PDA

Ver Versão Completa : eixo dianteiro do Engesa



Valdir
03/12/2003, 15:54
quebrei recentemente o diferencial dianteiro. o total do custo da coroa, pinhão, satelite, planetaria, não é baixo, pois e dana 30.
esta é a segunda vez que quebro. e estou querendo colocar dana 44.
as oções são as seguintes :-
1- trocar pelos dois eixos do troller e deixar a relação do troller pois ja uso o motor MWM 2.8; ( não consigo encontrar tem que ser de 6 furos)
2- colocar um eixo da rural ( ja localizei mas to em duvida)
3- trocar pelos dois eixos da toyota bandeirante ( a unica merda e que so achei sem disco e flutuante) mas o custo e interessante, apesar de ficar limitado a toyota pois os eixos não são dana.

se algum colega ja fez alguma opção acima; favor comentar.
se fez outra comente da mesma forma.
abraços a todos

billj
04/12/2003, 08:27
IMO, a melhor opção seria os eixos do Trolha mais novo, os com 06 furos e eixos flutuantes, se conseguir achar.

Faltando isso, vai com um eixo dianteiro da Rural e altere a furação das rodas.......

Alexandre X
07/12/2003, 19:30
3- trocar pelos dois eixos da toyota bandeirante ( a unica merda e que so achei sem disco e flutuante) mas o custo e interessante, apesar de ficar limitado a toyota pois os eixos não são dana.

Oi Valdir pode me dar as dicas de onde conseguir eixos da bandeirantes a um preço pagável?

[]s

Eduardo Velo
08/12/2003, 12:06
Valdir , os eixos de Rural cabem certinho no Engesa , essa seria minha opção . O meu traseiro quebrou 2 vezes , é do galaxie (fase 3) achei em desmanche por $250,00 por isso não apelei pra troca dos 2 ainda .
Ainda acho que os BF33 que uso foram os principais culpados pela quebra , apesar de achar defeitos na montagem anterior .
Os eixos do Troller vc pode comprar direto da Dana , entre em contato com esse e.mail jose.gorgone@dana.com.br , ele é instrtutor de diferenciais , relate o seu problema que talvez ele tenha outra solução .
No Troller andou quebrando dif. tbm , mas foi melhorado o 2003 .

[]s ...
Edu

Pedro
08/12/2003, 22:58
Valdir,
Se vc ainda não tem o eixo trazeiro flutuante instalado,
optaria pelos eixos do Troller. A não ser que tenha opção mais em conta
para adaptar semi-eixo flutuante no eixo original (eu não consegui esta mágica e paguei muitas latinhas para fazer o serviço). Se meu Dana 30 quebrar, optarei pelo da Rural.
Acho que os da Toya te limitam quanto a relações e bloqueios...embora sejam muito fortes.
[]'s

Valdir
09/12/2003, 08:05
3- trocar pelos dois eixos da toyota bandeirante ( a unica merda e que so achei sem disco e flutuante) mas o custo e interessante, apesar de ficar limitado a toyota pois os eixos não são dana.

Oi Valdir pode me dar as dicas de onde conseguir eixos da bandeirantes a um preço pagável?

[]s

Caro Alexandre
localizei no desmanche do portugues fone 209-7474 fale com Alfredo, o
inconveniente é que não tem freio a disco, flutuante e nem blocante traseiro. Se encontrar uma opção melhor te aviso.

caj
09/12/2003, 15:12
caros amigos
os eixos do troller 2003 cabem direitinho no engesa ou tem que mudar muita coisa? o eixo do 2003 foi melhorado? quais foram as mudanças?
grato

billj
10/12/2003, 09:12
caros amigos
os eixos do troller 2003 cabem direitinho no engesa ou tem que mudar muita coisa? o eixo do 2003 foi melhorado? quais foram as mudanças?
grato

Se você tiver os braços longitudinais do Trolha também, deveria ser quaaaaase PnP no Engesa, com apenas uma puta complicação......

A BOLOTA DO DIFERENCIAL DIANTEIRO FICA DO LADO OPOSTO!!! :P

As mudanças feitos nos eixos foram:
- rodas de 06 furos, igiais as da Toy e do Engesa
- eixo traseiro flutuante
- discos nas 04 rodas

Tenho dois eixos Troller 2003 encostado na minha garagem, esperando de ser instalado debaixo do Spider....... :wink:

Eduardo Chaves
10/12/2003, 17:31
Bill,

Resumindo...

Eixos do Troller 2003 com os braços longitudinais originais (Troller) + inversão da bola no eixo dianteiro (oops).

Este seria o upgrade mais adequado para o Engesa atualmente, no caso de algum problema mais sério com eixos ou diferenciais, correto ?

[]'s anotando no caderninho...

billj
11/12/2003, 07:50
Bill,

Resumindo...

Eixos do Troller 2003 com os braços longitudinais originais (Troller) + inversão da bola no eixo dianteiro (oops).

Este seria o upgrade mais adequado para o Engesa atualmente, no caso de algum problema mais sério com eixos ou diferenciais, correto ?

[]'s anotando no caderninho...

Sim......

Eixo traseiro flutuante, freio a disco nas 04, semi-eixos mais fortes......

O maior problema é um preço dos eixos............. :shock:

Eduardo Chaves
11/12/2003, 15:35
O maior problema é um preço dos eixos............. :shock:

Pode ser, mas como dizem: "Na prática a teoria é outra..." :roll:

Meu Engesa está original, eixos, freios, etc. Então, para instalar semi eixos flutuantes, discos na traseira, um bloqueio similar ao Troller e revisar rolamentos, retentores cruzetas, etc, tb não vai ficar tão em conta assim, concorda ? E estes upgrades seriam feitos assim que possível($$$)... :lol:

Claro que mesmo assim haverá uma diferença de valor que acredito não seja pouca, mas numa situação desta, acho que vale a pena...

[]'s de olho no futuro... :wink:

billj
11/12/2003, 15:50
O maior problema é um preço dos eixos............. :shock:

Pode ser, mas como dizem: "Na prática a teoria é outra..." :roll:

Meu Engesa está original, eixos, freios, etc. Então, para instalar semi eixos flutuantes, discos na traseira, um bloqueio similar ao Troller e revisar rolamentos, retentores cruzetas, etc, tb não vai ficar tão em conta assim, concorda ? E estes upgrades seriam feitos assim que possível($$$)... :lol:

Claro que mesmo assim haverá uma diferença de valor que acredito não seja pouca, mas numa situação desta, acho que vale a pena...

[]'s de olho no futuro... :wink:



É claro que concordo. Por esses motivos que consegui justificar a compra desses eixos ao invés de um para da Rural. Paguei muito mais, mas não terie que fazer nada de upgrade, além dos bloqueios. Alias, em ralação disso nem sei ainda que vou fazer....... :P

Valdir
15/12/2003, 14:20
caros amigos
os eixos do troller 2003 cabem direitinho no engesa ou tem que mudar muita coisa? o eixo do 2003 foi melhorado? quais foram as mudanças?
grato

Se você tiver os braços longitudinais do Trolha também, deveria ser quaaaaase PnP no Engesa, com apenas uma puta complicação......

A BOLOTA DO DIFERENCIAL DIANTEIRO FICA DO LADO OPOSTO!!! :P

As mudanças feitos nos eixos foram:
- rodas de 06 furos, igiais as da Toy e do Engesa
- eixo traseiro flutuante
- discos nas 04 rodas

Tenho dois eixos Troller 2003 encostado na minha garagem, esperando de ser instalado debaixo do Spider....... :wink:


Alem da "bolota" tem que ser feito um trabalho de adaptação dos suportes dos eixos no chassi ( tanto faz :- para os eixos do Troller como da Toyota).
Algum colega conhece um profissional que ja tenha feito este serviço ?

billj
16/12/2003, 08:03
Alem da "bolota" tem que ser feito um trabalho de adaptação dos suportes dos eixos no chassi ( tanto faz :- para os eixos do Troller como da Toyota).
Algum colega conhece um profissional que ja tenha feito este serviço ?


O que você quer fazer e quando?!? Posso te ajudar.........

Eduardo Velo
16/12/2003, 08:45
Valdir , essa oficina está fazendo adaptação de eixos da Band nos Engesas , o Nivaldo é bem caprichoso . Vi 2 Engesas que ele montou e o serviço ficou campeão .


Jeg Team Off Road

Rua Antonio de Lima, 409 - Santo André - SP - Cep. 09051-150

Tel.: (xx11) 4426-7357 - Celular (11) 9587-7509 c/ Nivaldo

[]s...

Valdir
16/12/2003, 08:52
Valdir , essa oficina está fazendo adaptação de eixos da Band nos Engesas , o Nivaldo é bem caprichoso . Vi 2 Engesas que ele montou e o serviço ficou campeão .


Jeg Team Off Road

Rua Antonio de Lima, 409 - Santo André - SP - Cep. 09051-150

Tel.: (xx11) 4426-7357 - Celular (11) 9587-7509 c/ Nivaldo

[]s...

vou entrar em contato para fazer um orçamento
conheço o Nivado não sabia que a Jeg Team era dele
obrigado

haundrich
22/01/2004, 09:27
Pessoal

Quem sabe alguém possa me ajudar:

A Ursus está comendo o ombro direito do pneu dianteiro direito. Excessivamente. Pneu é 31"polegadas, por enquanto.

Bati o nível para ver se as rodas estavam no "prumo", ou seja, 100% na vertical, e verifiquei que esta mesma roda está com uma inclinação. A parte da rolagem do pneu em contato com o solo está algo 2 milímetros para dentro.

A dianteira esquerda está correta na vertical. Mas a direita não está. Coisa de 1 a 2 milímetros.

Com o engesa desmontado e manual na mão, não vi nada que pudesse oferecer algum tipo de regulagem. Pensei que tinha alguma bucha oval, que permitisse tal regulagem. Em vão.

E os rolamentos que suportam estão aparentemente bons.
Geometria e convergência ok.

Alguém tem alguma pista?

Flávio

Valdir
22/01/2004, 13:07
3- trocar pelos dois eixos da toyota bandeirante ( a unica merda e que so achei sem disco e flutuante) mas o custo e interessante, apesar de ficar limitado a toyota pois os eixos não são dana.

Oi Valdir pode me dar as dicas de onde conseguir eixos da bandeirantes a um preço pagável?

[]s

fale com o Silvio celular - 9271-6612 - São Paulo
ce vai colocar o eixo onde ? no samurai ????
conforme for o caso tem que ser o da "moderna"
abraço

Alexandre X
23/01/2004, 00:09
Valeu Valdir, mas ja comprei 2 eixos de Hilux.

[]s




3- trocar pelos dois eixos da toyota bandeirante ( a unica merda e que so achei sem disco e flutuante) mas o custo e interessante, apesar de ficar limitado a toyota pois os eixos não são dana.

Oi Valdir pode me dar as dicas de onde conseguir eixos da bandeirantes a um preço pagável?

[]s

fale com o Silvio celular - 9271-6612 - São Paulo
ce vai colocar o eixo onde ? no samurai ????
conforme for o caso tem que ser o da "moderna"
abraço

Valdir
26/01/2004, 16:49
Pessoal

Quem sabe alguém possa me ajudar:

A Ursus está comendo o ombro direito do pneu dianteiro direito. Excessivamente. Pneu é 31"polegadas, por enquanto.

Bati o nível para ver se as rodas estavam no "prumo", ou seja, 100% na vertical, e verifiquei que esta mesma roda está com uma inclinação. A parte da rolagem do pneu em contato com o solo está algo 2 milímetros para dentro.

A dianteira esquerda está correta na vertical. Mas a direita não está. Coisa de 1 a 2 milímetros.

Com o engesa desmontado e manual na mão, não vi nada que pudesse oferecer algum tipo de regulagem. Pensei que tinha alguma bucha oval, que permitisse tal regulagem. Em vão.

E os rolamentos que suportam estão aparentemente bons.
Geometria e convergência ok.

Alguém tem alguma pista?

Flávio
Provavelmente o seu eixo está torto.
Para desentortar:- amarre a ponta de uma corrente no lado do eixo que está bom e a outra ponta da corrente na outra ponta do eixo; entre esta ponta e a carcaça do diferencial coloque um macaco hidráulico e vai subindo devagar para desentortar.
Isto tem que ser feito com o eixo a frio.
É fundamental fazer isto na rampa de alinhamento para você ir vendo o quanto esta desentortando.
Passe-me o seu fax; que te envio o desenho que o mecânico fez.
Se esta porra não funcionar ce ta fudido tem que trocar o eixo.
Se não for este o problema me fale quando identificar.
Qualquer coisa dá um grito ai.

billj
27/01/2004, 07:34
Para desentortar:- amarre a ponta de uma corrente no lado do eixo que está bom e a outra ponta da corrente na outra ponta do eixo; entre esta ponta e a carcaça do diferencial coloque um macaco hidráulico e vai subindo devagar para desentortar.
.

Ou.............. Ao invés dessa gambiarra, você poderia fazer o serviço direito utilizando uma prensa hidráulica.......... :roll:

haundrich
27/01/2004, 10:15
Pessoal

Valeu pelas respostas, Valdir, Bil, Eduardo, Polvora, Nero....

Antes de agir (corrente, prensa hidráulica), estou procurando saber onde que está torto. Está difícil. A olho, régua e paquímetro, não consegui encontrar o gato deste problema. Acho que só mesmo levando na oficina que tiver algum sistema laser ou coisa parecida para alinhamentos de eixos...

Resumindo para reforçar a situação...
A roda dianteira esquerda está com camber neutro, que é o correto para o eixo rígido do engesa.

Só a roda dianteira esquerda está com camber positivo, coisa de 1 ou 2 graus. Justamente o lado da bolota do diferencial. Ali parece forte para chuchu, se for tentar desentortar ali.

É possível entortar este lado do eixo, onde a bolota fica mais próxima e o eixo e a manga ficam bem curtos?

Vou mandar fotos... (raios, esqueci o cabo usb da máquina...)

[ ] engeseiro manco

LUCIANO STRELOW
25/03/2004, 00:40
PESSOAL, DEPOIS DE QUEBRAR 3 PONTAS DE EIXO NO VERÃO, CANSEI. ACABO DE COLOCAR UM DANA 44 COM BLOQUEIO DE DIFERENCIAL 75%. TESTEI NESTE FINAL DE SEMANA E ME SURPREENDI COM A MELHORA DE DESEMPENHO.
RECOMENDO.
CONFIRAM COMO FICOU.
UM ABRAÇO
LUCIANO STRELOW

LUCIANO STRELOW
25/03/2004, 00:41
MAIS FOTOS

LUCIANO STRELOW
25/03/2004, 00:42
OUTRA FOTO

LUCIANO STRELOW
25/03/2004, 00:43
MAIS UMA

Ricardo Cubas
25/03/2004, 08:10
Por que a pontas de eixo quebraram ?
Que pneus vc usa ?

billj
25/03/2004, 10:24
Faz tempo que não vejo um Engesa tão baixo......... :shock: :D


O trabalho parece bem feito, parabéns...... :wink:

Abraços,

Ricardo Cubas
25/03/2004, 15:19
Bill, me dá uma luz aqui ...

Os eixos originais do Engesa aguentam pneus 35 ??

Abraços.

regis
25/03/2004, 15:56
Bill, me dá uma luz aqui ...

Os eixos originais do Engesa aguentam pneus 35 ??

Abraços.

Nao sou o Bill mas vou te iluminar :lol:

Com o 6 canecos.... so se for pra vc andar no shopping :roll:

billj
25/03/2004, 16:19
Bill, me dá uma luz aqui ...

Os eixos originais do Engesa aguentam pneus 35 ??

Abraços.

O traseiro sim, desde que faz a manutenção devida nos rolamentos. O dianteiro não, troque logo por um D44........

LUCIANO STRELOW
25/03/2004, 22:15
BILL
USO GENERAL GRABER 35 COM RODA DE 10 pol.
MAS NEM QUEBREI NO SHOPPING. CONSEGUI DESTRUIR UMA NA RAMPA DO AEROPORTO SALGADO FILHO. JÁ VINHA COM A TRASEIRA QUEBRADA, FUI DEIXAR UNS AMIGOS NO AEROPORTO E AO ARRANCAR NA RAMPA, POW. LÁ SE FORAM 600,00
ABRAÇOS
LUCIANO.
NÃO ENTENDI, BILL, "NUNCA VI ENGESA TÃO BAIXO"

billj
26/03/2004, 07:52
LUCIANO.
NÃO ENTENDI, BILL, "NUNCA VI ENGESA TÃO BAIXO"

Ele é baixo, uai................

Isso não é crítica, é elogio.......... Qualquer um pode jogar um jipe nas nuvens, o truque é de manter ele baixo, mesmo com pneus grandes e suspensão boa...... :wink:

Ricardo Cubas
26/03/2004, 09:54
Bill, me dá uma luz aqui ...

Os eixos originais do Engesa aguentam pneus 35 ??

Abraços.

O traseiro sim, desde que faz a manutenção devida nos rolamentos. O dianteiro não, troque logo por um D44........

Bill,

A troca do eixo dianteiro implica em mais algum outro upgrade ??

Tem idéia de quanto $$$ vou gastar com a brincadeira ???

Regis, a ideia dos pneus 35 é justamente para ganhar mais vão livre para as trilhas e nao para passaeios ao shopping. :wink:

Ei , por aqui nem tem shopping !!! Só mato e lama . :P

billj
26/03/2004, 10:10
Bill,

A troca do eixo dianteiro implica em mais algum outro upgrade ??

Tem idéia de quanto $$$ vou gastar com a brincadeira ???



Implica em mais nada, além dos acertos e ajustes normais. Vai gastar uns R$ 2.000 na troca (acho eu), podendo até recuperar alguma coisa vendendo o eixo original para alguém que queira convertir uma Camper para 4x4.......

regis
26/03/2004, 10:14
Eles nao sao PnP....

Se vc comprar eixos de Rural (que eh feixe de molas) vc vai ter que cortar os suportes das molas originais, e soldar novos suportes para os bracos e molas do Engesa.... de resto acho que vai faltar um freio a disco... entao vai ter que adaptar um....

Nao eh trabalho absurdo... mas tambem nao eh coisa de 5 minutos

Abracos

Ricardo Cubas
26/03/2004, 10:42
Ok, já estou com freios a disco.

Ah, e nao espero fazer em 5 minutos nao, tenho até uns 15 min. para fazer :P :P :P

A minha preocupaçao é grande com o orçamento , pois os pneus já sao uma P. grana e nao adianta nada coloca-los e depois nao poder fazer a troca dos eixos. Como a grana é curta tenho q me programar.

Valeu pela ajuda.

hugo.morais
26/03/2004, 11:53
Essa adaptação tem de ser bem feita, pois senão é acontece o que o Bill falou, os angulos dos alinhamentos da direção não batem...

A maior dificuldade que sinto aqui em Recife e a falta de um mecânico que tenha as ferramentas necessárias para essa troca, teve que me disse que era só cortar os suportes do eixo original e soldar no eixo da rural e a coisa não é bem assim, né? :)

[ ]s,

LuirRR
26/03/2004, 13:30
A proposito, perguntinha basica: como se reconhece um eixo - se é dana 30, 44 etc. ?? Existe alguma marcacao no mesmo? Se sim, onde?

Ass.: Principiante angustiado...

[]'s

Valdir
26/03/2004, 13:42
Eles nao sao PnP....

Se vc comprar eixos de Rural (que eh feixe de molas) vc vai ter que cortar os suportes das molas originais, e soldar novos suportes para os bracos e molas do Engesa.... de resto acho que vai faltar um freio a disco... entao vai ter que adaptar um....

Nao eh trabalho absurdo... mas tambem nao eh coisa de 5 minutos

Abracos

existe uma opção melhor do que os eixos da Rural e Troller ...
são os eixos da Toyota Bandeirante que acabei de colocar
abraço

Valdir
26/03/2004, 13:55
Bill, me dá uma luz aqui ...

Os eixos originais do Engesa aguentam pneus 35 ??

Abraços.

O traseiro sim, desde que faz a manutenção devida nos rolamentos. O dianteiro não, troque logo por um D44........

Bill,

A troca do eixo dianteiro implica em mais algum outro upgrade ??

Tem idéia de quanto $$$ vou gastar com a brincadeira ???

Regis, a ideia dos pneus 35 é justamente para ganhar mais vão livre para as trilhas e nao para passaeios ao shopping. :wink:

Ei , por aqui nem tem shopping !!! Só mato e lama . :P


vou te falar o que fiz e ideia de custo...
dois eixos da Toyota Bandeirante da moderna 9/37 relação 4.11 paguei R$ 2600,00 sem freio a disco porem com flutuante e homocinetica
kit de freio a disco original Toyota tudo Varga - R$ 2000,00
mão de obra - R$ 3500,00 e demorou uns 25 dias uteis
quem fez foi o Nivaldo Modenesi - ele confeccionou um gabarito em seguida compra as chapas e corta em pedaços e solda para formar os novos suportes. Em seguida solda os novos suportes nos eixos e depois pinta.
ficou do caralho
qualquer coisa grita
abraço

Ricardo Cubas
26/03/2004, 14:44
Bill, me dá uma luz aqui ...

Os eixos originais do Engesa aguentam pneus 35 ??

Abraços.

O traseiro sim, desde que faz a manutenção devida nos rolamentos. O dianteiro não, troque logo por um D44........

Bill,

A troca do eixo dianteiro implica em mais algum outro upgrade ??

Tem idéia de quanto $$$ vou gastar com a brincadeira ???

Regis, a ideia dos pneus 35 é justamente para ganhar mais vão livre para as trilhas e nao para passaeios ao shopping. :wink:

Ei , por aqui nem tem shopping !!! Só mato e lama . :P


vou te falar o que fiz e ideia de custo...
dois eixos da Toyota Bandeirante da moderna 9/37 relação 4.11 paguei R$ 2600,00 sem freio a disco porem com flutuante e homocinetica
kit de freio a disco original Toyota tudo Varga - R$ 2000,00
mão de obra - R$ 3500,00 e demorou uns 25 dias uteis
quem fez foi o Nivaldo Modenesi - ele confeccionou um gabarito em seguida compra as chapas e corta em pedaços e solda para formar os novos suportes. Em seguida solda os novos suportes nos eixos e depois pinta.
ficou do caralho
qualquer coisa grita
abraço

Voce nao teria as fotos do "making of" né ?! :?

Deve ter ficado relamente muito bom, contudo nao tenho todo esse tempo $$$$ para gastar. Vou ter que ficar com o Dana 44 dianteiro mesmo ..... :?

billj
26/03/2004, 14:51
existe uma opção melhor do que os eixos da Rural e Troller ...
são os eixos da Toyota Bandeirante que acabei de colocar
abraço


Porque você tem tanta convicção que os eixos da Toy são melhores que os Danas?!?!

Abraços,

Valdir
26/03/2004, 15:05
existe uma opção melhor do que os eixos da Rural e Troller ...
são os eixos da Toyota Bandeirante que acabei de colocar
abraço


Porque você tem tanta convicção que os eixos da Toy são melhores que os Danas?!?!

Abraços,

porque aquela merda não quebra
abra os dois e coloque juntos e compare
a concepção no desenvolvimento foi diferente - para a Band os eixos foram desenvolvidos para transporte de carga algo em torno de 2 ton conforme informação de funcionario da fabrica
não tem uma porrada de codigos ou é 9/37 ou 10/37 o que muda e so o tamanho do pinhão.
e muito mais facil encontrar e mais barato
abraço

billj
26/03/2004, 15:14
Abraços,

porque aquela merda não quebra
abra os dois e coloque juntos e compare
a concepção no desenvolvimento foi diferente - para a Band os eixos foram desenvolvidos para transporte de carga algo em torno de 2 ton conforme informação de funcionario da fabrica
não tem uma porrada de codigos ou é 9/37 ou 10/37 o que muda e so o tamanho do pinhão.
e muito mais facil encontrar e mais barato
abraço[/quote]


Okie-dokie............. :roll:

Abraços de quem tem eixos Danas e Toyotas abertos AGORA na garagem e que já comparou para K7 os dois,

Wallace
29/03/2004, 19:25
Okie-dokie... NÃO tem no meu dicionário...;-)

Qual é o melhor em termos de resistência na sua opinião Bill.
Sei que os Danas são mais chatos de ajustar a coroa e pinhão.

billj
30/03/2004, 13:08
Okie-dokie... NÃO tem no meu dicionário...;-)

Qual é o melhor em termos de resistência na sua opinião Bill.
Sei que os Danas são mais chatos de ajustar a coroa e pinhão.



IMNSHO, a diferença em resistência entre os eixos Toy e D44 são tão insignificantes que tanto faz um ou o outro. Daí, o que conta para a decisão são outros fatores:

- facilidade de ajuste (Toy ganha)
- peças de reposição (se foram da linha Jeep, D44 ganha)
- bitola (se quiser largo mesmo, é D44 da F75 ou Troller)

Mas quanto a resistência, tanto faz......... :wink:
Abraços,

Rogerio Cesar Veras Rodr
21/04/2004, 19:48
Bill,

Me tire uma duvida :roll:, estou querendo trocar meu diferenciais, mas estou entre os da toyota (dificil de achar) e os da Rural/F75, qual o melhor em custo beneficio, aguentam um motor maxiom turbo ou 6 canecos sem quebrar, e se aguentam um pneu 35 :?: .

Duvidas cruel :?: :?: :?:

billj
22/04/2004, 07:42
Bill,

Me tire uma duvida :roll:, estou querendo trocar meu diferenciais, mas estou entre os da toyota (dificil de achar) e os da Rural/F75, qual o melhor em custo beneficio, aguentam um motor maxiom turbo ou 6 canecos sem quebrar, e se aguentam um pneu 35 :?: .

Duvidas cruel :?: :?: :?:


K7, você não consegueu entender que escrevi na resposta anterior a essa?!?!?

Claudioaparecido
22/04/2004, 10:58
Pessoal, estou montando meu engesa agora (bem devagar), e estou precisando dos eixos, estou pensando nos D44 da F75/Rural. Alguém tem idéia de quanto vou pagar por cada?


Valeu.

[]´s precisando de eixos.

billj
22/04/2004, 11:12
Pessoal, estou montando meu engesa agora (bem devagar), e estou precisando dos eixos, estou pensando nos D44 da F75/Rural. Alguém tem idéia de quanto vou pagar por cada?


Valeu.

[]´s precisando de eixos.


O Régis conhece um lugar que tem vários eixos, ele tá indo no sábado para pegar dois dianteiros para o Samuca dele......... :wink:

Claudioaparecido
23/04/2004, 09:07
Valeu Bill, vou tentar entrar em contato com o Regis, por enquanto só queria mesmo ter uma idéia de preços, estou juntando latinhas $$$ .

Mais uma pergunta, o eixo traseiro do Fase II tem a bolota do diferencial no meio ou deslocado?


Fui

[]´s catando lata.

Beto
23/04/2004, 19:13
Pessoal, estou montando meu engesa agora (bem devagar), e estou precisando dos eixos, estou pensando nos D44 da F75/Rural. Alguém tem idéia de quanto vou pagar por cada?


Valeu.

[]´s precisando de eixos.


O Régis conhece um lugar que tem vários eixos, ele tá indo no sábado para pegar dois dianteiros para o Samuca dele......... :wink:
Beleza Bill, estava olhando e parece que vc. conhece da coisa, vc. tem oficina? Tenho um Rocsta a diesel e uma engesa a alcool 6cc, queria passar minha engesa a diesel e tenho uma sucata de uma s-10 4x4 com motor maxion. Oq. vc. acha melhor fazer? Colocar só o motor? Vou ter que mecher em relação de diferencial? Ou motor e cambio? Ou o conjunto todo ( motor/ cambio e dif.)? Desculpa a amolação. Valeu.....

Rogerio Cesar Veras Rodr
24/04/2004, 19:28
Desculpe Billy, eu não entendi a resposta :oops: que vc tinha dado anteriormente, minha dúvida é pq aqui onde moro diferencial de F75 é bem mais facil de achar, inclusive um amigo tem um par de diferencial guardado, e o medo era fazer essa adaptação depois ter que fazer tudo de novo, ou seja gasto desnecessário :cry: , se vc já fez ou conhece alguem que fez e ficou bom, me diga que vou tentar fazer, vontade de acertar não me falta :lol: , quero o Gladiador bem forte para aguentar as trilhas e se puder me dizer mais dicas para melhorar fico muito agradecido. E desculpe pela minha ignorância.

Rogerio Rodrigues
(GLADIADOR)

Valdir
26/04/2004, 08:49
Desculpe Billy, eu não entendi a resposta :oops: que vc tinha dado anteriormente, minha dúvida é pq aqui onde moro diferencial de F75 é bem mais facil de achar, inclusive um amigo tem um par de diferencial guardado, e o medo era fazer essa adaptação depois ter que fazer tudo de novo, ou seja gasto desnecessário :cry: , se vc já fez ou conhece alguem que fez e ficou bom, me diga que vou tentar fazer, vontade de acertar não me falta :lol: , quero o Gladiador bem forte para aguentar as trilhas e se puder me dizer mais dicas para melhorar fico muito agradecido. E desculpe pela minha ignorância.

Rogerio Rodrigues
(GLADIADOR)

voce não precisa se desculpar porque aqui ninguem é mais que ninguem !!!
tenho colegas que ja colocaram eixo do Troller, da Rural (me recomendaram os da Toyota ) e da Toyota mas F75 não conheço mas vou perguntar.
eu optei pela Toyota.
aguarde um pouco mais e quando tiver uma resposta te aviso.

Eduardo Velo
26/04/2004, 09:18
PessoALL , as Envesas , montadas em Maringá , saem com eixos da Rural e cx e red. Band .

Tem algumas Engesas montadas com eixos , cx e red. Band , pelo Nivaldo da Jegteam , mas fica bem salgadinho o trampo , e eixos band são exclusivos , optaria por eixos D44 Rural , mas é questão de gosto ...

[]s...

billj
26/04/2004, 10:43
Desculpe Billy, eu não entendi a resposta :oops: que vc tinha dado anteriormente, minha dúvida é pq aqui onde moro diferencial de F75 é bem mais facil de achar, inclusive um amigo tem um par de diferencial guardado, e o medo era fazer essa adaptação depois ter que fazer tudo de novo, ou seja gasto desnecessário :cry: , se vc já fez ou conhece alguem que fez e ficou bom, me diga que vou tentar fazer, vontade de acertar não me falta :lol: , quero o Gladiador bem forte para aguentar as trilhas e se puder me dizer mais dicas para melhorar fico muito agradecido. E desculpe pela minha ignorância.

Rogerio Rodrigues
(GLADIADOR)

Então no seu caso a escolha já está feita, vai de F75 e seja feliz......... :wink:

O ponto é simples. Em termos de resistência, tanto faz um quanto o outro, o que pesa são os outros fatores que mencionei.........

Abraços,

billj
26/04/2004, 10:48
Beleza Bill, estava olhando e parece que vc. conhece da coisa, vc. tem oficina? Tenho um Rocsta a diesel e uma engesa a alcool 6cc, queria passar minha engesa a diesel e tenho uma sucata de uma s-10 4x4 com motor maxion. Oq. vc. acha melhor fazer? Colocar só o motor? Vou ter que mecher em relação de diferencial? Ou motor e cambio? Ou o conjunto todo ( motor/ cambio e dif.)? Desculpa a amolação. Valeu.....



Oficina particular tenho........... :wink:


Não conheço quase nada desses motores diesel, prefiro os de gasolina mesmo......... :wink: Mas até que sei, esse motor da S-10 serve muito bem no Engesa. Parece que vai precisar uma flange para usar o câmbio original do Engesa. Quanto as relações, quais que tem hoje?!? E quais são suas intenções de uso. Tudo isso influi muito na escolha de realções.......

Abraços,

Valdir
26/04/2004, 12:41
[quote="Claudioaparecido"]Pessoal, estou montando meu engesa agora (bem devagar), e estou precisando dos eixos, estou pensando nos D44 da F75/Rural. Alguém tem idéia de quanto vou pagar por cada?


Valeu.

[]´s precisando de eixos.


Tenho um Rocsta a diesel e uma engesa a alcool 6cc, queria passar minha engesa a diesel e tenho uma sucata de uma s-10 4x4 com motor maxion. Oq. vc. acha melhor fazer? Colocar só o motor? Vou ter que mecher em relação de diferencial? Ou motor e cambio? Ou o conjunto todo ( motor/ cambio e dif.)? Desculpa a amolação. Valeu.....

qual é o objetivo para o Engesa - trilha, passeio ou o que ?
o motor e ST4 ou o Plus ?
que eixos estão no Engesa ?

Valdir
26/04/2004, 16:48
Oficina particular tenho........... :wink:
Não conheço quase nada desses motores diesel, prefiro os de gasolina mesmo......... :wink:

Irmão
Não existe esse negocio de preferência ....
Se você vai pro mato fazer trilha você vai precisar de :-
força que é torque..... e torque é diesel
O resto ... é titica de galinha misturado com coco de porco regado com mijo de jacaré

billj
26/04/2004, 16:53
Irmão
Não existe esse negocio de preferência ....
Se você vai pro mato fazer trilha você vai precisar de :-
força que é torque..... e torque é diesel
O resto ... é titica de galinha misturado com coco de porco regado com mijo de jacaré


:roll:


Belza..........

Então sugiro que você entra no site do Pirate e fala para todos os rockcrawlers que os motores deles são todos uma merda e que você tem a solução.......... :roll:


EDIT: Sem falar do peso. Para viagens e expedições, concordo com você. Para trilha pesada, vou de gasolina, muito obrigado.........

Abraços gasosos,

Valdir
26/04/2004, 17:04
Pessoal, estou montando meu engesa agora (bem devagar), e estou precisando dos eixos, estou pensando nos D44 da F75/Rural. Alguém tem idéia de quanto vou pagar por cada?


Valeu.

[]´s precisando de eixos.


O Régis conhece um lugar que tem vários eixos, ele tá indo no sábado para pegar dois dianteiros para o Samuca dele......... :wink:
Beleza Bill, estava olhando e parece que vc. conhece da coisa, vc. tem oficina?
Tenho um Rocsta a diesel e uma engesa a alcool 6cc, queria passar minha engesa a diesel e tenho uma sucata de uma s-10 4x4 com motor maxion. Oq. vc. acha melhor fazer? Colocar só o motor? Vou ter que mecher em relação de diferencial? Ou motor e cambio? Ou o conjunto todo ( motor/ cambio e dif.)? Desculpa a amolação. Valeu.....

Qualquer Maxion fica bom !! mas de preferencia pelo ST4.
Troque o conjunto todo caixas de cambio e transferência pela Toyota Band 5 marchas.
Quanto aos eixos troque por :- 9/37 – relação 4.11 - relação do motor Toyota 14 B – anos de fabricação de 1994 ate 2002 (chamada de moderna) tem cubo flutuante.
Quanto a documentação de mudança de combustível “é um chute no saco” mas sai ... tomando umas “brahmas” porque vale a pena.
Se fizer tudo isso .... coloque um guincho mecânico !!! ai é o cu da tia

fpandur
27/04/2004, 21:10
Olá PessoALL

Eu ia abrir um novo tópico, pois não achei neste que está rolando respostas p/ minhas dúvidas. Mas como o título seria o mesmo, vou aproveitar este tópico mesmo.

Com relação ao eixo dianteiro Dana 30:

1) é o mesmo no Fase I e II ? Ou tem diferenças, como no eixo traseiro (posição da bola do diferencial, por exemplo)

2) todo Engesa possui freio dianteiro a disco ou existem eixos com freio dianteiro a tambor ?

Para colocar um Dana 44 de Rural:
3) Como fica a furação das rodas ? Dá p/ adaptar o cubo do Engesa ou da Toyota no Dana 44 da Rural, p/ manter as mesmas rodas originais 6 furos ? Não me falem da solução de refurar as rodas dianteiras .... :roll:

Obrigado !!!!!!!!

Eduardo Velo
28/04/2004, 00:04
Flavio , se usar rodas de Rural 5 furos vai ter muito mais opções de rodas
Os eixos Dana 30 mudam relação , mas são iguais nas 3 fases . Todos Engesas sairam com freio a disco na dianteira .

[]s...

fpandur
28/04/2004, 07:31
Olá Eduardo !

Mas o "problema" é ficar com um par de rodas 5 furos na dianteira e outro par de 6 furos na traseira .... :roll:

Talvez uma solução seriam espaçadores de roda, p/ fazer a adaptação cubo 5 furos-roda 6 furos. Mas não sei se daria certo, em função da pouca distância que poderia ficar entre os todos os furos do espaçador... Enfim, que furada !!! :lol: :lol:

Em pesquisas pela Net, vi pessoas comentando de utilizar rolamentos, cubos e manga de eixo da Toyota no Dana 44 Rural, tudo acoplado por uma flange. Mas só dizia isto, sem mais detalhes. :?

Ah, mais uma, que esqueci de postar na mensagem original: dá p/ transferir o conjunto de freios a disco do Dana 30 p/ o 44 ?

Abraços

hugo.morais
28/04/2004, 07:57
Flávio,

No caso de mudar o eixo dianteiro do engesa de dana 30 para o dana 44 da rural vc pode aproveitar o cubo sim, é igual, só muda os parafusos! :D Fiz isso na minha ex-camper.

Quanto a aproveitar o sistema de freio a disco... Não dá! O munhão do engesa é aberto e da rural é fechado, logo o disco tem de ter um diametro maior para que as pinças fiquem bem acentadas.

Uma solução para o freio definitiva é colocar o sistema de freio completo da toyota bandeirantes (discos, pinças, suportes, servo e cilindro) o freio fica fantástico!

[ ]s,

Eduardo Velo
28/04/2004, 08:17
Hugo , a relação do D44 da Rural é igual ao traseiro da Engesa ?

[]s...

fpandur
28/04/2004, 08:26
Olá Hugo


No caso de mudar o eixo dianteiro do engesa de dana 30 para o dana 44 da rural vc pode aproveitar o cubo sim, é igual, só muda os parafusos! Fiz isso na minha ex-camper.


Uau, então é simples assim ?! :shock: O cubo original que você utilizou da sua Camper, era de um eixo 4x2 ou 4x4 ? Ou seja, você estava transformando-a em 4x4 ou fazendo um up-grade no Dana 30 ?



Uma solução para o freio definitiva é colocar o sistema de freio completo da toyota bandeirantes (discos, pinças, suportes, servo e cilindro) o freio fica fantástico!

Sabe se precisa fazer algum suporte ou peça especial ? Por aqui, tem uma Camper com Dana 44 dianteiro, que o cara instalou o sistema da F-1000.

Abraços

hugo.morais
28/04/2004, 08:43
Hugo , a relação do D44 da Rural é igual ao traseiro da Engesa ?

[]s...

Sim, vc pode utilizar qq relação disponível dos dana 44, no meu caso era uma 14x43 (F-1000 ou galaxy automático).

Agora, qual é a relação do difrencial do seu engesa? Se for um fase I e ainda for original é 9x44 a mesma da rural com motor 4cc OHC. Se for fase II ou 6cc (12x47) é a mesma do maverick 6cc e por ai vai... Qq coisa é só falar sua relação, se eu souber de que carro é te aviso, ok?

[ ]s,

hugo.morais
28/04/2004, 08:56
Uau, então é simples assim ?! :shock: O cubo original que você utilizou da sua Camper, era de um eixo 4x2 ou 4x4 ? Ou seja, você estava transformando-a em 4x4 ou fazendo um up-grade no Dana 30 ?


Minha ex-camper era 4x4, portanto com eixo dana 30, mas o eixo tinha quebrado e então parti para adaptar um mais forte... Realmente é simples o encaixe do cubo, os rolamentos são os mesmo do jipe! Agora se a camper 4x2 possuí o mesmo cubo da 4x4 eu não sei, aqui em Recife só tem a minha! :lol:



Sabe se precisa fazer algum suporte ou peça especial ? Por aqui, tem uma Camper com Dana 44 dianteiro, que o cara instalou o sistema da F-1000.


Freios: Na minha ex-camper eu cheguei a testar o disco da F-1000, mas com as pinças da Kombi não dava, as pastilhas ficavam sobrando só tinha contato 70% com o disco. Na época utilizei o sistema do landau, mas não aconselho...

No caso do sistema da toyota deve ser simples, na pior das hipoteses vc terá de adaptar o suporte da pinça. Os discos são maiores, as pinças são boas (similares a da S-10) e munhão da toyota é fechado tmb como o da rural, acho que é batata, mas isso vc só vai poder visualizar quando o paciente tiver na mesa de cirurgia! :D Ah, com esse freio vc, possivelmente, terá dificuldade de usar roda 15 de liga leve...

Flávio, vc deve estar pensando em adaptar um camper 4x2 para 4x4, certo? Aproveite e melhore logo os freio que da camper/engesa é oma M... Na minha camper atual( eixo original) estou para adaptar o sistema da D-10 se prestar conto os detalhes.

[ ]s,

fpandur
28/04/2004, 09:34
Hugo

Sim, a idéia inicial é verificar qual o melhor caminho p/ passar uma Camper 4x2 em 4x4: montar um Dana 30 original ou um Dana 44 adaptado, levando em consideração custo e o trabalho. Claro que um Dana 30 o trabalho é mínimo: tirar um e por outro, acertando apenas a relação de diferencial. Mas um Dana 30 está caro ... O eixo de Rural encontra mais barato, porém tem a trabalheira a mais. Por isso, quero tentar avaliar se o custo de um Dana 44 instalado compensa pela trabalheira que vai dar ... :wink:

O que eu já pude concluir, até agora, com relação ao Dana 44:

- tem que confeccionar e instalar os suportes, usando um gabarito p/ manter os ângulos da geometria da suspensão.
- instalar algum sistema de freio a disco

O que ainda está faltando p/ fechar a equação é se dá p/ usar o mesmo cubo de uma 4x2 ... :roll:

Com relação aos freios: se não me engano (não tenho certeza), o cara aqui usa as pinças da própria F-1000. Quando encontrar com ele de novo, vou perguntar.

Abraços

hugo.morais
28/04/2004, 10:01
Flávio,

Nesse caso o freio é o menor dos seus problemas! :)) No meu caso eu já tinha a carcaça do dana 30 para arrancar os suportes do eixo, já no seu caso vc nem isso vai ter. Alguma vez, ouvir falar não sei aonde :D, que no sul tem um cara que entrega o eixo pronto por 2K.

Quanto estão pedindo num eixo de dana 30 por ai? Esse lance de trocar o eixo tem de ser feito com muito critério, pois senão sua direção vai pro espaço!

O Bill tinha dois eixos de engesa ai, o que foi que ele fez? Se vc comprar pelo menos a carcaça já é meio caminho andado, no sul tem uma metalurgíca que fabrica os semi-eixos dianteiros, coroa e pinhão são do opala, alfa 2300, pampa 4x4, e ainda é PNP, tenta negociar com ele, acho que a solução mais barata e seu carro fica original ;)

[ ]s,

fpandur
28/04/2004, 10:16
No meu caso eu já tinha a carcaça do dana 30 para arrancar os suportes do eixo, já no seu caso vc nem isso vai ter

Ops ! Mas mesmo um eixo 4x2 tem os suportes ! Portanto, teria base p/ fazer a cópia deles.


Esse lance de trocar o eixo tem de ser feito com muito critério, pois senão sua direção vai pro espaço!


Sim, sei disso, por isso que comentei que a colocação dos suportes teria que ser feita levando em conta um gabarito específico p/ este fim.

Estava pensando aqui, e acho que os cubos da 4x2 e 4x4 são diferentes sim: o da 4x4 tem que prever a fixação da roda-livre ! :wink:


Bill, tá em QAP ? Você ainda tem o eixo dianteiro Dana 30 ? :)

hugo.morais
28/04/2004, 10:26
Ops ! Mas mesmo um eixo 4x2 tem os suportes ! Portanto, teria base p/ fazer a cópia deles


Isso é verdade, nunca ví um eixo da 4x2 mas se o cano for da mesma bitola da 4x4 é bingo! :D

O lance do cubo pode ser que sejam diferentes, mas também pode ser que tenham uma tampinha fechando o buraco da RL, só vendo...

Ah, acho que tem um tópico do bill no classificados aqui do Forum falando dos eixos, vê na sesão de compra de peças...

[ ]s,

fpandur
28/04/2004, 10:42
Catei umas fotos de uma 4x2 e PARECE que o cubo realmente é diferente, sendo uma peça única, sem a tampa p/ a RL ...

Com relação aos eixos do Bill, pesquisei no site, mas pelo anúncio, ele mudou a carcaça p/ poder colocar no Spider. Então teria a mesma trabalheira que um Dana 44 Rural ...


Abraços

hugo.morais
28/04/2004, 11:00
É capaz da 4x2 ser igual a da F-1000, que o cubo é preso no disco. Tmb me lembro que algupem dizer que ela usa embuchamento como a F-1000 antiga...

Olha umas fotos da danada...

http://br.photos.groups.yahoo.com/group/envemo_camper/lst?.dir=/Camper+4+Portas+-+Millei&.src=gr&.order=&.view=t&.done=http%3a//briefcase.yahoo.com/

Realmente não vai dar pra aproveitar nada dos freios e do cubo :(

fpandur
28/04/2004, 11:22
Beleza Hugo, essas fotos mataram a charada de vez ! :) Considerando então que se colocar um Dana 44, tem que colocar um novo sistema de freio, adaptar os suportes e trocar os cubos por um Dana 30 (p/ manter as mesmas rodas), acho que acaba ficando quase o mesmo preço que um Dana 30 de Engesa.

Isso porque ainda não comecei a procurar uma caixa de transferência Fase II .... :?

Abraços

hugo.morais
28/04/2004, 11:51
Isso é verdade, sem contar que o trabalho para instalar um Dana 30 vai ser praticamente zero! :)

Se vc tivesse se antecipado em alguns meses poderia ter comprado minha caixa 240V com transferência Fase II vendi ela por 1.8K + frete para Sampa. Motivo? Meu motor é um 14B e ai coloquei a caixa da band 5 marchas com guincho mecânico :D

Por falar nisso vc já verificou qual é caixa de marchas que está na camper 4x2 que vc pretende? Se for gasolina é bem provavel que seja a 260F, então é só colocar a redução do willys. Se for diesel deve ser uma 2615 ou 240V, e ai vc coloca a transferência da Band.

[ ]s,

fpandur
28/04/2004, 13:30
Olá Hugo

É uma Diesel, com 240V. O esquema da 260F com redução Willys eu conheço. Tenho no meu CJ, que está com motor de Opala. :D

Quanto à redução da Band no Clarck, parece-me que a Rota 4x4 já tem uma flange pronta p/ isto. Não cheguei a ligar lá, apenas li nas minhas pesquisas pela Net. Mas também li que fica bem apertado de instalar essa redução na Camper ...

Abraços

hugo.morais
28/04/2004, 14:35
Flávio,

Tente na piradiesel, acho que eles tmb tem essa flange e deve ser mais barata do que na rota$x$ :)

Realmente, essa caixa de transferência não entra fácil no chassis da camper tem de passar uma coisinha antes (não resisti!) :lol: :lol: :lol: Sei disso pq estou colocando a caixa inteira da band na minha camper.

Vc tem duas opções:

Reposicionar o motor para que ele fique alinha com relação ao eixo que passa no meio do carro. Olhando de frente vc tem o motor bem alinhado certo? Torça-o para esquerda (lado do passageiro). Com isso vc folga o lugar da redução da band que bate no chassis.

A outra opção é fazer um retrabalho no chassis (foi o que fiz na minha). Já ouvi falar que alguns amassam a longarina na parte de dentro para que a transferência possa passar.


No meu caso eu retirei da parte de baixo do chassis um pedaço da largura de uma lâmina de serra, fiz uns cortes do lado e depois rebati o chassis fazendo um ângulo nesse ponto. Então ao invez de ficar retangular o chassis ficou um trapezio. Depois vc faz os reforços necessário e tá pronto ;)

Bem, agora vc decide com prefere fazer, sei que mexer no chassis é coisa complicada, mas eu confio bastante no mecânico que fez isso no meu senão teria deixado o motor tronxo mesmo! :)

[ ]s,

Eduardo Chaves
28/04/2004, 15:40
PessoALL,

No Jericó tb tive de retrabalhar o chassis para a instalação do câmbio 4m e transferência Toyota, rascunhei um desenho no Paint de como foi feito:

[]'s...

hugo.morais
28/04/2004, 15:42
Flávio,

Oia o tópico que o Bill diz que ainda tem os eixos!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3177

[ ]s

fpandur
28/04/2004, 16:24
Beleza Hugo, legal suas informações. Quanto ao trabalho p/ enfiar (ooops !!!) :lol: uma redução da Band, a do chassis parece a mais fácil de ser implementada e menos traumática. Já está anotada essa solução, que também tem a vantagem de fornecer a reduzida. Agora tenho dúvidas é se essa caixa de transferência da Band aguenta um S4T, despejando 38 Kg de torque nela .... :shock:

Com relação ao eixos, mandei um e-mail p/ o Bill. Vamos ver o que ele diz.

Obrigado a todos pela colaboração.

Abraços

hugo.morais
28/04/2004, 16:37
Blza FLávio!

O lance do chassis o que eu fiz é parecido com o desenho do Eduardo, só que não tirei um pedaço completo eu fiz um trapezio

Olhando o chassis como se ele fosse seccionado ele ficou assim:

--------------
\ ********|
* \*******|
** \******|
*** \*****|
**** -------
os "*" são os espaços para não deformar a figura :)

Sacou? Quanto aos eixos, se ajeito com o Bill que o bicho é bom de negócio, já comprei a ele um jogo de ranchos de quando o spider ainda tinha os eixos originais :lol: :lol: :lol:

[ ]s,

Eduardo Velo
28/04/2004, 17:25
Hugo , a relação do D44 da Rural é igual ao traseiro da Engesa ?

[]s...
Sim, vc pode utilizar qq relação disponível dos dana 44, no meu caso era uma 14x43 (F-1000 ou galaxy automático).
Agora, qual é a relação do difrencial do seu engesa? Se for um fase I e ainda for original é 9x44 a mesma da rural com motor 4cc OHC. Se for fase II ou 6cc (12x47) é a mesma do maverick 6cc e por ai vai... Qq coisa é só falar sua relação, se eu souber de que carro é te aviso, ok?

[ ]s,

Valeu o toque , meu Engesa é Fase 3 -- 14x43 = 3.07 longo pra KCT , igual o teu .
Qdo quebrou coroa/pinhão troquei por Galaxie Aut. (250 lts) completo , vou atras do eixo da Rural e da relação do Galaxie , ae vendo a relação da Rural , certo ???

[]s...

hugo.morais
28/04/2004, 17:33
Eduardo,

Correto seu raciocínio, o único porém é que talves a estrias da planetária não sirvam, vai depender se vc conseguir um eixo de rural estria fina (30). Senão vc pega as planetárias do diferencial da rural e coloca na caixa do diferencial do galaxy e tá pronto ( foi isso que eu fiz).

Seu motor é um Q20B certo? Vc não sente falta de força numa trilha não? Na minha ex-camper tinha o Maxion S4 (Sem turbo) e achava ela xoxa na trilha, ainda mais eu não tinha reduzida, acho que a relação ideal é a 13x46 da F-1000, que é a que estou usando na camper atual com motor toyota 14 e agora (ainda não testei) caixa da toyota 5 marchas e pneus 33'' :D

[ ]s,

Eduardo Velo
28/04/2004, 18:31
É Hugo , as x numa subida fica faltando motor , sempre no finalzinho da dita cuja , mas nem ligo , apelo pro guincho , é muito investimento num Turbo ...
Realmente as estrias do galaxie não servem no Engesa , esqueci disso , mas da pra fazer isso mesmo , usar as planetárias , sem problema ...
Pena que essa tua máq. tá um pouco longe senão ia dar uma sapeada ...

[]s ...

hugo.morais
28/04/2004, 18:39
Eduardo,

Na minha camper tmb sentia essa perda, mas na estrada a relação é show vc anda bem com o giro do motor lá embaixo. Qq coisa vc ao invés de investir num turbo investe numa reduzida, né? ;)

Estou fotografando tudo na minha reforma, assim que terminar vou postar aqui um relato com as fotos da camper e da reforma. A danada tá ficando boa! Assim espero... :)

[ ]s,

Eduardo Chaves
28/04/2004, 19:44
PessoALL,

Eu tb sentia xoxo em subidas, pois estou com essa relação 14x43 também, agora com a reduzida, parece que já corrigi esse "defeito"...

Só testando nas trilhas pra ver se ainda é necessário uma relação mais curta...


[]'s...

Valdir
30/04/2004, 08:40
[quote="hugo.morais"]Eduardo,


Seu motor é um Q20B certo? Vc não sente falta de força numa trilha não? Na minha ex-camper tinha o Maxion S4 (Sem turbo) e achava ela xoxa na trilha, ainda mais eu não tinha reduzida, acho que a relação ideal é a 13x46 da F-1000, que é a que estou usando na camper atual com motor toyota 14 e agora (ainda não testei) caixa da toyota 5 marchas e pneus 33'' :D

eu tinha essa relação com motor MWM 2.8, cambio e reduzida da Toyota Band e não estava bom para trilhas mas no asfalto voava
agora com eixos da Band relação 4.11 e outro veiculo não se compara não ficou bom; ficou excelente !!! com uma relação mais baixa ficaria melhor
abraços

Valdir
30/04/2004, 08:53
Agora tenho dúvidas é se essa caixa de transferência da Band aguenta um S4T, despejando 38 Kg de torque nela .... :shock:

tenho um colega que tem um Engesa F1; comprou o motor ST4 Plus direto da Maxion
ele colocou as caixas (cambio e transferencia) toyota e aguentam sem problemas; quem não aguenta é o diferencial ja quebrou 3 vezes ele estava pensando em colocar Dana 60
abraços

hugo.morais
30/04/2004, 09:12
Valdir,

Acho que a caixa e redução da toyota aguentam bem a força do ST4, o motor da toyota tem, aspirado, 106CV. Se vc turbiná-lo, com a mesma turbina do ST4 Plus deve chegar próximo dos 140CV e por aqui tem bastante toyota rodando nessa configuração ;)

Quantos aos eixos... Qual é o eixo que não está aguentando o torque do motor? O dianteiro do engesa é fraco mesmo, tem de saber poupá-lo. Já o traseiro deveria aguentar, pois é o mesmo da F-1000. Para poder ajudar seria bom saber o que está quebrando, qual é a relação de diferencial que ele usa e quais são os pneus :)

Na minha camper atual a relação é 13x46, com pneus 33''. Meu motor é aspirado(ainda) e não tive problemas com relação ao diferencial. Coloquei a caixa da band para eliminar adaptações entre o motor e a caixa e tmb pq a caixa original(240V) não tinha 5ª overdrive e nem redução :D

[ ]s,

Daniel Lima
03/05/2004, 14:36
caro amigo, qualquer diferencial da band que vc bote no seu carro, lhe dara uma tranquilidade imensa 8) . E sobre o freio a disco, procure os dois suportes da band com os discos e compre duas pinças de freio da s-10 com suas pastilhas. vc nunca mais terá problemas.
Grande abraço e espero ter ajudado.
Daniel Lima
(Elefante Branco :twisted: )

Valdir
03/05/2004, 15:06
E sobre o freio a disco, procure os dois suportes da band com os discos e compre duas pinças de freio da s-10 com suas pastilhas. vc nunca mais terá problemas.
Grande abraço e espero ter ajudado.
Daniel Lima
(Elefante Branco :twisted: )[/quote]

Daniel como comentei na pagina 3 deste item....
É mais interessante colocar todo freio (conforme descrito abaixo) original Toyota kit da Varga

Todos os discos originais ventilados;
Todas as pinças originais;
Todos os suportes das pinças originais;
Pastilhas de freio originais;
Guarda pó originais;
Parafusos;
Flexíveis;
Conexões.

abraço

Eduardo Chaves
11/07/2004, 19:57
Xará e ALL...

Ontem fizemos uma trilha por aqui, que para mim foi a Trilha do Saci... hehehe...

- Minha barra de direção entortou, tentamos desentortá-la por 3 vezes sem sucesso, tiramos um jeep da trilha que levou-a para soldar um reforço, aí resolveu. Estou pensando em confeccionar a barra com um tubo de parede mais grossa, o que acha ?

- Destalonei 3 pneus, até o final do mês, estarei adquirindo um jogo de rodas 8", para tentar resolver esta falha, pois hj, utilizo tala 10" e o pneu é 31", será esta a receita correta ?

- O diferencial dianteiro tb apresentou problema, ainda naum sei de que se trata, mas a flange da cruzeta, distanciou ~1cm do diferencial, tens idéia do que pode ser ?

- Ahhh... e o vidro da janela do motorista, saiu do trilho... hehehe...

Finalizando, saímos da trilha à 1:30 da matina...

[]'s somando as baixas...

Eduardo Chaves
11/07/2004, 20:07
EduVelo respondeu
Xara , deve ter soltado a porca do pinhão ...

Bom, menos mal, começarei por aí em relação ao diferencial, quem sabe dou sorte...

E o restante, o que acha das prováveis soluções...

[]'s de$$conversando da patroa... hehehe...

Eduardo Velo
11/07/2004, 20:28
Xará e ALL...
Ontem fizemos uma trilha por aqui, que para mim foi a Trilha do Saci... hehehe...
- Minha barra de direção entortou, tentamos desentortá-la por 3 vezes sem sucesso, tiramos um jeep da trilha que levou-a para soldar um reforço, aí resolveu. Estou pensando em confeccionar a barra com um tubo de parede mais grossa, o que acha ?
- Destalonei 3 pneus, até o final do mês, estarei adquirindo um jogo de rodas 8", para tentar resolver esta falha, pois hj, utilizo tala 10" e o pneu é 31", será esta a receita correta ? O diferencial dianteiro tb apresentou problema, ainda naum sei de que se trata, mas a flange da cruzeta, distanciou ~1cm do diferencial, tens idéia do que pode ser ?
- Ahhh... e o vidro da janela do motorista, saiu do trilho... hehehe...
Finalizando, saímos da trilha à 1:30 da matina...
[]'s somando as baixas...

Xara , tem tudo a ver esse seu relato , vc deve ter deixado os pneus bem bxs pra entrar na trilha , com dir. hid. vc não sente o grande esforço que faz deixando pneus assim , forçou e acabou até destalonando ...
Tala 10 é brabo mesmo , deixa banda exposta , destalona ... Cassio prestenção na conversa , hehehe ... Mas acho que se tivesem cheios não aconteceria nada , nem destalonava e nem torcia barra de dir. A não ser que a frente caisse numa vala e ficasse com a roda presa de um lado , isso faz torcer a barra tbm , pq não sente o esforço por causa da D. Hid.

Ah se reforçar a barra vai quebrar o cardan , se reforçar o cardan ae quem vai quebrar é a cx de dir. ...

[]s torcendo pela rapida recuperação do engesão ...

Eduardo Chaves
11/07/2004, 20:41
Xará,

De tudo, só não entendi o pq de se reforçar a barra iria dar problema no cardan...

E a propósito, vc sabe se a barra é de algum veículo de linha ?

Sobre as rodas, será que a tala 8" acabará com este problema ?

[]'s...

Eduardo Velo
12/07/2004, 00:26
Desculpa ae , mas não é cardan é cruzeta da barra de dir.
Tala 8 vai ajudar e muito ... Tala 10 só com pneus cheios pra não dar problema ...

[]s...

hugo.morais
12/07/2004, 08:56
Edu Chaves,

Uma vez aconteceu algo parecido com minha camper, os semi-eixos dianteiros não acoplavam na planetária, o problema era que o eixo tinha empenado juntamente com a barra de direção.

Depois de desempenar a barra é bom colocar o engesão no alinhamento e verificar se teve algum empeno no eixo, coisa comum por aqui nos dana 30. Se ele estiver ok é bom providenciar um reforço na estrutura, similar ao que é feito nos samurais com pneus maiores.

[ ]s,

Valdir
12/07/2004, 09:57
[quote="Eduardo Chaves"]Xará e ALL...

Ontem fizemos uma trilha por aqui, que para mim foi a Trilha do Saci... hehehe...

- Destalonei 3 pneus, até o final do mês, estarei adquirindo um jogo de rodas 8", para tentar resolver esta falha, pois hj, utilizo tala 10" e o pneu é 31", será esta a receita correta ?

Eduardo tudo normal afinal é uma trilha depois fala um pouco dela ...
Desde que montei o Engesa, coloquei camaras e nunca destalonei e nem mexo na pressão dos pneus
uso tala 8 e BF MUD 33
varios colegas destalonam coincidencia ou não estão sempre sem camaras !!!
sempre fazemos o buraco do camel, "subindo" e foi exatamente na subida que destalonou o Engesa de um colega e "foi um pau no cu" porque aquela posição é perigosa :- tivemos que travar o veiculo e com auxilio do hi-lift trocar com cuidado
abraço

Valdir
12/07/2004, 10:57
[quote="Eduardo Chaves"]Xará e ALL...

Ontem fizemos uma trilha por aqui, que para mim foi a Trilha do Saci... hehehe...

- Minha barra de direção entortou, tentamos desentortá-la por 3 vezes sem sucesso, tiramos um jeep da trilha que levou-a para soldar um reforço, aí resolveu. Estou pensando em confeccionar a barra com um tubo de parede mais grossa, o que acha ?

voce deu alguma pancada para entortar a barra ?
com um maçarico voce aquece a barra ai vira uma bolacha e desentorta até com as mãos !!

caj
12/07/2004, 11:11
caros amigos
então para o engesa o melhor eixo é de rural? ou é melhor por de f-75? tem outro eixo que fique bom?
grato

Eduardo Chaves
12/07/2004, 14:15
Xará,
Beleza, agora sim tem sentido, mas nos EUA eles reforçam essa barra com kits Heavy Duty e no kit não consta a cruzeta, e sim terminais mais reforçados tb...

Hugo,
Oxalá vc esteja enganado, se naum não sei qdo vou poder ga$$tar tudo isso...

Valdir,
Acredito a câmara não ser a solução ideal, vou tentar com tala 8" sem câmara para ver no que dá, se somar o jogo de rodas e 4 câmaras, acho que vai faltar pouco para as beadlocks...
Quanto à barra, não houve pancada, tanto é que ela entortou para cima, como o Xará disse no começo, pode ter sido o esforço sem noção da DH, pois foi no mesmo momento em que destalonou o pneu ao tentar sair do facão...

[]'s...

Valdir
13/07/2004, 08:21
[quote="Eduardo Chaves"]Xará e ALL...

Ontem fizemos uma trilha por aqui, que para mim foi a Trilha do Saci... hehehe...

-- Ahhh... e o vidro da janela do motorista, saiu do trilho... hehehe...

no meu o braço que segura o vidro saiu do trilho faz tempo ( tambem do lado do motorista)
o Giba (funcionario do Filoni) ja consertou uma vez e não adiantou
se voce ou algum colega souber de um lugar que tenha uma maquina diferente tanto faz (mecanica ou eletrica) me avise
to de saco cheio de levantar e abaixar o vidro com as duas mãos
abraço

Eduardo Velo
13/07/2004, 13:20
se voce ou algum colega souber de um lugar que tenha uma maquina diferente tanto faz (mecanica ou eletrica) me avise
to de saco cheio de levantar e abaixar o vidro com as duas mãos
abraço

Xara e Valdir , não é tão dificil abrir a tampa da porta , tirar e colocar rebites , a maq. deve ter solto o cabo ou saído o vidro da borracha é coisa simples de resolver ...

Xara , com camaras é muiiiiiito dificil destalonar , o que pode acontecer é rasgar a banda ou coisa do tipo ...

Não abaixo menos de 27# os BF 33 e ando com 32# , talvez por causa do peso , se deixar menos que 25 fica um balão ... Prefiro que derrape do que agarrar demais , coloco o guincho e tudo bem ...

[]s...

Eduardo Chaves
13/07/2004, 13:50
Valdir,

O vidro escapou do trilho que por sua vez soltou-se do suporte...

Foi só rebitar o trilho no suporte e pronto...

Tente usar grafite no trilho para facilitar o sobe e desce do vidro, minha "manivela" é do mercedes, antes quebrava direto, agora já faz um ano e tá lá perfeita, tb pudera, o vidro parece blindado... hehehe...

Xará,

Acho que vou comprar o jogo 8" mesmo, mas não vou gastar com câmaras não, vou mantê-lo um pouco mais cheio, a diferença para as beadlock vai pesar bastante no momento, infelizmente, mas quem sabe...

Ao balancear as rodas hj, notei uma folga na roda traseira, no sentido do eixo, o que pode ser ?

Ahhh... e parece que foi o rolamento do fiferencial dianteiro mesmo que foi pro espaço... Ainda não foi aberto, vc teria algum material de manutenção dos D30 e D44 ?

[]'s...

Eduardo Velo
13/07/2004, 14:20
Xará, Acho que vou comprar o jogo 8" mesmo, mas não vou gastar com câmaras não, vou mantê-lo um pouco mais cheio, a diferença para as beadlock vai pesar bastante no momento, infelizmente, mas quem sabe...
Ao balancear as rodas hj, notei uma folga na roda traseira, no sentido do eixo, o que pode ser ?
Ahhh... e parece que foi o rolamento do fiferencial dianteiro mesmo que foi pro espaço... Ainda não foi aberto, vc teria algum material de manutenção dos D30 e D44 ? []'s...

Não era pra ter folga no rolam. do eixo traseiro , o diant. tem que ter um pouco , pq é ajustado com porca e contra porca , o traseiro usa anéis pra deixar os rolamentos justos , talvez tenha desgaste , abre pra inspecionar é só soltar os parafusos do flange e liberar o cabo do freio de mão que o semi eixo sai ...
Na diant. peguei as ferramentas com um meca emprestado (qdo mexi no tras. do eng.) , mas pra trocar o rolamento do pinhão o que pega é o ajuste , leva num bom meca se vc não tiver como fazer , levei 8 hrs pra ajustar , comprei um kit de calços num auto peças e deixei na medida padrão da cabeça do pinhão ao apoio do prensa rolamento , o ajuste é feito trocando os calços externos ...
Qto mais o pneu tem agarre maior sera a probabilidade de problema no diferencial ... O ajuste tem que ser o melhor possível ...
Se montar meia boca vai estourar o rolamento de novo ...

[]s ... e boa sorte ...

Eduardo Chaves
13/07/2004, 14:48
Xará,

O anel a que vc se refere é aquele que tem que furá-lo para retirar e aquecê-lo para instalar ?
Se sim ou se não, onde tenho de verificar se há desgaste ?

Qual a medida padrão do ajuste do rolamento ? Qual o código do kit de calços ?
Vou "assuntar" com o mecânico se ele dá a devida atenção para estes detalhes, senão vou procurar um mais especializado para este serviço...

Sobre os retentores duplos, vc tem facilidade de encontrá-los em SP ? Por aqui já procurei e não existe...

[]'s...

Eduardo Velo
14/07/2004, 13:48
Xará, O anel a que vc se refere é aquele que tem que furá-lo para retirar e aquecê-lo para instalar ?
Se sim ou se não, onde tenho de verificar se há desgaste ?
Qual a medida padrão do ajuste do rolamento ? Qual o código do kit de calços ? Vou "assuntar" com o mecânico se ele dá a devida atenção para estes detalhes, senão vou procurar um mais especializado para este serviço...
Sobre os retentores duplos, vc tem facilidade de encontrá-los em SP ? Por aqui já procurei e não existe... []'s...

Por partes ...
O anel de encosto que vc se refere apóia no eixo , tem uns anéis que ficam entre esse anel e o rolamento , esses são de ajustes , verifique se estão desgastados ou se é o rolamento , não tem medida padrão de ajuste nesse caso , tem que ver na montagem se vai ficar muito preso ...
Os calços que comentei que comprei Kit são do ajuste do Pinhão , é só pedir por calços de ajuste de pinhão ...
Retentores duplos :

http://www.cbvseal.com.br/buscamarcas.php?marca=374&secao=2

ja tinha colocado uma das fotos no site ...
O Donatti 4x4 deve providenciar esse material por aí , eles tem muita coisa ...

[]s...

Eduardo Chaves
15/07/2004, 14:02
Valews Xará...

Eu desconhecia que a Sabó fabricava estes retentores de dupla vedação...

Acho que vou mexer só no início de Agosto, pois estarei de férias...

[]'s...

Eduardo Chaves
09/08/2004, 19:57
PessoALL e Xará...

Após um breve sumiço estou de volta...

Ao desmontar meu diferencial dianteiro tive uma boa e uma má notícia... hehehe...

A má é que não foi apenas o rolamento do pinhão, por causa deles, perdi a coroa e pinhão tb...

O difícil foi achar a 3,07 na minha região, paguei L$380 por ela... :((

Tb não achei os ditos retentores duplos, apenas o do cubo, que já é originalmente...

A boa notícia, é que meu diferencial dianteiro já é Dana 44...

[]'s...

NeRo
10/08/2004, 09:24
O anel a que vc se refere é aquele que tem que furá-lo para retirar e aquecê-lo para instalar ?
Se sim ou se não, onde tenho de verificar se há desgaste ?
Oi pessoar!

Eu só queria dar um pitaco aqui.
Edu Coyote, esse anel trava a que você citou não deve ser aquecido, deve ser instalado na prensa. É nesse anel que a coisa pega, o pessoal dá calor na peça e ainda bota uma gotinha de solda. É aí que tá o perigo do seu eixo sair fora! :shock:

[]s de eixos traseiros novos e montados corretamente :D

Eduardo Velo
10/08/2004, 16:59
... esse anel trava a que você citou não deve ser aquecido, deve ser instalado na prensa. É nesse anel que a coisa pega, o pessoal dá calor na peça e ainda bota uma gotinha de solda. É aí que tá o perigo do seu eixo sair fora! :shock: ...

Hehehe ... , é isso aí Nero , passando experiência pra galera , depois de ter que trocar so bichinhos por ir pra mão de maus mecas ta passando a bola , se soldar no eixo pode comprometer e torar bem na solda ...
Pra tirar esse anel tem que furar e depois usar talhadeira e colocar na prensa ...

[]s...

hugo.morais
20/12/2004, 12:28
Pessoal,

Ressucitando este tópico. Estou com uma oportunidade de comprar dois eixos de Band para instalar na minha camper. Como minha mecânica já é da band (Motor + caixa + redução) acho que ficaria com um conjunto forte e de fácil manutenção.

Já pesquisei aqui no fórum sobre eixos de bandxRural, e no final das contas cada um tem seus pontos positivos e negativos, o que me reforça a optar pelos eixos da Band, pois o o eixo traseiro é flutuante...

A minnha principal preocupação é executar o transplantes dos suportes dos eixos do engesa/camper para o eixo da Band. Conheço algumas oficinas e torneiros aquie em Recife-PE, mas sei que esse trampo é complicado e por isso preciso de uma ajuda sobre como deve ser realizado esse trabalho de retirada dos suportes das capas de eixo do engesa e como ressoldá-las na capa de eixo da band.

Quais detalhes eu tenho de ficar atento para que os ângulo das transmissões não se alterem? E a direção (caster) o que tenho de me preocupar para que não seja alterado sua geometria?

Preciso verificar se consigo alguém capacitado para realizar este serviço para mim, caso contrário teria de pesar tmb na decisão o custo para enviar esses eixos para SP ou RS para que o serviço seja realizado por lá.

Eduardo Velo
20/12/2004, 13:59
Liga para o Nivaldo da Jegteam e conversa com ele , é o cara que mais manja dessa adaptação :

Jeg Team Off Road
Rua Antonio de Lima, 409 - Santo André - SP - Cep. 09051-150
Tel.: (xx11) 4426-7357 - Celular (11) 9587-7509 c/ Nivaldo

[]s...

hugo.morais
20/12/2004, 14:59
Valeu Edu!

Vou ligar pro Nivaldo, o lance é ele querer me passar essas dicas, pois esse é o ganha pão dele ;) Mas mesmo assim vou tentar :D

Valdir
20/12/2004, 15:37
[quote="hugo.morais"]Pessoal,

Ressucitando este tópico. Estou com uma oportunidade de comprar dois eixos de Band para instalar na minha camper. Como minha mecânica já é da band (Motor + caixa + redução) acho que ficaria com um conjunto forte e de fácil manutenção.

Já pesquisei aqui no fórum sobre eixos de bandxRural, e no final das contas cada um tem seus pontos positivos e negativos, o que me reforça a optar pelos eixos da Band, pois o o eixo traseiro é flutuante...

A minnha principal preocupação é executar o transplantes dos suportes dos eixos do engesa/camper para o eixo da Band. Conheço algumas oficinas e torneiros aquie em Recife-PE, mas sei que esse trampo é complicado e por isso preciso de uma ajuda sobre como deve ser realizado esse trabalho de retirada dos suportes das capas de eixo do engesa e como ressoldá-las na capa de eixo da band.


Hugo seria interessante os eixos da Toyota Moderna
Essa preocupação quanto a colocação é valida, porem o Nivaldo colocou os eixos no meu Engesa e conhece o caminho das pedras, ele ja tem os gabaritos das peças.

haundrich
24/12/2004, 12:32
Interessante saber que o Marruá está vindo com eixos mais largos. Estou curioso para saber que eixos são estes. Os diferenciais são Dana.
Minha curiosidade se deve ao fato que o meu engesa EE12 está com eixos largos também, e rodas 6 furos.
Sabendo destes dados, será mais um ítem interessante de optar, além de já comentados eixos de toyota, F75, Troller....

Falouws, Feliz Natal
Flávio

Eduardo Velo
24/12/2004, 14:28
Os eixos , pelo que foi passado aqui , são Dana 44.3 não sei a relação e nem se é de algum carro conhecido , cheguei a conversar com o Eng. projetista e o fabricante , eles falaram que o eixo foi desenvolvido exclusivamente para o Marruá ...

[]s...

Eduardo Chaves
24/12/2004, 14:55
Xará,

A relação do Marruá é 4,09...

[]'s e Feliz Natal...

haundrich
24/12/2004, 15:14
Valeus turma

Faluows e Feliz Natal

Flávio

Eduardo Velo
24/12/2004, 16:11
Valeu a info Xara ...
A cx do diferencial é da Ranger 4x4 2001 então ...
As pontas dianteiras são muito parecidas com as da Cheroka , mas não sei se a Agrale desenvolveu junto com o Projetista , pode ser que as homocinéticas são as mesmas mas o comprim. do eixo e estrias não ...
Só mesmo encontrando com o pessoal do Marruá de novo pra tirar as dúvidas ...

[]s... torcendo muito para termos os brutos de volta ...

lostensos
02/01/2005, 10:46
Colegas, estou com um eixo dianteiro de Engesa Dana 30,
para adaptar numa camper 4x2, o motor é 6cc opala
e cambio 4 marchas q nao sei qual é o mesmo.

Quais as dicas e recomendações que vc´s me dao para essa
adaptação?

Obrigado

haundrich
05/01/2005, 07:26
Se vc puder trocar o eixo dianteiro Dana 30 por Dana 44, seria interessante, é mais robusto.

lostensos
05/01/2005, 11:10
Fabio, obrigado!!

Seria interessante Dana 44 com certeza, mas no meu caso, que não vou fazer trilhas com o carro, só mais passeios e acionar o 4x4 quando for necessário, creio que já está bom demais Dana 30, certo? :)

Será que o Dana 30 quebra tão facil assim???

Eu presumo que não seja tão frágil assim...

Se fosse, não sairia nos Engesas de Fábrica. ;)

Estou convencido que este eixo tá bom demais, pela minha aplicação,
mas o melhor que já está com todos os suportes ORIGINAIS.

Eu na verdade estava procurando um eixo de F-75, Dana 44 para
fazer toda essa adaptação, mas diante do trabalho que estava
tendo para achar um eixo bom, eu desisti, pois um colega
me ofereceu um eixo Dana 30 com semi-eixo, caixa satelite, porém
só faltando a roda livre e a relação por um valor menor que os
F75 capenga e CAROS que achei (fora os suportes tudo joinha).

Desculpe escrever muito, mas tava inspirado... rs :)

Agora quanto a dicas sobre a instalação desse Dana 30, serão
bem vindas, como, rolamentos, relações, adaptações, reforços, etc.

Obrigado!
Pablo

haundrich
05/01/2005, 14:41
Pablo

Dana 30, sendo bem administrado , não quebra tão fácil.
É que o pessoal que costuma fazer trilha pesada prefere o Dana 44, ainda mais se tiver motorização alterada, motor mais forte e tal..
E como vc está adaptando o eixo dianteiro de sua camper.....Daeh minha sugestão.

billj
05/01/2005, 15:56
Valeu a info Xara ...
A cx do diferencial é da Ranger 4x4 2001 então ...
As pontas dianteiras são muito parecidas com as da Cheroka , mas não sei se a Agrale desenvolveu junto com o Projetista , pode ser que as homocinéticas são as mesmas mas o comprim. do eixo e estrias não ...
Só mesmo encontrando com o pessoal do Marruá de novo pra tirar as dúvidas ...

[]s... torcendo muito para termos os brutos de volta ...


A bola do eixo dianteiro do Marruá fica de qual lado?? Todos desse cometários me leva a crer que os eixo são iguaizinhos aos do Trolha........

- mais largos que o Engesa
- Dana 44/3
- relação 4,09
- bichacinéticas nas pontas


Abraços,

Eduardo Velo
05/01/2005, 16:20
Bill , a bola é deslocada para o lado do carona , igual ao Engesa , só que o semi-eixo curto (lado Carona) é mais curto que o Engesa .

[]s...

billj
05/01/2005, 16:31
Será que é simplesmente uma inversão do eixo do Trolha então?!? O lado curto deste eixo é também mais curto que o Engesa..........

Estou interessado em saber porque pode ser uma outra opção de peças para meus eixos. Não que sejam baratos, qualquer coisa do Marruá deveria ser uma facada igual ao Trolha. Mesmo assim, seria uma outra possibilidade......

Abraços,

haundrich
05/01/2005, 16:34
Caro Bill

De acordo com a revista 4x4&cia, descrevem eixo traseiro Dana e eixo dianteiro Dana-Agrale.
Pelo pouco que dá para ver nas fotos, a bolota continua no lado direito. Muito provavelmente continua o mesmo projeto da caixa de transferência.

Julio Militão
12/08/2007, 17:46
Nestes últimos 20 meses será que surgiram mais alternativas ou idéias para o eixo dianteiro do Engesa?

Kim
12/08/2007, 23:19
Caro amigo!

As melhores soluções ainda são:

F75;
Toyota (ai o dianteiro e trazeiro);
Troller, trocando o lado da bola (uia!).

Abraços.

Kim.

Marcos Petri
13/08/2007, 09:54
Prezados colegas,

Se eu fosse vcs, eu esperaria um pouquinho mais. É que vou dar a vcs um FURO DE REPORTAGEM !!!!

Semana passada eu estava conversando com o Igor, da ROTA 4x4 sobre eixo dianteiro e ele me disse que já está quase lançando um DANA 44 dianteiro, que será comprado na base de troca com o nosso DANA 30.

A idéia é que ele "fechou" com uma metalúrgica e esta fará a conversão, ou seja, trocará a bola do 30 para o 44.

Se alguém quiser maiores detalhes, é só ligar lá na ROTA. Eu não falo pela ROTA e nem sei se tenho autorização para divulgar isto.

É que se eu fosse gastar uma fortuna colocando um eixo da TOYOTA e se houvesse esta possibilidade, eu gostaria que algum amigo me avisasse.

Portanto, tá dado o meu conselho. Eu não sei quanto custará este UPGRADE e nem sei do resultado. Só que vale a pena esperar mais um pouquinho.

E se algum entendido de eixo quiser ligar para o Igor e depois escrever aqui os detalhes, todos nós agradeceríamos.

Petri
ENGESA FI "mula"

hugo.morais
14/08/2007, 11:27
Petri,

Claro que tudo vai depender do custo que a rota irá cobrar por esse upgrade. O problema que eu vejo nesse lance da rota é que vc vai acabar ficando na mão deles quando precisar de manutenção.

O problema do eixo dianteiro do engesa/camper, no meu ponto de vista não chega nem a ser o diferencial e sim os semi-eixos. Quem faz trilha pode reforçar a carcaça do eixo para que não empene, mas os semi-eixos são fracos. Se a rota for fazer um eixo híbrido, trocando só o miolo do diferencial por um Dana 44 o problema do semi-eixos continuarão.

Acho a idéia da Rota boa, inclusive para quem não tem um mecânico com conhecimento para fazer essa alteração, mas quem partir para essa solução tem que ter consciência que vai depender da Rota qdo precisar de peça de reposição.

[ ]s,

Hugo Morais

Marcos Petri
14/08/2007, 14:06
Prezado colega,

Por que vc não liga para a Rota e faz este questionamento ? Isto que vc levantou é importe e talvez a Rota altere este item também.

Quanto à ficar na mão deles, discordo. Peças para o DANA 44 vc acha em vários lugares.

De qualquer maneira, enquanto não soubermos exatamente e a que preço a ROTA lançará este novo produto, não vale a pena gastar dinheiro já.

Por uma questão de lógica, não entendo que alguém poderia lançar um produto novo mais caro que os similares já existentes no mercado.

Petri

Kim
17/08/2007, 22:21
Bem, é o seguinte.

Eu liguei e conversei com o Igor, que sempre é muito atencioso.

Estou com um eixo da F75 para colocar em meu Engesa, mais não gostaria de me desfazer do munhão aberto, principalmente pela quantia de rolamento de munhão (3).

Após longa conversa com o mesmo, este me explicou que será transplantada a bola D44, para o eixo D30, pois os tubos do Engesa tem a parede mais expessa do que da F75, portanto com maior resistência.

O serviço que fará, será de proporcionar a pronta entrega o serviço pronto, à base de troca.

Está faltando, segundo ele, somente terminar o gabarito dos semi-eixos.

Já tem fila!!!!:putz:

Abraços.

Kim.

Marcos Petri
19/08/2007, 17:25
Prezado Kim,


Pelo que entendi o Igor mudaria também os semi-eixos ? Resolver-se-ia então a questão levantada pelo Hugo Morais dias atrás ?

E vc perguntou o preço? Eu já havia peguntado antes, mas o Igor não quis adiantar nada.


O engraçado é que liguei para o Igor porque pretendo, um dia, colocar o bloqueio da Kaiser que tem para o DANA 44 mas não tem e, pelo jeito, nem terá para o DANA 30. Daí o motivo da minha conversa com ele.

Grande abraço

Petri
F I "mula"

Julio Militão
13/11/2007, 22:22
Para ressucitar o tópico:
Alguem sabe dizer se o eixo da D20 4x4 é o Dana 44? E a caixa de transferência serviria também?
Abraços a todos.

Kim
13/11/2007, 23:36
Julio!!

As D20s saem quase sempre com eixos braseixos.

Para saber, olhe a tampa do diferencial, se houver uma espécie de calha, é braseixo, se for lisa, é Dana.

A foto é dum braseixo!!

Se o cãmbio for o Clack 240V, é só colocar (mais ou menos).

Abraços.

Kim.

LauroZAP
02/12/2008, 10:29
Fiz medição da geometria da direção e comparando com as especificações do manual que baixei aqui no forum o único item fora foi a cambagem.
Estou com 1 grau de cambagem do lado direito e 3,5 do lado esquerdo. Maior medida em cima.
Unica sugestao que recebi ate agora, fora do forum, foi usar o ciborg, que nao conheço.
Do jeito que está o pneu dianteiro canta quando faço curva a direita no asfalto, como dobrar uma esquina devagar, e esta desgastando mais do lado externo.
Como fazer um acerto de cambagem no engesa ?

fpandur
02/12/2008, 15:56
LauroZAP, pelo seu relato, o eixo está com cambagem positiva em excesso no lado direito. Assim a roda fica mais inclinada que o padrão (encima mais aberto) e vai comer mesmo o lado externo do pneu. Segundo a especificação, a cambagem do eixo original é entre 1 a 2º positivos. O seu está em 3,5º. Para fazer esse ajuste, eu só conheço pelo método hidráulico, ou seja, travar o eixo com corrente e ir no macaco hidráulico acertando (é o tal do Cyborg que você comentou). Tem que ser em locais de "alinhamento técnico" ou que fazem alinhamento de eixos/chassis de caminhões. O eixo da minha Camper 4x4 estava com cambagem negativa (rodas para fora na parte debaixo). Levei em uma oficina de alinhamento de caminhões e acertaram para mim na hora. O eixo parece de papel com a força do hidráulico puxando ele ... o operador tem que ser bom e experiente, senão pode detonar mais ainda ...
Quando é do lado esquerdo fica bem mais fácil, pois a tubeira é grande. Aliás, justamente por isso que normalmente é esse lado que sofre mais os empenos. Do lado direito a tubeira é muito menor e com os suportes soldados fica mais difícil de empenar.

Já ouvi dizer que dá para fazer pequenos ajustes de cambagem colocando calços inclinados no pino-mestre inferior do munhão. Eu nunca fiz isso e pelo que entendi, é só para pequenos ajustes, não sei se no seu caso daria para compensar essa diferença com este método.

guilhermeabreu
02/12/2008, 16:29
LAUROZAP

Tb estou sofrendo com a diribilidade do meu ENGESA , levei anos , exatos 3anos e meio achando que não tinha mais jeito , o meu , a direção não voltava sozinha qdo fazia uma curva , estava pensando até em vender o ENGESA , mas todas as vezes que ía alinhar que SÓ PODE FAZER A CONVERGENCIA normalmente , mandava o cara colocar +4mm na CONVERGENCIA , e não resolvia , ATÉ QUE UM DIA EU JÁ P DA VIDA , coloquei o carro na máquina e vi e perguntei como estava o alinhamento , ELE O FDP ME DISSE QUE STAVA ZERADO , OU SEJA NO ZERO , puts , fiquei MUITÍSSIMO " P " , pq o BANDIDO ha 3 anos vinha alinhando no zero , MANDEI ELE COLOCAR EM 4 MM POSITVIVO , ele me disse que ficaria ruim , EU MANDEI ELE COLOCAR EM 4 MM PQ GOSTO DE COISAS RUINS .

PRONTO , RESOLVIDO , saí de lá com a direção normal , e SOFRI POR 3 ANOS com o fdp do alinhador que ACHA QUE CONHECE ALINHAMENTO .

Mas agora , novamente o problema voltou , simplesmente pq fiz revisão em toda a frente e acabei com várias pequenas folgas , e ficou apenas uma pequenina folga na bucha da PANHARD , amanhã deixarei com o ROGÉRIO NUNES para corrigir esta pequena folga para por fim fazer a convergencia de novo .

Vc acredita que depois deste chabu todo , assim que saí do ROGÉRIO qdo corrigiu a frente e EU , EXATAMENTE EU , levei o ENGESA de novo para aquele mesmo fdp ? e que o ENGESA ficou uma merda de novo , daí levei em outro alinhador a CONVERGENCIA estava em - 2 mm , o que teria que ser + 4mm , EU MEREÇO ÍSTO , RECONHEÇO QUE SOU UM TREMENDO DE UM " IDIOTA " .

MAS A CAMBAGEM , SÓ TEM ESTA FORMA DE CORRIGIR , COMO O FPANDUR RELATOU E VC TB , SÓ COM O MACACO HIDRÁULICO = CIBORG . Aqui em Campos tem uma oficina especializada em ALINHAMENTO TÉCNICO DE CHASSI/SUSPENSÃO , aí em BH deve ter várias , é só vc consultar ou pegar referencia com seu mecanico de confiança .

Desculpe por ter alongado tanto .

ABRAÇÃO .

Leonardo Raffi
08/09/2011, 18:04
Pessal ...não sei dizer qual diferencial eu tenho...jurava até então que éra dana 30...com relações do opala 6... mas abri agora um diferencial de opala e nada haver o meu é bem maior ..ou sera q opala 6 é diferente?? creio q não...
a minha caixa satelite gastou a parte onde fica o rolamento...para não ter q fazer uma luva...nao sei se daria... eu preciso achar outra...então de que carro é estas caixas satelite das camper.... ela é original a diesel... e a de tras penso q seja dana 46 com relação da f1000 4x4 agora ja nem sei mas...

Kim
08/09/2011, 18:37
Opa!!

Manda umas fotos!!!

De preferência, uma de frente, focando onde vai a junta da tampa, e outra da tampa do diferencial.

Os opalas 4 e 6 e os engesas originais, são iguais, D30.

Abraços.

Kim.

Leonardo Raffi
09/09/2011, 19:00
kim o Elmer matou a charada..... é realmente do opala 6 caneco... o pouca pratica aqui sabia q éra dana e abri diferencial brasieixo...e como é pequeno este brasieixo comparado com o dana...abraços e obrigado