PDA

Ver Versão Completa : Comprando um engesa. Ajuda!!!



ROBERTO SCHOLLER
10/07/2013, 11:23
Bom dia amigos, sou apaixonado pelo esporte 4x4 desde pequeno envolvido em trilhas e jeep clube, em virtude do meu Pai ser um dos fundadores do nosso JEEP CLUB.

Hoje possuo um Cj3A 1951 todo preparado e equipado para trilha, mas quero algo a mais, mais potência, mais conforto, mais segurança e mais robustez.

Sou um amante da Engesa assim como o meu pai!!! Meu pai possui um Jeep Cj5 1959 todo aquipado, inclusive com um motor 4.9i da F1000.

Ele sempre sonhou com uma Engesa assim como eu, mas ele foi sempre aperfeiçoando o seu jeep e deixando ele mais confiavel e robusto.

Eu decidi evoluir e ao inves de continuar investindo no meu CJ, vende-lo e comprar o tão sonhado Engesa.

Infelizmente na nossa região o bruto não é tao frequente, torna-se dificil achar algum a venda e os que possuem não querem vender.

Por sorte encontrei um a 60km da minha cidade e fui olhar! fiquei encantado, fizemos alguns testes e posso dizer que foi apaixonante. Minha Namorada estava junto e ficou mais impressiodada do que eu!!! hehehe

Forçamos o bruto ao extremo em subidas ingimes e lisas e ele se comportou perfeitamente.

Vai a ficha dele para que avaliem e me digam se vale a pena!!!

Trata-se de uma Engesa F1 1987 com motor silverado 4.1 ingetado com trabalhos de cabeçote, forjado com 200cv e o mais interessante é que ele possui mais 100cv de NITRO.

Lataria recém reformada, capota da Envemo de fibra.

diferenciais e transferência de MARRUA 2008

Caixa 240V

tanque em aço inox

bloqueio nos diferenciais, traseiro a mola e dianteiro a disco.

freio a disco na frente e tambor atras

suspenssão elevada

pneus 33

Precisa de detalhes de acabamento, mas isso cada um tem um gosto né? E assim posso deixar ele a minha cara.

Valor R$35.00,00

Obs.: Consegui baixar para R$33.000,00

aguardo as opiniões e dicas.

desde já agradeço a atenção e colaboração de todos.

Abraço

Roberto Schöller.

Eduardo Velo
10/07/2013, 14:03
Ficaria muito esperto pra usar esse Engesa , se não me engano a relação é 3,92 do Marruá , é uma relação que fica meio curta pra esse motor , pra causar uma quebra por ruptura em alguma peça do trem de arraste não é dificil ...
Usando bloqueio fica mais esperto ainda ...
Os pneus 33" para o fase 1 é praticamente equivalente ao 31" no Marruá que seria um fase 2 , mais pesado , com distãncia entre eixos maior tb ... , outra observação é que só usaria pneus AT pra não ficar com os pneus agarrados na hora que esse monte de cavalos resolverem sair juntos ... rs

Levando em consideração que o preço está bom para o mercado atual , da pra fazer negócio e observar o que mais foristas vão colocar no post ...

abs ... boa negociação
Edu

ROBERTO SCHOLLER
10/07/2013, 20:39
Muito obrigado pelas dicas Edu!!! Espero logo entrar no mundo da Engesa!!!

abraco

guilhermeabreu
10/07/2013, 21:01
ROBERTO SCHOLLER

Se é isto que vc quer , a gasolina e GOSTOU e a namorada tb , MANDA VER E SEJA FELIZ , carro que a gente quer comprar é assim mesmo , BATEU O OLHO GOSTOU , ANDOU GOSTOU , " COMPROU " não tem erro .

Vc tem que ir por vc mesmo pois é vc que ira comprar e usar , só para vc ter uma idéia , um ENGESA andando sem nada de nada , vc não acha por menos de R$25.000,00 e sucateado por uns R$15.000,00 , logo : este preço esta bom .

ROBERTO SCHOLLER
10/07/2013, 21:48
Obrigado pela atencao e pelas dicas Guilherme
acho que vai dar negocio!!!

hehehe

abraco.

MVSEIXAS
10/07/2013, 21:58
Preco razoável.

Nao tem fotos?

Seixas


Obrigado pela atencao e pelas dicas Guilherme
acho que vai dar negocio!!!

hehehe

abraco.

ROBERTO SCHOLLER
10/07/2013, 22:00
Preco razoável.

Nao tem fotos?

Seixas



Obrigado Seixas!!!

infelizmente nao tenho fotos para postar!!!

abraco.

JOÃO R.
10/07/2013, 22:49
Olá Roberto, eu tenho um Engesa fase 1 em reforma no RJ, mas moro em Triunfo e vou começar a trabalhar aí em BR Sul, próximo a vc. Se precisar de algum auxílio, quiser conversar, estou as ordens...

abraco.

ROBERTO SCHOLLER
11/07/2013, 11:27
Olá Roberto, eu tenho um Engesa fase 1 em reforma no RJ, mas moro em Triunfo e vou começar a trabalhar aí em BR Sul, próximo a vc. Se precisar de algum auxílio, quiser conversar, estou as ordens...

abraco.

Que bom poder contar contigo João, muito obrigado.

Estamos mais proximos que imaginamos, eu resido em Estrela, mas trabalho em Montenegro, ao lado de triunfo!!!

O que acha e me aconselha da engesa que tenho em vista?

Parabéns pela sua vtr esta DEMAIS!!!

abração.

JOÃO R.
12/07/2013, 01:32
Se gostou, o carro está em boas condições e tem condição financeira, se jogue, sem pena. O engesa é show.
Agora, não entendi o Nitro... Ele tem aplicação na trilha? Com um baita motorzão deste precisaria de Nitro?
Abraço.

uxio69
12/07/2013, 23:33
Se gostou, o carro está em boas condições e tem condição financeira, se jogue, sem pena. O engesa é show.
Agora, não entendi o Nitro... Ele tem aplicação na trilha? Com um baita motorzão deste precisaria de Nitro?
Abraço.

Tb fiquei curioso pelo 100 cv do Nitro! :shock:

Preço tá bom. Questão de mercado. Com esse motorzão, aqui na Bahia pediriam mais. Que cor?

João, mate a curiosidade da gente, vai lá com Roberto conhecer esse Engesão e tire fotos! Vai te ajudar a matar a saudade do Cadinho! :mrgreen:

Roberto, esse engesa tá muito mexido. Trocaram motor, diferenciais, redução. Se vc tem muita experiência em mecânica, e pode avaliar bem essas trocas, ok. Caso contrário, seria interessante que um mecânico experiente em adaptação 4x4 fosse contigo.

Torcemos que vc realize seu sonho e que em breve seja mais um engeseiro! :concordo:

Abs,

Uxío

JOÃO R.
12/07/2013, 23:44
De fato Dino conhecer um Engesão nunca é demais, e no mais, lá se vão 6 meses longe do brutinho...
Abração.

ROBERTO SCHOLLER
15/07/2013, 16:14
Se gostou, o carro está em boas condições e tem condição financeira, se jogue, sem pena. O engesa é show.
Agora, não entendi o Nitro... Ele tem aplicação na trilha? Com um baita motorzão deste precisaria de Nitro?
Abraço.

o proprietario comentou que aplica o nitro para jogar barro para todo lado, mas não que haja necessidade de aplicação na trilha é só um UP um hobby.

Obrigado pela atenção e dicas João!!! Eu sei que andamos com ele em locais extremos, e o dono acelerou sem dó. Isso me impressionou muito pq em qualquer outro jeep iria voar os pedaços!!!

ele nao possui reduzida apenas a transferencia de marrua, acham que pode ser necessario a reduzida? ou na falta posso aplicar o nitro?

obrigado grande abraço

ROBERTO SCHOLLER
15/07/2013, 16:19
Tb fiquei curioso pelo 100 cv do Nitro! :shock:

Preço tá bom. Questão de mercado. Com esse motorzão, aqui na Bahia pediriam mais. Que cor?

João, mate a curiosidade da gente, vai lá com Roberto conhecer esse Engesão e tire fotos! Vai te ajudar a matar a saudade do Cadinho! :mrgreen:

Roberto, esse engesa tá muito mexido. Trocaram motor, diferenciais, redução. Se vc tem muita experiência em mecânica, e pode avaliar bem essas trocas, ok. Caso contrário, seria interessante que um mecânico experiente em adaptação 4x4 fosse contigo.

Torcemos que vc realize seu sonho e que em breve seja mais um engeseiro! :concordo:

Abs,

Uxío



Boa Tarde Uxío tudo bem?

o ENGESÃO é AZUL!!! recem restaurado, mas precisa de detalhes como forro da capota, restauro dos manometros e tapetes internos coisa pouca de se fazer.

Vou prestar atenção nas adaptações e avaliar, mas como comentei com o Joao, colocamos o bruto em situações extremas e ele brincou!!! fizemos coisas que qualquer outro jeep iria voar os pedaços e o ENGESA se manteve firme e forte!!!

obrigado pela atenção e pelas dicas.

Espero entrar logo para a familia!!!

grande abraço.

uxio69
16/07/2013, 10:40
fizemos coisas que qualquer outro jeep iria voar os pedaços e o ENGESA se manteve firme e forte!!! Que bom que gostou! Engesa é assim mesmo! Paixão de primeira! :mrgreen:

E aí, já comprou?

ROBERTO SCHOLLER
16/07/2013, 13:26
Que bom que gostou! Engesa é assim mesmo! Paixão de primeira! :mrgreen:

E aí, já comprou?


Ainda não comprei porque estou dependendo da venda do meu CJ para não me descaptalizar.

mas ja tenho interessados no CJ acredito que essa semana ou no máximo na outra resolvo isso e vou ser mais um feliz proprietário de uma bela ENGESA!!!

Acredito que quem ama esse esporte como amamos, sonha com uma ENGESA!!!

trata-se do jeep mais preparado e bem projetado originalmente.

fica o bixo para trilha com pouquissimas modificações. e 100% original vai melhor que qualquer outro 4x4

estou errado?

abraço a todos.

Vicente Guimaraes
18/07/2013, 12:02
Bom, parece que o bruto era usado bastante para trilha, bloqueio+nitro+etc,,, então merece atenção espeacil na revisão pré-compra...

Se for usar para trilha e passeios curtos este motor a gasolina é uma boa,, mas deve beber bastante e ficar menos econômico para viagens e expedições..

ROBERTO SCHOLLER
25/07/2013, 13:32
Boa tarde amigos tudo bem?

ainda estou a procura de uma engesa para mim.

gostaria de saber se alguem conhece essa vtr, ja viu, ouviu falar sabe se é boa e vale a pena.

segue o link.

Engesa (troller Land Rover Jeep Jipe 4x4) - Ano 1986 - 5000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-499426193-engesa-troller-land-rover-jeep-jipe-4x4-_JM)

desde já agradeço a atenção e colaboração de todos.

grande abraço

Eduardo Velo
25/07/2013, 14:00
Parece ser de algum forista , tem a capa de estepe que foi encomendado por aqui e o adesivo do Veggi ...
O preço ta bom , só vai ter que colocar capota , parece ser bom negócio , vale a pena dar uma pernada até a central da bandidagem ...

Vicente Guimaraes
25/07/2013, 16:03
é o preço está bom, tem que ver de perto como está , principalmente a documentação, mesmo para reforma o preço está bom.

ROBERTO SCHOLLER
26/07/2013, 10:37
Obrigado pelas informações Eduardo e Vicente, pedi mais detalhes e fotos do bruto.
confesso que estou muito animado com o preço e com a qualidade desta engesa.
99% que vou fechar negocio. Não vou achar outra com esse preço com lataria restaurada,guincho pneu 33, diferenciais dana 44, bancos concha e cintos 4 pontas, tranferencia de toyota bandeirante 6cc a alcool :drool: e etc.
acho que em breve vou ser mais um feliz proprietário de uma ENGESA. :euforico::dance::cool::-D

Vicente Guimaraes
26/07/2013, 13:28
Legal, parabens pela "quase" aquisição. :)

Me falaram muito bem desse 6cc do opala, dá para fazer uns "trabalhos" legais nele.. o bicho fica com 300cv facil

Qual vai ser o uso do bicho? trilha? passeios? expedições?

ROBERTO SCHOLLER
26/07/2013, 15:22
Legal, parabens pela "quase" aquisição. :)

Me falaram muito bem desse 6cc do opala, dá para fazer uns "trabalhos" legais nele.. o bicho fica com 300cv facil

Qual vai ser o uso do bicho? trilha? passeios? expedições?


Muito obrigado Vicente!!! estou muito entusiasmado com o negocio. valor do transporte de Brasilia a Porto Alegre RS fica 900,00 reais. bom ne? achei que seria mais.

Bom respondendo a sua pergunta Vicente, vou usa-lo em trilhas e passeios, ja estou procidenciando uma capota, mas vou colocar de lona mesmo. Achei nova e completa da marca GAUCHA aqui no sul por R$ 2.300,00

Acredito que terça-feira esteja embarcando la em brasilia e vindo para os braços do papai hehehehe.

obrigado pela atenção e dicas!!!

Se o negocio for efetivado, posto aqui, e com o tempo vou postando as melhorias que pretendo fazer.

grande abraço.

guilhermeabreu
28/07/2013, 10:55
ROBERTO SCHOLEER

Favor me informar seu email , pois vc ainda não tem 50 posts para poder mandar MP pra vc .

ROBERTO SCHOLLER
29/07/2013, 10:13
ROBERTO SCHOLEER

Favor me informar seu email , pois vc ainda não tem 50 posts para poder mandar MP pra vc .

Claro Guilherme robertoscholler@bol.com.br muito obrigado pela atenção.

abração.:concordo:

ROBERTO SCHOLLER
29/07/2013, 15:04
Pessoal gostaria de agradeçer todas as informações e mim prestadas sobre a compra de uma engesa!!!

Venho comunicar que fechei negocio com o Gustavo de Brasilia DF com essa linda Engesa que pedi informações e postei o topico nos pedidos anteriores!!!

muito obrigado pela atenção de todos assim que o bruto chegar eu posto mais fotos e crio um topico dele!!! com as melhorias e etc.

ESTOU MUITO CONTENTE!!! PARECO UMA CRIANÇA ESPERANDO O SEU BRINQUEDO NOVO HEHEHE!!!

TENHO CERTEZA QUE VOU SER MUITO FELIZ COM A MINHA ENGESA!!!
:cool:
FINALMENTE ENTREI PARA A FAMILIA ENGESA!!!
:dance:
GRANDE ABRAÇO. :euforico:

guilhermeabreu
29/07/2013, 18:15
Pessoal gostaria de agradeçer todas as informações e mim prestadas sobre a compra de uma engesa!!!

Venho comunicar que fechei negocio com o Gustavo de Brasilia DF com essa linda Engesa que pedi informações e postei o topico nos pedidos anteriores!!!

muito obrigado pela atenção de todos assim que o bruto chegar eu posto mais fotos e crio um topico dele!!! com as melhorias e etc.

ESTOU MUITO CONTENTE!!! PARECO UMA CRIANÇA ESPERANDO O SEU BRINQUEDO NOVO HEHEHE!!!

TENHO CERTEZA QUE VOU SER MUITO FELIZ COM A MINHA ENGESA!!!
:cool:
FINALMENTE ENTREI PARA A FAMILIA ENGESA!!!
:dance:
GRANDE ABRAÇO. :euforico:




ROBERTO

COM ESTAS MIL CARINHAS AÍ IMAGINO O QUE ESTA PASSANDO NA SUA CABEÇA .

PARAAAAAAABENS PELA COMPRA .

O pior de tudo isto é que vc vai ficar viciado aqui neste FORUM .

FORTE ABRAÇO e boa sorte nas suas travessuras por aí . Estou feliz por vc .

Eduardo Velo
29/07/2013, 21:27
A vtr já tem novo dono , muito bom , temos que marcar alguma coisa aí no sul pra juntar esse povo ...

Está sem alargador de paralama , uso de borracha da Garra , veja se atende -
Alargador de Paralama de Borracha - ENGESA - Garra 4X4 (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=Alargador+de+Paralama&produto=Alargador+de+Paralama+de+Borracha+%2D+ENGE SA&dept%5Fid=1010&pf%5Fid=AL032)

Outra coisa é que a luz de ré está no parachoque tras. , ali vai dar problema , é melhor deixar na lataria ...

Deve ta bom pra dar umas voltas sem capota com essa friaca ... rs

ROBERTO SCHOLLER
30/07/2013, 09:05
ROBERTO

COM ESTAS MIL CARINHAS AÍ IMAGINO O QUE ESTA PASSANDO NA SUA CABEÇA .

PARAAAAAAABENS PELA COMPRA .

O pior de tudo isto é que vc vai ficar viciado aqui neste FORUM .

FORTE ABRAÇO e boa sorte nas suas travessuras por aí . Estou feliz por vc .


Muitoo obrigado Guilherme!!! Estou contando os dias para o bruto chegar!!!
e sobre o que falamos via e-mail, pense bem mesmo!!! Você tem sem duvidas uma raridade, peça unica em mãos!!!

grande abraço!!!

ROBERTO SCHOLLER
30/07/2013, 09:14
A vtr já tem novo dono , muito bom , temos que marcar alguma coisa aí no sul pra juntar esse povo ...

Está sem alargador de paralama , uso de borracha da Garra , veja se atende -
Alargador de Paralama de Borracha - ENGESA - Garra 4X4 (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=Alargador+de+Paralama&produto=Alargador+de+Paralama+de+Borracha+%2D+ENGE SA&dept%5Fid=1010&pf%5Fid=AL032)

Outra coisa é que a luz de ré está no parachoque tras. , ali vai dar problema , é melhor deixar na lataria ...

Deve ta bom pra dar umas voltas sem capota com essa friaca ... rs

Fala Edu!!!! estou muito feliz!!! contando os dias para o BRUTO chegar, e a transportadora deu um prazo de até 10 dias úteis :cry:. Mas também falaram que era apenas um prazo, mas que chega antes. :euforico:

So tenho a agradecer a você por todas as dicas e por me acolher muito bem aqui no forum.

Quanto a vir ao SUL, PORVAVOR NÉ??? ESTOU ESPERANDO!!! serão sempre bem vindos os irmãos ENGESEIROS!!! temos ótimas trilhar por aqui. Espero realmente a visita e saiba que serás muito bem vindo!!!

A Engesa esta sem os alargadores mesmo, mas o antigo proprietario possui 3 originais vou precisar garimpar apenas um. hehe, mas como as ENGESAS não são comuns aqui no SUL vou precisar da ajuda dos amigos para achar a que falta.

Ja resolvi o fato da capota!!! encomendei uma de lona das capotas Gauchas, porque com o friu que esta fazendo aqui, não ha a possibilidade de andar apenas com essa capota de verão que ele tem!!! hehehe

Quero agradecer mais uma vez a atenção e dicas que realmente foram muito úteis.

abração.:concordo:

wilson ghetti
30/07/2013, 09:44
Fala Edu!!!! estou muito feliz!!! contando os dias para o BRUTO chegar, e a transportadora deu um prazo de até 10 dias úteis :cry:. Mas também falaram que era apenas um prazo, mas que chega antes. :euforico:

So tenho a agradecer a você por todas as dicas e por me acolher muito bem aqui no forum.

Quanto a vir ao SUL, PORVAVOR NÉ??? ESTOU ESPERANDO!!! serão sempre bem vindos os irmãos ENGESEIROS!!! temos ótimas trilhar por aqui. Espero realmente a visita e saiba que serás muito bem vindo!!!

A Engesa esta sem os alargadores mesmo, mas o antigo proprietario possui 3 originais vou precisar garimpar apenas um. hehe, mas como as ENGESAS não são comuns aqui no SUL vou precisar da ajuda dos amigos para achar a que falta.

Ja resolvi o fato da capota!!! encomendei uma de lona das capotas Gauchas, porque com o friu que esta fazendo aqui, não ha a possibilidade de andar apenas com essa capota de verão que ele tem!!! hehehe

Quero agradecer mais uma vez a atenção e dicas que realmente foram muito úteis.

abração.:concordo:
Parabénssss , bela viatura, sobre os alargadores, a Fiber4x4 fabrica eles em fibra, inclusive para quem usa pneus 35.

Abraçosssss

Vicente Guimaraes
30/07/2013, 10:43
Roberto, show heim , parabens pela nova máquina.

Meu sogro implica comigo dizendo que Jipe antigo (como o Engesa) dá duas alegrias, uma quando compra e outra quando vende... bobagem.... o meu não pretendo vender tão cedo... Não somos proprietários de carro, como as pessoas que vão em concessionárias e compram um Palio 0km. Somos "donos de viatura" ou seja, aquilo nos pertence e temos um sentimento especial pelas nossas viaturas. Só quem já teve uma e teve que vender sabe o que estou dizendo.

Vamos conversando, estamos planejando algumas viagens, em Novembro tem um comboio partindo para a Serra da Canastra (feriado de 15 de novembro)

ROBERTO SCHOLLER
30/07/2013, 10:56
Parabénssss , bela viatura, sobre os alargadores, a Fiber4x4 fabrica eles em fibra, inclusive para quem usa pneus 35.

Abraçosssss

Muito obrigado Wilson!!! era um sonho antigo adquirir uma engesa e graças a DEUS hoje estou realizando mais esse sonho!!!

obrigado pela dica da fiber4x4 ja entrei em contato com eles.

abraço:concordo:

ROBERTO SCHOLLER
30/07/2013, 11:00
Roberto, show heim , parabens pela nova máquina.

Meu sogro implica comigo dizendo que Jipe antigo (como o Engesa) dá duas alegrias, uma quando compra e outra quando vende... bobagem.... o meu não pretendo vender tão cedo... Não somos proprietários de carro, como as pessoas que vão em concessionárias e compram um Palio 0km. Somos "donos de viatura" ou seja, aquilo nos pertence e temos um sentimento especial pelas nossas viaturas. Só quem já teve uma e teve que vender sabe o que estou dizendo.

Vamos conversando, estamos planejando algumas viagens, em Novembro tem um comboio partindo para a Serra da Canastra (feriado de 15 de novembro)

Muitoo obrigado Vicente!!! so tenho a agradecer as dicas que você me passou também!!! fui muito bem acolhido por vocês do forum, tive uma atenção especial e definitiva para optar pela melhor compra.

Vamos manter o contato sempre!!! Quanto ao comboio em novembro é uma ótima idéia!! Quero ver se deixo o BRUTO pronto até la.

Obrigado por tudo!!! Sem palavras para descrever a ajuda que me deram. :concordo:

ROBERTO SCHOLLER
02/08/2013, 00:49
Contando os dias para a vtr chegar!!!:safari-rig::euforico:

Eduardo Velo
02/08/2013, 09:01
Qdo a vtr chegar anda com ela na estrada par ver se está alinhada e boa de dirigir e em alguma rua de terra pra engatar 4x4 ... passa a impressão que teve pra gente ...
Qqer dúvida coloca aqui que alguém do forum pode dar uma mão ...
O engesa é uma vtr bem confortável pra dirigir , qdo faço viagens longas com o Engesa não sinto cansaço nenhum o banco fica muito bem posicionado pq o assento é mais alto que os carros convencionais ...

abs ...

uxio69
02/08/2013, 12:29
...adquirir uma engesa...:tomate:

Parabéns pela aquisição! Mas começou errado!

Engesa é carro macho, brabo.

É "o" Engesa, "um" Engesa pô! :mrgreen:

Vicente Guimaraes
02/08/2013, 12:35
:master: muito bem observado Uxio !!!

Você está sempre alerta aos valores máximos da Nação Engeseira !!!

guilhermeabreu
02/08/2013, 13:05
:tomate:

Parabéns pela aquisição! Mas começou errado!

Engesa é carro macho, brabo.

É "o" Engesa, "um" Engesa pô! :mrgreen:

UXIO

Tenho observado que o pessoal do Estado de São Paulo para baixo chamam O ENGESA de " a " ENGESA , isto sempre me soou muito extranho , pq chamar um puta de um JIPÃO e " A ENGESA " soa mal no meus ouvidos e vc foi o primeiro a falar DIRETO neste assunto e logo com o ROBERTO que esta começando agora , mas como antigamente falava por aqui na minha região que o GALO deve ser morto na primeira noite , qdo se tratava de assunto de casamento e lua de mel .

ROBERTO não precia de ficar acanhado com a gente não pq nós ENGESEIROS somos BRUTOS MESMO rsrsrsrsrsrsrsrsrs

Abração a todos

Vicente Guimaraes
02/08/2013, 15:48
Outra diferença interessante é na hora de fala. Aqui no Rio o pessoal fala Engésa (com a sílaba tônica no GÉ), em SP e não se no sul é assim eles falam ENGESA sem silaba tônica, ou como se tivesse um ^ no GE, fica Engêsa.

Eduardo Velo
02/08/2013, 18:28
Doc , sou de SP e falo meu Engesa , o Engesa ... vou prestar atenção se alguém fala a engesa ...
Vicente como vc disse aqui falamos Engesa , mas fora daqui é tudo Engésa ... rs , pela regra da lingua portuguesa as palavras sem acento são paraxítonas , para falar em tom nasal o " é " teria que ter acento , como não existe regra pra acentuar a palavra acho que tem que falar Engesa , e não Engésa ... como trabalhei no Rio 10 anos , acostumei ouvir de outra forma muitas outras palavras como Butão do Fugão , Engésa , todo e pra eles é " é " , aqui aprendi a e i o u , mas no Rio é a é i ó u , coisas regionais ... rs
De qqer maneira meu Engesa é macho , mas não ta marcando território mais faz um bom tempo , nada de vazamento ... rs

abs ...

Vicente Guimaraes
02/08/2013, 21:27
hauahaauahuhaaahuahau esse forum é o maior barato, a compra DO Engesa do nosso novo companheiro Engeseiro virou análise de português regional !!

Mas Edu, o povo de SP é que fala certo, na verdade ENGESA é uma sigla e não um nome, e assim sendo não teria sílaba tônica.

MVSEIXAS
03/08/2013, 10:05
Roberto, parabéns pela compra DO Engesa!

Se é um azul, conheço o jipe, e lhe digo que fez uma ótima aquisição.
Isso sem contar o próprio Gustavo, que é um cara sensacional.
Bem vindo ao mundo Engeseiro.
Ah! E não se esqueça: é O ENGESA!!! Rsrsrs
Seixas




Pessoal gostaria de agradeçer todas as informações e mim prestadas sobre a compra de uma engesa!!!

Venho comunicar que fechei negocio com o Gustavo de Brasilia DF com essa linda Engesa que pedi informações e postei o topico nos pedidos anteriores!!!

muito obrigado pela atenção de todos assim que o bruto chegar eu posto mais fotos e crio um topico dele!!! com as melhorias e etc.

ESTOU MUITO CONTENTE!!! PARECO UMA CRIANÇA ESPERANDO O SEU BRINQUEDO NOVO HEHEHE!!!

TENHO CERTEZA QUE VOU SER MUITO FELIZ COM A MINHA ENGESA!!!
:cool:
FINALMENTE ENTREI PARA A FAMILIA ENGESA!!!
:dance:
GRANDE ABRAÇO. :euforico:

ROBERTO SCHOLLER
03/08/2013, 13:24
Ai pessoal muito obrigado pelas dicas!!! Eu sempre falei O ENGESA, mas percebi aqui no forum que muitos falam em A ENGESA e pensei que fala errado. Eu estava certo e concordo com todos um BRUTO desse deve se chamar OOOOO ENGESA!!!

ABRACAO A TODOS OS AMIGOS ENGESEIROS E OBRIGADO POR ME ACOLHER TAO BEM!!!:concordo:

ROBERTO SCHOLLER
03/08/2013, 13:39
Roberto, parabéns pela compra DO Engesa!

Se é um azul, conheço o jipe, e lhe digo que fez uma ótima aquisição.
Isso sem contar o próprio Gustavo, que é um cara sensacional.
Bem vindo ao mundo Engeseiro.
Ah! E não se esqueça: é O ENGESA!!! Rsrsrs
Seixas


Muito obrigado Seixas!!!

era O ENGESA azul do Gustavo sim!!!! O Gustavo é uma pessoa senssacional!!!!

Estou contanto os dias para ele chegar, nao vejo a hra.

a previsao e de quarta ou quinta da proxima semana :cry:

mas o importante é que vai chegar e eu entrei para família ENGESA :euforico:

JOÃO R.
03/08/2013, 14:00
Roberto, legal a compra e parabéns, não vai se arrepender...
Agora abra um tópico no frota e coloque as informações, fotos, fotos, fotos e mais fotos... Hehehehe...
E qualquer hora vou aí conhecer O teu ENGÉSA... Hehehehe... Afinal, apesar do Sul, sou carioca e falo aéióu... Né, Vicente...
Abração.

ROBERTO SCHOLLER
05/08/2013, 09:09
Roberto, legal a compra e parabéns, não vai se arrepender...
Agora abra um tópico no frota e coloque as informações, fotos, fotos, fotos e mais fotos... Hehehehe...
E qualquer hora vou aí conhecer O teu ENGÉSA... Hehehehe... Afinal, apesar do Sul, sou carioca e falo aéióu... Né, Vicente...
Abração.

Bom dia João muito obrigado amigo!!! Estou esperando o bruto chegar para tirar as primeiras fotos e abrir o topico dele, e a cada UP vou atualizando e pedindo ajuda aos amigo foristas né? hehehe

Espero realmente sua visita. como comentei contigo trabalho em Montenegro que é uma cidade Vizinha a Triunfo, podemos marcar um almoço ne? grande abraço.

Christiano Yudi Doyama
11/08/2013, 09:01
Olá Roberto! Apenas para informar que estamos seguindo seu Engesa não somente no Forum mas nas estradas! Ontem estava a caminho de Blumenau e entre Curitiba e Joinville, ultrapassei a cegonha que levava seu Engesa! Foi lá pelas 10 da manhã deste sábado. Não foi difícil perceber pois na última posição da carreta e logo a capa de estepe Engesa chamava a atenção! Está chegando! Abraço e bons momentos com seu novo Engesa!

guilhermeabreu
11/08/2013, 09:54
Olá Roberto! Apenas para informar que estamos seguindo seu Engesa não somente no Forum mas nas estradas! Ontem estava a caminho de Blumenau e entre Curitiba e Joinville, ultrapassei a cegonha que levava seu Engesa! Foi lá pelas 10 da manhã deste sábado. Não foi difícil perceber pois na última posição da carreta e logo a capa de estepe Engesa chamava a atenção! Está chegando! Abraço e bons momentos com seu novo Engesa!


CRISTIANO

É muito bom ler um relato deste , o ROBERTO deve estar extase .

Abraço

JOÃO R.
11/08/2013, 13:14
É um misto de ansiedade e alegria... Parece que o Papai Noel tá chegando..... Kkkkkkk.... Muito bom.

ROBERTO SCHOLLER
11/08/2013, 20:28
Olá Roberto! Apenas para informar que estamos seguindo seu Engesa não somente no Forum mas nas estradas! Ontem estava a caminho de Blumenau e entre Curitiba e Joinville, ultrapassei a cegonha que levava seu Engesa! Foi lá pelas 10 da manhã deste sábado. Não foi difícil perceber pois na última posição da carreta e logo a capa de estepe Engesa chamava a atenção! Está chegando! Abraço e bons momentos com seu novo Engesa!

Ohh meu amigo Christiano Muitooo obrigado por essas informacoes!!! Acredito que amanha deve estar chegando o meu bruto entao!!!!:euforico: nao vejo a hora!!!! Acho que vou dormir a primeira noite dentro dele de tanta emocao!!!! Estou euforico!!!

muito obrigado pela atencao!!!!:concordo:

ROBERTO SCHOLLER
11/08/2013, 20:29
É um misto de ansiedade e alegria... Parece que o Papai Noel tá chegando..... Kkkkkkk.... Muito bom.


E exatamente isso Joao!!!!! so por andar com o Bruto!!!

ROBERTO SCHOLLER
11/08/2013, 20:33
CRISTIANO

É muito bom ler um relato deste , o ROBERTO deve estar extase .

Abraço

Pode ter certeza que estou Guilherme!!!

nao vejo a hora!!!!

Assim que ele chegar eu posto aqui as informacoes para aos amigos!!!!

uxio69
12/08/2013, 00:52
...sou carioca e falo aéióu...
Pô Cigano, isso aí tem rima! :chorandoderir:

Voltando ao português, fiz uma pesquisa Aurélio-Houaiss-Auletiana sobre isso. :mrgreen:

Seguinte: O Engesa refere-se ao veículo, ao carro, ao automóvel. A Engesa refere-se à montadora, à fabricante, à empresa. Por analogia, o porsche é o carro, a porsche é a montadora.

Então, não tenhamos mais dúvidas: Se vc vai falar do carro, sempre será o Engesa, meu Engesa. Se vai falar da marca, sempre será a Engesa.

Quanto à pronúncia das letras "e" e "o", existe regionalismo. Os paulistas e sulistas parecem que falam " ê " e " ô ", e os demais (incluindo os baianos) falam " é " e " ó ". Porém, Houaiss esclarece que a pronúncia correta dessas letras é " é " e " ó ". Não existe a forma " ê " e " ô ".

Sendo assim, a pronúncia correta é "ENGÉSA", como se existisse um acento agudo no segundo "E".

Tão vendo que o fórum tb é cultura? :mrgreen:

E dessa pesquisa nos dicionários, descobri uma fato curioso. Aqui na Bahia e também do interior de alguns estados nordestinos, falamos algumas consoantes de forma diferente. F é fê, G é guê, J é ji, L é lê, M é mê, N é nê, R é rê, S é si, Y é pissilone, exatamente como Luiz Gonzaga cantou em ABC DO SERTÃO.



http://www.youtube.com/watch?v=6CSTAaVREtg


Pensava que tb fosse regionalismo na versão mais popular, porém para minha surpresa, estão todas lá nos dicionários, e estão corretas.

Agora, se vierem me gozar quando eu soletrar ENGESA em baianês "é-nê-guê-é-si-a", vou mandar consultar o pai dos burros! :mrgreen:


Olá Roberto! Apenas para informar que estamos seguindo seu Engesa não somente no Forum mas nas estradas! Ontem estava a caminho de Blumenau e entre Curitiba e Joinville, ultrapassei a cegonha que levava seu Engesa! Foi lá pelas 10 da manhã deste sábado. Não foi difícil perceber pois na última posição da carreta e logo a capa de estepe Engesa chamava a atenção! Está chegando! Abraço e bons momentos com seu novo Engesa!

Rastreamento assim é mais eficiente que GPS.:lol:

Eduardo Velo
12/08/2013, 17:40
Não concordo de jeito nenhum , ja começou pelo bairrista Aurelio ...
Como vc pode falar é se não acento ??? de onde vc tirou essa conclusão ??? para acentuar tem regras , e não existe nenhuma regra pra acentuar a palavra engesa , para acentuar " é " tem regra , todas oxítonas terminadas em a , e , o são acentuadas ... " é " sobe ser usado como verbo ... senão fica e ... qual adiferença entre " e " e " é " , não tem nenhuma diferença ??? então não precisa acentuar qdo vc escreve - o jipe " é " muito forte ... pode escrever - o jipe e muito forte ... e se falar joão e maria , vc fala joão é maria ??

uxio69
12/08/2013, 18:10
Não concordo de jeito nenhum , ja começou pelo bairrista Aurelio ...
Como vc pode falar é se não acento ??? de onde vc tirou essa conclusão ??? para acentuar tem regras , e não existe nenhuma regra pra acentuar a palavra engesa , para acentuar " é " tem regra , todas oxítonas terminadas em a , e , o são acentuadas ... " é " sobe ser usado como verbo ... senão fica e ... qual adiferença entre " e " e " é " , não tem nenhuma diferença ??? então não precisa acentuar qdo vc escreve - o jipe " é " muito forte ... pode escrever - o jipe e muito forte ... e se falar joão e maria , vc fala joão é maria ??

Isso aqui vai virar :offtopic:! hehehe

Edu, é que nos dicionários citados, só usam a forma "é" para se referir a letra "E". Nenhum deles registra a forma ""ê".

Mas se falamos, ENGÉSA ou ENGÊSA dá na mesma, né? São riquezas regionais deste imenso país! :concordo:

Eduardo Velo
12/08/2013, 18:26
Tudo bem ... aprendi tudo errado pq o dicionário era do MEC .

Vou continuar falando engesa , pq senão vou ter que falar emprésa , surprésa , pra falar engésa ... rs

E aí Roberto chegou o seu jipe feito pela Engenheiros Especializados S/A ??

ROBERTO SCHOLLER
13/08/2013, 09:49
Tudo bem ... aprendi tudo errado pq o dicionário era do MEC .

Vou continuar falando engesa , pq senão vou ter que falar emprésa , surprésa , pra falar engésa ... rs

E aí Roberto chegou o seu jipe feito pela Engenheiros Especializados S/A ??

Bom dia meu amigo Edu!!!! chegou sim!!! fui comunicado agora a pouco que ele esta me esperando no pátio da transportadora e hoje a tarde vou ao encontro dele!!! a transportadora fica a 120km de distância da minha residência porisso, vou disfrutar de uma pequena viagem com o meu novo BRUTO ja de cara :euforico:

A noite ou no máximo amanhã ja posto como foi o deslocamento e as impressões do Bruto!!!

Ja posso adiantar que vai ser muito gratificante andar com ele mesmo que esteja chovendo aqui no SUL e que vou andar com ele na chuva e sem capota para fazer esses 120km hehehe!!!! :concordo:

Eduardo Velo
13/08/2013, 10:39
Isso aí Roberto , coloca um chapéu e um poncho e deixa a garrafa térmica do lado pra ir tomando chimarrão ... rs

Vamos aguardar as impressões de andar na vtr ... se possível ja testa o 4x4 em alguma rua de terra ´...

abs ... parabéns ... vai ter churrasco de costela e chuleta pra comemorar acompanhado de serramalte ... rs

uxio69
13/08/2013, 12:35
Bom dia meu amigo Edu!!!! chegou sim!!! fui comunicado agora a pouco que ele esta me esperando no pátio da transportadora e hoje a tarde vou ao encontro dele!!! a transportadora fica a 120km de distância da minha residência porisso, vou disfrutar de uma pequena viagem com o meu novo BRUTO ja de cara :euforico:

A noite ou no máximo amanhã ja posto como foi o deslocamento e as impressões do Bruto!!!

Ja posso adiantar que vai ser muito gratificante andar com ele mesmo que esteja chovendo aqui no SUL e que vou andar com ele na chuva e sem capota para fazer esses 120km hehehe!!!! :concordo:

Eitcha que esses 120km até onde está o Engesão não chegarão nunca! kkkkk

Boa viagem, volte dirigindo com calma, e nada de arrochar o pé no velocímetro. Lembre-se que vc ainda não conhece o carro direito!

Estamos esperando pelas fotos!

Abs,

Uxío

ROBERTO SCHOLLER
13/08/2013, 12:53
Eitcha que esses 120km até onde está o Engesão não chegarão nunca! kkkkk

Boa viagem, volte dirigindo com calma, e nada de arrochar o pé no velocímetro. Lembre-se que vc ainda não conhece o carro direito!

Estamos esperando pelas fotos!

Abs,

Uxío


Isso aí Roberto , coloca um chapéu e um poncho e deixa a garrafa térmica do lado pra ir tomando chimarrão ... rs

Vamos aguardar as impressões de andar na vtr ... se possível ja testa o 4x4 em alguma rua de terra ´...

abs ... parabéns ... vai ter churrasco de costela e chuleta pra comemorar acompanhado de serramalte ... rs

Pode deixar meus amigos!!! vou me cuidar e cuidar muito bem do bruto.

O churrasco certamente vai sair!!! hahahaha :dance:

Hoje é a noite temos reunião do jeep clube e vai ser o momento de apresentar o bruto!!!

Sou o unico do clube que possui UM ENGESA, os demais possuem CJ, Pathfinder, Troller, Vitara, Samurai e etc.

ROBERTO SCHOLLER
13/08/2013, 12:57
Vou aproveitar e tirar uma dúvida com os amigos.

O numero do chassi fica proximo da roda dianteira direita correto?

e na carroceria existe alguma identificação? ou é apenas o numero no chassi?

desde já agradeço a informação.

ENGESEIRO DE PRIMEIRA VIAGEM É ASSIM NÉ? HAHAHAHA :euforico:

uxio69
13/08/2013, 13:33
Vou aproveitar e tirar uma dúvida com os amigos.

O numero do chassi fica proximo da roda dianteira direita correto?

e na carroceria existe alguma identificação? ou é apenas o numero no chassi?

desde já agradeço a informação.

ENGESEIRO DE PRIMEIRA VIAGEM É ASSIM NÉ? HAHAHAHA :euforico:

Quanto ao chassi, isso mesmo. O número está bem perto da roda dianteira direita.

Já na carroceria, alguns modelos do fase 2 (EE-12) tem uma plaqueta colada na chapa, bem atrás do porta-luvas. Tem que abaixar pra ver. Confira nesse link - http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-18.html#post1585804 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-18.html#post1585804).

Não sei se no fase 1 a plaqueta tb está nesse local.

Já já alguém vai confirmar isso.

Eduardo Velo
13/08/2013, 14:08
O numero fica no chassi nessa posição mesmo ... e tem a plaqueta interna , como o Uxio falou ... e na traseira lado motorista tem outra plaqueta que no meu é EE12 e o emblema Engesa 4 ...

Espero que corra tudo bem com a documentação , tive um pouco de trabalho pra transferir o meu pq o numero estava meio apagado , foi usado a etiqueta atras do porta luvas como reforço do numero , mas se for fazer agora não da pra ver quase nada ... , e qdo fui passar a TRacker pro meu nome em 2009 , tive que passar por vistoria de chassi e motor , tinha que bater o numero de chassi com o num. de motor , perguntei - se tivesse trocado o motor como ficaria , ele falou que não seria aprovado , aí teria que devolver o carro ... não sei isso é coisa do Ciretran aqui de Sto André ou se é geral ...

O clube vai estra em festa essa noite heim ... rs

abs ...

ROBERTO SCHOLLER
13/08/2013, 14:28
Muito obrigado pelas informações meus amigos!!! Vou me atentar a esses detalhes assim que encontrar o meu bruto.:concordo:

Não vejo a hora de partir em direção a ele!!!:euforico::dance:


Hoje eu não durmo!!! Vou ficar :drool: na garagem hahahaha!!!!

grande abraço.

JOÃO R.
13/08/2013, 22:55
Pô Cigano, isso aí tem rima! :chorandoderir:

Voltando ao português, fiz uma pesquisa Aurélio-Houaiss-Auletiana sobre isso. :mrgreen:

Seguinte: O Engesa refere-se ao veículo, ao carro, ao automóvel. A Engesa refere-se à montadora, à fabricante, à empresa. Por analogia, o porsche é o carro, a porsche é a montadora.

Então, não tenhamos mais dúvidas: Se vc vai falar do carro, sempre será o Engesa, meu Engesa. Se vai falar da marca, sempre será a Engesa.

Quanto à pronúncia das letras "e" e "o", existe regionalismo. Os paulistas e sulistas parecem que falam " ê " e " ô ", e os demais (incluindo os baianos) falam " é " e " ó ". Porém, Houaiss esclarece que a pronúncia correta dessas letras é " é " e " ó ". Não existe a forma " ê " e " ô ".

Sendo assim, a pronúncia correta é "ENGÉSA", como se existisse um acento agudo no segundo "E".

Tão vendo que o fórum tb é cultura? :mrgreen:

E dessa pesquisa nos dicionários, descobri uma fato curioso. Aqui na Bahia e também do interior de alguns estados nordestinos, falamos algumas consoantes de forma diferente. F é fê, G é guê, J é ji, L é lê, M é mê, N é nê, R é rê, S é si, Y é pissilone, exatamente como Luiz Gonzaga cantou em ABC DO SERTÃO.



http://www.youtube.com/watch?v=6CSTAaVREtg


Pensava que tb fosse regionalismo na versão mais popular, porém para minha surpresa, estão todas lá nos dicionários, e estão corretas.

Agora, se vierem me gozar quando eu soletrar ENGESA em baianês "é-nê-guê-é-si-a", vou mandar consultar o pai dos burros! :mrgreen:



Rastreamento assim é mais eficiente que GPS.:lol:


Valeu, Pasquale....
Eu sempre soube que vc dava para um bom professor de Língua Portuguesa.... Com rima e tudo....
kkkkkkkk...

valmirzuge
14/08/2013, 08:53
Puxa Roberto,

Nao sabia que voce estava comprando um Engesa, só vi o post hoje!
Meus parabens pela aquisicao, tenho certeza que voce vai gostar muito. O que mais gosto no meu é que num relevo onde cj passa cagando pra nao virar, o engesa passa brincando.
Entao na trilha do pavelama dia 24 vamos colocar nossos brutos lado a lado pra apavorar a turma. Queria convidar o Joao de triunfo tambem, mas acho que a viatura dele nao tá pronta, ia ser show 3 engesas junto aqui no sul.
Vou cada poucos dias a Estrela, inclusive hoje, se quiser podemos trocar uma ideias.

ROBERTO SCHOLLER
14/08/2013, 10:39
Puxa Roberto,

Nao sabia que voce estava comprando um Engesa, só vi o post hoje!
Meus parabens pela aquisicao, tenho certeza que voce vai gostar muito. O que mais gosto no meu é que num relevo onde cj passa cagando pra nao virar, o engesa passa brincando.
Entao na trilha do pavelama dia 24 vamos colocar nossos brutos lado a lado pra apavorar a turma. Queria convidar o Joao de triunfo tambem, mas acho que a viatura dele nao tá pronta, ia ser show 3 engesas junto aqui no sul.
Vou cada poucos dias a Estrela, inclusive hoje, se quiser podemos trocar uma ideias.

Muito obrigado Valmir!!!:concordo: Estou muito feliz, nem dormi direito ontem, vim rodando com ele de gravatai ate estrela ontem abaixo de chuva e sem capota!!! e mesmo assim foi bom demais!!! Ja estou muito satisfeito com a aquisição conforto e segurança incoparaveis!!! sem falar na beleza desses brutos ne? fiquei :drool: no seu na trilha de estrela, fui falar contigo antes da trilha lembra??

Sem dúvida trocar ideias e informações é muito importante, conto contigo para isso!!! Mas trabalho em Montenegro saio de Estrela as 7 da manhã e retorno do as 19hras.

Apareca em uma terça a noite, todas as terças temos o encontro do jeep clube la na sede, será muito bem vindo!!!

Ai ja aproveita e divulga a trilha de boqueirão!!! Nessa eu vou!!! sem Dúvida!!!

Para Paverama infelizmente não vou poder participar pois tenho uma formatura!!!

grande abraço!!!

ROBERTO SCHOLLER
14/08/2013, 10:52
Muito bom dia meus AMIGOS!!! ontem tive o grande prazer de conhecer o meu BRUTO pessoalmente, pois o mesmo chegou da sua longa viagem de BRASILIA ate o RIO GRANDE DO SUL. Me falta palavras para descrever tal emoção e contentamento!!! O ENGESA esta 100% ou melhor 1000% tratei a compra com o GUSTAVO de BRASILIA e ele foi muito transparente nas informações do Bruto como também se propos a fazer vários videos e tirar varias fotos para me mostrar todos os dethalhes do ENGESA. O Bruto é lindo demais!!! funciona tudo!!! o conforto e segurança que ele passa são incomparaveis!!! por mais que vc invista em um CJ ou qualquer outro veiculo 4X4, vc não chega a tal resultado.
Retirei ele da trasportadora e rodei 130km até a minha casa, abaixo de chuva, sem capota e uma temperatura de 6 gaus hehe e posso dizer que foi muito prazeroso!!! A minha felicidade e contentamento estão sem tamanho!!! Agora entendo o que li aqui no forum que esse tanque de guerra é APAIXONANTE!!! Sem dúvida é muito APAIXONANTE!!! Conto com os amigos para os futuros UP's que pretendo fazer no bruto com palpites e pitacos ok??? Vou criar um topico dele no FROTA 4x4 e a cada mudança realizada vou atualizar SEMPRE os topicos.

GRANDE ABRAÇO E MUITO OBRIGADO POR ME ACOLHEREM TÃO BEM NA FAMILIA ENGESA!!! ESTAMOS JUNTOS!!!:euforico:

Eduardo Velo
14/08/2013, 11:14
Como vc não se queixou de 2 coisas que todo engeseiro se queixa , é sinal que está com estabilidade boa e freio bom ...
O meu tem estabilidade e freio excelentes , mas demorou pra acertar ...
Vc ja começou na frente , não vai perder tempo com esses detalhes , coloca a capota e pronto ...

Se marcarem um encontro nas serras gauchas/catarinenses vou tb ...

abs ...

ROBERTO SCHOLLER
14/08/2013, 12:11
Quanto ao chassi, isso mesmo. O número está bem perto da roda dianteira direita.

Já na carroceria, alguns modelos do fase 2 (EE-12) tem uma plaqueta colada na chapa, bem atrás do porta-luvas. Tem que abaixar pra ver. Confira nesse link - http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-18.html#post1585804 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-18.html#post1585804).

Não sei se no fase 1 a plaqueta tb está nesse local.

Já já alguém vai confirmar isso.


Boa Tarde meu amigo Uxio!!! desculpe a minha falta de conhecimento, mas para ver essa plaqueta embaixo do porta luvas é preciso desmotar o porta luvas ou o painel?

Derrepende o amigo Edu também pode me ajudar com essa informação.

obrigado pela atenção.

abraço.

Eduardo Velo
14/08/2013, 12:23
Fica atras do porta luvas , não precisa desmontar nada ...

ROBERTO SCHOLLER
14/08/2013, 12:40
Fica atras do porta luvas , não precisa desmontar nada ...


Muito obrigado Edu! :concordo:

Meu bruto esta muito bem de estabilidade e de freio!

inclusive o antigo proprietário comentou para mais tarde eu trocar o servo freio e botar de blazer e os discos de toy bandeirante, mas com o freio que ele tem não vou mudar nada, não vejo necessidade.

Estou pensando em botar o pneu vj910 da ost pneus aqui do SUL consegui umas carcaças 35"

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/44439-pneu-vj-910-vipal.html

o que acham?

abraço.

Eduardo Velo
14/08/2013, 12:50
Não estraga teu engesa , deixa como está pra ver como fica ...
Vai fazer umas trilhas com ele como está que vai ver que não precisa colocar pneuzão , vai gastar a toa , investe essa grana em capota de fibra ... rs

ROBERTO SCHOLLER
14/08/2013, 13:17
Não estraga teu engesa , deixa como está pra ver como fica ...
Vai fazer umas trilhas com ele como está que vai ver que não precisa colocar pneuzão , vai gastar a toa , investe essa grana em capota de fibra ... rs

Sem dúvida penso em botar capota de fibra!!!

O problema Edu é que as nossas trilhas aqui no SUL podemos usar no minimo pneu MUD, Ninguém usa ALL porque entope e fica liso com muita facilidade.

Esses All que vieram no meu bruto são quase novos, vou por a venda pois o pessoal aqui usa muito eles em Camionetas para o uso no dia-a-dia.

No CJ que eu tinha, eu usava pneu Godloko Big da ost pneus também, recapados sobre carcaça 33" que se equivale a 35"

é um ótimo pneu para trilha!!! mas o deslocamento é meio desconfortável, sem contar que não dava para balancear.

Seria judiaria colocar pneus assim no ENGESA e comprometer toda sua leveza e conforto. Porisso optei pelos recapes de vj910 em carcaça 35" que fica equivalente a 37" Acredito que vai ficar muito bom e Bonito.

Eduardo Velo
14/08/2013, 15:23
Acompanha esse tópico do galego a partir daqui ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-132.html

Aí ja aproveita pra ver eixos novos reforçados pra usar pneuzão com o galego ...

abs ...

valmirzuge
14/08/2013, 17:17
Roberto,

Eu aconselho a voce deixar os pneus atuais para dia a dia/viagens e compra um jogo de rodas e pneus genius ignorante, pronto vc vai ter tudo dos dois mundos, fica otimo na cidade e o ignorante na trilha nao tem comparacao. Eu tinha o vj910 antes de colocar o ignorante e soubesse da tamanho diferença teria trocado antes. Pra voce ter ideia a trilha aí de Estrela eu fiz quase toda em 4x2, sabado em santa cruz mesma coisa, onde troleio e cj subia tastaveando nas 4, eu subia 4x2, ficou um trator.

Junta a turma aí e vamos combinar uma trilha aqui. Temos uns trajetos muito bons.

guilhermeabreu
14/08/2013, 23:22
Roberto,

Eu aconselho a voce deixar os pneus atuais para dia a dia/viagens e compra um jogo de rodas e pneus genius ignorante, pronto vc vai ter tudo dos dois mundos, fica otimo na cidade e o ignorante na trilha nao tem comparacao. Eu tinha o vj910 antes de colocar o ignorante e soubesse da tamanho diferença teria trocado antes. Pra voce ter ideia a trilha aí de Estrela eu fiz quase toda em 4x2, sabado em santa cruz mesma coisa, onde troleio e cj subia tastaveando nas 4, eu subia 4x2, ficou um trator.

Junta a turma aí e vamos combinar uma trilha aqui. Temos uns trajetos muito bons.

VALMIRZUGE


Já tive dois jogos de pneus e vendí um pq simplesmente vc não tem saco e tempo para ficar trocando a droga dos pneus todo fim de semana , é bom mas não é prático .

JOÃO R.
14/08/2013, 23:55
O meu engesa ainda não está aí, mas estou aceitando vaga de zequinha na Pavelama...... Hehehehe....
8 meses sem meu brinquedo, sem ver lama.... Imagina a agonia....
Abração.

valmirzuge
15/08/2013, 08:11
Concordo, Guilherme. Só quis dar uma sujestao. No meu uso o ignorante direto, mas ando só na cidade e na trilha, mais longe apenas no reboque, depois de 4 meses os pneus ainda estao novos.





VALMIRZUGE


Já tive dois jogos de pneus e vendí um pq simplesmente vc não tem saco e tempo para ficar trocando a droga dos pneus todo fim de semana , é bom mas não é prático .

valmirzuge
15/08/2013, 08:17
Joao,

Vou ver se consigo uma vaga pra voce, mas vou pode te dizer apenas no final da semana que vem.

Tambem fica o convite para a trilha aos demais, deve ser o maior evento do estado, ano passado havia 300 jeeps, tá aí o site: Pavelama Off Road (http://www.pavelama.com.br/)




O meu engesa ainda não está aí, mas estou aceitando vaga de zequinha na Pavelama...... Hehehehe....
8 meses sem meu brinquedo, sem ver lama.... Imagina a agonia....
Abração.

ROBERTO SCHOLLER
15/08/2013, 09:23
Roberto,

Eu aconselho a voce deixar os pneus atuais para dia a dia/viagens e compra um jogo de rodas e pneus genius ignorante, pronto vc vai ter tudo dos dois mundos, fica otimo na cidade e o ignorante na trilha nao tem comparacao. Eu tinha o vj910 antes de colocar o ignorante e soubesse da tamanho diferença teria trocado antes. Pra voce ter ideia a trilha aí de Estrela eu fiz quase toda em 4x2, sabado em santa cruz mesma coisa, onde troleio e cj subia tastaveando nas 4, eu subia 4x2, ficou um trator.

Junta a turma aí e vamos combinar uma trilha aqui. Temos uns trajetos muito bons.


:concordo: Seria a melhor opção meu amigo, mas com o tempo seria um saco ficar trocando todo o final de semana as rodas assim como o guilherme comentou. Porisso acho que vou optar por um pneus de uso misto como o VJ910 mas vou recapar em carcaça 35" ai fica +- um 37" diferencial alto do chão e é isso que precisamos. Claro que os pneus que vc tem na sua viatura são SHOW mas há maior risco de quebra ne? e com MOTORZÃO 6cc acredito que não precisamos de um pneu tão agressivo. Mas posso estar enganado né?

Vamos combinar uma trilha ai sim!!! a turma aqui esta quase toda em reforma, assim que estiverem todos ok e andando vamos marcar a trilha certo!!! E isso não vai demorar muito hehehe.

grande abraço.

ROBERTO SCHOLLER
15/08/2013, 09:25
Joao,

Vou ver se consigo uma vaga pra voce, mas vou pode te dizer apenas no final da semana que vem.

Tambem fica o convite para a trilha aos demais, deve ser o maior evento do estado, ano passado havia 300 jeeps, tá aí o site: Pavelama Off Road (http://www.pavelama.com.br/)


João se eu fosse estrear meu bruto em PAVERAMA com certeza você seria meu ZEQUINHA!!! Mas infelizmente não vou participar pois tenho uma formatura.:freaking:

Mas haverá mais trilhas e combinamos ok?

abraço.

Vicente Guimaraes
15/08/2013, 11:26
Roberto,

Novamente parabens pelo Engesão, tenho acompanhado seu tópico e já acompanho o tópico de venda do Roberto a mais tempo ainda e vi que o bichão tava muito inteiro.

Sobre os pneus, se colocar um com medida do 37" fai começar a ter muitos problemas... é só vc pesquisar aqui no fórum, diferencial moído, ponta de eixo, cruzeta, etc, etc. Fora os problemas de dirigibilidade e estabilidade em curvas na estrada. Se vc não se importa em ter mais gastos de manutenção e em pilotar a 80Km/h na estrada (para seguir com segurança) siga em frente.

Quando comprei o meu a primeira coisa que fiz também foi comprar um 37".... mesmo antes de começar a rodar com ele eu destroquei os pneus, troquei pelos 287x75 r16 (mesma altura do 33", só que é mais fino) e gostei muito da configuração, melhor dirigibilidade na estrada e maior segurança em curvas. Mas o meu objetivo talvez seja diferente do seu. São expedições longas e trilhas leves/moderadas.

Pode ter certeza que seu engesa com pneus 32 ou 33, mud, vc vai passar por qualquer aperto.

ROBERTO SCHOLLER
15/08/2013, 11:55
Roberto,

Novamente parabens pelo Engesão, tenho acompanhado seu tópico e já acompanho o tópico de venda do Roberto a mais tempo ainda e vi que o bichão tava muito inteiro.

Sobre os pneus, se colocar um com medida do 37" fai começar a ter muitos problemas... é só vc pesquisar aqui no fórum, diferencial moído, ponta de eixo, cruzeta, etc, etc. Fora os problemas de dirigibilidade e estabilidade em curvas na estrada. Se vc não se importa em ter mais gastos de manutenção e em pilotar a 80Km/h na estrada (para seguir com segurança) siga em frente.

Quando comprei o meu a primeira coisa que fiz também foi comprar um 37".... mesmo antes de começar a rodar com ele eu destroquei os pneus, troquei pelos 287x75 r16 (mesma altura do 33", só que é mais fino) e gostei muito da configuração, melhor dirigibilidade na estrada e maior segurança em curvas. Mas o meu objetivo talvez seja diferente do seu. São expedições longas e trilhas leves/moderadas.

Pode ter certeza que seu engesa com pneus 32 ou 33, mud, vc vai passar por qualquer aperto.

Muito obrigado meu amigo Vicente!!! Porisso é ótimo saber informações sobre esses brutos de pessoas com conhecimento e experiência como você tem.

Vou análisar essas informações e me decidir. Vou utilizar o Bruto para trilhas e passeios curtos, talvez uma que outra vez para uma expedição mais longa, mas isso é raro de acontecer.

Ele possui pneu bf All 33" e é um doce para andar, estavel e muito confortavel. Derrepente seja uma opção manter os 33" porem alterar para MUD né? Ai mantenho o conforto, estabilidade e terei pneus bons para trilhas e deslocamentos.

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda e informações meu amigo.

grande abraço.:concordo:

ROBERTO SCHOLLER
15/08/2013, 11:57
Galera!!!! ENGESEIRA!!!

Preciso da opinião e sugestão dos amigos para apelidar o meu BRUTO.

Aguardo palpites e pitacos ok???

vamos BATIZAR a criança hehehe

abraço.

Eduardo Velo
15/08/2013, 12:30
Acompanha esse tópico do galego a partir daqui ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-132.html
Aí ja aproveita pra ver eixos novos reforçados pra usar pneuzão com o galego ... abs ...

Fala Vicente , será que o engesão vai pra canastra ??
Ja tinha mandado pro Roberto ver o tópico do galego , esse é só 1 entre muitos que tem aqui no forum pesquisando eixos pra colocar pneus grandes ... é um assunto bem discutido por aqui , farta fonte de pesquisa do que deu e não deu certo ...
O meu com 33" MUD era só apurrinhação , não chegava a quebrar pq dava manutenção antes , trocava rolamnetos a cada 3 meses , ia rolamento de roda diant tras. de munhão e diferencial ... estourava retentores , cruzetas , terminais ... depois que coloquei 31" BF AT só troco em manutenção preventiva , abro pra ver a 1 x por ano e só troco graxa , tinha terminais que vendi pq comprei um monte e pensava que ia viver trocando e não quebrou mais ... a ultima troca de rolamentos tras. foi pq a gaiola trincou e vi numa abertura pra troca de graxa , aí parece que vai quebrar só pq vc sabe que ta trincado ... rsrs , tive que trocar os 2 lados ... não tem shimmi , freia muito bem e gasta pneu por igual ...
O unico problema que estou tendo são as buchas internas das links tras. , elas estão ovalizando com pouco tempo de uso , encomendei umas buchas de borracha lonada que ainda vou testar , o cara fez atendendo pedido meu e de mais 2 colegas engeseiros ... se ficar bom passo a dica ...

Vicente Guimaraes
15/08/2013, 15:17
Preciso da opinião e sugestão dos amigos para apelidar o meu BRUTO

Taí o nome, BRUTO :)

Um bom nome.


Fala Vicente , será que o engesão vai pra canastra ??


To colocando pressão no Plinio... ele tem mais 2 meses e meio... tá apertado, mas estou confiante. Ele disse que até o final deste mês o carro já estará rodando para testes (ainda sem pintura e acabamentos)... vamos ver...


O unico problema que estou tendo são as buchas internas das links tras. , elas estão ovalizando com pouco tempo de uso , encomendei umas buchas de borracha lonada que ainda vou testar , o cara fez atendendo pedido meu e de mais 2 colegas engeseiros ... se ficar bom passo a dica ...

Opa, qualquer novidade coloca aí.

ROBERTO SCHOLLER
15/08/2013, 15:40
[QUOTE=Vicente Guimaraes;1985753]Taí o nome, BRUTO :)

Um bom nome.


Obrigado Vicente.


:concordo: GOSTEI!!! Vamos ver se surgem mais idéias ou se o pessoal também aprova o BRUTO :twisted:

ROBERTO SCHOLLER
15/08/2013, 17:20
Como os ENGESAS são NASCIDOS PARA GUERRA E CRIADOS NA TRILHA, ele pode ser batizado de RECRUTA o que acham?
existe o Fuzileiro do KIM e o Sargento de outro amigo forista que na ocasião não lembro o nome, pode surgir o RECRUTA hehe.:karate:

Vicente Guimaraes
15/08/2013, 17:42
Recruta? que tal uma patente mais alta, capitão, coronel?

ROBERTO SCHOLLER
16/08/2013, 08:58
Recruta? que tal uma patente mais alta, capitão, coronel?

:concordo: Muito Legal Vicente!!! obrigado pelas sugestões!!!

Abraço.

ROBERTO SCHOLLER
16/08/2013, 09:00
Alguem mais com alguma palpite ou sugestão???

depois vamos enumerar as sugestões e fazer uma votação!!!

Abraço amigos. :brinde:

Eduardo Velo
16/08/2013, 10:26
Bom , tb acho que sendo um jipe gaucho não vai pegar bem chamar de Bruto ... rsrs , brincadeira heim ...
Pode ser Gaudério , Pampeiro , Jaguané ( é como chamaram meu engesa uma vez aí na região de Passo Fundo ), acho que é algum tipo de cavalo ... o cara falou assim
- tu ta mal de auto heim tchê , isso é igual um Jaguané ...

Vou insitir com vc pra fazer uma trilha com esses pneus que estão na vtr pra ter uma impressão de como vai se comportar o engesa ... ja usei os MUDs e posso te garantir que na lama era pior que o AT ...

Outro detalhe importante pra qdo vc for fazer trilha , como vc está acostumado com CJ vai estranhar uma coisa , o peso , o CJ consegue ser controlado um pouco melhor nas valas , o engesa é mais pesado e vai pra onde ele quer e não onde vc quer , por isso carrego a chibanca sempre pq ele vai pra vala de qqer maneira ... rs

abs ...

ROBERTO SCHOLLER
16/08/2013, 11:08
Bom , tb acho que sendo um jipe gaucho não vai pegar bem chamar de Bruto ... rsrs , brincadeira heim ...
Pode ser Gaudério , Pampeiro , Jaguané ( é como chamaram meu engesa uma vez aí na região de Passo Fundo ), acho que é algum tipo de cavalo ... o cara falou assim
- tu ta mal de auto heim tchê , isso é igual um Jaguané ...

Vou insitir com vc pra fazer uma trilha com esses pneus que estão na vtr pra ter uma impressão de como vai se comportar o engesa ... ja usei os MUDs e posso te garantir que na lama era pior que o AT ...

Outro detalhe importante pra qdo vc for fazer trilha , como vc está acostumado com CJ vai estranhar uma coisa , o peso , o CJ consegue ser controlado um pouco melhor nas valas , o engesa é mais pesado e vai pra onde ele quer e não onde vc quer , por isso carrego a chibanca sempre pq ele vai pra vala de qqer maneira ... rs

abs ...


:concordo: Legal Edu!!! muito obrigado pelo palpite e pelas dicas, tenho medo de andar com os pneus All e ser o rolha da trilha ainda mais com um ENGESA né? O bruto e respeitado por todos e precisa manter essa postura. hehe :twisted:

A maioria do pessoal usa aqui no SUL pneu godloko da ost ou ignorante da gennius são pneus brabos, mas não quero pneus tão brutos para evitar quebras.

outra opção que surgiu foi os pneus BOOGER, mas acho meio demais também!!!

Acredito que vou de VJ 910 mesmo!!! Ja fechei negocio com 04 carcaças do pneus wrangler da goodyear 35" :) agora falta decidir o modelo a recapar!!! :semideia

Os meus bf all 33" estão quase novos e vou vender fácil!!! vou pedir +- 500,00 reais por cada é um preço bom?

abraço.

ROBERTO SCHOLLER
16/08/2013, 11:35
Se é para ter um apelido do SUL, pode ser MARAGATO:lol: também hehe!!! vamos lá galera!!! vamos dar idéias!!!
abraço :curtir:

Vicente Guimaraes
16/08/2013, 11:59
Acredito que vou de VJ 910 mesmo!!! Ja fechei negocio com 04 carcaças do pneus wrangler da goodyear 35"

Ihhh já vi que vai de pneuzão mesmo.... :) o lado bom é que vais passar em tudo que é buraco.

ROBERTO SCHOLLER
16/08/2013, 12:31
Ihhh já vi que vai de pneuzão mesmo.... :) o lado bom é que vais passar em tudo que é buraco.


Essa é a idéia Vicente :palmas:!!! hehe quero manter a honra dos engesas perante aos Jipeiros.:twisted:

Vicente Guimaraes
16/08/2013, 12:40
Vai no jeitinho porque o bicho é bruto. Vai passar tranquilo em lugares onde os outros só passam peidando.

POr exemplo, no encontro de engesas do bananal o Igor que tem uma Camper 4x2 (a camper na verdade usa chassis e suspensão do engesa , ou seja é um engesa efeitado :) ... que me perdoem os Campeiros). A viatura dele passava em cada buraco só com 4x2 que eu nem acreditava, e com pneu AT!

O show seria colocar os eixos traseiros (Dana 70) da f250 (f350 ou f4000) e o diferencial dianteiro da f250 4x4 (Dana 60) ia ficar bruto demais e vc poderia usar esses pneuzões sem medo de ser feliz. Eu pensei nesse upgrade mas desisti porque o meu foco serão expedições com 90% do trajeto em asfalto.

ROBERTO SCHOLLER
16/08/2013, 12:56
Vai no jeitinho porque o bicho é bruto. Vai passar tranquilo em lugares onde os outros só passam peidando.

POr exemplo, no encontro de engesas do bananal o Igor que tem uma Camper 4x2 (a camper na verdade usa chassis e suspensão do engesa , ou seja é um engesa efeitado :) ... que me perdoem os Campeiros). A viatura dele passava em cada buraco só com 4x2 que eu nem acreditava, e com pneu AT!

O show seria colocar os eixos traseiros (Dana 70) da f250 (f350 ou f4000) e o diferencial dianteiro da f250 4x4 (Dana 60) ia ficar bruto demais e vc poderia usar esses pneuzões sem medo de ser feliz. Eu pensei nesse upgrade mas desisti porque o meu foco serão expedições com 90% do trajeto em asfalto.

Pode deixar que vou pegar bem o jeito do bruto antes de enfrentar maiores dificuldades, para me previnir e saber agir em qualquer adversidade.

:palmas:Obrigado pela dica dos diferênciais vou anotar e quando for necessário terei a solução!!!:euforico:


ja tenho um bloqueio da ENFER 90% para colocar no diferêncial traseiro :concordo:. Vamos ver como o bruto vai se comportar com os sapatos novos e o bloqueio :twisted:.

Vicente Guimaraes
16/08/2013, 13:31
Bloqueio 90% Enfer? não é 100% ?

ROBERTO SCHOLLER
16/08/2013, 14:40
Bloqueio 90% Enfer? não é 100% ?


É 90% com sistema de disco se não me engano.

uxio69
16/08/2013, 17:06
Roberto,


Quer uns palpites de quem passou por esses mesmos momentos faz apenas de 2 anos? :lol:


Se sim, lá vai:


1) Não se preocupe agora em fazer qualquer upgrade no carro. Por mais bem conservado que o carro esteja, verifique todo o estado do carro: mecânica, elétrica, transmissão, chassis, e principalmente os itens que afetam diretamente a segurança - freios, direção e cintos. Faça pente fino em tudo. Isso vai te ajudar a conhecer melhor o carro. Lembre que sua vida e dos demais está em jogo. :concordo:


2) Comece a rodar com seu carro do jeito que está. Vá aos poucos, fazendo trilhas leves e aumentando a dificuldade gradativamente. Além de vc conhecer melhor o desempenho do carro, vai te ajudar a avaliar quais são os upgrades que vc precisa fazer. Por exemplo: Não adianta colocar um pneu muito bom pra areia se aí na tua região não tem trilhas em dunas.


3) Agora que teu Engesão chegou, abra um tópico específico do teu carro na seção Frota 4x4. Lá é onde estão os nossos carros. Esta seção é destinada pra assuntos em geral dos Engesas.


4) Se vc deixar mesmo que os outros coloquem o apelido do teu carro, vai sair cada gozação da zorra! :mrgreen: O carro é teu, escolha vc o apelido. Mas tenha calma. Uma hora, do nada, o apelido aparecerá. Mas tenha cuidado! Nomes como "preferido", "cadinho" pegam mal. Lembre-se que Engesa é carro macho, brabo e tem muita história!

No mais, todos desejamos muito sucesso a vc e ao teu Engesão.

Ah, já ia esquecendo. Cadê as fotos? Até agora não vimos nenhuma! :shock: A galera aqui gosta de ver fotos e mais fotos de Engesa!

Abs,

Uxío

Vicente Guimaraes
16/08/2013, 19:13
É sobre os nomes o Uxio tem razão, o nome vai aparecer ...


Cadê as fotos? Até agora não vimos nenhuma! :shock: A galera aqui gosta de ver fotos e mais fotos de Engesa!

éeeee !! fotos ! fotos !

JOÃO R.
17/08/2013, 00:33
4) Se vc deixar mesmo que os outros coloquem o apelido do teu carro, vai sair cada gozação da zorra! O carro é teu, escolha vc o apelido. Mas tenha calma. Uma hora, do nada, o apelido aparecerá. Mas tenha cuidado! Nomes como "preferido", "cadinho" pegam mal. Lembre-se que Engesa é carro macho, brabo e tem muita história!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....
Olha o recalque... Ainda lembro vc pilotando o Cadinho lá na Camalheira, todo bobo... E agora fica aí, metendo a boca nos outros....

ROBERTO SCHOLLER
17/08/2013, 13:27
Roberto,


Quer uns palpites de quem passou por esses mesmos momentos faz apenas de 2 anos? :lol:


Se sim, lá vai:


1) Não se preocupe agora em fazer qualquer upgrade no carro. Por mais bem conservado que o carro esteja, verifique todo o estado do carro: mecânica, elétrica, transmissão, chassis, e principalmente os itens que afetam diretamente a segurança - freios, direção e cintos. Faça pente fino em tudo. Isso vai te ajudar a conhecer melhor o carro. Lembre que sua vida e dos demais está em jogo. :concordo:


2) Comece a rodar com seu carro do jeito que está. Vá aos poucos, fazendo trilhas leves e aumentando a dificuldade gradativamente. Além de vc conhecer melhor o desempenho do carro, vai te ajudar a avaliar quais são os upgrades que vc precisa fazer. Por exemplo: Não adianta colocar um pneu muito bom pra areia se aí na tua região não tem trilhas em dunas.


3) Agora que teu Engesão chegou, abra um tópico específico do teu carro na seção Frota 4x4. Lá é onde estão os nossos carros. Esta seção é destinada pra assuntos em geral dos Engesas.


4) Se vc deixar mesmo que os outros coloquem o apelido do teu carro, vai sair cada gozação da zorra! :mrgreen: O carro é teu, escolha vc o apelido. Mas tenha calma. Uma hora, do nada, o apelido aparecerá. Mas tenha cuidado! Nomes como "preferido", "cadinho" pegam mal. Lembre-se que Engesa é carro macho, brabo e tem muita história!

No mais, todos desejamos muito sucesso a vc e ao teu Engesão.

Ah, já ia esquecendo. Cadê as fotos? Até agora não vimos nenhuma! :shock: A galera aqui gosta de ver fotos e mais fotos de Engesa!

Abs,

Uxío


Muito obirgado pelas dicas e informacoes Uxio!!! foram muito importantes para mim!!!

grande abraco.:concordo:

ROBERTO SCHOLLER
17/08/2013, 13:29
4) Se vc deixar mesmo que os outros coloquem o apelido do teu carro, vai sair cada gozação da zorra! O carro é teu, escolha vc o apelido. Mas tenha calma. Uma hora, do nada, o apelido aparecerá. Mas tenha cuidado! Nomes como "preferido", "cadinho" pegam mal. Lembre-se que Engesa é carro macho, brabo e tem muita história!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....
Olha o recalque... Ainda lembro vc pilotando o Cadinho lá na Camalheira, todo bobo... E agora fica aí, metendo a boca nos outros....

Pode Deixar meu amigo!!! vou resolver isso hehehe!!! queria definir o apelido para criar o topico no frota 4x4 ja com o apelido hehehe.

mas vou resolver!!! :curtir:

ROBERTO SCHOLLER
17/08/2013, 13:30
É sobre os nomes o Uxio tem razão, o nome vai aparecer ...



éeeee !! fotos ! fotos !


Pode deixar!!! as fotos vao aparecer hehehe so preciso aprender a postar hahahahaha.:pensativo:

ROBERTO SCHOLLER
18/08/2013, 12:08
Amigos!!! ontem a tarde fui andar com o meu bruto, apenas um passeio pela cidade nada de trilha, ai tive a ideia de subir alguns barrancos para testar o 4x4 que ainda nao havia testado. Testeii e funcionou muito bem, mas nos testes percebi que a reducao da toyota permite 4x2, 4x4, 4x2 reduzido e 4x4 reduzido, isso confere? apos testado, fui fazer ele patinar para ver o que estava engatado, em estrada de terra, deu um estralo e nao funcionou mais nada, fiquei no neutro total e tive que rebocar o bruto para oficina. Fiquei bem descontente porque nem forcei, e algo estragou. Vcs tem ideia do que pode ter ocorrido? o mecanico vai abrir amanha e me falar. Mas nao posso acreditar que quebrou alguma engrenagem pq nem forcei. abraco a todos.

Eduardo Velo
18/08/2013, 15:58
Será que a alavanca não ficou no neutro ???
Se vc engatou o 4x4 no asfalto fica mais dificil desengatar , acho que qdo vc desengatou acabou levando a alavanca pro neutro , que é usado pro guincho mecanico , aí não engata nenhuma marcha ...

ROBERTO SCHOLLER
18/08/2013, 19:22
Será que a alavanca não ficou no neutro ???
Se vc engatou o 4x4 no asfalto fica mais dificil desengatar , acho que qdo vc desengatou acabou levando a alavanca pro neutro , que é usado pro guincho mecanico , aí não engata nenhuma marcha ...


A principio nao Edu desengtamos tudo certo porem nao andava. vamos abrir e ver oq deu.

Eduardo Velo
18/08/2013, 19:58
Geralmente as cxs tem 4x4 e reduzida , o engate 4x4 depende da roda livre ...

Como vc ta dizendo que engatou 4x2 reduzido , é sinal que engatou reduzida sem acionar a roda livre , tem que ter um bom controle qdo trabalha assim pq a força vai ficar toda na tras. e com reduzida fica um esforço maior ... qdo for usar a vtr em 4x2 reduzido vai na manha ...

Não deve ser nada grave , vamos aguardar pra ver ...

JOÃO R.
18/08/2013, 20:06
Olá Roberto, a Tcase Toyota moderna tem 4 posições .... 4x2, 4x4H, NEUTRO e 4x4L. 4x2 reduzida, só se vc não ligar a roda livre. Eu tenho essa caixa no Engesa, estava com um problema de quando engatava 4x4L, ela dava um tranco e pulava para posição NEUTRO. Não mantinha engatado de forma alguma. Porém, 4x2 e 4x4H não tinha problema. A solução foi frisar as engrenagens. Resolveu.
Abraço... Programando para ir de Zequinha para Pavelama... Vc vai?

ROBERTO SCHOLLER
19/08/2013, 10:22
Geralmente as cxs tem 4x4 e reduzida , o engate 4x4 depende da roda livre ...

Como vc ta dizendo que engatou 4x2 reduzido , é sinal que engatou reduzida sem acionar a roda livre , tem que ter um bom controle qdo trabalha assim pq a força vai ficar toda na tras. e com reduzida fica um esforço maior ... qdo for usar a vtr em 4x2 reduzido vai na manha ...

Não deve ser nada grave , vamos aguardar pra ver ...

Eu acionei a roda livre Edu. Espero realmente que não seja nada grave, ate pq nao focei quase nada para quebrar alguma coisa, ainda mais que tudos aqui no forum falam que essas caixas são indestrutiveis!!! Estou ansioso aguardando a ligação do mecânico. :-?

ROBERTO SCHOLLER
19/08/2013, 10:27
Olá Roberto, a Tcase Toyota moderna tem 4 posições .... 4x2, 4x4H, NEUTRO e 4x4L. 4x2 reduzida, só se vc não ligar a roda livre. Eu tenho essa caixa no Engesa, estava com um problema de quando engatava 4x4L, ela dava um tranco e pulava para posição NEUTRO. Não mantinha engatado de forma alguma. Porém, 4x2 e 4x4H não tinha problema. A solução foi frisar as engrenagens. Resolveu.
Abraço... Programando para ir de Zequinha para Pavelama... Vc vai?

Olá Joao!!! pois é ao andar verificamos que ela possuia essas opçoes de engate. Quando o seu desengatava e ia para neutro vc conseguia botar opçao 4x2 ou 4x4 e seguir andando? Para mim isso não ocorreu. Deu o estalo e ficou no neutro, conseguimos perceber que a caixa de marcha girava, mas não passava a informação para a de transferência. Queria tanto andar com o bruto nesse final de semana que passou e não pude pq ocorreu isso no sabado :cry:. Mas faz parte, vamos arrumar e bola para frente. Estou ansioso aguardando a ligação do meu mecanico para me iformar oq houve.
Que bom que vai conseguir ir na trilha de PAVERAMA, essa trilha e muitooo boa, mas infelizmente não vou participar em virtude de uma formatura que devo ir. :(

ROBERTO SCHOLLER
19/08/2013, 10:45
Ja descobrimos!!! quebrou a luva ou engrenagem que seleciona 4x2,4x4 e 4x4 reduzido, as engrenagens são bem novas!!!:) e a da redizida ja esta lapidada como o João citou. Tem um rolamento com uma folga minima, e ja que abrimos vamos trocar e deixar 100% nova!!! Agora quero tirar uma dúvida com vcs, e comum quebrar essa peça dessas caixas? Eu repito que nem forcei muito e ela quebrou, sera que era uma falha na peça ou ja estava trincada? Ouvi falar muito bem dessas caixas de toyota que eram inquebraveis e a minha quebrou em um teste de leve. Fiquei desconfiado agora com essa caixa. Mas vamos deixar ela nova agora!!! e vamos para outro teste. Edu ela possui 4x2 4x4 e 4x4 reduzido mesmo não possui 4x2 reduzido, o acionamento esta com problemas também. Ja vamos resolver. Obrigado pelas dicar e informações amigos.

Vicente Guimaraes
19/08/2013, 11:03
Fala Roberto

Essas CTs da Toyota são muito robustas, pergunta pra turma que tem bandeirante no batente.

O problema é a adaptação, de motores e caixas diferentes. As vezes pode ter sido mal feita e aí quebra mesmo.

Mas vamos aguardar a opinião dos demais colegas.

Eduardo Velo
19/08/2013, 12:16
Roberto , a opção 4x2 reduzido vc tem por ter roda livre ... se fosse automático só teria se tivesse opção de 4x4 com um botão no painel ...

Então ainda não sabe se foi luva ou engrenagem ... , ainda pode ser o anel trava tb , se foi o anel trava pede pra colocar um anel trava mais espesso e aumenta o canal de alojamento num torneiro ...

Qto a causa da quebra é dificil saber , se engatou a reduzida e por um acaso qqer o 4x4 na roda livre não engatou e1a fica muito forte pra acionar só o eixo tras.

A CT de Band não é tão vulnerável assim , vamos aguardar abrir e ver o que aconteceu ...

Pra postar fotos aqui entra em Modo Avançado na parte de baixo aqui do tópico , depois entra em Administra Anexos , vai em Procurar , escolhe fotos no seu micro e depois Enviar .

Posta fotos do que quebrou se possível ...

abs ...

ROBERTO SCHOLLER
19/08/2013, 12:20
Roberto , a opção 4x2 reduzido vc tem por ter roda livre ... se fosse automático só teria se tivesse opção de 4x4 com um botão no painel ...

Então ainda não sabe se foi luva ou engrenagem ... , ainda pode ser o anel trava tb , se foi o anel trava pede pra colocar um anel trava mais espesso e aumenta o canal de alojamento num torneiro ...

Qto a causa da quebra é dificil saber , se engatou a reduzida e por um acaso qqer o 4x4 na roda livre não engatou e1a fica muito forte pra acionar só o eixo tras.

A CT de Band não é tão vulnerável assim , vamos aguardar abrir e ver o que aconteceu ...

Pra postar fotos aqui entra em Modo Avançado na parte de baixo aqui do tópico , depois entra em Administra Anexos , vai em Procurar , escolhe fotos no seu micro e depois Enviar .

Posta fotos do que quebrou se possível ...

abs ...


Vlw Edu!!!:concordo: obrigado pela dicas e informações!!! Assim que estiver com a peça que quebrou em mãos tiro as fotos e posto aqui. grande abraço.

uxio69
19/08/2013, 12:41
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....
Olha o recalque... Ainda lembro vc pilotando o Cadinho lá na Camalheira, todo bobo... E agora fica aí, metendo a boca nos outros.... :mrgreen: Sabia que vc leria! :chorandoderir:

ROBERTO SCHOLLER
19/08/2013, 12:45
Amigos qual o numero de estrias da ponta de eixo traseira dos nossos engesas? eixo dana 44 original

19 ou 30?

obrigado pelas informações!!!

uxio69
19/08/2013, 12:46
Agora quero tirar uma dúvida com vcs, e comum quebrar essa peça dessas caixas? Eu repito que nem forcei muito e ela quebrou, sera que era uma falha na peça ou ja estava trincada? Ouvi falar muito bem dessas caixas de toyota que eram inquebraveis e a minha quebrou em um teste de leve. Fiquei desconfiado agora com essa caixa. Roberto, consulte Magão. Ele tem mestrado e doutorado em moer T-Case de Band!:lol:

ROBERTO SCHOLLER
19/08/2013, 13:03
:concordo: Obrigado Uxio!!!

Como vao as obras no GALEGO?

abração.

ROBERTO SCHOLLER
19/08/2013, 13:06
Amigos qual o numero de estrias da ponta de eixo traseira dos nossos engesas? eixo dana 44 original

19 ou 30?

obrigado pelas informações!!!

Vicente Guimaraes
19/08/2013, 13:27
tem 30 estrias !

guilhermeabreu
19/08/2013, 13:56
ROBERTO SCHOLLER

Não existe nenhuma caixa de marcha que seja inquebrável , ainda mais vc que esta começando agora , vc não deve testar nada , sugiro a vc andar na maciota até ir vendo os limites de uma forma natural , vc diz que não forçou nada demais , mas para vc pode ter sido nada demais , mas se vc deu um tranco mesmo sendo leve pode quebrar , não que a caixa seja fraca , mas é pela maneira de ter dado o tranco .

A sua T-CASE sendo de BAND , ela pode sim funcionar em 4X2 reduzido mesmo com a roda livre ligada , é que nas BANDS a T-CASE tem uma chapa que impede de a alavanca passar para 4x2 reduzida e qdo adaptamos esta caixa no ENGESA pode ser retirada como foi retirada do meu e se eu quiser eu coloco em 4x2 reduzido , MAS DESTA FORMA É COMO O EDU VELO FALOU : que toda a força estando a T-CASE EM 4x2 REDUZIDA , toda esta força quase que dobrada só vai para o eixo traseiro e se der bobeira quebra mesmo , eu uso muito nesta posição de 4x2 reduzido qdo estou fazendo uma trilha passeio e andando em comboio muito lento daí eu reduzo e ando sem forçar a embreagem , pq muitas vezes vc anda a 15km/h 20km/h e as vezes subindo o que a 2ª fica fraca e a 1ª fica forte demais daí qdo coloco em 4x2 reduzido ando em 2ª e 3ª com muito mais facilidade e sem forçar nada .

CONCLUINDO :

Para seu ENGESA este conjunto que vc esta é o mais resistente que se tem , não serve para um MAGAO , KIM E UXIO que colocaram pneuzões e motores torcudos , fortes demais .

O meu CORAÇÃO VALENTE tem este o cambio original CLARK 240V com T-CASE da BAND e NUNCA QUEBREI , e olha que judio um bocado . Mas tem que saber judiar e não quebrar isto vc tb saberá fazer mas leva um pouco de tempo .

NÃO FIQUE TESTANDO AQUILO QUE VC AINDA NÃO TEM EM SUAS MÃOS , AQUILO QUE VC AINDA NÃO CONHEÇE BEM OS LIMITES .

NÃO TENHA PRESSA EM APRENDER A POUPAR O SEU EQUIPAMENTO , SEU CONJUNTO É FORTE , NÃO FIQUE TRISTE COM A 1ª QUEBRA , 4X4 É ISTO , MUITO PRAZER , MUITA AVENTURA E MUITA DESPESA$$$$$$$$$$$$ COM QUEBRAS .

Tem que ter esposa ou namorada compreensiva , pq 4x4 é uma segunda família$$$$$$$$$$$$$$$ não se esqueça disto , só pra vc ter uma idéia meu ENGESA comprei por R$5.100,00 e coloquei mais de R$60.000,00 em cima e não esta terminado e nem bonito como gostaria , terei que gastar mais uns R$20.000,00 para ficar 100% acabado , ou melhor quase acabado pq EM 4X4 VC NUNCA ACABA , NUNCA TERMINA O QUE QUER FAZER , SEMPRE TEM ALGO A MAIS PARA COLOCAR . é um vício e a esposa tem que ser pe=arceira nesta hora senão complica tudo .

Abração

ROBERTO SCHOLLER
19/08/2013, 14:42
ROBERTO SCHOLLER

Não existe nenhuma caixa de marcha que seja inquebrável , ainda mais vc que esta começando agora , vc não deve testar nada , sugiro a vc andar na maciota até ir vendo os limites de uma forma natural , vc diz que não forçou nada demais , mas para vc pode ter sido nada demais , mas se vc deu um tranco mesmo sendo leve pode quebrar , não que a caixa seja fraca , mas é pela maneira de ter dado o tranco .

A sua T-CASE sendo de BAND , ela pode sim funcionar em 4X2 reduzido mesmo com a roda livre ligada , é que nas BANDS a T-CASE tem uma chapa que impede de a alavanca passar para 4x2 reduzida e qdo adaptamos esta caixa no ENGESA pode ser retirada como foi retirada do meu e se eu quiser eu coloco em 4x2 reduzido , MAS DESTA FORMA É COMO O EDU VELO FALOU : que toda a força estando a T-CASE EM 4x2 REDUZIDA , toda esta força quase que dobrada só vai para o eixo traseiro e se der bobeira quebra mesmo , eu uso muito nesta posição de 4x2 reduzido qdo estou fazendo uma trilha passeio e andando em comboio muito lento daí eu reduzo e ando sem forçar a embreagem , pq muitas vezes vc anda a 15km/h 20km/h e as vezes subindo o que a 2ª fica fraca e a 1ª fica forte demais daí qdo coloco em 4x2 reduzido ando em 2ª e 3ª com muito mais facilidade e sem forçar nada .

CONCLUINDO :

Para seu ENGESA este conjunto que vc esta é o mais resistente que se tem , não serve para um MAGAO , KIM E UXIO que colocaram pneuzões e motores torcudos , fortes demais .

O meu CORAÇÃO VALENTE tem este o cambio original CLARK 240V com T-CASE da BAND e NUNCA QUEBREI , e olha que judio um bocado . Mas tem que saber judiar e não quebrar isto vc tb saberá fazer mas leva um pouco de tempo .

NÃO FIQUE TESTANDO AQUILO QUE VC AINDA NÃO TEM EM SUAS MÃOS , AQUILO QUE VC AINDA NÃO CONHEÇE BEM OS LIMITES .

NÃO TENHA PRESSA EM APRENDER A POUPAR O SEU EQUIPAMENTO , SEU CONJUNTO É FORTE , NÃO FIQUE TRISTE COM A 1ª QUEBRA , 4X4 É ISTO , MUITO PRAZER , MUITA AVENTURA E MUITA DESPESA$$$$$$$$$$$$ COM QUEBRAS .

Tem que ter esposa ou namorada compreensiva , pq 4x4 é uma segunda família$$$$$$$$$$$$$$$ não se esqueça disto , só pra vc ter uma idéia meu ENGESA comprei por R$5.100,00 e coloquei mais de R$60.000,00 em cima e não esta terminado e nem bonito como gostaria , terei que gastar mais uns R$20.000,00 para ficar 100% acabado , ou melhor quase acabado pq EM 4X4 VC NUNCA ACABA , NUNCA TERMINA O QUE QUER FAZER , SEMPRE TEM ALGO A MAIS PARA COLOCAR . é um vício e a esposa tem que ser pe=arceira nesta hora senão complica tudo .

Abração


Obrigado pelas informações Guilherme!!!:concordo:

Certamente sei que nunca paramos com os gastos com veiculos 4x4 tive um CJ3A por 5 anos antes de comprar o meu Sonhado ENGESA, e judiei um bocado dele, nunca me deixou na mão. O detalhe é que nem trilha fiz, e o bruto ja quebrou!!! isso me deixa um pouco chateado, mas é assim mesmo, sei que é. Graças a DEUS a minha patroa gosta tanto quanto eu de jeep e trilhas, e com isso não preciso me preocupar hehehe:euforico:

Sei de todas as qualidades dos engesas e isso não vai me abater!!! Isso é detalhe!!! Agora vou fazer todos detalhes que pretendo fazer nele e postar todas as mudanças aqui para os amigos ajudarem nos palpites!!!

ROBERTO SCHOLLER
19/08/2013, 14:45
Amigos o que quebrou na t case foi a luva de engata 4x2 4x4 e 4x4 reduzido achei a peça usada a venda e nova, mas essas novas não sei a marca e fico meio desconfiado quanto a qualidade e durabilidade da peça. O que devo fazer? botar uma nova ou achar uma usada original?

obrigado pela atenção. Abraço!!!

ROBERTO SCHOLLER
19/08/2013, 15:38
Amigos Achei a peça original usada porem em estado de nova!!! coisa fina, filé mesmo por 50 latas!!! ja comprei e ja esta sendo montado!!! amanhã o bruto estará a toda prova novamente!!!

abraço a todos.:dance:

Vicente Guimaraes
19/08/2013, 15:44
O bom é isso, as peças são todas baratinhas...

Ontem fui trocar o cabo do acionamento do cambio do meu peugout 307, eles só vendem o conjunto completo, valor do preju 800 reais (com mdo)...

ROBERTO SCHOLLER
19/08/2013, 15:51
tem 30 estrias !

Muito obrigado pela resposta Vicente!!!:curtir:

ROBERTO SCHOLLER
19/08/2013, 16:07
O bom é isso, as peças são todas baratinhas...

Ontem fui trocar o cabo do acionamento do cambio do meu peugout 307, eles só vendem o conjunto completo, valor do preju 800 reais (com mdo)...

:putz:Putz!!! Complicado né Vicente. Mas fazer o que!!!

Meu mecênico ligou agora e falou que foi lavar as peças p montar e que percebeu que tem outra engrenagem bem gasta, que não valia a pena montar a transferência assim!!! Vai procurar a tal engrenagem e vamos montar!!! Prefiro gastar agora um pouco mais e não ter futuras dores de cabeça. Espero que ache outra engrenagem baratinha também hehe.

guilhermeabreu
19/08/2013, 17:52
Amigos o que quebrou na t case foi a luva de engata 4x2 4x4 e 4x4 reduzido achei a peça usada a venda e nova, mas essas novas não sei a marca e fico meio desconfiado quanto a qualidade e durabilidade da peça. O que devo fazer? botar uma nova ou achar uma usada original?

obrigado pela atenção. Abraço!!!



CARO AMIGO ROBERTO SCHOLLER

Fico feliz com as suas carinhas do seu post me respondendo , a minha esposa tb nunca reclamou o qto gasto no meu ENGESA e participa das trilhas tb e olha que não somos mais crianças , sessentão nas costas .

Qtos as peças , minha opinião é que vc deva comprar peças novas pq as BANDS nestas altura do campeonato , não deve ter nenhuma com peças originais em suas caixas de marcha e T-CASES e comprar uma usada mesmo em bom estado e não ter a certeza que seja original eu sugiro em comprar nova as peças e engrenagens , aqui em minha região existe mais de uma loja que são especializadas em BANDS e vendem peças do paralelo de boa qualidade , eles tem peças de 1ª e de 2ª tb e vai depender de vc na ora da compra , pois ainda tem gente quer o mais barato e todos nós sabemos que não existe mais engrenagens e peças de BAND originais mais.

Mas exitem vários fabricantes e nem todos são de boa qualidade , onde compro aqui o dono é meu amigo de tantos anos que compro com ele e vc pode até comprar dele aqui , tem o endereço dele aqui no início do tópico e ele manda para todo o Brasil , o EDUARDO SCHAEFER comprou peças para a hilux dele aqui tb em outra loja que tb tem peças de BAND .

As duas lojas envia para todo Brasil , uma loja é a TOYOMAR falar com Marquinhos , fala que eu te indiquei , tem ótimos preços e a outra é a ANTÔNIO AUTO PEÇAS falar com JÉDSON fala que eu te indiquei , se não precisa mais de peças agora , mas tenha estas duas lojas aí pra vc procurar e tem outra e NOVA FRIBURGO-RJ a TRAÇÃO-MANIA falar com Lourdinha a dona e tb fala que eu te indiquei , estas 3 lojas vendem muito barato , vale a pena vc cotar com elas antes de comprar por aí .

Abração

Eduardo Velo
19/08/2013, 18:19
Roberto , tem alguma desconfiança da causa da quebra ??
O Doc ( Guilhermeabreu ) manja bem de Band , as dicas dele sempre são muito boas ...

Essa luva que quebrou , foi por ruptura e ou por fadiga ( amassada , torta ) ? se foi por ruptura fica esperto pra usar a vtr , esse motor alcool 6 canecos tem giro alto e muita potência ... se foi por fadiga e aí inclui o desgaste da engrenagem , colocando pneus maiores que esses 33" essa CT pode não aguentar ... depois que montar segue as dicas do Doc , vai na manha até ter controle da vtr ... Um CJ3 é bem diferente de um Engesa , num CJ3 se colocar pneus 38" e souber tocar nem precisa trocar os eixos , Engesa é bem mais pesado ...

ROBERTO SCHOLLER
19/08/2013, 23:36
CARO AMIGO ROBERTO SCHOLLER

Fico feliz com as suas carinhas do seu post me respondendo , a minha esposa tb nunca reclamou o qto gasto no meu ENGESA e participa das trilhas tb e olha que não somos mais crianças , sessentão nas costas .

Qtos as peças , minha opinião é que vc deva comprar peças novas pq as BANDS nestas altura do campeonato , não deve ter nenhuma com peças originais em suas caixas de marcha e T-CASES e comprar uma usada mesmo em bom estado e não ter a certeza que seja original eu sugiro em comprar nova as peças e engrenagens , aqui em minha região existe mais de uma loja que são especializadas em BANDS e vendem peças do paralelo de boa qualidade , eles tem peças de 1ª e de 2ª tb e vai depender de vc na ora da compra , pois ainda tem gente quer o mais barato e todos nós sabemos que não existe mais engrenagens e peças de BAND originais mais.

Mas exitem vários fabricantes e nem todos são de boa qualidade , onde compro aqui o dono é meu amigo de tantos anos que compro com ele e vc pode até comprar dele aqui , tem o endereço dele aqui no início do tópico e ele manda para todo o Brasil , o EDUARDO SCHAEFER comprou peças para a hilux dele aqui tb em outra loja que tb tem peças de BAND .

As duas lojas envia para todo Brasil , uma loja é a TOYOMAR falar com Marquinhos , fala que eu te indiquei , tem ótimos preços e a outra é a ANTÔNIO AUTO PEÇAS falar com JÉDSON fala que eu te indiquei , se não precisa mais de peças agora , mas tenha estas duas lojas aí pra vc procurar e tem outra e NOVA FRIBURGO-RJ a TRAÇÃO-MANIA falar com Lourdinha a dona e tb fala que eu te indiquei , estas 3 lojas vendem muito barato , vale a pena vc cotar com elas antes de comprar por aí .

Abração


Muito obrigado mesmo Guilherme!!! Sem palavras para agradecer a grande ajuda que me deu!!!! Vou ligar e cotar sim.
Grande abraço meu amigo!!!

ROBERTO SCHOLLER
20/08/2013, 09:10
Roberto , tem alguma desconfiança da causa da quebra ??
O Doc ( Guilhermeabreu ) manja bem de Band , as dicas dele sempre são muito boas ...

Essa luva que quebrou , foi por ruptura e ou por fadiga ( amassada , torta ) ? se foi por ruptura fica esperto pra usar a vtr , esse motor alcool 6 canecos tem giro alto e muita potência ... se foi por fadiga e aí inclui o desgaste da engrenagem , colocando pneus maiores que esses 33" essa CT pode não aguentar ... depois que montar segue as dicas do Doc , vai na manha até ter controle da vtr ... Um CJ3 é bem diferente de um Engesa , num CJ3 se colocar pneus 38" e souber tocar nem precisa trocar os eixos , Engesa é bem mais pesado ...


:concordo: Vou andar na manhã Edu!!! a peça sofreu ruptura em 3 partes, mas acreditamos que a peça era de ma qualidade, pois havia mais trincos nas partes que não quebraram e dava para perceber que aonde rompeu, ja estava trincado, pois havia diferença de coloração na ruptura, indicando que ja havia trincado a mais tempo e so quebrou de vez agora Porisso que quebrou tão facil, pq realmente eu nao forcei e não fiz nda de mais. O antigo proprietario falou que nunca aconteceu com ele e que isso foi uma fatalidade, porque ele usava bem o bruto e nunca quebrou nada.

Sei que os Engesas são mais pesados que os willyz, mas não posso acreditar que sejam mais facos, em tudo digo tudo mesmo são mais reforçados que willyz, desde diferencial, suspenssão, chassi, lataria, tudo mesmo a t case da bandeirante e muitoooo mais parruda que a de willyz portanto deve aguentar muito mais tranco.

no meu willyz usava pneu 33" recapado godloko e tudo aguentava!!! quebrava o cubo traseiro, mais resolvi isso com pontas de eixo flutuantes :twisted: que tirei dele para vender e vendi elas para o meu pai, que se acelerar para valer aquele 4.9 dele no willyz dele voa pedaço para tudo quanto é lado. hehe. cansou de partir reduzida de willyz no meio, como quebrar um ovo para fritar hehe.

Mas voltando ao assunto dos nossos BRUTOS ENGESAS, ja vi engesas andando em trilhas e videos e nunca vi quebrar, sendo que eram levados ao limite e tudo ok nada estagava. Sei que temos um tanque de guerra, mas tudo tem seus limites né? Vou pegar a manhã dele bem na calma, acredito que isso que ocorreu foi acaso mesmo.

abraço aos amigos!!!

ROBERTO SCHOLLER
20/08/2013, 10:26
Amigos segue o link com as fotos do meu Bruto!!! Engesa (troller Land Rover Jeep Jipe 4x4) - Ano 1986 - 5000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-499426193-engesa-troller-land-rover-jeep-jipe-4x4-_JM) :euforico::dance::palmas:

Assim que ele chegou para mim.

Agora assim que tiver um tempinho, quero abrir um topico dele no frota 4x4 e colocar essas fotos e as fotos das mundanças up's que pretendo fazer e fotos de trilhas, passeios curiosidades e tudo mais para manter ele sempre atualizado.

abraço.

Vicente Guimaraes
20/08/2013, 11:55
Sei que os Engesas são mais pesados que os willyz, mas não posso acreditar que sejam mais facos, em tudo digo tudo mesmo são mais reforçados que willyz, desde diferencial, suspenssão, chassi, lataria, tudo mesmo a t case da bandeirante e muitoooo mais parruda que a de willyz portanto deve aguentar muito mais tranco.

no meu willyz usava pneu 33" recapado godloko e tudo aguentava!!! quebrava o cubo traseiro, mais resolvi isso com pontas de eixo flutuantes :twisted: que tirei dele para vender e vendi elas para o meu pai, que se acelerar para valer aquele 4.9 dele no willyz dele voa pedaço para tudo quanto é lado. hehe. cansou de partir reduzida de willyz no meio, como quebrar um ovo para fritar hehe.


Fala Roberto

O Engesa é mais reforçado porque é muito mais pesado que o Willys. Um engesa original é praticamente inquebrável (motor Q20B diesel ou gasolina) e pneus 750.16.

O problema são as adaptações, modificações , up grades, etc... Primeiro que muitas adaptações não são bem feitas e mesmo que a adaptaçao seja perfeita, aumenta a pressão sobre o sistema todo (transmissão, eixos, cambios) Daí quebra sim, e quebra muito, principalmente se colocar motor muito forte, pneus muito grandes sem reforçar eixos e etc... VEja os relatos do Guilherme e o Edu acima, ele viviam tendo problemas com o engesas deles, troca de rolamentos, juntas, pontas de eixo, etc... e ambos com pneu 33", quanto reduziram os pneus (Edu 31" Guilherme 265x75x16 = 31" na altura) não tiveram mais problemas.

Para pensar... Um pneu 33" no engesa não é mesmo de um 33" num wills.... é questão de geometria e física, o eixo do engesa é mais comprido que o do willys (assim os pneus ficam mais para fora e forçam mais as pontas de eixo). Além disso o peso é 50% maior no engesa e toda essa carga vai para a ponta do eixo. Além disso, quanto mais largo o pneu e quanto mais para fora ele ficar (off set muito negativo de rodas) aumenta ainda mais o efeito alavanca.

ROBERTO SCHOLLER
20/08/2013, 12:11
[QUOTE=ROBERTO SCHOLLER;1988598]Sei que os Engesas são mais pesados que os willyz, mas não posso acreditar que sejam mais facos, em tudo digo tudo mesmo são mais reforçados que willyz, desde diferencial, suspenssão, chassi, lataria, tudo mesmo a t case da bandeirante e muitoooo mais parruda que a de willyz portanto deve aguentar muito mais tranco.

no meu willyz usava pneu 33" recapado godloko e tudo aguentava!!! quebrava o cubo traseiro, mais resolvi isso com pontas de eixo flutuantes :twisted: que tirei dele para vender e vendi elas para o meu pai, que se acelerar para valer aquele 4.9 dele no willyz dele voa pedaço para tudo quanto é lado. hehe. cansou de partir reduzida de willyz no meio, como quebrar um ovo para fritar hehe.
[QUOTE]

Fala Roberto

O Engesa é mais reforçado porque é muito mais pesado que o Willys. Um engesa original é praticamente inquebrável (motor Q20B diesel ou gasolina) e pneus 750.16.

O problema são as adaptações, modificações , up grades, etc... Primeiro que muitas adaptações não são bem feitas e mesmo que a adaptaçao seja perfeita, aumenta a pressão sobre o sistema todo (transmissão, eixos, cambios) Daí quebra sim, e quebra muito, principalmente se colocar motor muito forte, pneus muito grandes sem reforçar eixos e etc... VEja os relatos do Guilherme e o Edu acima, ele viviam tendo problemas com o engesas deles, troca de rolamentos, juntas, pontas de eixo, etc... e ambos com pneu 33", quanto reduziram os pneus (Edu 31" Guilherme 265x75x16 = 31" na altura) não tiveram mais problemas.

Para pensar... Um pneu 33" no engesa não é mesmo de um 33" num wills.... é questão de geometria e física, o eixo do engesa é mais comprido que o do willys (assim os pneus ficam mais para fora e forçam mais as pontas de eixo). Além disso o peso é 50% maior no engesa e toda essa carga vai para a ponta do eixo. Além disso, quanto mais largo o pneu e quanto mais para fora ele ficar (off set muito negativo de rodas) aumenta ainda mais o efeito alavanca.


Que Maravilha!!!:palmas: Obrigado pela aula Vicente!!!

Mais que respondido. Porisso que é uma maravilha esse forum. Para absorvermos o conhecimento dos amigos.

Show de bola!!!
:euforico:
Abraço Amigo.

Vicente Guimaraes
20/08/2013, 12:39
Ok estamos aí para compartilhar, e eu estou longe de dar aula, ainda estou aprendendo muito, meu engesa ainda está no estaleiro :)

A vantagem que vc tem é que o motor alcool é mais leve que os pesadões a diesel (o que é bom para trilha) e este motor "libera" o torque de forma mais suave que o motor diesel, assim o impacto em todo o sistema é amenizado, além da vantagem da elasticidade do RPM...

O eixo traseiro do seu engesa é flutuante?

ROBERTO SCHOLLER
20/08/2013, 12:46
Ok estamos aí para compartilhar, e eu estou longe de dar aula, ainda estou aprendendo muito, meu engesa ainda está no estaleiro :)

A vantagem que vc tem é que o motor alcool é mais leve que os pesadões a diesel (o que é bom para trilha) e este motor "libera" o torque de forma mais suave que o motor diesel, assim o impacto em todo o sistema é amenizado, além da vantagem da elasticidade do RPM...

O eixo traseiro do seu engesa é flutuante?



Ainda não Vicente!!! vou esperar quebrar para colocar!!! Mas espero não quebrar hahaha:chorandoderir:

Vicente Guimaraes
20/08/2013, 15:20
Roberto a questão do flutuante é mais ligada a segurança do que um eventual problema de quebra.. O problema é soltar a roda na estrada... Já aconteceu com o Dr. Guilherme... e isso pode causar um acidente sério.

A primeira coisa que instalei no meu engesa foi o eixo traseiro flutuante. Avalie aí se vale a pena.

ROBERTO SCHOLLER
20/08/2013, 16:08
Roberto a questão do flutuante é mais ligada a segurança do que um eventual problema de quebra.. O problema é soltar a roda na estrada... Já aconteceu com o Dr. Guilherme... e isso pode causar um acidente sério.

A primeira coisa que instalei no meu engesa foi o eixo traseiro flutuante. Avalie aí se vale a pena.

A principio vou pegar pouca estrada com ele, vão ser mais passeios na cidade e trilhas mesmo, mas a segurança e tudo.

Vou orçar com o meu mecânico e vou colocar na lista de prioridades.

grande abraço. Obrigado pelas dicas :concordo:

Joeldesouza
20/08/2013, 17:00
Bom saber que nao compro um troller(Esses troço de plastico) hehehe.
Não vejo pra por em teste esse tal de engesa(bruto) e pensa num troço pesado pra empurrar! Agora multiplica. Logo vamos estrear o Bruto e a Biga, temos que testar o guincho!!!hehehe

Vicente Guimaraes
20/08/2013, 17:15
Bom saber que nao compro um troller(Esses troço de plastico) hehehe.
Não vejo pra por em teste esse tal de engesa(bruto) e pensa num troço pesado pra empurrar! Agora multiplica. Logo vamos estrear o Bruto e a Biga, temos que testar o guincho!!!hehehe

ihhh o nome já pegou, BRUTO

Eduardo Velo
20/08/2013, 18:18
Bom saber que nao compro um troller(Esses troço de plastico) hehehe.
Não vejo pra por em teste esse tal de engesa(bruto) e pensa num troço pesado pra empurrar! Agora multiplica. Logo vamos estrear o Bruto e a Biga, temos que testar o guincho!!!hehehe

Joel , bem vindo ao Forum ...
Esse 6 canecos fumando é original da Rural ?? esse motor é muito bom ... qdo não aguentar mais é melhor recondicionar que trocar ... na Agromotor ( Mooca ) tem todas as peças pra recondicionar esse motor ...

Bloqueio na solda vc fez na planetaria ?? ja vi solda de 1 dente na planetaria e 1 dente na satelite , vai girar até se encontrarem ... tem que ficar muito esperto com esse bloqueio , tem que ter um baita curso de suspensão pra evitar a roda girar no ar e bater no chão ...

Aguardando fotos do estrago e da vtr ...

ROBERTO SCHOLLER
21/08/2013, 09:40
Bom saber que nao compro um troller(Esses troço de plastico) hehehe.
Não vejo pra por em teste esse tal de engesa(bruto) e pensa num troço pesado pra empurrar! Agora multiplica. Logo vamos estrear o Bruto e a Biga, temos que testar o guincho!!!hehehe

Hahahaha so vc mesmo meu amigo!!! pq tanta restrição com os trollers? Mas sabemos que eu queria algo mais BRUTO e que o engesa ja era um sonho de longa data!!! Agora graças a DEUS tenho o meu ENGESA vulgo BRUTO e estou muito feliz com isso.

Agora falta terminar a Adaptação do motor de opala 6cc na rural (Biga) para que possamos estreiar as vtr. Pode deixar que quando precisar o guincho do BRUTO vai estar a disposição para puxar a BIGA. Espero que isso não se torne rotina né?? Aceleraaaaa!!!! hahahaha Grande abraço meu amigo.:brinde:

ROBERTO SCHOLLER
21/08/2013, 09:42
ihhh o nome já pegou, BRUTO

:concordo::concordo::concordo:

Ja esta batizado a minha vtr. Agora vou abrir um topico no frota 4x4 do BRUTO!!!

Abraço.

ROBERTO SCHOLLER
21/08/2013, 09:50
Joel , bem vindo ao Forum ...
Esse 6 canecos fumando é original da Rural ?? esse motor é muito bom ... qdo não aguentar mais é melhor recondicionar que trocar ... na Agromotor ( Mooca ) tem todas as peças pra recondicionar esse motor ...

Bloqueio na solda vc fez na planetaria ?? ja vi solda de 1 dente na planetaria e 1 dente na satelite , vai girar até se encontrarem ... tem que ficar muito esperto com esse bloqueio , tem que ter um baita curso de suspensão pra evitar a roda girar no ar e bater no chão ...

Aguardando fotos do estrago e da vtr ...

Edu essa rural é de um amigão meu!!! considero como meu irmão, ela esta com motor willyz original 6cc, mas o Joel comprou um motor 6cc de opala todo reformado, standart, para adaptar nela. Mas agora está no dilema de adaptar o motor de opala ou retificar o original.

ROBERTO SCHOLLER
21/08/2013, 09:52
Agora que ja comprou o motor, a melhor opção é fazer a adaptação, se não tivesse comprado o novo motor,ate seria afavor de retificar o original. Mas como já comprou o outro motor não tem porque gastar com retifica do velho.

ROBERTO SCHOLLER
21/08/2013, 15:53
Joel , bem vindo ao Forum ...
Esse 6 canecos fumando é original da Rural ?? esse motor é muito bom ... qdo não aguentar mais é melhor recondicionar que trocar ... na Agromotor ( Mooca ) tem todas as peças pra recondicionar esse motor ...

Bloqueio na solda vc fez na planetaria ?? ja vi solda de 1 dente na planetaria e 1 dente na satelite , vai girar até se encontrarem ... tem que ficar muito esperto com esse bloqueio , tem que ter um baita curso de suspensão pra evitar a roda girar no ar e bater no chão ...

Aguardando fotos do estrago e da vtr ...


Meu amigo Edu, ainda não tive a oportunidade de tirar foto da peça, mas assim que tirar posto aqui!!!

grande abraço.

ROBERTO SCHOLLER
22/08/2013, 15:47
:roll: Amigos preciso de mais uma informação de vocês. No topico do GALEGO o Uxio comenta sobre uma plaqueta de identificação do engesa atras do porta luvas, para visualizar essa plaqueta é necessario desmontar o porta luvas ou o painel? aonde extamente ela esta localizada? Preciso saber pois amanhã vou fazer a Transferencia do meu Bruto e provavelmente vou ter que informar aonde estão as identificaçoes. Existe essa plaqueta da carroceria o numero do chassi e do motor ne? ha outro detalhe a ser informado ou apenas esses? Muito obrigado pela atenção. :?

abraço a todos.

uxio69
22/08/2013, 16:12
:roll: Amigos preciso de mais uma informação de vocês. No topico do GALEGO o Uxio comenta sobre uma plaqueta de identificação do engesa atras do porta luvas, para visualizar essa plaqueta é necessario desmontar o porta luvas ou o painel? aonde extamente ela esta localizada? Preciso saber pois amanhã vou fazer a Transferencia do meu Bruto e provavelmente vou ter que informar aonde estão as identificaçoes. Existe essa plaqueta da carroceria o numero do chassi e do motor ne? ha outro detalhe a ser informado ou apenas esses? Muito obrigado pela atenção. :?

abraço a todos.

Respondido! :grin:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-144.html#post1990440 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-144.html#post1990440)

ROBERTO SCHOLLER
23/08/2013, 11:34
Respondido! :grin:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-144.html#post1990440 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-144.html#post1990440)


:concordo: Muito obrigado Uxio, sua informção foi muito importante!!!:palmas:

o meu BRUTO não possui essa plaqueta de identificação na carroceria.

Fiz a vistoria hoje pela manhã e me deram ok foi aprovado.

so vai demorar um pouco mais porque necessitam da ultima vistoria feita dele em BRASILIA DF para comparar a numeração do chassi.

Ja encaminhei via sedex o documeto que o antigo proprietario necessita apresentar no detran do DF para colher as informações solicitadas e encaminhar via sedex novamente para mim para que eu apresente as onformações ao detran aqui de ESTRELA RS. Assim que esse documento chegar, apresento ele ao detran eles fazem a análise e finalizam o processo. So então o novo documento no meu nome sera emitido.

Mas estou muito contente que vai dar tudo certo!!!:euforico:

com o BRUTO no meu nome, posso começar os UP'S hehe.

So no Aguardo8--).

govastki
27/08/2013, 12:58
Prezados, este Engesa antes de ser do Roberto e do Gustavo ele era meu e ficou comigo por 6 anos, sendo assim me sinto na "obrigação" de opinar.

Esta viatura já esteve com BF Mud, Genius Lodo, BF Mud KM2 e BF All, o que digo é o seguinte, a melhor configuração para mim fazendo trilhas medias e passeio nos finais de semana foi com o KM2 tanto é que no meu Engesa atual estou com estes pneus.

A pior foram os Lodos, a viatura ficou ruim de freio pois os pneus arrastavam o carro, ficou ruins de deslocamento, o carro ficou com com shimi e a cada trilha tinha que trocar 1 ou 2 terminais de direção.

Contribuindo com a minha humilde opção eu colocaria no máximo uns 35" mas sempre pneus industrializados para vc ter estética, conforto e SEGURANÇA, NUNCA mais recapados.

Não sou daqueles de colocar o carro para moer, sempre utilizo os recursos disponíveis como 4x4, redução, guincho, patesca, hi-lift e NUNCA fiquei em trilha nenhuma com este Engesa, pelo contrario eu sempre sera o Resgate dos outros, teve momentos que uns pneus 35 mais agressivo ajudaria, mas ai foi engatar o guincho em uma ponto de ancoragem e sair sozinho.

NÃO PRECISO DIZER PARA VCS O QUE UM ENGESA É CAPAZ!!!!!

Abrs e voltando a ativa!!!!!











Muito obrigado meu amigo Vicente!!! Porisso é ótimo saber informações sobre esses brutos de pessoas com conhecimento e experiência como você tem.

Vou análisar essas informações e me decidir. Vou utilizar o Bruto para trilhas e passeios curtos, talvez uma que outra vez para uma expedição mais longa, mas isso é raro de acontecer.

Ele possui pneu bf All 33" e é um doce para andar, estavel e muito confortavel. Derrepente seja uma opção manter os 33" porem alterar para MUD né? Ai mantenho o conforto, estabilidade e terei pneus bons para trilhas e deslocamentos.

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda e informações meu amigo.

grande abraço.:concordo:

ROBERTO SCHOLLER
27/08/2013, 16:06
Prezados, este Engesa antes de ser do Roberto e do Gustavo ele era meu e ficou comigo por 6 anos, sendo assim me sinto na "obrigação" de opinar.

Esta viatura já esteve com BF Mud, Genius Lodo, BF Mud KM2 e BF All, o que digo é o seguinte, a melhor configuração para mim fazendo trilhas medias e passeio nos finais de semana foi com o KM2 tanto é que no meu Engesa atual estou com estes pneus.

A pior foram os Lodos, a viatura ficou ruim de freio pois os pneus arrastavam o carro, ficou ruins de deslocamento, o carro ficou com com shimi e a cada trilha tinha que trocar 1 ou 2 terminais de direção.

Contribuindo com a minha humilde opção eu colocaria no máximo uns 35" mas sempre pneus industrializados para vc ter estética, conforto e SEGURANÇA, NUNCA mais recapados.

Não sou daqueles de colocar o carro para moer, sempre utilizo os recursos disponíveis como 4x4, redução, guincho, patesca, hi-lift e NUNCA fiquei em trilha nenhuma com este Engesa, pelo contrario eu sempre sera o Resgate dos outros, teve momentos que uns pneus 35 mais agressivo ajudaria, mas ai foi engatar o guincho em uma ponto de ancoragem e sair sozinho.

NÃO PRECISO DIZER PARA VCS O QUE UM ENGESA É CAPAZ!!!!!

Abrs e voltando a ativa!!!!!


Grande Hugo!!! que pazer ver você aqui!!!

suas opiniões são muito importantes, pois em 06 anos com a vtr você conhece tudo sobre ele!!!

Eu vou de pneu 35" vou elevar um pouco a suspenssão traseira para ele ficar parelho, vou colocar capota de lona ou fibra, mas so para o inverno que vem hehe, vou colocar bloqueio 90% da ENFER na traseira, protetor de tanque, esguicho de agua para o parabrisa, corte de giro para não me passar hehe.

aos poucos vão surgindo mais coisas hehe sempre queremos mais!!!

obrigado por aparecer!!! seja muito bem vindo!!! conto com sua ajuda na minha jornada com o BRUTO!!!

uxio69
28/08/2013, 10:50
Eu vou de pneu 35" vou elevar um pouco a suspenssão traseira para ele ficar parelho, Ei, antes de pensar em comprar os pneus 35", tem que colocar primeiro o flutuante. Nem pense em rodar por aí com 35" sem flutuante. Lembre: Segurança sempre em primeiro, segundo e terceiro lugar.

Confira essa matéria do Jeep Clube de Bragança - http://www.jeepclubedebraganca.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=132:riscos-de-acidente-com-usu%C3%A1rios-de-eixo-semi-flutuante&Itemid=345 (http://www.jeepclubedebraganca.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=132:riscos-de-acidente-com-usu%C3%A1rios-de-eixo-semi-flutuante&Itemid=345)

ROBERTO SCHOLLER
28/08/2013, 11:48
Ei, antes de pensar em comprar os pneus 35", tem que colocar primeiro o flutuante. Nem pense em rodar por aí com 35" sem flutuante. Lembre: Segurança sempre em primeiro, segundo e terceiro lugar.

Confira essa matéria do Jeep Clube de Bragança - http://www.jeepclubedebraganca.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=132:riscos-de-acidente-com-usu%C3%A1rios-de-eixo-semi-flutuante&Itemid=345 (http://www.jeepclubedebraganca.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=132:riscos-de-acidente-com-usu%C3%A1rios-de-eixo-semi-flutuante&Itemid=345)

Muito obrigado pela informação meu amigo!!! Como os 35" ja foram comprados, tenho que comprar as flutuantes.

No meu CJ eu tinha comprado o kit de ENFER, mas acabei nem usando pois vendi ele e vendi o kit para o meu pai colocar no CJ dele.

Qual a melhor opção de flutuante para os ENGESAS? A Enfer e muito renomada para Willyz mas para engesa é boa também?
posso encomendar um kit da enfer sem medo?

abraço!!!

uxio69
28/08/2013, 13:24
Muito obrigado pela informação meu amigo!!! Como os 35" ja foram comprados, tenho que comprar as flutuantes.

No meu CJ eu tinha comprado o kit de ENFER, mas acabei nem usando pois vendi ele e vendi o kit para o meu pai colocar no CJ dele.

Qual a melhor opção de flutuante para os ENGESAS? A Enfer e muito renomada para Willyz mas para engesa é boa também?
posso encomendar um kit da enfer sem medo?

abraço!!!

Não conheço o da Enfer. O Galego usa o kit T-Rex SHD da Ensimec. A Ensimec só tinha o kit HD pra Engesa, e pentelhei pra desenvolverem o SHD. O Galego serviu de cobaia!:mrgreen:

A diferença entre eles é que no SHD as mangas de eixo tem 55mm de diâmetro e com rolamento único blindado.

Confira aqui - http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-30.html#post1662934 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-30.html#post1662934)

Na foto abaixo, a manga da esquerda é SHD e a da direita é HD, ambas do Engesa.

428519

govastki
28/08/2013, 13:44
Prezados,

Com meu novo Engesa, quero viajar mais, sendo assim tb pretendo colocar os flutuantes nele também.
Muito interessante interessante esta comparação do Uxio.

Quem mais tem flutuantes, quais marcas usam????

Roberto, troquei o meu avatar, pois o mesmo jipe em 2 avatar não condiz com a personalidade dos Engeseiros.







Não conheço o da Enfer. O Galego usa o kit T-Rex SHD da Ensimec. A Ensimec só tinha o kit HD pra Engesa, e pentelhei pra desenvolverem o SHD. O Galego serviu de cobaia!:mrgreen:

A diferença entre eles é que no SHD as mangas de eixo tem 55mm de diâmetro e com rolamento único blindado.

Confira aqui - http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-30.html#post1662934 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-30.html#post1662934)

Na foto abaixo, a manga da esquerda é SHD e a da direita é HD, ambas do Engesa.

428519

GLMedina
28/08/2013, 13:52
Boa tarde a todos.
Aproveitando esse tópico, estou na fase de namoro com um Engesa 88, 6 cc, caixa de D20, todo preparado, em excelente estado.
Quero apenas para passeios Off-Road e trilhas, nada mais.
Estou com saudade da lama, e, como não faço mais trilha de moto, o 4x4 é o caminho.
Não curto os CJs. E achei esse Engesa animal.
O que vcs aconselham? O que devo olhar nele? Tem pegadinhas? Onde tomar mais cuidado?
Abs.

Vicente Guimaraes
28/08/2013, 15:03
Essa observação do Uxio sobre flutuante é muito válida, eu já tinha também falado sobre isso antes... foi a 1º coisa que instalei no meu engesa.

O flutuante com melhor preço é o da Enfer. É o que eu uso no meu Engesa Hulk. A marca tem um bom nome no mercado e por isso comprei, meu uso é para 10% trilhas leves e 90% em estradas

Agora, o flutuante da Ensimec é um pouco melhor para trilha (mais resistente), mas é que li, o preço é bem mais alto. Li alguns tópicos aqui no forum sobre isso e parece que vale o investimento no médio/longo prazos.

Agora esse modelo aí do Ensimec-Uxio-Power deve ser mais caro ainda :) :-?

ROBERTO SCHOLLER
28/08/2013, 15:22
Não conheço o da Enfer. O Galego usa o kit T-Rex SHD da Ensimec. A Ensimec só tinha o kit HD pra Engesa, e pentelhei pra desenvolverem o SHD. O Galego serviu de cobaia!:mrgreen:

A diferença entre eles é que no SHD as mangas de eixo tem 55mm de diâmetro e com rolamento único blindado.

Confira aqui - http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-30.html#post1662934 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-30.html#post1662934)

Na foto abaixo, a manga da esquerda é SHD e a da direita é HD, ambas do Engesa.

428519


Maravilha de informação Uxio!!! vou contar esses da Esimec para ver no que vai dar!!!

obrigado.

ROBERTO SCHOLLER
28/08/2013, 15:25
Prezados,

Com meu novo Engesa, quero viajar mais, sendo assim tb pretendo colocar os flutuantes nele também.
Muito interessante interessante esta comparação do Uxio.

Quem mais tem flutuantes, quais marcas usam????

Roberto, troquei o meu avatar, pois o mesmo jipe em 2 avatar não condiz com a personalidade dos Engeseiros.

Eu ja estava com ciumes da foto do meu engesa no seu avatar!!!!! HAHAHAHAHAHHA brincadeira!!!!

Merecida a foto do avatar com seu novo engesa! É uma vtr espetacular!!! Parabéns pela compra.

Você sabe que eu vinha namorando o seu antigo engesa a tempo né? Cheguei a mandar proposta para você a um bom tempo lembra? Mas naquela ocasião não era o melhor momento de comprar!!!

Agora graças a DEUS ele esta comigo!!!!!! :euforico:

ROBERTO SCHOLLER
28/08/2013, 15:29
Essa observação do Uxio sobre flutuante é muito válida, eu já tinha também falado sobre isso antes... foi a 1º coisa que instalei no meu engesa.

O flutuante com melhor preço é o da Enfer. É o que eu uso no meu Engesa Hulk. A marca tem um bom nome no mercado e por isso comprei, meu uso é para 10% trilhas leves e 90% em estradas

Agora, o flutuante da Ensimec é um pouco melhor para trilha (mais resistente), mas é que li, o preço é bem mais alto. Li alguns tópicos aqui no forum sobre isso e parece que vale o investimento no médio/longo prazos.

Agora esse modelo aí do Ensimec-Uxio-Power deve ser mais caro ainda :) :-?


Verdade Vicente você ja havia me alertado sobre as flutuantes em função da segurança.:curtir:

Vou pesquisar e cotar as melhores e vou me decidir pelo melhor custo benefício!!!:twisted:

abraço.

ROBERTO SCHOLLER
28/08/2013, 15:33
Boa tarde a todos.
Aproveitando esse tópico, estou na fase de namoro com um Engesa 88, 6 cc, caixa de D20, todo preparado, em excelente estado.
Quero apenas para passeios Off-Road e trilhas, nada mais.
Estou com saudade da lama, e, como não faço mais trilha de moto, o 4x4 é o caminho.
Não curto os CJs. E achei esse Engesa animal.
O que vcs aconselham? O que devo olhar nele? Tem pegadinhas? Onde tomar mais cuidado?
Abs.


Eu acho que você deve olhar, andar e se apaixonar como todos nos proprietário de Engesas somos por nossas vtr!!!
Sou engeseiro rescente mas posso dizer que o bixo é pra guerra mesmo!!! muito bem estruturado, confortavel, robusto, confiavel e muito seguro.

Mais colegas vão opinar principalmente na questão tecnica e mecanica.

Mas posso garantir que é um otimo investimento e não há outro 4x4 igual.

boa sorte!!! e que seja mais um feliz proprietario de ENGESA!!!

AHH posta fotos dele para o pessoal optar e dar palpites, fica mais fácil de avaliar.

abraço.

ROBERTO SCHOLLER
28/08/2013, 16:23
João!!! foi de zequinha na trilha de pavelama??? como foi???
abração!!!

Vicente Guimaraes
28/08/2013, 18:06
Boa tarde a todos.
Aproveitando esse tópico, estou na fase de namoro com um Engesa 88, 6 cc, caixa de D20, todo preparado, em excelente estado.
Quero apenas para passeios Off-Road e trilhas, nada mais.
Estou com saudade da lama, e, como não faço mais trilha de moto, o 4x4 é o caminho.
Não curto os CJs. E achei esse Engesa animal.
O que vcs aconselham? O que devo olhar nele? Tem pegadinhas? Onde tomar mais cuidado?
Abs.

Vai fundo.... essa mecânica é muito robusta, mas o bicho bebe que é uma beleza :brinde: mas para trilhas não faz muita diferença.

Esse detalhe dele ser "todo preparado" que pode ser o problema... devia ser carro de trilha.. será que o cara arregaçava ele nas trilhas? por outro lado é bom porque vc não vai precisar fazer up-grades... é só pegar e andar.

Verifique os freios, suspensão, se tem roncos no diferencial e cx tração, motor, cintos de segurança, fixação dos bancos, etc.. leve um mecânico de confiança.

GLMedina
28/08/2013, 19:36
Vai fundo.... essa mecânica é muito robusta, mas o bicho bebe que é uma beleza :brinde: mas para trilhas não faz muita diferença.

Esse detalhe dele ser "todo preparado" que pode ser o problema... devia ser carro de trilha.. será que o cara arregaçava ele nas trilhas? por outro lado é bom porque vc não vai precisar fazer up-grades... é só pegar e andar.

Verifique os freios, suspensão, se tem roncos no diferencial e cx tração, motor, cintos de segurança, fixação dos bancos, etc.. leve um mecânico de confiança.

Era carro que corria o Carioca de Regularidade. É do mesmo dono faz uns 12 anos. E faz uns 7 que o cara parou de correr. Só fazia uns passeios por aqui. O carro parece estar inteiraço. Está na garagem parado faz tempo.
Mas, mesmo assim, vou olhar tudo a fundo, e, se fechar, de cara trocar tudo que for imediato (óleos, líquidos, correias, mangueiras) e revisar o resto antes de me meter no mato.
Vou ver se tiro umas fotos amanhã e posto aqui.
Abs.

JOÃO R.
28/08/2013, 22:46
João!!! foi de zequinha na trilha de pavelama??? como foi???
abração!!!

Roberto, fui sim, com um colega de Lajeado que trabalha aqui em Triunfo...
Trilha boa, muitos carros, muita chuva, 10 graus de temperatura, sem capota... Pra mim que sou carioca, frio pra calalio....
nada que a gente não se adapte... Teria me arrependido se não fosse... Ah, fora a boa companhia dos colegas de lajeado.
abraço.

E pegando carona no tópico anterior, eu uso pneu 35" com flutuante Enfer.... Faço trilha, viagens, etc, etc... Sem problemas...

ROBERTO SCHOLLER
29/08/2013, 09:45
Roberto, fui sim, com um colega de Lajeado que trabalha aqui em Triunfo...
Trilha boa, muitos carros, muita chuva, 10 graus de temperatura, sem capota... Pra mim que sou carioca, frio pra calalio....
nada que a gente não se adapte... Teria me arrependido se não fosse... Ah, fora a boa companhia dos colegas de lajeado.
abraço.

E pegando carona no tópico anterior, eu uso pneu 35" com flutuante Enfer.... Faço trilha, viagens, etc, etc... Sem problemas...

Que maravilha!!! legal!!! Queria muito ter ido, mas tinha uma formatura para ir, ai ja viu né??

ja ouvi falar maravilhas da trilha como também teve gnt que não gostou!!!

Gostos, cores e amores não se discute né? hehehehe

bom saber sobre as flutuantes da enfer!!!

Quando andar com o BRUTO vou te convidar para irmos em alguma trilha também!!!

porque zequinha engeseiro e outro nível né? hahahahaha

grande abraço meu amigo.

ROBERTO SCHOLLER
29/08/2013, 09:46
Era carro que corria o Carioca de Regularidade. É do mesmo dono faz uns 12 anos. E faz uns 7 que o cara parou de correr. Só fazia uns passeios por aqui. O carro parece estar inteiraço. Está na garagem parado faz tempo.
Mas, mesmo assim, vou olhar tudo a fundo, e, se fechar, de cara trocar tudo que for imediato (óleos, líquidos, correias, mangueiras) e revisar o resto antes de me meter no mato.
Vou ver se tiro umas fotos amanhã e posto aqui.
Abs.


Isso!!! posta algumas fotos que ja da para ter algumas impressões da vtr.

abraço.

GLMedina
29/08/2013, 11:50
42863842863942864042864142864242864342864442864542 8646428647428650428651428652

Essas são as fotos da criança. Motor está redondinho (claro, fechando, vou trocar óleo, filtros, mangueiras, fluídos, água do radiador, óleo dos diferenciais, caixa). Lubrificar tudo. Estou animado!:cool:

Vicente Guimaraes
29/08/2013, 14:05
show medina!

ROBERTO SCHOLLER
29/08/2013, 16:22
42863842863942864042864142864242864342864442864542 8646428647428650428651428652

Essas são as fotos da criança. Motor está redondinho (claro, fechando, vou trocar óleo, filtros, mangueiras, fluídos, água do radiador, óleo dos diferenciais, caixa). Lubrificar tudo. Estou animado!:cool:



Parece estar muito bonito Amigo!!! ande com ele teste o 4x4 tenta descobrir se não tem caixa ou diferencial roncando, no mais esta aprovado!!! muito bonito!!!

Quantas latas estão pedindo???

Trata-se de um FASE II :concordo:

GLMedina
29/08/2013, 17:06
Parece estar muito bonito Amigo!!! ande com ele teste o 4x4 tenta descobrir se não tem caixa ou diferencial roncando, no mais esta aprovado!!! muito bonito!!!

Quantas latas estão pedindo???

Trata-se de um FASE II :concordo:

Vou testar o carro amanhã.
28 cruzeiros, antes do choro!
É um Fase 2 88. O 6 canecos está ronronando feito um gato, sereninho.

Vicente Guimaraes
29/08/2013, 19:21
O preço tá bão !

Mesmo que vc gaste uns 10.000 para deixar a mecanica Okm ainda fica no lucro. Tem que ver a lata também, primeiro se vc faz questão de ter uma lataria/pintura impecáveis... dái pode-se gastar uma boa grana nessa reforma. Se fosse para "trilhar" por aí eu não me importaria muito com isso, só com os remendos mais urgentes.

Esse motor é porreta, com uma fuçadinha aqui outra ali chega aos 300CV fácil, fácil :twisted:

GLMedina
29/08/2013, 20:12
O preço tá bão !

Mesmo que vc gaste uns 10.000 para deixar a mecanica Okm ainda fica no lucro. Tem que ver a lata também, primeiro se vc faz questão de ter uma lataria/pintura impecáveis... dái pode-se gastar uma boa grana nessa reforma. Se fosse para "trilhar" por aí eu não me importaria muito com isso, só com os remendos mais urgentes.

Esse motor é porreta, com uma fuçadinha aqui outra ali chega aos 300CV fácil, fácil :twisted:

Aparentemente não tem detalhes na lataria, mas dei uma olhada superficial. No entanto quero para trilhar, mas nada impede de deixar o bicho impecável.
Sem contar que o carro já está todo pronto. Todo preparado. Está sujo por ter ficado guardado na retífica por uns 5 anos.
A revisão depois da compra (pente-fino) é inevitável.

ROBERTO SCHOLLER
30/08/2013, 10:28
Aparentemente não tem detalhes na lataria, mas dei uma olhada superficial. No entanto quero para trilhar, mas nada impede de deixar o bicho impecável.
Sem contar que o carro já está todo pronto. Todo preparado. Está sujo por ter ficado guardado na retífica por uns 5 anos.
A revisão depois da compra (pente-fino) é inevitável.



O preço está muitoo bom!!! Se é o que você realmente quer, COMPRE pois não vai achar mais barato. ainda mais com capota de fibra!!! :palmas:

Você não vai se arrepender!!! compre e seja muito bem vindo a familia engeseira!!!

Quando fechar o negocio, poste aqui e depois abra um topico dele no frota 4x4 ;)

Boa sorte!!! Abraço :bye:

Vicente Guimaraes
30/08/2013, 17:15
Medina

Depois vamos marcar um Encontro dos Engeseiros do Estado do Rio de Janeiro ! A turma está crescendo !

GLMedina
30/08/2013, 17:21
Andei no carro hoje. Achei uma "ignorância"!
Sem nenhum roncado na transmissão, apesar de estar parado fazem 5 anos. 4x4 funcionando normalmente. Fiz até uma brincadeira em um morro daqui, andando pelo meio do mato.
Só estranhei um pouco a direção irregular (pula de um lado para o outro). Assusta um pouco no início.
O motor está filé! Redondinho. Caixa suave, com trocas macias (curtinho). Tudo está funcionando. Foi lavado (e eu sujei de novo - :mrgreen:).
Só que o dono não abaixa nem um centavo sequer!
Os amortecedores são da 1113. Meio macios (estou acostumado com os OME HD da minha 110). Mas estão funcionando bem na rua, sem comprometer muito na trilha que passei (trilha levíssima). Foi só um test drive!
Deu tesão de acelerar o bicho (o 6 canecos é animal, e olha que é original, sem nenhuma preparação)!
Mas não sei como ele se comporta em uma trilha mais pesada.
Só encuquei mesmo com a direção (mesmo sem DH, muito macia).
Vamos ver!
Abs.

JOÃO R.
31/08/2013, 00:29
Que maravilha!!! legal!!! Queria muito ter ido, mas tinha uma formatura para ir, ai ja viu né??

ja ouvi falar maravilhas da trilha como também teve gnt que não gostou!!!

Gostos, cores e amores não se discute né? hehehehe

bom saber sobre as flutuantes da enfer!!!

Quando andar com o BRUTO vou te convidar para irmos em alguma trilha também!!!

porque zequinha engeseiro e outro nível né? hahahahaha

grande abraço meu amigo.


É só me falar... Trilha?? Tô dentro!!!...
abraço.

ROBERTO SCHOLLER
01/09/2013, 21:13
Andei no carro hoje. Achei uma "ignorância"!
Sem nenhum roncado na transmissão, apesar de estar parado fazem 5 anos. 4x4 funcionando normalmente. Fiz até uma brincadeira em um morro daqui, andando pelo meio do mato.
Só estranhei um pouco a direção irregular (pula de um lado para o outro). Assusta um pouco no início.
O motor está filé! Redondinho. Caixa suave, com trocas macias (curtinho). Tudo está funcionando. Foi lavado (e eu sujei de novo - :mrgreen:).
Só que o dono não abaixa nem um centavo sequer!
Os amortecedores são da 1113. Meio macios (estou acostumado com os OME HD da minha 110). Mas estão funcionando bem na rua, sem comprometer muito na trilha que passei (trilha levíssima). Foi só um test drive!
Deu tesão de acelerar o bicho (o 6 canecos é animal, e olha que é original, sem nenhuma preparação)!
Mas não sei como ele se comporta em uma trilha mais pesada.
Só encuquei mesmo com a direção (mesmo sem DH, muito macia).
Vamos ver!
Abs.


Direcao voce vai por hidraulica igual!!!

nao percao negocio!!!

a vtr parece estar muito boa!!!

COMPRE E SEJA FELIZ!!!

abraco.

ROBERTO SCHOLLER
01/09/2013, 21:14
É só me falar... Trilha?? Tô dentro!!!...
abraço.


Pode deixar amigo!!! :concordo:

abraco!!!

ROBERTO SCHOLLER
02/09/2013, 15:38
E ai GLMedina!!! comprou a criança????

torcendo para ter dado certo o negocio!!!:concordo:

abraço.

ROBERTO SCHOLLER
17/09/2013, 15:18
Pessoal!!! criei um tópico no frota4x4 para o BRUTO :euforico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/126720-engesa-fase-i-bruto-gm-4-1-a.html

fica o convite para todos passarem por la deixarem impressões, dicas, sugestões.

SEJAM BEM VINDOS!!!:concordo:

ROBERTO SCHOLLER
02/10/2013, 16:26
Pessoal!!! criei um tópico no frota4x4 para o BRUTO :euforico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/126720-engesa-fase-i-bruto-gm-4-1-a.html

fica o convite para todos passarem por la deixarem impressões, dicas, sugestões.

SEJAM BEM VINDOS!!!:concordo: