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Waldmartins
09/07/2013, 23:43
Galera,

leio sempre comentários dizendo que deixar "marcas" de oleo/vazamentos para um Defender eh algo normal, mas eu sempre me pergunto também o que eh normal?

Troquei os oleos dos diferenciais, redução e caixa recentemente e coincidentemente ou não, apareceram alguns vazamentos exatamente desses locais.

São pequenos vazamentos (acho que em torno de umas poucas gotas por dia), mas sempre me preocupo porque não sei se eh normal.

Existe algum "manual" que informa se, por exemplo, o vazamento do meu diferencial traseiro (que parece que começou ontem e está saindo próximo a cruzeta no cardã traseiro) eh normal pra "idade" do carro (Defender 90 - 2001) ou eh algo preocupante que tenho que trocar imediatamente?

Se alguém puder me "dar uma luz"...não aguento mais ficar entrando debaixo do carro pra ver o que ta vazando...rsrs

Abs

Wald

TrackerMud
10/07/2013, 08:47
Pois é Wald! Arruma um canto e começa pingar em outro... Tem que ter paciencia ne...
acredito que se ficar atento ao nível, não tem problema, visto que é pouco com vc mesmo disse!
Dificil encontrar uma Defender "sequinha", essa 90 que comprei estava, mas qndo eu cheguei em casa e fui verificar em baixo mais vez( pq eu não estava acreditando que tinha conseguido um que nao vazava), eis que surge uma pequena gota na caixa hahaha!
tenho minhas dúvidas tambem, mas nunca tive problema e nunca consegui que ficasse sem vazamentos por um bom tempo, só momentanio!
abs

GLMedina
10/07/2013, 11:27
Galera,

leio sempre comentários dizendo que deixar "marcas" de oleo/vazamentos para um Defender eh algo normal, mas eu sempre me pergunto também o que eh normal?

Troquei os oleos dos diferenciais, redução e caixa recentemente e coincidentemente ou não, apareceram alguns vazamentos exatamente desses locais.

São pequenos vazamentos (acho que em torno de umas poucas gotas por dia), mas sempre me preocupo porque não sei se eh normal.

Existe algum "manual" que informa se, por exemplo, o vazamento do meu diferencial traseiro (que parece que começou ontem e está saindo próximo a cruzeta no cardã traseiro) eh normal pra "idade" do carro (Defender 90 - 2001) ou eh algo preocupante que tenho que trocar imediatamente?

Se alguém puder me "dar uma luz"...não aguento mais ficar entrando debaixo do carro pra ver o que ta vazando...rsrs

Abs

Wald


É Wald, como todos sabem "Defender não vaza; marca território". O problema é que ela acha que todo canto é seu!
Fiz tudo na minha: troquei retentores de todas as partes, juntas e etc, mas sempre tem um canto pingando.
O jeito é sempre ter a mão óleo da parte respectiva e verificar os níveis.
Não dá para ficar desmontando toda hora!
minha mulher nem reclama mais da mancha no chão da garagem!
Abs.

batiati
10/07/2013, 12:00
Vazamento não é normal,

Mas no geral vazamentos são simplesmente questão de custo X benefício, é gastar com mão de obra e peças para solucionar "apenas" um vazamento que não compromete a eficiência do carro....

Dependendo da qualidade da mão de obra, o mecânico pode instalar os retentores corretamente e fazer um bom serviço com silicone ... ou ... estragar os retentores na hora de instalar e nem sequer se preocupar com vedação.

É a vida!

KnuppBH
10/07/2013, 15:27
Também acho que vazamento não é normal. No máximo é suportável se não compromete a segurança do carro.
Qdo peguei meu 110 vazava oleo na caixa de redução e no termostato.
Como precisei abrir a redução por causa de 'barulhos estranhos' além do vazamento, mandei fazer o trabalho na redução completo. Ficou bacana, zerada, nenhum barulho estranho ou vazamento.
E no termostato era só uma junta parece.
Hoje em dia minha garagem é seca.


Abraço,

lucar
10/07/2013, 15:40
A transferência ou redução tende a pingar uma gota ou 2 / dia.... tem que trocar um anel de vedação porém ainda não tive coragem de sacar ela fora... pois sempre que confiro o nível esta OK! Quando for trocar uma embreagem "talvez" crio coragem de fazer o serviço nela.
Do mais tudo seco... motor não baixa nada de óleo e cambio também não. Diferencial seco mesmo depois de trocar óleo....
Nos bujões eu coloco fita veda-rosca desde que tenho meu willys e nunca vazou. Munhão que chega a melar mas nada de escorrer... creio que seja normal da sua lubrificação!

Waldmartins
10/07/2013, 19:22
A dúvida continua...

esse vazamento aqui é normal?

Vaza ali no encontro do eixo com o "capacete" e escorre até o diferencial...vide foto

421124

Alguém pra me ajudar?

Abs

Wald

Luciano Valois
10/07/2013, 19:53
a dúvida continua...

Esse vazamento aqui é normal?

Vaza ali no encontro do eixo com o "capacete" e escorre até o diferencial...vide foto

421124

alguém pra me ajudar?

Abs

wald

não é normal não ai, trate de reparar. Tem um retentor ai onde a luva do cardã entra no diferencial. Não lembro o código mas e facil descobrir, troque o retentor e vazamento acaba.

Luciano.

Waldmartins
10/07/2013, 20:01
não é normal não ai, trate de reparar. Tem um retentor ai onde a luva do cardã entra no diferencial. Não lembro o código mas e facil descobrir, troque o retentor e vazamento acaba.

Luciano.

Mas eh algo urgente? dá pra viajar antes de trocar isso? Porque estou uns 1000km de casa onde eu preferiria fazer o serviço.

Abs

Wald

Luciano Valois
10/07/2013, 20:05
não é urgente não, mais fica olhando o nível no diferencial, se ficar sem óleo, já viu né, fu$$$$$$

bello
10/07/2013, 22:41
A dúvida continua...

esse vazamento aqui é normal?

Vaza ali no encontro do eixo com o "capacete" e escorre até o diferencial...vide foto

421124

Alguém pra me ajudar?

Abs

Wald

É o retentor do pinhão do diferencial. Eu tenho o código mas o meu diferencial é sallisbury , o seu deve ser Rover.
Tranquilo, se estiver pingando muito, vá completando o óleo até chegar em casa. É bem fácil trocar.
Abs
Sergio

Waldmartins
18/07/2013, 00:49
Galera,

aproveitando o tópico de vazamentos, minha caixa voltou a vazar após eu ter trocado o óleo dela. O vazamento é um pouco maior que antes mas deve ser em torno de umas 10 gotas por dia...

Tô chutando isso...ontem a noite eu dei um jato de água pra limpar ela e hoje pela manhã só tinha uma gota NELA e não tinha caído no chão. Mas qdo eu rodo com a vtr e paro, sempre deixo uma ou duas gotas...

PARECE que o vazamento é na parte de cima (será que isso é possível!?!? :screwy:) e vai escorrendo. Só que eu não consigo ver a parte de cima dela... ou será que o vazamento é em outro lugar e sujou em cima?

Seguem algumas fotos.

422192422193

Abs

Wald

ferramenteiro
18/07/2013, 10:06
É o retentor do pinhão do diferencial. Eu tenho o código mas o meu diferencial é sallisbury , o seu deve ser Rover.
Tranquilo, se estiver pingando muito, vá completando o óleo até chegar em casa. É bem fácil trocar.
Abs
Sergio

Pessoal,

Estou com esse mesmo vazamento, já troquei duas vezes o retentor e volta a vazar.
Noto que vaza mais quando viajo em velocidades em torno de 120KM/h e quando a temperatura ambiente está mais elevada.
Alguém ja passou por isso?

Abraço

Waldmartins
06/08/2013, 02:33
Pessoal,

Estou com esse mesmo vazamento, já troquei duas vezes o retentor e volta a vazar.
Noto que vaza mais quando viajo em velocidades em torno de 120KM/h e quando a temperatura ambiente está mais elevada.
Alguém ja passou por isso?

Abraço

Ferramenteiro,

acabei de trocar o retentor e rodei 400km e voltou a vazar. ME PARECE que para solucionar isso é trocando a flange (segundo o mecânico que fez o serviço). Mas ai fui ver o preço da flange na concessionária (não achei em outro lugar) e era R$ 1.270,00!!!:shock:

Por enquanto o vazamento vai permanecer...vou ver se importo essa flange... a propósito, alguém sabe qual é o land part da flange desse vazamento?

Valeu!!

Abs

Wald

petcho
06/08/2013, 09:10
Pessoal, o motivo de voltar a vazar pode ser tb o respiro entupido!!! o Ferramenteiro comentou que vaza quando em velocidades mais altas e dias mais quentes, são situações que a pressão dentro do diferencial aumenta e se o respiro não aliviar a pressão vai começar a forçar o retentor ate vazar

eu olharia isso primeiro já que é só uma mangueirinha barata, antes de mexer na flange

Abraço, Pedro

Djalma Inoue
06/08/2013, 10:02
É só dar uma sopradinha na mangueira e verificar se esta passando ar se não desentupir o suspiro.

Waldmartins
06/08/2013, 10:32
É só dar uma sopradinha na mangueira e verificar se esta passando ar se não desentupir o suspiro.

Vou dar uma olhada nesse suspiro. Num tô afim de pagar essa grana toda não...rsrs

Abs

Wald

vwinit
06/08/2013, 13:59
Wald e demais amigos ...

Ano passado (2012) no Encontro LR o Luiz Fraga (The Specialist) deu uma palestra e tocou neste tópico de vazamentos...
Seguem as dicas dele.



Abraço!

roberto.cardoso@ig.com.br
07/08/2013, 10:45
Galera,

Acabo de voltar de viagem... rodei uns 6.000KM, porém só no último dia da viagem rodei 1.100KM direto... parando apenas para abastecer com velocidade média de 120 KM/H (em alguns momentos cheguei a 130 KM/H, foi direto com o pé em baixo).

Todos os dias estava checando o carro por baixo pra ver se estava tudo OK... e até domingo estava, porém ontem encostei o carro pra trocar o óleo do motor e os filtros... quando desci na valeta... vi a defender lava de óleo por baixo.

No domingo de noite notei que a tampa traseira estava com vestígios de óleo, pensei que podia ser da própria viagem (rodei em muitas estradas lotadas de caminhões), mas pelo jeito era sinal do vazamento.

Começamos a procurar de onde era o vazamento... uma vez que estava tudo melado de óleo do câmbio pra trás. Checamos o nível de óleo do câmbio e batata... era ele. Antes de viajar havia checado todos os níveis, baixou 1,4 litros. Checamos também o diferencial traseiro, mas estava com o óleo no nível certinho.

Agora a pergunta, existe algum respiro no câmbio? Será que vazou por trabalhar sob pressão durante muito tempo? Alguém já viu uma caixa dessas trincada? Tem algum lugar comum que costuma apresentar esse vazamento?

Parece que o vazamento é por cima da caixa, pois está melada desde a parte de cima.

Estou rodando com o carro na cidade, e pretendo checar o nível na sexta-feira pra tentar medir o tamanho da encrenca.

E aonde eu paro... não cai algumas gotas.. ela deixa uma verdadeira marca. Dona do território!

Segue algumas fotos da sujeira que fez!



Abraços,

RAATS
08/08/2013, 07:54
amigos eu tenho um vazamento nos retentores do virabrequim do motor v8 3.9, alguém sabe o código desses retentores , o código de fornecedores , o land rover já tenho mas queria achar qual retentor serve la

roberto.cardoso@ig.com.br
09/08/2013, 11:56
Galera,

Dando continuidade no diagnóstico do problema, acredito que encontramos o motivo do vazamento de óleo do câmbio.

Antes de viajar encostei o carro no mecânico para troca de correias (inclusive a dentada) e rolamentos do motor. O mecânico achou duas mangueiras "teoricamente soltas" atrás do bloco do motor. Adivinhem o que ele fez! Juntou uma mangueira na outra, ou seja ele ligou a mangueira de respiro da caixa de transferência com o respiro do câmbio (o problema é que ele não me avisou... pois eu sabia o que eram as mangueiras).

Rolou tanta pressão entre uma caixa e outra que a caixa de câmbio não aguentou e vazou.

Ainda não consegui descobrir por onde vazou, e agora começarei a investigar as sequelas dessa ligação que o FDP fez. Será que tanta pressão poderia trincar a caixa?

Abraços,

heltonmac
10/08/2013, 21:43
Galera,

Acabo de voltar de viagem... rodei uns 6.000KM, porém só no último dia da viagem rodei 1.100KM direto... parando apenas para abastecer com velocidade média de 120 KM/H (em alguns momentos cheguei a 130 KM/H, foi direto com o pé em baixo).

Todos os dias estava checando o carro por baixo pra ver se estava tudo OK... e até domingo estava, porém ontem encostei o carro pra trocar o óleo do motor e os filtros... quando desci na valeta... vi a defender lava de óleo por baixo.

No domingo de noite notei que a tampa traseira estava com vestígios de óleo, pensei que podia ser da própria viagem (rodei em muitas estradas lotadas de caminhões), mas pelo jeito era sinal do vazamento.

Começamos a procurar de onde era o vazamento... uma vez que estava tudo melado de óleo do câmbio pra trás. Checamos o nível de óleo do câmbio e batata... era ele. Antes de viajar havia checado todos os níveis, baixou 1,4 litros. Checamos também o diferencial traseiro, mas estava com o óleo no nível certinho.

Agora a pergunta, existe algum respiro no câmbio? Será que vazou por trabalhar sob pressão durante muito tempo? Alguém já viu uma caixa dessas trincada? Tem algum lugar comum que costuma apresentar esse vazamento?

Parece que o vazamento é por cima da caixa, pois está melada desde a parte de cima.

Estou rodando com o carro na cidade, e pretendo checar o nível na sexta-feira pra tentar medir o tamanho da encrenca.

E aonde eu paro... não cai algumas gotas.. ela deixa uma verdadeira marca. Dona do território!

Segue algumas fotos da sujeira que fez!



Abraços,

Boa noite existe 2 retentores um no fim do cambio o eixo q manda para a caixa de transferencia e outra retentor na entrada da caixa transferencia e tambem existe um anel de borracha q vai na ponta e um eixo q travessa a caixa de transferencia, esse eixo é o que tem uma porca externa perto do sensor de velocidade e ele sai do outro lado da caixa onde existe um anel. é simples resolver mas da trabalho pois tem q tirar a caixa de transferencia. Vou ver s consigo fotos para explicar melhor

heltonmac
10/08/2013, 21:49
Achei aqui explica tudo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/99158-caixa-de-transferencia-troca-dos-o-rings-do-pino-intermediario-diy-2.html

carlosth
05/09/2013, 20:47
Dando uma recuperada neste tópico sobre vazamentos,

notei que a mangueira ERR3084 (uma que fica próximo da bomba injetora) está com um vazamento na sua extremidade inferior acarretando o escorregamento do óleo até o carter...

No início achei que era vazamento pelo bujão do próprio carter, mas olhando com mais critério e cuidado acho que localizei de onde vem o óleo.

segue imagem da tal mangueira:

Qual é a função desta mangueira? Posso retirá-la e trocar sua braçadeira numa boa? Qual cuidado tenho que ter? (que eu acredito que a braçadeira seja o problema do vazamento)

abrassss

CGAUER
05/09/2013, 21:54
Carlos, é o respiro do cárter.

Pode mexer sem problemas.

Abs

Clemente


Dando uma recuperada neste tópico sobre vazamentos,

notei que a mangueira ERR3084 (uma que fica próximo da bomba injetora) está com um vazamento na sua extremidade inferior acarretando o escorregamento do óleo até o carter...

No início achei que era vazamento pelo bujão do próprio carter, mas olhando com mais critério e cuidado acho que localizei de onde vem o óleo.

segue imagem da tal mangueira:

Qual é a função desta mangueira? Posso retirá-la e trocar sua braçadeira numa boa? Qual cuidado tenho que ter? (que eu acredito que a braçadeira seja o problema do vazamento)

abrassss

Waldmartins
12/09/2013, 12:36
Pra variar, encontrei outro vazamento da VTR.

O reservatório do fluido de direção parece que está vazando. Nada grave (aparentemente) pois a mangueira que sai dele está "melada" mas o nível parece não ter alterado.

Alguma sugestão ou deixa como está?


Ps. qual o fluido de direção mesmo? É o mesmo do óleo de freio?

Abs

Wald.

CGAUER
12/09/2013, 12:46
Basta apertar as braçadeiras, aliás, todas as braçadeiras do sistema de direção hidráulica. A mangueira fica macia e começa a vazar...

Abs

Clemente


Pra variar, encontrei outro vazamento da VTR.

O reservatório do fluido de direção parece que está vazando. Nada grave (aparentemente) pois a mangueira que sai dele está "melada" mas o nível parece não ter alterado.

Alguma sugestão ou deixa como está?


Ps. qual o fluido de direção mesmo? É o mesmo do óleo de freio?

Abs

Wald.

Waldmartins
12/09/2013, 12:55
Basta apertar as braçadeiras, aliás, todas as braçadeiras do sistema de direção hidráulica. A mangueira fica macia e começa a vazar...

Abs

Clemente

Opa! Valeu Clemente!

Abs

Wald