Ver Versão Completa : Tensor MWM 2.8 S-10 2001
Oi pessoal,
Estou com um problema no meu Engesa Galego, e gostaria de saber de alguém aqui já passou por isso e como conseguiu resolver.
Coloquei o PT completo da S-10 2001 no meu Engesa e troquei o alternador de 100A pelo de 120A do Astra.
Como o tensor, a polia e a correia não estavam bons, comprei tudo novo original MWM.
Assim que colocados e ligado o motor, apareceu uma rachadura pequena na parte superior do tensor. Como o tensor era novo, pensamos que fosse defeito de fabricação e trocamos na garantia.
Porém agora volta a acontecer o mesmo problema. Meu carro ainda está na oficina, e apenas em ligar o motor, o segundo tensor também apresenta a mesma rachadura.
Como apareceu uma borra no tensor e na polia do motor, o meca desconfia que o problema talvez seja no rolamento da polia do compressor do ar cond, pois ele encontrou um resto de uma correia velha presa nessa polia do compressor.
Alguém aqui teria alpuma opinião do que pode estar ocorrendo?
Grato pela ajuda de todos,
Uxío
Tensor rachado
420883
Borra no tensor e polia
420884
Resto de uma correia velha presa no compressor do ar cond
420886
rodrigocbt
09/07/2013, 11:11
Amigo,já mandei esse tipo de tensor pra análise em garantia da MWM e o laudo respondeu negativo como possível desalinhamento do conjunto, porém, conversando com o pessoal da assistência chegamos a dica da polia do alternador, q funciona como uma roda livre automática, travando só pra 1 lado e aliviando a vibração pro outro ( Kit Rolamento tipo catraca do alternador S-10 e Frontier Outlet de Peças em Osasco / SP (http://outpecas.com.br/kit-rolamento-tipo-catraca-do-alternador-s-10-e-frontier.html) ) , qdo ele trava a vibração do conjunto todo aumenta muito ... dá uma checada...
Amigo,já mandei esse tipo de tensor pra análise em garantia da MWM e o laudo respondeu negativo como possível desalinhamento do conjunto, porém, conversando com o pessoal da assistência chegamos a dica da polia do alternador, q funciona como uma roda livre automática, travando só pra 1 lado e aliviando a vibração pro outro ( Kit Rolamento tipo catraca do alternador S-10 e Frontier Outlet de Peças em Osasco / SP (http://outpecas.com.br/kit-rolamento-tipo-catraca-do-alternador-s-10-e-frontier.html) ) , qdo ele trava a vibração do conjunto todo aumenta muito ... dá uma checada...
Valeu Rodrigo!
Pesquisando aqui no fórum, achei esse post de OMESTRE (http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/42249-nissan-frontier-4x4-motor-2-8-a-328.html#post1815672) encontrei a seguinte informação:
"...Guerreiro, eu já tive um "pró" assim como esse teu e achei que fosse o tensor, mas ao consultar um colega ele deu o "bizu" que poderia ser a polia do alternador, pois essa polia tem um detalhe que a difere das outras, ela trabalha estilo uma catraca (gira para um lado e para outro lado trava). Faz o seguinte, retira a correia (apenas na parte do alternador). Com o alternador "livre" faz os seguintes passos...
1° De frente para o alternador veja que há espaços, brechas, buracos na tampa frontal do alternador para ventilação.
2° Nesses espaços, brechas, buracos nota-se que na parte interna há uma hélice de ventilação que nos antigos alternadores ela era externa. É nela que tu vai fazer o seguinte teste.
3° Segura a polia com a mão e com a outra mão com auxílio de uma chave de fenda, caneta, palito de picolé, etc., trave essa hélice de maneira que ela não gira quando você for girar a polia com a mão. Use os espaços de entrada da ventilação para auxiliar-lo na hora da trava.
* A POLIA DEVE GIRAR PARA UM LADO MEIO PESADA, POIS ELA É ESTILO UMA EMBREAGEM DE MOBILETE, E PARA O OUTRO LADO ELA VAI TENTAR GIRAR TODO O MECANISMO ROLAMENTOS, ROTOR, etc. ESSE ROTOR ESTÁ FIXADO NA HÉLICE INTERNA, COMO ELA VAI ESTAR TRAVADA PELO OBJETO QUE VOCÊ INSERIR, AO TENTAR GIRAR O LADO CONTRÁRIO ELA NÃO IRÁ GIRAR.
RESUMO - Gira para um lado e outro não! KKKKKKKKK
Fiz isso na minha MÁQUINA era essa abençoada da polia do alternador, também achei que fosse o tensor, pois ao observar o motor em funcionamento via a correia dando muitos "pulos" e uns estalos no tensor kkkk.
Tentei achar uma explicação lógica e correta por essa polia ser dessa forma, mas NINGUÉM SOUBE RESPONDER DE FORMA LÓGICA. Aos amigos que já têm essa explicação sobre essa abençoada polia ser dessa forma posta ai que quero entender melhor o funcionamento dela...".
Como amanhã o eletricista vai lá na oficina, pedirei a ele para verificar tb a polia do alternador.
Grato pela ajuda,
Uxío
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.