PDA

Ver Versão Completa : Novato, sugestão para montar CJ

Rafa
18/10/2005, 13:28
Buenas, senhores...

Estou decidido a entrar no mundo 4x4, e preciso de umas sugestões de vocês. Já dei uma pesquisada no fórum antes e li algumas coisas interessantes.
Estou atrás de um CJ5, e como ele será meu único carro, preciso que ele seja um tanto econômico(na medida do possível) vi pelas mensagens que muita gente tem sugerido um tal de motor AP 1.8.
Que motor é esse?De que carro?Alguém saberia me dizer a média que se consegue fazer com um litro de álcool?
Na verdade dúvidas é o que não me faltam, mas isso vou solucionando aos poucos.

Ps1:Sou bem leigo quanto a assuntos mecânicos, por favor, desconsiderem possíveis 'cabaçadas'... :lol:

Ps2:Se alguém souber de algum CJ5 barato, pra eu reformar em SP ou região, pode me mandar um e-mail.

Grato.

Patton
18/10/2005, 13:33
ve direitinho pra que vc vai usar o Jeep, se eh so na cidade, passeio, trilha leve, media, pesada, pau pra toda oubra...

eh a primeira coisa que vc tem que fazer

Eu tenho um cj-5 como unico carro pois nao preciso de carro durante a semana, uso o motor bf161 original do jeep e nao troco por nada, estou bem satisfeito com o rendimento dele

Pretendo usar o jeep pra cidade aos finais de semana, passeios e trilhas medias, so esta faltando a trilha media mas logo estará resolvido

Rafa
18/10/2005, 13:38
Pretendo usar ele na cidade, não todos os dias, mas algumas vezes durante a semana. E também para passeios e viagens curtas.
E também para algumas trilhas leves e médias.
Como moro em SP e devido ao trânsito da cidade, o motor original creio que fica um tanto inviável, devido ao alto consumo.

jose neto
18/10/2005, 15:37
a m inha sugestão seria usar motor GM 4.1 da Silverado, juntamente com o cambio de 5 marchas , como o colega já disse .....vc precisa saber qual será a utilização da viatura.......eu utilizo o meu todos os dias......como gosto de motor grande, pra mim é o ideal......motor pra JEEP tem que bastante torque, caso contrário.....vira uma m.....ok!

Santoro
18/10/2005, 15:52
Jose , primeiramente , o tal motor ap , e o motor q ekipa os carros da volks , santana , gol , eu tenho um cj 5 , com motor de 4 cc e uso o carro no dia a dia , vou a faculdade saio etc , o consumo e um pouco alto , em torno de 6 km litro , mas estou pensando em botar gas , falaram ai encima botar o 4.1 , acho isso absurdo , se vc usa um motor desses no dia a dia compre o posto junto ... o ap seria uma boa opção , um 2.0 a alcool injetado entao ...

Rafa
18/10/2005, 16:41
É o que estou mais inclinado a comprar, um AP 2.0, álcool, injetado. O 4.1 vai consumir demais, e não é minha intenção colocar gás, creio que ficaria muito perigoso fazer trilha com um cilindro de gás daqueles.
Quanto a utilização, como estou começando agora no mundo 4x4, a utilização vai ser a maior parte do tempo na cidade e para passeios/viagens curtas. Como não conheço ninguém que faça trilha, creio que vou demorar um tempo até me enturmar e fazer algumas trilhas.

leopoldo
18/10/2005, 16:47
Compra um jeep 4 cil OHC de 1981-1983 e não faça nada além de poucos acessórios como pneus/rodas, guincho e gaiola.

qualquer coisa além disso é o início do fundo do poço sem fim

wilson ghetti
18/10/2005, 17:08
Boa tarde, eu possuo um cj5 pra trilhas, mas se vc for usa-lo em trilhas e dia-a-dia, porque não tenta um jpx(lógico, com um outro motor ja adaptado) e dependendo do valor que vc queira gastar, acho eu que é o melhor custo beneficio, entre no www.mercadolivre.com.br e vc verá um com motor ap turbo e mais importante já todo revisado e completinho, e o Jota manda bem nas trilhas...espero ter ajudado,

Abraços.....

Rafa
18/10/2005, 17:22

Hun, por que, exatamente?!?

Boa tarde, eu possuo um cj5 pra trilhas, mas se vc for usa-lo em trilhas e dia-a-dia, porque não tenta um jpx(lógico, com um outro motor ja adaptado) e dependendo do valor que vc queira gastar, acho eu que é o melhor custo beneficio

Hun, estou afim de um Willys mesmo.

Grato.

DougBRSP
18/10/2005, 17:49
Hun, por que, exatamente?!?

Clique no botão pesquisar e procure por "Já que" e verá que quando começar a modificar o bixinho vai ser um caminho sem volta e muitos $$$ depois ainda vai estar pensando nas próximas...

Rafa
18/10/2005, 17:56
Hun, certo.
Mas de qualquer forma, creio que isso é inevitável. É assim com a motoca, guitarra, computadores, creio que com o carro não será diferente.. :mrgreen:

tavio_g
18/10/2005, 17:57
Leopoldo, pq OHC de 81 a 83!???
que muda dos 79,78 com OHC!???

leopoldo
18/10/2005, 18:14
Quanto menos velho, melhor !

Teóricamente.

principalmente para quem nunca teve Jeep, não entende lhufas de mecanica e nem quer se comprometer.

Tem como diferença, por exemplo:
30 dentes nas estrias dos semi-eixos, Tem pedaleira flutuante, ......

Pagani
18/10/2005, 18:46
AE !!

Rafa seja bem vindo, mais um de SBC...
sugiro que vc pesquise mais antes de sair gastando as latinhas...

VC conhece o Poliesportivo aki em SBC, todas as tercas (mesmo com o frio), nos encontramos pra contar algumas mentiras....

Aparece por lá ai vc poderá conhecer a galera e pegar ao vivo as caracteristicas de cada viatura...

Vc já deu uma voltinha de Jeep?

[]'s

Alcione
18/10/2005, 20:04
Compra um jeep 4 cil OHC de 1981-1983 e não faça nada além de poucos acessórios como pneus/rodas, guincho e gaiola.

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Pura verdade, não quero nem fazer as contas de quanto este ano meu jipe já gastou este ano (motor novo, caixa nova, guincho, pneus, rodas escacapamento, elétrica, bancos, estribos, etc, etc, etc.........)

Só mexa no que realmente precisa - Quanto menos mexer melhor !!!!!

Dê preferencia ao basico do básico, SEGURANÇA E CONFIABILIDADE , mecânica, direção, suspensão, freios e pneus !!!!!

Abraços,

SmootH_
18/10/2005, 20:37
cara, primeiro compra um jeep e faz o mais basico, dai bota pneus e mais alguma coisinha e começa a faze as trilhas
e oq senti necessidade, ou estraga, etc, põe no jeep
faz frequentemente uma revisão geral no jipe, e toda manutenção necessaria
assim tu vai pode confia um pouco mais no teu jeep, e anda mais tranquilo, pois vai se muito mais dificil ele estraga
nao te afoba, começa do basico, quase original, e vai arrumando oq senti necessidade
abração!

Rafa
18/10/2005, 20:54
AE !!

Rafa seja bem vindo, mais um de SBC...
sugiro que vc pesquise mais antes de sair gastando as latinhas...

VC conhece o Poliesportivo aki em SBC, todas as tercas (mesmo com o frio), nos encontramos pra contar algumas mentiras....

Aparece por lá ai vc poderá conhecer a galera e pegar ao vivo as caracteristicas de cada viatura...

Vc já deu uma voltinha de Jeep?

[]'s

Opa, valeus Pagani.
Acabei de passar lá no Poli(umas 20:00), passei de moto lá, dei uma volta no estacionamento, mas só tinha uma meia dúzia de Niva(creio que por causa da chuva). Aí eu nem parei.
Mas terça que vem, caso o tempo esteja melhor eu vou de novo, com certeza.
Eu já andei de Jeep sim, mas fazem alguns bons 10 anos, nada que eu me recorde...hehe

Grato as outras sugestões também.

Thiago Rodeghel
19/10/2005, 01:15
Fala ae Rafa

A turma de SBC tá crescendo :D , com o Pagani foi assim tbm, comigo, aí o pessoal foi tudo se conhecendo :concordo:

A gente tava lá sim hj, escondidos na barraca. Tinha mais o Beto, o Edu Velo, o Helio e o Helio Jr e eu.

Com certeza a chuva q rolou hj acabou afastando a galera, mas normalmente tem uns 40 jipes em média por lá :pensativo: Agora um pouco mais pq a galera de Sampa naum tem mais Ibira, aí vem alguns pra cá.

[s]

Thiago Rodeghel
19/10/2005, 01:20

Caramba Leopoldo :lol: :lol: :lol:

Naum precisava animar tanto assim ele :parede: :parede: :parede:

depois com o tempo ele vai saber$$$ :concordo:

[s]

Rafa
19/10/2005, 08:24
Deixa eu abusar da boa vontade de vocês...hehe
Haveria alguém de Porto Alegre por aqui?!?

Otávio Luiz
19/10/2005, 10:53
Rafa,
Como já te disseram, veja bem qual o uso da viatura.
Se você for usar a maior parte do tempo no asfalto, e eventualmente p/ passeios e trilhas leves, talvez fosse melhor você rever seus conceitos, e procurar outro jipe. Para este tipo de uso, na minha opinião, seria melhor um Suzuki Samurai ou Vitara.
Eu tenho um CJ6 que utilizo no dia-a-dia. Está SPOAdo (com a suspensão beeeem alta) pneu frontiera (que faz um barulhão e aumenta o consumo de gasolina), etc... mas foi minha escolha, pois gosto de trilhas pesadas.
Na cidade ele bebe mais que o dono :mrgreen: , é duro, barulhento, não se pode deixar nada dentro, você sempre vai ficar cheirando gasolina e fumaça, etc...
Já tive um Niva, pois quando iniciei no mundo 4x4 queria uma viatura p/ a cidade e passeios/trilhas leves... com o tempo comecei a gostar mais e mais de trilhas, e por isso optei pelo CJ. Troquei o conforto do Niva (fechado, suspensão mais macia) pela robustez do Willys.
Ande no maior número de jipes que puder, Niva, CJ, Samurai, Vitara, JPX, Engesa, etc... assim você pode comparar e escolher qual é o melhor pra você.
Como dizem por aqui, não tem almoço grátis, jipe bom pra trilha não é bom pra asfalto, e vice-versa... se você conseguir um avisa a galera que vai ter um monte de gente querendo um!!! :lol: