PDA

Ver Versão Completa : Relação de Diferencial IDEAL



Ricardo_Boiadeiro
05/07/2013, 16:42
Gostaria de pedir ajuda aos universitários do Off-Road kkk

Estou preparando meu samurai 91 metal para fazer expedições off-road.

Descrição da aviatura:
Motor Ap 1.8
Cambio de chevette 5 marchas
Diferenciais originais
Pneus 235/70/15

Minha dúvida é QUAL A RELAÇÃO QUE COLOCO NOS DIFERENCIAIS PARA TER UMA VELOCIDADE MAIOR NO ASFALTO?

Acabei de quebrar o cambio dele, e depois de pesquisar bastante aqui pelo fórum decidi colocar o do chevette novamente. Mais sempre tive a impressão de sobrar motor, conversando com alguns mecânicos me falaram que o motor ap 1.8 tem alta rotação e o cambio do chevette trabalha em rotação baixa, é verdade isso???

O que seria mais viável, $$$, colocar pneus maiores tipo o 31", ou trocar a relação dos diferenciais, porque dai teria que trocar do traseiro e tb do dianteiro???


Se puderem me ajudar vou ficar muito agradecido!!!!!


Abraço a todos e muito off-road

WOT
09/07/2013, 11:36
Ricardo,

Não tem nenhuma relação mais longa que a sua (3,727:1) para fazer a troca nestes eixos.
As relações semelhantes que vc poderia usar seriam a do samurai helicoidal (3,909:1), Vitara automático (4,625:1) ou Vitara mecânico (5,125:1), mas nenhuma delas vai te dar maior velocidade, só vão reduzi-la.

Colocando os pneus 31" vc vai alongar a relação em cerca de 11%. Se o motor está sobrando, vai fundo.

Em relação ao câmbio, se vc colocar de volta o original do Samurai ele tb irá alongar um pouco a relação (na maioria das marchas). Em 5ª marcha por exemplo, o câmbio do Samurai é 5% mais longo que o do chevette 1.6 e 12% em relação ao Chevette 1.0. Qual deles vc está usando?

Abraço.

Ricardo_Boiadeiro
10/07/2013, 19:15
Estou usando o do chevette 1.6, mas será que o cambio do samurai ira encaixar no motor ap com flange para o chevette?

WOT
11/07/2013, 10:45
Teria que confirmar com o fabricante, mas acredito que terá que comprar flange nova. A atual não deve servir pro câmbio Suzuki.
Quanto à diferença, veja a comparação do câmbio Suzuki em relação ao do Chevette 1.6:
1ª marcha - 2,5% mais longa
2ª marcha - 9,7% mais longa
3ª marcha - 3,3% mais curta
4ª marcha - igual
5ª marcha - 5,4% mais longa

Veja se o custo/benefício vale à pena pra você e boa sorte.

mairo
11/07/2013, 11:22
1º motor ap e cambio do samurai não da certo sem uma flange específica!

2º segundo comentarios o cambio do samurai nao aguenta motor ap

3º nunca vi nenhuma relação para o samurai a não ser a original, se existir, deve ser mais curta, o qual 99,99% dos propriétarios querem colocar!

4º a opção mais barata, mais viável, mais tudo e única pra vc é aumentar os pneus!

espero ter ajudado!

Ricardo_Boiadeiro
12/07/2013, 00:01
valeu mairo, acho que vou partir para a mudança dos pneus mesmo.

Creio que até os 31 o eixo original aguenta tranquilo.