Ver Versão Completa : Instalação de sensor de temperatura adicional
Bom dia pessoal.
Comprei o spia eletrônico da Donatti e estou vendo pra fazer a instalação. No manual que vem junto diz pra ligar o fio vermelho no +12v após a chave de ignição, o preto no negativo da bateria ou no chassi e o fio verde ao +12v após o interruptor da lanterna. Minha dúvida é sobre os comentários que o pessoal fala de a Hilux ter o sistema elétrico invertido. Será que posso seguir exatamente o manual ou tenho que inverter alguma coisa? O pessoal que já instalou como fez?
Tem ainda outros fios que liga do sensor para o copo e do copo para a caixa da sirene (que agora vem separado do copo), mas esses acho que não tem problema pois tem cores correspondentes nas peças. O problema é a alimentação e aterramento que fiquei na dúvida.
Aguardo as dicas do pessoal.
Abraços.
Olá Clandio, desconhecia esta possibilidade da hilux ter o sistema eléctrico invertido. Vou medir na minha e posto a resposta. Também me deixou na dúvida. Um abraço, Edu
Essa questão do sistema elétrico invertido eu ouvi o pessoal falar aqui no fórum. Antes disso também desconhecia.
Abraços.
Marcos Carvalho
14/07/2013, 08:51
Cláudio, também estou procurando um sensor de temperatura com alarme para sw4, estou procurando qual o melhor modelo,você poderia me dar algumas dicas de sua pesquisa?
Bom dia Marcos. Eu comprei o Spia Eletrônico da Donatti que o Guilherme Abreu indicou. Nesse modelo o sensor fica em contato direto com a peça que se quer medir a temperatura. No meu caso o cabeçote. Não precisa fazer furo nenhum nos componentes do motor e se faltar água por exemplo ele não vai deixar de marcar, pois mede a temperatura no metal do cabeçote. No meu entender, aí está a grande vantagem desse tipo de sensor, pois o cabeçote vai pro espaço se tiver aquecimento excessivo e é isso que o sensor monitora.
Um detalhe é que o modelo que comprei (display vermelho) é um pouco diferente do que está no site. Vi isso quando chegou aqui. liguei pra Donatti e ele me disse que mudou o modelo, colocando a sirene e botão de configuração separado do copo porque tinha gente que queria colocar o copo em suporte fechado e não teria como fazer a configuração de temperatura no local, depois de instalado.
Agora falta saber essa questão da ligação elétrica por causa do sistema da Toyota.
Abraços
Clandio
Marcos Carvalho
14/07/2013, 09:38
Desculpe errei o seu nome Clandio, obrigado pelas dicas vou comprar um também e acompanhar como fica a instalação pois não sei se existe algum especialista aqui em Recife, você pode especificar como ele fica exatamente instalado no cabeçote?
Rapinheiro
14/07/2013, 09:50
Desculpe errei o seu nome Clandio, obrigado pelas dicas vou comprar um também e acompanhar como fica a instalação pois não sei se existe algum especialista aqui em Recife, você pode especificar como ele fica exatamente instalado no cabeçote?
Marcão,
Veja a dica que o Dorderf me deu no link http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/121621-hillux-cd-2001-2-8-ou-2002-3-0-a-2.html#post1946039
Ele tem uma SW4 igual a sua, e colocou o sensor, o que está dando muita tranquilidade a ele, pois o monitoramento da temperatura é preciso.
Abraço
Marcos, quanto a errar o nome, nem liga pra isso. O nome é estranho mesmo e já to acostumado.
A ligação no cabeçote é bem simples. Lá no cabeçote, nas laterais, próximo a parte superior, em ambos os lados, tem alguns furos com rosca que não são utilizados. É só achar um parafuso com rosca compatível e comprimento no máximo de 1,5cm e pronto. Eu escolhi um que ficasse perto da tubulação de alumínio do sistema de alimentação de ar que vem da turbina e passa por cima do cabeçote. Escolhi esse lugar pois, vi em uma oficina de um meca ex-toyota vários cabeçotes trincados e todos eles a trinca se localizava entre o terceiro e quarto cilindro. Deduzi que ali seja a parte mais crítica com relação ao superaquecimento.
Seguindo esse raciocínio, outra coisa que deduzi, por ser este local, com esta tubulação de alumínio muito próxima do cabeçote, fica mais prejudicada a dissipação de calor ou pelo menos não uniforme, com relação ao restante do cabeçote, o que pode colaborar para a formação da trinca. Conclui-se disso, ser FUNDAMENTAL aquele tempo em marcha lenta após uso mais forçado do motor para a saúde do cabeçote (e do nosso bolso, é claro).
Espero não ter ficado confuso. Qualquer coisa, é só perguntar. Se eu souber, ajudo.
Abraços.
Clandio
Bom dia Clandio, medi a bateria da hilux, na minha é o sistema convencional, com o negativo aterrado. Um abraço Edu
Bom dia Edu. Valeu. Então devo ter entendido alguma coisa errada.
Abraços
Clandio
guilhermeabreu
14/07/2013, 12:51
CLANDIO
Tb errei o seu nome pq acho que o Marcos Carvalho citou seu nome erradoe fui na barca , mas O SITEMA ELÉTRICO DOS FAROIS DAS HILUX são invertidos sim , mas qto ao resto da elétrica não sei .
O DORDERF , eu e outros já instalaram o TERMÔMETRO DIGITAL RACETRONIX COM SINAL DE ALERTA em seus carros , este TERMÔMETRO é o que coloca o SENSOR na água , e o SPIA EMETRÔNICO como vc falou que eu indiquei , realmente ele é instalado no motor e não terá aquele velho problema SE FALTAR ÁGUA alguem diz que o sensor não marca e o SPIA vai direto no motor , logo : esta sua dúvida é pertinente , pois na 6ªf passada foi que eu instalei a parte elétrica do meu RACETRONIX e o meu elericista é muito bom , MAS ACHO QUE ELE COMEU MOSCA , pois ao pegar o carro ví que tinha algo errado na instalação , pois o mesmo eletricista instalou no meu ENGESA e funciona perfeito como manda o manual que é : se caso a temperatura da água ultrapassar a temperatura programada ele ACENDE A LUZ DE ALERTA E TOCA A SIRENE .
E na SW4 2002 o relógio acende piscando e mostrando a tempertura de alerta que é o normal , MAS ACENDE A LUZ DE ALERTA e fica acesa o que não era para acontecer , esta luz de alerta só é para acender qdo a temperatura ultrapassa a temperatura programada e além de acender toca a sirene , e como esta ela fica acesa direto e qdo ultrapassa a temperatura programada ela apaga e a sirene toca , TEM ALGUMA COIDA DE ERRADO ou na instalação ou NA POLARIDADE DA ELÉTRICA DA HILUX que foi a sua dúvida inicial .
Esta semana vou levar no eletricista novamente para ele averiguar o que esta de errado , SE É A INSTALÇÃO QUE ELE FEZ , OU SE É A POLARIDADE DA ELÉTRICA DA HILUX que esteja fazendo este funcionamento errôneo do termômetro , LEMBRANDO que estou falando do TERMÔMETRO DIGITAL COM SINAL DE ALERTA RACETRONIX e a sua dúvida e pergunta inicial deste tópico foi do SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA .
Desculpe de ter usado o seu tópico do SPIA e aproveitei e falei do TERMÔMETRO DIGITAL COM SINAL DE A ALERTA RACETRONIX .
Guilherme, quanto ao nome, sem problemas.
Não tem que pedir desculpas por falar do termômetro da recetronix, pois ele também monitora a temperatura do nosso motor. Essa é a preocupação e finalidade deste tópico.
Eu estive pensando na sua postagem, será que não é só o sistema de iluminação que é invertido? Já li aqui no fórum que o pessoal adapta alternador, regulador de voltagem de outros veículos e não fala em problemas de inversão de polaridade.
Vamos ver se alguém ajuda. Vou tentar ir na segunda num eletricista e tirar isso a limpo.
Abraços
Clandio
guilhermeabreu
14/07/2013, 14:38
Guilherme, quanto ao nome, sem problemas.
Não tem que pedir desculpas por falar do termômetro da recetronix, pois ele também monitora a temperatura do nosso motor. Essa é a preocupação e finalidade deste tópico.
Eu estive pensando na sua postagem, será que não é só o sistema de iluminação que é invertido? Já li aqui no fórum que o pessoal adapta alternador, regulador de voltagem de outros veículos e não fala em problemas de inversão de polaridade.
Vamos ver se alguém ajuda. Vou tentar ir na segunda num eletricista e tirar isso a limpo.
Abraços
Clandio
Tb acho que é só em relação aos faróis que tem a inversão da polaridade , mas meu termômetro não esta funcionando como deveria , vou falar com ele tb , o mais provável é de ele tenha invertido a ligação dos fios na ligação que manda no manual que a companha o termômetro .
Coloco aqui tb o resultado da minha ida lá no eletricista .
Marcos Carvalho
14/07/2013, 18:55
Valeu Rapinheiro, muito bom o link a respeito do sensor de temperatura.
Amigos este tópico será de muita utilidade para futuraspesquisas sobre este assunto tão interessante e vital para nossos motores e bolsos, aguardamos ansiosos a troca de experiências na instalação dos aparelhos: Spia Eletrônico da Donatti e o Termômetro Digital Racetronix c/ sinal de alerta, isso ajudará muitos colegas a dirimir dúvidas na instalação de ambos, bem como ter informações práticas que ajudem a decidir na hora da compra. Pelo que vi até agora o Spia parece ser mais moderno , não necessita de contato com a água para seu funcionamento ou seja em caso de falta d’guano sistema de arrefecimento, o Racetronix poderia não funcionar a contento.
Marcos Carvalho
14/07/2013, 20:40
Colegas acabei de ver o post do Dr. Guilherme Abreu, com assuntos complementares neste mesmo tema, vale a pena dar uma conferida.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/124557-temperatura-de-servico-motor-toyota-2-8-e-3-0-a.html
guilhermeabreu
14/07/2013, 23:28
Valeu Rapinheiro, muito bom o link a respeito do sensor de temperatura.
Amigos este tópico será de muita utilidade para futuraspesquisas sobre este assunto tão interessante e vital para nossos motores e bolsos, aguardamos ansiosos a troca de experiências na instalação dos aparelhos: Spia Eletrônico da Donatti e o Termômetro Digital Racetronix c/ sinal de alerta, isso ajudará muitos colegas a dirimir dúvidas na instalação de ambos, bem como ter informações práticas que ajudem a decidir na hora da compra. Pelo que vi até agora o Spia parece ser mais moderno , não necessita de contato com a água para seu funcionamento ou seja em caso de falta d’guano sistema de arrefecimento, o Racetronix poderia não funcionar a contento.
CARO MARCOS CARVALHO
Como vc relatou no meu outro post , estes dois posts realmente se complementam , mas este aqui é sobre os TERMÔMETROS adicionais que devemos colocar e o outro fala mais sobre a TEMPERATURA DE SERVIÇO DO MOTOR são praticamente o mesmo assunto , poderia té ficarem em um só , mas para depois vc procurar o assunto fica difícil e escondido um assunto em outro tópico .
Este SPIA ELETRÔNICO pode até ser mais moderno , mas o RACETRONIX mede a temperatura da água e o SPIA ELETRÔNICO mede a temperatura do bloco que seria a temperatura do óleo , e esta temperatura de serviço é mais alta do que a temperatura da água .
O IDEAL SERIA TER OS DOIS NO CARRO , ALÉM DO ORIGINAL , pois assim vc ficaria totalmente seguro a respeito da possibilidade de ocorrer um TEMÍVEL SUPERAQUECIMENTO .
Ontem mesmo o caminhão F-4000 da Associação de Pombos Correio daqui de Campos foi salvo pelo TERMÔMETRO RACETRONIX que eu instalei nele , a dois anso atras o motr fundiu por duas vezes no ano pq o marcador de temperatura do carro não funcionava ou o motorista não via o SUPERAQUECIMENTO e era só prejuízo , AGORA com a instalação desta semana , aconteceu de arrebentar uma correia o altrnador deixou de carregar a ventoinha não ligou e a TEMPERATURA SUBIU E APITOU E O MOTORISTA PAROU O CAMINHÃO e viu o que era , E NÃO PERDEMOS O MOTOR .
Só tenho boas notícias de quem colocou um destes TERMÔMETROS além do original .
Coloquei um desses na minha SW4 a gasolina.
A temperatura de operação do motor dela é 88 graus. Nas trilhas nem desligo o motor, e a temperatura é estável nesse valor. Configurei o alarme para disparar com 92 graus.
Apenas uma vez ele disparou: um dia muito quente onde estava parado num engarrafamento com ar condicionado ligado. Apenas desliguei o AC, e a temperatura voltou ao normal. Não cheguei a investigar o motivo.
guilhermeabreu
15/07/2013, 17:07
Coloquei um desses na minha SW4 a gasolina.
A temperatura de operação do motor dela é 88 graus. Nas trilhas nem desligo o motor, e a temperatura é estável nesse valor. Configurei o alarme para disparar com 92 graus.
Apenas uma vez ele disparou: um dia muito quente onde estava parado num engarrafamento com ar condicionado ligado. Apenas desliguei o AC, e a temperatura voltou ao normal. Não cheguei a investigar o motivo.
ROD
A temperatura de serviço não é fixa , se o seu carro funciona a 88ºC pode dar uma margem maior de segurança , exemplo , regula ele para apitar a 95ºC .
O correto seria vc pesquizar qual é a temperatura de serviço do seu motor e colocar uns 3 a 5º acima para disparar o alarme , na situação que vc falou , ele indo a 92ºC num transito travado com ar é normal ele subir mais a temperatura sem que haja algum problema , O QUE NÃO PÇODE É ULTRAPASSAR A TEMPERATURA MÁXIMA DE SERVIÇO QUE RECOMENDA O MANUAL DO SEU MOTOR , e se vc não consegue esta informação faça como eu , tirei minhas prórias conclusões depois que fiz testes na estradas exigindo mais do mtor e verificando até que temperatura ele foi e acrescentei mais 3ºC para disparar o alarme .
Senhores. Eu abri o tópico para tirar umas dúvidas. Agora vou dar um retorno.
Hoje fui num eletricista e pedi pra ele olhar o manual e identificar os fios na viatura. Pois bem. O fio vermelho que no manual dizia para ligar no +12V depois da ignição ele identificou tranquilo. O negativo ou carcaça do veículo onde se liga o fio preto do sensor também. Até aqui, sem novidades. Agora o fio verde que no manual manda ligar no +12V após o interruptor é que deu pau. A saída do interruptor e negativo, como já havia sido falado aqui.
Solução: Ligar o fio preto na carcaça e os fios vermelho e verde depois da ignição (+12V). FUNCIONOU PERFEITAMENTE.
Um detalhe: Me disse o eletricista que se ligasse depois do interruptor das luzes, só deveria acender o display com os faróis ligados. Se isso é verdade ou não eu não sei, mas eu não queria assim. Quero ver a temperatura sempre que o motor estiver ligado.
Senhores. Eu abri o tópico para tirar umas dúvidas. Agora vou dar um retorno.
Hoje fui num eletricista e pedi pra ele olhar o manual e identificar os fios na viatura. Pois bem. O fio vermelho que no manual dizia para ligar no +12V depois da ignição ele identificou tranquilo. O negativo ou carcaça do veículo onde se liga o fio preto do sensor também. Até aqui, sem novidades. Agora o fio verde que no manual manda ligar no +12V após o interruptor é que deu pau. A saída do interruptor e negativo, como já havia sido falado aqui.
Solução: Ligar o fio preto na carcaça e os fios vermelho e verde depois da ignição (+12V). FUNCIONOU PERFEITAMENTE.
Um detalhe: Me disse o eletricista que se ligasse depois do interruptor das luzes, só deveria acender o display com os faróis ligados. Se isso é verdade ou não eu não sei, mas eu não queria assim. Quero ver a temperatura sempre que o motor estiver ligado.
Boa noite Clandio, agora com o teu retorno consegui compreender para que serve o fio verde do termômetro. Deve ser o da iluminação do mostrador. Como indica no manual para ligar após o interruptor(dos faróis). E pelos comentários no fórum os faróis da hilux são interrompidos pelo terra(polo negativo), fica complicado seguir a recomendação do manual. Valeu pelos esclarecimentos. Onde tu comprou este termômetro? Abc Edu
Bom dia Edu.
Da maneira como ficou instalado está funcionando direitinho. Eu comprei ele via internet na Donatti. Procura no google por "spia eletrônico". Te com display azul (mais caro) e com display vermelho (mais em conta). As funções são as mesmas.
Um detalhe é que se for comparar o termômetro que mede a temperatura da água, como aquele que o Guilherme instalou (da Racetronix), deve dar valores um pouco diferente, imagino. Porém, uma vez conhecendo as temperaturas que a tua viatura trabalha (já que não temos esses dados fornecidos pela Toyota), é só configurar o alarme e ser feliz.
Abraços.
Clandio
Pessoal. Abri este tópico por causa de uma dúvida de instalação do sensor de temperatura e acabei postando as fotos da montagem em outro tópico quando respondi uma pergunta do amigo feitosac. O tópico e este http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/124557-temperatura-de-servico-motor-toyota-2-8-e-3-0-a-2.html
Abraços.
Clandio
Marcos Carvalho
23/07/2013, 13:56
Pessoal depois de ter ciência de algumas informações inusitadas, abri um tópico a respeito de uma possível fraude que está sendo feita na fabricação de um destes aparelhos;
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/125084-aparelhos-sensores-de-temperatura-do-motor-noticia-importantissima.html#post1971049
Eu comprei e uso esse que é EXCELENTE :
Engine GUARDIAN3 EG3 Watchdog Temperature Overheating Alarm Sensor Protection | eBay (http://www.ebay.com/itm/ENGINE-GUARDIAN3-EG3-WATCHDOG-TEMPERATURE-OVERHEATING-ALARM-SENSOR-PROTECTION-/181002241930?pt=AU_Car_Parts_Accessories&hash=item2a2493078a&vxp=mtr)
Um abraço, Delfim
Elias_qf
20/05/2015, 19:27
reabrindo o topico achei bem legal esse aqui o que acham?
https://www.youtube.com/watch?v=fFOD9eu_TaE
sandro_ventania
20/05/2015, 22:52
Excelente!
guilhermeabreu
23/05/2015, 18:29
EXCELENTE
Ele é instalado em que local , água ou bloco do motor .
Venho sempre falando que temos SEMPRE colocar mais um TERMÔMETRO EXTRA COM SINAL DE ALERTA SONORO , seja ele qual for .
Este por exemplo é comprado onde , e qual o preço ?? Isto é o que todos querem saber e ajuda muito saber estas informações .
Parabéns por mais esta informação .
jipinhotoyota
23/05/2015, 20:54
Legal!
Tô com o Racetronix de água, mas da última vez que mexeram no alternador, ele acabou ficando desligado.
Tenho que colocar pra funcionar novamente, faz muita falta!
André-4WD
22/02/2016, 21:40
Legal!
Tô com o Racetronix de água, mas da última vez que mexeram no alternador, ele acabou ficando desligado.
Tenho que colocar pra funcionar novamente, faz muita falta!
Tirando o pó do tópico!! :rolleyes:
Estou querendo instalar um medidor extra de temperatura e andei olhando no site da racetronix. É necessario comprar tambem o sensor deles, correto?
- Que rosca ele vem, tem a medida da hilux 2.8?
- Facil de instalar?
- Onde voces instalaram o sensor?
Obrigado
Andre
Leonardo Dic
22/02/2016, 22:37
Eu ja coloquei o sensor naquela carcaça onde fica a valvula termostatica, ao lado do sensor original. Já tem ressalto no local pra furar e fazer a rosca q é M10x1 se não me falha a memoria.
Tirando o pó do tópico!! :rolleyes:
Estou querendo instalar um medidor extra de temperatura e andei olhando no site da racetronix. É necessario comprar tambem o sensor deles, correto?
- Que rosca ele vem, tem a medida da hilux 2.8?
- Facil de instalar?
- Onde voces instalaram o sensor?
Obrigado
Andre
Olá André,
Instalei em um furo existente no cabeçote próximo do escapamento.
O furo já possui rosca, que se não me engano é M5 ou M8.
Um abraço,
Edu
André-4WD
25/02/2016, 13:58
Olá André,
Instalei em um furo existente no cabeçote próximo do escapamento.
O furo já possui rosca, que se não me engano é M5 ou M8.
Um abraço,
Edu
Eduardo!
Obrigado pela dica (bem ilustrada por sinal). Vou ver se instalo ali.
E que motor bem zerado o teu! o meu depois que meteram algum produto começou a atacar tudo por ali..
abraços
andre
André
Pelo que entendi o teu sensor é diferente do que o Edu tá usando. O do Edu, assim como o meu, faz a leitura da temperatura do metal (cabeçote ou bloco, por exemplo), enquanto o teu faz a leitura da temperatura da água.
Se for isso, o local de instalação é diferente.
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