Ver Versão Completa : Sonda Lambda
aavr1010
17/10/2005, 20:57
:?: Caros colegas, fiz um teste típico de curioso. Cansado da instabilidade do motor, desconectei a sonda Lambda e iniciei a máquina. Sabem o que aconteceu? Nada, absolutamente nada, o motor funcionou da mesma forma, sem qualquer mudança de comportamento. O mais interessante é que o sistema de diagnóstico não apontou qualquer problema. Este sensor só atua em giro alto ou então após determinado tempo. Como se explicam estes fatos?
Periquitooffroad
17/10/2005, 23:56
A injeção asume um valor padrão para sonda lambda mas a luz vai acender com certeza. Se é que o módulo não esta com problema.
aavr1010
18/10/2005, 10:40
Após o motor aquecer mais, a aceleração oscila de forma idêntica ao defeito que o veículo vinha apresentando, em forma de loop, oscilando o giro entre 2000 e 1500 rpm. Ao conectar a sonda, a oscilação desaparece, porém, o diagnóstico volta a apresentar o código 45, de defeito no circuito do TPS. Pretendo levar a um mecânico especializado no próximo final de semana, mas estou muito desconfiado que a instabilidade e queda no desempenho do motor, com os engasgos habituais, possa estar relacionada ao sensor lambda. Com relação ao ruído, observo que a maior parte irradia pela própria tomada de ar, já que fechando com a mão a tomada de ar que vem do filtro, o ruído praticamente desaparece.
AlemãoRS
18/10/2005, 13:38
Não sei se tu tem um vitara ou samurai, mas no manual do vitara se recomenda a troca da sonda lambda a cada 80 mil km.
aavr1010
18/10/2005, 14:54
O meu carro é um Vitara 3P ano 93, com motor 1.6 L 8 V. Após longa conversa com um mecânico especializado em veículos 4x4 e que conhece bem Suzukis, o mesmo acredita que o problema seja no módulo. O código 45 não se refereria ao TPS, mas sim a um problema do módulo, que geraria sintomas semelhantes ao descrito por mim (oscilação da lenta, Luz do Check acesa de forma intermitente, desempenho ruim, engasgos e consumo exagerado). Alguem já vivenciou problema no módulo que possa realmente reforçar esta opinião?
iiihhhh... modulo?? ser for mesmo vc tá fú.... prepara o bolso..
p/ testar a sonda pegue um multimetro digital e meca as tensoes com o motor ligado e aquecido.
se a sua sonda de de apenas 1 fio:
- ponta de prova negativo do multimetro vc conecta na lata
-ponta de prova positiva conecta no fio da sonda
se for sonda de 4 fios;
ponta negativa no fio preto
ponta positiva no fio branco ( ou azul ?) nao lembro ao certo
PS: multimetro na escala de VCC
com o motor LIGADO a leitura deve oscilar rapidamente entre 0,3 ~0,9V
se nao estiver marcando assim, ou se estiver travada nos extremos é sonda bichada.
agou outro teste pratico.. pegue emprestado com algum amigo que tenha vitara igual ao seu , o modulo de injecao e ligue no seu carro e veja se os sintomas persistem ( o problema é arrumar o amigo disposto a emprestar o modulo...hehehh)
T+
Periquitooffroad
18/10/2005, 17:48
O meu carro é um Vitara 3P ano 93, com motor 1.6 L 8 V. Após longa conversa com um mecânico especializado em veículos 4x4 e que conhece bem Suzukis, o mesmo acredita que o problema seja no módulo. O código 45 não se refereria ao TPS, mas sim a um problema do módulo, que geraria sintomas semelhantes ao descrito por mim (oscilação da lenta, Luz do Check acesa de forma intermitente, desempenho ruim, engasgos e consumo exagerado). Alguem já vivenciou problema no módulo que possa realmente reforçar esta opinião?
Remove o filtro de ar e veja como fica.
Manoel... filtro de AR??? por acaso vc suspeita que ele esteja tao saturado a ponto de barrar o fluxo de ar ?
T+
aavr1010
19/10/2005, 11:23
Aí galera, jamais tive um carro tão instável e sentimental assim. No momento a situação é a seguinte: Ligo o carro pela manhã, marcha lenta um pouco acelerada, normal para um motor frio, luz do Check Engine acessa, desempenho normal. Após poucos minutos, luz do Check apaga, desempenho ruim, parecendo carro mil em subida e que não responde ao acelerador, com falhas. Ao parar, a marcha lenta continua acelerada, em torno de 1100 a 1200 rpm. Consumo alto. Com relação ao módulo, o mecânico relata ser possível o reparo em São Paulo, com um especialista, com bom resultado. A oficina é especializada em 4x4, com boa referência e segundo a mesma, eles têm utilizado o serviço deste técnico ha bastante tempo, sem problemas. O custo seria em torno de 650 reais.
Periquitooffroad
19/10/2005, 14:08
filtro de AR??? por acaso vc suspeita que ele esteja tao saturado a ponto de barrar o fluxo de ar ?
T+
Exatamente, filtro de ar saturado enloquece a injeção, os sintomas parecem os de uma bomba falhando.
Periquitooffroad
19/10/2005, 14:10
Meu amigo AAVr1010 (parece nome de vírus). Faça um resumo de tudo que já verificou e poste aqui.
aavr1010
19/10/2005, 20:28
:(
Pois bem, vamos lá. Comprei o carro ha 3 semanas. Trouxe o veículo pela estrada Rio Santos, sem qualquer problema, bom desempenho, marcha lenta normal, consumo adequado. Lavei o veículo, inclusive o compartimento do motor. Em seguida, o drama, em sequência:
1 - Liguei o motor e após cerca de 30 segundos, o motor começou a falhar, como que funcionando em 2 ou 3 cilindros e a luz do check engine acendeu. Após cerca de 1 minuto, o motor "arredondou", porém a luz não apagou e o desempenho ficou ruim, com o motor funcionando em loop, entre 1500 e 2000 giros. Isto ocorreu ha 2 semanas.
2 - Levei a um mecânico, que desconectou todos os sensores e utilizou limpa contatos, na esperança de que pudesse haver mal contato devido a água. Tambem inspecionou o distribuidor, que estava seco e os cabos de vela. Nenhum resultado. Isto foi 2 dias após a pane.
3 - Troquei o filtro de ar (utilizei um modelo do pálio, com encaixe exatamente igual), troquei as velas (mesma especificação, troquei os cabos de vela (de chevette), feita regulagem do sensor de borboleta de acordo com manual de serviço (utlizando ohmeter e testando as demais resistências, com valores normais). Sem múdança no comportamento do carro e a luz permanecia constantemente acesa. Já se passavam cerca de 6-7 dias.
4 - Resolvi usar o carro de qualquer maneira, ja que precisava e, após 01 dia de uso mais frequente a luz passou a apagar após rodar cerca de 10 minutos, voltando a acender ao desligar e religar o motor, novamente se apagando sempre após este período de uso.
5 - Após cerca de 10 dias do início do problema, a luz passou a apagar com menor tempo de partida, cerca de 3 a 5 minutos, porém, o desempenho em geral continuou ruim. Quando se acelera rápido, o motor engasga e o carro não desenvolve. Ao se acelerar mais devagar, se consegue, mesmo com alguns engasgos, atingir uma velocidade normal, de 90 a 100 Km/hora e, desde que não se varie o ritmo de cruzeiro, o carro aparenta normalidade, embora com consumo alto.
6 - Desde ontem, ligo o veículo, a luz do check acende e se sair com o carro frio, aparentemente está normal (difícil avaliar melhor pois nesta situação estou em baixa velocidade, em ruas estreitas). Logo em seguida a luz apaga, mas continuo observando os problemas de desempenho relatados acima. Ao parar o veículo em um sinal, por exemplo, observo que a marcha lenta, instável, sem mantém em cerca de 1100 a 1200 rpm, sempre oscilando.
Esta é a situação atual. Instabilidade da marcha lenta, aceleração com engasgos, pouco desempenho mas velocidade final normal, consumo alto. Ah, mais uma coisa, ao acelerar rápido em marcha lenta, o motor simplesmente não ganha giro, engasgando e surgindo cheiro de combustível pela descarga, ocorrendo isto desde o primeiro dia da pane. Se acelerar devagar, o aumento de giro é normal. Quem já viveu a época do carburador, como eu, poderia achar que na aceleração o carro "afoga", como se isto fosse possível.
Outros dados:
a - O código de erro é sempre 45 (contato fechado).
b - Combustivel bom, com certeza absoluta.
c - O estranho ruído já relatado some, nos poucos momentos em que a marcha lenta ficou normal, em torno de 800 rpm
Finalizando:
Jipe com DNA felino, alérgico a água ? - não acredito que um Suzuki seja assim.
Carro com motor de ótimo aspecto, todas as conexões e componentes originais, 91000 Km, sem ruído anormal de válvulas, pistões, comando, etc, olha que sempre tive carro usado.
aavr1010 não é vírus, são as minhas iniciais, mas talvez o sistema do carro tenha achado isto e esteja me sacaneando!!!
AVR...
tá esquisito mesmo...
mas vc já fez o teste na sonda lambda ?
já que vc disse que os problemas comecara apos um lava-jato, por acaso entrou agua no carro ? talvez tenha entrado agua por baixo do parabrisa caindo sobre a centralina e danificando-a.
efim. acho que antes de fazer qualquer bobeira, o mais sensato seria pegar um centralina emprestada e liga no seu carro ( ou vice-versa, pegar SUA centralina e ligar num vitara de um amigo e ver se o problema aparece) .
já que vc diz que testou TODOS os sensores do motor e estao ok, tudo indica a centralina ou algum curto circuito na ficacao. vc já confeiru se o chicote p/ ver se nao tem nenhum fio partido nos locais perto da lata ?
T+
Ramiro - Bin Lôco
20/10/2005, 10:21
Fabil e amigos, aproveitando este tópico sobre sonda lambda, gostaria de saber se existe uma sonda lambda(de 1 fio) de carro nacional que serve no Samurai 92, pois sei que a sonda original custa caro!!!
Meu Samuca está com os mesmos sintomas do vitara do AVR porém com menor intensidade. Na marcha lenta quando eu saio em 1ª marcha acelerando um pouco mais rápido o motor engasga, parece que dá excesso de gasolina, mas em rotação alta a aceleração tá normal.
Logo quando eu comprei ele tava assim, fiz toda a revisão(velas, correia,limpeza de bico, descarbonização da sonda lambda etc.) mas o problema persistia. Aí meu mecanico deu uma adiantadinha no ponto dele. Aí ele ficou bom porém grilava nas subidas. Voltei no mecânico e ele voltou no ponto, o problema de falhar na aceleração desapareceu e não grilou mais.
Agora, passados 3 meses de trilhas e uso urbano o problema voltou!!! :shock: :shock:
Acho que é a tal da Lambda, pois ela me parece ainda a original e o velocímetro já marca 81.000 milhas!!! :pensativo: :pensativo:
[]'s contando com a juda da nação suzukeira :concordo: :concordo: :concordo:
aavr1010
20/10/2005, 11:33
Caro Fabil, não me parece ter entrado água pelo parabrisa, já que o carro foi lavado com mangueira comum, sem a pressão do lavajato. O que me estranha é a evolução do problema. Será que a centralina poderia gerar uma pane deste tipo, acendendo temporariamente a luz do check? Fazendo uma analogia com outros aparelhos eletrônicos, um componente danificado ou em curto apresenta disfunção contínua, como era no início do problema. É difícil acreditar que um componente queimado por um curto possa voltar a funcionar após algum tempo. Aparentemente, após algum grau de aquecimento do motor e/ou do sistema, a luz apaga por mudança no funcionamento de algum sensor ou componente similar, embora os problemas persistam. A fiação está intacta e com ótimo aspecto, com os conectores sem sinal de ressecamento ou fios partidos em qualquer ponto. Moro no interior do Estado e não conheco nenhum proprietário de Vitara para substituir o módulo. Acho que, no máximo, vou arriscar trocar o sensor de oxigênio, já que o teste da resistência de aquecimento do mesmo, segundo instruções, mostra que o circuito de aquecimento do sensor pode estar danificado. De resto, não vou sair trocando os componentes aleatoriamente, pois não recebo "mensalão" e as peças são caras.
mandiares
20/10/2005, 12:03
Ramiro,
Referencias BOSCH
Oxygen Sensor Acura Integra Honda Civic Suzuki Samurai
12055 e 11027
AC DELCO
2131164
http://i4.ebayimg.com/04/i/05/25/2b/3b_1_b.JPG
http://images.auctionworks.com/hi/58/57750/bwos510-ea-_003.jpg
Ramiro - Bin Lôco
20/10/2005, 12:10
Mandiares, beleza???
Obrigado pela ajuda!!! :palmas: :palmas:
[]'s :concordo:
Ramiro.... sonda lambda dos CORSA EFI ( 1 fio)
Avr... componentes eletronicos podem sim apresentar defeitos intermitentes e falhas apos um curto circuito, nem sempre queima de vez...
antes de vc gasta +/-100,00 numa sonda nova, pega emprestado um multimetro DIGITAL ( qualquer nego fucador em aparelhos eletronicos tem) e faca as medicoes da sonda, nao apenas o teste de resistencia de aquecimento, mas o teste de leitura da sonda, conforme disse . se a sonda estiver ok, acho que nao tem outra saida a nao ser fazer o teste da troca de centralina, mesmo que vc tenha que sair da sua cidade p/ tal...
T+
Ramiro - Bin Lôco
20/10/2005, 18:14
Grande Fabil!!!
Obrigado pela atenção!!! :palmas:
AVR, desculpe por ter usado seu tópico... Valeu!!! :concordo:
[]'s
wanier rebello felicia
21/10/2005, 02:03
ai vai um conselho e de graça ; teste o sensor map ,pois e ele que envia a informação a ecm p/ avancar o ponto , se o mesmo estiver c/ sua tensao oscilando a marcha lenta tambem vai oscilar e engasgar quando
vc acelerar ; verifique o orificio se nao esta entupido , pois uma pequena obstrucao fara que o sensor demore a "ler" o vacuo originando leituras
erradas, ja o sensor lambda so funciona em altas rotacões e nao poderia
oscilar a sua marcha lenta ,boa sorte!
Ramiro - Bin Lôco
21/10/2005, 08:50
Valeu Wanier mermão pelo conselho (e de graça melhor ainda)!!! :mrgreen:
+ 1 ítem a ser checado!!! :pensativo: :pensativo:
[]'s :concordo:
aavr1010
21/10/2005, 23:05
Após várias indas e vindas o problema encontra-se estável. Ao dar partida a luz do Check engine acende durante alguns minutos e depois apaga. O desempenho se establizou, ruim, ganho de giro lento e com engasgos e velocidade de cruzeiro normal. Marcha lenta sempre acelerada. O sensor MAP está bom. Resta agora tentar achar um módulo para teste, ja que esgotei as demais opções.
Trouxe o veículo pela estrada Rio Santos, sem qualquer problema, bom desempenho, marcha lenta normal, consumo adequado. Lavei o veículo, inclusive o compartimento do motor. Em seguida, o drama...
Ou houve uma grande coincidência ou a água danificou algo. Se fosse por umidade talvez o problema já teria sido resolvido - até por conta própria - mas se foi por choque térmico - o que é raro mas não impossível - a encrenca já está feita.
Análise de defeito à distância pode virar puro "achômetro" mas em termos de probabilidade daria uma checada no sensor de temperatura, que pode gerar problema do tipo e até agora não foi feito nenhum comentário sobre o dito.
Na pior das hipóteses, se for partir para a troca do módulo e o mecânico não for de confiança tome algumas precauções.
Leve o carro para sua casa e peça para o mecânico ir até lá retirar o módulo, e quando reparado ou trocado que refaça a instalação na sua casa, tudo na sua presença ou de alguém de confiança e que fique de ôlho em tudo o que for feito.
Se o mecânico for honesto não fará nenhuma restrição e se estiver de pilantragem não terá como "desengatilhar" o defeito.
Como qualquer outro equipamento eletrônico o módulo também pode dar problemas, mas a confiabilidade é grande, maior que a depositada em alguns mecânicos...
Abraços,
aavr1010
23/10/2005, 00:06
Hoje viajei ao Rio de Janeiro, mas não consegui nenhuma oficina que possuíse scanner para injeção eletrônica Suzuki, de modo a fazer um diagnóstico. Após rodar bastante o carro melhorou muito, inclusive no item consumo, permancendo o acendimento da luz de check após a partida e a marcha lenta acelerada. Um dos "técnicos" de uma oficina especializada disse que poderia resetar o módulo desligando os 2 cabos da bateria e unindo-os, obviamente sem energia. Este procedimento iria apagar a memória de erros e poderia solucionar o problema. Alguem aí já fez isso?
é vero... pode fazer que nao há o menor perigo de danos...
T+
mandiares
24/10/2005, 09:53
aavr1010,
Essa oficina tem
Raion Veículos
Av. Ministro Ivan Lins, 80
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Tel: 3433-5000
Liga antes para confirmar. OK?:concordo:
Talvez o que vou postar te ajude um pouco....
É meio extenso e complicado, mas vou tentar me fazer entender.....
Para funcionar, nossas viaturas dependem de informações vindas do sistema de recirculação de gases, sonda lambda, sensor de temperatura, MAF ou MAP (conforme o caso), etc....
A central trabalha com tabelas de valores fixos e variáveis para identificar o tanto de combustível a ser injetado para cada combinação de leitura entre os sensores... Muitas veses, uma falha parcial em um sensor prejuidica o funcionamento de outros sistema e aparece um CHECK ENGINE fantasma....
Como nossas viaturas já estão bastante velhas.... é muito comum que diversos sensores estejam operando fora dos padrões ao mesmo tempo.... Por exemplo... Se sua sonda Lambda estiver travada, mas variando a leitura alguma coisinha a central não vai detectar erro, mesmo que ela esteja variando apenas 50% do que deveria... O mesmo serve para MAFs e MAPs, sensores de temperatura, etc....
Como estes sensores variam alguma coisa, a central dá eles por funcionando e culpa (normalmente) EGR ou TPS porque com excesso de combustível sendo injetado se formam muitos gases e o sitema naum consegue recircular tudo.... resultado CHECKENGINE aceso indicando EGR (por exemplo) e ele nada tem a ver com isso.....
Resetar a central naum resolve nada.....
A melhor maneira de consertar este tipo de defeito é conseguir alguem que tenha um scaner para verificar em cada sensor se a leitura é a esperada para a situação do carro... ( frio, quente, marcha lenta, acelerando)....
Os sensores que não variarem o suficiente terão de ser substituídos.....
Se for muito dificil conseguir alguem com o Scaner por aí.... troque a sonda lambda e o sensor de temperatura para inciar.... eles são os mais baratos e os que mais estragam.... as chances de acerto são muito boas.....
Se naum resolver.... vc escolhe um dos métodos abaixo....
1)Operação TABAJARA:
Tentativa e erro com o restante dos sensores (que são os caros)....
2)Arrume um scanner.... e faça o que descrevi acima.....
P.S: Pelo que li, sua central deve estar ok.... nem pense em mexer nela antes de testar todos os sensores....
[]s tentando ajudar....
Só para finalizar....
Testar sensores com o multiteste só indica algo se eles já morreram, entendeu?
Se os teus sensores estiverem agonizando, vc só vai saber com eles ligados na viatura pela leitura do scaner... ok!
Por este motivo considero que vc ainda naum testou o suficiente (ou corretamente) seus sensores.... com 99% de chances teu problema é de sensores... dos 1% restantes, 0,5 % de chances para fiação com problema (excesso de resistência, fio velho), 0,3% para conectores com problemas e (agora sim) 0,2% de chanches para a tão temida CENTRAL.
Quanto ao lava jato... duvido que tenha alguma coisa a ver com isso....
[]s
fdourado
03/11/2005, 10:14
Cara, tenta a oficina do Ramiro na Ilha do Governador. Ele deu jeito no meu Sidekick que não apagava a luz do check engine, detectou o problema e sanou.
Ramiro 33687752
aavr1010
03/11/2005, 18:56
8) As suas opiniões fazem sentido. Ha algum tempo venho desconfiando de problemas com algum ou alguns sensores, não tendo (e não querendo) acreditar que a pane seja do módulo. A oficina do Ramiro, se não me engano é a mau caminho 4x4. Estive lá no sábado retrasado mas não estava aberta, havia apenas 01 funcionário terminando um serviço. Gostei da aparência, da organização e aparente seriedade do serviço. Vou levar o carro para escanear o sistema assim que possível. Após isto informarei o resultado. Pelo que tenho visto no fórum, este tipo de problema é bastante comum nos suzukis, acentuado pelo tempo de uso e fadiga natural dos componentes. De qualquer forma, pelo pouco tempo que possuo o Vitara e apesar dos problemas, constatei que o carro é muito bom, confortável, valente e sem similar no mercado, a não ser os de elevadíssimos preços, como o Pajero TR4. Vou investir e apostar no carrinho, devidamente "roubado" da minha esposa.
Amigos,
a minha sonda lambda apesar de ainda funcionar já passou da hora da troca.. Alguem conhece uma nacional equivalente à do sidekick 93 ( 4 fios ).
Atenciosamente,
Djalma
bcantunes
16/05/2006, 22:44
De uma forma geral, todas as sondas lambdas são iguais (respeitando a diferença 2 fios, 3 fios, 4 fios...)
Existe um fabricante de sondas lambdas chamado MTE-THOMSON que possui uma linha de produtos bem completa.
Há uma sonda lambda universal de 4 fios - ref 7774 que vem com um kit (um jogo de emendas prensáveis) para você aproveitar o chicote original da sonda que está no seu carro.
Você pode baixar o catálogo completo do site deles www.mte-thomson.com.br ou www.thomson-net.com.br
Troquei a do meu carro há pouco tempo, mas infelizmente a nova sonda "deu pau"! Estou procurando a nota fiscal da danada para pedir a garantia, mas acho que a perdi (tenho nota fiscal de tudo, mas essa acho que foi "pro saco").
Custa em torno de R$130.
A Bosch também é um bom fabricante. E como falei acima, em tese, qualquer sonda de 4 fios vai funcionar, desde que a fiação seja usada corretamente.
Um abraço!
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