Conectar

Ver Versão Completa : 4x4 não funcionou!!!

TiagoTMM
18/07/2013, 12:50
Pessoal, boa tarde!!!

Vamos lá: Antes de entrar no obstáculo de uma trilha que estava fazendo, como manda o figurino,
desci do jeep (willys 74), analisei o que iria atravessar e ajustei a configuração para o tal obstáculo.

Coloque os seletores de 4x4 nas duas rodas dianteiras (quarto de volta) e no interior do carro alavanca
da tração dianteira para baixo (4x4) e alavanca de velocidade para cima (reduzida). Então fui passar pelo
obstáculo com a certeza de que seria mole, mas não foi não. No meio do buraco cheio de lama o jeep me
abandonou.

Fiquei preocupado, pois acho que a tração dianteira não funcionou visto que quando atolado somente as rodas traseiras
giravam e ele não saia do lugar... Pode ser o seletor das rodas dianteiras que não está funcionando, visto
que é quarto de volta e seria mais fácil de não engatar? O que vocês acham?

Ao sair da lama em que eu estava, fui verificar se o cardan dianteiro girava e pra minha surpresa ele girava normalmente
quando a configuração de 4x4 estava ativada.

Grato pela ajuda desde já,

Renan Folly
18/07/2013, 13:30
amigo, pode ser roda livre com defeito ou bengala quebrada.

antonio umino
18/07/2013, 14:07
SE for roda livre manual.
Tem que dar giro até travar...
Acho que não travou... Por isso não houve engate da tração.

até

SD GUERREIRO
18/07/2013, 21:48
Possivelmente uma ponta de eixo, uma vez que a roda livre é dificil não engatar. E a t case é raro dar este tipo de problema se não fez barulhos anormais no conjunto é possivel que seja a ponta de eixo .

fingerjeepeiro
18/07/2013, 22:12
Acredito eu, que é roda quebrada colega....

GMILLANI
18/07/2013, 22:21
Acredito eu, que é roda quebrada colega....

isto ocorreu em uma trilha, não engatou a roda livre, tive que dar uma pancadas nela com o jeep em movimento ate engatar, o problema foi que quando foi feita a revisão de uma trilha anterior o mecânico, colocou graxa,e na roda livre só vai óleo para lubrificar, a graxa dificulta a mola de acionar.

Pablo.pinto2007
20/07/2013, 17:39
Na verdade... até onde sabia (ou sei)... roda-livre manual leva graxa, mas pouco senão trava mesmo as molas e a roda não engata...

Dá uma verificada nisso... outro motivo também é a mola ter oxidado e quebrado dentro, fazendo com que um roda não travasse e vc ficasse sem tração!
Se fosse cruzeta vc escutaria algum barulho anormal... mas se for ponta de eixo ou o próprio semi-eixo seria mais difícil realmente de "ver" ou "escutar"...

dica: manda dar uma revisada nas rodas livres (ou se vc for do tipo faça vc mesmo) abre as rodas livres e já verifica...

Abraços!

Pablo

TiagoTMM
22/07/2013, 13:04
Pessoal, boa tarde!!!

Valeu aí as dicas!!! Acho também que seja a roda livre que não engatou... A mola deve ter travado.
Vou ajeitar elas essa semana, falo pra vocês aqui o resultado.

Obrigado a todos!!!

SD GUERREIRO
22/07/2013, 20:17
pessoal pode ate ser a roda livre mas a mola qual se referem ela serve para desengatar a roda livre ela vai empurrar a engrenagem para fora pois é o giro do botão seletor que empurra até o entalhado do eixo por issoo que falei que seria mais facil ter quebrado uma ponta de eixo doque a roda livre ... mas jeep é jeep tudo pode acontecer kkkk abraços

TiagoTMM
30/07/2013, 13:43
Pessoal, boa tarde!!!

Agradeço a todos que responderam, com certeza ajudou a ampliar os horizontes. Felizmente era só lubrificação
da roda livre, o lado esquerdo estava travado. Após retirada das duas e devidamente lubrificadas o sistema atuou
com perfeição.

Valeu mesmo e boa trilha a todos!!!

Abraços.