Ver Versão Completa : Samurai - marcha lenta irregular
Meu samuca ta com a marcha lenta baixa.
Ela fica na faixa de 400/500 rpm.
Ja regulei ali no parafuso da borboleta e resolve no dia depois volta a ficar baixa.
Luz check engine não acusa nada.
Isso é normal?
Marvin_CPS
11/07/2013, 23:14
Nava, a faixa de baixa pro samuca é proximo a 800rpm, não abaixo disso.
Essa semana estava com um problema parecido com o seu, porém um pouco oposto. Esses dias meu samurai apresentou problema de oscilação na lenta, porém com rpm em alta, variando de 1000 a 2000 rpm repentinamente.... Na busca por algumas ajudas encontrei mais infos para problemas com marcha lenta que com oscilação em alta, e os indicados foram o seguinte:
- Entupimento de bico ou cano de alimentação do mesmo,
- Entupimento ou rompimento de algum canister de borracha (caso do meu, tinha um canister de feltro quebrado... Era um canister que se liga numa peça cilindrica que fica logo na frente da TBI - não sei o nome dessa peça mas deve ser algum regulador);
- Mal funcionamento da MAP (pode ser trocada pela de UNO/Premio 3 fios, porém o esquema de ligação é diferente);
- Mal funcionamento da IAC (uma valvulinha azul que fica próximo ao radiador porém fixada numa aste no motor. Tem uma canister que sai da caixa do filtro de ar para essa peça);
Caso nenhuma das opções acima funcione, caso seja somente regulagem veja se a TPS (sensor da borboleta) não esta com problemas de mal contato.
Ainda, se não resolver tem um parafuso na TBI que controla o fluxo da agua quente nessa região. Uma vez tive que regular junto a uma amigo mecanico a rotação em baixa do meu samuca nesse parafuso... Ele fica meio escondido. Se olhar a TBI de frente, verá no canto esquerdo dela um furo com um parafuso dentro, foi nele que ajustamos!
Espero que ajude as dicas...
Abs
Marvin, outra coisa que notei é uma breve hesitação de acelerar logo que se pisa no acelerador numa saida de semaforo por ex.
Vc pisa ele não dá retorno, tipo uma engasdada e depois vai...em retomada nao faz esse efeito. Só na saida.
Eu mexi no ajuste do cabo do acelerador e na hora ficou ok a lenta mas parace que a injeção corrige e abaixa novamente.
Quando eu to em alta e piso na embreagem por ex caido o giro todo, ele vai quase a zero, chega a dar sinal que apagou e depois volta na lenta, 500rpm.
Rainer 89
15/07/2013, 00:51
Pode ser a TBI Suja... Tem uns Videos no YouTube que ensinam como limpar a TBI de alguns carros nacionais, o procedimento pros suzukis é parecido.
Paulo_CW
15/07/2013, 09:12
Quando eu to em alta e piso na embreagem por ex caido o giro todo, ele vai quase a zero, chega a dar sinal que apagou e depois volta na lenta, 500rpm.
Sintoma de problema no sensor de rotação.............
Marvin_CPS
15/07/2013, 13:45
Nava,
Pensei que meu problema tinha resolvido, mas fiquei com um proximo ao seu....
Agora meu samurai tah apresentando os sintomas:
- Hora ele fica acelerado próximo a 2000rpm msm o motor estando quente;
- Hora qdo vc ta andando e solta a marcha, a rotação cai a 500rpm ou menos;
- Hora não apresenta nda!
Acho que realmente pode ser a TBI entupida com alguma coisa!
"Vc pisa ele não dá retorno, tipo uma engasdada e depois vai...em retomada nao faz esse efeito. Só na saida."
O meu tb ta apresentando o msm sintoma na saida... Por esse motivo acho mais ainda que tenha entrada alguma sujeira na TBI qdo arrebentou a mangueira que era aquela de pano.... :(
"Eu mexi no ajuste do cabo do acelerador e na hora ficou ok a lenta mas parace que a injeção corrige e abaixa novamente."
Tb fiz a msm coisa e não tive exito... Pode ser q a injeção corrija msm a rotação!
Vou analisar melhor o meu...
Nao tive tempo de ver nada ainda...
chuvinho4x4
17/07/2013, 22:01
meu samurai esta com problemas na marcha lenta a meses e tb nao consigo dar uma soluçao...vou acompanhando o topico...qualquer novidade posto para vcs...
gustavo 4x4
21/07/2013, 15:05
Pessoal!
nossos samurais, sao com injeçao, entanto a lenta só é regulavel pelo modulo de injeçao.
tambem aconselho a passarem ele no Scanner, ai pode se ter todo o controle do sistema.
podem haver varios casos, como problema no corpo da borboleta é um bem tipico. deve abrir e averiguar.
tambem, o meu oscilava a rotaçao loucamente quando parado ligado, sozinho. Entao tirei o sensor MAP, limpei, passei um limpa contato e ok, parou. (deve ter entrado areia ou oxidado, algo parecido)
dou uma dica a todos voces fazerem, bem simples, que é, Reiniciar o Modulo:
-desconecte os cabos da bateria
-toque um no outro, positivo contra negativo ( isso irá tirar a carga deles)
-e deixe jogado, ( desconectado ainda) por no minimo 1 hora.
-depois conecte novamente os cabos
-entre no carro, ligue a chave igniçao até os primeiros estagios, ( sem tocar arranque), OBSERVEM ouvir um baixo barulinho da ingeçao, deixe passar o barulinho, e desligue a chave denovo (REPITAM ISSO 6 (seis) VEZES)
- e na setima vez toquem arranque.
pronto, esta reiniciado o modulo.
abraço
Marvin_CPS
22/07/2013, 09:12
Fala Gustavo,
Realmente o modulo controla a injeção, porém existem alguns ajustes fora do modulo que são mecânicos!
Exemplo a regulagem do Throttle Opener (aceleração do motor qdo a frio ate esquentar), a entrada de ar quente na TBI (que no caso regula a aceleração em marcha lenta qdo se esta rodando, etc.).
O reset da ECM é uma boa tb, mas não é necessário deixar o carro desligado da bateria 1h.... Basta alguns minutos e tudo da certo do msm jeito...
Nava,
Eu consegui ajustar meu samuca esse fds!
Aqueles sintomas de falta de rpm qdo sem marcha com o carro andando e engasgada na saida melhoraram.... Ainda existe algumas engasgadas na saida mas qdo estou fazendo prova de morro... Mas ai eu acho que conta o peso do carro+pneus grandes e alguma sujeira pela TBI.
A regulagem foi feita no parafuso da TBI que controla o fluxo de ar quente. Falei dele mais pra cima no post #2, mas çá saiu como se fosse de água, rs.s... Se quiser tiro uma foto pra achar o mesmo...
Foi so abrir um pouco mais o parafuso que a rotação ficou na casa do 800/900rpm qdo tiro a marcha do carro em deslocamento! Antes caia abaixo dos 400rpm como no seu caso.
Tb ajustei o Throttle Opener.... Ajudou bem....
Se precisar - Vitara Cabrito (http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/Throttle%20Opener.htm)
Abs
Então, o meu check engine acusa erro 44, valvula de marcha lenta aberta....agora o manual mostra uma foto que não é de samurai 95...o meu é diferente, ou foi mudado e nao tem como eu saber que valvula é.
Eu achei um par de valvulas ali na frente do motor e testei uma ok, outra aberta. Peguei o par de valvulas do vitara e coloquei la, nao mudou nada, continua o erro.
Como fazer?
Marvin_CPS
23/07/2013, 16:25
Nava,
O meu samuca deu problema exatamente na mangueira (uma de pano trançado no meu caso) que entra nesse regulador de pressão da marcha lenta.
Achei um manual interessante aqui nos meus arquivos.
A regulagem que tinha falado era no parafuso de ajuste da marcha lenta (Idle Speed Adjusting Screw).
Procure na página 6 do manual que vc verá onde fica.
Tem varias outras regulagens do motor do samuca nesse manual!
Achei ai no sul uma loja que vende esse regulador - REGULADOR PRESSÃO SUZUKI VITARA 1.6 8V/ JYMNY 1.3/ SAMURAI 1.3 8 - ::. Net Injection .:: (http://www.netinjection.com.br/loja/regulador-presso-regulador-presso-suzuki-vitara-jymny-samurai-p-1133.html)
O meu ta redondo agora... So com algumas falhas em provas de moro, como disse....
Se bem q não passei Check-Engenir no meu samuca... Vou dar uma olhada pra ver se ele não acusa mais nada além do que estou achando!
Abs,
Marvin, não é regulador...é solenoide aberta....achei 5 solenoides...só não sei qual é a atuadora da marcha lenta e e se depois de trocar tem de resetar a cpu, ou ja rsolve o check engine...qual o procediemnto?
Marvin_CPS
25/07/2013, 17:40
Nava,
não sei ao certo, mas acho que o melhor caminho seria resetar a central....
Abs
Fotos das solenoides...423389423390
chuvinho4x4
26/07/2013, 22:19
Na foto da esquerda, tem uma solenoide na esquerda que esta sozinha, essa é a valvula IAT, ela é quem auxilia a marcha lenta...as outras duas que estao na mesma foto, uma delas, se nao me engano a azul faz o rotaçao subir quando o motor esta frio e a marron controla a EGR (recirculaçao dos gases do escape).....na foto da direita, a solenoide redonda um poko maior, faz subir a rotaçao quando se liga o AC....qualquer duvida...estou a disposiçao...vlw
Testei as bobinas da IAT, ok. A azul ta aberta e a vermelha ok.
A rotação a frio táok, sobe e conforme aquece abaixa até ficar na lenta.
Troquei as azul/vermelha e não mudou nada, nem o sinal do check engine...não sei se tem de resetar a central apos trocar a peça...acho q nao.
Continua o problema. Grato pela ajuda.
gustavo 4x4
29/07/2013, 12:10
Testei as bobinas da IAT, ok. A azul ta aberta e a vermelha ok.
A rotação a frio táok, sobe e conforme aquece abaixa até ficar na lenta.
Troquei as azul/vermelha e não mudou nada, nem o sinal do check engine...não sei se tem de resetar a central apos trocar a peça...acho q nao.
Continua o problema. Grato pela ajuda.
Nava
como voce fez para testar as bobinas da IAT ?
Tirei o conector e medi com multimetro a continuidade.
O check engine diz que é bobina aberta do atuador de marcha lenta...
chuvinho4x4
05/08/2013, 23:23
depois de quebra a cabeça, consegui resolver o problema na marcha lenta do meu samurai...consegui com o mecanico amigo meu uma admissao completa d um samurai que ele esta fazendo o motor...ai comecei com o testes, trocando um por um os sensores da injeçao, depois foi o modulo, map, tps, bico injetor, sensor de temperatura da agua e ar, iat e as duas outras solenoides...e nada de resolver...ai troquei a tbi, e a marcha lenta voltou ao normal...comparando as duas tbi, percebi que a minha tinha folga no eixo da borboleta, e conversando com o mecanico ele comentou que essa folga podia estar deixando entrar ar demais, fazendo vacuo baixo no coletor...esse vacuo é lido pelo map, que mandava injetar mais combustivel, fazendo com que a lenta ficasse oscilando....vlw
Eu apertei mais o parafuso da lenta com o motor quente, 900rpm.
Mas parece que a injeção teima em jogar a rpm pra baixo...melhorou mas nao resolveu.
Queria saber qual sensor estragou...
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