PDA

Ver Versão Completa : Hilux SR5 Trepidação ao desligar



EduQxQ
11/07/2013, 08:09
Bom dia Pessoal,

Observo que a camionete trepida muito no instante quando é desligado o motor(2.8 diesel).
O mecanico disse que a causa pode ser os calços do motor.
Sabem se este comportamento é normal ou é um defeito?
Agradeço as dicas de voces.

Um abraço,
Edu

jorge.duarte
11/07/2013, 09:35
Geralmente calço também trepida quando liga.

HERICK
11/07/2013, 09:44
Bom dia Pessoal,

Observo que a camionete trepida muito no instante quando é desligado o motor(2.8 diesel).
O mecanico disse que a causa pode ser os calços do motor.
Sabem se este comportamento é normal ou é um defeito?
Agradeço as dicas de voces.

Um abraço,
Edu
Edu a tua Hilux tá com quantos KM? a minha ex Hilux também tinha esse sintoma de trepidação ao ser desligado o motor, aproveitei e troquei também os calços da caixa de marcha, também pudera com mais de 350.000kms rodados e ainda eram originais, realmente depois que fiz a troca a trepidação forte reduziu e a da alavanca de marchas idem, boa sorte!

EduQxQ
11/07/2013, 10:25
Olá Herick,
Está com 230K. Me parece muito intensa também a vibração na marcha lenta(ponto morto). Jorge, ao ligar o motor a vibração não acontece.
Obrigado pelos comentários.

Um abraço, Edu

Freitag
11/07/2013, 10:48
Amigo, a minha também trepida somente ao desligar. Dê uma analisada nos calços e verifique se estão sem qualquer anomalia. Vai fazer 200.000km. Se estiverem ok, não vejo necessidade de substituição. []s

HERICK
11/07/2013, 10:48
Olá Herick,
Está com 230K. Me parece muito intensa também a vibração na marcha lenta(ponto morto). Jorge, ao ligar o motor a vibração não acontece.
Obrigado pelos comentários.

Um abraço, Edu

Já verificou se tem algum calço estourado? Se não pode ser que o calço esteja cansado mesmo e pelos km tá na hora da troca é um serviço simples, e os calços tanto do motor quanto caixa não são caros, ok!

EduQxQ
03/08/2013, 15:04
Edu a tua Hilux tá com quantos KM? a minha ex Hilux também tinha esse sintoma de trepidação ao ser desligado o motor, aproveitei e troquei também os calços da caixa de marcha, também pudera com mais de 350.000kms rodados e ainda eram originais, realmente depois que fiz a troca a trepidação forte reduziu e a da alavanca de marchas idem, boa sorte!

Boa tarde pessoal, após as dicas, comprei junto com os amortecedores os 3 calços na América. O resultado foi muito bom, diminuindo a vibração ao ligar, desligar e da marcha lenta. Agradeço a ajuda de todos. Segue um vídeo comparando as duas situações. Um abraço Edu. Hilux SR5 2.8 4x4 troca dos Coxins - YouTube (http://youtu.be/UT8B4l46RkY)

sandro_ventania
03/08/2013, 17:14
Edu,

Pelo video para que está a mesma coisa...mas com coxins novos certamente melhora mesmo.
Mas pelo video deu pra ver a causa da vibração...sua lenta está muito lenta...he he he.
Aqui se eu deixar na mesma rotação da sua vibra tudo, chega dar nervoso...então eu regulo a lenta para ficar por volta de 850 a 900 rpm...aí o motor fica sereninho.
Agora quando desliga sempre dá essa sacudida mesmo...eu já me acostumei.

por curiosidade, quanto pagou pelos coxins novos?

dorderf
03/08/2013, 17:46
Edu,

Pelo video para que está a mesma coisa...mas com coxins novos certamente melhora mesmo.
Mas pelo video deu pra ver a causa da vibração...sua lenta está muito lenta...he he he.
Aqui se eu deixar na mesma rotação da sua vibra tudo, chega dar nervoso...então eu regulo a lenta para ficar por volta de 850 a 900 rpm...aí o motor fica sereninho.
Agora quando desliga sempre dá essa sacudida mesmo...eu já me acostumei.

por curiosidade, quanto pagou pelos coxins novos?

Poxa, eu tava com vergonha de falar, mas pra mim tb ficou a mesma coisa...

EduQxQ
03/08/2013, 19:41
Edu,

Pelo video para que está a mesma coisa...mas com coxins novos certamente melhora mesmo.
Mas pelo video deu pra ver a causa da vibração...sua lenta está muito lenta...he he he.
Aqui se eu deixar na mesma rotação da sua vibra tudo, chega dar nervoso...então eu regulo a lenta para ficar por volta de 850 a 900 rpm...aí o motor fica sereninho.
Agora quando desliga sempre dá essa sacudida mesmo...eu já me acostumei.

por curiosidade, quanto pagou pelos coxins novos?
Olá pessoal, concordo com vocês, no vídeo é muito pequena a diferença, mas na prática ficou muito melhor. Para terem uma idéia, o banco do carona ficava trepidando direto na marcha lenta, e agora fica paradão. Eu pensei também em elevar a lenta, mas como enfrento muito engarrafamento achei que iria aumentar o consumo também. Então mantenho a lenta em 750. O valor dos calços foi 30 rurais cada um do motor e 60 o da caixa, na América. Um abraço, Edu

Mantiqueira
03/08/2013, 20:29
Olá pessoal, concordo com vocês, no vídeo é muito pequena a diferença, mas na prática ficou muito melhor. Para terem uma idéia, o banco do carona ficava trepidando direto na marcha lenta, e agora fica paradão. Eu pensei também em elevar a lenta, mas como enfrento muito engarrafamento achei que iria aumentar o consumo também. Então mantenho a lenta em 750. O valor dos calços foi 30 rurais cada um do motor e 60 o da caixa, na América. Um abraço, Edu
Edu, são originais?

EduQxQ
03/08/2013, 22:00
Edu, são originais?
Olá Mantiqueira, são japoneses, mas não originais. []s Edu

HERICK
03/08/2013, 22:05
Olá pessoal, concordo com vocês, no vídeo é muito pequena a diferença, mas na prática ficou muito melhor. Para terem uma idéia, o banco do carona ficava trepidando direto na marcha lenta, e agora fica paradão. Eu pensei também em elevar a lenta, mas como enfrento muito engarrafamento achei que iria aumentar o consumo também. Então mantenho a lenta em 750. O valor dos calços foi 30 rurais cada um do motor e 60 o da caixa, na América. Um abraço, Edu
Edu mais uma vez contribuíndo e muito pros amigos foristas, Parabéns meu amigo, a diferença é enorme, pequenos detalhes fazem grande diferença, um forte abraço.

sandro_ventania
03/08/2013, 23:06
Olá pessoal, concordo com vocês, no vídeo é muito pequena a diferença, mas na prática ficou muito melhor. Para terem uma idéia, o banco do carona ficava trepidando direto na marcha lenta, e agora fica paradão. Eu pensei também em elevar a lenta, mas como enfrento muito engarrafamento achei que iria aumentar o consumo também. Então mantenho a lenta em 750. O valor dos calços foi 30 rurais cada um do motor e 60 o da caixa, na América. Um abraço, Edu


A diferença no consumo é completamente imperceptivel...faça um teste e comprove. A minha faz quase 11km/L.
Pra trocar os calços tem que soltar o motor ou dá pra trocar com ele no lugar...dá pra fazer isso em casa mesmo?

EduQxQ
05/08/2013, 09:08
A diferença no consumo é completamente imperceptivel...faça um teste e comprove. A minha faz quase 11km/L.
Pra trocar os calços tem que soltar o motor ou dá pra trocar com ele no lugar...dá pra fazer isso em casa mesmo?
Bom dia Sandro,
Eu não quis arriscar a fazer em casa, pois não tenho ferramentas pesadas e experiência. O motor precisa ser erguido, liberando espaço para soltar os calços. O mecanico que fez para mim, a praia dele não é camionete, disse ter passado trabalho para liberar o espaço e retirar os calços antigos. O da caixa segundo ele foi pior. Mas se o cara tem infra em casa, experiência e conhecimento pode encarar o desafio. Valeu a dica da RPM, vou testar.

Um abraço,
Edu

jorge.duarte
05/08/2013, 14:51
Olá pessoal, concordo com vocês, no vídeo é muito pequena a diferença, mas na prática ficou muito melhor. Para terem uma idéia, o banco do carona ficava trepidando direto na marcha lenta, e agora fica paradão. Eu pensei também em elevar a lenta, mas como enfrento muito engarrafamento achei que iria aumentar o consumo também. Então mantenho a lenta em 750. O valor dos calços foi 30 rurais cada um do motor e 60 o da caixa, na América. Um abraço, Edu
Edu,
O problema de deixar a RPM muito baixo é que prejudica a lubrificação, se tivesse um manômetro de óleo iria ver a diferença. Sugiro subir a RPM, pois o consumo não irá alterar, faça o teste.

Abs

sandro_ventania
05/08/2013, 16:12
Edu,
O problema de deixar a RPM muito baixo é que prejudica a lubrificação, se tivesse um manômetro de óleo iria ver a diferença. Sugiro subir a RPM, pois o consumo não irá alterar, faça o teste.

Abs

Ainda tem mais essa, verdade!
Pelo video Edu sua RPM está por volta de 650...bastante baixa.
Acho que era o Guilherme que deixava em 1.000rpm justamente por causa da trepidação. Não precisa disso tudo, basta ir ajustando até sentir que ficou confortavel.

Freitag
05/08/2013, 22:25
Edu,
O problema de deixar a RPM muito baixo é que prejudica a lubrificação, se tivesse um manômetro de óleo iria ver a diferença. Sugiro subir a RPM, pois o consumo não irá alterar, faça o teste.

Abs

Jorge achei muito interessante essa questão da lubrificação que citou. Irei aumentar o RPM da minha que também fica muito baixo, em torno de 600. Colocarei 750 RPM cf. recomenda o manual.

jorge.duarte
05/08/2013, 22:58
Na minha sempre usava um pouco abaixo do 1 (1000), fica mais serena e não faz diferença alguma no consumo.

Abs

guilhermeabreu
05/08/2013, 23:28
Ainda tem mais essa, verdade!
Pelo video Edu sua RPM está por volta de 650...bastante baixa.
Acho que era o Guilherme que deixava em 1.000rpm justamente por causa da trepidação. Não precisa disso tudo, basta ir ajustando até sentir que ficou confortavel.

SANDRO_VENTANIA

Sim era eu mesmo , no meu caso era QUASE 1000rpm , eu não regulava pela RPM eu regulava pela serenidade de funcionamento em marcha lenta , e depois de regulada olhava a rpm e achava um pouco alta pq o manual mandava deixar um pouco mais baixa e entre seguir o manual e a minha sensibilidade fui pela minha sensibilidade que via o motor funcionar mais sereno em marcha lenta com rpm próximo de 1000 e nunca liguei pra consumo , e com esta ressalva ainda do JORGE.DUARTE que realmente em transito lento de vai , para vai para , com baixo giro lubrifica mal , daí é mais um problema .

Abraço

ThgVieceli
06/08/2013, 10:52
buenas pessoal aproveitando que estao falando de RPM, a minha fica bem baixa perto do que vcs estao falando fica um pouco acima dos 500 deve ficar nuns 600, 650 e nao sinto vibraçao na VTR, mas quando ligo e desligo sim, dá aquele tranco. Já tentei aumentar a RPM mas dá impressao que o motor fica muito acelerado

FlávioLS
26/12/2022, 16:02
Bom dia Pessoal,

Observo que a camionete trepida muito no instante quando é desligado o motor(2.8 diesel).
O mecanico disse que a causa pode ser os calços do motor.
Sabem se este comportamento é normal ou é um defeito?
Agradeço as dicas de voces.

Um abraço,
Edu


Fala galera!
A minha começou com isso tb.
A causa é a válvula que ajuda a abafar o motor para desligar mais rápido. Trabalha utilizando o vácuo do motor, e por algum motivo não está funcionando.
No meu caso era uma das mangueirinhas com um corte na extremidade. Cortei a pontinha danificada e reconectei.
Problema resolvido.