Conectar

Ver Versão Completa : Espaçadores/Calços de Molas

Francisco Bicalho
12/07/2013, 07:35
Caros amigos.

Chegou a hora de levar o carro no moleiro, desmontar os feixes, arquear as lâminas, trocar buchas, etc. e tal.

A tempos, havia uma empresa que produzia espaçadores, ou calços de molas de nylon que supostamente eram lubrificados com graxa de lítio e grafite. Escrevi para o email na primeira imagem mas o endereço não existe mais. Se alguém souber se esses calços ainda são produzidos, ou se existe uma boa alternativa, agradeço a dica. Sei que existem diversas postagens sobre o assunto, mas eu estou interessado na verdade em restar esse produto em si.

Abraços;
Chico

valmirjunior
12/07/2013, 08:02
Chico, leva o desenho num torneiro e manda fazer igual.

hercilio.neto
12/07/2013, 09:27
Temos depoimento de alguém que usa esse dispositivo?
Chico, o seu jipe é de quantas lâminas?

Carlo Pecca
12/07/2013, 10:49
Chico
A casa das borrachas vendem em bastão e no diÂmetro 1", 1 1/2" e 2" e comprimento variável o nylon chamado "tecnil". Esse polímero é de uso industrial. Como o Valmir sugeriu, leva num torneiro que eles fazem numa boa.

valmirjunior
12/07/2013, 12:32
Chico
A casa das borrachas vendem em bastão e no diÂmetro 1", 1 1/2" e 2" e comprimento variável o nylon chamado "tecnil". Esse polímero é de uso industrial. Como o Valmir sugeriu, leva num torneiro que eles fazem numa boa.

Aproveitando o que o Carlo falou, existe também os polímeros "grafitados", nem precisa passar graxa neles.

Francisco Bicalho
15/07/2013, 10:13
Galera

Muito obrigado pelas dicas. Eu nem tinha considerado que esses calços das fotos que postei tinham sido torneardos por alguém e fabricados artesanalmente para vender, e assim como a TopKits que eventualmente saiu do ar. O certo mesmo é mandar fazer, mas como esses das fotos não foram para frente, fico na dúvida se o desenho com os furos e a graxa é o ideal.

Hercílio, eu tenho 4 laminas nos 4 feixes.

Valmir, grande dica dos polímeros grafitados, vou ver se acho um tarugo na praça. de qualquer forma, existe um tipo de espaçador na forma de discos finos de algum polímero cinza escuro que é usado em moleiros. Não sei se esses são os tais grafitados.

Vou chutar que o ø certo para as nossas molas seria o de 2", certo?

abraço e bom começo de semana a todos;
Chico

marciorank@gmail.com
15/07/2013, 21:38
Galera

Muito obrigado pelas dicas. Eu nem tinha considerado que esses calços das fotos que postei tinham sido torneardos por alguém e fabricados artesanalmente para vender, e assim como a TopKits que eventualmente saiu do ar. O certo mesmo é mandar fazer, mas como esses das fotos não foram para frente, fico na dúvida se o desenho com os furos e a graxa é o ideal.

Hercílio, eu tenho 4 laminas nos 4 feixes.

Valmir, grande dica dos polímeros grafitados, vou ver se acho um tarugo na praça. de qualquer forma, existe um tipo de espaçador na forma de discos finos de algum polímero cinza escuro que é usado em moleiros. Não sei se esses são os tais grafitados.

Vou chutar que o ø certo para as nossas molas seria o de 2", certo?

abraço e bom começo de semana a todos;
Chico

acompanhando o topico

o correto seria pegar um com o diametro no minimo da largura da mola, que se não
me falha a memoria tem 70mm de largura.

Francisco Bicalho
16/07/2013, 14:28
acompanhando o topico

o correto seria pegar um com o diametro no minimo da largura da mola, que se não
me falha a memoria tem 70mm de largura.

Concordo com você, Marcio. a largura das lâminas é mesmo de 70 mm, o que dá alguma coisa entre 2.5" e 3", o que eu não sei é se existem tarugos de nylon com esse diâmetro. Imagino que sim. Inclusive, se passar da largura das lâminas é menos mal do que se for menor como você mencionou.

valmirjunior
16/07/2013, 14:35
Chico, dependendo do material tem até 8 polegadas de diâmetro, não se preocupa que você vai achar nestas medidas tranquilamente.

Francisco Bicalho
16/07/2013, 18:34
Chico, dependendo do material tem até 8 polegadas de diâmetro, não se preocupa que você vai achar nestas medidas tranquilamente.

Realmente devem haver vários diâmetros de tarugo de nylon, agora vou ver se tem algum polímero grafitado em 3".

abraço, Valmir
chico

marciorank@gmail.com
17/07/2013, 12:24
Realmente devem haver vários diâmetros de tarugo de nylon, agora vou ver se tem algum polímero grafitado em 3".

abraço, Valmir
chico
uma duvida,
na segunda mola, a que tem a virada voce vai colocar aonde o calco, bem na ponta em baixo do pino do jumelo?
se eu furar ela ali nao tem perigo de a mola quebrar a virada fora?

Francisco Bicalho
17/07/2013, 12:48
uma duvida,
na segunda mola, a que tem a virada voce vai colocar aonde o calco, bem na ponta em baixo do pino do jumelo?

Marcio

Eu vou deixar o moleiro decidir isso. Eles sabem o melhor lugar para a instalação de calços.

hercilio.neto
17/07/2013, 18:49
uma duvida,
O furo central tem 1 cm, por dedução, até essa medida não haveria problema. Mas é só uma suposição.

marciorank@gmail.com
17/07/2013, 22:11
O furo central tem 1 cm, por dedução, até essa medida não haveria problema. Mas é só uma suposição.

blz Hercilio
este furo central que voce se refere de 1 cm é onde encaixa no resalto do separador de nylon? se for ele talvez
poderia ser feito até um pouco menor não é, talvez uns 15mm, ai não enfraqueceria tanto a mola.
Na minha band ja coloquei aqueles separadores entre as molas somente na fixaçao junto aos grampos, e olha que
ja deu uma boa diferença, isso que eu coloquei mais uma mola porque estava um pouco fraca, acho que colocando
mais estes separadores de nylon vai melhorar mais um bocado.