PDA

Ver Versão Completa : Temperatura ideal de trabalho: Como consegui-la?

GLMedina
19/07/2013, 14:11
Olá a todos.
Depois da reforma, comecei a rodar com o carro em trajetos próximos (não mais de 100 km) e pela cidade, a fim de testar a viatura. Na estrada ficou sensacional, dando 95 à 100 km/h sem esforço. Não tem chimbre nas rodas, apenas a folga na direção que vou arrumar ainda. A nova suspensão é sacanagem!
Tem uma ronqueira enjoada, normalmente quando se usa o freio motor, vindo de baixo do carro, que não sei se é normal, pois não comparei com qualquer outra ainda. Todos os fluidos das caixas de marcha, de transferência e dos diferenciais foram trocados pelos especificados.
O "clank" mencionado em outro tópico ainda não sumiu!
Mas, vamos ao que interessa no tópico postado:
Tudo foi trocado: colmeia do radiador nova, troca de todas as mangueiras, substituição do acoplamento viscoso (coloquei original), bomba d'água nova, substituição de todos os fluídos, especialmente de arrefecimento (quase 12 litros 50% x 50% de água desmineralizada e etileno glicol), novo sensor de temperatura (original), nova válvula termostática (genuína), todos os tubos de passagem de água para o aquecimento e respectivas mangueiras.
Só que a temperatura trabalha "estranha". O ponteiro sempre marca entre o meio e o vermelho, mas a água dentro do vaso de expansão permanece fria (ou melhor, "morninha"), assim como as mangueiras.
Notei, ainda, um pequeno vazamento que parece vir da junta da bomba d'água, que me obriga a manter uma garrafa com a mistura dentro do carro para manter o nível de água correto.
O que pode estar ocorrendo?
Li que a temperatura deve estar no meio do ponteiro (aliás, estou pensando seriamente em instalar um novo, por precaução). Não aguento a po&%$ do Watchdog apitando o tempo todo!
Alguém tem uma ideia do que pode ser?
Abs.

Waldmartins
19/07/2013, 14:24
GLMedina,

vc ajustou o Watchdog direito? Pelo o que vc falou no outro post parece que não...

Agora uma dúvida. Como vc sabe que a água do vazo está "morninha"? Depois que chega o ponteiro entre o meio e o vermelho vc abre o vaso de expansão!? :shock:

Pelo visto vc tá trabalhando na temperatura ideal (pelo marcador), mas não está confiando na marcação...é isso!?

Tenta por a mão em cima daquela parte de ferro (esqueci o nome) onde fica aquele bujão/fusível. Vc consegue segurar ali? Se conseguir é pq realmente a temperatura está abaixo do ideal...ou vc é um homem de aço...rsrs

Abs

Wald

GLMedina
19/07/2013, 15:14
GLMedina,

vc ajustou o Watchdog direito? Pelo o que vc falou no outro post parece que não...

Agora uma dúvida. Como vc sabe que a água do vazo está "morninha"? Depois que chega o ponteiro entre o meio e o vermelho vc abre o vaso de expansão!? :shock:

Pelo visto vc tá trabalhando na temperatura ideal (pelo marcador), mas não está confiando na marcação...é isso!?

Tenta por a mão em cima daquela parte de ferro (esqueci o nome) onde fica aquele bujão/fusível. Vc consegue segurar ali? Se conseguir é pq realmente a temperatura está abaixo do ideal...ou vc é um homem de aço...rsrs

Abs

Wald

Blz Wald!
Ainda não ajustei o Watchdog mesmo! Lerdeza pura!
Sim, não há pressão por superaquecimento no vaso de expansão, podendo ser aberto tranquilamente.
Tenho que saber que parte de ferro é essa, pois nossos motores são diferentes.
Li que a temperatura de trabalho é de 88º (conforme manuais Land Rover). Para ferver, é um pulo!
Não estou é confiando no marcador mesmo!

KnuppBH
19/07/2013, 15:14
Olá Medina,

Primeiramente, parabéns pela restauração do 110. Acompanhei seu outro tópico e achei muito bacana o trabalho feito.

Não sei se influencia na temperatura, mas acho que a primeira coisa seria sanar o vazamento da bomba dágua. Mas tenho certeza que isso vc já está planejando..

Que tal arrumar um termômetro e medir a temperatura da água?

Como vc trocou tudo dentro dos conformes, pode ser que esteja havendo um erro na medição da temperatura.

Aí já dá pra ter um ponto de partida mais certo.
Ou a àgua não está na temperatura correta ou o medidor está marcando errado.

abraço,

GLMedina
19/07/2013, 15:17
Olá Medina,

Primeiramente, parabéns pela restauração do 110. Acompanhei seu outro tópico e achei muito bacana o trabalho feito.

Não sei se influencia na temperatura, mas acho que a primeira coisa seria sanar o vazamento da bomba dágua. Mas tenho certeza que isso vc já está planejando..

Que tal arrumar um termômetro e medir a temperatura da água?

Como vc trocou tudo dentro dos conformes, pode ser que esteja havendo um erro na medição da temperatura.

Aí já dá pra ter um ponto de partida mais certo.
Ou a àgua não está na temperatura correta ou o medidor está marcando errado.

abraço,

Vlw Pedro!
Acho que é o marcador mesmo. O termômetro que usei foi o dedo mesmo! A temperatura dentro do vaso é ideal para um banho morno em dias frios!
Por isso ando "bolado" com o marcador de temperatura!
Abs.

Alexandre Tietsche
19/07/2013, 16:30
Medina, to praticamente no mesmo barco que você.
Quanto a sua. Eu já tive essa vazamento pela junta da bomba d'agua, fica entre a bomba e o bloco correto ? é uma junta que chamam de "junta revolver" pelo seu formato. Ali pingava um pouquinho mas o nível mal baixava e não alterava em nada a temperatura, funciona tudo certinho, sempre no meio.

Com a nova 110 já testei o marcador e ele funciona perfeitamente, inclusive além do teste de aterrá-lo eu coloquei na outra viatura e ele funciona.
Troquei o sensor de temperatura por um novo e testei o velho ambos funcionam. Meu problema é o contrário do seu, sempre marca no azul e dali não sai. Me disseram pra tirar a válvula termostática e verificar se não furaram ela pro carro ficar mais frio. Esse é meu último passo. Se não der certo vou esquecer disso. Vou tirar o bujão de cima, mandar furar e colocar um sensor de temperatura ali assim como fiz com a outra e ai tenho certeza que vai funcionar 100%.

GLMedina
19/07/2013, 17:00
Medina, to praticamente no mesmo barco que você.
Quanto a sua. Eu já tive essa vazamento pela junta da bomba d'agua, fica entre a bomba e o bloco correto ? é uma junta que chamam de "junta revolver" pelo seu formato. Ali pingava um pouquinho mas o nível mal baixava e não alterava em nada a temperatura, funciona tudo certinho, sempre no meio.

Com a nova 110 já testei o marcador e ele funciona perfeitamente, inclusive além do teste de aterrá-lo eu coloquei na outra viatura e ele funciona.
Troquei o sensor de temperatura por um novo e testei o velho ambos funcionam. Meu problema é o contrário do seu, sempre marca no azul e dali não sai. Me disseram pra tirar a válvula termostática e verificar se não furaram ela pro carro ficar mais frio. Esse é meu último passo. Se não der certo vou esquecer disso. Vou tirar o bujão de cima, mandar furar e colocar um sensor de temperatura ali assim como fiz com a outra e ai tenho certeza que vai funcionar 100%.

Alexandre, só benzendo as danadas!
Engraçado que com o sensor antigo, ela marcava mais para o meio. Com o novo resolveu dar alteração!
Mas me mande esse esquema que vc vai fazer para colocar o sensor.
Abs.
De repente, "aresorvi"!

Alexandre Tietsche
19/07/2013, 17:26
é simples Medina.
Saca o bujão de cima e manda no torneiro junto com o sensor de temperatura e manda ele furar na medida do sensor, pode ser qualquer sensor.
Feito isso é só puxar o fio e um novo marcador no painel. Eu tenho 2 marcadores, um original e outro da Cronomac no MuPod.

scadufax
19/07/2013, 22:48
Putz.. temperatura entre meio e vermelho dá até arrepio.
Ok, pode ser o mafcador, mas recomendo parar e averiguar.
Perder um cabeçote dá muito preju.

bello
20/07/2013, 21:36
Viu a válvula termostática.

Abs
Sergio

GLMedina
20/07/2013, 21:45
Viu a válvula termostática.

Abs
Sergio

É nova. Genuína. Eu acho que é o marcador mesmo. Tb achei um vazamento na mangueira do ar quente. A abraçadeira esta frouxa. Eu apertei e quero ver se a água vai baixar.
Vou acertando aos poucos. Amanhã vou tomar coragem e acertar o Watchdog.

Marado
20/07/2013, 22:05
Engraçado que com o sensor antigo, ela marcava mais para o meio

Cadê o sensor antigo? Testa com ele.

Waldmartins
20/07/2013, 22:09
É nova. Genuína. Eu acho que é o marcador mesmo. Tb achei um vazamento na mangueira do ar quente. A abraçadeira esta frouxa. Eu apertei e quero ver se a água vai baixar.
Vou acertando aos poucos. Amanhã vou tomar coragem e acertar o Watchdog.

Boa Sorte com o Watchdog...fiquei DIAS tentando ajustar e nada deu certo. Acabou que o meu está ajustado no VERMELHO!!! Enfim...fico sempre de olho...rsrs

Abs

Wald

Meccano
22/07/2013, 01:31
http://i657.photobucket.com/albums/uu299/ambotelho/DEFENDER/b04f546e-970b-44df-9b7f-bedf382b671e_zps3d88274b.jpg (http://s657.photobucket.com/user/ambotelho/media/DEFENDER/b04f546e-970b-44df-9b7f-bedf382b671e_zps3d88274b.jpg.html)

Pessoal, nem pensar em confiar mesmo no termometro original do jipe, os nossos ao menos. carro parado e quente, enquanto ai marcava 90 graus, lá no painel mal saia do azul!! ...nunca mostra a temperatura real e tem reação muito lenta em caso de subida súbita da temperatura.

boa noite a todos

marcelorfigueiredo
23/07/2013, 09:08
Meccano ,

Bom dia ,

Qual o valor de trabalho da pressão de óleo ?

Obrigado

Alexandre Tietsche
23/07/2013, 13:23
Meccano, hoje peguei o sogro que é engenheiro e ele resolveu me dar uma mão com a viatura.
Tirei minha válvula, testei numa panela com água quente e ela funciona.
Então ele pegou os dois sensores que eu tenho e testou com um multímetro. Um deles marca 500OHM o outro 2000OHM.
Pelo que verificamos cada um deles tem uma cor diferente, sendo o preto de 2000ohm (Novo que comprei agora) e o verde de 500ohm (que ja estava no carro). Olhei minha outra Defender e tb tem um verde.

Ele fez alguns testes usando uma resistência e o marcador do carro e disse que o de 2000ohn não serve para esse carro mesmo sendo aparentemente igual. Depois de pesquisar um pouco na internet, vi que o Preto é usado para motores 200TDi e Discovery, li tb alguns relatos de pessoas que usavam o verde e que o marcador ficava no vermelho e talvez seja esse seu caso.

Eu fiquei como preto aqui e não vai me servir. Meu problema é no conector que vai no sensor e nem imagino onde conseguir outro. Se precisar do sensor preto, me da um toque que ele ficou aqui, apenas confere se no seu carro esta verde, basta desplugar o chicotinho e olhar a cor em cima.

Preto: AMR3321
Verde: AMR1425

Abs

Marado
23/07/2013, 15:10
Meu problema é no conector que vai no sensor e nem imagino onde conseguir outro.

Juiz de Fora?

Marado
23/07/2013, 16:42
Meu problema é no conector que vai no sensor e nem imagino onde conseguir outro.

Alexandre, tente enviar um mail com a foto do rabicho para o Sr. Duncan da Britcar e explique do que se trata, creio que ele vai te auxiliar.Duncan Mansfield duncan@britcar.com.
(https://plus.google.com/u/0/104933762821786288105?prsrc=4)

Meccano
24/07/2013, 15:27
Meccano ,

Bom dia ,

Qual o valor de trabalho da pressão de óleo ?

Obrigado

Olá Marcelo, quando se liga o mootor, a leitura correta é 4 kilos, depois de totalmente aquecido , 2kg falow?

Abração e boa tarde

Meccano
24/07/2013, 15:30
Meccano, hoje peguei o sogro que é engenheiro e ele resolveu me dar uma mão com a viatura.
Tirei minha válvula, testei numa panela com água quente e ela funciona.
Então ele pegou os dois sensores que eu tenho e testou com um multímetro. Um deles marca 500OHM o outro 2000OHM.
Pelo que verificamos cada um deles tem uma cor diferente, sendo o preto de 2000ohm (Novo que comprei agora) e o verde de 500ohm (que ja estava no carro). Olhei minha outra Defender e tb tem um verde.

Ele fez alguns testes usando uma resistência e o marcador do carro e disse que o de 2000ohn não serve para esse carro mesmo sendo aparentemente igual. Depois de pesquisar um pouco na internet, vi que o Preto é usado para motores 200TDi e Discovery, li tb alguns relatos de pessoas que usavam o verde e que o marcador ficava no vermelho e talvez seja esse seu caso.

Eu fiquei como preto aqui e não vai me servir. Meu problema é no conector que vai no sensor e nem imagino onde conseguir outro. Se precisar do sensor preto, me da um toque que ele ficou aqui, apenas confere se no seu carro esta verde, basta desplugar o chicotinho e olhar a cor em cima.

Preto: AMR3321
Verde: AMR1425

Abs

Xiii Alexandre, sou analfabeto funcional em parte elétrica, mas vou ver o que descubro no carro, senão me viro pra achar no Parts Catalogue ok? aguenta ai velho!

Alexandre Tietsche
24/07/2013, 16:02
Eu idem Meccano! Sogrão que me ajudou.
Pra ver isso é simples. Acha o sensor de temperatura do carro, fica do lado esquerdo do bloco. Despluga o fiozinho que tem ali e olha ali se é preto ou berde a borrachinha que tem em cima dele.

Eduardo Tescarollo
24/07/2013, 16:50
Se for para colocar outro marcador que seja mecânico. Muito mais confiável e sensível as mudança da temperatura.

Tenho um Willtec, liguei no lugar do bujão acima da válvula termostática, eles tem até a conexão com as roscas certas.

Abs.