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Ver Versão Completa : F350, f250 4x4 ou f4000 4x4



Vicente Guimaraes
19/07/2013, 16:26
Amigos

Estou buscando uma viatura para construir um motor-home é um projeto de longo prazo e estou pesquisando alternativas. Eu começei a pesquisar as f250 4x4 cabine simples, montaria uma camper (motorhome de caçamba), mas pela faixa de preço encontro as f350 e até f4000 4x4. Essas últimas teriam maior capacidade de carga e talvez maior resistência, mas não sei se o consumo de diesel seria muito mais alto. O MH não será usado em trilhas, mas deve ter uma boa capacidade de enfrentar estradas de terra/rípio.

NO caso da f350 que é 4x2 pensei em instalar guincho e bloqueio selecionável na traseira.

O que acham? Qualquer sugestão é bem vinda.

lincoln38
19/07/2013, 16:29
ja viu os que tem no mercado livre ,

Tio Eddie
19/07/2013, 16:32
Eu iria de F-4000 4x4 preparada pela Território 4x4.
Já vi uma com este tipo de montagem e ficou show

Edintruder
19/07/2013, 16:43
Vicente, se queres transformar em MH e não desfazer, o ideal é pegar uma F4000 de 94 a 98 e investir em cima. É relativamente barata de comprar e tem o mesmo motor e caixa da F1000. Tens como colocar a 4x4 no futuro como o Tio falou ou melhorar com pneus maiores e guincho, que já dá uma baita diferença. O camper é bom e com a vantagem de poder retirar. Outra opção é fazer uma carroceria inteira para colocar direto sobre o chassis, retirando a caçamba para colocar o "baú". Fica muito mais espaçoso que o camper, e podes fazer tanto numa F1000 como numa F4000. A vantagem da F4000 é justamente pelo maior espaço e peso disponível para colocar no chassis. A caçamba da F1000 tem 2 mts de comprimento, mais 60cm para trás qu sobra do camper, o camper tem apenas 2,60 de comprimento em baixo. É bem pequeno. Numa F4000 podes colocar um baú com mais que o dobro do comprimento. 5,40mts mais a parte de cima da cabine.

Rubens Linhalis
19/07/2013, 18:04
Ja viu essa ?

Terra Sem Fronteiras (http://www.terrasemfronteiras.com/)

Edintruder
19/07/2013, 23:14
Muito legal! É o sonho de qualquer cigano! kkk

DieselPower
21/07/2013, 22:53
Concordo com o Edin,
Ficaria com um Camper ou com um BAú.

Vicente Guimaraes
22/07/2013, 11:02
ja viu os que tem no mercado livre ,

Já vi todos, umas 3 vezes... :)


Eu iria de F-4000 4x4 preparada pela Território 4x4.
Já vi uma com este tipo de montagem e ficou show

Tio Eddie, é show mesmo, só que essa preparação da Território custa 40.000 latinhas... muito caro né... só se for uma usada... já vi duas f4000 usadas com esse kit... mas na casa dos 100 mil. Eu consigo transformar em 4x4 por bem menos, eixo, cx de traçaõ engesa, etc...


Vicente, se queres transformar em MH e não desfazer, o ideal é pegar uma F4000 de 94 a 98 e investir em cima. É relativamente barata de comprar e tem o mesmo motor e caixa da F1000. Tens como colocar a 4x4 no futuro como o Tio falou ou melhorar com pneus maiores e guincho, que já dá uma baita diferença.

Edintruder. o único aproblema é achar uma f4000 nesta "idade" em bom estado.. as que vi neste ano estão com mais de 300.000km..

QUal o motor deste modelos/anos? X10? 229? como é o consumo de combustível (item importante para mim)?


O camper é bom e com a vantagem de poder retirar. Outra opção é fazer uma carroceria inteira para colocar direto sobre o chassis, retirando a caçamba para colocar o "baú". Fica muito mais espaçoso que o camper, e podes fazer tanto numa F1000 como numa F4000. A vantagem da F4000 é justamente pelo maior espaço e peso disponível para colocar no chassis. A caçamba da F1000 tem 2 mts de comprimento, mais 60cm para trás qu sobra do camper, o camper tem apenas 2,60 de comprimento em baixo. É bem pequeno. Numa F4000 podes colocar um baú com mais que o dobro do comprimento. 5,40mts mais a parte de cima da cabine.

A minha idéia é de algo reversível mas estou vendo as opções, a camper tem a vantagem de ser mais fácil para documentar, não tem documento da camper, só o veículo que muda para "carroceria intercambiável"

É .. justamente por isso que começei a olhar as F4000 e f350.. alguem sabe a diferenças entre as duas?

O bau seria minha 1ª opção mas o problema do bau é a documentação, acho que se tiver acesso para a cabine tem que ser documento de MH e fica complicado.... estou pensando em fazer um baú/camper...


Ja viu essa ? Terra Sem Fronteiras (http://www.terrasemfronteiras.com/)

Já vi sim, sonho de consumo, mas os caras montaram do Okm devem ter gasto uns R$ 400.000 ( a montagem da Santo Inácio é a mais cara, a partir de 200 mil para um veiculo pequeno... isso fora o veiculo comprado OKm). com 400.000 eu viajo o mundo todo por 10 anos sem precisar de motorhome.



Concordo com o Edin,
Ficaria com um Camper ou com um BAú.

Estou nesse caminho, só estou em dúvida na viatura, como disse começei olha do as f250 4x4 cabine simples, caçamba de 2,5 metros, a camper pode ficar com 3,5 metros na base mais cerca de 1,5 sobre a cabine (o que chamam de avancê) um comprimento total de 5 metros. O preço é que está salgado, e os modelos eletrônicos não me agradam devido a ter uma manutenção mais complicada. Um dos meus objetivos é não ter muita eletrônica embarcada.

Vicente Guimaraes
22/07/2013, 11:12
Edintruder, pensei em uma dessa aqui , ano 2007, pouco rodada, essa é eletrônica ou mecânica?

F 4000 - 2007- Raro Estado De Conservação, Venha Conferir - Ano 2007 - 53000 km - no MercadoLivre (http://caminhao.mercadolivre.com.br/MLB-495600665-f-4000-2007-raro-estado-de-conservaco-venha-conferir-_JM)

Rubens Linhalis
22/07/2013, 13:56
Vicente,

Ontem, retornando de uma viagem ao Pico da Bandeira na Serra do Caparaó, eu encontrei na portaria do parque com um pessoal que tem o camper da Duaron montado sobre uma hilux cabine simples. É bem pequeno, nao é um motor home mesmo.. mas traz muito conforto, praticidade e etc. O bom de ser uma pickup com camper é a facilidade de acesso, pq nesse Brasil tem cada estradinha apertada.. fora o peso, é um carro que se sai melhor na estrada de chao e etc. Por outras fontes, me falaram do camper completo, pronto p usar, por 40 mil.

Hj o meu sonho de consumo é um camper desse em um f250 4x4... rs


abraços!

Edintruder
22/07/2013, 14:58
Vicente, os motores que perguntasses lá em cima, o MWM 229 é o motor que fez tão boa fama da marca MWM. Projetado para tratores e usado em caminhões leves e picapes da linha Ford. As F4000 com motor Ford é furada, mas uma F4000 com o MWM 229 é muito bom e um pouco mais caro, inclusive. O MWM X-10 é uma evolução do 229, mas gasta mais por ter maior cilindrada, 3.9 no 229 e 4.3 no X-10. O X-10 equipa a linha F1000 e F4000 a partir de 96, então as F4000 acima 96 gastam mais diesel que as F4000 até 95. Porém o X-10 é bem mais forte que o 229, dessa maneira em subidas, terrenos pesado ou pegar vento frontal com um baú mais alto, o X-10 vai melhor que o 229.

Eu estou fazendo um reboque em casa, com eixo dianteiro de F75 4x2 e suspensão helicoidal com braços de arrasto. Está no chassis, mas será um baú de 2x2x4. Vontade não me falta de colocar um segundo eixo e alongar mais 1,5m e fazer um baita trailer, mas o propósito será outro, então será um baú multi-uso que usa pneus 31" com chassis a 80cm do solo, para ficar alinhado na minha F1000 levantada ou com a Bandeirante de um amigo meu.
Um trailer feito para fora de estrada é uma boa forma de melhorar as aventuras e podes usar com a tua Camper sem problemas.

Vicente Guimaraes
22/07/2013, 16:19
Vicente,

Ontem, retornando de uma viagem ao Pico da Bandeira na Serra do Caparaó, eu encontrei na portaria do parque com um pessoal que tem o camper da Duaron montado sobre uma hilux cabine simples. É bem pequeno, nao é um motor home mesmo.. mas traz muito conforto, praticidade e etc. O bom de ser uma pickup com camper é a facilidade de acesso, pq nesse Brasil tem cada estradinha apertada.. fora o peso, é um carro que se sai melhor na estrada de chao e etc. Por outras fontes, me falaram do camper completo, pronto p usar, por 40 mil.

Hj o meu sonho de consumo é um camper desse em um f250 4x4... rs


abraços!

Rubens, eu já vi esse Camper, é bem interessante, bem construído, leve. Mas achei 2 problemas, é pequeno e não tem muita capacidade de armazenagem (armários para mantimentos, água, etc..). A minha idéia é ficar 2 ou 3 anos viajando direto, dai vou precisar de um pouco de espaço.

A vantagem da Camper é que não precisa documentar, então sai mais barato e dá para fazer por conta própria.


Vicente, os motores que perguntasses lá em cima, o MWM 229 é o motor que fez tão boa fama da marca MWM. Projetado para tratores e usado em caminhões leves e picapes da linha Ford. As F4000 com motor Ford é furada, mas uma F4000 com o MWM 229 é muito bom e um pouco mais caro, inclusive. O MWM X-10 é uma evolução do 229, mas gasta mais por ter maior cilindrada, 3.9 no 229 e 4.3 no X-10. O X-10 equipa a linha F1000 e F4000 a partir de 96, então as F4000 acima 96 gastam mais diesel que as F4000 até 95. Porém o X-10 é bem mais forte que o 229, dessa maneira em subidas, terrenos pesado ou pegar vento frontal com um baú mais alto, o X-10 vai melhor que o 229.

Eu estou fazendo um reboque em casa, com eixo dianteiro de F75 4x2 e suspensão helicoidal com braços de arrasto. Está no chassis, mas será um baú de 2x2x4. Vontade não me falta de colocar um segundo eixo e alongar mais 1,5m e fazer um baita trailer, mas o propósito será outro, então será um baú multi-uso que usa pneus 31" com chassis a 80cm do solo, para ficar alinhado na minha F1000 levantada ou com a Bandeirante de um amigo meu.
Um trailer feito para fora de estrada é uma boa forma de melhorar as aventuras e podes usar com a tua Camper sem problemas

Edintruder, valeu pelas informações, excelentes. Cara eu tinha pensado num trailer também que seria puxado pelo meu engesa, só que o conjunto ficaria muito comprido, meu engesa é alongado tem 4,5 metros. E fora o custo com eventuais fretes/estadias em campings/translados internacionais, na verdade pelo que pesquisei seria em dobro (carro + trailer).


Sobre a f4000 li alguma coisa , dela ser muito reduzida e ter velocidade final baixa... isso pode complicar....

Dá para pegar uma f250 ou f1000 4x4 e alongar o chassis?

Edintruder
22/07/2013, 21:13
Quanto à alongar o chassis, sem problemas. Tem muito freteiro que alonga o chassis das picapes para colocar carroceria de madeira mais longa. É só alongar o chassis e reforçar as molas traseiras. Acho que será a melhor opção para picapes como F1000 ou F250.

Mal pergunte, até quanto pretendes gastar na compra do veículo?

Sonhador
22/07/2013, 21:33
Alguem ja pensou em montar essa parte de MH Como um tipo de container e o veiculo base por exemplo uma f4000 com plataforma , podendo durante certas viagens, deixar o Container estacionado em algum lugar fazer algum passeio com a f4000 e depois retornar e pegar o container e prosseguir viagem .

Edintruder
23/07/2013, 10:18
Sonhador,
Container não digo, pois é muito pesado. Um container de 20" pesa cerca de 2460kg vazio. Mas a opção de fazer isso num baú de alumínio é boa. Fica um camper tamanho família! rsrsrs.
O problema de caminhões é que quando coloca baú, tem que colocar baú nos documentos, e se for carroceria aberta tem que constar carroceria aberta.
As leis no Brasil servem justamente para fu%#& a população e limitar ao máximo a sua liberdade e livre escolha.
Isso está ocorrendo com os campers, pois para alterar a documentação para carroceria intercambiável, que ao meu ver deveria constar de fábrica nos documentos de uma picape, tem que instalar o camper em uma empresa credenciada pelo inmetro, depois fazer a vistoria no CSV e depois ir no detran. Só nisso muita gente que dá vantagem para os políticos desgraçados ganha o teu $$$.
Camper caseiro não pode mais só por causa desse detalhe. É só para fu$%& o povo mesmo!

Edintruder
23/07/2013, 11:16
Algo do tipo...

Caminhao Volkswagen 7.90-s, Ano 1992, Vermelho, Bau - Ano 1992 - 122606 km - no MercadoLivre (http://caminhao.mercadolivre.com.br/MLB-498706914-caminhao-volkswagen-790-s-ano-1992-vermelho-bau-_JM)
Volkswagen 7.90 Com Bau De 6 Mt Aluminio E A Frente Moderna no MercadoLivre (http://caminhao.mercadolivre.com.br/MLB-498189230-volkswagen-790-com-bau-de-6-mt-aluminio-e-a-frente-moderna-_JM)
Ford F 4000 Baú 1990 Cinza. Mwm Turbinada. Chassi Alongado - Ano 1990 - 1 km - no MercadoLivre (http://caminhao.mercadolivre.com.br/MLB-488480448-ford-f-4000-bau-1990-cinza-mwm-turbinada-chassi-alongado-_JM)
Caminhao Volkswagen 7.90-s, Ano 1992, Vermelho, Bau - Ano 1992 - 122606 km - no MercadoLivre (http://caminhao.mercadolivre.com.br/MLB-498706914-caminhao-volkswagen-790-s-ano-1992-vermelho-bau-_JM)
Mercedes 710plus Bonitao!!!! - Ano 2006 - 175000 km - no MercadoLivre (http://caminhao.mercadolivre.com.br/MLB-498145505-mercedes-710plus-bonitao-_JM)
Mercedes 710plus Bonitao!!!! - Ano 2006 - 175000 km - no MercadoLivre (http://caminhao.mercadolivre.com.br/MLB-498145505-mercedes-710plus-bonitao-_JM)
M.benz 715 Accelo Ano 2007 Bco. Bau Vuc R$ 58.000,00 no MercadoLivre (http://caminhao.mercadolivre.com.br/MLB-489209645-mbenz-715-accelo-ano-2007-bco-bau-vuc-r-5800000-_JM)
Caminhão Agrale 1600 Rd Mwm Novo Baú Gde. Ótimo Estado ! no MercadoLivre (http://caminhao.mercadolivre.com.br/MLB-498339751-caminho-agrale-1600-rd-mwm-novo-bau-gde-otimo-estado--_JM)



Esse tem como colocar os eixos da F250 4x4.
Caminhao Agrale 1800 Vendo Ou Troco no MercadoLivre (http://caminhao.mercadolivre.com.br/MLB-492892430-caminhao-agrale-1800-vendo-ou-troco-_JM)

Vicente Guimaraes
23/07/2013, 11:44
Edintruder e Tio Edie tem algum f250 mecanica ou são todas eletronicas?

Nesse caso, posso até pensar numa f.1000, mas o que pega é a idade avançada das viaturas...


Quanto à alongar o chassis, sem problemas. Tem muito freteiro que alonga o chassis das picapes para colocar carroceria de madeira mais longa. É só alongar o chassis e reforçar as molas traseiras. Acho que será a melhor opção para picapes como F1000 ou F250. Mal pergunte, até quanto pretendes gastar na compra do veículo? !

Legal, mas para alongar a carroceria tem que mudar o documento? em pensei nisso para uma f250 4x4.

Quero gastar algo na casa dos 50.000 a 60.000 no veículo (incluindo compra, reforma e instalação do 4x4). No caso das f250 já ficaria meio estourado.... seria um esforço a mais



Camper caseiro não pode mais só por causa desse detalhe. É só para fu$%& o povo mesmo!

Putz aí danou-se.... minha idéia era fazer um camper por conta própria....

Vicente Guimaraes
23/07/2013, 11:48
Edintruder, da lista eu gostei mais do Mercedez Accelo, Mas pelo que pesquiseu caminhão não seria uma boa opção para mim, a altura do container de 20 pés é de 2,3 metro e caminhão ficaria muito alto. fora o problema do consumo elevado de combustível e dirigibilidade mais complicada. O unico que parece mais viável é o F4000 que tem a cabine mais baixa que os demais e o MH poderia ser mais baixo com teto escamoteável.

Vicente Guimaraes
23/07/2013, 12:05
Acho que algumas informações importantes ainda não foram compartilhadas pode ajudar vocês a me ajudar.

A idéia é ter um MH para viajar por 3 anos seguidos, então algumas questões são importantes

1 - Economia (pouco gasto de combustível tipos 9km ou 10km por litro seria razoáve)
2 - Mecânica Robusta (diesel com manutenção fácil, sem eletrônica, de preferêncai mercedez, toyota ou ford)
3 - Capacidade Off Road média (suficiente para encarar estrada de terra, estradas esburacadas, trechos com lama)
4 - Espaço Interno (pelo menos uns 8m² com espaço para um banheiro, bancada de cozinha e cama de casal fixa)
5 - Espaço de estocagem (mantimentos, gerador, água potável uns 300 litros, combustível para autonomia de 1000km no mínimo, pagua de reuso e esgoto, equipamentos diversos)
6 - Compacto (o ideal é que o veículo tenha no máximo 6 metros de comprimento, 2.3 metros de altura, 2.3 de largura para caber dentro de um container de 20 pés que é a forma mais barata de enviar um veículo para outro continente) Mh compactos também pagam menos pedágio, tem taxas menores em campings


A minha 1º opção era uma pick-up grande f250 ou f350 ou até o caminhão f4000 com carroceria de maderia, onde seria construída uma camper (Mas pelo que o Edintruder falou isso não é mais possível.....)

Agora não sei o que fazer...

Rubens Linhalis
23/07/2013, 12:16
Nao compensa comprar um usado e dar uma arrumada nao?

Motorhome Mercedes Benz Sprinter Motor Trailer (1998/1998) | Motorhomes NETBR (http://motorhomes.net.br/motorhome-mercedes-benz-sprinter-motor-trailer-19981998/)

Motorhome Fiat Ducatto Maxi (1998/2011) | Motorhomes NETBR (http://motorhomes.net.br/motorhome-fiat-ducatto-maxi-19982011/)

Motorhome Ford F-4000 Turiscar Solimar (1977/1977) | Motorhomes NETBR (http://motorhomes.net.br/motorhome-ford-f-4000-turiscar-solimar-19771977/)

Sonhador
23/07/2013, 12:40
Sonhador,
Container não digo, pois é muito pesado. Um container de 20" pesa cerca de 2460kg vazio. Mas a opção de fazer isso num baú de alumínio é boa. Fica um camper tamanho família! rsrsrs.
O problema de caminhões é que quando coloca baú, tem que colocar baú nos documentos, e se for carroceria aberta tem que constar carroceria aberta.
As leis no Brasil servem justamente para fu%#& a população e limitar ao máximo a sua liberdade e livre escolha.
Isso está ocorrendo com os campers, pois para alterar a documentação para carroceria intercambiável, que ao meu ver deveria constar de fábrica nos documentos de uma picape, tem que instalar o camper em uma empresa credenciada pelo inmetro, depois fazer a vistoria no CSV e depois ir no detran. Só nisso muita gente que dá vantagem para os políticos desgraçados ganha o teu $$$.
Camper caseiro não pode mais só por causa desse detalhe. É só para fu$%& o povo mesmo!

Qdo citei container era uma ideia tipo um bau montado como um trailer , e o caminhao como citei seria talvez tipo plataforma com algum sistema simples para poder colocar e retirar esse Container/Bau.
Acho que seria pratico com documentacao. e penso se bem dimensionado pode ate ser colocado em um container , separado do caminhao como alguem ja citou.

Sonhador
23/07/2013, 12:52
Algo mais ou menos assim .... esse ja ta monstro !!

Caminhão Militar Engesa Ee25 6x6 - São Paulo - Caminhões - Ônibus - Vans - Imirim - roda caminhao preço (http://cidadesaopaulo.olx.com.br/caminhao-militar-engesa-ee25-6x6-iid-296629941)

Vicente Guimaraes
23/07/2013, 13:14
Pessoal, obrigado pelas dicas e ajudas, está sendo ótimo !


Algo mais ou menos assim .... esse ja ta monstro !!
Caminhão Militar Engesa Ee25 6x6 - São Paulo - Caminhões - Ônibus - Vans - Imirim - roda caminhao preço (http://cidadesaopaulo.olx.com.br/caminhao-militar-engesa-ee25-6x6-iid-296629941)

Legal esse engesa né... um sonho, eu já vi.. tentei até ligar para o dono mas não consegui, mas para meus propositos não serve (vc leu acima meus objetivos?)

EU vou com isso aonde? consumindo 3 ou 4km/l ? Sò se for para passear no final de semana... Para dar a volta ao mundo não serve... vai gastar US$ 10.000 em cada despacho marítimo (uns 3 ou 4 pelo menos, dependendo do roteiro). Vai gastar uma fortuna de diesel. Calcula aí 50.000 litros x US$ 1,5 (preço médio do diesel no mundo) = US$ 75.000 só de combustível. Vai achar peças de Engesa na Índia? no Quênia? No Canadá? em que lugar?



Nao compensa comprar um usado e dar uma arrumada nao?

Motorhome Mercedes Benz Sprinter Motor Trailer (1998/1998) | Motorhomes NETBR (http://motorhomes.net.br/motorhome-mercedes-benz-sprinter-motor-trailer-19981998/)

Motorhome Fiat Ducatto Maxi (1998/2011) | Motorhomes NETBR (http://motorhomes.net.br/motorhome-fiat-ducatto-maxi-19982011/)

Motorhome Ford F-4000 Turiscar Solimar (1977/1977) | Motorhomes NETBR (http://motorhomes.net.br/motorhome-ford-f-4000-turiscar-solimar-19771977/)

Rubens o caminho deve ser por aí mesmo :master: .... comprar um MH e reformar. Mas um veículo que eu possa colocar 4x4 (então estão fora a Sprinter e Ducato)

No caso da Sprinter, se eu der 125 mil reais em um veículo de 1998 (15 anos) minha mulher me interdita, me coloca no manicômio e fica com todos os meus bens :)
:shock:

Fiat Ducato estou fora... é roubada

o F4000 é uma boa, já vi algumas, mas do ano 1977? tem que ter muita coragem, deve estar cheio de mofo, vazamentos , infiltrações de água.... com certeza vai ter que comprar e reformar tudo.

Vamos ver ;)

Rubens Linhalis
23/07/2013, 18:08
Pois é Vicente.. acho que é um bom caminho esse de comprar um MH usado e reformar.. acredito que o mercado de usados p MH nao deve ser lá muito facil.. entao o preço de revenda deve compensar. Na maioria das vezes, o ano do carro nao é o ano do MH.. visto ate alguns anuncios 2008/2011, ou seja o carro é 2008 e foi feito o MH em 2011. Essa 1977 nao sei..rs.

grande abraço

Por curiosidade: a viagem é para quantas pessoas ? por quanto tempo? Fica a vontade de responder ou nao...rs


abraços e boa sorte !

Vicente Guimaraes
23/07/2013, 18:19
Pois é Vicente.. acho que é um bom caminho esse de comprar um MH usado e reformar.. acredito que o mercado de usados p MH nao deve ser lá muito facil.. entao o preço de revenda deve compensar. Na maioria das vezes, o ano do carro nao é o ano do MH.. visto ate alguns anuncios 2008/2011, ou seja o carro é 2008 e foi feito o MH em 2011. Essa 1977 nao sei..rs.

Por curiosidade: a viagem é para quantas pessoas ? por quanto tempo? Fica a vontade de responder ou nao...rs

!

Sem problemas , será viagem para um casal. eu e minha esposa,

Rubens Linhalis
23/07/2013, 18:33
Gostei muito desse: Caminhonete Ford F-4000 4x4 com Camper (1991/2009) | Motorhomes NETBR (http://motorhomes.net.br/caminhonete-ford-f-4000-4x4-com-camper-19912009/)


Ja decidiu ou ainda avaliando se sera um camper ou um MH ?

Eu li um tempo atras o livro "Mundo por Terra" (recomendo) , nele destaca-se a importância de ser um MH. Pois ao parar fora de camping simplesmente p dormir (praças de cidade e posto de gasolina) nao precisava sair do carro (cabine) e entrar no camper. E outra situação era de caso estivesse dormindo e precisasse sair rápido com o carro, tinha acesso direto no MH, nao precisaria sair do camper e entrar na cabine.

Edintruder
23/07/2013, 19:08
A questão do camper tens duas opções, se pretendes remover realmente do veículo ou não. Na prática, vais ter que ir numa empresa especializada em campers e trailers e veja se eles te alugam um camper, fazem a instalação na tua caminhonete, emitem o laudo, e daí tu corres no inmetro e detran. Depois disso tu devolves e fazes o camper como tu queres. Se fores comprar, tem que ser um legalizado para conseguires colocar e alterar os documentos. Depous dos documentos alterados, na prática podes fazer o camper tu mesmo.

Vicente Guimaraes
24/07/2013, 11:33
Gostei muito desse: Caminhonete Ford F-4000 4x4 com Camper (1991/2009) | Motorhomes NETBR (http://motorhomes.net.br/caminhonete-ford-f-4000-4x4-com-camper-19912009/) Ja decidiu ou ainda avaliando se sera um camper ou um MH ? Eu li um tempo atras o livro "Mundo por Terra" (recomendo) , nele destaca-se a importância de ser um MH. Pois ao parar fora de camping simplesmente p dormir (praças de cidade e posto de gasolina) nao precisava sair do carro (cabine) e entrar no camper. E outra situação era de caso estivesse dormindo e precisasse sair rápido com o carro, tinha acesso direto no MH, nao precisaria sair do camper e entrar na cabine.

Muito legal esse heim f4000, eu tinha pensado em algo parecido (esse já foi vendido).

Já li o Mundo por terrra 2 vezes O unico problema era que o MH deles não tinha banheiro.. isso para mim é fundamental.... nº 1 da lista de prioridades. Já pensou cagar no meio do mato... to fora....

Sobre a documentação deles fiquei curioso, eu mandei 2 perguntas no forum deles e não tive resposta (engraçado que o Roy diz no livro que "quando colocamos algo na internet temos a obrigação de responder a todos"). Não sei como foi a documentação deles, acho que não teve, ficou como carroceira fechada e pronto. Teoricamente so teriam problemas no Brasil lá fora não tem essa exigência (eles foram parados mais de 100 vezes pelas policias em todo o mundo e , no livro, não relataram esse tipo de problema.

Já pensei nisso, fazer o MH e não documentar, e sair saindo (como dizem aqui no Rio) do Brasil.

Denanimei um pouco da camper, mas com a dica abaixo do Edintruder me animei de novo.



A questão do camper tens duas opções, se pretendes remover realmente do veículo ou não. Na prática, vais ter que ir numa empresa especializada em campers e trailers e veja se eles te alugam um camper, fazem a instalação na tua caminhonete, emitem o laudo, e daí tu corres no inmetro e detran. Depois disso tu devolves e fazes o camper como tu queres. Se fores comprar, tem que ser um legalizado para conseguires colocar e alterar os documentos. Depous dos documentos alterados, na prática podes fazer o camper tu mesmo.

Essa do aluguel é muito boa.... gostei da dica... pode ser um caminho heim... mas será que os caras alugam?

Um camper do tamanho que quero está saindo por 130 mil OKm... caropracarai...

Edintruder
24/07/2013, 12:09
Credo! Foda é só a questão da documentação, pois tem muito policial que adora ferrar com o cidadão, e implicam com tudo o que podem... Como esse item é específico para alterações de características, pode-se arriscar a não documentar e nunca ter problemas mas pode-se estragar uma viajem inteira...
Por exemplo, quando fiz o lift de suspensão da minha F1000, andei 2 anos até o primeiro me perturbar, daí fiz o Inmetro e descobri esse lance do camper pois eu tinha a intensão de fazer um camper para mim.
Mas acho que aqui do fórum só eu fiz o Inmetro,e e quase todo mundo tem algum lift na F1000. A do Tio Eddie é mais alta que a minha e não fez Inmetro, e dentro do MS ninguém perturba proprietários de picapes levantadas sem o Inmetro.

Se eu fizesse um camper para mim hoje, arriscaria na raça e na coragem, e alegaria que é um turiscar da década de 80 coberta por uma portaria específica para a turiscar. Por isso está desobrigada de fazer o Inmetro... Sempre cola se o policial não estiver bem informado à respeito.

Sobre a falta do banheiro, realmente, imagina cagar no mato em dia de chuva fria? Banheiro de posto? Nenhum dos dois agrada!

Porém se for alongar o chassis, esse tem que documentar.

Vicente Guimaraes
24/07/2013, 13:14
Fala Edintruder...

Ué vc mudou a foto do Avatar "quase não te reconheci" rssssss

VOu ver esse lance da camper direito, vou conversar com o povo "campeiro" com fabricantes e tentar sondar algo. O que me desanima na Camper é que não tem passagem da cabine para a camper, o meu plano neste caso seria fazer fechado mesmo (documentar a pickup), depois fazer a passagem mas mantê-la fechada no Brasil. Quando estiver lá fora eu tiro a tampa e pronto.

Noutra linha tenho achado alguns MH interessantes, já documentados e com boa mecanica (Mercedez 608, D40, D20).

A decisão vai ser na hora que eu tiver com a grana na mão, o que aparecer de melhor eu tasco.

Rubens Linhalis
24/07/2013, 13:45
Muito legal esse heim f4000, eu tinha pensado em algo parecido (esse já foi vendido).

Já li o Mundo por terrra 2 vezes O unico problema era que o MH deles não tinha banheiro.. isso para mim é fundamental.... nº 1 da lista de prioridades. Já pensou cagar no meio do mato... to fora....

Sobre a documentação deles fiquei curioso, eu mandei 2 perguntas no forum deles e não tive resposta (engraçado que o Roy diz no livro que "quando colocamos algo na internet temos a obrigação de responder a todos"). Não sei como foi a documentação deles, acho que não teve, ficou como carroceira fechada e pronto. Teoricamente so teriam problemas no Brasil lá fora não tem essa exigência (eles foram parados mais de 100 vezes pelas policias em todo o mundo e , no livro, não relataram esse tipo de problema.

Já pensei nisso, fazer o MH e não documentar, e sair saindo (como dizem aqui no Rio) do Brasil.

Denanimei um pouco da camper, mas com a dica abaixo do Edintruder me animei de novo.




Essa do aluguel é muito boa.... gostei da dica... pode ser um caminho heim... mas será que os caras alugam?

Um camper do tamanho que quero está saindo por 130 mil OKm... caropracarai...



Vicente.. sobre a parte que fede: Ja viu vaso quimico, da pra adaprtar muito facilmente em qualquer canto.

Essa opção vc conhece? Eu acho ela muito boa tambem, porem pequena (muito pequena), mas te falo que deve ser beeeem mais barato que qualquer camper, meso que usado:

.:. Viagens Maneiras .:. (http://www.viagensmaneiras.com/viagens/index.htm)

Edintruder
24/07/2013, 13:52
Vicente, um microônibus com mecânica Mercedes é o ideal pois encontrarás peças em todo o mundo. O motor do 608 é bom, mas fraco se pretenderes colocar uma tração 4x4. Então turbo, intercooler e retrabalho de bomba deve ser incluído no valor para teres um veículo que consigas rodar a 100km/h sem forçar. Mas é um motor barato de fazer e muito durável. Um Perkins ou MWM será mais difícil de arrumar peças fora da américa do sul, porém um motor cummins a coisa torna a melhorar, tanto em desempenho similar ao MWM, durabilidade superior ao MWM e disponibilidade de peças a nível mundial.

Vicente Guimaraes
24/07/2013, 15:20
Rubens, esse vaso portátil é uma boa sim , mas para viagems cura ou para emergênias, isso porque a autonomia é baixa (caixa detritos de 20 litros), vc calcula 5 litros de detrito por adulto por dia (incluindo a água da descarga) e isso dá uma autonomia de 2 dias, então toda hora tem que esvaziar...imagina isso numa viagem de 1000 dias... O ideal é ter mesmo o vaso aquamagic que é um vaso "quase comum" e que é ligado a uma caixa de detritos que pode ter uns 100 litros ou mais (existem produtos que são colocados na caixa que eliminam o mau cheiro)

Edintruder... essa dica do cumins ser um motor mundial eu não sabia, jurava que o perkins era mais "globalizado", mais um ponto para as ford :) com os cummins. Sobre o Toyota 14B ? vc tem alguma informação?

O mercedez 608 é fraquinho mesmo, fora a barulheira...se fosse um desse talvez trocasse o motor ou fizesse um bom up-grade (conforme vc sugeriu). Eu prefereria um do 609 OM364, ou cummins, ou Toyota14B

Edintruder
24/07/2013, 22:49
O 14b da toyota é muito bom, acha as peças em todo o canto também, sem dizer que é um motor HSD com mais de 3 litros. É uma opção, sem dúvida. Ele consegue empurrar uma Bandeirantes a mais de 150km/h.

Edintruder
24/07/2013, 23:10
Autocarro - Anúncios - Classificados - Compra - Venda - Veiculos - Revendas - Particulares. (http://www.autocarro.com.br/autocerto/placa/IQV6913.html)
Esse está na região metropolitana de Porto Alegre.

Vicente Guimaraes
25/07/2013, 01:38
É 14B é o bicho !!

Se aparecer algum dando sopa.....


Autocarro - Anúncios - Classificados - Compra - Venda - Veiculos - Revendas - Particulares. (http://www.autocarro.com.br/autocerto/placa/IQV6913.html)
Esse está na região metropolitana de Porto Alegre.

Show esse heim... 4x4 e tudo.. Só faltava o documento de MH... sem documento é complicado pra caramba..

Vicente Guimaraes
30/07/2013, 15:17
Vicente, um microônibus com mecânica Mercedes é o ideal pois encontrarás peças em todo o mundo. O motor do 608 é bom, mas fraco se pretenderes colocar uma tração 4x4. Então turbo, intercooler e retrabalho de bomba deve ser incluído no valor para teres um veículo que consigas rodar a 100km/h sem forçar.

Tenho seguido esta linha... Eu achei uns 4 MH feitos sobre o chassis 608, já documentados como MH. A idéia é trocar o 608 pelo motor do 709 (OM364) turbinado ou o motor 14B instalar um conjunto 4x4.

Assim que tiver novidades posto por aqui.

Vicente Guimaraes
01/08/2013, 17:32
Caro Edintruder, fiquei com uma dúvida sobre sua informação (em vermelho no trecho abaixo)

Quais são esses motores que são uma furada? os cummins? os de antes de 1994?

O problema dos MWM é encontrar peças lá fora...


As F4000 com motor Ford é furada, mas uma F4000 com o MWM 229 é muito bom e um pouco mais caro, inclusive.... O X-10 equipa a linha F1000 e F4000 a partir de 96, então as F4000 acima 96 gastam mais diesel que as F4000 até 95. Porém o X-10 é bem mais forte que o 229, dessa maneira em subidas, terrenos pesado ou pegar vento frontal com um baú mais alto, o X-10 vai melhor que o 229.

Edintruder
02/08/2013, 23:41
As primeiras F4000 tinham duas opções de motores, motor Ford de 4 litros e motor 3.9 MWM 229. Os motores Ford tem bom torque e são duráveis, mas davam mais problemas que o MWM, gastavam mais e andavam menos. Igual às Saveiros, Gol e Paratis com CHT e AP de 89 a 93.

Vicente Guimaraes
03/08/2013, 00:50
OK Edintruder, valeu pelas dicas !!!!

Estou vendo com carinho as f4000.

Edintruder
03/08/2013, 12:26
Vicente, se o teu objetivo é F4000 modernas, não tem erro. Procura uma com o motor Cummins 96/...

dudarj
03/08/2013, 12:53
Porque quer comprar (montar) o MH aqui no Brasil? Caro pacas!

Se vai passar 3 anos viajando pelo mundo, começe pelos EUA, onde vc consegue comprar um MH pronto e inicia a expedição por lá.

Uma F450 Powerstroke 4x4 2003 pronta:

4X4 Motorhome XCURSION 2003 F450 Turbo Diesel - classifieds - reachoo.com (http://www.reachoo.com/ads/152181829?utm_source=yakaz)

Vicente Guimaraes
03/08/2013, 16:51
Porque quer comprar (montar) o MH aqui no Brasil? Caro pacas!

Se vai passar 3 anos viajando pelo mundo, começe pelos EUA, onde vc consegue comprar um MH pronto e inicia a expedição por lá.

Uma F450 Powerstroke 4x4 2003 pronta:

4X4 Motorhome XCURSION 2003 F450 Turbo Diesel - classifieds - reachoo.com (http://www.reachoo.com/ads/152181829?utm_source=yakaz)

Já pesquisei, acho que não dá para fazer isso... pode até comprar lá e andar por lá, mas para sair do país acho que tem problema, e também é f... vc usar um MH americano no Irã... Paquistão... Turquia...

lincoln38
03/08/2013, 17:16
Já pesquisei, acho que não dá para fazer isso... pode até comprar lá e andar por lá, mas para sair do país acho que tem problema, e também é f... vc usar um MH americano no Irã... Paquistão... Turquia...


voce pode comprar la , avista e pegar o certificado voce tambem que ir junto ao detran de la e colocar ela no seu nome e fazer o seguro ai voce pode andar pra tudo que for lugar , ai quando voce voltar para o brasil

Vicente Guimaraes
04/08/2013, 12:05
ai quando voce voltar para o brasil

ai quando eu voltar para o Brasil ? não vou poder ficar com o MH aqui...

Rubens Linhalis
06/08/2013, 08:42
Vicente,

Ontem no facebook da Victoria MH apareceu esse carro nos classificados. Talvez pelo que pretende, o tamanho ainda nao seja o ideial..mas...

Nao li nada do anuncio !

VICTÓRIA MOTOR HOMES: Motor Home Toyota bandeirantes 99 - 4x4 (http://victoriamotorhomes.blogspot.com.br/2013/08/motor-home-toyota-bandeirantes-99-4x4.html)


abraços

Vicente Guimaraes
06/08/2013, 10:49
Fala Rubens, :curtir" Esse seria mesmo perfeito, obrigado pela dica.

Vou entrar em contato e saber mais informações :cool:

REDNAZ
06/08/2013, 21:37
Vicente,

A uns três anos eu e minha mulher tivemos as mesmas duvidas que você, comprar ou reformar, etc. No meu caso não deu pra reformar tivemos de optar por montar um MH, pois minha altura não ajuda. Compramos uma F4000 em março de 2012, a ultima da região, pois acredito ser o carro ideal para nosso tipo de expedição. Estamos montando na Victoria MotorHomes, e o atendimento deles e muito bom, o Plinio (Dono) é um cara muito atencioso.
Montar custa caro e é demorado, mas compensa ver o teu projeto sendo executado. Vi que você viu a linha Expedition da Victoria, é muito legal o projeto base.

Mas a quantidade de detalhes pra montar é grande, talvez reformar um MH seja uma opção boa, pois ai você só se foca no que realmente interessa "a viagem", ....

Nossa ideia é fazer, na primeira perna, a já tradicional Ushuaia - Fairbanks Alaska em três anos.
E concordamos que banheiro no mato é coisa pra quem tem menos de "enta" e quer novas experiencias, ... Ahahahaha

Abraços,
Rednaz

Rubens Linhalis
07/08/2013, 08:39
..
E concordamos que banheiro no mato é coisa pra quem tem menos de "enta" e quer novas experiencias..
Rednaz

Rednaz...


Só um comentario... vou usar muuito o mato entao.. uns 10 anos ainda...kkkkk. Mas com isso ganho a tal experiencia..kkkk

Bem vindo ao Forum (vi que é seu 1º post) !


abraços!

Vicente Guimaraes
07/08/2013, 12:18
Grande Rednaz, obrigado pelas dicas, cara eu já consultei a Vitória ele parecem excelente mesmo, também gostei muito da Santo Inácio. Mas ambas também são as mais caras do mercado... Os orçamentos ficaram muito fora do valor que eu teria disponível.

Como a viagem que pretendo fazer será de longa duração (que envolver muitas opçoes de passeio) a escolha do veículo é um desafio. Um veículo muito grande não é recomendável para cidades históricas, um veiculo muito baixo não anda bem em estradas de terra mas vai bem na estrada, um veiculo muito alto passa por mais desafios mas não entra num container... é tudo complicado.

O fator fundamental e que concordamos é ter banheiro. :)


Rednaz...


Só um comentario... vou usar muuito o mato entao.. uns 10 anos ainda...kkkkk. Mas com isso ganho a tal experiencia..kkkk

Bem vindo ao Forum (vi que é seu 1º post) !


abraços!

REDNAZ
07/08/2013, 21:36
@Rubens,

Heheheheheh, sim uns 19 anos, ...mas parceiro, experiencia se adquiri, não se compra, alem do que depois das "experiencias" se tem muita historia pra contar, ... ;) ahahahahahahahah
Valeu pelo "Bem vindo".

@Vicente,

Sim entendo bem o que tu disse, estamos neste projeto faz sete anos e Cara! muita coisa nos vimos e avaliamos, a duvida é cruel sempre Grana x Recurso físicos. Mas como nossa expedição sera principalmente em altitude normalmente isolados, então tivemos de optar por ter um MH com condições para ficar isolado por mais de uma semana em ambiente de montanha etc.
Quanto a colocar no contêiner, acho uma ótima ideia, tem alguns gringos que utilizam uma teto móvel, parecido com o do Roy mas são elétrico, Turtle Expedition Vehicles (http://www.popularmechanics.com/cars/news/shows/14-extreme-campers-built-for-off-roading-2#slide-4) e provavelmente cabem nas dimensões de um contêiner com um carro "grande". Este tipo de MH tem a desvantagem de isolar menos o calor e frio.

Outra coisa que avaliamos muito no carro foi a capacidade de carga, devido a água potável (80l), água para uso diário (400L), e reservatório de água suja e servida (100+100), alem da estrutura do MH e agregados, fazendo uns cálculos rápidos logo se passa as 1500Kg, para atender as nossas necessidades.

Caso você vai se aventurar em locais isolados sugiro focar nos pontos básicos água, energia e isolação térmica. E apos focar no carro que vai atender aos teus desejos de viagem.
Por que não adianta nada ter banheiro mas não ter o minimo de conforto (digo minimo .... ahahahahaha)

Mas ainda acho que se tu conseguir um MH e reformar vai custar mais barato e sera mais rápido.
Eu e minha mulher sempre pensamos primeiro nas nossas necessidades básicas (por isto o MH tem banheiro.... ahahaha) para depois focar no resto.

Abração,
Rednaz

Vicente Guimaraes
08/08/2013, 13:44
Vale Red Naz

A capacidade de carga e autonomia também são importante para mim, por isso desanimei um pouco com alguns modelos de camper, mas tem outros modelos de CAMPERS MAIORES com razoável autonomia (200L de agua potável, 80L de agua preta e 80L de agua cinza).

O problema destes modelos escamoteáveis (POP-UP) é a parte flexível que me deixa resabiado.

A solução do Roy (Mundo Por Terra) é interessante, o teto é rígido (e pode ter isolamento térmico) e era escamoteável de um lado (em dias de calor funciona como uma espécie de clarabóia) e removível (ele retirava para caber no container).

Suas informações são muito valiosas ! Obrigado !

REDNAZ
09/08/2013, 19:43
Valeu Vicente,

Pra não fugir do tópico sobre o carro, seguem três links, com diversão garantida, ou seja, muitas duvidas e algumas certezas , ...hahahahahahahaha

Choosing an Overland Campervan (http://www.xor.org.uk/silkroute/equipment/choosevan.htm) (Ótimo, muita informação, sugiro ler varias vezes)
Untitled Document (http://www.camaradahome.com.br/porques/porques.html) (Contem partes do anterior traduzido e varias outras informações, legal também)
Go-Overland.com - Vehicles (http://www.go-overland.com/indy/vehicles/) (Mais básico, mas vale a leitura)

Espero que o fim de semana seja longo pra tanta leitura,

Abração,
Rednaz

Flavio Torres
15/05/2018, 16:37
Olá pessoal, faz tempo que não passo por aqui.
Tenho um trailer que pretendo colocar em cima de uma f4000 4x4, mas tenho uma dúvida, vou ter que aumentar 140cm o chassi, será que é melhor aumentar o entre eixo, ou no balanço traseiro, não pretendo fazer trilha, só estradas ruins.

agricio
02/04/2019, 17:02
Olá pessoal, faz tempo que não passo por aqui.
Tenho um trailer que pretendo colocar em cima de uma f4000 4x4, mas tenho uma dúvida, vou ter que aumentar 140cm o chassi, será que é melhor aumentar o entre eixo, ou no balanço traseiro, não pretendo fazer trilha, só estradas ruins.

Ta meio parado por aqui.
Alguém ainda ta acessando esse portal?
To querendo montar um MH em um F4000 - com tração 4X4.
Alguém tem contato de uma boa montadora?
Sei da VICTORIA MOTOR HOMES, mas o precinho deles é meio pesado.

Obrigado