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Ver Versão Completa : TEMPERATURA DE SERVIÇO MOTOR TOYOTA 2.8 e 3.0



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guilhermeabreu
24/09/2013, 17:44
Ezahn, desculpe minha ignorância e minhas perguntas, é que quero instalar também.
A minha pickup é motor 5L, mas é praticamente a mesma coisa.
Veja que anexei uma foto, e é igual, pelo menos eu acho.
Como devo proceder, visto que os furos tem mangueiras, vou instalar o RACETRONIX? Que lugar aí ele vaí, devo retirar alguma coisa?
Desde já agradeço.
Abraço.432388



ZANI

Olhando a sua foto e a do EZAHN o sistema é o mesmo , só que parece que o do EZAHN não tem as mangueirinhas que no seu tem , ou seja : acho que estas mangueirinhas do seu devem ser do ar quente e no do EZAHN ele deve ter isolado o ar quente .

No caminhão F-4000 da ASSOCIAÇÃO DE POMBOS CORREIO daqui de Campos eu cortei a mangueira superior que sai da válvula termostática e vai para o radiador e coloquei um pedaço de cano inox de 10cm no qual soldei uma porca com a rosca do sensor e fixei este cano com duas abraçadeiras .

No seu caso é esta mangueira grossa que aparece na sua foto .

É muito simples de fazer desta forma .

sandro_ventania
24/09/2013, 19:35
Pela foto a do ar quente é essa de tamanho médio, abaixo da grande que vai para o radiador. Essa menor que no meu carro não existe e onde o Ezahn colocou o sensor eu nem imagino para onde vai...só seguindo para ver.
Talvez um T de latão sirva nela e aí é só soldar uma porca para rosquear o sensor.

Ezahn
24/09/2013, 22:03
A sua funciona com termostato ou só quando liga o ar condicionado?

Acho que é só com o ar condicionado. Quando acelera bem com o carro quente e a hélice gira forte esta ventoinha até gira, mas acho que é o fluxo de ar, preciso testar desligando o fio da ventoinha para ter certeza. Mas com o AC ela sempre liga.

Ezahn
24/09/2013, 22:15
Ezahn, desculpe minha ignorância e minhas perguntas, é que quero instalar também.
A minha pickup é motor 5L, mas é praticamente a mesma coisa.
Veja que anexei uma foto, e é igual, pelo menos eu acho.
Como devo proceder, visto que os furos tem mangueiras, vou instalar o RACETRONIX? Que lugar aí ele vaí, devo retirar alguma coisa?
Desde já agradeço.
Abraço.432388

Realmente, na minha é livre este local. O ar quente é na outra mangueira , esta média do outro lado do sensor. Esta eu não sei onde vai. Tem que dar uma procurada ver se acha um lugar mais fácil que de para furar ou fazer como o Guilherme falou.

Jonnhy Bravo
25/09/2013, 10:54
Amigos,

Venho novamente aqui pedir ajuda!

Conforme postei logo no começo desse tópico, após a instalação do RACETRONIX e IC no meu carro, notei que a temperatura de trabalho ficava entre 72 a 75 normalmente. Após certo tempo em AINDA SEM FAZER TRILHAS, passou a apontar como temperatura entre 82 e 85 no RACE. Já me deixou de orelha em pé!

Pois bem!

Passados algum tempo, notei que não mais ela voltou para a temperatura "normal" de 72 a 75, mesmo a temperatura ambiente se mantendo entre a mesma faixa que se mantinha entre 72 a 75 iniciais e 82 a 85 posteriores.

Iniciada a utilização dela em trilhas, após pegar alguma lama e água suja, numa certa ocasião já na pista, o spia disparou (eu nem sabia para quanto estava programado... Olha a burrada!)e quando olhei a temperatura do PAINEL estava mais ou menos no 3/4 (ou seja, faltando uns 25% para chegar no vermelho) e o spia estava no 114ºC. Não desliguei o carro... parei e abri o capô e abrimos a tampa do radiador.... jogamos água por fora para "maquiar" a limpeza e logo baixou a temperatura. Completamos a água e ficou tudo perfeito.

Cheguei em casa e lavadora de alta pressão no radiador para limpar a crosta de sujeira (que achei que tivesse ficado zero...).

Antes de prosseguir na história, quero informar que o radiador é NOVO!

OK. Fui para outra trilha umas 3 semanas depois (ou há 3 semanas atrás!). Andei toda a trilha... tudo perfeito... temperatura na casa dos 85, algumas vezes até despencando para os 70 e poucos...

Terminada a trilha, caí no asfalto e o carro começou a subir a temperatura, indo para a casa dos 97, 98ºC.

Andando mais um pouco... subiu, subiu, subiu.. 110ºc. Comecei uma subida e no fim dela o SPIA desparou já nos 114ºc, faltando cerca de 1,5m para acabar a subida e iniciar a descida. Estava a 110km/h.

Caí na burrada! Desliguei o carro imediatamente (COISA DE QUEM TEM CARRO A GASOLINA! MODE ASNO DETECTED!) crendo que a temperatura iria baixar e fui encostando no acostamento! Na hora que parei o carro por completo: BUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUM! Esplodiu supostamente o radiador e só vi água escorrendo.

Enfim... pra resumir: o carro voltou da trilha no guincho.

Encostei nos mecas e pedi para olharem e ver se tinha explodido mesmo o radiador novo. Para minha surpresa não, mas havia vazado por baixo, na vedação. Acabei de arrumar o carro e ainda não testei.

A questão que me intriga é: será que, primeiramente, minha temperatura está marcada certa ou errada? O cara instalou a válvula retirando um parafuso sobressalente que tinha após o radiador conforme demonstra a foto abaixo. Eu acredito que esteja instalada no local errado, pois quando a água passa por ali ela já passa resfriada. Então, se chega a 114ºc ali, antes de ela passar pelo radiador ela está muuuuito mais quente!

Outra questão que surgiu é: falando com o cara que mexe no radiador, ele informou que não adiantaria eu fazer um radiador com aletas maiores para não segurar tanta lama, pois não daria tempo hábil para fazer a troca de calor. Tem de ser o original mesmo. Assim sendo, pensei então em trocar a termostática e colocar a do modelo gasolina (se possível, claro) para ela abrir antes! O que acham? É possível?

Outra sugestão que ele deu é: fechar o retorno da válvula e deixar a água circulando direto, pois assim consequentemente ela trabalharia mais fria!

Estou intrigado, mas estou achando que ela vem esquentando por conta de o cabeçote ter ido pro saco...

De qualquer forma, estarei levando ao João da Sollo4wd para fazer e verificar tudo...

Aguardo, entretanto, informações dos colegas.

Desculpe-me, desde já por ter sido tão prolixo!

dorderf
25/09/2013, 12:33
Amigos,

Venho novamente aqui pedir ajuda!

Conforme postei logo no começo desse tópico, após a instalação do RACETRONIX e IC no meu carro, notei que a temperatura de trabalho ficava entre 72 a 75 normalmente. Após certo tempo em AINDA SEM FAZER TRILHAS, passou a apontar como temperatura entre 82 e 85 no RACE. Já me deixou de orelha em pé!

Pois bem!

Passados algum tempo, notei que não mais ela voltou para a temperatura "normal" de 72 a 75, mesmo a temperatura ambiente se mantendo entre a mesma faixa que se mantinha entre 72 a 75 iniciais e 82 a 85 posteriores.

Iniciada a utilização dela em trilhas, após pegar alguma lama e água suja, numa certa ocasião já na pista, o spia disparou (eu nem sabia para quanto estava programado... Olha a burrada!)e quando olhei a temperatura do PAINEL estava mais ou menos no 3/4 (ou seja, faltando uns 25% para chegar no vermelho) e o spia estava no 114ºC. Não desliguei o carro... parei e abri o capô e abrimos a tampa do radiador.... jogamos água por fora para "maquiar" a limpeza e logo baixou a temperatura. Completamos a água e ficou tudo perfeito.

Cheguei em casa e lavadora de alta pressão no radiador para limpar a crosta de sujeira (que achei que tivesse ficado zero...).

Antes de prosseguir na história, quero informar que o radiador é NOVO!

OK. Fui para outra trilha umas 3 semanas depois (ou há 3 semanas atrás!). Andei toda a trilha... tudo perfeito... temperatura na casa dos 85, algumas vezes até despencando para os 70 e poucos...

Terminada a trilha, caí no asfalto e o carro começou a subir a temperatura, indo para a casa dos 97, 98ºC.

Andando mais um pouco... subiu, subiu, subiu.. 110ºc. Comecei uma subida e no fim dela o SPIA desparou já nos 114ºc, faltando cerca de 1,5m para acabar a subida e iniciar a descida. Estava a 110km/h.

Caí na burrada! Desliguei o carro imediatamente (COISA DE QUEM TEM CARRO A GASOLINA! MODE ASNO DETECTED!) crendo que a temperatura iria baixar e fui encostando no acostamento! Na hora que parei o carro por completo: BUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUM! Esplodiu supostamente o radiador e só vi água escorrendo.

Enfim... pra resumir: o carro voltou da trilha no guincho.

Encostei nos mecas e pedi para olharem e ver se tinha explodido mesmo o radiador novo. Para minha surpresa não, mas havia vazado por baixo, na vedação. Acabei de arrumar o carro e ainda não testei.

A questão que me intriga é: será que, primeiramente, minha temperatura está marcada certa ou errada? O cara instalou a válvula retirando um parafuso sobressalente que tinha após o radiador conforme demonstra a foto abaixo. Eu acredito que esteja instalada no local errado, pois quando a água passa por ali ela já passa resfriada. Então, se chega a 114ºc ali, antes de ela passar pelo radiador ela está muuuuito mais quente!

Outra questão que surgiu é: falando com o cara que mexe no radiador, ele informou que não adiantaria eu fazer um radiador com aletas maiores para não segurar tanta lama, pois não daria tempo hábil para fazer a troca de calor. Tem de ser o original mesmo. Assim sendo, pensei então em trocar a termostática e colocar a do modelo gasolina (se possível, claro) para ela abrir antes! O que acham? É possível?

Outra sugestão que ele deu é: fechar o retorno da válvula e deixar a água circulando direto, pois assim consequentemente ela trabalharia mais fria!

Estou intrigado, mas estou achando que ela vem esquentando por conta de o cabeçote ter ido pro saco...

De qualquer forma, estarei levando ao João da Sollo4wd para fazer e verificar tudo...

Aguardo, entretanto, informações dos colegas.

Desculpe-me, desde já por ter sido tão prolixo!

Jonnhy, essa tampa do radiador é original? Se não for, este já é o primeiro problema.

Bem, como já te falei, acho que esse teu cabeçote já está bichado. Troque esse danado e arrume o motor e vc vai ver esse carro não esquentar nunca mais.

Eu instalei meu racetronic no mesmo lugar que vc instalou o seu e ele sempre marcou certinho, mas não uso meu carro em trilhas cheias de lama. Já disse que nossos carros não nasceram para isso, só eventualmente e em caso de necessidade. Compra um carrinho mais simples e arruma o danado pra jogar na lama. Nossos carros são caros demais pra viver arrumando. A não ser que vc investisse feito o dono da SW4 monstro da transamazônica, aí tá certo. Mas o cara criou uma suspensão inteira pra ela!

Jonnhy Bravo
25/09/2013, 13:12
Jonnhy, essa tampa do radiador é original? Se não for, este já é o primeiro problema.

Dorderf,

Não é original, mas o cara que mexe com radiador falou que a que está faz o mesmo papel.

Estou com a original aqui, pois não serve no radiador.

Vou esperar ver o que o outro meca vai falar e decido...


A não ser que vc investisse feito o dono da SW4 monstro da transamazônica, aí tá certo. Mas o cara criou uma suspensão inteira pra ela!

Estou tentando contato com ele para verificar como ele fazia com essa questão do radiador, mas não consigo.

Acho que ele é aí da sua região né?

Se vê-lo ou tiver contato, pergunte como era o radiador dele, como ele fazia pós trilhas, essas coisas...

Abração.

dorderf
25/09/2013, 13:38
Dorderf,

Não é original, mas o cara que mexe com radiador falou que a que está faz o mesmo papel.

Estou com a original aqui, pois não serve no radiador.

Vou esperar ver o que o outro meca vai falar e decido...



Estou tentando contato com ele para verificar como ele fazia com essa questão do radiador, mas não consigo.

Acho que ele é aí da sua região né?

Se vê-lo ou tiver contato, pergunte como era o radiador dele, como ele fazia pós trilhas, essas coisas...

Abração.

Vou falar com Sérgio Holanda sobre esse carro. Sérgio tava participando da expedição com Lu Marini que passou na Fantástico.

Quanto à tampa, ponha original, se o radiador não serve pra ela, ele tá errado! Coloquei paralela e o carro em pouco tempo começou a esquentar. Coloquei o original e fim de papo, o carro voltou ao normal.

guilhermeabreu
25/09/2013, 20:56
GRANDE JONNHY BRAVO

Vc esta igual ao cara que estava dando ré no carro e tinha um trilho de meio metro de altura enterrado no chão atras e ele pediu para um carinha avisar a hora que iria bater e pediu tb para o carinha ir dizendo se era para ir e o carinha ficou falando VEM , VEM , VEM , VEM , VEM E BUUUUUUMMMMMM . BATEU AMASSOU A TRASEIRA DO CARRO .

O motorista saiu puto do carro e perguntou ao carinha se ele não estava vendo o trilho e que ele havia pedido ao carinha para dizer a hora que iria bater e o carinha respondeu : " O SR BATEU AS 11:35HS " .

Vc esta igual a este motorista , vc COMPRA OS DOIS TERMÔMETROS O RACETRONIX E O SPIA ELETRÔNICO instala no carro coloca o sinal de alerta , ANDA NO CARRO , O SINAL TOCA PQ ULTRAPASSOU A TEMPERATURA E VC VAI ACABAR DE CHEGAR NO ALTO DO MORRO PQ FALTAVA 1,5 METROS PARA ACABAR DE SUBIR .

Aí vc esta igualzinho ao motorista acima , pq vc conta agora pra gente que ouviu um estouro no motor QDO A TEMPERATURA ESTAVA A MAIS DE 114ºC NO SPIA E NO RACETRONIX PASSOU DOS 97/98ºC . Vc comprou o termômetro para dizer pra gente aqui COM QUE TEMPERATURA QUE O MOTOR FUNDIU ???????

PQP , pra que então vc colocou estes termômetros ???????????????? Tem é que levar esporro mesmo .

Se nós todos aqui colocamos o RACETRONIX pra gritar qdo passa dos 95ºC e vc vai a 97ºC 98ºC e CONTINUA ANDANDO CARA , PQP .

Ainda bem que vc mesmo viu a burrada que fez , mas é errando que se aprende infelizmente este erro pode te custar caro .

E DESCULPE MINHA BRINCADEIRA , MAS VC DEU BOBEIRA DEMAIS , VC SABE DISTO . FICO TRISTE COM ISTO , POIS VENHO FALANDO A TEMPOS SOBRE A COLOCAÇÃO DESTES TERMÔMETROS EXTRAS E VC VEM COM UM RELATO TRISTE DESTE .

Agora vai ser aquela agonia de sempre , SERÁ O QUE ESTRAGOU ???? ATÉ ONDE ESTRAGOU ?????????? LEVA AQUI , LEVA ALÍ , FAZ MEIA SOLA AQUI E ALÍ E O CARRO NÃO FICA MAIS COMO ERA , É MUITO DURO ISTO , " PASSEI POR ISTO E SEI O QTO ISTO É RUIM "

Abração

Glaicon
26/09/2013, 06:41
"Caí na burrada! Desliguei o carro imediatamente (COISA DE QUEM TEM CARRO A GASOLINA! MODE ASNO DETECTED!"
Tô rindo sozinho às 06:40 da manhã!:chorandoderir:
E depois veio a bronca do Guilherme. Haja coração!:cavalo:

F. Oliveira
26/09/2013, 07:26
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....

Ow Johny...qdo vc fez o motor dela, vc tinha trocado o cabeçote?

Rapinheiro
26/09/2013, 08:41
Vou falar com Sérgio Holanda sobre esse carro. Sérgio tava participando da expedição com Lu Marini que passou na Fantástico.

Quanto à tampa, ponha original, se o radiador não serve pra ela, ele tá errado! Coloquei paralela e o carro em pouco tempo começou a esquentar. Coloquei o original e fim de papo, o carro voltou ao normal.


Bom dia a todos!

Desculpem minha ignorância, mas a tampa do radiador influencia tanto assim na temperatura do sistema?

Abraço!

dorderf
26/09/2013, 09:12
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....

Ow Johny...qdo vc fez o motor dela, vc tinha trocado o cabeçote?

Ele ainda não fez. Já disse pra relaxar o bigode e fazer o motor e trocar o cabeçote que essa história acaba. O carro dele tá consumindo 1l de óleo a cada metro! kkkkkkkkkk

Brincadeira, Jonnhy, mas troca logo tudo que tem que trocar e fique tranquilo!

Jonnhy Bravo
26/09/2013, 11:34
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....

Ow Johny...qdo vc fez o motor dela, vc tinha trocado o cabeçote?


UAHEuheuAHEuHAEuHAEuhAEUhAEUh

Ai ai ai... "eu si divirto-me" neste site...hahahahaha

F.Oliveira,

Não.. não fiz nada! Só revisão e concluí que foi em um belo de um boca de porco!

Mas muito em breve será levado em um ESPECIALISTA. Daí, o que tiver que arrumar, o que tiver que trocar, será feito... Estou aguardando e me armando pra uma pancada de 10 mil, mas quero o troço ZERO!!

Jonnhy Bravo
26/09/2013, 11:35
Ele ainda não fez. Já disse pra relaxar o bigode e fazer o motor e trocar o cabeçote que essa história acaba. O carro dele tá consumindo 1l de óleo a cada metro! kkkkkkkkkk

Brincadeira, Jonnhy, mas troca logo tudo que tem que trocar e fique tranquilo!

Exagerado! Não gasta tudo isso não.... tá gastando SÓ uns 990 ml! kkkkkkkkkkkkkkkk

F. Oliveira
26/09/2013, 14:59
iaushiaushiaushiuashiuhasihusihuisuiashuiashiusahu ui.......kkkkkkkkkkkkkk

pow..achei que tu tinhas feito o motor....menos mal, então, pois a varada vem mesmo é agora...kkkkkkkk (brincadeiras à parte)

deixa essa máquina 0 que tu vai ver!

guilhermeabreu
26/09/2013, 18:45
JONNHY

Quase não dormi esta noite , depois que fui dormir , fiquei pensando que vc poderia ter me levado a mal a minha mensagem , mas vi que levou na gozação mesmo , melhor assim . é que as vezes falo assim e as pessoas aqui me levam a mal .

Mas é por aí , vc vai fazer o motor e vamos ver como vai ficar , eu como vc sabe , em minha experiência em fazer motor não é muito boa .

Torço para que o seu fique bom .

Abração

dorderf
26/09/2013, 18:49
Mas a minha é boa, hein Dr.! Jonnhy, mande pra mecânicos bons e que sigam à risca o manual de apertos e ajustes do motor (os mecânicos que mexeram com o motor do meu carro, além de terem trabalhado na Toyota por 15 anos, não desgrudaram os olhos do manual), compre peças originais, e eu DUVIDO que vc vai ter problema.

dorderf
26/09/2013, 20:43
Jonnhy, falei com o Sérgio Holanda e ele disse que o que eu imaginava. Se o carro tá bom, é só tirar o radiador fora e mandar lavar! (manutenção pós-trilha).

Jonnhy Bravo
26/09/2013, 23:32
Jonnhy, falei com o Sérgio Holanda e ele disse que o que eu imaginava. Se o carro tá bom, é só tirar o radiador fora e mandar lavar! (manutenção pós-trilha).

Exatamente o que eu imaginei!

Dr. Guilherme,

Fique tranquilo! Não me estresso com facilidade...

Abraços e obrigado pelas ajudas!

Postarei as experiências futuramente.

Zani
27/09/2013, 12:30
Valeu Dr. Guilherme, Sandro Ventania e Ezahn, vou tentar fazer a adaptação.
Abraço a todos.

guilhermeabreu
27/09/2013, 14:12
É impressionante como eu me delicio na observação da temperatura de funcionamento do motor com este RACETRONIX .

Qdo a temperatura ambiente esta na casa dos 20ºC eu ando a 100km/h com temperatura de 78ºC no plano e qdo pego uma subidinha qualquer e mantenho os 100km/h ela sobe para 79/80ºC .

Outro dia a temperatura ambiente estava em 28ºC e a 100km/h no memso trajet a temperatura ficou em 84ºC .

Com isto por incrível que possa parecer , estou até aliviando meu pé que sempre foi pesado , para manter uma temperatura mais amena no funcionamenteo do motor da minha SW4 E TENHO CERTEZA QUE MEU BOLSO VAI AGRADECER NO FUTURO .

Eu andava a 110/120km/h e mantinha a mesma velocidade nas subidas e subidonas , nesta situação a temperatura sobe bem e se mantiver o pé sem mexer a velocidade cai um pouco nas subidas mas a tempratura do motor sobe muito pouco e se mantiver a velocidade constante pisando mais a tempearuta sobe bem .

Ou seja este RACETRONIX esta fazendo eu mudar a minha maneira de guiar e acabo ficando mais traquilo , ouço mais minhas músicas preferidas chego 5 a 10 minutos depois que eu chegava anteriormente e o motor AGRADECE .

Me fez muito lembrar da minha capacidade de andar de bicicleta , ando normalmente 40km 3x semana a uma velocidade de 18km/h e as vezes a 25km/h e pego algumas subidinhas discretas e uma subidona , e num pequenino aclive noto o qto tenho que fazer força a mais , E COM O MOTOR É A MESMA COISA .

SÓ PARA VCS VEREM COM ESTE RELATO QUE ESTE TERMÔMETRO EXTRA ESTA MUDANDO A MINHA MANEIRA DE GUIAR .

Abraço a todos

dorderf
27/09/2013, 16:54
É impressionante como eu me delicio na observação da temperatura de funcionamento do motor com este RACETRONIX .

Qdo a temperatura ambiente esta na casa dos 20ºC eu ando a 100km/h com temperatura de 78ºC no plano e qdo pego uma subidinha qualquer e mantenho os 100km/h ela sobe para 79/80ºC .

Outro dia a temperatura ambiente estava em 28ºC e a 100km/h no memso trajet a temperatura ficou em 84ºC .

Com isto por incrível que possa parecer , estou até aliviando meu pé que sempre foi pesado , para manter uma temperatura mais amena no funcionamenteo do motor da minha SW4 E TENHO CERTEZA QUE MEU BOLSO VAI AGRADECER NO FUTURO .

Eu andava a 110/120km/h e mantinha a mesma velocidade nas subidas e subidonas , nesta situação a temperatura sobe bem e se mantiver o pé sem mexer a velocidade cai um pouco nas subidas mas a tempratura do motor sobe muito pouco e se mantiver a velocidade constante pisando mais a tempearuta sobe bem .

Ou seja este RACETRONIX esta fazendo eu mudar a minha maneira de guiar e acabo ficando mais traquilo , ouço mais minhas músicas preferidas chego 5 a 10 minutos depois que eu chegava anteriormente e o motor AGRADECE .

Me fez muito lembrar da minha capacidade de andar de bicicleta , ando normalmente 40km 3x semana a uma velocidade de 18km/h e as vezes a 25km/h e pego algumas subidinhas discretas e uma subidona , e num pequenino aclive noto o qto tenho que fazer força a mais , E COM O MOTOR É A MESMA COISA .

SÓ PARA VCS VEREM COM ESTE RELATO QUE ESTE TERMÔMETRO EXTRA ESTA MUDANDO A MINHA MANEIRA DE GUIAR .

Abraço a todos

Somos 2. 78ºC, aumentou eu já fico arrumando um jeito de baixar! Ligo o ar-condicionado e a ventoinha resolve!

Eduardo Schaefer
28/09/2013, 02:40
Agora que acertei meu relogio da racetronix, ando mais calmo, mas vejo que tem muita diferença de temperatura dos motores 2.8 para os 3.0, digo isso pois ando a 95, 100 KM/h na estrada (nessa epoca do ano a media de temperatura é de 14 ou 15 graus por aqui) e vai sempre marcando entre 88/90 , que é a temperatura de abertura da valvula termostatica então, acho que esta tudo tranquilo, pena que coloquei o racetronix só depois de turbinar , pois gostaria de ver como era antes.

guilhermeabreu
28/09/2013, 09:48
Agora que acertei meu relogio da racetronix, ando mais calmo, mas vejo que tem muita diferença de temperatura dos motores 2.8 para os 3.0, digo isso pois ando a 95, 100 KM/h na estrada (nessa epoca do ano a media de temperatura é de 14 ou 15 graus por aqui) e vai sempre marcando entre 88/90 , que é a temperatura de abertura da valvula termostatica então, acho que esta tudo tranquilo, pena que coloquei o racetronix só depois de turbinar , pois gostaria de ver como era antes.



CARO AMIGO EDUARDO SCHAEFER

É uma pena , mas o importante é AGORA vc estar vendo e com a SIRENE pra te avisar de qualquer mudança de temperatura de trabalho .

Abração

sandro_ventania
28/09/2013, 15:45
Senhores, voces que tem sensores de óleo e de água...ou que saiba responder.
O que aquece primeiro...o óleo ou a água? Qual deles passa dos 60º primeiro?

guilhermeabreu
28/09/2013, 22:36
Senhores, voces que tem sensores de óleo e de água...ou que saiba responder.
O que aquece primeiro...o óleo ou a água? Qual deles passa dos 60º primeiro?



SANDRO

No ACHISMO , e pela lógica teria que ser o ÓLEO pois motor qdo entra em funcionamento , ocorre a explosão do combustível na camisa e pistão e o óleo esta diretamente em contado com estas partes , daí a parte metalica do motor irá aquecer primeiro de tudo e vai passar esta temperatura para a água e a água daí vai para o radiador para ser resfriada . O óleo esta mais próximo da explosão da combustão do que a água que esta nas galerias distribuidas pelo motor . Além de que o sensor esta instalado lá na saída do bloco .

Isto é o que consigo raciocinar .

Glaicon
29/09/2013, 08:50
SANDRO

No ACHISMO , e pela lógica teria que ser o ÓLEO pois motor qdo entra em funcionamento , ocorre a explosão do combustível na camisa e pistão e o óleo esta diretamente em contado com estas partes , daí a parte metalica do motor irá aquecer primeiro de tudo e vai passar esta temperatura para a água e a água daí vai para o radiador para ser resfriada . O óleo esta mais próximo da explosão da combustão do que a água que esta nas galerias distribuidas pelo motor . Além de que o sensor esta instalado lá na saída do bloco .

Isto é o que consigo raciocinar .
Voto com o relator!:concordo:

Clandio
29/09/2013, 09:58
Voto com o relator!:concordo:


Também "Voto com o relator". Hahahahaha!

sandro_ventania
29/09/2013, 17:24
Eu tambem estou nesse raciocinio...vamos ver se alguém já mediu.

Ney_Niteroi II
27/12/2013, 13:27
Prezados,

Este tópico está agora com 24 páginas... olhei todas muito rapidamente. Peço desculpas se a minha pergunta já estiver respondida em alguma destas páginas!

Creio que de nada vale o sensor original do carro e nem o sensor Racetronix de ÁGUA se houver algum no radiador ou mangueiras. Se a água for perdida rapidamente, o cabeçote fundirá e nenhum dos 2 sensores acusará nada!!!!

Minha opinião é que para atuar como uma proteção extra, o ideal mesmo é a utilização do SPIA (temp do bloco) ou Racetronix (temperatura do ÓLEO).

Minha pergunta: onde posso fazer a medida de temperatura do óleo no motor da SW4 1993 (sem precisar fazer nenhum furo novo no bloco ou no carter)?

guilhermeabreu
27/12/2013, 21:39
CARO AMIGO NEY

Como eu fui o cara que iniciou este tópico , concordo com vc , por isto eu havia falado em colocar os dois sensores , o de ÁGUA ( RACETRONIX ) e o de ÓLEO ( SPIA ELETRÔNICO ) , mas na prática todos que colocaram apenas o RACETRONIX , já foram salvos por ele pq na maioria das vezes a água não vasa abruptamente , mas considerando esta possibilidade de acontecer , o correto seria colocar um segundo sensor ( SPIA ELETRÔNICO ) para medir a temperatura do óleo , MAS VC NÃO TEM COMO O SENSOR MEDIR A TEMPERATURA DO ÓLEO SE VC NÃO IMERGIR O SENSOR NO ÓLEO , DAÍ NÃO TEM COMO VC FAZER ISTO " SEM FURAR ALGUMA PARTE DO MOTOR " , eu no seu caso eu furaria o CÁRTER , pq alí é o berço do óleo , ou seja a maior quantidade de óleo do motor esta por alí em movimento de chegar a sair dalí . Sem falar que o CÁRTER não é uma peça de precisãoe alta resistência como um BLOCO ou CABEÇOTE que esta alí sofrendo toda a pressão do motor e vc pode fragilizar uma galeria de água por exemplo enfraquecendo o motor .

sandro_ventania
29/12/2013, 22:59
um lugar possivel, seria no retorno que vem do alternador, o mesmo que é usado para o óleo da turbina...poria um T e na interceção do T fixava o sensor.

kenjimkm
30/12/2013, 19:32
Minha sugestao para saber se ha uma perda rapida de agua seria medir um medidor de pressao no sistema de arrefecimento, uma vez que o sistema e selado. No de oleo tambem seria medindo pressao do oleo. No mercado de preparacao de carros encontramos facilmente medidores de pressao de oleo, mas nunca vi de agua.

calhiandro
02/01/2014, 17:47
Pessoal, instalei a alguns dias o spia eletrônico da donatti. Fiz recentemente uma viagem a patos-pb. Daqui de onde eu moro são 300 kms passa por duas serras: tara e texeira. Bom na ida a temperatura variou de 82 a 93. Fiquei curioso pra ver a volta. A primeira serra bem mais ingrime subindo com ar condicionado ligado a temperatura chegou a 100 graus, na outra a temperatura chegou a 99 graus. Nas duas situações o ponteiro da temperatura nem se tremeu permaneceu no centro. Tem relatos de pessoas aqui neste tópico que a temperatura chegou aos 107 graus.

dorderf
02/01/2014, 18:16
Pessoal, instalei a alguns dias o spia eletrônico da donatti. Fiz recentemente uma viagem a patos-pb. Daqui de onde eu moro são 300 kms passa por duas serras: tara e texeira. Bom na ida a temperatura variou de 82 a 93. Fiquei curioso pra ver a volta. A primeira serra bem mais ingrime subindo com ar condicionado ligado a temperatura chegou a 100 graus, na outra a temperatura chegou a 99 graus. Nas duas situações o ponteiro da temperatura nem se tremeu permaneceu no centro. Tem relatos de pessoas aqui neste tópico que a temperatura chegou aos 107 graus.


Vixe! Ia ficar agoniado com tamanha diferença pro termômetro da água, mesmo ciente que a medição do material é completamente distinta...

calhiandro
02/01/2014, 18:28
É verdade dorderf. Medir a temperatura da água e do cabeçote são parâmetros diferentes de temperatura. Estava subindo a serera com duas pessoas dentro do carro, pra um carro deste porte, pode-se dizer que estava praticamente vazio. Imagina subir uma serra dessa forçando bastante e puxando um reboque.

Clandio
02/01/2014, 18:38
Pessoal, instalei a alguns dias o spia eletrônico da donatti. Fiz recentemente uma viagem a patos-pb. Daqui de onde eu moro são 300 kms passa por duas serras: tara e texeira. Bom na ida a temperatura variou de 82 a 93. Fiquei curioso pra ver a volta. A primeira serra bem mais ingrime subindo com ar condicionado ligado a temperatura chegou a 100 graus, na outra a temperatura chegou a 99 graus. Nas duas situações o ponteiro da temperatura nem se tremeu permaneceu no centro. Tem relatos de pessoas aqui neste tópico que a temperatura chegou aos 107 graus.

Calhandro. A minha chegou a 107ºC em subida de serra, com temperatura ambiente em torno de 35 a 38ºC e motor a 3000 RPM e 5ª marcha. Uma serra de uns 7km de extensão. Aconteceu por duas vezes nessa mesma serra. Antes passei nesse lugar, mas não tinha termômetro extra pra ver.

Em serras menores, nas mesmas condições, a temperatura fica por volta dos 100ºC mesmo.

Pra ter uma idéia da influência da temperatura externa, andando na cidade, com temp. ambiente em torno dos 20ºC o sensor marca de 80 a 85ºC. Esses dias aqui fez 40ºC e o o sensor marcava 96ºC.

Uma observação que julgo muito importante e já comentei aqui. Quando se desliga o motor a temperatura do sensor sobe de 10 ou 11ºC (basta ligar a chave para ver). Isso me levou a inferir que aí poderia estar um dos motivos de trinca do cabeçote. Se, por exemplo, em viagem em alta velocidade, no verão, dando uma lenha, a temperatura fica na casa dos 100ºC. O motorista desliga sem esperar baixar a temperatura, tem aí uma situação em que pode trincar o cabeçote, pois ela vai subir uns 10ºC (com o motor desligado parou de circular água).

Com esse sensor eu controlo a temperatura e só desligo o carro quando baixa de 90ºC. Uma coisa que observei foi que os 2 minutos recomendados pelo manual pra ficar em marcha lenta não é suficiente pra baixar a temperatura de 100ºC pra 90ºC (pra isso leva uns 4 minutos)

Clandio
02/01/2014, 18:40
Escrevi um monte de coisa e não perguntei. Onde tu instalou o sensor? No cabeçote?

dorderf
02/01/2014, 19:23
Calhandro. A minha chegou a 107ºC em subida de serra, com temperatura ambiente em torno de 35 a 38ºC e motor a 3000 RPM e 5ª marcha. Uma serra de uns 7km de extensão. Aconteceu por duas vezes nessa mesma serra. Antes passei nesse lugar, mas não tinha termômetro extra pra ver.

Em serras menores, nas mesmas condições, a temperatura fica por volta dos 100ºC mesmo.

Pra ter uma idéia da influência da temperatura externa, andando na cidade, com temp. ambiente em torno dos 20ºC o sensor marca de 80 a 85ºC. Esses dias aqui fez 40ºC e o o sensor marcava 96ºC.

Uma observação que julgo muito importante e já comentei aqui. Quando se desliga o motor a temperatura do sensor sobe de 10 ou 11ºC (basta ligar a chave para ver). Isso me levou a inferir que aí poderia estar um dos motivos de trinca do cabeçote. Se, por exemplo, em viagem em alta velocidade, no verão, dando uma lenha, a temperatura fica na casa dos 100ºC. O motorista desliga sem esperar baixar a temperatura, tem aí uma situação em que pode trincar o cabeçote, pois ela vai subir uns 10ºC (com o motor desligado parou de circular água).

Com esse sensor eu controlo a temperatura e só desligo o carro quando baixa de 90ºC. Uma coisa que observei foi que os 2 minutos recomendados pelo manual pra ficar em marcha lenta não é suficiente pra baixar a temperatura de 100ºC pra 90ºC (pra isso leva uns 4 minutos)

Na verdade os 2 minutos é só pra rotação da turbina cair pra não a desligarmos e ela, por conta disso, ficar em alta rotação sem óleo.

Na teoria o motor suportaria, e o cabeçote tb, esse aumento de temperatura. Mas, vou levar a medição do colega em consideração pra desligar o carro depois de grandes viagens (eu normalmente já espero bem mais que 2 minutos).

calhiandro
02/01/2014, 20:44
Clandio instalei o sensor no cabeçote, conforme mostra a figura que vem no kit de instalação. Realmente o manual recomenda ficar dois minutos em marcha lenta após grande esforço do motor, isso é um saco ter que ficar esperando esse tempo! Rssa situação dos 100 graus aconteceu em uma serra bem fechada que é impossivel subir na quinta a 3000 rpm. Quem já subiu ou desceu a serra do texeira sabe disso. Tem curvas que fazem quase um angulo de 90 graus. Subi em 3 e 4 marcha.sempre de 2500 rpm a baixo. Com temperatura ambiente em torno de 37 graus. É quente pra caramba, sertão da paraiba. Já percebi que sempre que desliga o motor auments a temperatura e muito. Teve um momento que segurei 140 km/h e a temeratura foi a 97 graus.

Clandio
02/01/2014, 21:52
Como já falamos aqui, o mais importante é tu ir medindo a temperatura nas diversas situações e conhecer o comportamento do teu carro. Quando houver uma variação fora do comportamento conhecido, é sinal de alerta.

Eu instalei como mostra as fotos nas paginas 2 e 3 deste tópico. Uma posição diferente pode (e deve) dar uma leitura diferente.

A máxima que chegou na minha VTR foi os 107ºC. Coloquei o alarme para 110ºC. Nesses 107ºC o ponteiro original não mudou a posição, ou seja, ficou coisinha abaixo do meio.

calhiandro
02/01/2014, 22:56
Clandio, acabei de olhar as fotos da instalação do seu carro. Instalei no mesmo local que você na primeira rosca depois do tubo de admissão.:curtir:

dadoground
10/01/2014, 11:36
Olá bom dia foristas. Estou saudoso de navegar pelas discursões e dúvidas que muito me esclareceram e esclarecem aqui no 4x4 Brasil. Como estou viajando muito por Minas Gerais estou fazendo sempre o acompanhamento da temperatura da água do motor, lembrando que está com fluido de arrefecimento em dias.
Posso começar dizendo – o óbvio – primeiro das subidonas (cerca de 10km ou mais) que é aí que começamos a ver a variação de temperatura atuar com mais intensidade. No meu caso já chegou a picos de 98° onde prefiro tirar o pé quando estou a mais ou menos 80km/h. Claro que depende de quão íngreme é a ladeira e também da temperatura ambiente. Em regiões mais frias já subi a 100km/h com temperatura da água a 85°. O problema é “segurar” a máquina pois é um puta motor e vai querer sempre voar baixo. Fiz uma viajem para Cataguases-MG e peguei muita reta na BR 116 com asfalto lisinho (110 e 120km/h) e não passou de 83°, e em algumas subidas 85° e em decidas 77° refrigerado pela força do vento. – Com relação a esse detalhe do vento atentem bem para a colocação de faróis auxiliares em frente à grade do motor. Já para regiões mais montanhosas saindo de Belo Horizonte pela BR 381 em Sabará-MG a temperatura média fica sempre em 87° em picos de 98° quando se chega no cume da montanha. A não ser quando numa decida a refrigeração do radiador em contato com o vento reduz para 85° até 83°. O interessante é que quando a temperatura sobe drasticamente ela vota rapidamente para a ultimo maior valor registrado. Creio que numa viajem tranquila a variação no meu motor é entre mais ou menos 10 a 15 graus, ou seja num espaço de 83° a 98°.
Talvez esses níveis sejam diferentes – e são – de motor para motor. Depois do meu primeiro esquente por força-lo muito posso dizer que descobri uma coisa boa nisso tudo que foi o prazer de dirigir, - curtir paisagens, preocupar-se em chegar e não voar feito louco como eu fazia forçando em até 160km/h, subindo a 130km/h e o mais relevante: aprender a ser ultrapassado e dar passagem, pois não suportava isso.
As dicas do doutor Guilherme quanto à temperatura e sua experiência com esse motor foi um dos maiores achados aqui no fórum quando eu estava numa situação infeliz parecida, mas que não chegou num desfecho trágico como queima de cabeçote, fazer motor ou coisa parecida. Colocar o sensor é como se você estivesse conversando sempre com o carro, entendendo-o e respeitando seus limites, pois há de convir que no meu caso é uma máquina com seus 10 anos cravados e 245000 km rodados. Usar o sensor é como se fosse participar de um enduro de regularidade, e para mim que já cheguei a rodar 3000km por semana é imprescindível absorver esse raciocínio. Sem contar nos outros itens de manutenção e vencimento de óleos e filtro que vão te dar uma autonomia maior no combustível aliado com a velocidade de cruzeiro. (Em viagem com tudo novo já fiz mais de 600km com um tanque.)
Desculpem-me estender tanto assim! Sou dos entusiastas que levantam a bandeira para a questão da instalação do sensor e também do modo de dirigir. Como eu disse busquem o prazer que essa máquina podem lhes proporcionar. Só fico receoso em intercoolar visto que não acho lugar que faça em BH e informações sobre alguma restrição quanto ao Km do meu motor. No mais só alegria e pé na estrada.
446452

dadoground
10/01/2014, 11:51
Prezados,

Este tópico está agora com 24 páginas... olhei todas muito rapidamente. Peço desculpas se a minha pergunta já estiver respondida em alguma destas páginas!

Creio que de nada vale o sensor original do carro e nem o sensor Racetronix de ÁGUA se houver algum no radiador ou mangueiras. Se a água for perdida rapidamente, o cabeçote fundirá e nenhum dos 2 sensores acusará nada!!!!

Minha opinião é que para atuar como uma proteção extra, o ideal mesmo é a utilização do SPIA (temp do bloco) ou Racetronix (temperatura do ÓLEO).

Minha pergunta: onde posso fazer a medida de temperatura do óleo no motor da SW4 1993 (sem precisar fazer nenhum furo novo no bloco ou no carter)?

Entrando de gaiato aqui pra dar um relato.
Quando o meu radiador rachou eu estava subindo a serra da Pieadade. Ouvi um chiado um pouco alto e achei estranho. Rodei uns dois km e o ponteiro subiu abruptamente. Automaticamente parei o carro. A água não tinha vazado e não havia nenhum sinal no chão da garagem. A água evaporou por completo. Depois disso coloquei o sensor.

calhiandro
10/01/2014, 12:56
Dadoground, seu sensor medi a temperatura da água? O da maioria aqui medi a temperatura do cabeçote e mesmo medindo a temperatura do cabeçote a variação é bem parecida com essa sua.
Grande abraço.

sandro_ventania
10/01/2014, 22:55
Dadoground,

"e o mais relevante: aprender a ser ultrapassado e dar passagem, pois não suportava isso."

Você deu sorte de ter amadurecido como motorista a tempo, pois a maioria vira estatistica antes.
Isso me deixa muito feliz, pois é menos um corpo para raspar do asfalto!
Infelizmente brasileiro tem essa síndrome...não admite ser ultrapassado, não aceita que voce dê espaço entre os carros, ele fica louco para te ultrapassar para preencher esse espaço, que foi dado como segurança. Ultrapassar para entrar na esquina 200m a frente...e por aí vai. Sem falar na alta velocidade.
O trânsito no Brasil mata mais que uma guerra civil.

jipinhotoyota
12/01/2014, 15:18
Dadoground, seu sensor medi a temperatura da água? O da maioria aqui medi a temperatura do cabeçote e mesmo medindo a temperatura do cabeçote a variação é bem parecida com essa sua.
Grande abraço.
Calhiandro, acredito que o sensor dele é o Racetronix, que mede a temperatura da água.
Também comprei um desse após ler este tópico, mas ainda não consegui alguém pra instalar. Já levei em dois lugares e não sabiam como fazer. No primeiro, fiz alguns serviços, alem de instalar um voltímetro. Então, ele deixou o voltímetro funcionando, mas não sabia como instalar o sensor. Tentou utilizar no original, mas não deu certo.
Já li este topico inteiro há um tempo atrás. Algum amigo poderia me tirar esta dúvida. Em que local é.instalado o sensor de temperatura de água Racetronix? É necessário mesmo fazer furo, como já li? Onde é feito? Será que alguém tem uma foto da instalação?

Estava ansioso pra começar.a monitorar a temperatura da viatura, mas até agora não consegui.
Aliás, tenho uma SW4 93 2.8D.

Um abraço

ALVARO ANGELO
14/01/2014, 09:34
AMIGOS

Abri este tópico pq fiquei procurando e não achei onde falava sobre este assunto , mas vamos lá :

Finalmente fiz a ligação elétrica do TERMÔMETRO DIGITAL COM SINAL DE ALERTA RACETRONIX em minha SW3 2002 motor 3.0 1KZT-E e todos nós estavamos sem saber qual a temperatura se serviço para podermos programar o SINAL DE ALERTA de temperatura máxima que poderíamos colocar no termômetro RACETRONIX para nos avisar que o motor estaria esquentando .

Como estamos no inverno , a minha experiência pode não mostrar o ideal , mas vai aqui as minhas primeiras impressões de TEMPERATURA DE SERVIÇO deste motor , DAS CONDIÇÕES DO TESTE :

1- A temperatura ambiente estava em 20ºC
2- A viagem que fiz foi de 50km em nível plano com apenas uma subida íngreme .
3- Andando a 80km/h a temperatura foi de 78ºC
4- Andando a 100km/h a temperatura foi em 80ºC
5- Andando a 110km/h a temoeratura foi para 82ºC
6- Andando a 120km/h a temperatura foi para 84ºC
7- Andando a 130km/h a temperatura foi para 86ºC
8- Andando a 140km/h a temperatura foi para 88ºC
9- Estava a 110km/h e temperatura de 82ºC e qdo subí a única subidona , a temperatura foi para 84ºC .

CONCLUSÃO :

A temperatura de serviço muda um pouco a cada regime de trabalho o que acho normal , O QUE EU SABIA QUE ERA ERRADO E FOI CONFIRADO É QUE O MARCADOR ORIGINAL DO CARRO NÃO MEXEU 1mm com estas variações de temperatura deste teste.

OU SEJA :

RATIFICO A IMPORTÂNCIA DE TODOS NÓS COLOCARMOS MAIS TERMÔMETROS PARA PODERMOS CONTROLARMOS A TEMPERATURA DE NOSSOS CARROS COMO EU JÁ HAVIA INDICADO DOIS :
1- TERMÔMETRO DIGITAL COM SINAL DE ALERTA RACETRONIX ( Mede temperatura da água ).
2- TERMÔMETRO " SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA COM SINAL DE ALERTA " ( Marca a temperatura do bloco do motor )

CONCLUSÃO FINAL :

Minha experiência mostrou que a TEMPERATURA DE SERVIÇO DO MOTOR TOYOTA 3.0 TURBO 1KZT-E varia entre 78ºC a 88ºc , por isto deixei o SINAL DE ALERTA EM 90ºC para que em caso de algum problema de SUPERAQUECIMENTO este termômetro me alertar que TENHO QUE PARAR O CARRO DE IMEDIANTO para as devidas correções antes que perca o motor por SUPERAQUECIMENTO .

OBS :

Como o teste foi feito em temperatura ambiente amena de 20ºC , vou repetir o mesmo teste no verãozão de 40ºC de temperatura ambiente .

Desculpem se me alonguei demais .


Caro Guilherme.
Lendo este seu post me surpreendi.
Voltando ontem de viagem (+ ou - 500 Kms, ambiente em 32 graus). O spia eletrônico marcou "exatamente" os mesmos números que o seu.
Variou de 78 a 88 graus. Minha vtr tem intercooler e uma ventoinha elétrica que posso acionar manualmente para os casos de necessidade. E o spia está presetado para soar em 93 graus.
Abraço
Alvaro Angelo

Clandio
14/01/2014, 15:48
Caro Guilherme.
Lendo este seu post me surpreendi.
Voltando ontem de viagem (+ ou - 500 Kms, ambiente em 32 graus). O spia eletrônico marcou "exatamente" os mesmos números que o seu.
Variou de 78 a 88 graus. Minha vtr tem intercooler e uma ventoinha elétrica que posso acionar manualmente para os casos de necessidade. E o spia está presetado para soar em 93 graus.
Abraço
Alvaro Angelo

Alvaro. Pelo que entendi, tu tens o spia eletronico que mede a temperatura da superficie metalica que esta o sensor. Em que parte do motor tu colocou o sensor?
O meu está no cabeçote e as temperaturas são um pouco diferentes. Fiz um teste colocando o sensor na mesma peca que o pessoal tem colocado o racetronix e as temperaturas foram parecidas com as relatadas pelo pessoal.

TCHEIGOR
14/01/2014, 17:49
E aí Clandio, tudo certo?
Tu colocou o espia na carcaça da termostática?
Eu coloquei no cabeçote, perto da parede corta fogo.

calhiandro
14/01/2014, 17:58
Boa tarde TCHEIGOR, o Clandio instalou no cabeçote. As fotos de instalação do Clandio estão nas página 2 e 3 deste tópico.:curtir:

Clandio
14/01/2014, 18:26
E aí Clandio, tudo certo?
Tu colocou o espia na carcaça da termostática?
Eu coloquei no cabeçote, perto da parede corta fogo.

Eu coloquei no cabeçote mesmo. A pouco tempo fiz um teste colocando na carcaça da termostatica. Neste teste as temperaturas ficaram parecidas com as do racetronix que mede a temperatura da água. Depois voltei pro cabeçote.

Clandio
14/01/2014, 18:51
Olha as fotos do local de teste.

Clandio
14/01/2014, 18:55
A foto ficou virada, mas da pra ver o sensor preso ao parafuso do soporte do terminal de diagnóstico.

TCHEIGOR
14/01/2014, 20:59
ok, entendi. obrigado!
um abraço

dadoground
14/01/2014, 22:50
Calhiandro, acredito que o sensor dele é o Racetronix, que mede a temperatura da água.
Também comprei um desse após ler este tópico, mas ainda não consegui alguém pra instalar. Já levei em dois lugares e não sabiam como fazer. No primeiro, fiz alguns serviços, alem de instalar um voltímetro. Então, ele deixou o voltímetro funcionando, mas não sabia como instalar o sensor. Tentou utilizar no original, mas não deu certo.
Já li este topico inteiro há um tempo atrás. Algum amigo poderia me tirar esta dúvida. Em que local é.instalado o sensor de temperatura de água Racetronix? É necessário mesmo fazer furo, como já li? Onde é feito? Será que alguém tem uma foto da instalação?

Estava ansioso pra começar.a monitorar a temperatura da viatura, mas até agora não consegui.
Aliás, tenho uma SW4 93 2.8D.

Um abraço

Olha, entra nesse tópico que coloquei varias fotos de como e onde fazer a rosca para a inserção do sensor de água!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/113645-hilux-3-0-2002-esquentando-29.html

ALVARO ANGELO
15/01/2014, 20:29
Alvaro. Pelo que entendi, tu tens o spia eletronico que mede a temperatura da superficie metalica que esta o sensor. Em que parte do motor tu colocou o sensor?
O meu está no cabeçote e as temperaturas são um pouco diferentes. Fiz um teste colocando o sensor na mesma peca que o pessoal tem colocado o racetronix e as temperaturas foram parecidas com as relatadas pelo pessoal.


Boa noite , Cláudio.
O sensor está instalado em um dos parafusos do cabeçote.
O radiador foi feito no maior tamanho possível aproveitando-se todo o espaço que era possível aproveitar.
Penso futuramente em um radiador de óleo se for continuar com a viatura, e, uma saída do ar quente do cofre do motor em cima do capô...
E como disse o Guilherme : o mostrador original de temperatura não se mexeu.
Abraço
Alvaro Angelo

Clandio
15/01/2014, 20:53
Boa noite , Cláudio.
O sensor está instalado em um dos parafusos do cabeçote.
O radiador foi feito no maior tamanho possível aproveitando-se todo o espaço que era possível aproveitar.
Penso futuramente em um radiador de óleo se for continuar com a viatura, e, uma saída do ar quente do cofre do motor em cima do capô...
E como disse o Guilherme : o mostrador original de temperatura não se mexeu.
Abraço
Alvaro Angelo

O meu radiador é novo,mas de tamanho e capacidade originais. Como ja relatei aqui, o spia ja chegou a 107 graus e o mostrador original não mexeu.q

lrmoreira
24/04/2022, 17:36
Ressuscitando o tópico.
Adquiri recentemente um SW4 Diesel 1993 já com um sensor de temperatura de bloco do Racetronix. Acontece que ele chegou a bater 111ºC. Parei o carro e nenhum sinal de super aquecimento. Motor em marcha lenta suave.

Será o sensor pode estar ruim? Alguma outra marca recomendada hoje em dia, visto que o último post tem mais de 8 anos?

Ronald Menna Barreto
02/02/2023, 23:04
Boa noite senhores.
Ja ha muito tempo acompanho o forum e obtenho muitas informacoes aqui,mas essa eu nao encontrei aqui e em nenhum outro lugar.Voces podem me ajudar?
Tenho uma SW4 2006,MOTOR 1KD,TURBO.instalei um sensor de bloco e instalei no cabecote,perto da parede corta fogo,o mais longe possivel do ventilador,pare evitar leitura falsa.Mas alguem sabe qual a temperatura maxima que esse motor aguenta,antes que a temperatura comece a ser danosa pro motor ,como queimar junta ,por ex??Eu sequer consigo uma ideia sobre,pois ninguem sabe informar.
Agradeco quem puder ajudar .
Muito obrigado

ALVARO ANGELO
18/02/2023, 10:33
Boa noite senhores.
Ja ha muito tempo acompanho o forum e obtenho muitas informacoes aqui,mas essa eu nao encontrei aqui e em nenhum outro lugar.Voces podem me ajudar?
Tenho uma SW4 2006,MOTOR 1KD,TURBO.instalei um sensor de bloco e instalei no cabecote,perto da parede corta fogo,o mais longe possivel do ventilador,pare evitar leitura falsa.Mas alguem sabe qual a temperatura maxima que esse motor aguenta,antes que a temperatura comece a ser danosa pro motor ,como queimar junta ,por ex??Eu sequer consigo uma ideia sobre,pois ninguem sabe informar.
Agradeco quem puder ajudar .
Muito obrigado


Acredito que a temperatura deva variar entre 85 e 95 graus. Pelo menos é o que observo nos relógios. Se por acaso passar dos 95 graus, o que é raro, ligo o ventilador independente.
Alvaro Angelo

Ronald Menna Barreto
07/02/2024, 22:32
Ola. Instalei no cabecote

Santos68
03/08/2024, 10:06
Também sou novo no fórum , acabei de instalar um sensor para monitorar a temperatura do cabeçote ! Como faço para enviar um vídeo com detalhes da instalação ?