PDA

Ver Versão Completa : Motor S4T D-20 93/94.

pilotothiago
14/07/2013, 17:02
Ola pessoal, recentemente compramos uma D-20 93/94 Custom com Motor S4T, ela é turbo original de fabrica, e de mecanica esta muito boa, de lata ja nao esta uma Luana Piovani, mas esta bem parecida com a Vera Fischer, alguns retoques para tampar a idade, de longe bela, mas quando se aproxima, ja se ve que nao esta toda enxuta...:euforico:

Vamos as Duvidas, o que me falam deste motor, aguenta rodar bem na mao de peao, os outros carros nosso sempre passam por manutencoes preventivas constantes, e nao apresentam nenhum problema serio,

Estou achando ela meio gastona, deve estar fazendo uns 7 a 8 Km/l misto cidade estrada,

O freio parce meio borrachudo e nao tem muita eficiencia,

Esta com as molas trazeiras meio cansadas, sera que dar uma arqueada resolve ??? Ouvi algumas pessoas dizendo para se colocar mais uma lamina no feiche e arquear, sera se fizer isso nao perde um pouco a estabilidade em rodovias ???

Esta semana ela chega de viagem, vou mandar lavar ela e posto umas fotos para voces verem...

sallespickup
16/07/2013, 19:02
triago, a mecanica dessa D20 é bem confiavel, pois alem do excelente S4T ainda conta com o cambio ZF, quanto ao consumo se for de pé pesadinho é dessa media pra baixo mesmo, quanto as molas depende da carga que pensa em andar, se for os mil kg de fabrica só arqueie, agorar se for colocar mais coloque a chamada segunda virada, fica mais dura mais não chega a comprometer, ja o freio manda verificar os flexiveis, e principalmente as pinças e seu cavalete, pois estes dão o sintoma de freio borrachudo, se verificado isso e ainda continuar manda verificar a valvula que fica em cima do diferencial(valvula proporcionadora de carga)
se precisar de mais detalhes pode me procurar.
abs carlos

pilotothiago
17/07/2013, 23:26
Obrigado salles, so uma duvida, o que seria essa segunda virada que voce citou ??? Na verdade ela sempre anda com uns 1300 kg de carga total, antes era mais leve, mas agora elá esta andando mais pesada...<br><br>Outro detalhe, o odometro da mesma esta marcando 440 mil km, e como ela e praticamente um dono so, o mesmo e original, ele fazia a manutencao dela corretamente, esté motor tem uma boa durabilidade, ou ja esta quase na hora de se gastar uns trocados no mesmo para fazer o mesmo???

sallespickup
19/07/2013, 18:25
segunda virada, é como se fosse uma mola mestra, porem sem o lugar das buchas, então ela fica em baixo da mestra, va num posto de molas e pede pra colocar uma segunda virada que ele te mostra a mola de primeira rsrsrs
quanto ao motor, é dificil dizer, o melhor é ver os sinais, liga o motor e em marcha lenta tida a tampa onde coloca o oleo e ve se parece uma maria fumaça, se não vai andando até estar parecendo, se ja estiver para o bicho e faz o que tiver pra fazer, não sei o seu trabalho, mais as vezes vale a penas esperar o mesmo estar baixando bastante oleo, 1 litro a cada 300 km ai faz completo, pois o bom dessa linha é que se não deixar faltar oleo e agua roda de qualquer jeito...rsrrsrs

pilotothiago
21/07/2013, 12:11
Sales a minha esta baixando um litro de óleo a cada uns 3000 km, eu sempre faço a conferencia no começo da semana, porque carro que roda na mão de peão você já viu, eles não tem muito cuidado não, ainda mais que no meu caso os que dirigem ela nãosão motoristas, eles são os funcionários da construtora, ou seja a maioria das vezes e m servente de obras, ele e cuidadoso, mas não tem muito conhecimento funcionamento de um motor a diesel.

Quanto a este teste vou fazer esta semana, e na segunda vou levar ela no mecânico para fazer uma revisão e ao moleiro para perguntar sobre esta segunda virada.

sallespickup
21/07/2013, 22:03
1 litro a cada 3 mil então é motor novo, nem precisa fazer teste algum, troca sempre o oleo e filtros junto que tera motor pra muito tempo

pilotothiago
03/08/2013, 21:43
Semana passada levei a Jabiraca para poder passar por uma revisão, e quase cai de costas, no final das contas R$4.500,00 a brincadeira, na hora foi um susto, mas depois também vi que era necessário e que agora estou com uma pick-up muito boa para trabalho...
Foram reparados nela.
Buchas da suspensão dianteira.
Trocados os pivôs da balança.
Discos de freios novos.
Pastilhas de freio novas.
Coroa do diferencial traseiro.
Pinhão do diferencial traseiro.
As duas pontas de eixo do diferencial traseiro.
Lonas de freios.
Molas novas dianteiras.
Feixe de molas traseiros arqueados e buchas trocadas.
Alinhamento balanceamento e troca de fluidos e óleos de diferencial e motor.
Tudo na suspensão foi reparados o que estava desgastado trocado por pecas novas e originais...

A caminhonete ficou super macia, parecendo a F-250 que eu tinha que era 15 anos mais nova que a D-20...

diogov8
04/08/2013, 21:29
Ficou salgado o preço mas tenha certeza que dura outros 300mil km agora hehe. Meu pai teve uma D20 S4T 93 também e foi ela que deu todo suporte na abertura de sua fazenda no MT. Minha infância foi no mato ao lado de uma D20. Excelente carro que faz parte da minhas boas lembranças. A nossa fazia 9.5km/l sagrados em viagens vazia e 8 km/l carregada. Lembre-se de conferir o estado da turbina quando tiver tempo ( $$$).

Boa sorte e parabéns pelo carro.

sallespickup
07/08/2013, 10:47
ficou salgado, pois vc refez praticamente o diferencial todo, mais agora não mexera nisso por muitos anos

pilotothiago
11/08/2013, 22:43
Ficou salgado o preço mas tenha certeza que dura outros 300mil km agora hehe. Meu pai teve uma D20 S4T 93 também e foi ela que deu todo suporte na abertura de sua fazenda no MT. Minha infância foi no mato ao lado de uma D20. Excelente carro que faz parte da minhas boas lembranças. A nossa fazia 9.5km/l sagrados em viagens vazia e 8 km/l carregada. Lembre-se de conferir o estado da turbina quando tiver tempo ( $$$).

Boa sorte e parabéns pelo carro.

Diogo com certeza mais para frente irei consultar a turbina, mas daqui uns 6 a 8 meses se ela nao apresentar nenhum problema... Como tinha explicado antes, ela roda pouco...

Agora estou com uma duvida, sera que a D20 consegue puxar tranquilamente uma carretinha trucada carregando uma mini carregadeira ??? Ela pesa 3000 kg só a mini carregadeira, fora a carreta trucada, e têm um detalhe, a carreta tem freio de auxilio...

sallespickup
13/08/2013, 12:16
veja se isso aqui responde thiago
http://imageshack.us/a/img841/7716/1103111204.jpg

pode colocar sem medo, pois esse guincho meu eu viajo com d20 pendurada e não falta força, só o freio que é critico, tem de ter cuidado, mais como a carretinha tem freio statico sem medo!!!

rfdex
13/08/2013, 14:51
Meu pai tinha uma D20 e puxavamos um semi-reboque de carga viva (igual a esse: Horse Trailer- Three Horse Slant Gooseneck with Tack Room!!!!!!! - Everything Else (http://elko-nevada.olx.com/horse-trailer-three-horse-slant-gooseneck-with-tack-room-iid-65209200#)), modelo 5ª roda, ou seja, com engate dentro da carroceria. Vazio era 1800kgs + 400kgs de cada cavalo (04 ao total, totalizando + 1600kgs). A D20 puxava, porém devagar. Depois vendeu e pegou uma F1000 4.9 à gasolina. Outro departamento! Do jeito que descia, subia, porém fazendo média de 4 km/l. Quanto ao freio, o semi-reboque tinha sistema elétrico, porém com defeito e nunca usamos (até mesmo por dificuldade de achar peça de reposição). O segredo é você andar na manha, sem manobras bruscas, etc. Porém, em trechos de serra, por exemplo, há sobrecarga nos freios da camionete. Um fator positivo é que o reboque colocava um pouco de peso sobre a camionete, de modo que ficava mais firme no chão, digamos assim. Isso não acontece nessas carretinhas convencionais! Se a mini-carregadeira pesa 3000kgs + carreta, eu acho temerário usar sistema comum de engate (essa bola de 50mm universal). E esses freios inerciais utilizados nessas carretas fabricadas no Brasil é uma verdadeira porcaria. Gera folga no sistema, barulho, frenagem indevida quando passa em uma lombada, por exemplo, e o pior: não funciona caso o veículo trator perca o freio, já que seu sistema é inercial. Caso queira ainda assim puxar na D20, sugiro mandar fazer um engate forte, preso às longarias da camionete com parafusos de aço, bem como utilizar um reboque forte, bem dimensionado - inclusive no quesito suspensão -, e leve. Não esquecer de usar correntes fortes para prendê-lo à camionete, como exige a lei, caso ocorra quebra do engate. Saudações

bonissoni
16/08/2013, 16:34
Meu pai tinha uma D20 dessas turbo plus, segundo ele era um canhãozinho, ecônomica e confortavel, a unica reclamação que ele fazia era dos discos e da lona de freio que a cada troca de pastilha, tinha que trocar tudo!!!