Ver Versão Completa : Problema de aquecimento no 2.8 ninguém acha o problema
marcelo Marques28
04/07/2013, 21:35
Boa noite amigos,
Preciso de uma luz, ajuda, reza ou qualquer outra coisa.
Vamos la, vendi meu troller 2004 2.8 a 1 mes atras e durante esse 1 mes o novo dono que mora a 500 km aqui de SP, ja me ligou varias vezes dizendo que o carro nao sai da oficina, pois bem, esse troller esta com uns 88 mil originais, eu andava com ele todos os dias ( uns 12 KM ) fazia viagens e trilhas , esse carro NUNCA passou da metade no relogio da temperatura, para nao falar que nunca passou, apenas uma vez subindo a imigrantes com 5 pessoas, ar ligado e pisando forte ele passou da metade mas assim que aliviei o pé ele voltou ao normal e nas viagens e andando aqui dentro ele so chegava na metade com ar ligado e mesmo assim tinha que andar muito e com pé embaixo, sempre fiz revisoes em oficina especializada e sempre trocava antes que comecar a fazer barulho, ou seja, nao meço esforcos para deixa-lo em ordem, bom esse foi o relato do meu dia a dia com o carro, agora com o novo proprietario é diferente , ele falo que se pegar rodovia e comecar a pisar por volta dos 130 km e ficar nessa velocidade ou apertar mais o pé ele chega no vermelho , ai ele alivia e a temperatura volta a metade, andando ate uns 110km ele nao esquenta e dentro da cidade tb nao, nao passa da metade, bom segundo ele , ja trocou :
Bomba d agua
Valvula termostatica
Varetou o radiador e intercooler
trocou mangueiras
Revisou bicos
Bomba injetora
Fechou a bomba
Verificou o relogio do painel
Reservatorio e tampa
E nada adiantou, continuava com o mesmo comportamento, dai o que faltava era o cabecote, falei pra ele que nunca tinha mexido no cabecote entao comecei achar que o antigo proprietario tinha feito alguma cagada , mas esse troller ficou comigo durante 2 anos e nada aconteceu e nunca troquei nada acima do que ele trocou apenas a helice junto com a viscosa por que fazia barulho, bom ele foi e tirou o cabecote e surpresa..... nada encontrou o cabeçote estava zerado inclusive a junta, dai falei pra ele travar a helice apenas para ver o comportamento, nada adiantou continuou com a temperatura na metade, ( DETALHE , EM NENHUM MOMENTO ELE FALOU QUE O CARRO FERVEU E NEM A AGUA DO RESERVATORIO BORBULHAVA ) ele comentou que quando esquenta na rodovia ele para o carro e com um medidor de temperatura digital ele aponta para o motor e marca uns 110 graus , bom nao sei se isso é valido mas td bem.
Agora o mesmo cara que varetou o radiador falou que podia ser aquelas partes de plastico do radiador que poderia nao estar dando passagem de agua, bom ele ia fazer isso hoje , trocar por um outro radiador e fazer o teste mas nao sei o que deu.
Bom amigos, peço ajuda de todos pois nem eu sei mais o que falar para ele, pois comigo nunca aconteceu isso e como eu disse andava com o carro todos os dias e ele sempre andava perto do meio na temperatura o no meio com ar ligado mas isso se andar um pouco mais forte e eu nao andava como uma velha esticava marcha e subia a brigadeiro luis antonio sentando o dedo e repito nunca, mas nunca aconteceu nada
Abs
Frederico Mendes
04/07/2013, 21:56
Com toda este mexida, as hélices estão girando do lado certo?
Ja vi um problema parecido, porem era em um 3.0, com uma montagem errada.
marcelo Marques28
04/07/2013, 21:59
Bom comigo elas sempre giraram sentido horario , eu ja pergunto se nao é normal essa temperatura nos 2.8 como sempre andei no meu nao tinha referencia , ficar no meio ou abaixo quando anda de boa e se apertar ele passa da metade ?
Frederico Mendes
04/07/2013, 22:06
Bom comigo elas sempre giraram sentido horario , eu ja pergunto se nao é normal essa temperatura nos 2.8 como sempre andei no meu nao tinha referencia , ficar no meio ou abaixo quando anda de boa e se apertar ele passa da metade ?
Marcelo, a minha viatura (2.8 2004), raramente sobe da metade no medidor. Sempre do meio para baixo.
Penso que deva olhar se estão montadas corretamente as hélices, afinal, como voce disse, o carro ja foi praticamente todo desmontando na parte de refrigeração.
Pode ser uma ligação invertida, ou montagem errada (a do 3.0 que comentei, foi montada errada e estava jogando para dentro do motor o calor).
Marcelo, boa noite
Válvulas presas,
Filtro de ar sujo e
Escapamento entupido.
Esses itens tbém, podem provocar aquecimento.
Leandro-SC
05/07/2013, 09:06
Marcelo
Meu carro é igual ao do Frederico, é dificil o ponteiro chegar no meio, fui de blumenau a floripa uns 120 km pé embaixo, pressao da turbina 1,3 1,4 direto e nao passa da metade, posso ficar parado fazendo zerinho de segunda mantendo 3.500 giros que nao passa da metade. Quando peguei o carro a hélice era travada, ai mesmo que o ponteiro nem descolava, dei uma geral na eletrica pra ver se era o ponteiro que nao funcionava direito, e o mecanico na autorizada MWM me disse que esse radiador é superdimencionado para o troller.
tbm acho que possa ser o filtro de ar, muito diesel pouco ar, intercooler rachado ou as mangueiras mais ai ia perder muito rendimento. Estranho esse seu problema.
Marcelo,
Deve estar com problema no sensor de temperatura, como é elétrico não dá para confiar muito.
Sabemos que o medidor de temperatura mecânico tem mais precisão e probabilidade quase zero em alterações no mostrador.
Uma pergunta, por acaso não foi trocado esse sensor? Pode ser que trocaram e colocaram um sensor não compatível com o painel.
Outro detalhe, os cabos de aterramento estão bem fixados? Pede para ele verificar todos e com mais detalhe o aterramento no motor de arranque, isso pode influenciar também.
Sugiro também fazer a medição com um instrumento externo de medir temperatura, medidor a laser ou com termopar na mesma posição do sensor, assim você terá uma ideia para saber se o problema é no sensor ou não.
Eu tenho um medidor de temperatura adicional da AUTOMETER com sensor elétrico, os dois sensores ficam próximos lá no motor, tem momentos que o medidor original marca 80ºC e o da AUTOMETER está em 70º é muita diferença em um pequena distância entre os sensores. Medi com esses instrumentos(laser e termopar) como citei durante um final de semana pegando estrada e o resultado foi que o da AUTOMETER está com mais precisão que o original.
Então acabei nem esquentando mais a cabeça e passei a confiar mais no da AUTOMETER.
Espero não ter confundido mais você, mas custa nada verificar.
Abrs
marcelo Marques28
05/07/2013, 09:44
Respondendo as perguntas
bom eu entreguei o carro todo revisado e com todos os filtros novos e o escapamento ė novo pois quando comprei o carro o cano era direto ai coloquei o abafador.
sobre a helice acho dificil pois andei com esse carro Durante 2 anos e como eu disse era dificil chegar na metAde a temperatura e quando chegava era com Ar e forçando.
sobre o comportamento do carro, sempre andou muito bem inclusive dei um grau na bomba e mesmo andando pra cacete nao esquentava, esse carro nunca falhou ou ficou fraco
respondendo sobre o sensor de temperatura, else disse que trocou e que quando o carro esquenta ele usa um medidor de temperatura e apontA para o bloco e para o cabecote e segundo ele no bloco bate uns 120 graus e no cabecote passa dos 200, nao entendo muito mas acho que isso nao e valido e desde o primeiro dia que ele me ligou eu falei que sempre desconfiei do painel mas ate ai ele falou que ja tinha revisado, o problema que o cara esta longe em ribeirao preto senao me engano ou Mais pra frente , ele disse que comprou todas as peças em um distribuidor mwm na regiao pode ser que esse carro esteja com sensor de temperatura ou o painel desrregulado ? Porque de tudo que ele fez nao alterou em nada a temperatura ou seja se for painel ou sensor errado depois de trocar tudo ele permaneceria medindo da Mesma forma?
Eduardo Velo
05/07/2013, 10:01
Marcelo , vc tb andava a 130 km/h ?? mantendo essa velocidade ??
Manter o motor em giro alto por muito tempo tb aquece , e se tiver com pneus maiores que os originais piora um pouco a situação .
Usar óleo de motor fora de especificação do fabricante tb pode causar aquecimento ...
Se fosse eu usando esse Troller resolveria o problema andando entre 110 e 120 km/h ... rsrs
abs ... Edu
marcelo Marques28
05/07/2013, 11:00
Marcelo , vc tb andava a 130 km/h ?? mantendo essa velocidade ??
Manter o motor em giro alto por muito tempo tb aquece , e se tiver com pneus maiores que os originais piora um pouco a situação .
Usar óleo de motor fora de especificação do fabricante tb pode causar aquecimento ...
Se fosse eu usando esse Troller resolveria o problema andando entre 110 e 120 km/h ... rsrs
abs ... Edu
Olha Eduardo, eu ja andei nessa velocidade mas nao me sentia confortável não, pq sabia que se precisasse parar nao ia dar certo rsr e tambem confesso que tive vontade de falar a mesma coisa para quem comprou, pra que andar nessa velocidade e segurar pé embaixo rsr, eu fazia viagens de 300 km e ai sempre a 100 ou 110km, esses carros nao sao para ficar com pé embaixo, nao que o motor nao aguenta mas se torna perigoso e sim ele esta com pneu 33 e sobre o oleo sempre usei o especificado
Abs
GabrielCelant
05/07/2013, 11:18
já vi isso mas era na bomba d água, estava girando em falso.
Respondendo as perguntas
bom eu entreguei o carro todo revisado e com todos os filtros novos e o escapamento ė novo pois quando comprei o carro o cano era direto ai coloquei o abafador.
sobre a helice acho dificil pois andei com esse carro Durante 2 anos e como eu disse era dificil chegar na metAde a temperatura e quando chegava era com Ar e forçando.
sobre o comportamento do carro, sempre andou muito bem inclusive dei um grau na bomba e mesmo andando pra cacete nao esquentava, esse carro nunca falhou ou ficou fraco
respondendo sobre o sensor de temperatura, else disse que trocou e que quando o carro esquenta ele usa um medidor de temperatura e apontA para o bloco e para o cabecote e segundo ele no bloco bate uns 120 graus e no cabecote passa dos 200, nao entendo muito mas acho que isso nao e valido e desde o primeiro dia que ele me ligou eu falei que sempre desconfiei do painel mas ate ai ele falou que ja tinha revisado, o problema que o cara esta longe em ribeirao preto senao me engano ou Mais pra frente , ele disse que comprou todas as peças em um distribuidor mwm na regiao pode ser que esse carro esteja com sensor de temperatura ou o painel desrregulado ? Porque de tudo que ele fez nao alterou em nada a temperatura ou seja se for painel ou sensor errado depois de trocar tudo ele permaneceria medindo da Mesma forma?
Para tirar esse dúvida, pede para medir a temperatura com um medidor te temperatura a laser ou termopar no mesmo locais aonde estão montado os sensores.
Meu Troller 2004 estava com problemas no sensor, mandei trocar e a temperatura depois de um tempo ficava marcando 90ºC (normal para um carro movida à gasolina) falei para o cara que ele fez merda e provei para ele que essa temperatura não era a real, ai ele deixou escapar que tinha testado vários sensores e nisso escolheu esse que deu problema, foi ai que ele colocou o sensor similar da MWM (pelo menos eu espero), feito isso a temperatura ficou igual antes sempre marcando 70ºC ~ 80ºC.
Abrs
Fabio_Roberto
05/07/2013, 11:42
Marcelo
O motor 2.8 possui um trocador de calor na lateral que deve ser limpo.
Se o trocador estivem entupido ou obstruído o óleo é desviado por um by-pass quando atinge a pressão de 4,5 bar, assim passa direto e a troca térmica não acontece.
Com isso o óleo não é resfriado adequadamente.
420456420457420458
Acho que isso resolve o problema.
Por isso que a mesma atenção que se dá ao óleo de motor deve-se dar a água.
AAKRIECK
05/07/2013, 12:57
Marcelo vou contar uma hitória rápida, ano passado em julho eu e meu jeep clube fizemos uma expedição a Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina, quando estavamos subindo a serra eu estava em uma Troller 2.8 2005 e a mesma começou a esquentar e tinhamos que parar e deixar o motor trabalhar para baixar a temperatura. Sofremos cada vez que andavamos rápido ou sobiamos serras. Quando voltamos o mecanico encontrou o defeito que era simplismente sujeira entre o radiador do ar condicionado, intercooler e o radiador normal do Troller, como é um carro que faz trilhas acaba entrando barro no meio dos radiadores e é um lugar difícil de limpar, portanto acaba deixando passar meno ar fazendo com que a o rediador seja menos eficiente. Espero ter ajuda pois é bem simples de verificar e arrumar.
marcelo Marques28
05/07/2013, 14:21
Marcelo vou contar uma hitória rápida, ano passado em julho eu e meu jeep clube fizemos uma expedição a Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina, quando estavamos subindo a serra eu estava em uma Troller 2.8 2005 e a mesma começou a esquentar e tinhamos que parar e deixar o motor trabalhar para baixar a temperatura. Sofremos cada vez que andavamos rápido ou sobiamos serras. Quando voltamos o mecanico encontrou o defeito que era simplismente sujeira entre o radiador do ar condicionado, intercooler e o radiador normal do Troller, como é um carro que faz trilhas acaba entrando barro no meio dos radiadores e é um lugar difícil de limpar, portanto acaba deixando passar meno ar fazendo com que a o rediador seja menos eficiente. Espero ter ajuda pois é bem simples de verificar e arrumar.
Amigos , caso encerrado o cara acabou de ligar que o problema era com o radiador mesmo, o cara que ele levou para varetar, falou que é difícil mas pode acontecer daquelas tampas pretas que ficam em cima e na parte de baixo estar com alguma problema e nao deixar a agua circular come deve, ai ele colocou um outro radiador e acabou o problema, depois que ele trocou o carro inteiro o problema voltou para o primeiro item que ele mexeu, bom menos mal , isso ja estava me deixando louco , pois sempre cuidei desse carro ate mais que devia e ainda revisei antes de entregar e ai acontece uma dessa, mas pelo menos resolveu.
Agora eu tenho outros problemas com a minha grand cherokee V8 2004 que comprei apos o troller, pisar menos para nao gastar rsrs
Abs e obrigado a todos pelas dicas.
Amigos , caso encerrado o cara acabou de ligar que o problema era com o radiador mesmo, o cara que ele levou para varetar, falou que é difícil mas pode acontecer daquelas tampas pretas que ficam em cima e na parte de baixo estar com alguma problema e nao deixar a agua circular come deve, ai ele colocou um outro radiador e acabou o problema, depois que ele trocou o carro inteiro o problema voltou para o primeiro item que ele mexeu, bom menos mal , isso ja estava me deixando louco , pois sempre cuidei desse carro ate mais que devia e ainda revisei antes de entregar e ai acontece uma dessa, mas pelo menos resolveu.
Agora eu tenho outros problemas com a minha grand cherokee V8 2004 que comprei apos o troller, pisar menos para nao gastar rsrs
Abs e obrigado a todos pelas dicas.
Valeu pelo Feedback!!!!
Abrs
Frederico Mendes
05/07/2013, 21:23
Marcelo, o seu tópico, no final ficou muito bom para consultas futuras da turma daqui do 4x4brasil.
Como disse o Spike, "Valeu pelo Feedback!"
marcelo Marques28
05/07/2013, 21:37
Opa,
mesmo nao tendo mais o Troller mas o que puder ajudar estamos ai e sinceramente foi o melhor carro que ja tive so fui para um v8 por sonho e uma oportunidade única mas vou voltar com certeza para o Troller
abs
Evandro_82
09/07/2013, 14:53
Saudações! Algum reparador de radiadores mensionou a possibilidade de adaptação das caixas dos radiadores, isso consiste em obter colmeias maiores melhorando assim a passagem de ar e contribuindo para uma melhor troca de calor no motor. Obs: não confio totalmente no medidor de temperatura analógica, estou estudando uma maneira de adaptar outro medidor.
Apesar de ja estar resolvido...
Segue um link c/ várias dicas para aquecimento e outros:
Motores MWM dicas de manutenção módulo 1 parte 1 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=TeXglGFjpdM)
[]´s
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