PDA

Ver Versão Completa : Problema de aquecimento no 2.8 ninguém acha o problema

marcelo Marques28
04/07/2013, 21:35
Boa noite amigos,

Preciso de uma luz, ajuda, reza ou qualquer outra coisa.

Vamos la, vendi meu troller 2004 2.8 a 1 mes atras e durante esse 1 mes o novo dono que mora a 500 km aqui de SP, ja me ligou varias vezes dizendo que o carro nao sai da oficina, pois bem, esse troller esta com uns 88 mil originais, eu andava com ele todos os dias ( uns 12 KM ) fazia viagens e trilhas , esse carro NUNCA passou da metade no relogio da temperatura, para nao falar que nunca passou, apenas uma vez subindo a imigrantes com 5 pessoas, ar ligado e pisando forte ele passou da metade mas assim que aliviei o pé ele voltou ao normal e nas viagens e andando aqui dentro ele so chegava na metade com ar ligado e mesmo assim tinha que andar muito e com pé embaixo, sempre fiz revisoes em oficina especializada e sempre trocava antes que comecar a fazer barulho, ou seja, nao meço esforcos para deixa-lo em ordem, bom esse foi o relato do meu dia a dia com o carro, agora com o novo proprietario é diferente , ele falo que se pegar rodovia e comecar a pisar por volta dos 130 km e ficar nessa velocidade ou apertar mais o pé ele chega no vermelho , ai ele alivia e a temperatura volta a metade, andando ate uns 110km ele nao esquenta e dentro da cidade tb nao, nao passa da metade, bom segundo ele , ja trocou :

Bomba d agua
Valvula termostatica
Varetou o radiador e intercooler
trocou mangueiras
Revisou bicos
Bomba injetora
Fechou a bomba
Verificou o relogio do painel
Reservatorio e tampa

E nada adiantou, continuava com o mesmo comportamento, dai o que faltava era o cabecote, falei pra ele que nunca tinha mexido no cabecote entao comecei achar que o antigo proprietario tinha feito alguma cagada , mas esse troller ficou comigo durante 2 anos e nada aconteceu e nunca troquei nada acima do que ele trocou apenas a helice junto com a viscosa por que fazia barulho, bom ele foi e tirou o cabecote e surpresa..... nada encontrou o cabeçote estava zerado inclusive a junta, dai falei pra ele travar a helice apenas para ver o comportamento, nada adiantou continuou com a temperatura na metade, ( DETALHE , EM NENHUM MOMENTO ELE FALOU QUE O CARRO FERVEU E NEM A AGUA DO RESERVATORIO BORBULHAVA ) ele comentou que quando esquenta na rodovia ele para o carro e com um medidor de temperatura digital ele aponta para o motor e marca uns 110 graus , bom nao sei se isso é valido mas td bem.

Agora o mesmo cara que varetou o radiador falou que podia ser aquelas partes de plastico do radiador que poderia nao estar dando passagem de agua, bom ele ia fazer isso hoje , trocar por um outro radiador e fazer o teste mas nao sei o que deu.

Bom amigos, peço ajuda de todos pois nem eu sei mais o que falar para ele, pois comigo nunca aconteceu isso e como eu disse andava com o carro todos os dias e ele sempre andava perto do meio na temperatura o no meio com ar ligado mas isso se andar um pouco mais forte e eu nao andava como uma velha esticava marcha e subia a brigadeiro luis antonio sentando o dedo e repito nunca, mas nunca aconteceu nada

Abs

Frederico Mendes
04/07/2013, 21:56
Com toda este mexida, as hélices estão girando do lado certo?
Ja vi um problema parecido, porem era em um 3.0, com uma montagem errada.

marcelo Marques28
04/07/2013, 21:59
Bom comigo elas sempre giraram sentido horario , eu ja pergunto se nao é normal essa temperatura nos 2.8 como sempre andei no meu nao tinha referencia , ficar no meio ou abaixo quando anda de boa e se apertar ele passa da metade ?

Frederico Mendes
04/07/2013, 22:06
Bom comigo elas sempre giraram sentido horario , eu ja pergunto se nao é normal essa temperatura nos 2.8 como sempre andei no meu nao tinha referencia , ficar no meio ou abaixo quando anda de boa e se apertar ele passa da metade ?
Marcelo, a minha viatura (2.8 2004), raramente sobe da metade no medidor. Sempre do meio para baixo.
Penso que deva olhar se estão montadas corretamente as hélices, afinal, como voce disse, o carro ja foi praticamente todo desmontando na parte de refrigeração.
Pode ser uma ligação invertida, ou montagem errada (a do 3.0 que comentei, foi montada errada e estava jogando para dentro do motor o calor).

Elison
04/07/2013, 22:15
Marcelo, boa noite

Válvulas presas,
Filtro de ar sujo e
Escapamento entupido.

Esses itens tbém, podem provocar aquecimento.

Leandro-SC
05/07/2013, 09:06
Marcelo

Meu carro é igual ao do Frederico, é dificil o ponteiro chegar no meio, fui de blumenau a floripa uns 120 km pé embaixo, pressao da turbina 1,3 1,4 direto e nao passa da metade, posso ficar parado fazendo zerinho de segunda mantendo 3.500 giros que nao passa da metade. Quando peguei o carro a hélice era travada, ai mesmo que o ponteiro nem descolava, dei uma geral na eletrica pra ver se era o ponteiro que nao funcionava direito, e o mecanico na autorizada MWM me disse que esse radiador é superdimencionado para o troller.

tbm acho que possa ser o filtro de ar, muito diesel pouco ar, intercooler rachado ou as mangueiras mais ai ia perder muito rendimento. Estranho esse seu problema.

Spike
05/07/2013, 09:10
Marcelo,
Deve estar com problema no sensor de temperatura, como é elétrico não dá para confiar muito.
Sabemos que o medidor de temperatura mecânico tem mais precisão e probabilidade quase zero em alterações no mostrador.
Uma pergunta, por acaso não foi trocado esse sensor? Pode ser que trocaram e colocaram um sensor não compatível com o painel.
Outro detalhe, os cabos de aterramento estão bem fixados? Pede para ele verificar todos e com mais detalhe o aterramento no motor de arranque, isso pode influenciar também.
Sugiro também fazer a medição com um instrumento externo de medir temperatura, medidor a laser ou com termopar na mesma posição do sensor, assim você terá uma ideia para saber se o problema é no sensor ou não.

Eu tenho um medidor de temperatura adicional da AUTOMETER com sensor elétrico, os dois sensores ficam próximos lá no motor, tem momentos que o medidor original marca 80ºC e o da AUTOMETER está em 70º é muita diferença em um pequena distância entre os sensores. Medi com esses instrumentos(laser e termopar) como citei durante um final de semana pegando estrada e o resultado foi que o da AUTOMETER está com mais precisão que o original.

Então acabei nem esquentando mais a cabeça e passei a confiar mais no da AUTOMETER.

Espero não ter confundido mais você, mas custa nada verificar.

Abrs

marcelo Marques28
05/07/2013, 09:44
Respondendo as perguntas

bom eu entreguei o carro todo revisado e com todos os filtros novos e o escapamento ė novo pois quando comprei o carro o cano era direto ai coloquei o abafador.

sobre a helice acho dificil pois andei com esse carro Durante 2 anos e como eu disse era dificil chegar na metAde a temperatura e quando chegava era com Ar e forçando.

sobre o comportamento do carro, sempre andou muito bem inclusive dei um grau na bomba e mesmo andando pra cacete nao esquentava, esse carro nunca falhou ou ficou fraco

respondendo sobre o sensor de temperatura, else disse que trocou e que quando o carro esquenta ele usa um medidor de temperatura e apontA para o bloco e para o cabecote e segundo ele no bloco bate uns 120 graus e no cabecote passa dos 200, nao entendo muito mas acho que isso nao e valido e desde o primeiro dia que ele me ligou eu falei que sempre desconfiei do painel mas ate ai ele falou que ja tinha revisado, o problema que o cara esta longe em ribeirao preto senao me engano ou Mais pra frente , ele disse que comprou todas as peças em um distribuidor mwm na regiao pode ser que esse carro esteja com sensor de temperatura ou o painel desrregulado ? Porque de tudo que ele fez nao alterou em nada a temperatura ou seja se for painel ou sensor errado depois de trocar tudo ele permaneceria medindo da Mesma forma?

Eduardo Velo
05/07/2013, 10:01
Marcelo , vc tb andava a 130 km/h ?? mantendo essa velocidade ??
Manter o motor em giro alto por muito tempo tb aquece , e se tiver com pneus maiores que os originais piora um pouco a situação .
Usar óleo de motor fora de especificação do fabricante tb pode causar aquecimento ...
Se fosse eu usando esse Troller resolveria o problema andando entre 110 e 120 km/h ... rsrs

abs ... Edu

marcelo Marques28
05/07/2013, 11:00
Marcelo , vc tb andava a 130 km/h ?? mantendo essa velocidade ??
Manter o motor em giro alto por muito tempo tb aquece , e se tiver com pneus maiores que os originais piora um pouco a situação .
Usar óleo de motor fora de especificação do fabricante tb pode causar aquecimento ...
Se fosse eu usando esse Troller resolveria o problema andando entre 110 e 120 km/h ... rsrs

abs ... Edu

Olha Eduardo, eu ja andei nessa velocidade mas nao me sentia confortável não, pq sabia que se precisasse parar nao ia dar certo rsr e tambem confesso que tive vontade de falar a mesma coisa para quem comprou, pra que andar nessa velocidade e segurar pé embaixo rsr, eu fazia viagens de 300 km e ai sempre a 100 ou 110km, esses carros nao sao para ficar com pé embaixo, nao que o motor nao aguenta mas se torna perigoso e sim ele esta com pneu 33 e sobre o oleo sempre usei o especificado

Abs

GabrielCelant
05/07/2013, 11:18
já vi isso mas era na bomba d água, estava girando em falso.

Spike
05/07/2013, 11:23
Respondendo as perguntas

bom eu entreguei o carro todo revisado e com todos os filtros novos e o escapamento ė novo pois quando comprei o carro o cano era direto ai coloquei o abafador.

sobre a helice acho dificil pois andei com esse carro Durante 2 anos e como eu disse era dificil chegar na metAde a temperatura e quando chegava era com Ar e forçando.

sobre o comportamento do carro, sempre andou muito bem inclusive dei um grau na bomba e mesmo andando pra cacete nao esquentava, esse carro nunca falhou ou ficou fraco

respondendo sobre o sensor de temperatura, else disse que trocou e que quando o carro esquenta ele usa um medidor de temperatura e apontA para o bloco e para o cabecote e segundo ele no bloco bate uns 120 graus e no cabecote passa dos 200, nao entendo muito mas acho que isso nao e valido e desde o primeiro dia que ele me ligou eu falei que sempre desconfiei do painel mas ate ai ele falou que ja tinha revisado, o problema que o cara esta longe em ribeirao preto senao me engano ou Mais pra frente , ele disse que comprou todas as peças em um distribuidor mwm na regiao pode ser que esse carro esteja com sensor de temperatura ou o painel desrregulado ? Porque de tudo que ele fez nao alterou em nada a temperatura ou seja se for painel ou sensor errado depois de trocar tudo ele permaneceria medindo da Mesma forma?

Para tirar esse dúvida, pede para medir a temperatura com um medidor te temperatura a laser ou termopar no mesmo locais aonde estão montado os sensores.

Meu Troller 2004 estava com problemas no sensor, mandei trocar e a temperatura depois de um tempo ficava marcando 90ºC (normal para um carro movida à gasolina) falei para o cara que ele fez merda e provei para ele que essa temperatura não era a real, ai ele deixou escapar que tinha testado vários sensores e nisso escolheu esse que deu problema, foi ai que ele colocou o sensor similar da MWM (pelo menos eu espero), feito isso a temperatura ficou igual antes sempre marcando 70ºC ~ 80ºC.

Abrs

Fabio_Roberto
05/07/2013, 11:42
Marcelo

O motor 2.8 possui um trocador de calor na lateral que deve ser limpo.

Se o trocador estivem entupido ou obstruído o óleo é desviado por um by-pass quando atinge a pressão de 4,5 bar, assim passa direto e a troca térmica não acontece.

Com isso o óleo não é resfriado adequadamente.
420456420457420458

Acho que isso resolve o problema.

Por isso que a mesma atenção que se dá ao óleo de motor deve-se dar a água.

AAKRIECK
05/07/2013, 12:57
Marcelo vou contar uma hitória rápida, ano passado em julho eu e meu jeep clube fizemos uma expedição a Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina, quando estavamos subindo a serra eu estava em uma Troller 2.8 2005 e a mesma começou a esquentar e tinhamos que parar e deixar o motor trabalhar para baixar a temperatura. Sofremos cada vez que andavamos rápido ou sobiamos serras. Quando voltamos o mecanico encontrou o defeito que era simplismente sujeira entre o radiador do ar condicionado, intercooler e o radiador normal do Troller, como é um carro que faz trilhas acaba entrando barro no meio dos radiadores e é um lugar difícil de limpar, portanto acaba deixando passar meno ar fazendo com que a o rediador seja menos eficiente. Espero ter ajuda pois é bem simples de verificar e arrumar.

marcelo Marques28
05/07/2013, 14:21
Marcelo vou contar uma hitória rápida, ano passado em julho eu e meu jeep clube fizemos uma expedição a Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina, quando estavamos subindo a serra eu estava em uma Troller 2.8 2005 e a mesma começou a esquentar e tinhamos que parar e deixar o motor trabalhar para baixar a temperatura. Sofremos cada vez que andavamos rápido ou sobiamos serras. Quando voltamos o mecanico encontrou o defeito que era simplismente sujeira entre o radiador do ar condicionado, intercooler e o radiador normal do Troller, como é um carro que faz trilhas acaba entrando barro no meio dos radiadores e é um lugar difícil de limpar, portanto acaba deixando passar meno ar fazendo com que a o rediador seja menos eficiente. Espero ter ajuda pois é bem simples de verificar e arrumar.

Amigos , caso encerrado o cara acabou de ligar que o problema era com o radiador mesmo, o cara que ele levou para varetar, falou que é difícil mas pode acontecer daquelas tampas pretas que ficam em cima e na parte de baixo estar com alguma problema e nao deixar a agua circular come deve, ai ele colocou um outro radiador e acabou o problema, depois que ele trocou o carro inteiro o problema voltou para o primeiro item que ele mexeu, bom menos mal , isso ja estava me deixando louco , pois sempre cuidei desse carro ate mais que devia e ainda revisei antes de entregar e ai acontece uma dessa, mas pelo menos resolveu.

Agora eu tenho outros problemas com a minha grand cherokee V8 2004 que comprei apos o troller, pisar menos para nao gastar rsrs

Abs e obrigado a todos pelas dicas.

Spike
05/07/2013, 15:30
Amigos , caso encerrado o cara acabou de ligar que o problema era com o radiador mesmo, o cara que ele levou para varetar, falou que é difícil mas pode acontecer daquelas tampas pretas que ficam em cima e na parte de baixo estar com alguma problema e nao deixar a agua circular come deve, ai ele colocou um outro radiador e acabou o problema, depois que ele trocou o carro inteiro o problema voltou para o primeiro item que ele mexeu, bom menos mal , isso ja estava me deixando louco , pois sempre cuidei desse carro ate mais que devia e ainda revisei antes de entregar e ai acontece uma dessa, mas pelo menos resolveu.

Agora eu tenho outros problemas com a minha grand cherokee V8 2004 que comprei apos o troller, pisar menos para nao gastar rsrs

Abs e obrigado a todos pelas dicas.

Valeu pelo Feedback!!!!
Abrs

Frederico Mendes
05/07/2013, 21:23
Marcelo, o seu tópico, no final ficou muito bom para consultas futuras da turma daqui do 4x4brasil.
Como disse o Spike, "Valeu pelo Feedback!"

marcelo Marques28
05/07/2013, 21:37
Opa,

mesmo nao tendo mais o Troller mas o que puder ajudar estamos ai e sinceramente foi o melhor carro que ja tive so fui para um v8 por sonho e uma oportunidade única mas vou voltar com certeza para o Troller

abs

Evandro_82
09/07/2013, 14:53
Saudações! Algum reparador de radiadores mensionou a possibilidade de adaptação das caixas dos radiadores, isso consiste em obter colmeias maiores melhorando assim a passagem de ar e contribuindo para uma melhor troca de calor no motor. Obs: não confio totalmente no medidor de temperatura analógica, estou estudando uma maneira de adaptar outro medidor.

ORIONE
11/07/2013, 01:31
Apesar de ja estar resolvido...
Segue um link c/ várias dicas para aquecimento e outros:

Motores MWM dicas de manutenção módulo 1 parte 1 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=TeXglGFjpdM)

[]´s