Ver Versão Completa : Caixa AT sem Manutenção. Qual a vida Útil?
Wilsonbelem
07/07/2013, 09:27
Gente comprei minha disco2 td5 04.. Está tudo perfeito.. Foi feita uma revisao minuciosa numa especializada. Diferenciais, filtros, fluidos... Etc etc... Mas algo me preocupou.. O óleo da caixa de marcha foi trocado apenas 1x em 180m km.. Qual o risco de se fazer a troca de óleo agora? Os especialistas dizem que de e ser trocada de 40 em 40mil. E melhor deixar como está? Caso deixe assim, quanto tempo médio ainda terei ela fincionando andando na boa sem fazer trilhas já que uso 99% na cidade?
É impossível determinar o estrago que foi causado ...
O óleo deve ser trocado, pois perde suas propriedades. Então as engrenagens de sua caixa foram submetidas a atrito excessivo, o que pode causar folgas ou até quebras.
Mas de qualquer forma você DEVE trocar o óleo imediatamente.
Ao drenar o óleo da caixa, veja se sai muita limalha (porquê pouca limalha é normal).
Boa sorte.
Wilsonbelem
07/07/2013, 21:47
É impossível determinar o estrago que foi causado ...
O óleo deve ser trocado, pois perde suas propriedades. Então as engrenagens de sua caixa foram submetidas a atrito excessivo, o que pode causar folgas ou até quebras.
Mas de qualquer forma você DEVE trocar o óleo imediatamente.
Ao drenar o óleo da caixa, veja se sai muita limalha (porquê pouca limalha é normal).
Boa sorte.
Valeu a dica amigo.. Comprei até um kit de Limpesa importado.. Uma garrafa usa no óleo velho por 5 km.. E deixa escorrer tudo, depois troca o óleo e adiciona o aditivo do kit.. Me fugiu a mar a agora.. Será que alguem tem mais dicas??
o medo na troca e justamente em alguma limalha travar as engrenagens :(( dai lascou!
O problema nas AT não são as engrenagens, estas são a prova de qualquer abuso por serem planetárias. O ponto delicado é o conjunto de discos de fricção e o corpo de válvulas.
Em resumo, troque o óleo por novo, exatamente aquele especificado dentro no manual ("ATF Dexron IID or Dexron III"), e troque o filtro de caixa, localizado dentro de seu cárter.
Siga estas instruções: www.discovery2.co.uk / Automatic Gearbox Oil and Filter Change (http://www.discovery2.co.uk/Autobox_Oil.html)
Eeeee.. Não use nada além do óleo correto. Nada de kit ou aditivo de limpeza, nem antes nem durante nem depois.
Por sorte esta caixa é BEM parruda!
Boa sorte
Clemente
Valeu a dica amigo.. Comprei até um kit de Limpesa importado.. Uma garrafa usa no óleo velho por 5 km.. E deixa escorrer tudo, depois troca o óleo e adiciona o aditivo do kit.. Me fugiu a mar a agora.. Será que alguem tem mais dicas??
o medo na troca e justamente em alguma limalha travar as engrenagens :(( dai lascou!
Wilsonbelem
09/07/2013, 02:34
O problema nas AT não são as engrenagens, estas são a prova de qualquer abuso por serem planetárias. O ponto delicado é o conjunto de discos de fricção e o corpo de válvulas.
Em resumo, troque o óleo por novo, exatamente aquele especificado dentro no manual ("ATF Dexron IID or Dexron III"), e troque o filtro de caixa, localizado dentro de seu cárter.
Siga estas instruções: www.discovery2.co.uk / Automatic Gearbox Oil and Filter Change (http://www.discovery2.co.uk/Autobox_Oil.html)
Eeeee.. Não use nada além do óleo correto. Nada de kit ou aditivo de limpeza, nem antes nem durante nem depois.
Por sorte esta caixa é BEM parruda!
Boa sorte
Clemente
clemente, fico feliz pela sua dica. Por coincidencia hoje pela manha eu vi um video no youtube exatamente deste processo de troca do oleo e filtro (How To Change Land Rover Transmission Fluid - YouTube (http://youtu.be/9KB_Pt34Y_o)). Nas instruções do link que voce mandou, percebi que o autor só trocou o óleo porque houve um problema anterior que lhe deixou sem alternativas. Ele levanta uma questão delicada sobre a troca (creio que apenas para os casos de períodos sem manutencao como no meu carro): Durante a manutenção, os detergentes no óleo novo descolam partículas e limalhas que podem cair em locais delicados e assim causar um problema maior. Por isso muitos optam por não fazer a troca. Ela diz que a partir dai faria a troca regulamente, mas que um um conhecido (amigo) optou por nao trocar o oleo. Esse é exatamente o meu temor. São 180 mil rodados.. E nao consegui informação se a única troca foi recente ou remota. Temo o pior, até porque estou em Belém.. Sem oficina especializada por perto. Caso eu opte por não trocar mais o óleo, você arriscaria um palpite de tempo de sobre vida pra essa caixa? O que sei é que não foi feito trilhas ou off road pesado.. O carro foi usado para expedições na América do Sul.
O carro possui um dossiê de tudo que foi feito.. Ano a ano com notas fiscais de pecas originais e de serviços tudo na CSS catalogado e plastificados.. Todas as revisoes feitas dentro do cronograma exigido. Mas lendo todo o histórico organizado, não achei as trocas do óleo da caixa.. Concluo que o carro tem uma baita procedência e que não foi submetido a condições extremas. Resumindo, será que é possível chegar aos 300 ou 400 mil km até que eu de volta a SP faça uma geral para deixar ela nova? Minha condução na verdade e no dia a dia.. Cidade plana e 100% asfalto liso.
Falando em expedição, que aventura aquela sua na Bolívia e Atacama hein..? Eu li todo este relato..: "...depois de fortes pisadas no acelerador (este em forma de um pé), a alavanca de câmbio choca-se contra meu joelho e se solta da caixa, junto com ela dois pinos acabam por cair dentro do próprio câmbio! Com uma pinça improvisada com arame e uma lanterna, o Roberto começa uma impossível tentativa recuperar os pinos. Após recuperar o primeiro pino, a lâmpada da lanterna se queima, restando-nos como única fonte de luz a tela do GPS com baterias semi-congeladas!..."
Égua bixo! Deu angustia de ler os detalhes.. E a paciência do seu Ronaldo? :campeao:
Wilson,
é, a aventura na Bolívia foi PUNK! rsrsr
Quanto ao óleo, não acredito que seja um problema. O ATF retém suas características por muito tempo, tanto tempo que hoje existem fabricantes que sequer mais trocam o óleo, BMW, Mercedes e Volvo.
A teoria de que a caixa se acostuma ao óleo, é lenda, pois no câmbio da disco existe um filtro, que retém toda a sujeira. E independente do estado do óleo, é importante ter um filtro limpo sob o risco de prejudicar o funcionamento e lubrificação da caixa.
Compre o kit para troca do filtro, óleo novo e tenha câmbio para outros mais 200.000 Km.
A parte boa é que esta caixa, a ZF 4HP22EH é MUITO boa, talvez um dos melhores componentes do carro. Sua reputação é excelente e qualquer um pode se aventurar em sua manutenção. A Antiga 4HP22 equipada os Chevrolet Diplomata.
Veja a lista de otros veículos que compartilham da mesma caixa:
ZF 4HP22 transmission - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/ZF_4HP22_transmission)
Lembre-se, o importante é ter um filtro limpo. Se quiser, guarde o óleo velho...
Abs
Clemente
clemente, fico feliz pela sua dica. Por coincidencia hoje pela manha eu vi um video no youtube exatamente deste processo de troca do oleo e filtro (How To Change Land Rover Transmission Fluid - YouTube (http://youtu.be/9KB_Pt34Y_o)). Nas instruções do link que voce mandou, percebi que o autor só trocou o óleo porque houve um problema anterior que lhe deixou sem alternativas. Ele levanta uma questão delicada sobre a troca (creio que apenas para os casos de períodos sem manutencao como no meu carro): Durante a manutenção, os detergentes no óleo novo descolam partículas e limalhas que podem cair em locais delicados e assim causar um problema maior. Por isso muitos optam por não fazer a troca. Ela diz que a partir dai faria a troca regulamente, mas que um um conhecido (amigo) optou por nao trocar o oleo. Esse é exatamente o meu temor. São 180 mil rodados.. E nao consegui informação se a única troca foi recente ou remota. Temo o pior, até porque estou em Belém.. Sem oficina especializada por perto. Caso eu opte por não trocar mais o óleo, você arriscaria um palpite de tempo de sobre vida pra essa caixa? O que sei é que não foi feito trilhas ou off road pesado.. O carro foi usado para expedições na América do Sul.
O carro possui um dossiê de tudo que foi feito.. Ano a ano com notas fiscais de pecas originais e de serviços tudo na CSS catalogado e plastificados.. Todas as revisoes feitas dentro do cronograma exigido. Mas lendo todo o histórico organizado, não achei as trocas do óleo da caixa.. Concluo que o carro tem uma baita procedência e que não foi submetido a condições extremas. Resumindo, será que é possível chegar aos 300 ou 400 mil km até que eu de volta a SP faça uma geral para deixar ela nova? Minha condução na verdade e no dia a dia.. Cidade plana e 100% asfalto liso.
Falando em expedição, que aventura aquela sua na Bolívia e Atacama hein..? Eu li todo este relato..: "...depois de fortes pisadas no acelerador (este em forma de um pé), a alavanca de câmbio choca-se contra meu joelho e se solta da caixa, junto com ela dois pinos acabam por cair dentro do próprio câmbio! Com uma pinça improvisada com arame e uma lanterna, o Roberto começa uma impossível tentativa recuperar os pinos. Após recuperar o primeiro pino, a lâmpada da lanterna se queima, restando-nos como única fonte de luz a tela do GPS com baterias semi-congeladas!..."
Égua bixo! Deu angustia de ler os detalhes.. E a paciência do seu Ronaldo? :campeao:
Wilsonbelem
09/07/2013, 23:58
Wilson,
é, a aventura na Bolívia foi PUNK! rsrsr
Quanto ao óleo, não acredito que seja um problema. O ATF retém suas características por muito tempo, tanto tempo que hoje existem fabricantes que sequer mais trocam o óleo, BMW, Mercedes e Volvo.
A teoria de que a caixa se acostuma ao óleo, é lenda, pois no câmbio da disco existe um filtro, que retém toda a sujeira. E independente do estado do óleo, é importante ter um filtro limpo sob o risco de prejudicar o funcionamento e lubrificação da caixa.
Compre o kit para troca do filtro, óleo novo e tenha câmbio para outros mais 200.000 Km.
A parte boa é que esta caixa, a ZF 4HP22EH é MUITO boa, talvez um dos melhores componentes do carro. Sua reputação é excelente e qualquer um pode se aventurar em sua manutenção. A Antiga 4HP22 equipada os Chevrolet Diplomata.
Veja a lista de otros veículos que compartilham da mesma caixa:
ZF 4HP22 transmission - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/ZF_4HP22_transmission)
Lembre-se, o importante é ter um filtro limpo. Se quiser, guarde o óleo velho...
Abs
Clemente
valeu Clemente.. Vou providenciar o filtro e o óleo para a troca sem medo.
Dae Wilson; já chegou em casa?
Wilson, com o óleo velho irá muito do lixo que está em suspensão. Se fosse meu faria as trocas a partir de agora conforme manda o manual. Óleo novo é sinônimo de faxina interna.
Wilsonbelem
10/07/2013, 09:06
Dae Wilson; já chegou em casa?
Wilson, com o óleo velho irá muito do lixo que está em suspensão. Se fosse meu faria as trocas a partir de agora conforme manda o manual. Óleo novo é sinônimo de faxina interna.
Já cheguei.. Foi tudo certo.. Então, já estou procurando um kit original.. Assim que eu achar e importo :) cara são tantos sites e tipos de fabricantes.. Preciso só acertar no kit pra não vir porcaria. Você tá trocou o seu? Comprou de onde?
Leandro Neves
10/07/2013, 11:35
Já cheguei.. Foi tudo certo.. Então, já estou procurando um kit original.. Assim que eu achar e importo :) cara são tantos sites e tipos de fabricantes.. Preciso só acertar no kit pra não vir porcaria. Você tá trocou o seu? Comprou de onde?
Olá Wilson,
O Clemente já ajudou bastante hein? Uma aulinha de conhecimento é sempre bom!
Dá uma procurada nas empresas, aqui mesmo no Brasil, do óleo e filtro para seu cambio.
Só por curiosidade entrei em algumas comunidades de Opala e vc encontrará muita coisa sobre seu cambio.
O filtro vc encontra aqui www.autolinebrasil.com.br.
O pessoal esta acostumado a comprar tudo de fora, mas tem muita coisa aqui no Brasil com qualidade e mais barato.
Pesquise!!!
Parabêns pelo carro.
Comprou de onde?
Compro de qualquer uma, a que no final de todos os cálculos sair mais barato. A Rimmer Brothers, foi a melhor até agora, me mandou sem declarar nada, só tinha uma etiqueta com o meu endereço. Dai, recebi em casa já duas encomendas, sem impostos, pela Royal Mail.
Wilsonbelem
10/07/2013, 14:21
Olá Wilson,
O Clemente já ajudou bastante hein? Uma aulinha de conhecimento é sempre bom!
Dá uma procurada nas empresas, aqui mesmo no Brasil, do óleo e filtro para seu cambio.
Só por curiosidade entrei em algumas comunidades de Opala e vc encontrará muita coisa sobre seu cambio.
O filtro vc encontra aqui www.autolinebrasil.com.br.
O pessoal esta acostumado a comprar tudo de fora, mas tem muita coisa aqui no Brasil com qualidade e mais barato.
Pesquise!!!
Parabêns pelo carro.
o Clemente deu baita ajuda. Estou pesquisando e lendo tudo que posso. Na auto line Brasil achei o filtro, mas parece que não faz parte de um kit :/ neste caso vou ver que itens compõe está troca pra ver se eles tem tudo.. Já mandei um email e to aguardando a resposta. Já na rimmer brios achei o kit, mas o filtro que compõe o kit não é OEM.. Parece que e da Britpart Dai fico receoso de usar produto paralelo.. O que vc acha? Parece que achar o kit contendo o filtro original da difícil.
Wilsonbelem
10/07/2013, 14:26
Compro de qualquer uma, a que no final de todos os cálculos sair mais barato. A Rimmer Brothers, foi a melhor até agora, me mandou sem declarar nada, só tinha uma etiqueta com o meu endereço. Dai, recebi em casa já duas encomendas, sem impostos, pela Royal Mail.
Marado, achei o kit na rimmer.. Parece fácil a negociação.. Tô esbarrando apenas no dilema de comprar o kit com filtro paralelo ou comprar os produtos separados, mas originais. Quando comprei o carro jurei a mim mesmo só usar pecas originais.. :) será que to exagerando?
...Parece fácil a negociação...
Não tem negociação. O preço é o que está lá e pronto.
... paralelo ou comprar os produtos separados, mas originais.
Tu já gastou um mar de dindin; agora tu vai cagar na hora do pinguin do i? Original.
... jurei a mim mesmo só usar pecas originais..
Juramento é juramento, olha o papai do céu... ou tu quer ir lá pro andar de baixo?
Wilsonbelem
10/07/2013, 18:29
Tu já gastou um mar de dindin; agora tu vai cagar na hora do pinguin do i? Original.
Eheheheheheh
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.