Ver Versão Completa : Ranger 96 Americana XL 4.0 Gas/GNV, 160 mil Km, dúvidas e opniniões. Obrigado.
Fernandovizoto
03/06/2013, 20:13
Ola galera, maneiro este fórum
Alguém aqui poderia sanar minhas dúvidas?
Bom meu irmão esta vendendo uma Ranger 4x2 6 caneco e com kit gas, ele quer 10 mil R$ nela (ele fez esse preço especial pra mim)
será que vale apena?
O carro tem 160 mil km rodados, é da cor vinho tem umas 4/5 travas contra roubos(é mais fácil ligar o carro do Batman doque ligar a ranger dele).
o carro tem umas comidas de ferrugem atraz das rodas traseiras a ferrugem é aparentemente só na lata e não é visível por fora, ele ja morou e usou este carro na praia por 8 anos, os pneus estão razoavelmente bons a capota marítima esta uma pouco ressecada.
Segundo ele, gastou 1000 R$ só na suspensão, disse que a suspensão esta totalmente nova e faz 1 mês que ele fez isso, o carro não tem vidro elétrico, nem ar condicionado, nem outros apetrechos de fábrica, a janela do motorista esta com um pouco de dificuldade para levantar (é a manivela).
O carro tem ABS e air-bags, ela é de fabricação americana.
O meu objetivo de ter um carro não é conforto nem outras viadag3ns, só quero um carro pra me levar do ponto A ao ponto B sem me dar problemas, e a outra vantagem é de não ter que levar ninguem pois ela é cabine simples.
Oque vcs acham???
devo comprar???
eu pessoalmente estou apaixonado pelo carro pois ela é muito confortavel, tem um ronco muito agradável e a gas ela faz 250 Km com apenas 50 reais.
agradeço desde ja a resposta
Um abraço
Artilheiro
03/06/2013, 21:34
Fernando.. pra te levar do ponto A ao B.. pega os 10 e compra um corsa.. um uno...
Pelo menos daqui uns anos vai ter ainda um pouco de dinheiro.. e se quebrar com pouco dinheiro vc conserta..
Teu irmão ( no meu modo de ver )... não está fazendo grandes milagres te vendendo por 10 conto..
Só pra vc ter idéia.. se ela anda no gás a mto tempo.. e pelo jeito não tem manutenção ( se o carro tem até ferrugem ).. e trincar os cabeçotes... vc só vai gastar uns 5 contos pra arrumar... se precisar de pneus.. vai mais uns 2... e assim vai..
Então.. essa economia do gás não vale mto a pena...
Compra um Uno.. Corsa.. na boa..
Valewww
Fernandovizoto
03/06/2013, 23:09
Artilheiro da uma olhada nesse site: Ford RANGER - Opinião do Dono (http://www.carrosnaweb.com.br/opiniaolista.asp?fabricante=Ford&modelo=RANGER&anofab=1996)
la há rangers que estão com 270 mil Km e com donos que não fizeram nem um terço das manutenções que meu irmão fez hahaha
nesse site tem vários modelos e muitos são parecidos com este RANGER XL 96
mas não te tiro a razão... o carro se não estiver no fim da vida, só deve ter mais uma meia vida
um abraço
Artilheiro
03/06/2013, 23:34
Fernando.. te respondi não com emoção.. mas com razão...
Se usar emoção é ranger na cabeça... atualmente tenho duas.. uma a quinta e outra a sexta ( já tive outras 4 )... minha primeira foi essa que vc quer comprar.. uma xl 96 que fiquei 4 anos com ela... ela não quebrou 01 parafuso se quer.. e foi a camionete que fez eu me "apaixonar" e comprar outra 97 agora só pra andar de fim de semana..
O carro é como dizem mesmo no site que vc me indicou... motor incomparável.. conforto incomparável ( além do interno, suspensão twin bean ).. completo.. etc etc etc..
O quis te alertar é no seguinte sentido ... se pensa em andar com ela um tempo pra depois passar pra outro carro.. ai não é bom negocio... por isso te recomendei pegar um carro mais comum... agora se é pra usar até ela acabar.. compre com certeza... é mais facil a gente acabar do que essas ranger´s americanas... esses motores são pra 1 milhão de kms.. nunca ouvi falar de quebrar cambio.. o carro é bom demais mesmo..
Só lembro que depende do tempo que ela esta com o gas.. e se as manutenções foram feitas certinho.. este cabeçote pode estar prestes a ir pro pau ou não... por exemplo... carro a gas deve-se andar todo dia pelo menos uns 10kms da manha e uns 10 kms a noite ( antes de parar de um dia pro outro ) na gasolina.. isto foi feito ??
Mas no geral sou suspeito pra falar de Ranger.. não gosto nada.. kkk
As melhores já fabricadas.. 96 e 97
Abraçãoo Mauricio
Fernandovizoto
04/06/2013, 01:35
Fernando.. te respondi não com emoção.. mas com razão...
Se usar emoção é ranger na cabeça... atualmente tenho duas.. uma a quinta e outra a sexta ( já tive outras 4 )... minha primeira foi essa que vc quer comprar.. uma xl 96 que fiquei 4 anos com ela... ela não quebrou 01 parafuso se quer.. e foi a camionete que fez eu me "apaixonar" e comprar outra 97 agora só pra andar de fim de semana..
O carro é como dizem mesmo no site que vc me indicou... motor incomparável.. conforto incomparável ( além do interno, suspensão twin bean ).. completo.. etc etc etc..
O quis te alertar é no seguinte sentido ... se pensa em andar com ela um tempo pra depois passar pra outro carro.. ai não é bom negocio... por isso te recomendei pegar um carro mais comum... agora se é pra usar até ela acabar.. compre com certeza... é mais facil a gente acabar do que essas ranger´s americanas... esses motores são pra 1 milhão de kms.. nunca ouvi falar de quebrar cambio.. o carro é bom demais mesmo..
Só lembro que depende do tempo que ela esta com o gas.. e se as manutenções foram feitas certinho.. este cabeçote pode estar prestes a ir pro pau ou não... por exemplo... carro a gas deve-se andar todo dia pelo menos uns 10kms da manha e uns 10 kms a noite ( antes de parar de um dia pro outro ) na gasolina.. isto foi feito ??
Mas no geral sou suspeito pra falar de Ranger.. não gosto nada.. kkk
As melhores já fabricadas.. 96 e 97
Abraçãoo Mauricio
hahaha
valew Maurício obrigado pela sua opinião, meu irmão esta vendendo só porque vai pegar uma 2010 hahaha eu acho que ranger vicia!!! Sério mesmo hahaha
sim Maurício pretendo ficar com ela até 2020 hahaha sério mesmo aproveitar enquanto não tenho filhos nem nenhuma responsabilidade grande...
eu vou usar o carro apenas finais de semana pois tenho passagem gratuita da empresa e onde estudo o congestionamento é abusivo (da até 50 minutos para andar 7/8 KM), porem, quando usa-la vou fazer viagens de mais ou menos 100/150 KM outras de 400 Km pra mais (em feriados,etc.) fora outras passeadas pela cidade que vai me garantir uns 40/50 KM nos finais de semana que não vou viajar.
meu irmão viajou a negócio por 1 ano e não tina onde deixar o carro e resolveu deixar aqui em casa, dai eu fico andando com ela a gasolina e a gás fico revezando ( na verdade ando mais a gasolina pois meu irmão mesmo me recomendou) e sabe oque é pior? Não me vejo dirigindo outro carro, ela tem um torque, uma força, um conforto, fora que de todas as caminhonetes que dirigi, eu achei ela de muito fácil dirigibilidade e visibilidade tanto para estacionar quanto em curvas hahaha parece que vc se encaixa no banco como uma luva hahaha
Agora eu assumo que estou doido pelo carro, a única coisa que não gostei foi a cor acho vinho muito anos 90 isso deixa ela meio broxante hahaha
outro detalhe, meu irmão meio que toca o foda-se pro carro, acho que ele ficou uns 4 anos só a gás com ela sem revesar pra gasolina 1 vez, dai ressecou a mangueira de combustível e ele teve que trocar.
ela tem seus defeitinhos e suas batidas (lata levemente amassada só que sem atingir a pintura, tipo como se aguem cai-se e bate-se com o cotovelo nela hahaha) e outros descuidos
cara vc que manja , puts maravilha conversar com um ex dono e ele estar satisfeito, vc poderia fazer umas pequenas observações doque devo fazer perante comprar esse carro, tipo problemas comuns ou possíveis problemas futuros, e sem exigir muito de sua boa vontade poderia me dizer quanto mais ou menos custaria para deixa-la em bom estado? Eu estou disposto a gastar no máximo 4 mil reais nela acima do valor (que é de 10.000R$). Como disse não ligo para aparência nem conforto a minha primordial preocupação é se ela vai me deixar na mão hahaha(fato que não admito em um carro)
retomando o assunto de carros, eu acho que isso é Ford tipo não os populares da ford mais os carros utilitários da Ford são muito bons, meu amigo tem uma pampa com quase 300 mil KM e carrega lenha atraz dela ahahah o tempo todo hahha
meu pai tem uma belina del rey LD cara ele é primeiro e único dono ele usa ela todo o santo dia e ja esta marcada que rodou 260 mil KM hahaha ele tem ela desde 1989 hahah o detalhe é que agente ia pra praia sempre com ela por muitos anos (mais de 10 anos descendo e subindo pra praia e ficando la por meses hahaha)
mais outro detalhe , eu tenho pavor de carros populares, sério mesmo, acho tão pobre (não no sentido financeiro mas no quesito acabamento) tão reciclável, eu como nada dura na minha mão, um carro popular iria virar pó hahaha,o único carro que eu gosto que é popular (alias ja foi) é o fusca pois meu pai trabalhava em uma serralheria e era em uns capões de mato que deixa muito 4x4 pra traz, ainda que o fusca esta aqui e esta bem ele ja rodou o velocímetro 5 vezes ou seja... ja fez 500 Mil KM, claro que teve seus problemas e outros detalhes mas que não comprometem o custo benefício do pequeno hahaha.
Outra coisa que me deixa puto com carros populares é o fato de pagar um puta seguro abusivo num uno que chega a 2000 R$ por ano, se eu compra-se a ranger só faria seguro contra terceiros
conversei com meu irmão hj a tarde, estou tentando fechar por 9000 R$ dai vc acha que seria mais jogo?
um abraço cara, se tiver saco de ler me responda hahaha
se cuida em e aproveita esses carrões que vc tem!!!
lincolnjb
04/06/2013, 20:43
Amigo, se gosta deste tipo de carro deve compra -lo. Mas o ARTILHEIRO esta sendo muito coerente nas colocacoes dele. Esse tipo de carro requer tempo e dinheiro para ficar bom do jeito que queremos. Se voce quer um carro versatil pra te "levar pra la e pra ca " sem preocupar com az 800 latinhas que custam 1 pneu.... o Uno e uma esclha mais acertada. Agora, se escolher casar com a sua PAIXAO pelo menos garanta que ela seja 80% virgem. Procure ja um mecanico pra avaliar realmente quanto ela vai te custar (10.000 e o preco que ele pede mas pode acrescentar mais uns 3.000 de uma boa revisao) .
No mais seja bem vindo!!!
Abracos
Artilheiro
04/06/2013, 23:47
Fernando... não judia do seu irmão assim.. kk ranger americana por 10 pilas com procedência.. vc quer demais viu... kkk paga ele logo...
Chefe.. é bem assim mesmo.. o banco te abraça.. a fdp é boa demais.. kkk e vc pelo visto já foi picado pelo 6cc... Parabénsss !!! prepare-se para achar todos outros carros uma merlim..kkk não é por mal.. é por justiça mesmo... Essa camionete a Ford acertou demais...
Cara penso assim tb... por isso prefiro ter ela do que um corsa.. e tb dirijo assim.. carro pequeno parece que vai desmanchar na mão.. O unico que tiro meu chapeu é para o Gol... meu terceiro carro... comprei com 8mil kms.. vendi com 102mil kms.. sem trocar um parafuso se quer.. dava até dó.. só pastilhas.. discos.. não troquei embreagem.. nunca fiz limpeza de bico.. e o fdp batia forte... mas vamos falar de ranger..
Cara se seu irmao cuidava.. não tem mto o que ver.. pq esses carros nao dão trabalho.. não vai gastar tanto assim..
Se usa gás.. vale a pena limpar o redutor ( ele enche de oleo )... trocar filtro de ar.. cabos de vela.. velas.. se anda na gasola.. filtro de combustivel... de imediato é isso.. deixar ela funcionando macia.. sem trabalho...
Depois.. oleo do diferencial.. baixa o tanque ( com certeza deve ter sujeira dentro - afinal de contas é um carro com anos de uso ) e faz uma boa limpeza... amortecedores.. terminais de direção.. feixe de molas .. tudo revisão que vc pode ir fazendo com o tempo...
Fica frio que na mão vc não fica...
QQ coisa chama ai...
Abração e Boa Sorte
christian hackbarth
05/06/2013, 01:35
pelo que eu entendi o irmão
não cuidava, andava direto no gnv sem usar gasolina, fez uma revisão meia boca na suspensão e ta pedindo um preço bem próximo do mercado. digo que foi meia boca por que por 1000 reais não se compra nem metade das peças originais, e essas borrachas de peças 2° linha não duram nada. se tu gosta do carro tenta baixar ao maximo o preço, porque vai dar despesa como passar do tempo.
eu tenho uma stx 97 branca inteirinha, levei alguns anos buscando uma boa e valeu a pena, em dois anos rodei quase 40 mil km de cidade e estrada, muita carga na caçamba, sempre viajando de madrugada entre floripa e porto alegre. nunca deixou na mão, uma revisão básica, velas e cabos e pronto 2 anos rodando direto. mas o carro é inteiro e eu só uso peça de primeira, motorcraft comprada na rockauto, até os filtros. tudo que eu troquei botei original ou melhor, como as velas de iridium e os amortecedores rancho, que ainda não chegaram na loja mas assim que chegar vou comprar.
Meu depoimento de proprietário é isso, baita camionete, porém tem que buscar uma boa, até em função da idade do carro.
Fernandovizoto
05/06/2013, 02:12
pelo que eu entendi o irmão
não cuidava, andava direto no gnv sem usar gasolina, fez uma revisão meia boca na suspensão e ta pedindo um preço bem próximo do mercado. digo que foi meia boca por que por 1000 reais não se compra nem metade das peças originais, e essas borrachas de peças 2° linha não duram nada. se tu gosta do carro tenta baixar ao maximo o preço, porque vai dar despesa como passar do tempo.
eu tenho uma stx 97 branca inteirinha, levei alguns anos buscando uma boa e valeu a pena, em dois anos rodei quase 40 mil km de cidade e estrada, muita carga na caçamba, sempre viajando de madrugada entre floripa e porto alegre. nunca deixou na mão, uma revisão básica, velas e cabos e pronto 2 anos rodando direto. mas o carro é inteiro e eu só uso peça de primeira, motorcraft comprada na rockauto, até os filtros. tudo que eu troquei botei original ou melhor, como as velas de iridium e os amortecedores rancho, que ainda não chegaram na loja mas assim que chegar vou comprar.
Meu depoimento de proprietário é isso, baita camionete, porém tem que buscar uma boa, até em função da idade do carro.
Ola amigo tudo bem? Valew pela sua observação
conversei com meu irmão e agente fechou o seguinte:
ele vai me vender por 9.000 R$ e ainda vai revisar cabeçotes (possíveis trincas e outros problemas, que se por acaso tiver alguma trinca ele vai trocar e vai bancar), eu pretendo gastar no carro 3.000R$ após a compra fazer um puta revisão e ajustar todos os detalhes possíveis. Com o carro pretendo andar mais ou menos só nos dias de chuva e nos finais de semana. Pretendo ficar com o carro uns 5/10 anos se ainda estiver um combustivel/GNV a um preço bom.
gostaria de saber com quantos Kms devo trocar as velas e os cabos.
eu estou apaixonado pelo carro devido a amigos que tem os modelos americanos e ja tem 400 mil km 250 mil km etc. E segundo esses donos os problemas são quase q nulos.
aabração quando puder me responda
Fernandovizoto
05/06/2013, 02:31
Fernando... não judia do seu irmão assim.. kk ranger americana por 10 pilas com procedência.. vc quer demais viu... kkk paga ele logo...
Chefe.. é bem assim mesmo.. o banco te abraça.. a fdp é boa demais.. kkk e vc pelo visto já foi picado pelo 6cc... Parabénsss !!! prepare-se para achar todos outros carros uma merlim..kkk não é por mal.. é por justiça mesmo... Essa camionete a Ford acertou demais...
Cara penso assim tb... por isso prefiro ter ela do que um corsa.. e tb dirijo assim.. carro pequeno parece que vai desmanchar na mão.. O unico que tiro meu chapeu é para o Gol... meu terceiro carro... comprei com 8mil kms.. vendi com 102mil kms.. sem trocar um parafuso se quer.. dava até dó.. só pastilhas.. discos.. não troquei embreagem.. nunca fiz limpeza de bico.. e o fdp batia forte... mas vamos falar de ranger..
Cara se seu irmao cuidava.. não tem mto o que ver.. pq esses carros nao dão trabalho.. não vai gastar tanto assim..
Se usa gás.. vale a pena limpar o redutor ( ele enche de oleo )... trocar filtro de ar.. cabos de vela.. velas.. se anda na gasola.. filtro de combustivel... de imediato é isso.. deixar ela funcionando macia.. sem trabalho...
Depois.. oleo do diferencial.. baixa o tanque ( com certeza deve ter sujeira dentro - afinal de contas é um carro com anos de uso ) e faz uma boa limpeza... amortecedores.. terminais de direção.. feixe de molas .. tudo revisão que vc pode ir fazendo com o tempo...
Fica frio que na mão vc não fica...
QQ coisa chama ai...
Abração e Boa Sorte
Valew Maurício
é isso ai hahaha
ele fechou por 9.000R$ e ficou me xingando de turco e pau no c* hahaha
agente fechou o seguinte ele vai levar o carro e vai ver se tem algum cabeçote trincado caso tenha ele disse que banca e faz a troca. Como disse tenho 4000R$ para investir na danada vou tentar deixar sua mecânica perfeita pois lataria, grilos e aparência não me importa muito.
Continuo dando enfaze de que meu irmão não cuidava nada do carro só corria atraz de mecânico quando dava merda, e segundo ele foi só uma vez quando deu uma pane elétrica depois ele diz que não deu mais nada
Cara tem só um problema e gostaria de saber oque vc acha... quando ligo o carro ela faz um barulho tipo de esmerilhar no metal tipo um barulho agudo e alto mas depois de uns 10 segundos para e não da mais nenhum barulho, esse problema ja existe a uns 3 anos, segundo meu irmão ele diz que pra arrumar aquela merda iria gastar 500 reais e que não faria diferença arrumar pois ele ja fez uma vez e o carro ficou ums 4 meses sem "gemer" depois voltou, ele diz que o barulho provem da correia.
A pergunta é: Essa merda de barulho vai acabar dando prejuízo maior depois?
porque por mim tanto faz oq quero mesmo é bater a chave e andar hahaha
sei que sou chato pra caralho hahaha mas se puder me responder será de grande favor
abração fica com Deus
É o motor de arranque agarrando. Esse motor pode ser recondicionado, trocando as buchas e o automático, vc vai gastar por volta de 350 + ou - mesmo.....
Fernandovizoto
05/06/2013, 21:20
É o motor de arranque agarrando. Esse motor pode ser recondicionado, trocando as buchas e o automático, vc vai gastar por volta de 350 + ou - mesmo.....
Pode crer...
mas não vou querer recondidionar nada não, fiz isso com o motor de arranque do fusca e depois de dois 1nos deu problema.
Será que ainda acho o motor de arranque original? Tem idéia +- do preço?
Abração
christian hackbarth
05/06/2013, 23:53
quanto ao motor de arranque não precisa recondicionar, esse barulho é do bendix ou do automático, não lembro agora de cabeça, só trocar a peça estragada e vai de novo. velas e cabos eu aconselho botar cabos originais motorcraft e velas de iridium, dura muito mais, compra na rockauto. os cabos bosch são muito compridos e acabam ficando próximos dos coletores, acabam queimando ou ressecando com o tempo, confere correndo a mão no cabo até a vela, principalmente no lado do motorista, se o cabo tiver meio duro, ressecado, troca. já aproveita e manda vir filtros, válvula termostatica, mangueiras, essas coisas são ridículas de baratas lá (se der traz uma termostática a mais que eu compro).
O motor dura muito, a eletrica dá uns galho com tempo (mais de 15 anos). mas com 4 mil tu faz tudo, esse carro tem peças baratas, o brabo é sustentar os mecanicos, te aconselho a aprender a meter a mão na massa, quem tem carro antigo tem que aprender, se não o custo de oficina pesa.
Precisando qualquer coisa pode chamar.
Pode ser que vc encontre sim, mas dificilmente vai encontrar 0km, provavelmente já vai encontrar algum "recondicionado" ou usado, a não ser que vc compre no eBay o na Rockauto, mas como ele é pesado acho que não compensa trazer de fora....
Fernandovizoto
09/07/2013, 11:35
valew christian muito boa suas observações...
um abração
Fernandovizoto
09/07/2013, 11:37
Pode ser que vc encontre sim, mas dificilmente vai encontrar 0km, provavelmente já vai encontrar algum "recondicionado" ou usado, a não ser que vc compre no eBay o na Rockauto, mas como ele é pesado acho que não compensa trazer de fora....
sim sim, iria sair uma nota, estou correndo atraz de ferros velhos, achei uma que estava batida e com a coluna quebrada... esta marcando 60.000 Km na ranger do ferro velho, vou comprar amanhã hahahaha
um abraço e obrigado por responder
Fernandovizoto
09/07/2013, 12:04
Boa tarde a todos...
Bom galera, estou com a Ford Ranger 96 e tenho muitos elogios como arranque descomunal, conforto, facilidade ao estacionar, custo benefício muito bom, entre outros.
Eu gostaria de alguém que me disseste quanto custaria para resolver os seguintes problemas:
Caçamba barulhenta, revisões e (talvez) possíveis trocas de cabeçote, velas, cabos de velas, embreagem, coletor de agua esta secando muito rápido, vidro com dificuldade em abrir, trocar correia dentada, fazer toda a elétrica, trocar a bateria, ajustar porta (esta batendo), trocar pneus, door ajar e check engine acendem do nada, motor de arranque , luz do ABS acende do nada, quando piso no freio faz um barulho tipo um braço mecânico de um robô (tipo um vruuuum meio abafado).
Gostaria de alguém que me indica-se uma boa oficina em Curitiba/PR, uma oficina que o cara pode ser careiro, mas tem que fazer o serviço direito e com peças de qualidade!
Não estou falando mal da Ranger, apenas sou chato e quero deixa-la perfeita, como nova, pretendo usar ela por 10 anos ainda, ou até os 600 mil Km, ela é um bom carro nunca vi ela deixar ninguém na mão, inclusive eu e seu ex-dono (que é meu irmão).
agradeceria a todos que ja tiveram esse carro, e que me fala-se qual/quais são os futuros problemas e me ensina-se a fazer a manutenção completa, sei que sou meio cabaço no assunto, antes só andava na caminhonete dos outros e não tinha conhecimento, agora quero entrar nesse mundo hahaha
se quiserem contar suas experiencias com Rangers fiquem a vontade, serei eternamente grato.
Obrigado a todos, um abração!
christian hackbarth
11/07/2013, 02:57
Por partes:
Caçamba barulhenta: Primeira coisa é conferir as buchas da tampa, na dobradiça. se não for isso é conferir os coxins e se não ta podre e lata onde o coxim é preso. qualquer oficina de camionete faz isso.
Cabeçote: não existe troca preventiva, só troque se realmente estiver com problema. Confere se tá sumindo agua do radiador, sumir agua do deposito de plastico não é problema, se o carro não esquenta deixa quieto.
vela e cabo de vela: coisa simples, dá pra trocar em casa, o cachimbo é 16, não tem mistério. as melhores velas são de iridium, mas pode por comum se quiser economizar, ngk vai bem.
coletor de agua: não tem problema, se o carro não esquenta demais, isso não é problema.
vidros: a maquina da ranger tem uns rolamentos que quebram com o tempo, tem que trocar por uns de aço. acho que é muito dificil achar oficina que faça isso tens que desmontar a maquina e meter a mão na massa. na minha ta ruim o do passageiro e to com preguiça de desmontar, é bem chato o serviço.
correia: não tem, é corrente e só se troca quando faz barulho.
trocar a eletrica: leva num auto eletrico ninja e vê oque precisa, com certeza não vai trocar tudo.
embreagem: bota luk ou sachs, kit completo, é caro mas dura muito mais que as xingling ou recon.
o resto é coisa comum, ninguém vai te responder sobre bateria, pneu, isso é igual em qualquer carro.
Oficinas: não conheço nenhuma em ctba, na verdade fujo delas em qualquer lugar.