Conectar

Ver Versão Completa : Cj5 - tanque de plastico, aço ou inox ??

Portrilhas
20/07/2013, 00:10
Boa noite,

Procurando em vários posts mais antigos, achei algumas opiniões à respeito do uso de tanque de gasolina no CJ5, no meu jeep tem um de aço ( o original), porem esta com uma trinca próximo à saída de combustível, agora eu quero troca-lo, o valor do de plastico esta em torno de 180,00, o original em chapa 280,00 e aço inox próximo de 400,00, qual seria o melhor custo beneficio?

abç.

Rodrigo - Sorocaba - SP
CJ5 - 6CC - Amarelo.

Thiago Rodeghel
20/07/2013, 00:57
Olá Rodrigo...!!!

Usei meu CJ5 algumas vezes para ir em Sorocaba...rsrs... o tanque original dava conta do recado...;) Só que agora coloquei um de inox.

Seguinte, já que vc vai trocar, precisa pensar antes o que vc faz com o seu Jeep, usa no dia a dia, só de fim de semana, ou irá futuramente viajar com ele... bom, a partir disso dá pra definir o q comprar.

Se vc usa no dia a dia, eu recomendo instalar aqueles que vai em baixo do Jeep, além de aumentar a autonomia, tira o cheiro do combustivel que fica dentro do Jeep. Já ajuda e muito. E claro, se vc roda muito ou viaja, sempre é bom ter um tanque grande.

Agora se vc só usa no fim de semana, um original de chapa ou plástico vai resolver. Acho que investir em um tanque original em inox, com capacidade de 40L apenas, não vale o investimento.

Mas é só minha opnião

[s]

AVIZBATISTA
21/07/2013, 15:45
Caro Jipeiro,
O uso de tanque de combustível confeccionado com plástico é restrito aos veículos que usam Diesel, àqueles que fazem uso de gasolina devem fazer uso de reservatórios de metal. Então, recomendo que faças uso de um tanque inox considerando a durabilidade, assim como, outros benefícios ao motor.

Willian Del Piero Rocha
21/07/2013, 16:14
Felipe,me desculpe mas vc está completamente equivocado....
A grande maioria dos veiculos fábricados hoje,,o tanque é de materiais compostos de plástico,informe-se melhor antes de afirmar as coisas.Emitir informações afirmando como vc fez pode levar pessoas a cometer erros.
Agora,emitir experiencias,trocar informações,isso faz parte do forum,concorde quem quiser.

Rodrigo Baratti
21/07/2013, 16:47
Coloca o de plastico da CLA embaixo.

[]'s

AVIZBATISTA
21/07/2013, 22:31
A grande maioria dos veiculos fábricados hoje,,o tanque é de materiais compostos de plástico,informe-se melhor antes de afirmar as coisas.Emitir informações afirmando como vc fez pode levar pessoas a cometer erros.
Agora,emitir experiencias,trocar informações,isso faz parte do forum,concorde quem quiser.

William,
Estava fazendo buscas por reservatório de combustível (para um CJ-5) e recebi essa recomendação de um vendedor que se dizia atender a uma recomendação do INMETRO, assim como outras feitas aos postos de combustíveis para que não deixassem gasolina em garrafas PET, mesmo que com "suspiro". Confesso que achei bem estranho, mas...

Portrilhas
22/07/2013, 11:45
Eh na vdd irei trabalhar com ele algumas vezes (qndo chover), mas o uso será mais para as trilhas nos fins de semana mesmo, acho que vou acabar optando por um de plastico mesmo.. ate juntar umas latinhas e instalar um de inox na traseira de baixo do jeep...

Valeu!!!

EduardoLang
22/07/2013, 22:42
Galera,

Boa Noite ! Eu tenho dois tanques de inox em meu jeep, totalizando 100 litros, um deles fica na parte superior, dentro da carroceria embaixo do banco traseiro e o outro fica na parte inferior do jeep, embaixo do tanque superior, entre as barras do para-choque de tração. Ambos são interligados por uma mangueira de 1 polegada e meia e o abastecimento é feito através do tanque superior, pela lateral do jeep. O que acontece é que a boia original do jeep fica no primeiro tanque ( o superior ) e quando a gasolina deste tanque acaba e fica somente a gasolina do tanque inferior, fico sem marcador, fazendo com que eu tenha que ficar sempre esperto para não ficar sem combustível. Alguém conhece algum tipo de boia que eu poderia colocar no tanque inferior?? O problema é que quando ambos estão cheios, acaba formando uma pressão pela gravidade gerada da gasolina do tanque superior e por isso não encontrei nenhum sistema de boia que garantisse o não vazamento. O que pensei em fazer é um tipo de medidor de nível para o tanque inferior igual aos que possuem os tanques de óleo de distribuidoras, que é feito através de uma mangueira transparente do lado de fora do tanque, por onde se pode ver o nível do líquido dentro do tanque. O único inconveniente deste método, é que terei sempre que abaixar e olhar no tanque se quiser saber o nível do combustível.

Conto com a ajuda da galera esperta deste forum ! ! !

Abs a todos ! !

gpolachini
23/07/2013, 03:34
Amigo,
Eu tive que trocar meu tanque original a pouco tempo, como não quis trocar o bocal de abastecimento, acabei optando pelo tanque embaixo do banco. Após várias pesquisas coloquei o de plástico. Mais barato e dura tanto quanto um de metal. Depois quando tiver mais grana coloco um de inox embaixo do jeep.

Abraço.

vavarusso
23/07/2013, 07:57

Concordando.

4X4GARAGE
23/07/2013, 08:54
sempre instalei mang de visualização nos tanques aqui na oficina e meus clientes estao muito satisfeitos com esse sistema,é mais fiel de todos!
[]s

sirdkt
23/07/2013, 09:20
Aproveitando que o amigo Thiago tocou no assunto, alguém conhece alguma dica pelo menos para diminuir o cheiro de gasolina dentro do jeep?

EduardoLang
23/07/2013, 22:09
Aproveitando que o amigo Thiago tocou no assunto, alguém conhece alguma dica pelo menos para diminuir o cheiro de gasolina dentro do jeep?

Sirdkt,

O cheiro de gasolina advem da boia. No meu após concluído tbm cheirava, bastou colocar silicone em cima da boia e vedar tudo que o cheiro se foi ! ! Compra uma bisnaga de silicone ( daquelas tipo pasta de dente ), limpa com thiner tudo direitinho e veda toda a boia, veras que o cheiro irá desaparecer. Agora se vazar pela tampa do tanque, aí não tem jeito.

Isso lhe ajudará bastante ! !

abs

Thiago Rodeghel
23/07/2013, 22:26
Galera,

Boa Noite ! Eu tenho dois tanques de inox em meu jeep, totalizando 100 litros, um deles fica na parte superior, dentro da carroceria embaixo do banco traseiro e o outro fica na parte inferior do jeep, embaixo do tanque superior, entre as barras do para-choque de tração. Ambos são interligados por uma mangueira de 1 polegada e meia e o abastecimento é feito através do tanque superior, pela lateral do jeep. O que acontece é que a boia original do jeep fica no primeiro tanque ( o superior ) e quando a gasolina deste tanque acaba e fica somente a gasolina do tanque inferior, fico sem marcador, fazendo com que eu tenha que ficar sempre esperto para não ficar sem combustível. Alguém conhece algum tipo de boia que eu poderia colocar no tanque inferior?? O problema é que quando ambos estão cheios, acaba formando uma pressão pela gravidade gerada da gasolina do tanque superior e por isso não encontrei nenhum sistema de boia que garantisse o não vazamento. O que pensei em fazer é um tipo de medidor de nível para o tanque inferior igual aos que possuem os tanques de óleo de distribuidoras, que é feito através de uma mangueira transparente do lado de fora do tanque, por onde se pode ver o nível do líquido dentro do tanque. O único inconveniente deste método, é que terei sempre que abaixar e olhar no tanque se quiser saber o nível do combustível.

Conto com a ajuda da galera esperta deste forum ! ! !

Abs a todos ! !

Já pensou em usar uma boia para cada tanque? e 2 marcadores no painel?

Ou então, simplificar, usar apenas a boia para o tanque inferior, já que se o tanque inferior marcar cheio, saberá q o tanque interno ainda tem combustivel...

Se a mangueira de ligação entre os tanques fosse mais larga, daria para tentar adaptar uma daquelas boias de copo, passando por dentro das mangueiras entre os tanques. Poderia ser até possivel...

[s]

EduardoLang
23/07/2013, 23:39
O problema é a força da gravidade gerada pelo peso da gasolina no tanque de cima, fara com que haja vazamentos na boia inferior. Eu até pensei nisto, mas me deparei com esta situação.

ABS

Thiago Rodeghel
23/07/2013, 23:48
Então o problema seria vedar a boia??

Acho q daria talvez para desenvolver uma junta diferente ali? com outro tipo de material...

[s]

GPA-Airborne
27/08/2013, 20:18
Alguem está rodando com o tanque plastico para dar sua opnião?

Vou começar a ressucitar meu CJ6 parado a 3 anos, e nem vou tentar salvar aquele tanque velho que está lá! Estou pensando em colocar o plástico sob os bancos...

Aqui na Gama4x4 você encontra tudo para seu 4x4 (11) 5062-9000 Tele Vendas (http://www.gama4x4.com.br/tanque-de-plastico-p-willys-cj5-60-litros.html)

TANQUE DE PLASTICO JEEP CJ5 (http://www.jipebras.com.br/website/ecm_produto_detalhar.asp?cod=2434&idi=1&moe=304&id_produto=85105)

Willian Del Piero Rocha
27/08/2013, 22:12
Gustavo,uso o tanque de plástico da CLA de 60 litros embaixo dos bancos(o maior das fotos),a aproximadamente dois ou três anos,e nunca tive um vazamento por menor que seja.E digo mais,não tem cheiro de gasolina dentro do jeep(só os cheiros normais de um jeep,gases do escape,respiro do motor,,,),coloquei uma mangueira no respiro do bocal e levei até a traseira do jeep,está meio na gambiara,tipo provisório permanente,a ideia é levar essa mangueira para ficar entre o filtro de ar e o carburador,assim os gases serão queimados.Quanto a compra,fiz direto com a CLA metalurgica.

moocashow
05/11/2013, 17:29
Alguém saberia informar se em um CJ5 original (BF161 + 3 m + suspensão original) é possível colocar o tanque de combustível embaixo do jeep?

O meu rachou e vou ter que substitui-lo.

Valeu!!!

Jacimar
05/11/2013, 17:52
Alguém saberia informar se em um CJ5 original (BF161 + 3 m + suspensão original) é possível colocar o tanque de combustível embaixo do jeep?

O meu rachou e vou ter que substitui-lo.

Valeu!!!

Tenho fé que sim, comprei um recentemente de 65 litros, não instalei ainda, sei que é necessário tirar o arado e refazer a descarga . . . abraço !

POPEYE MIT
05/11/2013, 18:07
Gustavo,uso o tanque de plástico da CLA de 60 litros embaixo dos bancos(o maior das fotos),a aproximadamente dois ou três anos,e nunca tive um vazamento por menor que seja.E digo mais,não tem cheiro de gasolina dentro do jeep(só os cheiros normais de um jeep,gases do escape,respiro do motor,,,),coloquei uma mangueira no respiro do bocal e levei até a traseira do jeep,está meio na gambiara,tipo provisório permanente,a ideia é levar essa mangueira para ficar entre o filtro de ar e o carburador,assim os gases serão queimados.Quanto a compra,fiz direto com a CLA metalurgica.

Willian, no meu CJ5 vou tambem por um desses(60l) sob os bancos, só para confirmar... para a instalação / adaptação, na parte sob o banco do passageiro, tem de cortar fora aquela caixa e abrir muito para caber o tanque?

Fabrício Bastos
06/11/2013, 01:03
O tanque traseiro serve em qualquer Cj5!(Pelo menos o da CLA)

Uso no jeep um tanque desses traseiro e por enquanto em relação ao tanque nada a reclamar!
Só um detalhe...se for usar para fazer trilhas mais pesadas recomendo fazer um suporte mais reforçado!

Nós colocamos ele com o suporte que a CLA vende e na primeira trilha o suporte já amassou e acabou pressionando o tanque/mangueiras contra a carroceria!
Agora ele está na oficina e logo depois vamos reforçar o suporte para que fique mais forte e aguente umas "pancadas"!
Não dizendo que vamos ficar batendo com o tanque no chão... mas que ele fica um pouco exposto e qualquer degrau ou erosão... ele "tende" a esbarrar ou apoiar o peso sobre ele!(meu caso... fui dar uma ré e a ponta do barranco foi direto no tanque!)

Abraços!

Willian Del Piero Rocha
06/11/2013, 09:38
Popeye, tem que tirar a caixa de ferramentas que fica embaixo do banco do carona, no meu já estava sem. Deixe o fundo igual ao lado do motorista, e o tanque cabe certinho, é só marcar as saídas do tanque no fundo do jeep e furar com uma serra copo.

matrakaum
06/11/2013, 09:49
Pitacos e Perguntas....
Referente ao que o amigo colocou sobre o não uso dos tanques de plástico e, muito bem dito, outros amigos interviram sobre o uso do mesmo, eu, como trabalho com carros, digo que se não todos, a grande maioria dos veículos hj usam tanques de plástico. E afirmo ainda que são bem resistentes. Talvez, até mais que os de metal. Este foi o Pitaco.
Agora vamos a Pergunta
Como é que se retira aquela caixa de ferramentas? O meu tem mas estou pensando em retirar pq. ela fica em um lugar que não cabem muitas ferramentas e de difícil acesso.

vavarusso
06/11/2013, 10:15
Bom dia! Retirei com a lixadeira com disco de cortar inox. Lembrando que tb coloquei o tanque da CLA, que ele é resistente, que ele é grande demais, deveria ter outra opçao de tamanho para nao ficar com o rabo na chão. Para instalação temos que tirar aquelas duas barras que reforçam o "arado". Tive dificuldade em fazer as mangueiras ate o bocal

Renan Folly
06/11/2013, 19:47
essa de colocar tanque atras do jeep so pra quem nao faz nada... jeep com peso na parte de tras é uma merd@!

moocashow
06/11/2013, 21:04
essa de colocar tanque atras do jeep so pra quem nao faz nada... jeep com peso na parte de tras é uma merd@!

Você diz atrás em baixo? Em que perde?

Abraço,

Willian Del Piero Rocha
07/11/2013, 08:16
Renan,não entendi essa de ser ruim colocar tanque na traseira do jeep devido ao peso,, então não devemos colocar o estepe e o camburão(tanque reserva), no suporte lá atrás também.

vavarusso
07/11/2013, 08:46
No meu coloquei o tanque embaixo e mais um cilindro de gás entre as caixas de rodas. O defeito desse tanque é ser muito grande o que o deixa muito baixo. Quando eu com o rabo no chao eu nao falei de peso e sim que fica baixo.

Ricardo MG
07/11/2013, 08:53
Renan,não entendi essa de ser ruim colocar tanque na traseira do jeep devido ao peso,, então não devemos colocar o estepe e o camburão(tanque reserva), no suporte lá atrás também.

No meu Willys tem o estepe, galão, um reservatório de água( entre a carroceria e o suporte) mais uma "renca" de ferramentas passando dos 100 kgs, tive que reforçar o feixe de molas se tivesse colocado o tanque na parte inferior traseira do Willys seriam mais 60 kgs(tanque cheio), quando retiro todos os equipamentos, estepe, galão, água, towbar e etc, realmente o Willys fica muito mais fácil de transpor os obstáculos da trilha.

abs

GPA-Airborne
31/08/2014, 23:04
"... o tanque na parte inferior traseira do Willys seriam mais 60 kgs"

Não tinha pensado nisso, faz sentido sim.

Mas considerando que o eixo dianteiro suporta o peso do motor, acho que o tanque atrás + estepe, galão e cama de sogra, ajudam a distribuir melhor o peso do jipe, ficando mais próximo do 50-50, ideal para qualquer carro.

De qualquer forma, vou prestar atenção ao comportamento da suspensão com o tanque cheio!