Ver Versão Completa : Dificuldade para passar marchas
victorverardo
19/07/2013, 11:43
Olá amigos, bom dia!
Fiz o motor da minha BAND de cima abaixo na última semana: cabeçote, encamisamento, pistões novos, bronzinas novas, juntas novas, virabrequim revisado, mancais revisados, tudo lindo! Ficou tinindo :)
O problema: na montagem do motor na BAND, o mecânico me informou que minha embreagem já estava nas últimas e que seria legal troca-la. Como gastei uma grana boa para fazer o motor, perguntei a ele se daria para rodar mais um pouco e fazer depois. Resultado, instalamos a embreagem antiga mesmo, por hora.
Antes de fazer o motor meu câmbio engatava direitinho, sem ruído, sem dificuldade alguma. Acredito que na retirada do motor e embreagem (que estava quietinha no lugar dela), ela tenha ido pro saco, pois estou com dificuldades para encaixar as marchas.
Dificuldade: engatar a primeira ou a ré com a BAND parada. Consigo sentir os dentes das engrenagens quando tento encaixar a primeira e a ré. Em movimento tenho dificuldade de colocar qualquer marcha. Elas só entram na rotação perfeita (não tenho conta giro, mas sinto por ouvido e pela leveza da alavanca de câmbio).
Alguém poderia me dizer se o problema pode estar na regulagem da embreagem ou é o desgaste dela mesmo? Alguma sugestão?
Consultei o valor de um kit novo (plato, disco e rolamento), está na faixa de R$ 750,00. A base é essa mesma? Motor OM 314, vulgo 608.
Obrigado!
Abs
lukas daneu
19/07/2013, 14:08
Tive este problema recentemente, porém estou com quites de embreagem novas. Mas o que deu problema foi o cilindro superior de embreagem. Daí aproveitei e troquei também o inferior. Aconteceu o seguinte, estava andando normalmente na BR e alguns km rodados percebi o pedal abaixar e as marchas com dificuldades de entrar, com o tempo rodando já não entrava mas as marchas, só quando eu bombeava o pedal a embreagem subia e trocava as marchas. Se for trocar a embreagem e colocar nova aproveita e revisa os cilindros mestre e auxiliar. Sobre o valor do quite aqui em Ilhéus saiu mais barato comprar as peças separadas( disco, colar, rolamento, platô e garfo).boa sorte e se já estava estragado o seu quite de embreagem era melhor você ter trocado logo, pois agora vai pagar outra mão de obra pra tirar a caixa de marcha e redução fora. abraços e boa sorte
jipeirodesdepequeno
19/07/2013, 14:48
Como o colega ai de cima falou, verifique o cilindro mestre e o auxiliar de embreagem, eles podem estar perdendo pressão e até dando pequenos vazamentos e ai a tendencia é ficar mais dificil engatar... veja como está o liquido se não está muito sujo, abra o sangrador la em baixo no cilindro auxiliar e bombeie pra tirar alguma sujeira e no cilindro mestre tem uma regulagem onde vai preso ao pedal, verifique se essa regulagem ja está no fim. (É na haste que liga o cil ao pedal, veja que vc pode girar e botar mais pra dentro/fora)
victorverardo
19/07/2013, 17:55
Olá Lukas e Jipeirodesdepequeno,
Vou verificar o cilindro, mas não me parece isso, já que o pedal em si não parece ruim de acionar. Está um pouco duro, mas tá ok.
Sei que com a Band desligada engato todas as marchas com facilidade. Com ela ligada não tá rolando...
Obrigado pelas dicas!
A sua embreagem pode estar "enforcada" pelo desgaste. Um paliativo é pisar duas veses seguidas na embreagem antes de engatar a marcha
Tive o mesmo problema em 02/13, tinha tirado a band da reforma (motor zerado cambio 5m instalador todo revisado plator disco e rolamento novos, começou um dia dei partida engatei a ré, sai da garagem, pisei na embreagem e nada do carro parar ou desengatar a marcha ré, deu uma tremedeira, quase fui parar no carro estacionado do outro lado da minha garagem, travei no freio e a fogueio o motor, foi por pouco, pesei na embreagem com o motor desligado e consegui desengatar, dei partida e Band não apresentou mais defeito, duas semanas depois deste fato estava levando minhas filhas a escola o celular tocou parei p/ atender qd fui engatar p/ sair pisei e nada de embreagem o pedal esta mole, não conseguia engatar, defeito:cilindro auxiliar da embreagem.
Renanfil
21/07/2013, 04:39
Pessoal, tive um probleminha hoje com a embreagem da minha band! Peguei ela na oficina hoje, pq tinha mandando regular o freio e tirar a folga do volante. Quando fui usar hoje a noite, a embreagem ficava baixa demais! eu pisava e ela nao voltava toda! como se tivesse perdido pressao, nao sei! sei que fiquei desesperado logo! o que pode ser???
Apesar dela estar baixa, conseguia passar as marchas direitinho. Mas é pra deixar qualquer um com o juizo fora do lugar isso... vai que a embreagem nao funciona mais... enfim
hercilio.neto
21/07/2013, 10:22
Alguém poderia me dizer se o problema pode estar na regulagem da embreagem ou é o desgaste dela mesmo? Alguma sugestão?
Faça o seguinte teste:
Com o veículo desligado engate a 1.ª marcha e mantenha a embreagem acionada.
Ligue o jipe sem tirar o pé da embreagem.
Com o veículo ligado, ainda com a embreagem acionada, mude para a 2.ª marcha.
Se a mudança de marcha acontecer normalmente, então o problema é só regulagem.
aguinel martins
21/07/2013, 17:51
Amigos ate parece brincadeira estou com o mesmo problema, verifiquei que o cil. auxiliar estava vazando troquei o mesmo e aparentemente tinha resolvido, mas ontem quando parei em um farol de repente a band começou a andar sozinha ou seja deu pau de novo ai pergunto aos senhores alguém sabe como testar o cil mestre?
João Eduardo
21/07/2013, 19:37
....pergunto aos senhores alguém sabe como testar o cil mestre?
Não sou entendido, mas vai aqui minha recente experiência.
Aconteceu comigo nestas férias, em uma viagem: Ao pisar no pedal da embreagem ele afundou e depois voltou. Continuei por mais 400Km sendo que ele deu problema somente mais duas vezes(na viagem). No dia seguinte, em minha casa, ao pisar no pedal da embreagem, deu um tranco e o cilindro mestre/pedal afundou de vez.
Comprei outro (original AISIN por R$ 460,00) e o instalei.
O cilindro anterior é "xingui lingui", marca WTB, optei pelo original apesar do preço.
Minhas observações:
1º) Veja a foto abaixo: Observe o indício de vazamento de óleo do cilindro mestre por dentro do carro, ainda há marca do corrimento do óleo. Verifique se o seu não tem indícios deste tipo de vazamento. Ao levantar o capô, não vi nenhum vazamento, portanto, somente por dentro.
422692
Pessoal, tive um probleminha hoje com a embreagem da minha band! Peguei ela na oficina hoje, pq tinha mandando regular o freio e tirar a folga do volante. Quando fui usar hoje a noite, a embreagem ficava baixa demais! eu pisava e ela nao voltava toda! como se tivesse perdido pressao, nao sei! sei que fiquei desesperado logo! o que pode ser???
Apesar dela estar baixa, conseguia passar as marchas direitinho. Mas é pra deixar qualquer um com o juizo fora do lugar isso... vai que a embreagem nao funciona mais... enfim
2º) Mesmo trocando o cilindro mestre, o pedal ficou baixo. Como no seu caso, consigo passar marcha mas o pedal está baixo.
Observei que o cilindro mestre da WTB é 1 cm maior no comprimento da aste + o terminal de regulagem, quando comparado com o da AISIN. Regulei o cilindro para o máximo percurso mas ainda ficou baixo. Estou acreditando que a embreagem também precisa ser trocada apesar de passar as marchas sem arranhar.
422693
Fica aqui minha contribuição e aceito dicas de alguém que também teve este problema ao trocar o cilindro mestre "xingui ling" por um original.
Observem que na foto eu retirei a proteção do painel corta fogo para que o cilindro entre mais, mas não foi suficiente.
PS: O motor da Band é o 14b
Abç
sebastiao colombi
21/07/2013, 19:53
a minha estava assim tinha hora que na engatava a 1 nem a 2 troquei o plato e disco recondicionado em piracicaba metade dos preço ficou uma manteiga para engatar
aguinel martins
22/07/2013, 07:58
Não sou entendido, mas vai aqui minha recente experiência.
Aconteceu comigo nestas férias, em uma viagem: Ao pisar no pedal da embreagem ele afundou e depois voltou. Continuei por mais 400Km sendo que ele deu problema somente mais duas vezes(na viagem). No dia seguinte, em minha casa, ao pisar no pedal da embreagem, deu um tranco e o cilindro mestre/pedal afundou de vez.
Comprei outro (original AISIN por R$ 460,00) e o instalei.
O cilindro anterior é "xingui lingui", marca WTB, optei pelo original apesar do preço.
Minhas observações:
1º) Veja a foto abaixo: Observe o indício de vazamento de óleo do cilindro mestre por dentro do carro, ainda há marca do corrimento do óleo. Verifique se o seu não tem indícios deste tipo de vazamento. Ao levantar o capô, não vi nenhum vazamento, portanto, somente por dentro.
422692
2º) Mesmo trocando o cilindro mestre, o pedal ficou baixo. Como no seu caso, consigo passar marcha mas o pedal está baixo.
Observei que o cilindro mestre da WTB é 1 cm maior no comprimento da aste + o terminal de regulagem, quando comparado com o da AISIN. Regulei o cilindro para o máximo percurso mas ainda ficou baixo. Estou acreditando que a embreagem também precisa ser trocada apesar de passar as marchas sem arranhar.
422693
Fica aqui minha contribuição e aceito dicas de alguém que também teve este problema ao trocar o cilindro mestre "xingui ling" por um original.
Observem que na foto eu retirei a proteção do painel corta fogo para que o cilindro entre mais, mas não foi suficiente.
PS: O motor da Band é o 14b
Abç
Valeu meu amigo continuo na luta
marciorank@gmail.com
22/07/2013, 12:25
Valeu meu amigo continuo na luta
vale a pena resaltar que existe dois tamanhos de cilindro, um com o reparo de
7/8" e outro com reparo de 1", com o de 1" polegada o acinoamento la no garfo
da embreagem tem um curso um pouco maior.
aguinel martins
28/07/2013, 18:13
aparentemente o cilindro aux. que comprei é idêntico ao velho, vocês sabem me dizer se vale a pena trocar o reparo do cil. mestre ou é melhor trocar logo ele
victorverardo
04/08/2013, 10:10
Olá pessoal,
Depois de constatado o problema conversei com um amigo toyoteiro e conseguimos ver que o cilindro auxiliar da embreagem estava mals. Vazando e pegando pouca pressão. Além do mais a rosca do parafuso que regula a embreagem estava espanada.
Resultado: troquei o cilindro auxiliar da embreagem. Resolvi o problema de engate. (R$ 140,00 + mão de obra)
Obrigado pela ajuda galera!
Henrique.furla
26/04/2014, 18:01
Tive um problema com minha Band 80, estava sangrando os freios da minha bandeirante, e junto acabei tirando o liquido da embreagem,que fica ao lado do reservatório do líquido de freio, agora gostaria de saber qual tipo de liquido eu devo usar neste reservatório da embreagem ? pois logo após isso, fiquei como se fosse sem embreagem.
O mesmo fluido dos freios
Carlo Pecca
27/04/2014, 12:15
Original da Band há é´poca Dot3 mas hoje para os freios melhor DOT4, quentam mais calor!
Jose carlos silva dos san
13/10/2018, 20:40
Preciso de ajuda acabei de comprar um 608 ano 82 estava tudo normal agora não entra a terceira marcha do caminhão só ela nao arranha nem nada so nao entra as outras entram normal ajude me pir gentileza o que faço
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