Conectar

Ver Versão Completa : Cardã dianteiro com folga - Defender 90

Waldmartins
10/07/2013, 19:44
Galera,

odeio me tornar um "criador" de tópicos, mas estou no "meio do mato" e aqui ainda tenho um longo caminho de volta a casa e não queria ficar pelo caminho.

Bom, eu li algumas coisas no forum mas não consegui chegar a uma conclusão.

Minha VTR na hora que arranco ou quando passo marcha, dá um barulho (tipo um tranco). Eu entrei embaixo do carro e vi que o cardã traseiro é firme (não gira) mas o cardã dianteiro gira um pouco (algo em torno de 1/5 ou 1/6 da volta dele) com o carro desengrenado.

Isso é normal? É isso que causa do barulho/tranco?

Detalhe que sempre tento passar as marchas com suavidade, tirando o pé da embreagem bem devagar...

Abs

Wald

Luciano Valois
10/07/2013, 19:56
Pequena folga é normal.
Eu partiria para o ball joint (pivô) da barra a no eixo traseiro, tem muita coisa no fórum sobre isso.
Quando esse pivô tá com folga gera esses trancos.

Waldmartins
10/07/2013, 20:04
Pequena folga é normal.
Eu partiria para o ball joint (pivô) da barra a no eixo traseiro, tem muita coisa no fórum sobre isso.
Quando esse pivô tá com folga gera esses trancos.

O meu pivô tá bom...pelo menos o mecanico testou tem umas tres semanas. Mas o pivô iria gerar esse barulho de tranco na hora de passar as marchas? :pensativo:

Luciano Valois
10/07/2013, 20:09
uma pequena folga nesse pivô já gera tranco. Ele é novo, quanto tempo tem de Km???
eu aposto nesse pivô, é difícil ver a folga com ele no local, preso na suspensão.

Alexandre Tietsche
10/07/2013, 20:57
Cara, ao que me parece todas dão um certo tranco, ao menos to com duas aqui em casa e ambas dão uma mais outra menos. Pelo que já li aqui tem várias causas: Semi-eixo e ball joint as mais comuns.

Só soltar a embreagem com mais calma que o tranco some.
Esses dias emprestei o carro pro meu sogro e meu Deus..ouvia o tranco na garagem...

Defender é meio igual escova de dente, não se empresta..rs

SergioMedeiros
10/07/2013, 23:02
Folga de 1/8 aproximadamente é normal sim.... já conversei com dois mecanicos de Land e ambos deram risada quando comentei, pois parece ser a dúvida de muita gente. O susto é grande, pois 1/8 de volta é bastante coisa...
O teu traseiro deve ter também. Se não girou nem um pouco é pq devia estar com o freio de mão puxado, não?
Problema grave no cardan é folga para cima e para baixo, não no sentido do giro.

CGAUER
10/07/2013, 23:03
Me roubou a palavra!

Defender é meio igual escova de dente, não se empresta..rs

Waldmartins
11/07/2013, 01:02
Me roubou a palavra!

:chorandoderir:Eh bem isso... estou sofrendo e adiando as aulas de direcao em Defender para minha namorada! Ela sabe dirigir, mas "conduzir essa viatura" eh bem diferente do que dirigir um Classic...rsrs

Mas pelo menos ela tem o carro dela e eu vou ensina-la para casos de emergencia em viagens longas...(que ela nao leia isso aqui...:rolleyes:)

Waldmartins
11/07/2013, 01:04
Folga de 1/8 aproximadamente é normal sim.... já conversei com dois mecanicos de Land e ambos deram risada quando comentei, pois parece ser a dúvida de muita gente. O susto é grande, pois 1/8 de volta é bastante coisa...
O teu traseiro deve ter também. Se não girou nem um pouco é pq devia estar com o freio de mão puxado, não?
Problema grave no cardan é folga para cima e para baixo, não no sentido do giro.

Foi bem isso Sergio...o freio de mao tava puxado mesmo (esqueci desse detalhe). Vou ver se tem essa folga de cima pra baixo...

Abs

Wald

carlosth
11/07/2013, 20:06
Foi bem isso Sergio...o freio de mao tava puxado mesmo (esqueci desse detalhe). Vou ver se tem essa folga de cima pra baixo...

Abs

Wald

Wald,

Meu 110 tem a mesma folga (1/8 mais ou menos pois é dificil calcular isso) e faz os mesmos trancos... Na próxima troca de buchas vou providenciar a troca do ball joint, inclusive já até comprei a peça e as duas buchas da barra A. Isso pra ver se resolve ou minimiza esse trancos.

Qto ao cardãn, quando estou em velocidade cruzeiro (90/100kmh) e deixo o pé a "meia bomba" no acelerador ou coloco em ponto morto numa descida mantendo a velicidade, sinto um rangido tipo tremendo tudo no meio. O Helio disse que provavelmetente é cardãn dianteiro empenado. Está na lista pra mexer na próxima manutenção. Mesmo pq não me incomoda mto e ele disse que posso rodar tranquilo.

Vou ver isso com calma.

Djalma Inoue
11/07/2013, 22:07
A minha só eu dirijo sou possessivo até quando levo no lava jato eu que coloco na rampa.

Me roubou a palavra!

Waldmartins
12/07/2013, 00:29
Wald,

Meu 110 tem a mesma folga (1/8 mais ou menos pois é dificil calcular isso) e faz os mesmos trancos... Na próxima troca de buchas vou providenciar a troca do ball joint, inclusive já até comprei a peça e as duas buchas da barra A. Isso pra ver se resolve ou minimiza esse trancos.

Qto ao cardãn, quando estou em velocidade cruzeiro (90/100kmh) e deixo o pé a "meia bomba" no acelerador ou coloco em ponto morto numa descida mantendo a velicidade, sinto um rangido tipo tremendo tudo no meio. O Helio disse que provavelmetente é cardãn dianteiro empenado. Está na lista pra mexer na próxima manutenção. Mesmo pq não me incomoda mto e ele disse que posso rodar tranquilo.

Vou ver isso com calma.

Pois é Carlos,

eh mais ou menos isso que acontece com a minha VTR tb! Vou comprar essas peças pra trocar tb.

Vc importou ou comprou em alguma loja?

Abs

Wald

carlosth
12/07/2013, 15:40
Pois é Carlos,

eh mais ou menos isso que acontece com a minha VTR tb! Vou comprar essas peças pra trocar tb.

Vc importou ou comprou em alguma loja?

Abs

Wald

Opa!

Comprei pelo telefone com o Cristiano na Tor Off Road

http://www.toroffroad.com.br/

Liguei lá fazendo um orçamento somente, fiz o cadastro e nem disse que queria. Era uma compra "pro futuro". Dois dias depois a peça estava chegando em minha casa... hehehehehe ainda bem que foi o lugar mais barato.
Tive que ir no banco e fazer o depósito...

Mas fui muito bem atendido e ainda por cima postaram as peças sem o meu pagamento. Imagina se não pagasse... rsrsrs

Mas pode ir tranquilo...

Abrasss

Waldmartins
15/07/2013, 18:18
Wald,

Vou ver isso com calma.

Galera,

essa é a folga do meu cardã dianteiro. É muito?

http://www.youtube.com/watch?v=Ep118QjhyG8&feature=youtu.be

Hugo4x4
15/07/2013, 19:18
O cardan está sem folga.

lucar
15/07/2013, 21:44
Pode parecer besteira o que vou falar aqui, mas olha se o cabo do acelerador não esta com folga... o mesmo deve ser regulado bem justo, sem acelerar o veiculo (lógico), mas não deve ter folga alguma. Certa vez fiquei encanado com estes trancos quando minha esposa estava pilotando a D110 (Afinal em dias de bebedeira ela quem salva!) e pesquisei, desmontei testei o que podia... até que percebi uma pequena folga no pedal do acelerador. Foi ia na bomba de diesel e ajustar (igual cabo de freio de bicicleta, não tem erro) hora que começar a acelerar para e volta um pouquinho.... agora nem ela dirigindo da tranco.
Olhei desde tulipas, semi-eixos, cardã, o próprio diferencial com o eixo suspenso e tudo estava de acordo.... o cardã tem sim uma folga, semi eixos traseiros (d110) também pois não são rígidos... o ball joint estava novo. inclusive as 2 buchas que vão nos braços.... só resolvi regulando o cabo do acelerador.

SergioMedeiros
15/07/2013, 21:54
Galera,

essa é a folga do meu cardã dianteiro. É muito?

http://www.youtube.com/watch?v=Ep118QjhyG8&feature=youtu.be

Wald, faça as contas... isso é exatamente 1/8 de volta. Normal!

Waldmartins
15/07/2013, 22:25
Putz...agora fiquei mais tranquilo...tava achando que ia ter que mexer no satélite! :shock:

Agora quanto ao tranco, o Lucar falou algo que não descrevi e que pode ser isso (ou pode ser que ainda não aprendi a dirigir a VTR direito :angel:). As vezes estou acelerando de segunda e antes de chegar a rotação para colocar a terceira, por algum motivo eu tenho que desacelerar um pouquinho e depois voltar a acelerar. Quando volto a acelerar, se o faço de imediato, a vtr fica "sambando" (tipo como se eu tivesse pisando e tirando o pé do acelerador). Aí tenho que tirar o pé e acelerar de novo devagar ou pisar na embreagem.

Fica parecendo aquelas arrancadas de quando a gente tá aprendendo a dirigir. Isso acontece muito numa passagem de pedestre elevada que tem aqui perto de casa... :pensativo: Eu fazia isso direto no meu carro anterior (tipo, tirar o pé pra passar na "lombada" e logo depois da inércia ter feito o serviço eu acelerava...mas não tá funcionando na VTR...

É normal isso?

Abs

Wald

lucar
15/07/2013, 22:34
Quando for andar de novo, observe o pedal do acelerador...pega com a mão e mexe ele... não deve mexer nada. se ele levantar um pouco ou descer um pouco vai na bomba e regula o cabo. Essa desaceleração seguida desse jogo pode ser folga neste cabo. pois quando tira o pé ainda tem certo curso no cabo e o mesmo ocorre quando vai acelerar....

Só se atente a fazer a regulagem com veiculo quente (marcha lenta estável) para não deixar ele acelerado e nem com folga. É simples de fazer. Tenta regular ele de acordo com sua tocada... pois cada um pilota de um jeito e pode ser que consiga achar um meio termo que diminua o tranco e até acabe com ele de vez! Toda defender tem um certo "jogo" devido a sua relação e folgas, mas não deve ser um "Tranco" este sim deve ser investigado!

Waldmartins
15/07/2013, 22:39
Valeu Lucar...

aproveitando... esse tranco acontece ao sair da garagem tb. Não sei se é assim (normal pra Def), mas eu engato a ré e nem posso tirar o pé por completo da embreagem pq senão sai muito rápido da garagem (não quero atropelar velhinhas e nem crianças), aí qdo piso fundo na embreagem (qdo começa a embalar), dá tipo um tranco com um estalo forte.

Pode ser a mesma causa?

Abs

Wald

lucar
15/07/2013, 23:02
Olha pelo relato... eu, assim como já disseram antes, iria ver a folga do balljoint. O Mascalchi acho que instalou um regulável na dele. Assim que ele chegar de viagem pergunto a respeito. Mas este tranco esta com cara de ser nesta peça. Peça para alguem por em movimento o veiculo e fica olhando embaixo com uma lanterna se der jogo é certo que ele esta gasto.

Olha as imagens dele que vai ver onde fica!!! ball joint defender - Pesquisa Google (http://www.google.com.br/search?q=ball+joint+defender&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=hankUaPHG5Ss4AOOt4DgBQ&ved=0CDwQsAQ&biw=1280&bih=648)

Aqui voce tem uma idéia de como pode ficar um destruido Land Rover ruined A frame ball joint.Shocking. - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=GTidIUGfz_w)

Aqui voce ve ele trabalhando ... DISCOVERY DRIVE TRAIN PLAY REAR A FRAME BALL - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=cXVdjay870s)

Waldmartins
15/07/2013, 23:13
É Lucar,

tô chegando a essa conclusão tb! Já me falaram dessa peça até mesmo nos estalos que ouvi qdo passei por umas erosões...:pensativo:

O nome dele em português é pivô nivelador?

Olhei no site da Tekcom e tem três modelos com preços bem diferentes: Um da Britpart por R$ 97,00; outro da Britcom por R$ 92,00 e outro da Lem Forder (nunca ouvi falar...) por R$ 229,00.

Agora fiquei na dúvida... :pensativo:

Defender - TekCom Land Rover (http://www.tekcom.com.br/landrover/defender.html)

Valeu!

Abs

Wald