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Ver Versão Completa : Instalação de sensor de temperatura adicional



Clandio
13/07/2013, 11:35
Bom dia pessoal.

Comprei o spia eletrônico da Donatti e estou vendo pra fazer a instalação. No manual que vem junto diz pra ligar o fio vermelho no +12v após a chave de ignição, o preto no negativo da bateria ou no chassi e o fio verde ao +12v após o interruptor da lanterna. Minha dúvida é sobre os comentários que o pessoal fala de a Hilux ter o sistema elétrico invertido. Será que posso seguir exatamente o manual ou tenho que inverter alguma coisa? O pessoal que já instalou como fez?
Tem ainda outros fios que liga do sensor para o copo e do copo para a caixa da sirene (que agora vem separado do copo), mas esses acho que não tem problema pois tem cores correspondentes nas peças. O problema é a alimentação e aterramento que fiquei na dúvida.

Aguardo as dicas do pessoal.

Abraços.

EduQxQ
13/07/2013, 22:41
Olá Clandio, desconhecia esta possibilidade da hilux ter o sistema eléctrico invertido. Vou medir na minha e posto a resposta. Também me deixou na dúvida. Um abraço, Edu

Clandio
14/07/2013, 07:13
Essa questão do sistema elétrico invertido eu ouvi o pessoal falar aqui no fórum. Antes disso também desconhecia.
Abraços.

Marcos Carvalho
14/07/2013, 08:51
Cláudio, também estou procurando um sensor de temperatura com alarme para sw4, estou procurando qual o melhor modelo,você poderia me dar algumas dicas de sua pesquisa?

Clandio
14/07/2013, 09:29
Bom dia Marcos. Eu comprei o Spia Eletrônico da Donatti que o Guilherme Abreu indicou. Nesse modelo o sensor fica em contato direto com a peça que se quer medir a temperatura. No meu caso o cabeçote. Não precisa fazer furo nenhum nos componentes do motor e se faltar água por exemplo ele não vai deixar de marcar, pois mede a temperatura no metal do cabeçote. No meu entender, aí está a grande vantagem desse tipo de sensor, pois o cabeçote vai pro espaço se tiver aquecimento excessivo e é isso que o sensor monitora.
Um detalhe é que o modelo que comprei (display vermelho) é um pouco diferente do que está no site. Vi isso quando chegou aqui. liguei pra Donatti e ele me disse que mudou o modelo, colocando a sirene e botão de configuração separado do copo porque tinha gente que queria colocar o copo em suporte fechado e não teria como fazer a configuração de temperatura no local, depois de instalado.
Agora falta saber essa questão da ligação elétrica por causa do sistema da Toyota.

Abraços

Clandio

Marcos Carvalho
14/07/2013, 09:38
Desculpe errei o seu nome Clandio, obrigado pelas dicas vou comprar um também e acompanhar como fica a instalação pois não sei se existe algum especialista aqui em Recife, você pode especificar como ele fica exatamente instalado no cabeçote?

Rapinheiro
14/07/2013, 09:50
Desculpe errei o seu nome Clandio, obrigado pelas dicas vou comprar um também e acompanhar como fica a instalação pois não sei se existe algum especialista aqui em Recife, você pode especificar como ele fica exatamente instalado no cabeçote?


Marcão,

Veja a dica que o Dorderf me deu no link http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/121621-hillux-cd-2001-2-8-ou-2002-3-0-a-2.html#post1946039

Ele tem uma SW4 igual a sua, e colocou o sensor, o que está dando muita tranquilidade a ele, pois o monitoramento da temperatura é preciso.

Abraço

Clandio
14/07/2013, 10:00
Marcos, quanto a errar o nome, nem liga pra isso. O nome é estranho mesmo e já to acostumado.

A ligação no cabeçote é bem simples. Lá no cabeçote, nas laterais, próximo a parte superior, em ambos os lados, tem alguns furos com rosca que não são utilizados. É só achar um parafuso com rosca compatível e comprimento no máximo de 1,5cm e pronto. Eu escolhi um que ficasse perto da tubulação de alumínio do sistema de alimentação de ar que vem da turbina e passa por cima do cabeçote. Escolhi esse lugar pois, vi em uma oficina de um meca ex-toyota vários cabeçotes trincados e todos eles a trinca se localizava entre o terceiro e quarto cilindro. Deduzi que ali seja a parte mais crítica com relação ao superaquecimento.

Seguindo esse raciocínio, outra coisa que deduzi, por ser este local, com esta tubulação de alumínio muito próxima do cabeçote, fica mais prejudicada a dissipação de calor ou pelo menos não uniforme, com relação ao restante do cabeçote, o que pode colaborar para a formação da trinca. Conclui-se disso, ser FUNDAMENTAL aquele tempo em marcha lenta após uso mais forçado do motor para a saúde do cabeçote (e do nosso bolso, é claro).

Espero não ter ficado confuso. Qualquer coisa, é só perguntar. Se eu souber, ajudo.

Abraços.

Clandio

EduQxQ
14/07/2013, 11:09
Bom dia Clandio, medi a bateria da hilux, na minha é o sistema convencional, com o negativo aterrado. Um abraço Edu

Clandio
14/07/2013, 11:27
Bom dia Edu. Valeu. Então devo ter entendido alguma coisa errada.

Abraços

Clandio

guilhermeabreu
14/07/2013, 12:51
CLANDIO

Tb errei o seu nome pq acho que o Marcos Carvalho citou seu nome erradoe fui na barca , mas O SITEMA ELÉTRICO DOS FAROIS DAS HILUX são invertidos sim , mas qto ao resto da elétrica não sei .

O DORDERF , eu e outros já instalaram o TERMÔMETRO DIGITAL RACETRONIX COM SINAL DE ALERTA em seus carros , este TERMÔMETRO é o que coloca o SENSOR na água , e o SPIA EMETRÔNICO como vc falou que eu indiquei , realmente ele é instalado no motor e não terá aquele velho problema SE FALTAR ÁGUA alguem diz que o sensor não marca e o SPIA vai direto no motor , logo : esta sua dúvida é pertinente , pois na 6ªf passada foi que eu instalei a parte elétrica do meu RACETRONIX e o meu elericista é muito bom , MAS ACHO QUE ELE COMEU MOSCA , pois ao pegar o carro ví que tinha algo errado na instalação , pois o mesmo eletricista instalou no meu ENGESA e funciona perfeito como manda o manual que é : se caso a temperatura da água ultrapassar a temperatura programada ele ACENDE A LUZ DE ALERTA E TOCA A SIRENE .

E na SW4 2002 o relógio acende piscando e mostrando a tempertura de alerta que é o normal , MAS ACENDE A LUZ DE ALERTA e fica acesa o que não era para acontecer , esta luz de alerta só é para acender qdo a temperatura ultrapassa a temperatura programada e além de acender toca a sirene , e como esta ela fica acesa direto e qdo ultrapassa a temperatura programada ela apaga e a sirene toca , TEM ALGUMA COIDA DE ERRADO ou na instalação ou NA POLARIDADE DA ELÉTRICA DA HILUX que foi a sua dúvida inicial .

Esta semana vou levar no eletricista novamente para ele averiguar o que esta de errado , SE É A INSTALÇÃO QUE ELE FEZ , OU SE É A POLARIDADE DA ELÉTRICA DA HILUX que esteja fazendo este funcionamento errôneo do termômetro , LEMBRANDO que estou falando do TERMÔMETRO DIGITAL COM SINAL DE ALERTA RACETRONIX e a sua dúvida e pergunta inicial deste tópico foi do SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA .

Desculpe de ter usado o seu tópico do SPIA e aproveitei e falei do TERMÔMETRO DIGITAL COM SINAL DE A ALERTA RACETRONIX .

Clandio
14/07/2013, 13:24
Guilherme, quanto ao nome, sem problemas.

Não tem que pedir desculpas por falar do termômetro da recetronix, pois ele também monitora a temperatura do nosso motor. Essa é a preocupação e finalidade deste tópico.

Eu estive pensando na sua postagem, será que não é só o sistema de iluminação que é invertido? Já li aqui no fórum que o pessoal adapta alternador, regulador de voltagem de outros veículos e não fala em problemas de inversão de polaridade.
Vamos ver se alguém ajuda. Vou tentar ir na segunda num eletricista e tirar isso a limpo.

Abraços

Clandio

guilhermeabreu
14/07/2013, 14:38
Guilherme, quanto ao nome, sem problemas.

Não tem que pedir desculpas por falar do termômetro da recetronix, pois ele também monitora a temperatura do nosso motor. Essa é a preocupação e finalidade deste tópico.

Eu estive pensando na sua postagem, será que não é só o sistema de iluminação que é invertido? Já li aqui no fórum que o pessoal adapta alternador, regulador de voltagem de outros veículos e não fala em problemas de inversão de polaridade.
Vamos ver se alguém ajuda. Vou tentar ir na segunda num eletricista e tirar isso a limpo.

Abraços

Clandio



Tb acho que é só em relação aos faróis que tem a inversão da polaridade , mas meu termômetro não esta funcionando como deveria , vou falar com ele tb , o mais provável é de ele tenha invertido a ligação dos fios na ligação que manda no manual que a companha o termômetro .

Coloco aqui tb o resultado da minha ida lá no eletricista .

Marcos Carvalho
14/07/2013, 18:55
Valeu Rapinheiro, muito bom o link a respeito do sensor de temperatura.

Amigos este tópico será de muita utilidade para futuraspesquisas sobre este assunto tão interessante e vital para nossos motores e bolsos, aguardamos ansiosos a troca de experiências na instalação dos aparelhos: Spia Eletrônico da Donatti e o Termômetro Digital Racetronix c/ sinal de alerta, isso ajudará muitos colegas a dirimir dúvidas na instalação de ambos, bem como ter informações práticas que ajudem a decidir na hora da compra. Pelo que vi até agora o Spia parece ser mais moderno , não necessita de contato com a água para seu funcionamento ou seja em caso de falta d’guano sistema de arrefecimento, o Racetronix poderia não funcionar a contento.

Marcos Carvalho
14/07/2013, 20:40
Colegas acabei de ver o post do Dr. Guilherme Abreu, com assuntos complementares neste mesmo tema, vale a pena dar uma conferida.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/124557-temperatura-de-servico-motor-toyota-2-8-e-3-0-a.html

guilhermeabreu
14/07/2013, 23:28
Valeu Rapinheiro, muito bom o link a respeito do sensor de temperatura.

Amigos este tópico será de muita utilidade para futuraspesquisas sobre este assunto tão interessante e vital para nossos motores e bolsos, aguardamos ansiosos a troca de experiências na instalação dos aparelhos: Spia Eletrônico da Donatti e o Termômetro Digital Racetronix c/ sinal de alerta, isso ajudará muitos colegas a dirimir dúvidas na instalação de ambos, bem como ter informações práticas que ajudem a decidir na hora da compra. Pelo que vi até agora o Spia parece ser mais moderno , não necessita de contato com a água para seu funcionamento ou seja em caso de falta d’guano sistema de arrefecimento, o Racetronix poderia não funcionar a contento.



CARO MARCOS CARVALHO

Como vc relatou no meu outro post , estes dois posts realmente se complementam , mas este aqui é sobre os TERMÔMETROS adicionais que devemos colocar e o outro fala mais sobre a TEMPERATURA DE SERVIÇO DO MOTOR são praticamente o mesmo assunto , poderia té ficarem em um só , mas para depois vc procurar o assunto fica difícil e escondido um assunto em outro tópico .

Este SPIA ELETRÔNICO pode até ser mais moderno , mas o RACETRONIX mede a temperatura da água e o SPIA ELETRÔNICO mede a temperatura do bloco que seria a temperatura do óleo , e esta temperatura de serviço é mais alta do que a temperatura da água .

O IDEAL SERIA TER OS DOIS NO CARRO , ALÉM DO ORIGINAL , pois assim vc ficaria totalmente seguro a respeito da possibilidade de ocorrer um TEMÍVEL SUPERAQUECIMENTO .

Ontem mesmo o caminhão F-4000 da Associação de Pombos Correio daqui de Campos foi salvo pelo TERMÔMETRO RACETRONIX que eu instalei nele , a dois anso atras o motr fundiu por duas vezes no ano pq o marcador de temperatura do carro não funcionava ou o motorista não via o SUPERAQUECIMENTO e era só prejuízo , AGORA com a instalação desta semana , aconteceu de arrebentar uma correia o altrnador deixou de carregar a ventoinha não ligou e a TEMPERATURA SUBIU E APITOU E O MOTORISTA PAROU O CAMINHÃO e viu o que era , E NÃO PERDEMOS O MOTOR .

Só tenho boas notícias de quem colocou um destes TERMÔMETROS além do original .

r0d
15/07/2013, 16:54
Coloquei um desses na minha SW4 a gasolina.

A temperatura de operação do motor dela é 88 graus. Nas trilhas nem desligo o motor, e a temperatura é estável nesse valor. Configurei o alarme para disparar com 92 graus.

Apenas uma vez ele disparou: um dia muito quente onde estava parado num engarrafamento com ar condicionado ligado. Apenas desliguei o AC, e a temperatura voltou ao normal. Não cheguei a investigar o motivo.

guilhermeabreu
15/07/2013, 17:07
Coloquei um desses na minha SW4 a gasolina.

A temperatura de operação do motor dela é 88 graus. Nas trilhas nem desligo o motor, e a temperatura é estável nesse valor. Configurei o alarme para disparar com 92 graus.

Apenas uma vez ele disparou: um dia muito quente onde estava parado num engarrafamento com ar condicionado ligado. Apenas desliguei o AC, e a temperatura voltou ao normal. Não cheguei a investigar o motivo.



ROD

A temperatura de serviço não é fixa , se o seu carro funciona a 88ºC pode dar uma margem maior de segurança , exemplo , regula ele para apitar a 95ºC .

O correto seria vc pesquizar qual é a temperatura de serviço do seu motor e colocar uns 3 a 5º acima para disparar o alarme , na situação que vc falou , ele indo a 92ºC num transito travado com ar é normal ele subir mais a temperatura sem que haja algum problema , O QUE NÃO PÇODE É ULTRAPASSAR A TEMPERATURA MÁXIMA DE SERVIÇO QUE RECOMENDA O MANUAL DO SEU MOTOR , e se vc não consegue esta informação faça como eu , tirei minhas prórias conclusões depois que fiz testes na estradas exigindo mais do mtor e verificando até que temperatura ele foi e acrescentei mais 3ºC para disparar o alarme .

Clandio
15/07/2013, 18:19
Senhores. Eu abri o tópico para tirar umas dúvidas. Agora vou dar um retorno.

Hoje fui num eletricista e pedi pra ele olhar o manual e identificar os fios na viatura. Pois bem. O fio vermelho que no manual dizia para ligar no +12V depois da ignição ele identificou tranquilo. O negativo ou carcaça do veículo onde se liga o fio preto do sensor também. Até aqui, sem novidades. Agora o fio verde que no manual manda ligar no +12V após o interruptor é que deu pau. A saída do interruptor e negativo, como já havia sido falado aqui.
Solução: Ligar o fio preto na carcaça e os fios vermelho e verde depois da ignição (+12V). FUNCIONOU PERFEITAMENTE.
Um detalhe: Me disse o eletricista que se ligasse depois do interruptor das luzes, só deveria acender o display com os faróis ligados. Se isso é verdade ou não eu não sei, mas eu não queria assim. Quero ver a temperatura sempre que o motor estiver ligado.

EduQxQ
15/07/2013, 23:10
Senhores. Eu abri o tópico para tirar umas dúvidas. Agora vou dar um retorno.

Hoje fui num eletricista e pedi pra ele olhar o manual e identificar os fios na viatura. Pois bem. O fio vermelho que no manual dizia para ligar no +12V depois da ignição ele identificou tranquilo. O negativo ou carcaça do veículo onde se liga o fio preto do sensor também. Até aqui, sem novidades. Agora o fio verde que no manual manda ligar no +12V após o interruptor é que deu pau. A saída do interruptor e negativo, como já havia sido falado aqui.
Solução: Ligar o fio preto na carcaça e os fios vermelho e verde depois da ignição (+12V). FUNCIONOU PERFEITAMENTE.
Um detalhe: Me disse o eletricista que se ligasse depois do interruptor das luzes, só deveria acender o display com os faróis ligados. Se isso é verdade ou não eu não sei, mas eu não queria assim. Quero ver a temperatura sempre que o motor estiver ligado.

Boa noite Clandio, agora com o teu retorno consegui compreender para que serve o fio verde do termômetro. Deve ser o da iluminação do mostrador. Como indica no manual para ligar após o interruptor(dos faróis). E pelos comentários no fórum os faróis da hilux são interrompidos pelo terra(polo negativo), fica complicado seguir a recomendação do manual. Valeu pelos esclarecimentos. Onde tu comprou este termômetro? Abc Edu

Clandio
16/07/2013, 06:11
Bom dia Edu.
Da maneira como ficou instalado está funcionando direitinho. Eu comprei ele via internet na Donatti. Procura no google por "spia eletrônico". Te com display azul (mais caro) e com display vermelho (mais em conta). As funções são as mesmas.

Um detalhe é que se for comparar o termômetro que mede a temperatura da água, como aquele que o Guilherme instalou (da Racetronix), deve dar valores um pouco diferente, imagino. Porém, uma vez conhecendo as temperaturas que a tua viatura trabalha (já que não temos esses dados fornecidos pela Toyota), é só configurar o alarme e ser feliz.

Abraços.

Clandio

Clandio
16/07/2013, 22:19
Pessoal. Abri este tópico por causa de uma dúvida de instalação do sensor de temperatura e acabei postando as fotos da montagem em outro tópico quando respondi uma pergunta do amigo feitosac. O tópico e este http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/124557-temperatura-de-servico-motor-toyota-2-8-e-3-0-a-2.html

Abraços.

Clandio

Marcos Carvalho
23/07/2013, 13:56
Pessoal depois de ter ciência de algumas informações inusitadas, abri um tópico a respeito de uma possível fraude que está sendo feita na fabricação de um destes aparelhos;

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/125084-aparelhos-sensores-de-temperatura-do-motor-noticia-importantissima.html#post1971049

dpab
23/07/2013, 15:42
Eu comprei e uso esse que é EXCELENTE :

Engine GUARDIAN3 EG3 Watchdog Temperature Overheating Alarm Sensor Protection | eBay (http://www.ebay.com/itm/ENGINE-GUARDIAN3-EG3-WATCHDOG-TEMPERATURE-OVERHEATING-ALARM-SENSOR-PROTECTION-/181002241930?pt=AU_Car_Parts_Accessories&hash=item2a2493078a&vxp=mtr)

Um abraço, Delfim

Elias_qf
20/05/2015, 19:27
reabrindo o topico achei bem legal esse aqui o que acham?

https://www.youtube.com/watch?v=fFOD9eu_TaE

sandro_ventania
20/05/2015, 22:52
Excelente!

guilhermeabreu
23/05/2015, 18:29
EXCELENTE

Ele é instalado em que local , água ou bloco do motor .

Venho sempre falando que temos SEMPRE colocar mais um TERMÔMETRO EXTRA COM SINAL DE ALERTA SONORO , seja ele qual for .

Este por exemplo é comprado onde , e qual o preço ?? Isto é o que todos querem saber e ajuda muito saber estas informações .


Parabéns por mais esta informação .

jipinhotoyota
23/05/2015, 20:54
Legal!
Tô com o Racetronix de água, mas da última vez que mexeram no alternador, ele acabou ficando desligado.
Tenho que colocar pra funcionar novamente, faz muita falta!

André-4WD
22/02/2016, 21:40
Legal!
Tô com o Racetronix de água, mas da última vez que mexeram no alternador, ele acabou ficando desligado.
Tenho que colocar pra funcionar novamente, faz muita falta!

Tirando o pó do tópico!! :rolleyes:
Estou querendo instalar um medidor extra de temperatura e andei olhando no site da racetronix. É necessario comprar tambem o sensor deles, correto?
- Que rosca ele vem, tem a medida da hilux 2.8?
- Facil de instalar?
- Onde voces instalaram o sensor?
Obrigado
Andre

Leonardo Dic
22/02/2016, 22:37
Eu ja coloquei o sensor naquela carcaça onde fica a valvula termostatica, ao lado do sensor original. Já tem ressalto no local pra furar e fazer a rosca q é M10x1 se não me falha a memoria.

EduQxQ
23/02/2016, 08:07
Tirando o pó do tópico!! :rolleyes:
Estou querendo instalar um medidor extra de temperatura e andei olhando no site da racetronix. É necessario comprar tambem o sensor deles, correto?
- Que rosca ele vem, tem a medida da hilux 2.8?
- Facil de instalar?
- Onde voces instalaram o sensor?
Obrigado
Andre
Olá André,
Instalei em um furo existente no cabeçote próximo do escapamento.
O furo já possui rosca, que se não me engano é M5 ou M8.

Um abraço,
Edu

André-4WD
25/02/2016, 13:58
Olá André,
Instalei em um furo existente no cabeçote próximo do escapamento.
O furo já possui rosca, que se não me engano é M5 ou M8.

Um abraço,
Edu

Eduardo!
Obrigado pela dica (bem ilustrada por sinal). Vou ver se instalo ali.
E que motor bem zerado o teu! o meu depois que meteram algum produto começou a atacar tudo por ali..
abraços
andre

Clandio
26/02/2016, 07:26
André
Pelo que entendi o teu sensor é diferente do que o Edu tá usando. O do Edu, assim como o meu, faz a leitura da temperatura do metal (cabeçote ou bloco, por exemplo), enquanto o teu faz a leitura da temperatura da água.
Se for isso, o local de instalação é diferente.