Ver Versão Completa : Mais um Samurai monstrinho surgindo!
marcusjal
11/07/2013, 22:52
Bom pessoal, como adiantei em outros tópicos, estamos iniciando a reforma do Samurai aqui em casa. O carro é um Samurai 97 metal. A ficha final será:
- motor GM 2.4 flex (147cv)
- eixos Dana 44 de rural
- pneus 35"
- suspensão original com lift (ainda será planejada).
o motor já está comprado e só esperando pra ir pro cofre... Agora a dúvida é com relação ao conjunto câmbio/reduzida. Estava pensando em seguir os passos do Diogo aqui do fórum, que utilizou o conjunto da Hilux 3.0. Porém, na busca deste conjunto apareceram duas outras opções atrativas: achei uma reduzida de SW4 V6 e um conjunto completo da Kia Sportage 2002 (turbo diesel). Por isso venho pedir a ajuda e a opinião dos mais sábios!
Esse conjunto da Sportage é bom? Tem alguma vantagem de um para outro? No caso de usar essa reduzida Hilux, que opções de câmbio eu tenho (qualquer hilux serve)?
Com relação a comprimento, os dois são praticamente iguais pelo que vi! Qual eu pego??
Em seguida posto umas fotos do carro e do motor. Depois vou colocando da montagem!
Abs, Marcus!
se a tcase dessa Hilux que vc encontrou for de ENGRENAGENS sem sobra de duvidas iria nela.. pois tem kit de reduçap 4.7:1 para ela e é uma tcase muito resistente..
se for a de corrente nao tem
a tcase/cambio da sportage tambem nao existe kit de reduçao...
eu pensaria ainda em outro conjunto cambio/tcase, um de TRACKER gasolina seria interessante tambem, pois existe Xcrawler 3.2 p/ ele.
marcusjal
12/07/2013, 18:36
E aí Fabil!
Cara, a tcase de Hilux em questão é de uma SW4 V6, modelo VF1A. Porém não consegui descobrir de que ano/motorização é exatamente pois não conheço nada de Hilux (o vendedor não sabe dizer também). Pelo que pesquisei, é a tcase mais reduzida de todas as Hilux (2,56:1). Enfim, não sei se é corrente ou engrenagem, mas creio que seja corrente.
O que tenho/encontrei de opções até o momento são as seguintes:
- Conjunto caixa/tcase Sportage 2002, por 4k (primeira bem reduzida, demais longas, redução low 1,98:1);
- Conjunto caixa/tcase de Tracker Diesel por 3k (câmbio mais longo, redução 1,81:1);
- TCase de Hilux V6 por 1,2k (teria que catar um câmbio que case ainda, redução 2,56:1).
Atualmente estou com relação 8x43 (5,375) no diferencial. Será que é necessário ainda mais o X-Crawler pra empurrar os 35''?
Valeu!
diogo ludovico
12/07/2013, 21:12
Parceiro, tente conseguir o cambio caixa da hilux 3.0 (R151F / VF1A).
O cambio R151F tem a seguinte relação:
1º
2º
3º
4º
5º
RÉ
4,313
2,330
1,436
1,000
0,838
4,220
Quanto a relação no diferencial, esta serve, é a mesma que usava no Porkim.
Converse com o Kleber, atual proprietário do porkim, ele está usando pneus 35 agora, assim ele poderá te passar a impressão, pois com o 33" não faltava força não! Lembrando que era motor 2.0 com cambio e ct de hilux 3.0 e relação 5:378 nos diferenciais.
Agora como disse o Fabil, se a ideia for colocar o kit, ai vá de conjunto cambio e ct da hilux por engrenagem (2.8 ou 3.0 antiga), ai sim vira o bixo! na tabela que te mandei por e-mail tem a caixa com o kit para voce testar.
marcusjal
12/07/2013, 21:39
Olá Diogo,
Essa relação fica bom pelas simulações, mesmo com 35. A questão do uso da X não estava nos planos, a não ser que seja necessário mesmo. No fim vai depender do conjunto que eu conseguir por aqui. Eu liguei para uns 5 ferrinhos aqui de Porto Alegre hoje perguntando por este câmbio, mas ninguém conhece pelo número.. Querem saber sempre o ano do carro. Só que não faço idéia de qual seja, e só achei os anos que usam em sites de fora, daí não sei se tem aqui tb! Enfim, alguém sabe que ano/modelo usam esse conjunto? Sei que a 3.0 V6 gasolina usa.. Mas que ano?
Valeu!
Tcase de tracker Diesel NAO tem Xcrawler disponvel... lembre-se desse detalhe... só os gasolina 4cil.
marcusjal
13/07/2013, 12:32
Bah, não sabia desse detalhe! Ainda bem que avisou.. Fui lá ver a caixa agora pela manhã e o cara baixou para 2,2k o conjunto e ainda disse que podia levar os cardãs! Mas agora já não está valendo mais.. Pois por esse valor eu pegava o Xcrawler com a diferença. Seguimos na busca! Hehehe
obrigado pessoal!
marcusjal
15/07/2013, 08:59
E aí pessoal... joguei as 3 opções de câmbio na planilha para analisar as velocidades por marcha. Segue abaixo como ficaria cada conjunto com relação 8x43 e pneus 35". Sinceramente, acho que mesmo sem opção de XCrawler a da Tracker pode ficar bom.. não? O que vocês acham, pelos números, ficaria fraco em LOW? Alguém arrisca um palpite? Lembrando que as trilhas aqui do Sul são mais de lama/água.
Atual = Câmbio Samurai 97 / Tcase 95 / 8x43 / pneus 31''
Opção 1 = Hilux 3.0 (R151F / VF1A) / 8x43 / pneus 35''
Opção 2 = Kia Sportage Diesel 2002 / 8x43 / pneus 35''
Opção 3 = Tracker Diesel / 8x43 / pneus 35''
Atual
Opção 1
Opção 2
Opção 3
MARCHA
KM/H a 3500 rpm
1ª Low
12,0
9,9
14,8
16,2
2ª Low
22,6
18,3
27,3
29,7
3ª Low
30,9
29,6
40,4
43,9
R Low
12,7
10,1
16,0
13,4
1ª High
19,4
25,3
29,4
29,5
2ª High
36,4
46,8
54,0
54,0
3ª High
49,8
76,0
80,1
79,8
4ª High
70,8
109,1
109,1
109,1
5ª High
82,0
130,2
135,7
136,1
R High
20,4
25,9
31,7
24,4
Valeu!
diogo ludovico
15/07/2013, 22:46
Eu descartaria a opção 2 e 3, pois vai ficar longo demais.
Já olhou o próprio cambio da S-10, com caixa do samurai por engrenagem?
marcusjal
16/07/2013, 09:05
Diogo, pois é, meu receio é que ficasse muito longo mesmo! O da S-10 quem me falou que não dava foi o cara que me vendeu o motor. Disse que é muito comprido!
Bom, sigo buscando o de Hilux por enquanto!
Valeu
marcusjal
Estou anexando aqui uma planilha que você pode usar pra calcular a força do carro em cada marcha, similar ao que vc fez com a velocidade.
Coloquei como resultante a força em função do peso (Kgf/Kg), assim vc pode comparar com outros veículos e ainda manter a referência.
Coloquei alguns carros originais pra vc comparar. Preenche aí os dados das suas opções e veja como vai ficar.
Espero que ajude, se precisar de alguma ajuda é só perguntar.
marcusjal
17/07/2013, 17:03
Opa, valeu WOT!
Vou jogar os dados agora nela e analisar de novo então. Eu realmente gostaria de utilizar o conjunto da Hilux, mas aqui em Porto Alegre encontrei em só um desmanche, e os caras querem a "bagatela" de 7k no conjunto. Quase perguntei se vinha a Hilux junto! Pior que eles tem dois conjuntos!
O da Tracker até agora seria o mais em conta. A diferença de valor quase paga os pneus 35'' que to querendo comprar mais tarde.
Mais uma perguntinha pessoal.. tem algum problema do ponto de vista mecânico, rodar com o diferencial muito reduzido? Por exemplo, andar a 110-120 por algumas horas, num deslocamento pra trilha.. Tem problema?
Pergunto porque na pior das hipóteses, se a da Tracker ficasse longa demais poderia compensar reduzindo mais o diferencial.
diogo ludovico
17/07/2013, 18:20
Usava o diferencial 5.38 (8/43) a esta velocidade sem problema algum, a questão é que mais reduzido que este só tem o 5.88 que é difícil de achar e este sim quebra fácil por ser muito frágil nos dentes.
Po com estes preços, visite Goiás, você faz um turismo e compra suas peças, na época do Porkim o cambio a a caixa saíram por R$ 3.500 com nota fiscal.
marcusjal
18/07/2013, 22:10
Pois é Diogo, os caras enlouqueceram eu acho! Ou estão vendo nós jipeiros como minas de ouro! Haha
bom, mas novela finalizada hoje! Fechamos num conjunto de Hilux mesmo, a venda em SC. Vai chegar pra mim na segunda a princípio. O mecânico disse pra mim comprar uma capa seca de S10, pois acha mais fácil adaptar a furação do câmbio do que do motor. O que acha?
abs ansiosos pelos próximos passos!
Rodrigo ODIN4X4
19/07/2013, 00:58
Meu Niva tem relação 8/43 e pneus 35" recapados, ando nessa faixa de velocidade sem problemas.
Estava usando a t-case willys com o cambio original do Niva que está sendo trocada por uma de chevette que tem quase a mesma relação do niva.
Meu maior problema está sendo o motorzinho ap 1.8mi que tem me feito passar raiva em subidas nos deslocamentos, mais na trilha esta andando muito bem.
No meu caso a relação está boa, se reduzir mais ficará muito lento em deslocamentos, o que está fazendo falta é o torque em baixa o que para você não será um problema.
diogo ludovico
19/07/2013, 10:47
Se o mecânico acha mais fácil sem problema!
A minha capa seca foi toda forjada, usando partes da original e alumínio da hilux, mas ficou cara, coisa de R$ 900,00 pois tive que mandar forjar algumas peças em alumínio e depois torneá-las.
Mas de vai usar embreagem e tudo da S10, será mais facil adaptar ao cambio mesmo.
marcusjal
19/07/2013, 19:54
Rodrigo, valeu pelo comentário! Esse um problema dos aps né, ter o torque disponível só em alta praticamente! O deslocamento até não me importo que fique um pouco prejudicado se preciso, ficando bom na trilha tá valendo! A idéia é conseguir andar a 100-110km com uma rotação média/baixa. Hoje o samurai com motor e caixa original, relação 8x43 e pneus 31", não consigo manter 90 pois já fica esgaçando (4000 rpm mais ou menos). E se mexesse na relação ia faltar força na trilha. Por isso decidimos trocar o motor logo.
Diogo, sim, a idéia é usar embreagem toda da S10/blazer. Acho que vai ser mais fácil no fim das contas fazer a flange na parte de "tras" da capa seca, no encaixe com o câmbio!
To devendo umas fotos ainda.. Vou ver se posto amanhã! Abs!
gustavo 4x4
21/07/2013, 14:36
eu ja embarcaria em uma caixa de chevette e t-case original do samurai com engrenagens, e um kit x-crowler 5.0, ou 6.5
(isso no PT)
mas vale variar! se ficar bom é um exemplo!
marcusjal
01/08/2013, 15:05
E aí amigos,
seguem algumas fotos. Duas da Blazer doadora e duas do Samurai receptor! hehe
Essa semana o mecânico já começou a montar o motor no conjunto da Hilux. Vai ser usado a capa seca original, com embreagem 100% original da Blazer/S10 e adaptado a furação caixa/capa seca. Quero ver se dou uma passada lá hoje para ver como está ficando e tirar umas fotos!
Agora estão surgindo novas dúvidas.. alguém tem alguma idéia de que radiador utilizar, que dê conta desse motor? Estou pensando em fazermos um teste, mantendo o radiador do Samurai e utilizando uma ventoinha elétrica.. mas já imagino que não vá resfriar bem. Outra coisa, será que esse motor esquenta muito mais do que o original? Pergunto se será preciso colocar algum reforço na parede corta fogo, para que não passe calor para os pés no lado de dentro. Se preciso, o que colocar ali? Aquelas mantas asfálticas auto adesivas é uma boa?
Abs,
Marcus.
coloca termotape na linha de escapamento que nao vai assar :mrgreen:
sobre o radiador, monta no original e testa, se nao der conta do recado manda fazer um maior em aluminio
Leonardo Truccolo
02/08/2013, 10:48
Fala Marcus blz?
Quem ta fazendo a adaptação pra ti?????
Abs
marcusjal
02/08/2013, 15:55
E aí Leonardo, tudo certo! Quem vai fazer é o Getúlio Ventura, velho conhecido aqui de POA!
Ontem fui lá, tirei mais umas fotos. Seguem em anexo!
Valeu!
marcusjal
17/09/2013, 13:47
Depois de mais de um mês parado, o projeto voltou a andar. Motor original já está fora do cofre! Conforme for andando vou atualizando aqui. Seguem duas fotos, valeu!
marcusjal
11/10/2013, 08:53
Adaptação da capa seca da GM na caixa da Hilux ficou pronta, setor da DH já está posicionado no lugar. Agora vai começar a montagem em si. Amanhã vou lá conferir e tiro fotos novas.
Uma ajudinha pessoal: o projeto inicial contempla pneus 35'', porém, não tinha me dado conta de que 35'' simplesmente não cabem no samurai! haha Não sem mover os eixos e refazer o lift da suspensão.
A dúvida é: Manter os 35'' e aumentar o entre-eixos ou partir pra 33'' e fazer apenas body lift? Desconsiderando o valor dos pneus, vale a pena essa MO a mais pra andar de 35''?
No caso de reposicionar os eixos, o que precisa ser alterado é o suporte dos links no chassis e o suporte superior das molas e amortecedores.. isto? Tem algo mais? É muito complexo isto?
Opinem! Valeu!
marcusjal
11/10/2013, 11:06
Dei uma lida sobre reposicionar o eixo dianteiro, vou reformular a pergunta: pra colocar o eixo dianteiro do Samurai helicoidal mais pra frente, é possível "apenas" jogar os suportes dos links mais pra frente, ou preciso trocar por braços mais compridos? É gambiarra mudar apenas os suportes de lugar?
marcusjal
07/02/2014, 15:14
Depois da última postagem, pouco havia sido feito. Mas desde janeiro o Samurai tem recebido bastante atenção e está quase pronto. Seguem algumas fotos em anexo do estado atual.
O motor e caixa já estão no seus devidos lugares, com os suportes finalizados e o túnel aumentado. Suspensão já foi ajustada, com amortecedores de Hilux, novos suportes pros amortecedores (por fora da mola) e novos batentes. Calços de carroceria instalados. Direção hidráulica também já finalizada. O chassis foi reforçado na parte dianteira, onde são apoiados os calços do motor e onde foram feitos os suportes da travessa da caixa. Além de ter sido preciso retirar a travessa dianteira original (que fica embaixo do radiador) devido a falta de espaço para o novo radiador (feito sob medida). No lugar dela, entrou outra travessa reforçada que já vai servir pra fazer uns pontos de ancoragem decentes! Todas as buchas da suspensão e barras de direção foram trocadas também.
O radiador já foi fixado essa semana, mas ainda não tenho fotos. Agora os cardans estão sendo feitos, e semana que vem é partir pra instalação da injeção, que vai ser a Aspro-RF4 da HardwareCar. Depois ficam faltando os ajustes finos, além do snorkel, trato na pintura, gaiola externa.. e assim vai!
Flw!
Marvin_CPS
10/02/2014, 13:45
Marcus,
Vc esta mesmo usando os pneus 35?!
E vai usar eixo traseiro sem flutuante?! Coragem.....
Abs
fabiolammel
10/02/2014, 15:53
Ai sim hein....mãos a obra!!
diogo ludovico
10/02/2014, 16:07
Eeee nostalgia dos tempos do Porkim
quanto ao suporte do motor, vi nas fotos que está só ponteado, mas não deixe de reforçar a base no chassi onde ele vai ser soldado tambem, senão ele pode rachar.
Acompanhando o topico!:concordo:
marcusjal
10/02/2014, 17:06
tá ficando bacana!!!
Valeu Fabil! Espero que fique mais bacana ainda depois de pronto! heheh
Marcus,
Vc esta mesmo usando os pneus 35?!
E vai usar eixo traseiro sem flutuante?! Coragem.....
Abs
E aí Marvin! Blz? Cara, eu precisava dos pneus pra poder fazer os ajustes de suspensão e tal, então tive que comprá-los agora. Mas infelizmente o flutuante teve que ficar para a fase 2 ($). Esse também é um dos motivos de ter optado pelo pneu MUD, ao invés de um recape agressivo.
Ai sim hein....mãos a obra!!
Tá e aí? E a viatura nova pra irmos nas trilhas? Agora começa a fase de testes, vai providenciando uma! Abs!
Eeee nostalgia dos tempos do Porkim
quanto ao suporte do motor, vi nas fotos que está só ponteado, mas não deixe de reforçar a base no chassi onde ele vai ser soldado tambem, senão ele pode rachar.
Acompanhando o topico!:concordo:
Grande Diogo! Ajudou muito no início do projeto. Só tenho a agradecer!
Tchê, não vou mentir pra ti.. Até onde entendi, estava finalizado. Vou tirar novas fotos pra ver se ele trabalhou nisso depois, ou se está só ponteado mesmo. Com relação ao chassi, ele foi reforçado sim. Foi colocada uma lâmina de ferro na parede superior, interna e inferior (olhando de frente pro cofre). Vai da extremidade dianteira até a parede corta-fogo mais ou menos.
Hoje o meca me ligou, disse que bateu a chave no motor pela primeira vez e que está bonito barulho! Amanhã já vou lá conferir e fazer o vídeo clássico! Previsão é de sexta-feira ele me entregar.
fabiolammel
10/02/2014, 17:33
Coisa boa, tomara que de tudo certo e ronque forte!
A minha viatura está em 3º plano rsrsrs, to finalizando ainda a 1ª e o 2ª prioridades hehehe
Usei 5 anos uma F-85 dana 44, pneus TSL Super Swamper 33x15,5x15" e nunca tive problemas por ser flutuante ou não.
Marvin_CPS
11/02/2014, 16:46
Não sei se já perguntaram, mas de que jipe são esses fenders?!
Teve que cortar lata para caber os 35'?!
Esqueci de dizer, mas ta ficando fera msm!!!!
marcusjal
11/02/2014, 17:25
Coisa boa, tomara que de tudo certo e ronque forte!
A minha viatura está em 3º plano rsrsrs, to finalizando ainda a 1ª e o 2ª prioridades hehehe
Usei 5 anos uma F-85 dana 44, pneus TSL Super Swamper 33x15,5x15" e nunca tive problemas por ser flutuante ou não.
É, mas não tinha o cavalo aqui dirigindo! hehe
Não sei se já perguntaram, mas de que jipe são esses fenders?!
Teve que cortar lata para caber os 35'?!
Esqueci de dizer, mas ta ficando fera msm!!!!
Marvin, os fenders acho que são aqueles genéricos de fibra, vendidos aqui no fórum inclusive. Quando peguei o carro já estava com eles. A lata ainda não foi cortada, mas vai ser preciso um pequeno corte na ponta da caixa de ar, nas rodas dianteiras. Ficou pegando um pouco no canto quando está na torção máxima. Mas isso porque a suspensão já está bem alta e com o body lift de 2''. Não sei dizer exatamente quanto ele subiu, mas o teto dele na parte traseira medindo com a trena, deu 1,98m.
Segue o vídeo dele funcionando, gravado hoje, mas ainda sem surdina, sem filtro de ar e sem o acerto da injeção:
http://youtu.be/sk58Ucg5dpA
Marvin_CPS
12/02/2014, 10:04
Ta bunitu o ronco do bixo heim...
Teve algum problema com a Aspro nesse motor flex ou não?! Lembro de ter lido em alguns topicos que esse motor tava dando zica de funcionamento sem a central original (mas não acho o santo do topico.. kkk)!
E ta usando o Scanner ou somente o modulo da Aspro?! E qual combustivel vai usar ou vai manter 2 programações, uma pra cada combustivel?!
E pelo visto ficou com o acelerador a cabo?! Adaptou o seu original ou como fez?!
marcusjal
12/02/2014, 10:39
Ta bunitu o ronco do bixo heim...
Teve algum problema com a Aspro nesse motor flex ou não?! Lembro de ter lido em alguns topicos que esse motor tava dando zica de funcionamento sem a central original (mas não acho o santo do topico.. kkk)!
E ta usando o Scanner ou somente o modulo da Aspro?! E qual combustivel vai usar ou vai manter 2 programações, uma pra cada combustivel?!
E pelo visto ficou com o acelerador a cabo?! Adaptou o seu original ou como fez?!
Até agora nenhum problema! Hoje o mecânico vai começar os ajustes finos da injeção, fazer o mapa correto. Pra ligar ele carregou um mapa de um AP 2.0 que ele havia feito (esse que tá no vídeo). O que eu tinha lido era justamente o contrário, que estavam tendo muitos problemas pra fazer ele funcionar com a injeção original, por este motivo até que optei por nem tentar e já partir pra programável. O scanner tu te refere a tela? Se for, sim! Estamos usando a RF4 + Tela (Hardware Car > Produtos > Tela de programação e computador de bordo (http://www.hardwarecar.com.br/produto_scanner.asp)).
O combustível vai ser somente gasolina! O acelerador, tiramos a TBI original que tem o sensor eletrônico e colocamos no lugar o corpo da TBI do 4.1 de Omega. Foi necessário um pequeno ajuste na furação, coisa pouca. A Hardware Car tem um leitor para o acelerador eletrônico, mas o custo x benefício não compensava!
Flw!
Marvin_CPS
12/02/2014, 11:41
Tendi... Estranho... Achei ter lido sobre o problema ser com as ECM programáveis pois teria problema com o acelerador eletrônico e o CODE da chave...
Alias, esta usando sua chave ou a chave com CODE da blazer?!
A tela é essa msm, ela chama Scanner.... Vc sabe que tem como colocar ate 5 programas na memoria interna dela.
Daria pra fazer uma calibração com Gasolina e outra com Alcool...
Abs
marcusjal
12/02/2014, 16:04
Marvin,
a chave ficou a do Samurai mesmo. A chave CODE da Blazer seria necessária se fosse usar a injeção original. É possível que alguém tenha tido problemas com o acelerador eletrônico, mesmo com injeção programável. De qualquer forma não vou passar por isso pois substituí pelo cabo! hehe
Tem certeza que essa tela suporta vários mapas? Perguntei pro instalador ele disse que desconhecia, e olhei no manual também não vi nada com relação a isso. Mas enfim, se for o caso depois é só adicionar outros. O importante é ter pelo menos um pra andar de uma vez!! :)
Abs!
Marvin_CPS
12/02/2014, 17:30
Kra, acho q to ficando pancada... To fazendo pergunta que eu mesmo sei a resposta!!!! Birutinha.... :confused:
Se vc não ta usando a ECM original, pq usar o CODE.... "Experto"... kkkkk
Sobre o Scanner, lembrava de ter lido em algum lugar q suportava até 5 programas na memoria...
Mas denovo fiz confusão.... Quem tem essa função é a Fueltech.
Da Hardware teria que ver com o Altemir se faz a mesma coisa....
- 5 Memórias para gravar diferentes ajustes dos conjuntos de mapas - See more at: Injeção Eletrônica FT250 (http://www.fueltech.com.br/ft250-prod-587.html#sthash.dAAYC2Tz.dpuf)
Mas bola pra frente!
Ta ficando fera demais o samuquinha..
Outra duvida, vai manter o ar condicionado original?
marcusjal
18/02/2014, 08:23
E aí Nava,
eu tinha te respondido mas antes, mas acho que apagaram as respostas! Não entendo isso.. mas ok, deixa pra lá.
Cara, o ar-condicionado ficou o condensador original. O compressor vou ter que usar o da Blazer/S-10. Tive que trocar também a ventoinha do condensador por uma um pouco menor, por falta de espaço (o radiador ficou bem grande).
Esse final de semana dei uma volta com ele, pra testar.. ficou muito bom! Muito forte mesmo! Assim que der posto umas fotos e vídeos e um breve relato. Segue só uma foto por enquanto.
Flw
fabiolammel
18/02/2014, 08:36
Show, deve ter ficado animal.
Não vai me dizer que ainda é pouco e já ta procurando outro rsrsrsrs aproveita esse agora.
E a suspensão ficou boa? Parece bem alto nas fotos, pois está de 35" e ainda tem um belo vão nos paralamas.
Marvin_CPS
18/02/2014, 09:14
Ficou bacana o Samuca...
Bem alto msm...
Depois põe o vídeo pra gente ver!
PS: Sobre a retirada da resposta, eu li a resposta, mas vc fez menção a venda de peças... Parece que esse tipo de conversa somente por inbox ou nos tópicos de venda!!!
marcusjal
18/02/2014, 14:33
Show, deve ter ficado animal.
Não vai me dizer que ainda é pouco e já ta procurando outro rsrsrsrs aproveita esse agora.
E a suspensão ficou boa? Parece bem alto nas fotos, pois está de 35" e ainda tem um belo vão nos paralamas.
Fabio, não não.. agora é só curtir! Tem mais uns detalhes é claro (sempre vai ter).. mas é tudo melhoria de segurança e algumas coisas de estética. De mecânica mesmo só um bloqueio dianteiro, mas vai demorar uns meses ainda. A suspensão ficou legal.. não é uma maravilha em curso, mas deu pra deixar mais alto sem comprometer a estabilidade e o conforto (o pouco que tem). Trocamos os amortecedores por 4 traseiros de Hilux e as molas mantivemos as mesmas (que não faço idéia de que sejam) pois eram bem compridas. No fim o maior ganho de altura foi com os calços de carroceria mesmo (2'').
Ficou bacana o Samuca...
Bem alto msm...
Depois põe o vídeo pra gente ver!
PS: Sobre a retirada da resposta, eu li a resposta, mas vc fez menção a venda de peças... Parece que esse tipo de conversa somente por inbox ou nos tópicos de venda!!!
Marvin, to esperando a pessoa que fez o melhor vídeo me mandar, pois eu e meu pai na empolgação de estarmos andando, acabamos esquecendo de filmar os melhores momentos! Ninguém queria descer do carro! heheh
Sobre a mensagem, eu achei que pudesse ter sido isso mesmo.. acho que não tinha nada de mais, mas ok, já resolvi por MP.
Segue uma foto ao lado de um troller com 37" (ainda é menor que um troller).
Parabéns, pela viatura a configuração ficou muito legal.
Uma duvida, a hardwarecar funciona bem em baixa rotação?
Também estou montando um monstrinho, mas por enquanto vou trocar apenas os eixos por DANA44 e os Pneus por 315R16 Recapados. Assim que juntar mais latinha$$$ vou trocar o motor e minha maior preocupação é com a injeção...
Abraço!
Vi que internamente as alavancas foram deslocadas mais para frente...ficou ergonomico isso?
Vc usou cambio e tcase da hilux japonesa?
Os mostradores do painel funciona normal ou teve de mexer?
Faz alteração de docs?
marcusjal
21/02/2014, 13:29
Parabéns, pela viatura a configuração ficou muito legal.
Uma duvida, a hardwarecar funciona bem em baixa rotação?
Também estou montando um monstrinho, mas por enquanto vou trocar apenas os eixos por DANA44 e os Pneus por 315R16 Recapados. Assim que juntar mais latinha$$$ vou trocar o motor e minha maior preocupação é com a injeção...
Abraço!
Obrigado! Não sei se entendi tua pergunta.. pois como a injeção é prográmavel, o comportamento dela em certa rotação vai depender do mapa que você fizer, eu suponho. De qualquer forma, funcionou muito bem em baixa, média e alta! hehe
Vi que internamente as alavancas foram deslocadas mais para frente...ficou ergonomico isso?
Vc usou cambio e tcase da hilux japonesa?
Os mostradores do painel funciona normal ou teve de mexer?
Faz alteração de docs?
E ai Nava, a alavanca de marchas foi muito pouco pra frente, ficou bem próximo da posição original. Já a do 4x4 sim, foi bastante para a frente. Ela fica junto a de marchas no conjunto origina da Hilux. Sim, câmbio e tcase de Hilux (de engrenagem). Os mostradores do painel o Samurai tem 3: temperatura, velocímetro e tanque. O tanque ficou funcionando normal, o velocímetro preciso levar em uma casa especializada pra fazer um cabo Suzuki x Hilux. E a temperatura ficou desligado, pois tenho na tela de injeção. No entanto dá para ligar também, caso queira. Os documentos ainda não alterei, mas pretendo fazer já em breve.
Flw
Obrigado! Não sei se entendi tua pergunta.. pois como a injeção é prográmavel, o comportamento dela em certa rotação vai depender do mapa que você fizer, eu suponho. De qualquer forma, funcionou muito bem em baixa, média e alta! hehe
Flw
Obrigado pelo retorno, é que alguns módulos não se regulam automáticamente em marcha lenta e o motor fica falhando geralmente porque a mistura está muito rica.
Abraço!
marcusjal
21/02/2014, 23:10
Que ano são estas hilux?
Não sou um grande conhecedor de Hilux, mas se não me engano é de 95 a 2002. É sem corrente na TCase e cardan dianteiro com saída pra direita (lado do carona).
flw!
E ainda se quiser mais poder tem xcrawler pra ela, certo?
marcusjal
24/02/2014, 18:44
Nava, exato.. ainda tem kit XCrawler pra ela! Mas com a força que tem o motor, só vou precisar dele daqui uns 10 anos, quando estiver andando com uns pneus de 50"! heheheh
Flw!
marcusjal
20/03/2014, 12:59
Apenas passando para dar uma atualizada no tópico, com um breve relato do resultado.
Depois de termos pego ele na mecânica, fizemos duas trilhas apenas... mas já deu pra experimentar e matar um pouco a saudade (afinal foi quase 1 ano encostado). Na primeira, rodou 110km até o litoral, andou a trilha toda e voltou rodando mais 110km até Porto Alegre. Foi só alegria.. nenhuma quebra. Os únicos poréns, foi a constatação de um pequeno Shimmy no trecho de volta (após a trilha) e pouco curso para baixo na suspensão dianteira (ficou batendo nos batentes). Como conserto do Shimmy, foram trocados os parafusos que prendem o High Steer no munhão (4 superiores), por outros maiores e mais reforçados. Notei algumas pequenas falhas em algumas faixas de rotação também, que precisam ser ajustadas no mapa da injeção.
Após o término destes ajustes, partimos pra segunda trilha, de novo no litoral. Mas infelizmente, já na ida, ainda na estrada, um amigo que estava no comboio me avisou de um aparente vazamento embaixo do carro. Paramos pra olhar e era fluído da DH. Investigando de onde vinha, notamos que saia do eixo da bomba, por trás da polia. A bomba tinha ido dessa pra melhor! Como já estava mais perto do litoral do que de POA, decidi seguir viagem até a praia. Chegando lá achei um ferro velho e fiz a troca da bomba (após várias horas de trilha perdidas). Partimos em busca do comboio, que havia parado para o almoço numa sombra. Fizemos apenas a segunda metade do passeio.
Na hora da volta, mais problemas: O shimmy voltou a aparecer, mas desta vez de forma absurda. Impossível passar de 30-40km/h! E ao entrar no asfalto, senti a embreagem um tanto estranha.. patinando pra caramba! Fiquei um pouco em dúvida no início, pois os pneus ainda tinham lama e havia começado a chover.. então achei que pudesse ser os pneus patinando, mas não. Era a embreagem mesmo. Resumo da história, tivemos que mandar a viatura de guincho de volta pra casa e voltei de carona com o Rodrigo (dodger4x4 aqui do fórum).
O shimmy já resolvemos.. apelamos para a solda do high steer no munhão. Agora não deve incomodar mais. A suspensão, foi colocado um calço de 1,5" nas molas, que deixou a frente e a traseira parelhas e acabou com o problema dos batentes ficarem muito perto do eixo. Porém (sempre há um porém) a colocação do calço prejudicou um pouco o alinhamento/ângulo das barras e do caster e agora temos que resolver o pequeno bump steer que surgiu! A embreagem é o que está me preocupando mais no momento, pois ao que tudo indica, o mecânico se passou um pouco no corte da capa seca e acabou deixando a embreagem um pouco esgoelada.
De qualquer forma, o resultado já está sendo excelente.. o motor ficou muito forte.. muito forte mesmo! Estou até pensando em participar de arrancadas nos finais de semana que não houver trilha! hahaha (brincadeira). Subir dunas ficou sem graça. Sobe na 4x4 High em alguns momentos.
Ficou tão bom de andar, que até esquecemos de registrar os melhores momentos. Por isso, o único vídeo que tenho dele andando é este aqui, atravessando um banhadinho!
http://www.youtube.com/watch?v=G2WozcM0Nt4
Desculpem o texto longo! Abs!
Emilio loura
24/03/2014, 21:48
Apenas passando para dar uma atualizada no tópico, com um breve relato do resultado.
Depois de termos pego ele na mecânica, fizemos duas trilhas apenas... mas já deu pra experimentar e matar um pouco a saudade (afinal foi quase 1 ano encostado). Na primeira, rodou 110km até o litoral, andou a trilha toda e voltou rodando mais 110km até Porto Alegre. Foi só alegria.. nenhuma quebra. Os únicos poréns, foi a constatação de um pequeno Shimmy no trecho de volta (após a trilha) e pouco curso para baixo na suspensão dianteira (ficou batendo nos batentes). Como conserto do Shimmy, foram trocados os parafusos que prendem o High Steer no munhão (4 superiores), por outros maiores e mais reforçados. Notei algumas pequenas falhas em algumas faixas de rotação também, que precisam ser ajustadas no mapa da injeção.
Após o término destes ajustes, partimos pra segunda trilha, de novo no litoral. Mas infelizmente, já na ida, ainda na estrada, um amigo que estava no comboio me avisou de um aparente vazamento embaixo do carro. Paramos pra olhar e era fluído da DH. Investigando de onde vinha, notamos que saia do eixo da bomba, por trás da polia. A bomba tinha ido dessa pra melhor! Como já estava mais perto do litoral do que de POA, decidi seguir viagem até a praia. Chegando lá achei um ferro velho e fiz a troca da bomba (após várias horas de trilha perdidas). Partimos em busca do comboio, que havia parado para o almoço numa sombra. Fizemos apenas a segunda metade do passeio.
Na hora da volta, mais problemas: O shimmy voltou a aparecer, mas desta vez de forma absurda. Impossível passar de 30-40km/h! E ao entrar no asfalto, senti a embreagem um tanto estranha.. patinando pra caramba! Fiquei um pouco em dúvida no início, pois os pneus ainda tinham lama e havia começado a chover.. então achei que pudesse ser os pneus patinando, mas não. Era a embreagem mesmo. Resumo da história, tivemos que mandar a viatura de guincho de volta pra casa e voltei de carona com o Rodrigo (dodger4x4 aqui do fórum).
O shimmy já resolvemos.. apelamos para a solda do high steer no munhão. Agora não deve incomodar mais. A suspensão, foi colocado um calço de 1,5" nas molas, que deixou a frente e a traseira parelhas e acabou com o problema dos batentes ficarem muito perto do eixo. Porém (sempre há um porém) a colocação do calço prejudicou um pouco o alinhamento/ângulo das barras e do caster e agora temos que resolver o pequeno bump steer que surgiu! A embreagem é o que está me preocupando mais no momento, pois ao que tudo indica, o mecânico se passou um pouco no corte da capa seca e acabou deixando a embreagem um pouco esgoelada.
De qualquer forma, o resultado já está sendo excelente.. o motor ficou muito forte.. muito forte mesmo! Estou até pensando em participar de arrancadas nos finais de semana que não houver trilha! hahaha (brincadeira). Subir dunas ficou sem graça. Sobe na 4x4 High em alguns momentos.
Ficou tão bom de andar, que até esquecemos de registrar os melhores momentos. Por isso, o único vídeo que tenho dele andando é este aqui, atravessando um banhadinho!
http://www.youtube.com/watch?v=G2WozcM0Nt4
Desculpem o texto longo! Abs!
Ola marcus
Gostaria de umas informações com relação ao cambio tem como voce me passar seu email.
Marvin_CPS
16/05/2014, 09:10
E ai Marcus,
Quais as novas sobre o samuca?!
Abs
Flw
alô Marcus
novidades ai no motor? tudo funcionando redondo? daqui a pouco eu vou encarar essa empreitada de colocar um 2.4 no meu samurai... tem fotos do cofre e disposiçao dos agregados?
abs
marcusjal
16/05/2014, 10:41
Ola marcus
Gostaria de umas informações com relação ao cambio tem como voce me passar seu email.
Claro, anota aí: marcusskt at gmail.com.
E ai Marcus,
Quais as novas sobre o samuca?!
Abs
E aí Marvin!
não tenho muitas novidades, a viatura tá pronta no quesito mecânica... só aguardando as trilhas! De novidade só uma embreagem de cerâmica (a original da blazer não aguentou) e o bloqueio traseiro da Macrotorque, agora funcionando! O que falta fazer agora são as perfumarias, como um banho de tinta, remoção de umas ferrugenzinhas, gaiola externa (ainda to pensando se faço) e mais uma penca de pequenas coisas.. Ainda vão alguns anos até ficar do jeito que é pra ser.
Estamos nos preparando pra Trilha de Palmares, famosa aqui no sul, que acontecerá dia 24. Até lá é só garagem e shopping! heheh
alô Marcus
novidades ai no motor? tudo funcionando redondo? daqui a pouco eu vou encarar essa empreitada de colocar um 2.4 no meu samurai... tem fotos do cofre e disposiçao dos agregados?
abs
E aí Fabil! Tudo redondinho... a única coisa que incomodou até o momento no motor (que não é bem motor) foi a bomba da DH. Mas trocamos e agora está tudo certo. Tenho fotos sim, mas não to com elas agora. A noite ou amanhã subo elas aqui pra ti dar uma olhada. Vai partir pro 2.4 também então!? Legal! Vou tirar umas fotos de uns detalhes que foi preciso fazer, como um pequeno corte na lata na parte de dentro da grade frontal, ali onde vai a trava do capô. O motor entra muito justo no cofre por causa da profundidade. Ou faz esse corte, ou retira os paralamas e a frente pra colocar. Foi preciso fazer um trabalho no cárter também, pra não pegar no eixo.
Até quero aproveitar pra te fazer uma pergunta: devido a falta de espaço, tivemos que manter a caixa do filtro de ar original. Não há nenhuma outra maior que caiba ali (quando subir as fotos tu vai ver). Tu acha que isso pode prejudicar o rendimento?
marcusjal
22/05/2014, 17:23
Fabil,
seguem umas fotos do cofre! O corte que precisamos fazer, pode ver bem onde está o radiador. Mas falei errado na postagem anterior.. não foi preciso pra colocar o motor, mas sim pra colocar o radiador maior. O condensador do AC ficou entre o radiador e a grade plástica. Pro radiador, aliás, foi preciso cortar a primeira travessa do chassis. Coloquei uma foto da nova, feita mais pra pra frente e mais reforçada. E na outra foto, tem o detalhe do cárter, que foi preciso diminuir pra não bater no eixo.
Abs!
Edit: Botei a foto errada da travessa. Adicionei a certa.
Marvin_CPS
22/05/2014, 20:05
Kra, muito clean a instalação... Show de bola!
gostei!!! muito bom, dá gosto de ver uma adaptaçao assim, tudo organizado, chicote bonitinho , alinhado :palmas:
em breve vou partir para essa montagem, pode postar mais detalhes da empreitada?
- cambio
- conjunto de embreagem
- motor de arranque
- suportes do motor/cambio
- suportes de agregados ( teve que mudar algo da posiçao original do 2.4 ? tipo, mudar de lado alternador, compressor A/C, bomba hidraulica etc..)
- injeçao, usou chicote original do GM 2.4 ?
- TBI / corpo de borboleta, usou de qual carro?
- itens que deram errado na primeira tentativa
etc...
abs
marcusjal
05/06/2014, 14:16
Kra, muito clean a instalação... Show de bola!
Valeu Marvin!
gostei!!! muito bom, dá gosto de ver uma adaptaçao assim, tudo organizado, chicote bonitinho , alinhado :palmas:
em breve vou partir para essa montagem, pode postar mais detalhes da empreitada?
- cambio
- conjunto de embreagem
- motor de arranque
- suportes do motor/cambio
- suportes de agregados ( teve que mudar algo da posiçao original do 2.4 ? tipo, mudar de lado alternador, compressor A/C, bomba hidraulica etc..)
- injeçao, usou chicote original do GM 2.4 ?
- TBI / corpo de borboleta, usou de qual carro?
- itens que deram errado na primeira tentativa
etc...
abs
Valeu Fabil! Estava preocupado se o feedback seria bom! heheh
Bom, acho que tem tudo no tópico, mas vou resumir aqui pra ti:
- Câmbio: de Hilux japa (por engrenagens);
- Embreagem: Original S-10/Blazer. Ela veio junto com o motor, então não sei afirmar com certeza a KM que estava. Mas aguentou apenas duas trilhas. Tive que mandar fazer de cerâmica. Agora parece que ficou melhor;
- Motor de arranque: original do motor, sem problemas até o momento;
- Suportes do motor/câmbio: vou ver se acho umas fotos e te mando. Senão, tiro no final de semana. Mas tudo feito sem mistérios... fácil de resolver. O único ajuste que fizemos nessa parte, foi uma pequena curvatura na palanca de marchas da caixa, que traz o câmbio bem para perto do motorista. Engatar a segunda marcha ficou ruim, então entortamos ela um pouco para a direita.
- Agregados: não foi preciso mudar nada, tudo original do motor. Ainda está sem o compressor do AC, pois tinha sido vendido separado do motor, mas não será problema. Ele fica posicionado do lado do motorista, que é onde tem mais espaço sobrando no cofre. O lado do carona, como pode notar na foto, tá complicado de espaço!
- Injeção: injeção programável, Hardware Car Aspro RF-4. A original preferimos nem tentar. Havia muitas dúvidas sobre precisar ou não do painel da Blazer, a chave com code, teríamos que adaptar o acelerador eletrônico (até tenho ele, mas teria que instalar). Enfim, preferimos ir pelo mais certo e fácil (a programável).
- TBI: trocamos o corpo pelo do 4.1 de Omega. Foi preciso fabricar apenas o suporte para o cabo (na foto do cofre dá pra ver);
- Erros/acertos: felizmente, pouca coisa deu errado. Se falar em relação apenas ao motor, eu diria até que nada, pois os problemas que tive até agora foram mais mecânicos (bomba da DH, embreagem, etc). Os outros problemas foram acertos de suspensão (shimmy, bumpsteer).
Isto se deu muito por termos optado sempre em ir pelo certo e não no duvidoso. Como no caso da injeção! Estávamos com dúvida sobre o radiador também... sobre qual usar. No fim, após avaliar, decidimos fabricar um sob medida com 3 linhas de refrigeração e bem maior que o original. Ele ocupa todo o espaço entre os dois lados do chassis (largura) e entre o trinco do capô e a parte inferior do chassis (altura). Com a ventoinha elétrica do Focus 2.0. Não teve erro! Quando chega em 90º a ventoinha liga e a temperatura baixa pra 82º em poucos segundos. No entanto, a temperatura sobe em dois toques também. Por isso acho que foi o maior acerto. Qualquer outro radiador não estaria dando conta.
Ainda sobre o radiador, foi o que deu o maior trabalho! Com o tamanho do motor, não sobrou espaço para ele mais a ventoinha. Tivemos que empurrar tudo mais pra frente, o que fez com que fosse necessário cortar a primeira travessa do chassis e fabricar outra, exatamente na extremidade do chassis. Conseguimos manter o condensador do AC original do Samurai, posicionado quase que encostando na grade plástica dianteira.
É isso aí! Ainda bem que era pra ser um resumo hein! haha
Flw!
marcusjal
05/06/2014, 14:33
Seguem algumas fotos da última trilha! Sujou um pouco!
Marcusjal,
Estou analisando as vantagens e desvantagens de um projeto como o seu, mais precisamente relativo aos eixos.
Em relação ao velho dilema do vão livre dos eixos Suzuki (devidamente reforçados) com pneus 33" comparados ao vão livre dos Dana 44 com pneus 35".
Você tem a medida do solo até o ponto mais baixo do diferencial na sua configuração para que possa fazer uma comparação?
Obrigado.
Rafael Maurici
Diogo Silveira
19/01/2017, 13:59
ae galera
algum já instalou motor ap no cambio de tracker diesel?
como ficou a adaptação e flange?
e o esquema da embreagem aproveitando o eixo piloto