PDA

Ver Versão Completa : MISTERIO : Barulho x perda de freio - Defender 90

Waldmartins
09/07/2013, 20:23
Galera,

estou tentando desvendar um "misterio" na minha 90tinha.

Fiz uma viagem de 1100 km e nos primeiro 100km quando parei o carro para minha namorada jogar um iogurte fora (quanto detalhe inutil a historia!!!), na hora que fui arrancar com o carro, comecou a fazer um barulho estranho...:pensativo:

O barulho parecia que vinha da roda dianteira esquerda. Ai parei, verifiquei tudo. Mangueira, se havia vazamentos no motor, na roda interna e externamente, etc...etc...e NADA!

Fui arrancar o carro de novo e o barulho continuou...parecia que quando eu acelerava o barulho aumentava...e ia diminuindo a medida que eu tirava o pe!

O barulho parecia com um ventilador que ia girando mais rapido quando eu acelerava mais...mas em ponto morto com o carro rodando nao fazia o barulho...

Agora mais estranho (ou tao estranho quanto) era que quando comecou o barulho, eu "PERDI" o freio. O freio ficou duro como se o carro estivesse desligado!!!:shock:

Parei de novo (com dificuldade dupla: pq tava dificil mesmo e "escondendo a dificuldade" pq nao queria assustar minha namorada! Imagina eu falar que um carro de 2.5 ton tava sem freio!!!). Verifiquei as mangueiras do freio, nivel do oleo de freio e servofreio e NADA!!!

Resolvi arriscar e seguir viagem na "maciota". Sempre reduzindo nas curvas e descidas e sem passar de 80-90 km/h. O que pude notar eh que alem do barulho de "ventilador", fazia um barulho estranho na roda esquerda quando eu fazia curva para direita (tipo o peso do carro mais concentrado nessa roda).

Rodei uns 50km com o barulho e ele simplesmente SUMIU e o freio voltou ao normal!!! Continuei a viagem e rodei mais 750 km dessa com tudo normal

Waldmartins
09/07/2013, 20:28
merda de tablet...rs

alguem alguma ideia do que pode ter sido isso?

Abs

Wald

batiati
09/07/2013, 21:21
Tua bomba de vácuo tá boa? Tem vazamento de óleo perto dela?
A bomba fica no lado direito do carro, poderia se algum barulho do embolo dela indo pro saco, sei lá.

Mas o restante do relato não casa direito com isso, então pare numa oficina e faça um check-up, porque sem freio a gente perde um membro do clube ....

Waldmartins
09/07/2013, 21:48
Agora ta chovendo e a VTR ta no estacionamento descoberto...então não rola de olhar a bomba de vacuo que é novinha (tem uns 3 meses que troquei e uns 15 mil km), da Wabco, mas... eu vi um PEQUENO vazamento nela naquela capinha da frente. Ele fica "suja" de oleo mas nao eh nada que abaixe o nivel de oleo do carro...:pensativo:

Com isso estou achando que meu "encontro" com o Hailton e o João vai acabar sendo adiado... :(

alberto megda
09/07/2013, 21:55
Fio, bomba de vacuo ultimamente que dura 3 meses é idosa, ta brabo o problema das bombas de vacuo. A minha foi pro saco hj novamente

Waldmartins
09/07/2013, 22:06
Mas eu, no meu parco conhecimento, ACHO que não parece ser bomba de vácuo! O Freio ficou duro (como se o carro estivesse desligado) e não sem freio.

Enfim...ainda espero mais "pitacos"...:chorandoderir:

batiati
09/07/2013, 22:32
Sem freio você só ficaria se vazasse o fluído de freio (pedal molenga, indo até o chão e sem ação).
Se o servo ou a bomba pifar, o freio continua operando, só que muito duro, ou seja, sem assistência do servo.

Freio é coisa séria, então não vale diagnóstico pela internet.

Waldmartins
09/07/2013, 22:47
Sem freio você só ficaria se vazasse o fluído de freio (pedal molenga, indo até o chão e sem ação).
Se o servo ou a bomba pifar, o freio continua operando, só que muito duro, ou seja, sem assistência do servo.

Freio é coisa séria, então não vale diagnóstico pela internet.

O problema é que estou no meio do nada (na Reserva da Vale), proximo a cidade de Linhares (ES) e acho difícil achar alguém que saiba mexer na VTR aqui no ES...

SergioMedeiros
09/07/2013, 23:31
Wald, vou concordar com os amigos... bomba de vácuo mesmo hein? Ela não pode ter vazamento algum mesmo... pra confirmar tira a mangueira do servo, que vem da bomba, e veja se faz um "ploc" do vacuo... se não fizer está com problema ali. Pra confirmar testa o freio com a bomba ligada e depois com a mangueira desconectada. Se não sentir diferença é pepino.
A minha deu problema e estou utilizando a uns 5 meses já a recondicionada da Perim... muito bem recondicionada por sinal. Mesmo assim estou com uma Wabco nova de sobressalente.

Abs

Waldmartins
10/07/2013, 19:14
Bom galera,

olha o que eu "achei" hoje pela manhã!

421120

Um vazamento na pinça do freio!!! :putz:

Bom esse vazamento acontecia a uns meses atras dos dois lados... Quando eu chegava em casa e olhava na parte interna dos pneus, nada de vazamento, mas no outro dia pela manhã, vazamento nos dois pneus...

Ai troquei o reparo do lado direito um dia (pq não tinha tempo naquele dia de trocar os dois lados) e quando fui conferir o outro lado, tinha parado de vazar mesmo olhando de manhã. Resolvi continuar olhando todos os dias e nada! Olhei durante 15 dias e ainda olhava de vez em quando e nada! Tinha parado como um "passe de mágica"!

Por sorte, eu comprei o reparo dos dois lados e carrego comigo onde vou (alias, tenho uma caixa dentro da VTR com TUDO que comprei pra ela e levo onde eu vou...desde mangueiras, aos cabos, manilhas, etc...etc...etc). Então amanhã, se o mecânico aqui não paralisar, vou trocar o reparo dessa pinça.

Quanto a bomba de vácuo, eu também vou trocar quando for a BH porque ainda está na garantia, mas o vazamento não parece ser grande a ponto de fazer ela parar. Vide as fotos.

421121421122421123

Vamos ver se era só o reparo...

Abs

Wald

Eduardo Velo
10/07/2013, 20:03
Wald , vc tem varios problemas nesse freio , e só tem 2 coisas que a gente tem que cuidar muito bem em qqer vtr , seja qual for , freio e direção ... o resto pode quebrar que não tem perigo ...

O que aconteceu pode ser o seguinte , criou uma bolha de ar por causa do vazamento na pinça , as pinças ficaram soltas e fazendo barulho no disco , depois o próprio vazamento tirou a bolha de ar por gravidade e voltou a frear normalmente , mas com certeza desceu o nivel de óleo do reservatório nisso ...
Seria bom fazer a troca das pinças das 2 rodas , tem como trocar só o reparo , mas dependendo do desgaste dos internos não vale a pena ...

abs ...

SergioMedeiros
10/07/2013, 22:58
Wald, o vazamento da bomba pode sim afetar seu funcionamento. Se estiver passando ar por ali pode estar comprometendo o vácuo que ela teria que gerar para o servo. Se tá na garantia troque mesmo.

Waldmartins
11/07/2013, 00:58
Wald , vc tem varios problemas nesse freio , e só tem 2 coisas que a gente tem que cuidar muito bem em qqer vtr , seja qual for , freio e direção ... o resto pode quebrar que não tem perigo ...

O que aconteceu pode ser o seguinte , criou uma bolha de ar por causa do vazamento na pinça , as pinças ficaram soltas e fazendo barulho no disco , depois o próprio vazamento tirou a bolha de ar por gravidade e voltou a frear normalmente , mas com certeza desceu o nivel de óleo do reservatório nisso ...
Seria bom fazer a troca das pinças das 2 rodas , tem como trocar só o reparo , mas dependendo do desgaste dos internos não vale a pena ...

abs ...

Valeu Eduardo.

Acho que sua explicacao faz muito sentido!

O reparo da pinca direita a foi trocado. Vou trocar o reparo dessa outra pinca agora. Eu pensei em trocar a pinca na epoca mas num tenho R$ 6000,00 sobrando...rsrs Mesmo importando o valor nao fica longe disso...

Abs

Wald

Eduardo Velo
11/07/2013, 10:19
Esse é o principal motivo da Land Rover não decolar por aqui , preço das peças ... , na Grã Bretanha vc acha peça de Land até na padaria ou no açougue ... rsrs

Se eu trocar todo sistema de freio do meu Engesa hoje não passa de R$ 1.000,00 com mão de obra e tudo , pinças são da Kombi , cilindro mestre do gol , discos são da Engesa , mas custam menos de 100,00 cada , campana de D10 e sapatas e burrinho são de varios carros com Dana 44 , troco tudo , inclusive tubos e flexíveis a cada 7 ou 8 anos pra não correr risco ...

Teria como adaptar disco e pinças de outra vtr na Land ???
Se falar que custa R 6.000,00 o par de pinças da pra pensar que é uma Ferrari ou um carro de Formula 1 ... rsrs

abs ...

Marado
11/07/2013, 10:51
...Mesmo importando o valor nao fica longe disso...

Acho que no máximo vais gastar uns R$ 3.000,00, as mais caras estão por 400 libras; ORIGINAIS. Pensa em comprar uma de cada vez, aos poucos... daqui uns meses tem tudo ai. Precisa dar o primeiro passo.

Eduardo Velo
11/07/2013, 12:01
Se vc for manter essa vtr seria interessante trocar as pinças , tem que ver a durabilidade do par de pinças e diluir o preço no tempo , se durar uns 100.000 km por ex. e vc roda uns 20.000 km por ano dilui o preço em 60 meses ... é o que estou fazendo com a Tracker , está com quase 200.000 km , estou trocando muitas peças originais que devem " durar " mais uns 150.000 km ... se não pensar assim a gente não faz nenhuma manutenção nas vtrs ... o mais importante é confiar na vtr ...
Qto ao vazamento na bomba de vácuo , qto tempo leva pra aparecer o vazamento depois que vc limpa ??
não sei se essa bomba de vácuo é lubrificada pelo óleo do motor ou por graxa , mas é bom ficar esperto com esse vazamento ...

SergioMedeiros
11/07/2013, 22:51
Qto ao vazamento na bomba de vácuo , qto tempo leva pra aparecer o vazamento depois que vc limpa ??
não sei se essa bomba de vácuo é lubrificada pelo óleo do motor ou por graxa , mas é bom ficar esperto com esse vazamento ...

Óleo do motor. Ela fica conectada direto no bloco do motor e o movimento dos pistões bomba o pino que gera o vácuo.

Waldmartins
12/07/2013, 00:44
Acho que no máximo vais gastar uns R$ 3.000,00, as mais caras estão por 400 libras; ORIGINAIS. Pensa em comprar uma de cada vez, aos poucos... daqui uns meses tem tudo ai. Precisa dar o primeiro passo.

O problema é que 400 libras x2 + impostos + frete = aproximadamente R$ 4.000,00. Sem contar que esse valor não pode ser dividido...rsrs Nesse caso, "prefiro" pagar os R$ 6000,00 no Brasil dividido em algumas parcelas...rsrs

Por enquanto vou de reparo...

Abs

Wald

Hugo4x4
12/07/2013, 06:36
Tudo bem Edu?

Para quem não conhece Land Rover Defender ou uma Kombi, ir na concessionária por um vazamento na pinça pode ser que troquem até os encanamentos do sistema de freio e cobrem pelo serviço feito e não feito.
A minha 110 esta com 200.000 km e 9 anos, até agora troca de fluido e pastilhas, mais esta chegando a hora da trocar os discos.
No caso do inexperiente Wald, por um vazamento de fluido pensa que tem que trocar as quatro pinças, talvez comprar um kit de retentores por £ 2,00 resolva o problema.

Eduardo Velo
12/07/2013, 10:17
Fala Hugo , td bem contigo ?? aqui td na paz ...
O problema não acho que seja inexperiência do Wald , nem os mecânicos " espertos " que mexem com Land Rover vão seguir sua dica , pode resolver o problema com custo baixo aí não é intessante ...
As peças sofrem de acordo com o uso da vtr , geralmente Land Rover serve uma unidade de polícia ambiental ou patrulha , aí são muitos usuarios e cada um dirige de um jeito , se for um dono só e cuidadoso com certeza as peças vão durar muito mais ...
No caso das pinças de freio , se forem muito exigidas em ambiente ruim vai ter desgaste interno e o reparo não vai adiantar , mas de qqer maneira seria bom seguir sua orientação , 1º o modo mais prático e econômico , se não der certo aí apela pra troca ...
Wald , aproveita essa dica aí camarada , troca os reparos e veja com fica , retira em casa as pinças e leva em qqer mecânico se vc não conseguir trocar ...

abs ...

Djalma Inoue
12/07/2013, 12:13
Senhores vou aproveitar este post que fala sobre barulho para procurar saber qual o barulho esta apresentando em minha viatura:
Quando estou andando com a viatura em pouca velocidade por exemplo em segunda e em relantim surge um barulhinho como um sininho em baixo do carro só que quando paro o barulho acaba a não estou conseguindo identificar alguém pode me dar uma ajuda??

LJZIPPERER
12/07/2013, 12:26
Senhores vou aproveitar este post que fala sobre barulho para procurar saber qual o barulho esta apresentando em minha viatura:
Quando estou andando com a viatura em pouca velocidade por exemplo em segunda e em relantim surge um barulhinho como um sininho em baixo do carro só que quando paro o barulho acaba a não estou conseguindo identificar alguém pode me dar uma ajuda??

Djalma, a minha 90 tambem tem este barulho, é dentro do eixo do cardãn, é uma arruela que segura graxa. fui empresa especializada de cardãn me orientaram deixar quieto porque para tirar tem que cortar o cardãm depois soldar e calibrar
Faz de conta que é papai noel chegando ehehe

Marado
12/07/2013, 17:05
Esse é o principal motivo da Land Rover não decolar por aqui , preço das peças ... ...Se eu trocar todo sistema de freio do meu Engesa hoje não passa de R$ 1.000,00 com mão de obra e tudo , pinças são da Kombi , cilindro mestre do gol , discos são da Engesa , mas custam menos de 100,00 cada , campana de D10 e sapatas e burrinho são de varios carros com Dana 44...

O problema é que 400 libras x2 + impostos + frete = aproximadamente R$ 4.000,00. Sem contar que esse valor não pode ser dividido...

Wald;

(Wald seria de Waldick Soriano? Não sabe quem é? No final do post tem um vídeo dele.)

Deixa tentar te passar de outra forma.

Primeiro: £400.00 é o preço da pinça ORIGINAL de Defender e a pinça mais cara na Rimmer Brothers para DEF, portanto, provavelmente não deve ser a da sua VTR.
Segundo: 4.000 é 33,333% menos que 6.000; não existe aplicação que dê isto; talvez a OGX comprando agora na baixa e com sorte.
Terceiro: Com relação a divisão do valor; claro que este valor pode ser dividido (o valor é menor que isto, estamos só usando este como referência); como? Da seguinte maneira:

Vamos dizer que você queira começar a pagar a partir de Setembro e teu cartão vira dia 10;

Agosto dia 11 - Tu compra uma pinça.
Devido ao tempo da entrega ela só deve chegar em Setembro, dai tu paga a 1ª prestação que vai ser o imposto (e pode ser que nem seja cobrado, tem alguém conhecido no Rio?).
a 2ª prestação é a que vem no teu cartão, o preço da pinça.
Em Setembro (ou Outubro) dia 11 você compra a segunda pinça
No mês seguinte tu paga o imposto (se tiver imposto, claro), outra prestação;
No vencimento seguinte tu paga a 2ª pinça.

Vai me dizer que isto não é pagar parcelado (dividido)? Agora tu dá teu jeito e no fim de Outubro tu tem as pinças para trocar. Mas como te disse, tem que dar o primeiro passo.

Agora com relação as peças de Kombi, fusca, gol, D10; com a LR, se dá parecido, a diferença é o tempo de espera, o imposto que algumas vezes incide e são 2ª linha; estas peças tem a marca BRITPART, ALLMAKES, PR2 AIRTEX e outras.
Tem pinças destas marcas a £30.00 (provavelmente não é a da tua DEF, mas pode ser).

Isto é um raciocínio, pode ser até que eu esteja errado, outra pessoa pode ver algo que eu não estou percebendo.

Waldick Soriano (http://www.youtube.com/watch?v=HWzpEqnxGVE)

Hugo4x4
12/07/2013, 19:16
O problema é que 400 libras x2 + impostos + frete = aproximadamente R$ 4.000,00. Sem contar que esse valor não pode ser dividido...rsrs Nesse caso, "prefiro" pagar os R$ 6000,00 no Brasil dividido em algumas parcelas...rsrs

Por enquanto vou de reparo...

Abs

Wald

Wald

Anexo alguma literatura para entrar no tema.

Land Rover FAQ ? Consulter le sujet - Remise en état d'un étrier de frein à disque. (http://www.landroverfaq.com/viewtopic.php?f=22&t=218)

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=caliper%20land%20rover%20defender&source=web&cd=1&ved=0CDQQtwIwAA&url=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DCSq KxAXDrOI&ei=JnbgUeaMIoW2qQGzqYGgBA&usg=AFQjCNGD8_YKoWNfY-exGyML4xMfpAhEIw&bvm=bv.48705608,d.aWM

Waldmartins
13/07/2013, 00:22
Putz...

Bastou eu passar o dia inteiro viajando que já me chamaram até de inexperiente e burro (na matemática):freaking::odedo2:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bom, eu tenho pouco experiência mesmo (afinal num tem 6 meses que comprei a VTR e num tem 3 meses que passei a usá-la de verdade sem problemas de superaquecimento de motor...), mas tenho lido muita coisa (aqui no forum e fora dele), além de perguntar aos mecânicos e donos de Defender.

Dito isso, e pro Hugo que num deve ter lido todo o tpc (ou não entendeu o que eu falei), eu NENHUM momento eu falei que ia trocar as QUATRO pinças!!! :shock: Na verdade, me sugeriram a troca das pinças e eu ainda acho exagero por mais que seja um item de segurança.

Outra prova que vc não leu, "seu" Hugo (calma que to brincando...rs), é que eu falei que já troquei o reparo da pinça dianteira direita. Só não havia trocado o da esquerda porque o vazamento tinha parado e eu estava sem tempo de fazê-lo. Sim! Devia ter arrumado tempo e trocado...isso admito que foi burrice+inexperiência.

Agora uma coisa que talvez pouca gente saiba. Durante o período que as DEFENDER foram fabricadas/montadas no Brasil, "faltou" pinça para o modelo 90 e foram instaladas pinças de 110! Sei disso pq quando fui comprar na concessionária os reparos, o atendente não queria me vender simplesmente eu falando o modelo. Disse que eu tinha que levar as pinças lá para ele ver. Foi aí que ele me contou essa história e disse que muitos clientes tinha levado reparo de 90 e na hora só cabia de 110.

Resultado, por via das dúvidas eu levei um de 90 e outro de 110 (agora me lembrei pq não troquei os dois na hora!). Para minha "surpresa" as pinças realmente são de 110!!! :shock:. Então tive que mandar as de 90 pelo correio e esperar as de 110. Daí a "não" troca do lado esquerdo...

Marado,

boa tentativa...rsrs Mas quando eu disse em dividir, me referia a mais do que 4 vezes...rsrs Tenho outras prioridades e não quero comprometer (mesmo que por 4 meses) meu orçamento com a VTR com mais do que os R$ 1.000,00 que desconta todo mês por conta do motor que tive que fazer... e são DEZ parcelas e ainda estou na terceira! :parede: :chorandoderir:

O certo é que vou comprar/importar o reparo com os pistões que a pinça fica "nova".

E não...o carro não era de "puliça"...sou o terceiro dono sendo que o primeiro fez revisão na concessionária durante 5-6 anos até os 140.000km da VTR. Os outros 40.000km que devem ter sido mais sofridos pra 90tinha pois o dono usava ela pra fazer trilha...mas isso significa que os freios nem era tão exigidos...

Ah sim...o Wald é de Waldney...rsrsrs

Abs a todos

Wald

lucar
14/07/2013, 01:06
"E não...o carro não era de "puliça"...sou o terceiro dono sendo que o primeiro fez revisão na concessionária durante 5-6 anos até os 140.000km da VTR. Os outros 40.000km que devem ter sido mais sofridos pra 90tinha pois o dono usava ela pra fazer trilha...mas isso significa que os freios nem era tão exigidos..."

Sendo de "puliça" ou não não tem diferença.... pode ser único dono e o mesmo ser um "perobo" que vai dar na mesma. Ainda digo que viatura de "puliça" tem revisão periódica sim, a diferença é que na maioria das vezes não se usam peças de 1ª linha.... concessionária nem sempre é sinônimo de qualidade. Vejas o caso das Harley Davidson no Brasil..... quanto a usar o veiculo em trilha, também não vejo problemas pois quem "realmente" faz trilha não quer ser o "rolha" da vez e se preocupa em deixar o veículo sempre em dia. Fiz e faço trilhas desde que tenho meu willys e te digo .. o freio é "sim" muito usado e por várias vezes trabalha em um regime mais intenso... como acumulo de lama, banhos frios em riachos quando estão fervendo entre outros fatores nos quais aqueles que fazem trilha sabem.... freio de mão então.... baita desgaste.

Conheço "donos" e "donos" de veículos, não somente Defender, mas qualquer que seja ele. moto, carro, avião, barco, etc... o que vale, em se falando de uma compra de usado, é o que voce faz do dia que adquiriu em diante... pois antes não tem o que ateste o que foi feito muito menos a condição que foi feita.

Meu exemplo é claro ... sou terceiro dono também.... primeiro foi a "puliça" militar do estado de SP.... bombeiros para ser claro.... o segundo foi um rapaz que arrumou tudo que pode da melhor maneira possível ... mas por conta do acaso precisou vender ela e vendeu barato. Eu sou terceiro que tento manter tudo da melhor maneira possível.... A propósito minha D110 tem 222.000km nunca abriu o motor, não tem folgas, nem nada que desabone ela ou me preocupe. O desgaste natural dos "substituíveis" faz parte de qualquer máquina.... a questão é saber o que esta fazendo para não ser ludibriado como uma grande parte dos proprietários de qualquer veiculo estão sujeitos a pessoas de má fé que tiram proveito da ingenuidade de alguns!

Provavelmente o problema seu problema nem seja nas pinças de freio, mas como não sabe, esta sujeito a especulações e sugestões do maior grau de especulação possível. Afinal é impossível dar um diagnóstico por meio de informações passadas via internet sem ao menos ver pessoalmente o problema!

Marado
14/07/2013, 07:20
Vejas o caso das Harley Davidson no Brasil...

Me deixou curioso Lucar; conta ai o caso das Harleys no Brasil... Quem não tem Harley está por fora...

Waldmartins
14/07/2013, 13:12
"E não...o carro não era de "puliça"...sou o terceiro dono sendo que o primeiro fez revisão na concessionária durante 5-6 anos até os 140.000km da VTR. Os outros 40.000km que devem ter sido mais sofridos pra 90tinha pois o dono usava ela pra fazer trilha...mas isso significa que os freios nem era tão exigidos..."

Sendo de "puliça" ou não não tem diferença.... pode ser único dono e o mesmo ser um "perobo" que vai dar na mesma. Ainda digo que viatura de "puliça" tem revisão periódica sim, a diferença é que na maioria das vezes não se usam peças de 1ª linha.... concessionária nem sempre é sinônimo de qualidade. Vejas o caso das Harley Davidson no Brasil..... quanto a usar o veiculo em trilha, também não vejo problemas pois quem "realmente" faz trilha não quer ser o "rolha" da vez e se preocupa em deixar o veículo sempre em dia. Fiz e faço trilhas desde que tenho meu willys e te digo .. o freio é "sim" muito usado e por várias vezes trabalha em um regime mais intenso... como acumulo de lama, banhos frios em riachos quando estão fervendo entre outros fatores nos quais aqueles que fazem trilha sabem.... freio de mão então.... baita desgaste.

Conheço "donos" e "donos" de veículos, não somente Defender, mas qualquer que seja ele. moto, carro, avião, barco, etc... o que vale, em se falando de uma compra de usado, é o que voce faz do dia que adquiriu em diante... pois antes não tem o que ateste o que foi feito muito menos a condição que foi feita.

Meu exemplo é claro ... sou terceiro dono também.... primeiro foi a "puliça" militar do estado de SP.... bombeiros para ser claro.... o segundo foi um rapaz que arrumou tudo que pode da melhor maneira possível ... mas por conta do acaso precisou vender ela e vendeu barato. Eu sou terceiro que tento manter tudo da melhor maneira possível.... A propósito minha D110 tem 222.000km nunca abriu o motor, não tem folgas, nem nada que desabone ela ou me preocupe. O desgaste natural dos "substituíveis" faz parte de qualquer máquina.... a questão é saber o que esta fazendo para não ser ludibriado como uma grande parte dos proprietários de qualquer veiculo estão sujeitos a pessoas de má fé que tiram proveito da ingenuidade de alguns!

Provavelmente o problema seu problema nem seja nas pinças de freio, mas como não sabe, esta sujeito a especulações e sugestões do maior grau de especulação possível. Afinal é impossível dar um diagnóstico por meio de informações passadas via internet sem ao menos ver pessoalmente o problema!

Então Lucar,

eu concordo com vc que o que vale é a partir de quem adquiriu, mas o que quis dizer é que o primeiro dono fazia todas as revisões até os 140k na concessionária. Não que isso seja uma maravilha (ainda mais se tratando de Terranova, a concessionaria de BH que já ouvi relatos ruins e os melhores mecânicos lá ou saem pra abrir uma oficina especializada em LR ou são absorvidos por essas oficinas fora), mas já é uma garantia de que pelo menos sei onde foi feita a manutenção...

O segundo dono, pelo o que me contaram, era um senhor que estava deprimido e comprou a Land pra fazer exclusivamente trilhas. Tanto que quando comprei a 90tinha não me atentei ao detalhe que ela tinha uma cambão!!! Ou seja, o carra "arrastava" ela até os locais para fazer as trilhas. Se eu soubesse 1/5 de mecânica que aprendi aqui nos últimos meses, não teria comprado essa ou pelo menos teria desconfiado. Ora, um carro "feito para expedições" precisar de um cambão é no mínimo estranho...

Depois que o motor ferveu e disseram que o cabeçote estava na última medida, deu pra entender que o carro já havia fervido outras vezes e queimado JUNTAS E MAIS JUNTAS de cabeçote...:putz: Talvez ai a explicação do cambão...enfim...

Vou fazer o reparo da pinça esquerda. Não acredito que seja troca de pinça nesse caso. Acho que o reparo completo (borrachinhas e pistões) resolva o problema. Os pistões do lado direito estavam UM POUCO gastos mas com o reparo ficou bom e sem vazamento. De qualquer forma, vou importar os dois kits com pistões para fazer depois a troca completa. Enquanto isso, faço apenas a troca do reparo do lado esquerdo que deve resolver o problema como no lado direito.

A propósito, o vazamento que mostrei na foto nunca mais aconteceu...:pensativo: bem como o problema de freio duro... Mas amanhã faço o reparo assim mesmo.

Vou aproveitar que estou a toa hoje e tirar a roda esquerda e tentar ver algumas coisas. Aliás, quanto tempo dura uma pastilha de freio (dianteira) da Defender?

Já rodei 25k com as minhas...se eu conseguir tirar a roda (rs) eu tiro uma foto pra mostrar as condições atuais..

Abs

Wald

Waldmartins
14/07/2013, 22:17
Uma outra dúvida.

Alguém conhece a marca Britcom? Se for pra trocar as pinças, eu achei pinças dessa marca por R$ 805,00 cada aqui no Brasil no site da TEKCOM

Defender - TekCom Land Rover - UNREGISTERED VERSION (http://www.tekcom.com.br/landrover/defender.html)

Será que vale a pena? Ou melhor manter as originais com a troca dos reparos?

Abs

Wald

lucar
15/07/2013, 22:22
Não vou aprofundar em detalhes para não desvirtuar o tópico mas faço questão de esclarecer, até um tempo atrás o Grupo Izzo que detinha a concessão da marca Harley Davidson no Brasil... inclusive vendia a Buell também (acredito que foi uma das razões para perderem a concessão, pois a HD pede exclusividade) a maioria dos mecânicos (com raras exceções, como em todo setor) eram apenas trocadores de peças e não executavam o serviço de maneira satisfatória. Tanto que aconteceu, como nas Lands, a migração de alguns bons para abrirem seu próprio negócio ou ir para uma oficina qualquer (muitas delas excelentes por sinal). Até alguns proprietários que de tanto ajudarem amigos montaram suas "garagens" e hoje vivem disso!
Uma outra coisa é que muitas peças não tinham para pronta entrega e sei de casos de motos que ficaram até mais de um mês aguardando a chegada de um simples sensor de posição do virabrequim (coisa de HD com EFI) que lá fora custa muito barato e aqui era vendida de maneira que chegava a ser ridículo ao ponto de explorarem o proprietário. Se importasse em uma semana estava em casa e é só soltar um parafuso e um conector para efetuar a troca!
Hoje a Harley Davidson retomou a concessão do Grupo Izzo, porém as reclamações continuam as mesmas. Falta peças, mecânicos mal treinados, enfim uma Mer#@!

EU desde que comprei a minha usada (se fosse zero KM faria as revisões ate acabar a garantia, depois nunca mais) faz alguns anos só levei ela uma única vez em uma concessionária (já nas mãos da HD) pois fui chamado para um recall de uma peça que "deveria" ser montada em um suporte com coxins para evitar seu desgaste devido a vibração com o tempo (uma porcaria de chapinha). Neste mesmo dia ganhei uma lavagem de "brinde" (custo da lavagem na CC à época pois fiquei curioso em saber era R$85,00 usando produtos que se encontra em qualquer posto de gasolina de marcas duvidosas....sendo que bons lugares que eu já achava caro cobravam R$40,00 para lavar tudo com produtos de qualidade tipo 3M´s da vida) ahh depois deste "brinde" minha moto saiu de lá rateando na estrada pois devem ter molhado com pressão onde não se deve! Moto não se lava igual carro/jeep....etc... Neste dia fui ficar ao lado da moto enquanto iriam fazer o serviço e me proibiram, alegando que o ambiente da oficina era um local "perigoso" para eu ficar. Pedi gentilmente para pararem o serviço pois não queria que colocassem a mão na minha moto sem eu estar vendo exatamente o que seria feito pois sou mecânico como hobby a algum tempo tanto de motos como de carros velhos. De pronto me atenderam e abriram uma exceção para eu acompanhar tudo. Lá eu vi que dos 4 mecânicos, um levava tudo nas costas os outros eram meros trocadores de óleo que devem ter espanado a rosca do bujão de muitas motos pois mal sabiam o que faziam. Não vou dizer qual foi a CC pois faz mais de anos que não sei como anda o serviço por lá e seria injusto da minha parte!

Tenho a tabela de manutenção da minha moto e faço tudo em casa. O carimbo no manual, nas HD, para mim é um quesito para fugir de uma possível compra.... se é que me entendem.

Com relação a Land Rover no Brasil não posso dizer nada, pois nunca entrei em uma Concessionária e pretendo nunca entrar... se não der conta de fazer o serviço aqui em casa, recorro aos amigos mecânicos de confiança que em muito me ajudaram a gostar deste hobby que tenho a alguns anos!

Marado
15/07/2013, 22:51
Obrigado Lucar por ter atendido meu pedido de esclarecimento desta história da Harley.

lucar
15/07/2013, 22:57
Só salientar que só troco minha HD por outra HD.... kkkk A moto em si tem uma pegada unica e pretendo nunca mais sair desta marca. Posso ate ter outras motos (tenho umas hondas antigas) mas HD sempre estará presente na minha garagem! Assim como a Defender é única e pretendo sempre ter em casa mesmo sabendo que é coisa de gente aficionada pela história/marca e bagagem que elas possuem!

Ambas marcas tem seus "defeitos" (que eu prefiro chamar de peculiaridades) que as fazem únicas! Só tendo para saber!

Waldmartins
22/07/2013, 14:30
Voltando ao tópico...

Ontem andei 300 km sem freio pois tinha que vir a BH pra tentar ver o que era. Na verdade o freio estava normal no início da viagem e depois de uns 100 km (de novo), deu o barulho e o freio ficou duro. Vim dirigindo na manha e não deixando ficar carro a menos de 50 metros de distância da minha VTR e andando sempre com o carro "preso nas marchas". Levei na oficina que coloquei a bomba de vácuo original (WABCO) e resultado:

A BOMBA PIFOU!!! :shock::freaking:

A sorte minha é que tava na garantia. Pelo menos nessa oficina que eu levo é cara mas dão 12 meses de garantia...:concordo:

Agora o barulho PRA MIM não parece ter relação com a bomba...fiz uns vídeos mas nenhum ficou claro o barulho pq é complicado filmar e dirigir uma VTR sem freio na estrada...:putz:

Vamos ver...se o barulho parar, era bomba mesmo. Mas eu achava estranho porque bastava eu pisar na embreagem que o barulho sumia... enfim.

Depois volto aqui pra dizer o que aconteceu.

Abs

Wald

Waldmartins
30/07/2013, 01:54
É galera,

parece que minha sina com freio vai se tornar uma saga igual ao motor (espero que não!!!).

PARECE que a bomba de vácuo que troquei PIFOU DE NOVO (PQP):freaking:

Gostaria da opinião/diagnóstico da galera sobre o que está acontecendo agora.

É o seguinte:

1) Quando estou com o carro engrenado (qqr uma das marchas EXCETO a ré) o carro freia "normalmente":angel:

2) Quando estou em marcha lenta, o carro perde o freio!!!:shock: :putz::freaking:

Vim pra MOC fazendo o teste nos primeiros km da estrada (aproveitei que tava na hora do almoço a estrada vazia pra fazer o teste na reta) e é isso mesmo. Pisei na embreagem ANTES de pisar no freio, o freio vai embora. Fica duro como se o carro estivesse desligado!

Será que isso seria servofreio!?!?

Eu retirei a mangueirinha e tem um pouco de ar sendo puxado com o carro ligado, mas não sei se é uma quantidade boa ou se qqr quantidade de ar puxado já significa que a bomba de vácuo está funcionando...

Vou aguardar a opinião da galera.

Abs

Wald

vwinit
30/07/2013, 08:10
Bomba de vácuo ...

Para trocar a bomba o motor deve estar em (PMS) Ponto Morto Superior. Fala isso pro seu mecânico! :concordo:

Se de tudo virar mais uma novela, cota um hidrobuster... :pensativo:

Waldmartins
30/07/2013, 20:30
Bomba de vácuo ...

Para trocar a bomba o motor deve estar em (PMS) Ponto Morto Superior. Fala isso pro seu mecânico! :concordo:

Se de tudo virar mais uma novela, cota um hidrobuster... :pensativo:

Vou cotar nada!!! rsrs

Tá na garantia e quero outra! Ele tinha trocado a original que deu pau por uma argentina (que disse que era boa).

Enfim, vou querer uma original e pronto!

Aliás, o barulho estranho voltou assim que a bomba estragou...será mesmo bomba ou poderia ser servofreio?

Abs

Wald

alberto megda
30/07/2013, 21:55
Compra a da perim, nao adianta nem original , só a da perim resolveu, cheguei a trocar 8 bombas de vacuo em 2 anos
O barulho deve ser a bomba de vacuo mesmo

SergioMedeiros
30/07/2013, 22:16
Vou cotar nada!!! rsrs

Tá na garantia e quero outra! Ele tinha trocado a original que deu pau por uma argentina (que disse que era boa).

Enfim, vou querer uma original e pronto!

Aliás, o barulho estranho voltou assim que a bomba estragou...será mesmo bomba ou poderia ser servofreio?

Abs

Wald

Como o Vwinit comentou, se não estiver em PMS tem grandes chances de estragar a bomba nova novamente.

Pra saber se tem trinca no servo, tira a mangueira e coloca o dedo.. se sentir o vácuo a bomba está ok e voce pode ter trincas no servo... mas o "poc" que faz é bem discreto mesmo quando tiramos a mangueira que vai no servo.

carlosth
30/07/2013, 22:17
Compra a da perim, nao adianta nem original , só a da perim resolveu, cheguei a trocar 8 bombas de vacuo em 2 anos

afinal de contas, que raios de barulho é este?!?

tipo o que?

Tem como colocar um video com exemplo?

quero saber se é o mesmo que eu escuto na minha VTR.

abrassss

Waldmartins
31/07/2013, 11:36
afinal de contas, que raios de barulho é este?!?

tipo o que?

Tem como colocar um video com exemplo?

quero saber se é o mesmo que eu escuto na minha VTR.

abrassss

Carlos,

sozinho num tem como filmar...na verdade, até tentei, mas o barulho do motor dentro da VTR impede que fique claro durante o vídeo, mas vou tentar explicar.

O barulho é um clec, clec intermitente que a medida que acelero/ando mais rápido ele aumenta a velocidade do clec-clec. É como se tivesse um colocado uma vareta onde o ventilador passasse...e a medida que o ventilador vai girando mais rápido a vareta vai estalando mais rápido (deu pra entender? rsrs)

Mas esse barulho está associado com a perda de freio ou endurecimento do mesmo.

Abs

Wald

Waldmartins
31/07/2013, 11:38

Alberto,

eu paguei quase DOIS MIL reais na bomba original e que está na garantia. Então eu não posso comprar essa da Perim. A não ser que o cara me devolva a grana.

Abs

Wald

Waldmartins
31/07/2013, 11:54
Como o Vwinit comentou, se não estiver em PMS tem grandes chances de estragar a bomba nova novamente.

Pra saber se tem trinca no servo, tira a mangueira e coloca o dedo.. se sentir o vácuo a bomba está ok e voce pode ter trincas no servo... mas o "poc" que faz é bem discreto mesmo quando tiramos a mangueira que vai no servo.

Uma dúvida, apesar de IMAGINAR que o mecânico saiba trocar uma bomba de vácuo (afinal, o cara já trocou várias lá por ser uma oficina especialidade em Land Rover), o que é PMS (ponto morto superior)?

Quanto ao servo, ele tem aquelas trincas características mas não sei se estão "auxiliando" na falha do freio, já que sempre existiram e quando troquei a bomba saí do mecânico com "outro" carro freando bem... e agora voltou o problema. Acredito que se fosse o servofreio, já mesmo após a troca o carro continuaria com problemas no freio.

Abs

Wald

alberto megda
31/07/2013, 12:30
Entao aguarde acabar a garantia e troca pq essa original de r$2000 , vc ainda vai troca-la pelo menos mais 2 vezes até o final da garantia, quer apostar? Rsrsrs
abraço

Alberto,

eu paguei quase DOIS MIL reais na bomba original e que está na garantia. Então eu não posso comprar essa da Perim. A não ser que o cara me devolva a grana.

Abs

Wald

Waldmartins
31/07/2013, 12:53
Entao aguarde acabar a garantia e troca pq essa original de r$2000 , vc ainda vai troca-la pelo menos mais 2 vezes até o final da garantia, quer apostar? Rsrsrs
abraço

Pelo que me consta, cada vez que eu troco, a garantia "aumenta" não? Afinal é uma peça nova que é colocada. A primeira durou uns 20.000 km, mas num sei se isso é muito ou pouco pra uma bomba de vácuo.

Abs

Wald

vwinit
31/07/2013, 14:05
Wald,
Deixei de colocar uma wabco de 1600 para instalar uma defamada Britpart de 400 na Tekcom.
Bem, deu certo e funcionando até hoje muito bem, sem vazamentos e pelo menos uma grande viagem.
Peguei a original e enviei para a Perin recondicionar. Hj tenho uma reserva que espero ter por muuuuito tempo ainda. Amém.

Sua garantia é da data de compra. Venceu tchau!
Ah sim... a bomba argentina que colocaram deve ser da marca Rafaela. É boa e é a mesma vendida pela Bearmach, porém custa uns 800 conto no máximo.... O dobro da Britpart mas metade da Wabco... :pensativo:

Seu problema é na bomba de vácuo ou na montagem dela. Se fosse no hidrovácuo o pedal ficaria macio e sem freio. Na bomba ele fica duro e este barulho que vc menciona tbm pode acontecer.

Boa sorte parceiro!

Waldmartins
31/07/2013, 14:15
Wald,
Deixei de colocar uma wabco de 1600 para instalar uma defamada Britpart de 400 na Tekcom.
Bem, deu certo e funcionando até hoje muito bem, sem vazamentos e pelo menos uma grande viagem.
Peguei a original e enviei para a Perin recondicionar. Hj tenho uma reserva que espero ter por muuuuito tempo ainda. Amém.

Sua garantia é da data de compra. Venceu tchau!
Ah sim... a bomba argentina que colocaram deve ser da marca Rafaela. É boa e é a mesma vendida pela Bearmach, porém custa uns 800 conto no máximo.... O dobro da Britpart mas metade da Wabco... :pensativo:

Seu problema é na bomba de vácuo ou na montagem dela. Se fosse no hidrovácuo o pedal ficaria macio e sem freio. Na bomba ele fica duro e este barulho que vc menciona tbm pode acontecer.

Boa sorte parceiro!

Valeu Hailton!

Eu tô quase pegando meu dinheiro de volta (na verdade, deixando de pagar pq tudo foi dividido em boletos...rsrs) e partindo pra comprar uma na Tekcom. O problema é pagar a mão de obra! Minha garantia (que é de 12 meses) termina em fevereiro do ano que vem, mas num quero ficar passando por isso toda hora não.

Acabei de vedar (com silicone preto mesmo) as famigeradas rachaduras no servofreio. Vou esperar umas duas horas e dar uma volta com a vtr pra ver se melhorou algo. Eu achava que era o contrário...qdo o servofreio falhava, o pedal ficava duro...num é não?

Enfim, sexta-feira vou a BH e tento resolver esse pepino de novo...

Abs

Wald

Alexandre Tietsche
31/07/2013, 14:29
Se o vício (defeito) aparecer novamente, você pode cancelar o negócio e receber seu dinheiro de volta corrigido.. Ta no Código de Defesa do consumidor.

Pelo que me consta, cada vez que eu troco, a garantia "aumenta" não? Afinal é uma peça nova que é colocada. A primeira durou uns 20.000 km, mas num sei se isso é muito ou pouco pra uma bomba de vácuo.

Abs

Wald

Waldmartins
31/07/2013, 14:36
Se o vício (defeito) aparecer novamente, você pode cancelar o negócio e receber seu dinheiro de volta corrigido.. Ta no Código de Defesa do consumidor.

Tem que aparecer três vezes?

vwinit
31/07/2013, 17:12

Alexandre, tá com duas viaturas?
Agora que vi na sua assinatura...

Apresenta pra gente aí a outra ué!!!

Abraço!

Waldmartins
31/07/2013, 20:41
ainda em dúvida se o problema eh na bomba de vácuo...fiz um teste que o Clemente sugeriu em um outro tópico e fiquei na dúvida.

Retirei a mangueira do servofreio com o carro ligado e ela estava puxado um pouco de ar. O problema é que não sei afirmar se está puxando muito ou pouco. Tipo que se ponho o dedo puxa um pouco mas é fácil tirar o dedo.

Alguma outra maneira de testar a bomba? Ou então, qual outra carro usa bomba de vácuo e servofreio semelhante à nossa VTR para que eu possa procurar uma oficina aqui pra fazer o teste?

Abs

Wald

SergioMedeiros
31/07/2013, 23:40
Puxa pouco mesmo... normal. Se não to enganado a Ranger 2.5 tem sistema semelhante.

Waldmartins
01/08/2013, 00:21
Puxa pouco mesmo... normal. Se não to enganado a Ranger 2.5 tem sistema semelhante.

Vou meter mais silicone preto no servofreio pra ver se melhora mais o freio...parece que o pouco que coloquei melhorou um pouco (ou foi efeito placebo) pois consegui (fazendo um teste em um loteamento novo com ruas asfaltadas) pela primeira fez "travar" as rodas e "xiar" um pouco.

O estranho é que em ponto morto, na primeira pisada, o freio da VTR funciona "normalmente", mas se continuar em ponto morto e for tirando o pé e pisando o freio vai "acabando"... :pensativo:

Vou ver se consigo levar a um mecânico amanhã aqui de MOC pra ele testar pra mim...

Abs

Wald

vwinit
01/08/2013, 11:29
O estranho é que em ponto morto, na primeira pisada, o freio da VTR funciona "normalmente", mas se continuar em ponto morto e for tirando o pé e pisando o freio vai "acabando"... :pensativo:

Wald

Então seu freio não está duro e sim "vazando" vácuo? Pode sim ser as trincas...
Eu tinha entendido que não dava freio em nenhuma situação.

Waldmartins
01/08/2013, 11:56
Então seu freio não está duro e sim "vazando" vácuo? Pode sim ser as trincas...
Eu tinha entendido que não dava freio em nenhuma situação.

Então Hailton,

não consegui um diagnóstico exato. Vou fazer mais testes e volto aqui pra contar.

Abs

Wald

Waldmartins
02/08/2013, 00:14
Então,

levei a VTR num mecânico aqui em MOC e ele disse que a bomba de vácuo tá com problema mesmo. Ela tá fazendo vácuo, mas só faz o suficiente para o freio funcionar bem quando acelero o carro.

Ele tirou a mangueira do servofreio e fez aquele teste do vácuo...tava puxando um pouco...na hora que acelera a VTR puxa muuuuito mais!

Já liguei no mecânico em BH e ele disse que vai precisar olhar com calma a VTR para ver se tem algum outro problema que está ocasionando isso...enfim, como amanhã vou pra BH e depois vou viajar de avião, já combinei de deixar a VTR lá na oficina com ele no sábado.

Abs

Wald

Waldmartins
12/08/2013, 03:02
A novela continua...

Trocaram a bomba da minha VTR e colocaram DE NOVO uma Argentina (Pela sigla RM, deve ser Rafaela Motors). Ainda não testei os freios da VTR (cheguei de Salvador - fui de avião) e deixei a VTR aqui em BH para testar depois.

O problema é que paguei caro por uma original (WABCO) e quero ou uma original ou então que me devolvam a diferença de preço.

Abs

Wald

Waldmartins
13/08/2013, 19:16
Atualizando...

meu freio agora é outro. Pela primeira vez conseguir cantar o pneu freando...:dance:

Mas mesmo assim, eu quero o BV original ou então meu dinheiro de volta (a diferença).

A propósito, é possível saber se uma BV foi recondicionada ou não apenas olhando ela instalada na VTR?

Abs

Wald

Marado
13/08/2013, 19:51
Já liguei no mecânico em BH e ele disse que vai precisar olhar com calma a VTR para ver se tem algum outro problema que está ocasionando isso...

E então; tinha algum outro problema?

Waldmartins
13/08/2013, 19:58
E então; tinha algum outro problema?

Não sei...não me falaram nada.

Não sei se porque a oficina estava lotada e resolveram só trocar a BV ou se olharam e não acharam nada mesmo.

Eu vou chegar de surpresa lá na oficina qqr dia destes pra trocar a minha BV pela original ou pegar minha grana de volta. Tenho que chegar de surpresa porque a oficina fica DO LADO (literalmente) de um representante BEARMACH e liguei pra lá ontem pra ver os preços da BV.

Resultado:

Uma Wabco recondicionada: R$ 660,00

Uma Rafaela Motors (argentina - NOVA): R$ 870,00

Ou seja, não vou reclamar antes de estar na oficina senão eles podem trocar a RM pela WABCO recondicionada. O problema não é nem a troca em si (Se ela foi recondicionada na Perim, por exemplo), mas o valor que paguei R$ 1855,42 (acabei de olhar na nota aqui) na WABCO original.

Abs

Wald

vwinit
14/08/2013, 08:57
Wald...

Muitos problemas na BV ocorrem na montagem.
Vale a pena pedir pra trocar??

Tenta um crédito ou a diferença... Se vc forçar, vão te enrolar, ou pior, te sacanear...
Vão cospir no seu hambúrguer!! kkkkk

Abraço!

Luciano Valois
14/08/2013, 17:52
O Wald, qual o nome desse oficina???
Por que quando estiver passando por BH e precisar de algo não quero nem chegar perto desses picaretas.

Não sei...não me falaram nada.

Não sei se porque a oficina estava lotada e resolveram só trocar a BV ou se olharam e não acharam nada mesmo.

Eu vou chegar de surpresa lá na oficina qqr dia destes pra trocar a minha BV pela original ou pegar minha grana de volta. Tenho que chegar de surpresa porque a oficina fica DO LADO (literalmente) de um representante BEARMACH e liguei pra lá ontem pra ver os preços da BV.

Resultado:

Uma Wabco recondicionada: R$ 660,00

Uma Rafaela Motors (argentina - NOVA): R$ 870,00

Ou seja, não vou reclamar antes de estar na oficina senão eles podem trocar a RM pela WABCO recondicionada. O problema não é nem a troca em si (Se ela foi recondicionada na Perim, por exemplo), mas o valor que paguei R$ 1855,42 (acabei de olhar na nota aqui) na WABCO original.

Abs

Wald

Waldmartins
14/08/2013, 18:43
O Wald, qual o nome desse oficina???
Por que quando estiver passando por BH e precisar de algo não quero nem chegar perto desses picaretas.

Pois é Luciano,

pedi uma amiga pra ligar pra lá hoje fingindo que ela tinha uma VTR igual a minha querendo trocar a bomba de vácuo.

Resultado (do que falaram pra ela):

Bomba de vácuo ORIGINAL Britpart :shock: (Como é que é!?!? Britpart original!?!? :screwy:): R$ 1.320,00 + R$ 280,00 de instalação.

Ou seja, se um leigo for lá, vai acabar sendo enganado facilmente.

Quanto ao nome da oficina, acho que não posso divulgar AINDA pq meu motor foi feito lá e está na garantia...deixa a garantia acabar que te conto...ou então me manda uma msg que te falo...rsrs

Mas em BH estamos "à pé" de oficinas boas/honestas para nossas VTRs! :(

Abs

Wald

VSayegh
15/08/2013, 00:33
Wald,

Se BH vai mal das pernas com oficinas especializadas, imagine nós aqui em Rondônia...

Se a gente for numa oficia e não pedir para ver as peças que foram substituidas... Já era! No inicio deste ano fiz uma bela revisão nos bicos injetores da minha D110. Gastei uns 4k e quando pedi para ficar com as peças velhas o mecânico e disse que havia jogado fora! Foda não?! Será que trocaram realmente as peças da vtr? O carro ficou muito bom, mas... Fiquei com a pulga atras da orelha.

Resumo, ão dá para confiar em qualquer um! DIY é a primeira opção.

Abs.

VSayegh

Waldmartins
15/08/2013, 10:08
Wald,

Se BH vai mal das pernas com oficinas especializadas, imagine nós aqui em Rondônia...

Se a gente for numa oficia e não pedir para ver as peças que foram substituidas... Já era! No inicio deste ano fiz uma bela revisão nos bicos injetores da minha D110. Gastei uns 4k e quando pedi para ficar com as peças velhas o mecânico e disse que havia jogado fora! Foda não?! Será que trocaram realmente as peças da vtr? O carro ficou muito bom, mas... Fiquei com a pulga atras da orelha.

Resumo, ão dá para confiar em qualquer um! DIY é a primeira opção.

Abs.

VSayegh

VSayegh,

eu tb acho que DIY é a solução, mas além de faltar o conhecimento mecânico necessário para algumas/várias coisas, falta material como macaco, cavalete, "guindaste", entre outras coisas.

O problema é que algumas coisas estou atrelado à garantia dessa oficina (como o motor e BV), mas sempre que posso, fujo dela. A outra oficina que levo, o mecânico é muito bom e entende MUITO de Defender, mas como é uma oficina pequena, ele cobra qqr coisa que faz para compensar o baixo fluxo. Nesse caso, quando levo lá, tenho que ficar o tempo todo lá olhando (é bom que aprendo). Enfim...

Em 2015, existe uma pequena (mas possível) possibilidade de que eu vá a Porto Velho, se vc ainda estiver por aí a gente se encontra...Vou a um congresso que ainda não tem data nem local, mas existe a possibilidade de ser em Porto Velho ou então em Manaus. Se for em Manaus, estava pensando em ir até Porto Velho e depois Manaus (ou mandar a VTR de balsa pra lá saindo de Porto Velho). Vc já fez o trajeto Porto Velho-Manaus? Dizem que a estrada é péssima...Mas péssima em que sentido? rsrs

Abs

Wald

Camilo JR
11/10/2013, 10:49
PMS ... Ponto morto superior...

Li varios topicos sobre a bomba de vacuo, todas falam de deixar no ponto morto superior para efetuar a instalacao da BV, mas nenhum lugar fala como deixar neste ponto. No manual LR tb nao achei, lá só diz q tem q deixar o pistao 1 nesta posica ( TDC ) de ponto morto superior..

Alguem pode ajudar ?

abraços

CGAUER
11/10/2013, 14:49
Camilo,

basta girar o motor manualmente até a fenda do volante do motor se alinhar com o furo de ventilação da caixa seca.

Como fazer:

1) desligue o motor
2) puxe o freio de mão
3) levante apenas uma das rodas dianteiras
4) engate a 5a marche
5) gire a roda no sentido de rolagem
6) observando o volante através do furo de respiro da caixa seca, espere chegar a fenda.

Pronto.

Abs

Clemente

PMS ... Ponto morto superior...

Li varios topicos sobre a bomba de vacuo, todas falam de deixar no ponto morto superior para efetuar a instalacao da BV, mas nenhum lugar fala como deixar neste ponto. No manual LR tb nao achei, lá só diz q tem q deixar o pistao 1 nesta posica ( TDC ) de ponto morto superior..

Alguem pode ajudar ?

abraços

Camilo JR
11/10/2013, 15:57
baaaahhhh mas é 10 vezes mais simples que eu imaginava.... muito obrigado...

se eu conseguir comprar um silicone de alta temperatura ainda hj, hj a noite mesmo ja instalo a dita cuja.

Muito obrigado, novamente.

Camilo,

basta girar o motor manualmente até a fenda do volante do motor se alinhar com o furo de ventilação da caixa seca.

Como fazer:

1) desligue o motor
2) puxe o freio de mão
3) levante apenas uma das rodas dianteiras
4) engate a 5a marche
5) gire a roda no sentido de rolagem
6) observando o volante através do furo de respiro da caixa seca, espere chegar a fenda.

Pronto.

Abs

Clemente

mizo92
11/10/2013, 17:31
eu mesmo troquei a minha bomba de vácuo, esqueci de ver o PMS na hora de desmontar, e tive um pouco de dificuldade, foi só engatar 5° e empurrar o carro, pronto, PMS é só ver com o dedo mesmo. É importante q esteja em PMS na hora de montagem.
Boa sorte!

Soldadoinvernal
08/02/2024, 11:48
Pessoal, primeiramente bom dia a todos.

Minha Defender 90 tá com o seguinte problema:

1 - As primeiras frenagens do dia são excelentes. Parece um hidrobooster. basta pousar o pé no pedal que se freia com bastante eficiência.

2 - As frenagens vão ficando cada vez menos eficientes. o pedal não fica duro como se fosse problema de furo em("cuica") servofreio. O pedal até desce normalmente mas não se freia eficientemente.

3 - Quando se precisa freiar, sei la, por exemplo porque o sinal deu amarelo e se vinha a uma velocidade considerável o pedal vai e volta como se o disco de freio estivesse empenado. Mas isso so acontece de vez em quando. uma coisa realmente muito curiosa. porque so acontece mesmo quando se precisa freiar bruscamente.

diagnostico:

1 - nao encontrei furos ou rachaduras no hidrovacuo - sera que o furo pode ser do outro lado que nao fica exposto?

2 - quando se tira a mangueira do vacuo se encontra um vacuo ou seja a bomba esta puxando - sera que ela esta fraca?

3 - pode ser a valvula "one way" com problema?

achismos:

1 - ouvi dizer que pode-se ser o "came" que nao "toca" o embulo da bomba de vacuo com curso consideravel, ou seja, está gasto e é melhor trocar a bomba de vacuo para um sistema hidrobooster?

alguem ja ouviu falar deste problema?