Conectar

Ver Versão Completa : AJUDA - Feixe de molas.

Renanfil
17/07/2013, 15:51
Amigos, Levei a Band num moleiro essa semana pra ver se ele tinha alguma solução pra melhorar o conforto do jipe, sem diminuir a altura, e o que ele me propôs foi: Retirar um feixe de cada conjunto, e desarquear o ultimo feixe (deixa reto). Acho que mais ou menos como nesta foto:422065
Alguém já fez um serviço parecido e pode contar a experiencia se realmente melhora o conforto, sem prejudicar a altura?
Desde já agradeço aos Toyoteiros! Abraço!

Francisco Bicalho
17/07/2013, 16:47
Amigos, Levei a Band num moleiro essa semana pra ver se ele tinha alguma solução pra melhorar o conforto do jipe, sem diminuir a altura, e o que ele me propôs foi: Retirar um feixe de cada conjunto, e desarquear o ultimo feixe (deixa reto). Acho que mais ou menos como nesta foto:]
Alguém já fez um serviço parecido e pode contar a experiencia se realmente melhora o conforto, sem prejudicar a altura?
Desde já agradeço aos Toyoteiros! Abraço!

Renan

Eu acho que retirar uma das lâminas do feixe de molas não é uma coisa recomendável. O que acontece é que o feixe de molas é projetado para um número certo de lâminas de acordo com o peso do Bandeirante. Muita gente que retira uma lâmina por questões de conforto, reclama que depois o carro arreia com o tempo; às vezes fica tombado para um dos lados. Pergunta, qual o problema com a altura do Bandeirante? Ser um carro alto é parte intrínseca desse jipe, e 'rebaixar' ele me parece um pouco de contrasenso. Qual é a altura dos jumelos que você está usando?

Pare melhorar o conforto buchas em PU nos jumelos ajuda.

abraço;
Chico

marcvale
17/07/2013, 17:21
Renan.

Faço minhas, as palávras do Chico.

Só prá complementar, dê uma olhada na figura contendo as configurações dos feixes da sua Band 2001.
Como vc pode constatar, algumas lâminas possuem espessuras diferentes. Se vc modificá-las, irá comprometer alguns itens importantes da suspensão.

422070

Um abraço.

Renanfil
17/07/2013, 18:59
Renan

Eu acho que retirar uma das lâminas do feixe de molas não é uma coisa recomendável. [...]Pergunta, qual o problema com a altura do Bandeirante? Ser um carro alto é parte intrínseca desse jipe, e 'rebaixar' ele me parece um pouco de contrasenso. Qual é a altura dos jumelos que você está usando?

Pare melhorar o conforto buchas em PU nos jumelos ajuda.

abraço;
Chico
Pois é, Chico, não pretendo mexer na altura do jipe. Prefiro a originalzinha mesmo! E se for pra fazer adaptação que não preste, eu prefiro não fazer.
As medidas exatas eu nao sei. Se tivesse com o jipe aqui, até iria medir, mas ele foi pra oficina pra tirar uma folguinha na direção hahahha acho que amanha pego ele de volta, daí posto aqui...
Segue uma foto dos jumelos.
Abraço!
422082

Renanfil
17/07/2013, 19:04
Renan.

Só prá complementar, dê uma olhada na figura contendo as configurações dos feixes da sua Band 2001.
Como vc pode constatar, algumas lâminas possuem espessuras diferentes. Se vc modificá-las, irá comprometer alguns itens importantes da suspensão.

Um abraço.

Tbm sou de acordo! Band baixa não tem nada a ver...
Muito boa essa tabelinha! É do manual do carro? já tá salvo aqui heheheh
Muito obrigado, amigão!

MarcioNatal
17/07/2013, 19:05
Renan.

422070

Um abraço.

Márcio, não teria ai uma tabelinha dessa para uma band longa? A minha é 89. Valeu.

Márcio Humberto

marcvale
17/07/2013, 19:18
Márcio, manda uma MP com o seu e-mail, que eu anexo o arquivo completo, em PDF.

Abraço.

MarcioNatal
17/07/2013, 19:23
Feito!

Obrigado.

Márcio Humberto.

Renanfil
17/07/2013, 19:51
Vou querer da 2001 tbm, Marcio! tem como?

marcvale
17/07/2013, 22:59
Vou querer da 2001 tbm, Marcio! tem como?

Renan.

A figura anexada, contempla o ano de 2001, último ano da produção. Caso vc deseje uma cópia do catálogo completo, informe o seu e-mail através de MP.

Abraço.

Elmer_Jeep
18/07/2013, 10:12
Aqui mesmo no Fórum tem o catálogo de feixes completo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/42626-catalogo-de-feixes-de-mola-fabrini.html

Uma coisa que dá pra sentir diferença no conforto são calços de cabine e buchas de pneu no feixe, em algumas autopeças já encontra essas buchas, são resistente e bastante flexíveis, outra dica seria utilizar amortecedores pressurizados(turbogás) pois os originais de dupla ação travam muito o movimento da suspensão.

[]'s

OliveiraDf
19/07/2013, 13:17
Elmer, como é estas buchas de pneu no feixe, onde fica instalada, você tem alguma foto? abraço

Elmer_Jeep
19/07/2013, 15:07
Elmer, como é estas buchas de pneu no feixe, onde fica instalada, você tem alguma foto? abraço
É uma bucha semelhante as buchas utilizadas nos feixes e jumelos
http://img2.mlstatic.com/jumelo-toyota-bandeirantes-jeep-apos-081992_MLB-O-80148699_5118.jpg

Mas é feita de pneu dai tem boa resistência e flexibilidade.
http://images01.olx.com.br/ui/17/06/01/1370624936_517950501_1-Bucha-feixe-molas-mb180-Vila-Maria.jpg

[]'s

Renanfil
19/07/2013, 23:47
Marcio e Elmer, valeeeeeeeeu! o/

Renanfil
19/07/2013, 23:58
Elmer, vc recomendaria buchas de Tecnil nos jumelos?

Elmer_Jeep
20/07/2013, 10:11
Jamais, tecnyl é muito duro, vai ficar desconfortável e pode até quebrar o olhal da mola mestra, já vi acontecer.

guilhermeabreu
23/07/2013, 00:19
PESSOAL

Qdo tive uma BAND aço curta , melhorei o conforto , trocando os jumelos pelos do caminhão 1113 ou 1313 não me lembro direito , e coloquei fitas plásticas que vem no feixe de molas do UNO , comprei 6 kit destas fitas e distribuí entre as molas dos 4 feixes de molas da BAND ficou muito bom e barato , na época cada kit custou R$8,00 , hoje deve estar custando uns R$30,00 no máximo .

VALE A PENA .

Lembrando que não deve retirar molas do feixe , pelo contrário eu coloquei uma mola a mais do lado traseiro esquerdo e duas molas a mais no lado traseiro direito que teimava em ficar mais baixo do que o lado esquerdo , sendo que a 6ª mola coloquei com espessura mais fina e nunca mais arreou a traseira e nem ficou mais desnivelada e ficou bem macia a minha BAND além de muito silenciosa , pois acabaram o bater de molas nos jumelos originais , pois as buchas folgavam e as molas corria para o lado e dava pancadas , com os jumelos do 1313 ficou num silencio total .