trocar a cada 6 meses é exagero né? rs acho que 1 vez por ano é mais que suficiente...
Sempre checar o nível.
ZEQUINHA8100
24/09/2013, 17:58
Bom amigos vou fazer o meu relato,1° lavei o radiador galerias e bomba da seguinte forma,coloquei uma mangueira na boca do radiador e soltei a mangueira superior do radiador assim a agua limpa entrava no radiador no bloco e na bomba e era eliminada fiz isso ate a agua sair limpa depois coloquei 1 litor de querosene no radiador completei com agua e andei com o jeep por 30 minutos a agua voltou a ficar barrosa refiz o 1° procedimento de novo ate a agua ficar limpa e desde então não sujou mais de 6 em 6 meses repito o procedimento abraços a todos
Pablo.pinto2007
24/09/2013, 19:13
Trocar de 6 em 6 meses não é exagero, é tática do fabricante para vender mais... é claro...
É obvio que normalmente esse aditivo tem sua validade, mas acredito também que não é de 6 meses...
Querosene é uma dica antiga, já até utilizei, embora não tenha gostado, pois não vi resultado nenhum... tinha um radiador original com aletas de cobre... meu problema de água barrenta só acabou depois que coloquei o radiador moderno!!!
Abraços!
PAblo
Paulo Leit
24/09/2013, 20:51
Olá pessoal ,vai outra dica.
No meu jipe ,depois que lavei radiador, coloquei 100ml de óleo solúvel,desses que usa em tornos e fresas ,até agora tá legal.
Willys OHC.
Willian Del Piero Rocha
25/09/2013, 21:46
No meu fiz uma limpeza com água de torneira,depois rodei uns dias com água de torneira e um litro de querosene,depois limpei de novo e coloquei agua de torneira com óleo solúvel,como disse o Paulo e muitos outros aqui no forum,,depois de uns três meses,drenei tudo só por curiosidade e a água estava praticamente limpa,sem barro(ferrugem).Por isso continuo usando água comum com óleo solúvel.Com água destilada talvez fique melhor.
vavarusso
26/09/2013, 10:32
No meu fiz uma limpeza com água de torneira,depois rodei uns dias com água de torneira e um litro de querosene,depois limpei de novo e coloquei agua de torneira com óleo solúvel,como disse o Paulo e muitos outros aqui no forum,,depois de uns três meses,drenei tudo só por curiosidade e a água estava praticamente limpa,sem barro(ferrugem).Por isso continuo usando água comum com óleo solúvel.Com água destilada talvez fique melhor.
William que óleo é esse mesmo? A titulo de informação, o radiador que uso no gm151 e o do opala de 6 cilindros e pegou exatos 6,6 litros com o motor drenado.
Willian Del Piero Rocha
26/09/2013, 11:44
Vava,esse oleo é usado em oficinas que trabalhão com torno,para lubrificar e refrigerar as brocas,ele se mistura com a água,no meu jeep com bf 161 coloco aproximadamente 1 copo de oleo(150ml),como não achei o óleo solúvel em autopeças,fui em um torneiro e perguntei se ele me vendia um litro,disse para que ia usar,e como ele falou que tinha um opala,gostou da idéia,,e me deu dois litros de graça.Me falaram que em lojas de parafuso se acha.
Pablo.pinto2007
26/09/2013, 17:26
É uma boa solução... porém não substitui o aditivo, lembrem-se o aditivo não é só corante... é etilenoglicol que abaixa o ponto de ebulição da água e alguns tem a propriedade antiferruginosa...
Já havia ouvido falar dessa dica... já trabalhei com esse óleo, ele é preto no frasco e quando se coloca água fica branco igual leite...!
Abraços!
PAblo
Willian Del Piero Rocha
26/09/2013, 19:09
Pablo,o óleo solúvel que usei e os que ví em outros locais,até mesmo em site de fabricante do mesmo,são de cor clara,meio amarelado,transparente,,,bem,deve ter outros tipos.Quanto ao etilenoglicol,a função dele não seria aumentar o ponto de ebulição!!! já que a norma para aditivos diz que o mesmo tem que elevar o ponto de ebulição para acima de 163° celsius, quanto a propriedade antiferruginosa, o óleo soluvel também tem.
Willian Del Piero Rocha
26/09/2013, 19:12
Segue um teste do inmetro...
http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/aditivo_radiadores.pdf
Ander Som
26/09/2013, 23:09
Pessoal, oque aconteceria se colocássemos aditivo e também o óleo solúvel???
Alguém já fez essa experiência?
Talvez seja a melhor opção!?
Pablo.pinto2007
27/09/2013, 04:03
Pablo,o óleo solúvel que usei e os que ví em outros locais,até mesmo em site de fabricante do mesmo,são de cor clara,meio amarelado,transparente,,,bem,deve ter outros tipos.Quanto ao etilenoglicol,a função dele não seria aumentar o ponto de ebulição!!! já que a norma para aditivos diz que o mesmo tem que elevar o ponto de ebulição para acima de 163° celsius, quanto a propriedade antiferruginosa, o óleo soluvel também tem.
É Willian eu me confundi, ele aumenta o ponto de ebulição da água... só não sei pra que valor e se for 163, a meu ver, é demais... mascararia algum problema no sistema.
Sobre o óleo solúvel, é como falei, a gente tinha um tambor de 20L era concentrado e escuro mesmo, parecia um melaço, aí colocávamos num copo descartável (2 dedos) e enchíamos duas garrafas de 2L de coca cola (vazias), colocávamos um pouco em cada garrafa e depois enchia de água, aí ele ficava branco na hora, não precisava nem misturar, nem agitar a garrafa... o que pode estar acontecendo é vc já estar comprando ele diluído, ou então a coisa mudou de figura, mas na minha época era assim!!!
Grande abraço!
Pablo
Willian Del Piero Rocha
27/09/2013, 10:36
Pablo,também achei muito alto a temperatura de ebulição à 163° C, que é o que diz o teste do Inmetro que coloquei acima, isso no motor Bf 161 não deve dar certo,já que o manual diz que a temperatura ideal de funcionamento é entre 70 e 80° C. e diz que temperaturas elevadas podem danificar o motor.E no mesmo manual fala que quando limpar o sistema(uma vez por ano) completar com água e é aconselhavel adicionar anti ferrugem.Não fala nada de outro aditivo.Se bem que acho que na época não tinha esse bicho,né....etilenoglicol. E também lembro que já vi anos atrás em oficinas de torno esse liquido branco igual leite pelo chão,deve ser esse que vc se refere.
Grande abraço e sempre trocando informações para ficarmos feras em Jeep(ôôô sonho !!!)
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.