Ver Versão Completa : Potência da F1000
Forsekan
15/07/2013, 21:51
Hi pessoal, tudo beleza, então daqui alguns anos poderei começar a dar uns pega na F1000 do meu pai, praticamente ela vai ser minha, mas tem um problema, para uma camionete ela é fraca, tem pucos cavalos (no meu caso parecem poneis malditos) então eu gostaria de alguma dica para aumentar os cavalinhos dela, ela é uma F1000 TurboDiesel 3.9 1992, trocar turbo? motor? apenas 119CV é pouco :(
Ajuda ae :)
Ramon Pires
15/07/2013, 22:40
Hi pessoal, tudo beleza, então daqui alguns anos poderei começar a dar uns pega na F1000 do meu pai, praticamente ela vai ser minha, mas tem um problema, para uma camionete ela é fraca, tem pucos cavalos (no meu caso parecem poneis malditos) então eu gostaria de alguma dica para aumentar os cavalinhos dela, ela é uma F1000 TurboDiesel 3.9 1992, trocar turbo? motor? apenas 119CV é pouco :(
Ajuda ae :)
Ai que vc se engana, 120 vc nao é pouco nao... é suficiente pra anda a 160 km por hora, mas se quer andar mais que isso ai não é apropriado um veiculo com quase 2 metro de altura...mas umas coisinhas da pra fazer, só abrindo a bomba p manda mais diesel ja da uma boa diferença.
Forsekan
15/07/2013, 23:38
Rapaz vou te contar, eu gostaria de + desempenho quando ela estiver carregada, tipo uns 170CV, será que não seria + fácil colocar um motor novinho, de 140CV+turbo, ou tbm fazer algumas coisas manuais só para dar um força a +??
Edintruder
15/07/2013, 23:52
Se quiseres desempenho, então tira o LSD e coloca um HSD, tipo sprint da Silverado ou F250. O 229 não gira muito, então é puro torque, e como os CVs são proporcionais á rpm, para chegar nos 170 cv tem que aumentar a rpm de trabalho e investir bastante $$$ para meter torque em rpm baixa. Partir para um bi-turbo intercoolado e bomba injetora do MWM X-10 com bicos retrabalhados é um bom caminho para tirar os 170cv nesse motor.
dalmolin
16/07/2013, 11:57
tem qe colocar o Sprint 4 cil ou o 2.8 PS. o Sprint 6 cil vai arregaçar toda camionete , ficar dando manutenção toda hora.
André Aporé
16/07/2013, 15:44
acho que pra "170 cv" tem que ser um L200 triton, vai bem te dar esse cv tão esperados!
mas... "cv" mal usado não traz resultado,
olha ai o deboche
https://www.youtube.com/watch?v=jc5_0UyZSHw
OK!
akira f1000 estendida 4x4
16/07/2013, 19:18
rapaiz vc não sabe o que fala, f 1000 com sprint 6cc é carro pra toda obra,muito melhor que f 250 y da pau em qualquer motorzinho 4 cc ,ps ou sprint
Guto F-1000
16/07/2013, 19:23
Essa pickup não foi feita pra correr, e sim pra trabalho pesado por isso ela tem torque alto em baixa rotação, se quiser melhorar um pouco abra a bomba injetora, outras coisas vc vai gastar muita grana compensando trocar por outra pick up original como a Silverado 6cc Sprint que um canhão pra correr e não é cara, tivemos recentemente aqui uma Silverado e uma F1000 mwm x-10 e a Silverado dava um coro na F1000 mas se coloca-se 1 tonelada em cima o x-10 falava mais alto. Como disseram acho insano andar nessas pickup a mais de 150, elas não tem estabilidade nem freio pra isso, e essa F1000 sua se tiver reguladinha é um bixo pra andar.
Ramon Pires
16/07/2013, 19:53
Afirmando oq o Guto disse, anda mesmo, eu nao cheguei a ver mas me contaram que um cara mandou dar mais diesel numa 92, e abrio o limitador de giro e deu uns 190, mediram acompanhando com uma Silverado, e deve ser mesmo pois o diferencial dessas 92 turbo é o 2,72, anda tipo bicho, e o pneu é o 265, mas é meio arriscado, o piloto nao pode ser muito assustado...
Edintruder
16/07/2013, 19:55
Forsekan,
Olha o vídeo que fiz da minha F1000 com o X-10 com a BI aberta no talo. Ela anda bem pra cacete! Mas não dá para ficar botando o motor no vermelho senão não tem MWM que dure... Mas vale a brincadeira. Da vez que fiz o vídeo até hoje, a única regulagem que eu desfiz foi o limite do rpm, que tinha tirado ele e coloquei de volta nos 3500rpm sem carga. Com carga hoje acelero tranquilo até 3100rpm em 5a marcha, cerca de 155km/h reais, mas não passa disso. Se eu recuar o batente da aceleração, ela sobe até os 3500. Foda é que seu andar cerca de 5 km nesse ritmo o motor superaquece. A pressão da turbina vai nos 2 Bar.
Só fiz essa loucura do vídeo 3 vezes, e parei pois a transmissão da F1000 4x4 é muito reduzida para esse motor.
Como o Guto disse, andar voando de F1000 é pedir para matar alguém pelo caminho.
F1000 4x4 MWM X-10 dando Final - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=XKF3IPXpB4E)
PS.: A Azulona do Tiófinho está com uma regulagem bem parecida com a minha.
Guto F-1000
16/07/2013, 20:33
Pra mim essas F1000 92 turbo de fabrica estão entre tops pick ups do Brasil, ainda mais se for vermelha. Sinceramente eu não trocaria ela e no máximo dava 1 volta na bomba, escape direto e pente, se quer correr compre um carro que é mais seguro e melhor. Olhe que linda essa F1000 e que som de motor:Pente na F1000 Turbo de Fábrica - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=4F-jQG4U0iE)
Forsekan
16/07/2013, 21:08
Ok ok,, mas das versão da F1000 qual é a melhor?? F1000 Diesel 3.9 1988?
F-1000 TurboDiesel 3.9?
F-1000 HSD XLT 2.5 Maxion?
F-1000 XL 4.9i
miguelcps
16/07/2013, 21:18
Ok ok,, mas das versão da F1000 qual é a melhor?? F1000 Diesel 3.9 1988?
F-1000 TurboDiesel 3.9?
F-1000 HSD XLT 2.5 Maxion?
F-1000 XL 4.9i
Faltou uma e a mais importante, a 97/98 X-10
Forsekan
16/07/2013, 21:36
Qual a diferença dessa tal de X10? o que ela tem de bom, entre todas as F1000 a X10 é melhor para fazer uma trilha de leve, só na lama, nada de +
Ramon Pires
16/07/2013, 21:48
Boas todas são, depende mais do usuario que da camionete, se for ver bem, até a 2.5 que é um motor mais complicado de lidar é bom desde que tomado os devidos cuidados, se pegar a 4.9, diz que é um motor fantastico, mas ai vai te gente que vai dizer que é gastador e coisa, mas dependendo do uso pode ser mais adequado que um a diesel.
Imagina vc ter uma f1000 98 por menos de 24 conto, olha uma preta que tem no Mercado Livre, é a gasolina mas se o camarada morar onde o combustivel é mais barato é uma baita camionete.
Ramon Pires
16/07/2013, 21:53
Faltou uma e a mais importante, a 97/98 X-10
Não que seja mais importante, o detalhe é que foi a ultima que saio, pode ter um motor mais forte mas é mais beberrão, tem vantagens e desvantagens comparando com o 229.
Edintruder
16/07/2013, 21:58
A X-10 não é melhor na trilha. É melhor em subidas e muito melhor quando está carregada. Sobe muito, puxa muito e também não tem frescura, assim como o 229. Em trilhas raramente pede reduzida. Mesmo em terreno pesado a 1a marcha alta vai muito bem.
As mudanças do 229 para o X-10 são poucas, mas permitem mais longevidade de alguns itens. Por exemplo, no X-10 tem duas válvulas termostáticas na frente dos cabeçotes e no 229 era uma só no meio das mangueiras. Por ser duas, se uma falhar a outra irá compensar evitando a maioria dos superaquecimentos que condenaram prematuramente a grande maioria dos 229. Vale lembrar que essa linha de motores a grande maioria tem que dar uma geral devido à superaquecimentos. Coisa muito comum na mão de peão...
O X-10 tem correia poly-V que dura muito mais que a correia comum, mas trabalha muito bem sem a correia desde que não ande muito devagar ou com faróis acesos.
Depois a cilindrada aumentou de 3.9 para 4.3 e a BI ganhou mais calibre, sendo todos os X-10 turbinados com turbinas valvuladas.
Na prática é o mesmo motor, com mesma faixa de torque, rpm de trabalho e durabilidade, porém com um torque mais avantajado.
Em resumo, na forma de andar não muda muito, mas ele acelera mais rápido e não sente tanto o peso da carga quando a picape está pesada ou rebocando algo pesado. E o maior detalhe, gasta muito mais que o 229. kkkk
As últimas F1000 x-10 4x2 andam pra kct! Diferencial longo com motor porrada anda muito. 180km/h é fácil.
Guto F-1000
16/07/2013, 22:00
Pra mim existem 3 F1000 classicas, a 92 3.9 turbo original, pois foi a primeira pick up turbo produzida aqui, tinha as rodas raiadas, cores preta ou vermelha,vidro elétrico, algumas com ar e pressão do turbo no painel. A 95 Superserie 3.9 turbo que era muito completa pra época e a 98 XLT com a frente cromada e motor MWM 4.3 x-10, ou seja a ultima produzida. O motor x-10 o que impressiona muito é o grande torque e o som dele que é musica, ainda mais se tiver com escape direto, mas ao meu ver o 229 3.9 foi o melhor pois alia grande torque, manutenção baixíssima e boa potencia porém com consumo bem menor que o x-10.
Ramon Pires
16/07/2013, 22:17
Tambem afirmo que as XLT sejam muito bonitas, mas uma 94 com a frente cromada não perde muito não, o problema é que no Brasil não saio com esse acabamento, ai tem que importar peças e depende de procurar uma empresa que faça cromagem de parachoques, mas é possivelmente viavel, mas que é muito bonita isso é.
421992
Morikawa
17/07/2013, 14:54
Minha 229 nunca me deixou na mão.
Se pisar ela empurra mesmo. O que não ajuda é a relação da 4x4 curta.
140~150km/h a 3500 rpm. Só piso em emergências em ultrapassagens. Rodo a 2500 rpm normalmente a 110 km/h.
Waldir Carlos
17/07/2013, 15:03
Bom, na EFE [com os pneus 33" & turbo intercooler], os valores são esses:
* RPM 1750 [painel] e velocidade 80/90 [painel/GPS];
* RPM 2000 [painel] e velocidade 100/110 [painel/GPS];
* RPM 2500 [painel] e velocidade 120/130 [painel/GPS];
* RPM 2750 [painel] e velocidade 140/148 [painel/GPS].
Esclareço que a MINHA velocidade, em boas rodovias, é cerca de 110. No máximo, 120 Km/h. Outro detalhe: Para a minha F-1000 alcançar 120/130 [painel/GPS] é relativamente "fácil". Mas, para chegar nos 140 [painel], somente num retão. E, ladeira abaixo.
[]s
Vitorugo
17/07/2013, 18:09
Nossa senhora... Qualquer fmil é bruta e trasmite confiança! Meu sonho é uma 98/98 x10! Se tudo der certo chego lá! Abraço! ;)
Daniel.Shimomoto
17/07/2013, 19:52
A X-10 não é melhor na trilha. É melhor em subidas e muito melhor quando está carregada. Sobe muito, puxa muito e também não tem frescura, assim como o 229. Em trilhas raramente pede reduzida. Mesmo em terreno pesado a 1a marcha alta vai muito bem.
As mudanças do 229 para o X-10 são poucas, mas permitem mais longevidade de alguns itens. Por exemplo, no X-10 tem duas válvulas termostáticas na frente dos cabeçotes e no 229 era uma só no meio das mangueiras. Por ser duas, se uma falhar a outra irá compensar evitando a maioria dos superaquecimentos que condenaram prematuramente a grande maioria dos 229. Vale lembrar que essa linha de motores a grande maioria tem que dar uma geral devido à superaquecimentos. Coisa muito comum na mão de peão...
O X-10 tem correia poly-V que dura muito mais que a correia comum, mas trabalha muito bem sem a correia desde que não ande muito devagar ou com faróis acesos.
Depois a cilindrada aumentou de 3.9 para 4.3 e a BI ganhou mais calibre, sendo todos os X-10 turbinados com turbinas valvuladas.
Na prática é o mesmo motor, com mesma faixa de torque, rpm de trabalho e durabilidade, porém com um torque mais avantajado.
Em resumo, na forma de andar não muda muito, mas ele acelera mais rápido e não sente tanto o peso da carga quando a picape está pesada ou rebocando algo pesado. E o maior detalhe, gasta muito mais que o 229. kkkk
As últimas F1000 x-10 4x2 andam pra kct! Diferencial longo com motor porrada anda muito. 180km/h é fácil.
x2!!!!
O 4.10T o que tem de forte tem de beberrão!!!! Mas também, temos que lembrar que o 4.10T foi concebido para substituir os 6 cilindros aspirados D229/6 e 6.10 aspirados, ambos na faixa dos 130~140cv, utilizados em caminhões.
No caso especifico do VW 12-140, o 12-140H usava o MWM 6.10 aspirado de 6,45L e foi sucedido pelo 12-140T, usando o 4.10T e 135cv!
Abraços!
PS: Edintruder, nunca tive problemas de superaquecimento nos meus D229/4 dos Valmet's. O unico problema nesse sentido foi no D229/6 do F-11000 que tivemos, que superaqueceu, não dando tempo nem de parar: o 5 cilindro já tinha ido para o espaço.
Edintruder
17/07/2013, 23:55
(...)Mas, para chegar nos 140 [painel], somente num retão. E, ladeira abaixo.
Waldir
[]s
Waldir, é só fazer a "desregulagem" da BI que os 140km/h do painel chega em cerca de 2 km de pista plana!!! kkk Duendes... duendes...
drosssor51
19/07/2013, 00:05
Sou simplesmente apaixonado por F1000....seja ela qual for....mas o bom e velho 229 tem história...!!!!
opala66joao@hotmail.com
21/07/2013, 12:17
O meu motor 229 TDi,hoje esta com 215mil/km e roda firme e forte,você pode mexer sim que fica xique.
O meu motor era original aspirado,então colocou o LDA (com o kit super lda),a regulagem de bomba e bicos injetores foi recalibrada,o intercooler veio da f-250,o cambio caixa grande (já que o meu original -mandioquinha- havia quebrado duas vezes),a relação coroa e pinhão alongada (mandado fazer,atraves do danilo casadastrnsmissao4x4). Se a intenção era colar o ponteiro,vai fazer isso tranquilamente e se quiser apodar umas silver 6 cano,nem precisa reduzir a marcha é só fincar o pé e olhar pro retrovisor.
Quando mexi ela estava com 130mil/km,hoje 215mil/km e roda tranquilo.
------
Na época conversei com um pessoal aqui do forum,um cara do parana eu acho,ajudou e muito,com umas dicas de troca de bicos e porta injetor,mas pra fazer por conta não ia dar conta,então abandonei o projeto e liguei pro Mauricio (rasch),lá ele me falou,só tenho disponibilidade para mexer daqui tres meses,mas posso te adiantar,até uns 150cv é garantido se quiser mais a gente chega também,é um baita motor mas se parar com sua familia na estrada não me liga,a responsabilidade é sua.
sergio_ribeiraopires
12/05/2015, 17:02
Galera a minha F-1000 94 SR Deserter 4x4 chega no maximo 120km a 2750rpm, detalhe é turbo intercooler, sera que é normal? nao consigo diferenciar se o turbo esta operando ou nao...
Edintruder
13/05/2015, 16:04
Sergio, ela está com o diferencial reduzido. Como ela é turbinada e intercoolada, coloca a relação 2,72:1. Essa é a relação original das F1000 turbinadas. Essa tua deve estar com o 3,07:1 ou mais curta.
Outra coisa, o velocímetro pode estar marcando errado. É bom arrumar um GPS para comparar. Se tiver com a relação 3,07:1, a 2750rpm estará por volta dos 138km/h.
sergio_ribeiraopires
13/05/2015, 16:58
Ola... agradeco as informaçoes mas conferi com GPS e é isso mesmo velocidade maxima 120 a 2750rpm, consumo em média 9,5 a 10 por litro, uso diesel comum
Edintruder
13/05/2015, 17:03
Então, manda umas fotos do teu diferencial e vamos descobrir qual é o diferencial da tua F1000. Depois compra uma coroa e pinhão mais longos e coloca. Fica outra caminhonete. Muito mais solta e andadeira.
sergio_ribeiraopires
13/05/2015, 22:39
Legal Edin vou fazer isto
O Brasil ainda não criou o Ford Pick-Up Series no esporte a motor, o pai desse menino nem sonha que a Fimil dele vai virar caminhonete de pega e campeã de burn-outs. Dou razão a Ramon, a cavalaria tá boa pro carro, se for dar receita de veneno pro guri manda também rebaixar, colocar suspa a ar, rodas aro 22, bancos sparco, um ridículo aerofólio na caçamba e aquela relojoaria na coluna da xunada por que ele não quer andar de fimil ele quer é voar e caminhonete é no chão, altura só nos BLs e SLs. Desculpa guri, é para o seu próprio bem, jovem demais para morrer. Também sou contra agroboys e suas caminhonetes socadas.
Edintruder
13/05/2015, 23:59
http://www.shopcar.com.br/veiculos/ford/f1000-xl-2-5td-hsd/97-98/582259
Mirão, olha essa aí. Esta impecável! Toda original. Tem até os adesivos do diferencial. Está nu preço justo.
Está em Campo Grande. Se e tivesse mais 17.000,00, eu tentaria o rolo com o 207. A patroete olhou as fotos e ficou fazendo contas de cabeça aqui.
Vou entrar em contato agora, tá linda, pego pela conservação depois me livro desse motor. Vamos ver se ele aceita troca e volta alguma diferença, vamos ver.
O Edintruder, essa caminhonete está aonde? parece Brasília, cidade do automóvel. Mandei um E-mail, se der negócio vou te visitar e trocar a mecânica completa aí no RS, Kkkk, mas aquela efe tem tudo de bom em termos de conservação e preço justo. Se for aqui em BSB eu não acredito, as viaturas aqui estão com preços exponencialmente estratofericos, uma dessa seria acima de $-50 tranquilo. Aquele carro parece de garagem, novo demais, pouco rodado, me lembrou a D-20 do Antonio, fico louco quando vejo efes superconservadas.
Achei, é Campo Grande MS, vou pedir o Coop para intermediar a negociação. Se der certo vou aí tomar umas geladas contigo e saborear um bom churrasco gaúcho.
sergio_ribeiraopires
03/02/2016, 16:58
sera que eu mesmo consigo trocar a relacao do diferencial ou é muito complicado...
Edintruder
04/02/2016, 08:35
Sergio, basta ver o modelo do teu diferencial e comprar a coroa e pinhão para o modelo dele e mandar trocar.
A roca em si é tranquila, mas tens que saber ajustar a regulagem corretamente. Se não conseguires regular ele vai ficar roncando ou vai comer os dentes. Mas a troca em si é muito simples. Tirar um e botar outro. Mas vale pagar 600,00 da mão de obra para fazer a regulagem correta.
silaseduardo
07/07/2017, 08:40
Hi pessoal, tudo beleza, então daqui alguns anos poderei começar a dar uns pega na F1000 do meu pai, praticamente ela vai ser minha, mas tem um problema, para uma camionete ela é fraca, tem pucos cavalos (no meu caso parecem poneis malditos) então eu gostaria de alguma dica para aumentar os cavalinhos dela, ela é uma F1000 TurboDiesel 3.9 1992, trocar turbo? motor? apenas 119CV é pouco :(
Ajuda ae :)
Ao lado da turbina da F1000 tem uma válvula chamada wastegate e quanto mais você fecha ela, mais você da pressão ao motor, mais cuidado para não fechar muito pois pode danificar o motor, a minha por exemplo uma F1000 97/98 HSD XL cabine simples deixei com quase 1 Kg de turbina e ela tem muita força e corre muito mais força um bocado o motor, mais pra mim ficou legal. pesquise sobre wastegate no youtube. explica um pouco. quanto mais fecha mais pressão então quanto mais aberta menos pressão. Seu Pai ou alguém provavelmente levou ela num mecânico e ele fechou a bomba para não gastar muito e fechou demais ou não soube como regular a turbina. Boa sorte ai.
Francisco Casal
17/07/2017, 14:54
Amigo, a pressão original do HSD é de 1.15 bar, esse motor aceita mais pressão, mas aumentar muito vai dar restrição em alta, no conjunto original de 1.3 até 1.5 vai de boa!
mauriciocsf
13/06/2018, 16:57
alguem poderia divulgar informaçoes sobre potencia maxima e torque maximo e em que rotaçao ocorrem?
queria saber tambem a relaçao de marchas e do diferencial.
mwm 229 4 cilindros aspirado
mwm 229 4 cilindros turbo
Walter da Camper
27/08/2018, 14:17
Amigos, as F-1000 com MWM229 com turbo de fábrica vieram com bomba injetora em linha ou rotativa (VE)?
É possível instalar LDA na bomba Bosch em linha?
ricarvalhal
31/08/2018, 22:12
as turbo até 92 eram BI em linha com LDA
as turbo após 92 eram BI rotativa com LDA
Amigos, as F-1000 com MWM229 com turbo de fábrica vieram com bomba injetora em linha ou rotativa (VE)?
É possível instalar LDA na bomba Bosch em linha?
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