Ver Versão Completa : cherokee 5.2 pega de vez em quando... socorro pessoal!!!
moises ferreira
17/07/2013, 18:59
Amigos comprei uma 5.2 e na primeira semana com éla começou a ficar ruim pra ligar, tinha q dar umas 3 partidas para pegar, dai a bateria ja nao aguentava rodar o motor porque ja tinha q dar varias partidas, troquei a batera, mais pegava quando queria, depois q liga posso viajar com ela q nao morre, começei a ler os topicos com características de defeitos iguais para entender o q se passava, troquei o sensor de rotação e bomba de combustivel, mais continuou, levei pra um mecanico o cara ficou uma semana com o carro la e nao chegou a lugar algum, pediu pra trocar os reles eu comprei 7 reles trocou e continuou, levei o carro p casa demora de pegar mais pega, os instrumento do painel funcionam de vez em quando, a luz chek engine tambem só acende de vez em quando, pelo q percebo só me resta trocar o modulo, mais ja fiquei sem grana e a turma por ai pede caro pra caramba, se houver um abençoado ai que possa me instruir a solucionar esse problema ficarei grato.
Começa pelas coisas mais simples, como um mau contato ou algum negativo frouxo.
Quando vc liga a ignição, os ponteiros dão algum sinal de vida?
Vai no conector do módulo e do painel e passa um limpa contato neles para ver se melhora. O módulo vai trocar só em ultima estância, ja que é uma peça cara.
Quando vc esta dando partida no motor, ele pelo menos tenta pegar ou n da nem sinal de querer entrar em funcionamento? Por exemplo pegando apenas alguns cilindors.
moises ferreira
17/07/2013, 20:22
fala guga brigado pelo contato. Vamos la
Os ponteiros nao mexem entao eu evito virar a chave toda ou seja (nao deixo o acionar o motor de partida) porque quando os ponteiros nao mexem praticamente éla nao pega logico q tem horas q perco a paciencia e chamo na chave por varias vezes, ai derrepente pega, tambem tem horas q viro a chave e trago o cambio para a posição N e funciona.
A outra pergunta na partida éla nem da sinal para pegar.
Ve se pode me ajudar ae kkkk valeu aguardo sua resposta
Amigo veja se esta com pressão na rede....se a bomba qdo liga a chave da sinal.....você escuta a bomba....
moises ferreira
17/07/2013, 21:17
ola sinuhe, a bomba ta boa, e eu ate troquei uma q tbm tava boa kkk inclusive ate guardei porque paguei caro kkk
Se os ponteiros n estão nem se movendo, quando me refiro a eles estarem se movendo ou n, é eles apenas saindo da posição de repouso, acendendo as luzes espia do painel, mostrando a tensão da bateria e temp do motor e talz. Se n estiver fazendo nada disso, quer dizer que nem esta chegando alimentação. Checa a alimentação do PCM (módulo do motor) e do painel de instrumentos. Eu ainda acredito que deve ser um mau contato em algum conector, retira o conector e limpa bem e da um pouco mais de pressão nos terminais.
E foi coincidencia vc colocar o P e dps no N ela pegar, pois o bloqueio que possui na alavanca é apenas para n acionar o motor de partida.
moises ferreira
17/07/2013, 21:30
Entao Guga eu ja havia removido o modulo e passado limpa contato nos conectores, pois ja tinha lido algo a respeito, mais nao dei muita atenção neles, apesarem de estarem bem sujo, vou repetir o processo só q só poderei fazer isso no sabado porque o carro esta na garagem da minha mae kkk (falta de espaço pra carro com mal funcionamento),
Mais guga um amigo me falou q poderia ser mal contado no miolo da chave, disse q tem 7 fio la e pode ter algum dele imposibilitando corrente p o pcm. O q vc me diz?
Sim, olhe ali no conector da ignição tbm. Na verdade alem da alimentação, que seria o pino 4 e 7, vai ser um fio vermelho e branco, vai ter o pino 1 e 2 que seria o sinal que vai para o painel, para o painel ver que a ignição se encontra na posição 2. É que na verdade ali na ignição ele n manda diretamente alimentação para o painel ou o PCM, quando vc vira a ignição, a alimentação retorna para o BCM ( módulo do controle da carroceria, esta localizado na parte inferior do painel de instrumento no lado esquerdo) e apartir dali o BCM vai mandar alimentação para o IC (painel de instrumento) e para o PCM. O fusivel de alimentação do PCM é o 20 e o 18, na caixa de fusivel de dentro da cabine.
Da uma olhada nas conexões do BCM, vai ter uma fiozarada das grandes neste módulo rs, ele é responsavel por muita coisa no veiculo, incluindo avisar o PCM e IC que a ignição esta ligada.
Da uma olhada nesses lugares ;). Eu sei que é meio trabalhoso fazer isso tudo, porem é de graça, então sempre fazer o mais barato primeiro, antes de partir para a troca de peça
moises ferreira
18/07/2013, 00:13
ok neste final de semana vou seguir suas dicas passo a passo, e na segunda postarei o resultado, ate então obrigado pelas dicas e que Deus abençoe
Estamos ai para isso rs, qualquer novidade vai postando ai o/
macgyver30
18/07/2013, 22:04
Ola amigos sou novo aqui acabei de comprar uma cherokee o antigo dono disse que o modulo de ingeção ja era to procurando um modulo para comprar alguel sabe de algum
Moises, seu problema me parece ser a sonda lâmbda. Verifique também as velas e os cabos.
moises ferreira
22/07/2013, 18:28
boa noite pessoal, Guga e Lucamo eu fiz uma limpeza geral nas conexoes e passei o limpa contato mais o problema persiste, giro a chave e os ponteiros nao se mechem dous umas duas partidas espero uns segundos viro a chave dai entao a luz do check engine acende e os ponteiros sobem, bato na chave e o carro pega, depois q ele pega posso desligar e ligar seguidas vezes q pega de primeira mais se desligar e ficar parado por uns 5 mts ja volta com essse problema.
lucamo o q seria essa sonda lambda?
O moises, a sonda lambda é responsavel por analisar a quantidade de oxigênio presente nos gases do escapamento, fica logo após o coletor de escapamento, só deitar em baixo dela vc ja vai ver, é o unico sensor que fica no escapemento no seu veiculo. E possui duas sondas, uma antes ( responsavel por medir o oxigenio nos gases do escape) e a outra depois do catalizador (para medir a eficiencia do catalizador).
A função dela é otimizar a injeção de combustivel, quando ela "ver" que tem muito oxigenio nos gases, ela avisa o PCM (Power Control Module, ou tbm conhecido como ECU, Eletronic Control Unit) que pode injetar mais combustivel, ja que muito oxigenio representa uma mistura de Ar/Comb pobre, queimou pouco combustivel e sobrou oxigenio. E caso ela "veja" muito pouco oxigenio, quer dizer uma mistura muito rica. Ao vc analisar ela com um osciloscópio ou por algum leitor de injeção, ela vai ficar trabalhando entre rica e pobre continuamente, gerando uma onda senoidal.
Porem eu duvido que o seu problema seja ela, ja que para ela n deixar o motor dar partida, ela teria que estar em curto circuito, que faria o fusivel do módulo do motor romper. Mas para desencargo de consiencia, desconecta elas, vai que pa :)
Pois é moises, acho que seria bom vc arrumar um módulo para testar =\. Porque a luz espia ali do Check Engine, vem diretamente do PCM, então ele n deve estar respondendo, e de veiz em quando ele volta a funcionar.
No conector do PCM, vc chega ver alguma coisa na pinagem do módulo? Tipo um zinabre? é um liquido verde, ao redor dos pinos.
moises ferreira
23/07/2013, 13:03
ok Guga. voce é de sp? saberia me informar onde conseguiria um pcm? e vc pelo seu conhecimento o q acha desse problema, como explicar q fica dificil pegar e depois q pega posso dar varias partidas e ele pega em todas?
Sou de criciuma/SC, fica bem longinho de SP rs.
Agora aonde vc pode arrumar um PCM desse eu n saberia te explicar =\, o ideal seria se vc conseguise algum emprestado para teste. E dps que pegou, vai precisar ir em alguma oficina para fazer a programação do módulo, ja que n é só tirar um e colocar o outro.
É que dentro do módulo, ele possui diversos componentes eletrônicos, e um deles pode estar dando um mal contato interno na placa, ou defeito intermitente no proprio componente ou até esta ocorrendo solda fria (solda fria é quando uma parte do circuito, aquelas tirinhas que ligam um componente no outro, esta descolando da placa ou esta muito desgastada) em alguma parte da placa. É possivel de arrumar, porem geralmente é caro e talvez n fique 100%.
Porem eu acredito que ai por SP deve ter lugares que consigam consertar módulos e ficar bom. Da uma pesquisada por ai ;)
moises ferreira
24/07/2013, 12:19
ok meu amigo foi de grande valia sua ajuda, desde ja mt obrigado. lomoises@ig.com.br
Amigo veja regulador de pressão da rede, só pode ser isso...
moises ferreira
14/08/2013, 01:24
amigos tirei o mudulo e levei ate sp, foram feitos testes no mesmo e se encontra em perfeito estado, agora creio q possivelmente o problema pode estar na alimentação do modulo, o q posso verificar?
sinuhe detalhe mais sobre pressao da rede.
E ai amigo, nada ainda....continua com este problema, lendo o post vejo que vc esta com problemas de alimentação na rede eletrica do sistema de ignição, então não deve ter carga, nos modulos, na bomba, na bobina, no distribuido...tem que seguir este sintoma a partir da chave e correr toda a rede....cx de fuziveis, reles, e ai vai....depois alimentaçao de combustivel...regulador...
moises ferreira
22/08/2013, 11:07
sinuhe vc tem mecanica, poderia levar o carro ate vc, ela pega depois de muito insistir e nao morre. Li um artigo que fala de um sensor no cambio q interfere e o carro nao pega o que acha, 19 92810242
moises ferreira
25/10/2013, 13:53
amigos foi resolvido o problema, FOI TROCADO O MODULO e acabou o problema, foi buscar em SP usado colocou bateu na primeira, só de pensar que cheguei a dar na partida mais de 100 vezes... brigado a quem ajudou, espero que esse forum possa ajudar a quem passar pelo mesmo problema.
Não amigo, sou apenas mais um dono de GC e também estou aprendendo sobre ela e ajudando com o que já sei. Qual foi o modulo trocado?
diego rebelo
27/03/2018, 23:01
Socorro,tenho uma gram cherokke que ta uns 6 meses na oficina.....ela liga normalmente mas se eu desligar ja era tem que esperar esfriar as veses so pega no outo dia...ja troquei sensor de rotacao..bobina.bateria.e ate o modulo comprei desbloqueado e casei com a bcm alguem me ajuda por favor.
amigo, tive um problema parecido e a solução foi a toca dos cabos e, por fim, a troca do modulo. se vc comprou um modulo novo e casou com a bcm é porque, salvo engano, a sua viatura so pode ser ligada apos o acionamento do controle remoto. Se após a troca do modulo vc consegue ligá-la normalmente e deixar o veículo esquentar acho que não há mais problema no modulo, a não ser que este modulo tenha algum defeito.
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